Como é voar na Aeroméxico – segunda avaliação

Denis Carvalho 1 · agosto · 2014

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

A Aeroméxico é a principal companhia aérea mexicana e oferece voos de Rio de Janeiro e São Paulo para a Cidade do México com várias conexões para o país e destinos internacionais. Nossa leitora Roberta Giordano de Melon embarcou no voo que sai de Guarulhos para realizar um sonho: conhecer Cancún. Acompanhada de seu filho, ela fez essa excelente avaliação dos serviços da companhia na rota e do atendimento dela aos passageiros com necessidades especiais. Acompanhe!

Gostaria de agradecer à equipe do Melhores Destinos, pela oportunidade em realizar este relato.

Viajar é uma paixão e uma paixão nossa. Após três anos consecutivos realizando cruzeiros, resolvi realizar um sonho antigo: conhecer Cancún. Meu filho tem 15 anos e tem espectro autista e deficiência intelectual. Diferente de um passageiro com dificuldade de locomoção, onde é algo visível, no caso do meu filho é necessário dar certas explicações, que nem sempre são compreendidas.

avaliacao-Aeromexico-

 

Compra

Efetuei a compra junto a uma agência. Paguei na época U$750 + taxas, num câmbio de R$ 2,29.   Fiz marcação prévia de assentos. A Aeroméxico alterou meu voo Cidade do México-Cancún, por quatro vezes, sendo que na última, iria ficar numa espera na Cidade do México, por volta de 11 horas.

Liguei para a agente de viagem, e a mesma me informou que isso era comum de acontecer (Oi?). Mas não aceitei. Entrei em contato com Aeroméxico, fui atendida super bem, expliquei minha situação, a atendente resolveu tudo em menos de 10 minutos, me listou os voos com menores esperas e assentos disponíveis. Consegui um melhor do que o que o original, enviou os novos e-tickets e tudo resolvido. Questionei a respeito das prioridades oferecidas aos deficientes. Demoraram um pouco para me retornar, mas recebi uma resposta positiva, com uma listagem das facilidades oferecidas. Nota 10 para o Call Center.

São Paulo – Cidade do México- AM 15 

Nosso voo partiu do amado e odiado Gru Airport. Realmente o aeroporto ainda deixa muito a desejar: estacionamento caótico, valores abusivos nas lojas, filas absurdas, mas as mudanças estão ocorrendo e vejo uma luz no fim do túnel.

O check-in foi realizado no Terminal 1, Asa A, no balcão da Skyteam. Cheguei com 3 horas de antecedência e só havia uma pessoa na minha frente, por isso fui atendida rapidamente. Me foi solicitado apenas os passaportes e autorização do meu filho.

Atendentes muito simpáticos, assim que falei das necessidades do meu filho, nem fui questionada em nada, recebi etiqueta de Priority na bagagem despachada, bem como observações nos cartões de embarque, recebendo todos, não sendo necessário fazer novo check-in na Cidade do México.

O único contratempo foi que ao receber os cartões percebi que nossos assentos, do voo SP- MEX haviam sido trocados, para os últimos da aeronave. Porém, assim que me reportei ao atendente, ele chamou o supervisor, que me realocou nos assentos originais e ainda bloqueou o assento vago, para viajarmos mais confortáveis. O procedimento todo durou 10 minutos, muito rápido. Muitos pontos para a Aeroméxico.

Embarque

Não tínhamos muito que fazer no aeroporto. Passei para trocar mais um pouco de dinheiro e na revistaria, meu marido estava cansado, então queria liberá-lo logo. Tínhamos que nos apresentar no embarque às 22 horas, então por volta das 21 horas estávamos nos encaminhando para a Polícia Federal. Fila razoável, mas demorou mesmo no guichê, ficaram uns 15 minutos para nos liberar. O rapaz que me atendeu ia e voltava com o passaporte do meu filho e autorização até finalmente nos liberar.

Nos acomodamos na sala de embarque, e ficamos observando o movimento intenso. Meu filho estava com fome, e fui “assaltada” na compra de uma coca de lata e um pão de queijo: absurdos R$ 13,50.

O embarque foi um pouco tumultuado, mesmo estando na fila de prioridades, ficamos uns 15 minutor parados no corredor do finger sem nenhuma explicação.

O voo estava bem lotado com 95% de ocupação. Além do meu filho, havia outras pessoas com necessidades especiais, e percebi muito cuidado e atenção com estes passageiros.

