Como é voar na AnadoluJet

Redação 2 · dezembro · 2015

Provavelmente você nunca ouviu falar da AnadoluJet, certo? Essa companhia, pouco conhecida entre nós – brasileiros – faz parte do grupo da Turkish Airlines e atua como uma low-cost regional, voando para os principais destinos da Turquia. Sua frota tem 32 aeronaves, entre modelos da norte-americana Boeing e da brasileira Embraer.

Mas como será que é voar com a AnadoluJet? Recebemos do nosso leitor Marcos Nicoletti a avaliação de voo entre Kayseri e Istambul. Veja como é voar com a low-cost da Turkish Airlines e tire suas próprias conclusões.

como-e-voar-anadolujet-report

Tive a oportunidade de voar com a AnadoluJet em abril deste ano quando fiz a rota entre Kayseri, na região central da Turquia, e Istambul. Já havia comprado as minhas passagens aéreas do Brasil até a Turquia com a promoção da companhia aérea KLM, divulgada pelo Melhores Destinos exatamente um ano atrás. Como já conhecia a cidade de Istambul, resolvi visitar a Capadócia, na parte central da Turquia.

A AnadoluJet é uma companhia aérea de baixo custo turca, fundada em 2008 pela grandiosa Turkish Airlines como uma marca separada justamente para atuar no segmento dos voos de baixo custo. Ao longo dos anos a empresa tem experimentado um forte crescimento. Atualmente opera voos em uma ampla rede de destinos domésticos, com um forte foco na região da Anatólia e voos internacionais em diversas rotas.

Como a AnadoluJet é uma empresa do grupo da Turkish Airlines, as principais bases operacionais da companhia são os aeroportos de Ancara Esenboga (ESB) e Istambul Sabiha Gökçen (SAW). Eles usam o mesmo sistema de vendas de passagem, sendo assim, consegui comprar a ida pelo aeroporto Ataturk e a volta por Sabiha.

Conforme relatado anteriormente, a compra foi feita diretamente pelo site a AnadoluJet, em inglês, de modo simples e eficaz.

como-e-voar-anadolujet-website

O limite de bagagens despachadas sem custo adicional é de 15 kg, mas com opção de compra de limite adicional antecipada pelo site. Aqui cabe um detalhe, a mala da minha esposa passou 1 kg do limite e a atendente em Kayseri liberou sem qualquer problema. Mas, não podemos contar com a sorte sempre, portanto, fiquem atentos ao peso de suas bagagens quando forem voar com a companhia.

Aeroporto

O aeroporto de Kayseri é pequeno mas satisfatório. Um detalhe que nos chamou muita atenção logo que chegamos foi a segurança do aeroporto. Ao entrar ao estacionamento, existem alguns soldados fortemente armados que dão uma olhada geral no veículo. Na porta de entrada do aeroporto todos precisam passar pelo primeiro raio-x, além é claro da segurança antes do embarque tradicional. Creio que isso se deve ao fato de estarmos a apenas 300 km da fronteira com a Síria. Apesar disso, de modo geral, nos sentimos bem seguros por lá e não tivemos problema nenhum.

como-e-voar-anadolujet-aeroporto

A aeronave

O avião que pegamos era um Airbus A319 (atualmente a rota é operada pelo equipamento Boeing 737-800), na configuração 3-3, aparentemente com um bom tempo de uso. O que nos incomodou bastante foi a distância entre os bancos, que era realmente muito pequena. Como o nosso voo tinha cerca de duas horas, então foi um pouco cansativo ficar em uma poltrona tão apertada.

como-e-voar-anadolujet-poltrona

Serviço de bordo

O serviço de bordo oferecido para este voo foi totalmente gratuito, com um mini-sanduíche, café, água, chás e sucos à vontade.

Entretenimento

Sentimos falta de um entretenimento de bordo mais satisfatório. Cada poltrona só tinha uma revista (em turco e em inglês).

Conclusão

Vale ressaltar que paguei aproximadamente R$ 80 para voar este trecho com a AnadoluJet, então de modo geral dou uma nota 8 pelo aspecto geral dessa companhia e os serviços oferecidos.

O que acharam? Caso já tenham voado com a AnadoluJet, deixem suas impressões nos comentários. Isso certamente vai ajudar muitos outros leitores do Melhores Destinos.

Publicado por

Redação

redacao

  • Rodrigo eugenio

    Pelo valor cobrado num vôo de duas horas que inclui serviço de bordo e transporte de bagagem, é um excelente custo-benefício.
    Eu também já fiz algumas viagens nessa companhia e senti exatamente a questão do espaço entre poltronas, que é realmente apertado. Mas no geral o serviço é extremamente satisfatório.
    Engraçado é que, na época, (há cerca de um ano e meio), eu tentei tirar algumas fotos gerais do serviço de bordo, das poltronas e da aeronave em perspectiva ampliada, mas um comissário me impediu, alegando “security reasons”.
    O propósito das fotos era justamente fazer um flight review pro Melhores Destinos e, por isso, não consegui. Então fico feliz que o colega tenha tido êxito.
    No mais, a questão da segurança no aeroporto de Kayseri é comum em todo os aeroportos da Turquia. Pode até ser que tenha piorado depois dessa guerra civil na Síria, mas sempre existiu, em maior ou menor medida.
    Parabéns pelo relato.

    • João Carlos Andrade

      Eu tambem tentei fazer o mesmo para fazer uma reportagem para o melhores destinos da Atlas Jet, mas tive que apagar as fotos pelo segurança, que foi super grosso comigo no aeroporto de Istambul Ataturk

    • Marcos Nicoletti

      Rodrigo, tirei as fotos sem que os comissários vissem, imaginei que eles não gostariam.
      Abraços

  • Álvaro

    Também fizemos esse trecho, em setembro passado (éramos 3 casais), e o custo x benefício foi muito bom; vôo no horário, serviço de bordo normal para o trecho, chegada em Istambul sem sobressaltos; recomendo!

  • Eduardo

    Faltou comentar esse mendigo descalço deitado no chão

    • Jorge Frutuoso

      Haha