Como é voar na Air Seychelles

Redação 17 · novembro · 2015

Hoje o Melhores Destinos publica uma avaliação de voo inédita, enviada pelo leitor Cláudio Machado Junior, sobre como é voar com a Air Seychelles – a principal companhia aérea do arquipélago africano.

Para quem não conhece, as Ilhas Seychelles são um dos paraísos turísticos do mundo, com cenários paradisíacos e mares de cor azul turquesa. As ilhas localizadas ao nordeste da ilha de Madagascar, atraem cada vez mais turistas e casais em lua-de-mel.

No entanto, como é voar com a companhia aérea que nos leva até lá? Embora existam outras companhias aéreas que operam até o destino, hoje publicamos a avaliação da Air Seychelles, como dissemos, a principal companhia aérea da região.

como-e-voar-air-seychelles-report

Confira todo o relato e fotos e boa leitura!

Não se esqueça, caso já tenha voado também com a Air Seychelles, deixe suas impressões nos comentários para que outros leitores possam conferir as diferentes experiências.

Tive a oportunidade de voar com a Air Seychelles em uma viagem de férias (será que alguém vai para Seychelles a negócios?), no final de outubro de 2015. Fundada na década de 70, a empresa é membro da EAP – Parceiros da Etihad Airways. É uma opção mais prática e barata de se chegar ao arquipélago de Seychelles.

Como poderão conferir a seguir, embora a expectativa fosse grande, ficou no ar uma leve sensação de decepção.

Compra

Como o meu roteiro de férias incluía a África do Sul, a minha tentativa inicial foi comprar separado o trecho Joanesburgo x Mahé (a ilha principal de Seychelles e onde fica o aeroporto principal do país, Aéroport de la pointe Larue). No entanto, por incrível que pareça, o valor da tarifa era mais alto do que o trecho São Paulo x Joanesburgo.

Foi aí que eu descobri que a empresa possuía codeshare com a South African Airways, o que tornou tudo mais simples e barato. Na realidade, comprar todas as passagens diretamente no site da South African foi o que possibilitou que eu viajasse, já que os valores estratosféricos das cotações já estavam me fazendo desistir da viagem.

como-e-voar-air-seychelles-website

Check-in e embarque

Os dois embarques, tanto no voo de ida quanto no da volta, foram bastante bagunçados e problemáticos. Embora eu tivesse que fazer um novo check-in no aeroporto de Joanesburgo, minha mala saiu de São Paulo etiquetada e despachada direto para Seychelles, o que me deixou bastante desconfiado (sem necessidade, conforme eu descobriria mais tarde).

como-e-voar-air-seychelles-embarque

O embarque começou cerca de 20 minutos depois do previsto, com as pessoas se aglomerando na frente do portão. Somente cadeirantes tiveram algum tipo de privilégio. Com isso, o voo acabou decolando com um atraso de 40 minutos aproximadamente.

como-e-voar-air-seychelles-aeronave

Aeronave

O avião era um Airbus A330-200, na configuração 2-4-2. Estava bastante limpo e conservado, porém, quando eu entrei na aeronave, estava extremamente lotado e com os bagageiros totalmente tomados, minha sorte é que sempre costumo levar pouca bagagem de mão quando viajo.

Ao meu ver, um dos pontos negativos da companhia aérea é o espaço entre as poltronas. Para um voo de 5 horas de duração a configuração é extremamente apertada.

como-e-voar-air-seychelles-poltrona

Tripulação

A tripulação é educada e cordial, mas um pouco confusa. Ao entrar no avião, me mandaram para a fileira errada. E aí, com o voo lotado, tive que me desdobrar para conseguir encontrar o meu lugar correto.

Todos os comissários falam fluentemente inglês, francês e creole, a língua mais falada do arquipélago.

Voo

A duração do voo entre Johanesburgo e Seychelles é de cerca de 5 horas. Embora tenhamos saído com 40 minutos de atraso, a chegada ocorreu no horário previsto. Aliás, o pouso teve um pouco de emoção devido à forte chuva que caía no aeroporto durante nossa chegada, o que causou alguns gritos desesperados de passageiros espanhóis que sentavam na minha frente.