Voo

O avião utilizado foi um Boeing 777-200 ER, N776AM de nome Rubem Berta, com 12 anos de uso. Fomos recepcionados por simpáticas comissárias, uma delas se apresentou e disse estar à disposição para qualquer necessidade que meu filho tivesse. Os assentos: 27A/B.

avaliacao-aeromexico-04

A configuração 3x3x3 é boa, com um espaço para as pernas que nos deixou bem à vontade, excelente (nós 2 temos menos de 1.65m). Ele possui aquelas abas para fixar a cabeça, bem bacanas, e apoio para pés que ajuda muito no conforto. Não posso dizer que o avião estava com cara de novo, ele já demonstra a idade e o quão é utilizado, mas estava conservado, limpo e com todos os itens funcionando.

avaliacao-aeromexico-27A decolagem ocorreu por volta de 23:30.Pelo que pude contar, estávamos com 8 comissários, e em 3 na cabine de comando.

Nos assentos, já estavam disponíveis, manta, travesseiro, uma garrafa de água e kit com tapa-olhos, escova e pasta de dente, revista de bordo e duty free. As poltronas possuíam sistema de entretenimento individual, com filmes, seriados, musicais e canais de áudio, jogos e mapa. Após a decolagem, recebemos os fones de ouvido e os papéis para a imigração.

Só um comentário extra, lembra que comentei que haviam bloqueado a cadeira vaga ao meu lado? Pois é… depois que fecharam as portas, um passageiro veio se acomodar ao meu lado, me pediu licença, eu disse que tudo bem, mas expliquei sobre meu filho, assim evitaríamos possíveis contratempos, mas ele foi bem compreensivo e disse que eu ficasse tranquila… no fim fomos todos sem problemas. A comissária viu o ocorrido, achei que ela poderia ter tomado a frente, mas ela deixou fluir.

Serviço de bordo

Após 1h30 de voo teve início o serviço de jantar, recebemos previamente lenços umedecidos quentes. A opção era o clássico “pasta & pollo”, eu fui de frango: arroz à grega, frango teriyaki, salada verde com molho caesar, um pãozinho bem macio, manteiga e de sobremesa um bolo mousse de chocolate com calda de cereja.

avaliacao-aeromexico-02

O meu filho foi de pasta: um ravióli recheado de ricota e espinafre ao molho vermelho, muito bom também. Os acompanhamentos foram os mesmos. Passaram servido café puro ou com creme ao término do jantar.

avaliacao-aeromexico-03

As bebidas são um ponto forte: refrigerante, sucos, tônica, cerveja Heineken, vinhos, licores, tequila e whisky. No fundo da aeronave ficaram à disposição café, sucos, refrigerantes e água, amendoins e biscoito.

Encerrado o jantar, e tudo recolhido, entramos em uma zona de turbulência intensa, onde pessoas começaram a passar mal, a gritar, inclusive um passageiro necessitou de atendimento médico, durou uns 20 minutos. Tudo reestabelecido, foram diminuídas as luzes, mas mesmo assim, a cada tempo passava um comissário oferecendo água e café, e perguntando se estava tudo bem. Os comissários eram mais velhos e experientes, com muito segurança no que faziam

A viagem seguiu tranquila, e 1:30h antes do pouso, passaram as toalhinhas quentes e foi iniciado o serviço de café, esse com opção única: omelete de queijo, bolinhos de batata, pãozinho, manteiga, um bolinho tipo muffim de baunilha e salada de frutas, café, leite e sucos, tudo muito bem servido. Em todas as refeições os talheres foram de metal, com exceção das facas.

Finalmente as 5:50, estávamos pousando na Cidade do México.

Cidade do México – Cancún – AM 447

O desembarque no Aeroporto Benito Juaréz, foi tranquilo, movimento intenso, mas organizado. A imigração estava cheia mas com atendimento ágil. Seguimos para a retirada da nossa mala, que foi uma das primeiras a aparecer, para passar pela alfandega. Apertei o botão que deu luz vermelha, passei as malas pelo RX e fui liberada, colocando-a na esteira de conexão. Eram 7 horas, bastava aguardar o embarque para Cancún. Dei uma volta por lá, uma olhada nas lojas, compramos algo para petiscar e fomos aguardar nosso voo. O aeroporto é bem grande, funcional, bem sinalizado, muitos funcionários para orientar.

