Como é voar na Aeroméxico saindo do Rio de Janeiro

Denis Carvalho 14 · novembro · 2014

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

A Aeroméxico iniciou este ano seus voos do Rio de Janeiro à Cidade do México com conexões para vários destinos no país, além de Caribe e Estados Unidos. Hoje mesmo postamos várias promoções da companhia neste voo, que é operado em jato 767, mas a partir do ano que vem deve receber o moderníssimo Boeing 787 Dreamliner. Nosso leitor Daniel Mendonça voou com a companhia logo no início da rota e fez a excelente avaliação que trazemos para vocês hoje. Acompanhe e saiba como é voar com a companhia mexicana saindo do Galeão para Miami!

Olá, sou um viajante muito frequente entre Brasil e Estados Unidos, com isso, busco sempre as melhores ofertas em passagens aéreas. Desta vez, consegui um bom preço pela Aeroméxico para viajar saindo do Rio de janeiro Galeão, com uma conexão na Cidade do México e um rápido embarque para Miami, meu destino final. 

avaliacao-aeromexico-rio

Dados dos voos:
Ida: AM25 (GIG-MEX) AM428 (MEX-MIA)
Volta: AM423 (MIA-MEX) AM24 (MEX-GIG)

Compra

A compra foi feita por uma consolidadora (sistema de agência de viagens) pois tenho essa facilidade na família, então, eu não saberei explicar como funciona a compra pelo site. Paguei o valor total de R$1.411 já com as taxas de embarque, comprado por uma agência, poderia ser parcelado em até 10 vezes sem juros.

Check-in e embarque

Infelizmente, não podemos marcar assentos no ato da compra ou pelo site da Aeroméxico, temos que esperar até dar 24 horas antes do voo para realizar a escolha online e entrar na briga por um assento de sua preferencia.

Pois bem, 24 horas antes do meu voo, estava eu realizando meu check-in online. O site deu umas travadas, acredito que todos estavam tentando fazer o mesmo, mas na terceira tentativa eu consegui. Pelo que pude perceber, o voo estava bem cheio mas consegui lugares de meu agrado. Eu durmo bastante durante o voo e gosto de voar na janela onde eu posso apoiar um travesseiro.

No dia do embarque, cheguei ao Galeão 1h40min antes do voo, já com os cartões impressos e me dirigi ao despacho de bagagem. A franquia segue de acordo com os padrões das outras companhias aéreas: duas malas de 32 kg cada. Sem exceder, pois o valor por kg excedido na Aeroméxico é de US$ 48.

No meu caso foi tranquilo, estava somente com uma mala. O atendimento foi rápido, não fiquei nem 15 minutos na fila. A atendente, muito simpática, trocou meu cartão de embarque pelos impressos no aeroporto, fez o despacho da minha bagagem e tudo certo: segui para inspeção de segurança e alfândega para a sala de embarque. As filas de inspeções são sempre um pouco longas, mas caminham com certa velocidade. Logo eu estava na sala, no portão certo, já vendo o grande avião que iriamos voar.

avaliacao-aeromexico-rio-001

O embarque aconteceu de forma tranquila e organizada. Embarcaram as prioridades, classes e depois foram chamando as poltronas de meio e janela e em seguida corredor. Em 30 minutos estávamos todos já sentados aguardando a decolagem.

O avião

avaliacao-aeromexico-rio-004

Aí veio a minha decepção. Após entrar logo percebi que era um avião já velho e o desgaste se faz presente das poltronas às paredes e maleiros, bem como teto, banheiros e tudo mais. Aquele cheiro característico do ar condicionado já utilizado várias e várias vezes.

avaliacao-aeromexico-rio-002No momento da compra, não era informado qual o equipamento faria o voo, e minha expectativa segundo as avalições que eu havia lido no MD sobre os voos de SP, é que seriam o mesmo avião. Mas não: foi um Boeing 767-200 prefixo XA-OAM. Descobri inclusive que esse foi um avião utilizado pela saudosa Varig.

Pois bem, sem entretenimento individual, além das revistas de costume, apenas algumas telas coletivas espalhadas pelo avião, sem tomadas para recarregar os aparelhos eletrônicos, sem nada. Sobrou pra velha e famosa janelinha, ate pegar no sono.

Eu sou baixinho, meço 1,68m e as poltronas não tinham grande espaço, mesmo pra mim. E também não tinha descanso para os pés. #chateado

Refeições

avaliacao-aeromexico-rio-009Após a decolagem, cerca de 01h30min já em altitude de cruzeiro, foi servido o café da manhã.
Não tinha opção: era uma omelete um pouco apimentada, pão, salada de frutas e um mufin. As bebidas eram sucos variados, refrigerantes, café, chá e não havia bebida alcoólica.

Um ponto forte da Aeroméxico, de fome ninguém pode reclamar: tudo muito bem servido. Mesmo depois do serviço de bordo, foi feito o repasse de bebidas (dessa vez, oferecendo um licor mexicano de tequila. Eu não experimentei, mas minha companheira de poltrona, disse que era bom) e ainda te davam um saquinho com amendoins e repassavam uma terceira vez oferecendo café.

Logo colocaram no fundo do avião umas bandejas com sanduiches, sucos, refrigerantes e água, para quem quisesse se servir. Em seguida, foi distribuído o folheto para entrada no México – uma das coisas chatas desse voo.

avaliacao-aeromexico-rio-005

Faltando quase duas horas para o pouso, foi servido o jantar, creio eu, pois se aproximava das 16 horas (local do México). As refeições tinham opção de massa ou carne, também acompanhados de um pãozinho, salada e um pudim. As bebidas eram as mesmas do serviço mais cedo, acrescentadas de vinho tinto, vinho branco, uísque e cerveja de uma marca chamada Sol. Também aconteceu o repasse de bebidas e de café.

Conexão

O pouso foi tranquilo, e aquela ansiedade de esticar as pernas após longas 10 horas de voo me consumia. A pista ou as pistas de pouso do aeroporto em questão são longas e longe dos fingers, o avião parecia que caminhava a 1 km por hora de tanta demora que foi da pista ate a aérea de desembarque. Não só eu, estavam todos do voo já se perguntando o porquê de tanta demora!

Pois bem, chegamos. O desembarque foi até que rápido, logo estava no serviço de entrada no País, onde não é exigido mais visto e ganhando mais um carimbo no meu passaporte. Imigração daquele jeito, sempre muito sérios. Em seguida, temos que retirar as bagagens da esteira, apertar um botão em um suporte. Se ficar vermelho, suas malas vão ser revistadas, se ficar verde, você passa direto.

Uma hora depois – sim, uma hora depois do pouso!  -, começaram a apontar as malas na esteira, meu tempo de conexão já estava diminuído e eu já estava preocupado. E lá vamos nós apertar o botão. VERMELHO, vai eu pro raio X e não satisfeitos ainda pediram pra eu abrir minha mala.

Tive uma pequena discussão com a senhora revirando minha mala de qualquer jeito e ela resolveu implicar com o doce de leite que eu estava levando pra uma amiga. Mas como eu não estava levando nada artesanal, e tinha embalagem e CNPJ de tudo, a supervisora que foi chamada logo viu que não era nada demais e me deixou passar, só ai eu perdi mais uns 30 minutos da minha conexão.

Em seguida, levamos as malas ate uma esteira lateral e de lá elas seguem pro seu próximo voo. Quando subi pro segundo andar do aeroporto, onde e feito o embarque, mais uma inspeção de segurança, mas foi rápido. E logo meu nome já estava sendo chamado pelos alto-falantes do aeroporto para meu embarque.

O voo foi feito num avião super novo, um 737-800 muito confortável, com um ótimo espaço para as pernas, telas individuais e tudo limpinho e novinho. A impressão que tive é que era o primeiro voo daquele equipamento. Pude aí recarregar meu telefone e tirar mais fotos.

avaliacao-aeromexico-rio-011

As opões de entretenimento eram boas, com filmes novos, mapa, músicas, séries e opções para crianças. Tudo muito interessante. No serviço de bordo foi servido um jantar, com opções de carne, frango ou massa e as mesmas bebidas do voo anterior.

avaliacao-aeromexico-rio-010

Tripulação

A tripulação da Aeroméxico é bem mista, de homens e mulheres jovens e jovens senhoras e senhores. São simpáticos na medida, mas se perguntado algo eles na galley (cozinha do avião) a simpatia é esquecida e você fica sem entender se é pelo cansaço ou medo da conversa se prolongar. Respostas curtas e grossas, e olha que eu só perguntei qual o tempo estimado ate o pouso.

Chegada

A chegada em Miami foi normal, no horário previsto, tudo nos conformes. Andamos todo aquele longo caminho até chegar à imigração, onde só tinham dois guichês funcionando para atender os voos daquele horário! Então, eu demorei mais ou menos 1h30min até sair completamente do desembarque.

Retorno

avaliacao-aeromexico-rio-015Nada de muito diferente, mas dessa vez na conexão no México, a luz da inspeção ficou verde pra mim, e eu até tive tempo de sair da área de embarque e inspeção para conhecer o aeroporto.

A diferença que o avião usado entre Miami e Cidade do México foi uma 737-700 também já velhinho e sem nenhum entretenimento interno, só o externo mesmo, pelas janelinhas e paisagens.
O voo da Cidade do México para o Rio de Janeiro teve muita turbulência, nada assustador pra mim, mas havia quem estava já orando em voz alta.

Dicas

Uma dica que eu dou pra quem vai voar pela companhia e fazer conexão no México: nunca pegue uma conexão apertada, com menos de 2 horas. É quase certeza que você perderá seu voo e será realocado num próximo. Quase aconteceu comigo, se a senhora continuasse implicando com meu doce de leite.

avaliacao-aeromexico-rio-012

Conclusão

Eu voltaria sim a voar de Aeroméxico, mas tentaria pegar o voo de São Paulo, somente pelo avião ser melhor. De 0 a 10 no voo até a cidade do México eu daria nota 6. E do México a Miami, nota 10.
Espero que tenham gostado da avaliação. Abraços, Daniel

Agradecemos ao Daniel por esta formidável avaliação, que certamente será muito útil para todos os cariocas que desejam voar com a Aeroméxico. E você já voou com a companhia mexicana? Conte como foi a sua experiência nos comentários e participe! Você também pode avaliar a Aeroméxico no nosso Guia de Companhias Aéreas, além de ler as opiniões de mais de 30 leitores sobre a companhia.

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe