Como é voar na companhia libanesa Middle East Airlines – MEA

Redação 20 · novembro · 2015

Prosseguindo nossa série de avaliações de companhias aéreas pelo mundo, hoje trazemos o primeiro relato sobre como é voar com a Middle East Airlines, mais conhecida como MEA. A avaliação é assinada pela leitora Nathalia Brancato, autora do blog Mala ou Mochila, que fez voos com a companhia libanesa entre as cidades de Istambul e Beirute.

Fundada em 1945, a Middle East Airlines iniciou suas operações voando para os países vizinhos ao Líbano, como Síria, Egito, Chipre, Arábia Saudita entre outros. Ao longo dos anos, expandiu sua malha aérea, alcançando então alguns países da Europa e da África. Por conta da instabilidade politica e econômica, a companhia aérea sofreu com as constantes guerras do Oriente Médio e com isso precisou tomar ações para que os passageiros pudessem viajar com segurança pela região.

post-facebook-report

Mas será que é seguro viajar com a companhia aérea MEA? Confira o relato na íntegra com detalhes e fotos do voo realizado pela Nathalia Brancato.

Boa leitura!

Como estamos fazendo uma viagem longa, com duração de aproximadamente 6 meses, nosso critério de escolha para os voos curtos é sempre o melhor preço. Por isso temos feito muitos voos com companhias aéreas locais. Na região do Oriente Médio há várias empresas desconhecidas para nós do Ocidente, portanto, independente da companhia que escolhêssemos, seria uma novidade para nós.

Compra

Pesquisamos passagens de Istambul (Turquia) para Beirute (Líbano), foi então que conhecemos a MEA, empresa com base no Líbano. Pagamos US$ 160 por pessoa para um voo de pouco menos de 2 horas de duração.

Fizemos as compras dos tickets diretamente no site da companhia, pagamos com cartão de crédito internacional e em poucos segundos o e-mail com a confirmação e os nossos e-ticket chegou normalmente.

como-e-voar-mea-website

Check-in e Embarque

O check-in foi bem tranquilo e há uma fila especial para clientes VIP, que são atendidos preferencialmente. No aeroporto de Istambul a MEA ocupa quatro balcões para check-in de classe econômica e duas para classe superior.

como-e-voar-mea-balcoes-checkin

Já o embarque foi um pouco mais complicado. Não sabemos se por culpa da companhia aérea ou se pelo aeroporto, mas nosso voo atrasou quase 1 hora. Primeiro demorou para entrarmos no ônibus que nos levaria até a aeronave, pois pareciam esperar resolverem algo no check-in. Depois demoramos para sair com o ônibus e para todos se acomodarem no avião.

como-e-voar-mea-embarque

Aeronave e Serviço de bordo

Viajamos em um Airbus A330, que estava bem limpo apesar das cadeiras terem o estofado um pouco mais antigo. O espaço entre os bancos nos pareceu ser um pouco maior, no entanto eles não reclinam, o que é um ponto negativo, mesmo para um voo de curta duração como o nosso.

como-e-voar-mea-aeronave

Como refeição, foi servido um lanche com um salpicão de frango, suco, pão e queijinhos. Havia também um doce mais típico, uma espécie de tâmara com amêndoa. O salpicão estava bem gostoso e na minha opinião, o suficiente para um voo rápido.

Há serviço de duty-free e jornais locais durante o voo, assim como diversos voos regionais de outras companhias aéreas. O entretenimento também é um ponto positivo, com telas individuais e alguns filmes disponíveis. Ficamos entretidos com a revista de bordo, que traz matérias interessantes sobre as belezas do Líbano, gostamos bastante.

como-e-voar-mea-refeicao

No geral a nossa avaliação sobre a MEA é positiva, exceto pelo fato do banco não ser reclinável, o que pode incomodar em um voo mais longo dependendo do tipo de viajante.

Gostaram a avaliação de voo da MEA? Se você também já teve a oportunidade de voar com essa companhia aérea, não esqueça de deixar seus comentários abaixo.

Publicado por

Redação

redacao

  • Antonio Silva

    Nossa, para um voo tão curto, a refeição está ótima !!!

  • Jefferson Paulo

    Essa empresa já operou no Brasil!

  • Mauricio Laukenickas

    Obrigado, mas não vou nem que me paguem. Cia aérea libanesa, russa, turca, síria, iraniana, etc? Só entro se for a força.

    • Bruno Bastos

      Qual é o problema com essas companhias? Nunca ter ouvido falar não significa que sejam ruins.
      Sobre o review, foi bom por se tratar de uma companhia nova, mas gostaria que a autora falasse um pouco mais sobre detalhes como franquia de bagagem, se ela conseguiu enviar as milhas para algum programa mais comum a nós, como é o aeroporto de Beirute, que é um lugar que eu gostaria de visitar, a imigração e esses detalhes.

      No mais, obrigado pela avaliação 😉

      • Mauricio Laukenickas

        O problema é o risco de terrorismo e de problemas de falta de manutenção. Se você topa esse risco, boa viagem. Eu tô fora!!!

        • Sami Zahra

          Ja tive a oportunidade de voar varias vezes com a MEA e o atendimento e serviço de bordo são muitíssimo bem prestados.
          Gostaria de ver a MEA voltar a operar no Brasil.
          Quanto ao risco de terrorismo, ele esta presente em todo lugar.

          • Mauricio Laukenickas

            O problema da cia áerea MEA é o fato do Hezzbolah atuar como grupo terrorista em solo Libanês e que, a qualquer momento, pode querer sair derrubando aviões civis por aí. Eu reforço que não entro num avião da MEA nem que me paguem. Se outros quiserem entrar, beleza,mas eu não entro.

        • lvcivs

          Quanta ignorância e preconceito!

          A União Européia é bastante exigente com empresas aéreas de outros locais operando lá. Elas têm que atender requisitos de segurança bastante elevados, caso contrário não voam pra lugar nenhum na Europa. A lista é divulgada e contém empresas do mundo todo.

          Quanto à perola sobre terrorismo, com tantos inimigos e tanta sede de publicidade, o EI ganha muito mais voltando a atenção para empresas de outros locais.

      • Mauricio Laukenickas

        O problema é o risco de terrorismo e de problemas de falta de manutenção. Se você topa esse risco, boa viagem. Eu tô fora!!!

      • André Felipe

        Parece que a MEA é da OneWorld, logo você pode pontuar na TAM, American,…

    • Andre Carramanho

      A Turkish Airlines e uma das melhores Cias Aéreas do Mundo e ela e TURCA.

    • Digao Turbo

      Defecou pelos dedos amigão. Guarde seu preconceito para você.

  • Ahmad

    Tive a oportunidade de voar diversas vezes pela MEA , tudo sempre dentro da expectativa e da normalidade, nunca tive problemas com atrasos. Em 1996 tive a oportunidade de fazer um voo direto para Beirute quando ela ainda operava no Brasil.Também tive a impressão que algumas de suas aeronaves são um pouco mais antigas, mas já fiz um voo de Paris a Beirute em uma aeronave nova.

  • Patrick Ferreira

    tava lotado o avião?