Um detalhe importante é que o Terminal 2 é quase que exclusivo da Aeroméxico, o que facilita muito. Se você chega com a companhia e tem conexão com ela, tudo é feito nesse terminal. Sempre tem um balcão deles, ou atendentes em pontos estratégicos, como, por exemplo, assim que você desembarca, tem um balcão para auxiliar nas conexões e dúvidas, achei muito válido. Quem precisa ir para o T1, como quem vai de TAM, necessita pegar um monotrilho.

Com embarque às 8 horas, lá estávamos nós. Nesse momento anunciaram overbooking, e solicitaram quem poderia trocar de voo com a condição de receber algum benefício. Problema resolvido: 8:40 estávamos embarcando, sempre com as prioridades respeitadas.

avaliacao-aeromexico-07

Voo

O avião utilizado foi um Boeing 737-300, XA-MAH, 6,6 anos de uso. Configuração 3×3, sem entretenimento individual, apenas com pequenas telas a cada 4 fileiras, que foi exibido somente propagandas, nem mesmo áudio foi oferecido. Voo lotadíssimo! Tudo em ordem decolamos por volta de 9:15. Assentos 20E/F.

avaliacao-aeromexico-19

A tripulação consistia em três comissárias, piloto e copiloto. As comissárias eram jovens, com um serviço correto, mas não tão simpáticas. Com 45 minutos de voo, foram servidas a mesma variedade de bebidas do voo anterior e uma barrinha de cereal recheada muito gostosa.

Tudo correu tranquilo, apenas com uma pequena turbulência na chegada a Cancún, mas bem mais leve que a anterior.  E com aproximadamente 2 horas de voo, por volta de 11:20 estávamos aterrissando. Fizemos o desembarque remoto e caminhamos até o aeroporto. Achei uma bagunça organizada, limpo e apesar de pequeno tudo é muito ágil e funcional, muito melhor que Congonhas, por exemplo.

Foto: wikimedia Commons
Foto: wikimedia Commons

A bagagem novamente chegou rápido, uma das primeiras a despontar. Todos os controles já haviam sido feitos na Cidade do México e a nós só restava caminhar rumo à saída e curtir esse paraíso.

avaliacao-aeromexico-09

O que não gostei do Aeroporto de Cancún, é a forma predatória que o pessoal do turismo local (táxis, hotéis, passeios, transfers, restaurantes, baladas, etc, etc) aborda os turistas. Me assustei um pouco: te cercam, te questionam, tentam te assustar, te bombardeiam com informações, não achei nada legal isso.

Cancún – Cidade do México – AM 594 

Como tudo que é bom dura pouco, lá estávamos nós no Aeroporto de Cancún para a volta ao lar. Chegamos lá 2 horas antes do voo. Tudo muito lotado na área de check-in: parecia que todos os turistas estavam partindo naquele momento.

avaliacao-aeromexico-15

Ao chegar ao check-in da Aeroméxico, havia dois funcionários para orientar os passageiros indicando a todos a realização do check-in nos totens, para agilizar o atendimento. Expliquei o caso do meu filho, mas ele me garantiu que não haveria problemas. Lá fui para um dos totens, que servem a diversas companhias.

Realmente o processo é muito simples e rápido, em menos de cinco minutos estava com os quatro cartões de embarque na mão (o check-in para São Paulo, já foi feito ali também). Depois tive apenas que despachar a mala, e neste momento ao relatar sobre meu filho, foi feita observação de Priority em todos os cartões e etiquetou a mala da mesma forma.

Embarque e voo

Queria sair logo daquela muvuca, então passamos pela segurança e fomos aguardar nosso voo. O aeroporto é pequeno, mas completo, lotado de lojas, um bom Duty Free, praça de alimentação. Também possui tomadas e totens para carregar celular, tablets e afins. Muitos locais para sentar, não passamos aperto.

avaliacao-aeromexico-16

Por volta das 14:50 foi iniciado o embarque remoto, respeitando as prioridades até o controle, depois é cada um por si, mas tudo bem. Decolamos 15:55.

avaliacao-aeromexico-18

Novamente voo cheio, fomos em um Boeing 737-800, EI-DRC, 7,4 anos de uso, configuração 3×3. Assentos 20A/B. Achei ele meio acabadinho, com uma limpeza não tão boa. Na minha mesinha de apoio havia respingos de café e na do meu filho, manchas de doce. O meu bolsão estava descosturado e com lixo e o do passageiro ao lado não havia nem revistas nem cartão de segurança.

avaliacao-aeromexico-20

Comissárias jovens, simpáticas e atenciosas. Serviram amendoim japonês e a mesma variedade de bebidas e 18:10 estávamos na Cidade do México.

