Como é voar na Blue Air, a primeira companhia aérea da Romênia

Marcel Bruzadin 28 · maio · 2015

Hoje publicaremos uma avaliação bastante interessante, enviada pelo leitor Marlon Oliveira, sobre a experiência de voo na Blue Air, a primeira companhia aérea da Romênia e sua primeira avaliação aqui no Melhores Destinos. Embora não seja muito conhecida por nós, brasileiros, essa é uma companhia aérea que pode ser uma boa opção caso você esteja em algum outro país da Europa e pretende conhecer um pouco mais da Romênia.

A Blue Air foi fundada em 2004, com base em Bucareste e foi a primeira companhia aérea romena e 100% privada, que nasceu com o objetivo de fazer voos dentro da Europa a um custo baixo, porém, com um serviço de qualidade. 

Confira a avaliação completa do Marlon, que voou com a Blue Air no trecho Dublin – Bucareste.

como-e-voar-blue-air

 

Introdução

Minha esposa e eu escolhemos essa companhia porque era a mais barata para o trecho direto entre Dublin e Bucareste nas datas que pretendíamos. Sendo assim, compramos o bilhete diretamente pelo site da companhia Blue Air e fizemos o pagamento por transferência bancária, pois temos conta em banco na Irlanda, assim economizamos 5 euros cada (a taxa para pagamento com cartão é de 10 euros por trecho por pessoa, contra 5 euros sendo por transferência bancária). Segui com o processo de transferência, assim que a companhia recebeu o valor em conta, emitiram os bilhetes e nos enviaram a confirmação via e-mail.

como-e-voar-blueair-website

Depois da emissão dos bilhetes, entrei em contato com o suporte da companhia para saber como alterar o voo de um dos passageiros, pois talvez fosse necessário alterar o meu voo. Prontamente dividiram a reserva, criando outro número de reserva para minha esposa, assim não teríamos nenhum tipo de problema em caso de uma possível alteração. Excelente, ponto pra Blue Air.

Check-in

O nosso voo foi de madrugada, com decolagem prevista para 01h00. Chegamos ao aeroporto de Dublin por volta das 23h00. Como não existe a possibilidade de check in online para voos partindo da Irlanda e do Reino Unido, fomos para a fila do check-in, onde havia somente dois atendentes. Embora a fila tenha demorado um pouco, tudo ocorreu dentro do esperado e sem maiores problemas.

como-e-voar-blueair-check-in

 

Despachei uma mala, que paguei 25 euros antecipadamente e o limite de peso para as bagagens da Blue Air é 32kg, mais um ponto positivo a ser considerado. A bagagem de mão é padrão, similar ao procedimento das demais companhias aéreas, máximo de 10Kg e dimensões máximas de 20x40x55cm.

Por conta do horário, o aeroporto estava bem vazio e tranquilo. Passamos pelo raio-x e fomos diretamente para o portão de embarque. O horário do embarque estava previsto para 00h45 mas só iniciou por volta de 01h15, um ponto a menos pra Blue Air.

A aeronave

como-e-voar-blueair-aeronave2

Todos embarcados e com tudo pronto, decolamos com 30 minutos de atraso aproximadamente. A aeronave era bem antiga mas estava limpa e organizada. A configuração do Boeing 737-400 era poltronas 3×3, assim como nos aviões da GOL. Os estofados eram de couro cinza e era bastante reclinável. O painel que controla as luzes e o ar condicionado era o que condenava que o avião era realmente velho, me senti em um daqueles aviões da Varig da década de 90.

como-e-voar-blueair-controles

O espaço entre as poltronas era bom, eu tenho 1m70 e sobrou em torno de um palmo entre meus joelhos e as poltronas da frente. As comissárias estavam muito bem vestidas, porém sempre se referiam a nós em romeno, não gostamos muito disso, nos soou meio rude, pois em um voo partindo de Dublin, elas deveriam falar em inglês ou ao menos perguntar se éramos romenos.

como-e-voar-blueair-espaco-poltrona

Todos os anúncios, tanto das comissárias, quanto do comandante, foram feitos em romeno e em inglês. Confesso que tenho certa dificuldade para dormir em voos, mas esperava dormir devido ao horário do voo, mas foi praticamente impossível devido ao barulho da aeronave.

Assim como qualquer outra cia low-cost o serviço de bordo era cobrado a parte. Havia um cardápio e uma revista em cada poltrona. Os preços, em euros, estavam de acordo com os preços de qualquer outro voo no padrão low-cost, o que era de se esperar de uma companhia aérea européia. Não havia nenhum tipo de entretenimento de bordo além da revista, que, para ser sincero, eu nem abri.

como-e-voar-blueair-cardapio

Conclusão

Mesmo com o atraso na partida e o “teco-teco”, chegamos no aeroporto Otopeni em Bucareste apenas 20 minutos atrasados, o que é aceitável em um voo de aproximadamente 3 horas e meia na madrugada.

A retirada das bagagens demorou um pouco, mas nada anormal. A bagagem chegou inteira, o que é bom, mas nem sempre é a realidade nos voos pelo mundo afora. Em geral, recomendo voar pela Blue Air, seja você chegando ou partindo da capital romena. Eu certamente voaria novamente sem problema algum.

Muito obrigado ao Marlon, que escreveu essa avaliação bastante completa sobre o voo da Blue Air para o trecho de Dublin – Bucareste. Como dissemos no início do post, a Romênia não é um país muito procurado por turistas brasileiros, mas com certeza essa avaliação servirá para futuros visitantes. Caso você já tenha voado também com a Blue Air, não se esqueça de deixar seus comentários abaixo, eles também poderão ser úteis aos demais viajantes.

Autor

Marcel Bruzadin - Marcel
  • Tito Bosco

    Multumesc 🙂

    Bom review! Painel bem das antigas mesmo heim. Mas paga 25 euros por mala acho relativamente caro. Todavia, fazer o que…

  • Marco

    A Blue Air é a primeira companhia aérea da Romênia? E a TAROM?

  • ATD

    Bem eu não sei qual foi o valor da passagem, mas parece a webjet, se for esta aprovada por que apesar de equipamento mais antigo o valor da tarifa compensa… GOL não pode ser parametro para nenhuma comparação, pois se apresenta como low cost, cobra tarifa de emirates com um serviço de itapemirim e só aqui no Brasil sobrevive sabe-se lá por que né???!!!

  • LLOS

    Não é a primeira empresa aérea da Romênia, a primeira foi fundada como “CFRNA” 1920. Em 1945 criaram a “TARS”, que em 1946 passou a se chamar “TAROM” e esta viva até hoje.

  • ATD

    MD esqueci de comentar, mas a Blue Air não é a primeira Cia aerea da Romenia e sim a TAROM que opera desde 1946, melhor corrigir….

  • Emil Lewinger

    foi a pergunta que eu me fiz…..

    • Marlon Oliveira

      Acho que o que o ML quis dizer foi que é a primeira 100% privada!

  • André

    Brasileiro, quando viajar ao exterior, sempre tem essa mania de querer comparar empresas aéreas estrangeiras com as brasileiras, tipo GOL, TAM, etc.

  • Marlon Oliveira

    O que é totalmente normal né!? temos de comparar com aquilo que conhecemos! Estranho seria comparar com uma airline do Japão!

  • Marlon Oliveira

    Muito bem colocado seu comentário, obrigado ATD!

  • Marlon Oliveira

    Acho que o que o ML quis dizer foi que é a primeira 100% privada, ja que a TAROM tem é quase 100% pública.

  • Marlon Oliveira

    Acho que o que o ML quis dizer foi que é a primeira 100% privada, já que a TAROM é basicamente do governo romeno.

  • Amanda

    Marcel, o passageiro paga 25 euros no caso de excesso de bagagem ou por cada mala despachada? Vou de Bucareste a Cluj Napoca e pelo visto o mais rápido e tb o mais barato seria de avião. O valor é 19,99 euros já com as taxas. Entendi que posso levar uma mala de 32kg sem pagar nada a mais. Seria isso?