Como é voar na Austrian Airlines

Marcel Bruzadin 30 · outubro · 2015

Hoje o Melhores Destinos publica uma avaliação de voo inédita da companhia aérea Austrian Airlines, empresa com seu centro de operações em Viena, na Áustria. Fundada na década de 50, hoje a companhia aérea dispõe de 79 aeronaves em sua frota, servindo 130 destinos em mais de 60 países pelo mundo afora.

A avaliação de hoje foi feita pelo leitor Rodrigo Rodrigues de Souza, que mora na cidade sede do Melhores Destinos e capital do nosso país, Brasília. O voo em questão avaliado pelo Rodrigo foi o da rota Paris (França) – Viena (Áustria) operado pela Austrian Airlines.

como-e-voar-austrian-airlines-report

Será que vale a pena voar com essa companhia aérea tão pouco conhecida entre nós, brasileiros?

Confira a avaliação completa e tire suas próprias conclusões.

Boa leitura!

Em meados de maio realizei uma viagem ao leste europeu com minha namorada Marcela passando por seis países, iniciando por Viena. O voo de ida partimos do Brasil em um voo operado pela Air France com conexão em Paris, sendo o trecho final, Paris – Viena, em code-share com a Austrian Airlines.

Empresa

Embora não a conhecesse, vi que a Austrian é a principal empresa aérea da Áustria, voando para vários países, tendo como hub o aeroporto de Viena, capital do país.

Compra

A empresa opera em code-share com a Air France/KLM, com quem comprei a passagem integral. Fazendo a simulação no site da Austrian Airlines, viemos que é bem simples de usar, inclusive com versão em inglês e muitos outros idiomas, exceto o português.

como-e-voar-austrian-airlines-website

A empresa usa o programa de milhagem Miles & More da Lufthansa, porém minhas milhas foram acumuladas para o programa Smiles através da Air France/KLM.

Embarque

O embarque em Paris foi bastante tranquilo, sem problema algum. Já estávamos com todos os cartões de embarque desde a nossa partida do Brasil e não precisamos nos preocupar com as bagagens, que pegaríamos somente em Viena.

como-e-voar-austrian-airlines-aeronave-finger

De qualquer forma o check-in da Austrian Airlines ocorria tranquilamente e sem filas.

Voo

O voo em questão foi o OS 416, que opera a rota do Aeroporto de Paris – Charles de Gaulle (CDG) – Aeroporto Internacional de Viena (VIE). O voo total possui um pouco mais de duas horas de duração, ou seja, saímos às 16:55 e chegamos às 19 horas ao nosso destino, Viena. O voo saiu pontualmente, sem nenhum problema.

como-e-voar-austrian-airlines-poltronas

Avião

O trecho que voamos foi feito em um Airbus A321 bastante conservado. A cabine tem a configuração padrão 3-3 em classe única. Há um bom espaço entre as poltronas. Para entretenimento de bordo há monitores no teto que passavam desde informações do voo até concertos de música clássica para os passageiros entrarem no clima de Viena.

como-e-voar-austrian-airlines-poltrona

Serviço

A tripulação foi bastante simpática, com chamadas em alemão, inglês e francês. Quanto à alimentação, foi servido aos passageiros: biscoitos e para beber havia refrigerantes, sucos, água, vinho e café, tudo gratuito. Havia também duas revistas (com versões em inglês), sendo uma delas para vendas de produtos a bordo. Na minha opinião, para um voo de duas horas, achei o suficiente.

como-e-voar-austrian-airlines-lanche

como-e-voar-austrian-airlines-revista-de-bordo

Chegada

O voo e o pouso ocorreram tranquilamente, e as bagagens chegaram rapidamente nas esteiras. Não houve imigração e controle de passaportes nem na saída em Paris e nem na chegada a Viena, pois a Áustria e a França estão dentro do espaço Schengen. Em resumo, você se sente como num voo doméstico. O aeroporto de Viena é bem moderno, e há trens do saguão até o centro da cidade, em trajetos de 15 minutos, com venda de bilhetes em máquinas automáticas.

Conclusão

A impressão da companhia foi bem positiva. É uma opção para voos com destino/chegada a Viena, embora não seja uma low-cost, e, como é praxe em voos internacionais, se o voo tiver apenas um trecho o preço é quase o mesmo que de ida e volta. Há opções mais confortáveis e práticas para viajar entre os países da Europa, como os trens, mas para um trajeto mais longo essa empresa é uma boa opção.

Publicado por

Marcel Bruzadin

Marcel

  • Alejandro Murillo

    Eu ja tive a boa experiencia de voar varias veces pela Austrian Airlines,,,,VIE-BCN
    VIE-CDG,,,VIE-SVO,,,VIE-KBP,,,,realmente é uma excelente companhia,,,eficiente,pontual,,,e que sempre trata o passageiro com respeito,,,com certeza viajarei mais veces pela Austrian Airlines,,,,,,pena que nao voam para o Brasil.

  • R.F.

    Já voei com eles em 2010 no trecho VIE-FCO, lembro que a única refeição que serviram foi uma barra de chocolate…