Cidade do México – São Paulo – AM 14 

Como tinha uma espera um pouco prolongada (quase 5 horas), sem ter que me preocupar com nada: sem check-in, sem malas para retirar (seguem direto para SP), e nem mesmo passar pela Polícia Federal ou revista, só me restava aproveitar o aeroporto. Fui pesquisar preços, conhecer o Duty que tem preços bons e variedade muito superior à nossa.

avaliacao-aeromexico-22

Estávamos com fome, procuramos algum lugar para comer, mas tudo estava cheio. Resolvi entrar em uma das muitas lojas de conveniência e compramos algumas coisas para comer. Nesse momento não pude deixar de lembrar de como fui explorada em Guarulhos: lá eu paguei o equivalente a R$14 nos seguintes itens: uma Coca Zero 600ml, uma garrafa de água 700 ml, dois lanches frios bem servidos (estilo Subway), e um pacote de biscoito de chocolate Oreo!

avaliacao-aeromexico-23

Alimentados e cansados de bater perna, nos acomodamos na frente do nosso portão e às 22:20 iniciamos o embarque, prioridades respeitadas novamente. Dessa vez fui questionada sobre por que eu estava naquela fila, abri o passaporte do meu filho, onde consta o carimbo, a atendente leu, ficou sem graça, me pediu desculpas e prosseguiu com o embarque. Achei interessante que quem fez o controle de passaportes foi a Aeroméxico, não passamos pela PF e nem recebemos nenhum carimbo de saída no passaporte.

avaliacao-aeromexico-25

Voo

Fomos bem recepcionados pelos comissários, da mesma forma que a ida. O avião utilizado: Boeing 777-200ER, N746AM, 7,9 uso, 3x3x3. Este apesar de mais novo, estava muito mais judiado, com estofamento mais desgastado, sem apoio para pés, mais barulhento e acabamentos mais gastos. O resto seguiu os mesmos moldes do anterior, inclusive com lotação máxima. Assentos 27 A/B. Mesma quantidade de tripulação e sempre atenciosos.

avaliacao-aeromexico-26

Seguindo o padrão anterior, foi iniciado o jantar. Adivinhem? Pasta & Pollo..rsrs. Fui de frango: arroz branco, filé de frango com berinjela, cebola, tomate e um molho picante suave, salada verde com molho tártaro, pão, manteiga e de sobremesa um chocolate estilo Chokito. Meu filho foi de massa: lasanha à bolonhesa. Bebidas como sempre bem variadas e à vontade. Após, passaram café e chá. E embora com menor frequência passaram com água e café.

Mesmos títulos de entretenimento, coberta, travesseiros, fones e kits, pouca turbulência, banheiros limpos mesmo pela manhã.

Notei que demoram para passar o café, faltavam 50 minutos para chegarmos quando iniciaram o serviço. Cardápio único: torta de ovo com queijo, cogumelos, pão, manteiga, salada de frutas, bolinho de chocolate.

Mas depois, anunciaram que nosso pouso ia atrasar quase 30 min, devido ao tráfego intenso em Guarulhos, por isso devem ter demorado para servir. Às 12:05 tocávamos o solo brasileiro, e diga-se de passagem, como pousou mal esse piloto! Praticamente ele jogou a aeronave na pista, péssima aterrissagem, a pior da minha vida! Todos reclamaram muito!

Controle de passaporte com fila mediana, mas passei na prioritária, só havia uma pessoa na minha frente. Minha mala apareceu logo e intacta – ufaaa!!!

Conclusão

Todos os passageiros portadores de alguma necessidade especial, devem exigir seus direitos. Não somente deficientes físicos, mas outras deficiências também são amparadas por lei e isso não é divulgado, busquem seus direitos e façam com que suas viagens sejam melhores e mais confortáveis. A Aeroméxico realmente me surpreendeu, li muitas reclamações, mas tive uma excelente viagem, com certeza voltarei a voar com eles. O atendimento aos passageiros com necessidades especiais foi levado muito a sério e num geral achei um serviço bom e correto.

Agradecemos à Roberta por compartilhar conosco essa excelente avaliação! Já voou com a Aeroméxico? Deixe sua opinião sobre a companhia nos comentários e participe. Ah, não deixe de conferir também a nossa nova página de avaliações das companhias aéreas – agora ficou bem mais fácil e rápido encontrar cada uma das mais de 100 companhias avaliadas aqui no MD!

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe