Como é voar na classe executiva da Etihad Airways

Marcel Bruzadin 29 · julho · 2015

Hoje publicaremos uma das avaliações de companhias aéreas mais desejadas aqui no Melhores Destinos, um voo em classe executiva com a Etihad Airways, uma das melhores empresas aéreas do mundo e quinta colocada no ranking de companhias aéreas do Melhores Destinos. Se você um dia já sonhou em voar em classe executiva, vai adorar essa avaliação com a Etihad.

Essa avaliação foi escrita pela leitora Isabela Schlup e relatou com detalhes como foi o seu voo entre São Paulo e Abu Dhabi. Confira abaixo o texto na íntegra. Caso também tenha viajado pela Etihad na classe executiva, não esqueça de deixar seus comentários no final do post, ele será importante para novos viajantes.

como-e-voar-na-classe-executiva-da-etihad-airlines-report

Boa leitura!

Eu, Isabela, e meu marido adoramos viajar e viajamos com frequência seja por passeio, atualização profissional ou um pouquinho de cada. Tudo é justificativa para visitar lugares diferentes ou voltar a nossos favoritos.

Desta vez eu tinha um congresso em Dubai e que só tive a certeza que poderia participar pouco mais de dois meses antes da data da viagem. Na época pesquisamos passagens direto para Dubai pela Emirates Airlines mas estavam bem mais caras que as da Etihad , que voa até Abu Dhabi.

Como gostaríamos de conhecer os dois destinos e já sabendo da fama de uma das melhores companhias aéreas do mundo, não havia dúvidas sobre esta parte. A única coisa que me deixava um pouco insegura era o fato de ter que comprar a passagem antes de solicitar o visto. Mas lemos bastante a respeito e no site da companhia mesmo já explica direitinho a sequência dos procedimentos. Assim, já mais tranquila, fizemos a compra da passagem pelo próprio site da Etihad sem nenhuma dificuldade, o site é bem prático e rápido. Pouco depois de finalizada nossa compra já recebemos os e-tickets por email.

como-e-voar-na-classe-executiva-da-etihad-airlines-website

Dados do voo de ida: Etihad voo EY 190 de Guarulhos (GRU) para Abu Dhabi (AUH)
Horário de partida: 22:20
Horário de chegada: 20:05

Dados do voo de retorno: Etihad voo EY 191 de Abu Dhabi (AUH) para Guarulhos (GRU)
Horário de partida: 08:30
Horário de chegada: 16:35

O visto nós encaminhamos pela Etihad mesmo, através do site da companhia aérea. Todos os documentos necessários nós digitalizamos e anexamos à solicitação do visto, sem nenhuma dificuldade. O prazo de recebimento de até 5 dias úteis foi bem respeitado já que recebemos o e-mail com o visto em 3 dias. Nada precisa ser despachado fisicamente para eles e só se recebe uma cópia do visto para ser apresentada no aeroporto de Abu Dhabi.

Check-in

Nosso check-in foi rápido. Havia uma fila preferencial para os passageiros de executiva separadamente dos de econômica e de primeira classe. Muito gentil, a atendente logo percebeu que não havíamos conseguido poltronas juntas. A parte executiva tem a disposição 1-2-1 e quando compramos só havia lugares nas individuais. Logo ela ofereceu-se para tentar remanejar algum passageiro e que nos manteria informados a partir daquele instante. Dali fomos encaminhados à sala VIP.

Como a companhia não possui sala própria, utiliza a sala GRU Airport Executive Lounge no novo Terminal 3. A sala é bem grande, com muito espaço para sentar, buffets fartos de doces e salgados, além de bebidas.

Próximo ao horário do embarque, nos dirigimos até nosso portão. Ao perguntarmos para a atendente da companhia sobre nossos lugares, ela informou que já tinham conseguido nos colocar sentados juntos, 5E e 5H. Perfeito!

O embarque ocorreu como habitual iniciando pelos passageiros das classes executiva e primeira classe. Já na entrada do avião os comissários de bordo com belíssimos trajes nos recepcionavam com champagne e nos ajudavam na acomodação das poltronas.

O voo

O impacto já na entrada, visualizando as poltronas é fantástico. Muito espaçoso e lindo, assim como nas fotos ilustrativas. Já existe um apoio para os pés a frente da televisão que se une a poltrona quando reclinada em 180 graus. Além de reclinar completamente, ela é bem ampla, sendo fácil de escolher qualquer posição para dormir e fica bem isolada, protegida como um pequeno quartinho.

como-e-voar-na-classe-executiva-da-etihad-airlines-espaco

O serviço foi excelente, comissários e comissárias muito atenciosos. O serviço de entretenimento é ótimo, com inúmeras opções bem atuais de programação. A internet funciona durante a maior parte do voo, é paga por hora ou por dia, escolhi tentar utilizá-la pelo voo todo pelo valor de US$ 20, o que na minha opinião valeu bastante a pena.

como-e-voar-na-classe-executiva-da-etihad-airlines-necessaire

Refeições

Em relação à comida a bordo, o cardápio é excelente e não é obrigatório seguir uma ordem nos pedidos. Por exemplo, já na primeira refeição que era à noite, você pode escolher jantar ou tomar café da manhã. Isto fica ótimo para quem quer ir se adaptando ao horário local. As refeições são fartas, muito bem apresentadas e saborosas.

como-e-voar-na-classe-executiva-da-etihad-airlines-queijos

como-e-voar-na-classe-executiva-da-etihad-airlines-filet

Para nosso desembarque em Abu Dhabi foram fornecidos Fast-Pass para agilizar o processo de imigração. O aeroporto é bem sinalizado orientando nossa chegada. As malas chegaram rapidamente e do aeroporto de Abu Dhabi seguimos diretamente para Dubai (nosso primeiro destino).

Retorno

Nossos últimos dias de viagem foram em Abu Dhabi e nosso regresso também foi feito por lá, também pela Etihad. O check-in dos passageiros de classe executiva e primeira classe é feito em uma parte separada do Terminal, todos em mesas de atendimento, com cadeiras e sofás para sentarmos enquanto os trâmites do check-in são realizados.

Há uma pessoa da conferência de passaportes só para esta parte e dois scanners com Raios-X também só para passageiros VIP, e ao passar por estas checagens notamos já estar dentro do freeshop. Os lounges executivos (um em cada terminal) também são muito bons. O embarque formou longas filas e como a área de embarque não é muito grande, ficou um pouco tumultuado, mas rápido e seguindo as prioridades. Nossos lugares da volta foram os mesmos, e o voo foi tão bom ou melhor (se é que é possível) que o da ida. Manteve-se o padrão de atendimento, serviços e principalmente das comidas.

Conclusão

Pelo fato de ter idealizado tanto a companhia aérea, achava difícil minhas expectativas serem alcançadas. Porém a Etihad conseguiu até superá-las! Com certeza está entre minhas favoritas e mais que recomendo a experiência, tanto pelo destino quanto pelo passeio com a companhia que merece sua fama.

O que acharam da avaliação da Isabela? Certamente esta é uma experiência fantástica, seja qual for o tipo de viajante. Se você também já teve a oportunidade de voar na classe executiva da Etihad Airways não esqueça de deixar seus comentários abaixo.

Autor

Marcel Bruzadin - Marcel
  • Luis

    Somente sonho em viajar de Classe Executiva com a Etihad,kkkkkk

  • Ernesto Lippmann

    Gostei do FR, alguma dica para tornar a bussines acessível para os mortais?

    • André

      Então, Ernesto… depende do que vc considera acessível. Uma passagem dessas, em período normal, sai de 10 a 20 mil reais. Porém, este mês mesmo, estavam em promo no site da própria Etihad por 4.800 reais ida e volta. Também dá pra emitir pelo Smiles. Se vc for aproveitar a promo 3×1 deles, por exemplo, a passagem sai a +- 5800 reais. Por isso perguntei o que vc considera acessível. Se estiver comparando com o valor normalmente cobrado, 4.800 é uma pechincha!

  • Diego Marques

    Viajei de primeira classe na Etihad ano passado, sem dúvidas foi uma experiencia incrivel.

    O check in da Diamond class em Abu Dhabi é outro mundo.

  • Bruno

    Alguém mais achou essas poltronas muito próximas? Pode ser ignorância total minha com relação à configuração da classe executiva (nunca voei), mas não deve ser muito agradável viajar com alguém que você não conheça na poltrona do lado.

  • Álvaro

    A Executiva na Qatar pode ser emitida por 100.000 cada perna, o que é bem razoável se se aproveitar as promos;

    • André

      Boa… Já fiz um trecho desses de executiva com a Qatar e realmente vale muito a pena! A executiva das asiáticas é bem superior à das Americanas…

  • Ludwig von Mozart

    As companhias do oriente médio são todas espetaculares.

  • rkimwb

    Existe uma divisória entre as poltronas E e H. É só pressioná-la para baixo que ela sobe. Porém a divisória não é tão alta e só serve para quando se quer deitar.

  • Ernesto Lippmann

    4.800 para a Asia parece bem em conta…. 10 ou 20, para mim é impagável… De todo modo agradeço a resposta.

  • Gustavo

    Etihad realmente é top!! Pena que começou a voar para o Brasil com a porcaria dos B777 (desculpem a palavra, mas é ruim mesmo uma viagem de 14:30hs em um B777 na econômica). Mas para quem tem o privilégio de ir na Executiva, parabéns pela escolha da Etihad, que é uma empresa fantástica e o Hub de Abu Dhabi é um show!!!

    • Wagner

      Imagina só uma viagem com essa duração e em filas de três assentos as laterais? Ou seja, é ir no banheiro antes de embarcar e depois do desembarque. Deve ser muito incômodo ter que pedir licença para algum que está descansando para ir ao banheiro e retornar. O bom dos A340-500/600 da Etihad eram as poltronas pares nas laterais. Pena que trocaram pelo 777.

  • Gilberto

    Olha, não achei nada de muito superior a nova Executiva da tam nos 777 e 767, nos quesitos poltronas, checkin, sala vip e comida..

    • Olá Gilberto, infelizmente minha fotos não ficaram o máximo… Mas posso te garantir que a executiva deles é bem superior à nova da tam ( que por sinal ficou muito boa em comparação ao que tínhamos). A grande diferença além da parte física realmente acho que fica por conta do serviço excepcional tanto de voo quanto em terra, alem é claro dos extras oferecidos como serviços desde massagem,barbearia… Gostei muito do jeito que eles conseguem fazer a pessoa realmente se sentir vip.abraco

  • Alexandre Leites

    Eu ganhei classe executiva na Emirates indo para a Austrãlia e pela etihad voltando de la (tenho sorte?). Digo que as duas companhias são muito boa, mas a etihad me pareceu mais amigavel, apesar da Emirates mostrar mais riqueza. A comida da etihad foi melhor, acredito eu.

  • Vanderlei Mezzadri

    Não entendo porquê não foi feita nenhuma avaliação da Executiva da Azul após a reforma das aeronaves !!!!

    • Diego

      Pq ainda não tem nenhuma voando!

  • Rafael Andrade

    É sério? Que ostentação hein…. #QueroIr

  • Wagner

    Primeiro lugar, muito boa a avaliação. Em segundo lugar? É verdade que em viagens ao Oriente Médio pelas cias (Emirates, Qatar e Etihad) não é autorizado abrir as janelas? Se sim, qual a justificativa das cias? Já vi sobre isso, se eu não me engano, aqui mesmo no MD! Adoraria sanar essa dúvida…

  • Denis Colli

    Wagner não é proibido e sim bom senso. Por exemplo um voo noturno saindo dos Emirados Árabes para Pequim por exemplo, em pouco mais de 2h voando ele entrará em uma área que já é dia e todos ainda estão com seu relógio biológico informando que é noite – portanto dormir – se a janela está aberta isso deixa a pessoa com uma sensação de jetleg maior, sem contar a claridade que atrapalha para quem deseja dormir.
    Por isso muitas vezes a tripulação orienta aos passageiros a fechar as persianas para melhorar o conforto na cabine.
    Se o voo é em um Boeing 787 – o chefe da tripulação ao toque de um botão escurece todas as janelas do avião.

    • Wagner

      Ah sim… Entendi. É realmente faz TODO sentido! Valew