Serviço de bordo

Uma sensação “agridoce”.  Antes de começar o serviço de bordo, a tripulação passa distribuindo o menu com as opções disponíveis. A comida estava muito boa, experimentei um Chicken Biryani e estava excelente.

como-e-voar-air-seychelles-menu

Falando sobre o sistema de entretenimento de bordo, infelizmente os monitores da minha fileira só começaram a funcionar depois de 4 horas de voo.

como-e-voar-air-seychelles-entretenimento

Retorno

O retorno para Johanesburgo na África do Sul foi basicamente uma repetição do voo de ida, com a diferença de que o voo estava um pouco mais vazio. Entretanto, o atraso e a aglomeração no embarque foram absolutamente os mesmos.

Conclusão

Em termos de preço e praticidade, a Air Seychelles é a melhor opção para quem sai do Brasil. Os aviões eram limpos, bem conservados e os voos ocorreram sem nenhum incidente, o que é o mais importante. No entanto, embora tenha ganho o prêmio de melhor companhia aérea do Oceano índico nos últimos dois anos e pertença à conceituadíssima Etihad Airways, a empresa peca em diversos aspectos importantes como conforto e pontualidade.

Autor

Redação - redacao
  • DANIELLE

    Voei de Air Seychelles de Abu Dhabi para Hong Kong e foi uma ótima experiência. Pricipalmente pela tripulação. Os uniformes são super coloridos e eles faziam brincadeiras com os passageiros. Adorei!

  • Sergio Reys

    A Air Seychelles parte da Star Alliance? Tá correto isso?

    • Thiago Castro

      No site da Star Alliance não consta a Air Seychelles como membro. Todavia, a South African é, e como ele comprou em Code Share direto no site da SA (ou seja, para todos os efeitos ele estava voando SA), acho que ganha todos os pontos.

    • Antonio Silva

      Integrante, eu acho !!!

    • Não. Corrigimos já. Obrigado!

  • Ernesto Lippmann

    Você poderia dar algumas dicas de passeios nas Sychlees? Acho que até mereceria um post do MD sobre o destino.

  • R.F.

    Já fui nas ilhas Seychelles, mas no meu caso, fui de Emirates, que acredito que seja a melhor cia. que voa pra lá.

  • Thomas Hisamura

    O fato da Air Seychelles ter codeshare com a South African (que pertence a Star Alliance), não significa que aquela também pertença `a aliança. Sugiro ao MD revisar este tipo de informação antes de publicá-las.

    • Thomas, falha nossa! Foi corrigido. Nossa equipe vai ficar mais atenta.

  • Antonio Silva

    Ah, para quem está indo para o paraíso, todo o voo torna-se uma grande diversão !!!

  • Evandro Gardenali

    Curioso é que a primeira foto mostra um A380 com o livery da cia. mas olhando a frota no wikipedia eles não tem nenhum A380. Já perdeu o crédito ai… 😉

    • Marcel Bruzadin

      Olá @evandrogardenali:disqus!
      Muito bem observado, passou batido o modelo da aeronave na imagem. A Air Seychelles realmente não possui o A380 em sua frota, somente A330 e A320.
      Obrigado por nos alertar. Vamos atualizar agora mesmo 😉

  • Adriel Marcos

    Eu sei que pode não ser o lugar correto para isso, mas queria saber quando terá uma avaliação da MAP, que é a única “grande” empresa aérea regional que ainda não foi avaliada aqui no MD?…. 🙁

    • Oi Adriel, por enquanto nenhum leitor nos enviou uma avaliação dela.

      • Adriel Marcos

        Ah sim, entendi! Então acho que farei um voo bate e volta pela MAP só para mandar a minha avaliação da empresa para vcs! 🙂

  • Thiago, corrigimos o texto. A empresa não faz parte da aliança.