Como é voar com a Lufthansa no 747-8i

Redação 10 · novembro · 2015

Hoje o Melhores Destinos publica uma avaliação de voo inédita do novo Boeing 747-8i pela companhia aérea alemã Lufthansa, uma das aeronaves mais modernas do mundo. Criada inicialmente para ser uma aeronave de carga, a Boeing transformou o modelo 747-8i em um equipamento para o transporte de passageiros para voos de longa duração.

A Lufthansa foi a primeira companhia aérea do mundo a encomendar essa aeronave com capacidade total para 420 passageiros com objetivo de ligar as Américas e Ásia até o continente Europeu.

como-e-voar-lufthansa-report

Confira a avaliação completa de voo enviada pelo nosso leitor Victor Millarch, que realizou o voo entre São Paulo e Frankfurt na Alemanha no novíssimo 747-8i e lembre-se, caso você também tenha voado nesta aeronave, não deixe de compartilhar sua experiência através dos comentários ao final do post.

Boa leitura!

Voar em um Boeing 747 é por si só uma experiência memorável e nesta viagem, tive a oportunidade de mostrar um pouco de como é a classe econômica do 747-8i da Lufthansa no voo que fiz entre São Paulo e Frankfurt (LH 507). O check-in foi realizado rapidamente através da fila prioritária, após conhecer um pouco mais do novo Terminal 3 de Guarulhos.

como-e-voar-lufthansa-aeronave-exterior

O embarque iniciou-se pontualmente às 19:05 e gentilmente fomos recebidos pelos elegantes comissários de bordo da companhia. Ao encontrar meu assento, travesseiros, cobertores e fones de ouvido estavam sobre as poltronas. Além disso, foi oferecido uma necessaire da Business Class com alguns produtos de higiene pessoal, bem legal. Mais um ponto positivo para a Lufthansa.

como-e-voar-lufthansa-amenities

O push-back foi iniciado as 19:46 e logo em seguida alinhamos na pista para a decolagem rumo ao Aeroporto de Frankfurt, na Alemanha. O grande barato de voar em uma aeronave como essa é poder sentir a potência dos quatro motores General Electric GEnx, principalmente para os amantes de aviação. Devido ao mau tempo em São Paulo, a decolagem foi um tanto quanto turbulenta, no entanto, essa aeronave é extremamente silenciosa.

como-e-voar-lufthansa-aeronave-interna

O sistema de entretenimento do 747-8i é sensacional. Com inúmeros filmes e programação diversificada, as mais de 11 horas de vôo entre o Brasil e Alemanha passam rapidamente. A parte mais interessante é o air-show, que é extremamente detalhado, dando todos os tipos de informações aos passageiros.

como-e-voar-lufthansa-mapa-de-voo

Cerca de uma hora após a decolagem os comissários de bordo nos serviram alguns snacks com bebidas e poucas horas depois nos entregaram toalhas quentes para higienização das mãos, em breve seria servido o jantar.

As opções de refeição eram frango ou massa, o tradicional das principais companhias aéreas pelo mundo na classe econômica. Optei pela massa e não me arrependi, estava delicioso. O prato continha uma salada verde com vegetais, já a massa era um fusilli ao molho sugo com cream cheese e para finalizar, uma sobremesa refrescante de maracujá. Tudo isso foi acompanhado de pães e alguns queijos.

como-e-voar-lufthansa-refeicao

Durante o voo, as comissárias que pouco falavam português, serviram água e alguns lanches. Todas eram muito atenciosas, sempre perguntado se estávamos precisando de mais alguma coisa. O diferencial da Lufthansa é que nas galleys havia lanches e bebidas a vontade para quem quisesse pegar. Para um vôo de longa duração como este, pouca turbulência foi sentida. Os avisos luminosos de atar os cintos ficaram apagados durante todo o trajeto, mas isso pode ser diferente de acordo com as condições climáticas do dia do voo, é claro.

Depois de uma longa noite sem dormir por conta do assento desconfortável que praticamente não reclinava, às 05:30 foi servido o café da manhã. Só havia uma única opção, que era um omelete com espinafre, acompanhado de salada de frutas, iogurtes e algumas geléias.

como-e-voar-lufthansa-refeicao2

O procedimento de descida em Frankfurt começou cerca de 30 minutos antes do pouso e chegamos no horário previsto em nosso destino final.

Resumo da avaliação:

Reserva: nota 10

Tudo feito de forma direta pela internet.

Check-in: nota 8

Para um grande avião wide-body, o embarque foi realizado rapidamente sem nenhum problema.

Assento: nota 5

Os assentos eram extremamente desconfortáveis, devido ao pequeno espaço entre as pernas e a restrição para reclinar a poltrona, o que é realmente um ponto negativo se tratando de um voo de longa duração.

Entretenimento: nota 10

O padrão da Lufthansa no quesito de entretenimento é surpreendente comparado com outras grandes companhas européias. Há diversos idiomas em toda a programação e inúmeras horas de diversão para se descontrair no voo, achei excelente.

Serviço dos comissários: nota 8

Embora sejam muito prestativos, não esbanjavam simpatia. Atendiam ao que o passageiro desejasse e sempre buscavam fazer o melhor para agradar.

Refeições: nota 7

Todos sabem que em uma classe econômica, não se pode exigir o requinte de uma First Class, porém, as refeições poderiam ser bem mais atrativas e com mais variedade para escolher.

Bebidas: nota 10

Havia todos os tipos de bebidas disponíveis, desde refrigerantes e sucos até whisky Red Label para quem solicitasse.

Desembarque: nota 8

Ocorreu de forma rápida e eficiente, as malas chegaram rapidamente, todas em ordem.

Pontualidade: nota 9

Saímos 15 minutos atrasados de São Paulo, no entanto, durante o vôo conseguimos recuperar o tempo perdido e chegamos no horário previsto em Frankfurt.

Nota final: 7,5

como-e-voar-lufthansa-janela-vista

Comentário final: A Lufthansa é uma das maiores e melhores companhias da Europa e eles fazem o possível para preservar o nome da empresa. Com uma das frotas mais modernas do mundo, voar com eles é uma experiência marcante para qualquer um. Certamente optarei em voar com a Lufthansa em breve.

 

Autor

Redação - redacao
  • Eduardo

    Relato bem gostoso de se ler, muito obrigado! E me surpreendi com o assento nesse enorme jato, já é menos uma opção, se o vôo for operado com o B748i da Lufhansa, para a Europa!

  • André

    Eu odeio mimimi e a intenção realmente não é essa,mas eu achei a nota final (7.5) um pouco baixa pelo tamanho dos elogios. Eu acho muito interessante quando, no começo das avaliações, o usuário indica histórico de experiências em outras companias, porque aí você consegue entender melhor qual o nível de comparação que ele está fazendo. Quando você insere a Lufthansa num contexto de CIAs Européias, adicionando Alitalia, Iberia e KLM, o 7.5 parece um pouco injusto, apesar de todas as que citei terem melhorado bastante. Agora, se você compara voar com uma Asiática para a Europa, o 7.5 parece UM POUCO mais justo, à depender do peso que o usuário dá às longas conexões.
    abs

    • philip

      Essa reclamação do assento realmente coloca a nota para baixo. Todo mundo reclama, mesmo comparando com outras similares (TAM, Iberia, etc.), parece ser a pior nesse quesito.

    • Alan

      pelo que eu pude perceber da avaliação do autor do post, o que fez a média geral cair para 7,5 foi o desconforto da poltrona. Cada um tem uma opinião e para ele a ponderação nesse quesito deve ser maior. Eu já fiz o treço GRU-FRA no 747 da Lufthansa e dei no mínimo 9.

  • Thomas Hisamura

    Não entendi porque aparece foto dos assentos da economy premium. Voce voou de economica normal ou premium? A necessáire da business foi distribuida para todos os passageiros da economica? Abs

    • Vitor Caldas

      Também não entendi! Só passageiros da executiva que recebem esses amenity kits.

      • André

        Muito estranho… Nunca vi isso na vida e duvido que tenham feito, porque a própria carga (load) dos kits de amenidade ñ seria suficiente sequer pra atender todos os passageiros da economic premium, qto mais da economica. Também nunca vi alguém, numa avaliação, fotografar o kit recebido em cima de uma cama de hotel ao invés de dentro do avião. No minimo duvidoso…

        • Vitor Caldas

          Ele pode ter pegado o amenity kit ou alguém deve ter dado pra ele… Ele pode ter tirado as fotos depois do voo!

  • RafaGil

    Voei do Rio à Frankfurt (+ trecho de trem pra Colônia) no final de agosto com volta no início de outubro e tive uma excelente impressão da Lufthansa. Nunca tinha voado com eles e fui muito bem tratada desde o check-in no Galeão. Achei o espaço entre as poltronas surpreendente em relação à TAP e a British, por exemplo, e os comissários foram extremamente atenciosos nos dois trechos. Meu único ponto é que – na minha opinião de medrosa – o vôo de ida chacoalhou muito.

    • Igor Santos

      Olá RafaGil!! Como você reservou o trecho de trem pra Colônia? Pretendo fazer o mesmo no fim de junho deste ano e estou buscando a melhor forma de reservar o trem…acho que não é interessante deixar pra trocar lá na hora…

  • Deivison Medeiros

    A nota não condiz com tantos elogios!

  • Bruno

    Olha, sempre que vou para a Europa, eu dou enorme preferência para a Lufthansa.
    Os aviões, os serviço, a organização, entretenimento, o respeito com o passageiro… TUDO é de primeira.
    Não posso dizer que já fiz um vôo ruim pela Lufthansa, porque nunca fiz.
    Só tenho UMA reclamação: ela seria a Cia. Aérea PERFEITA se deixasse os passageiros marcarem os assentos com mais de 24 horas de antecedência, ou no ato da compra da passagem, como fazem a KLM, a Air France e a TAP, por exemplo.

  • Ricardo Geribello Anders

    Olha… eu voei na semana passada na volta (e 3 semanas antes na ida) no vôo GRU-FRA e DETESTEI o vôo da LH! Embora as refeições foram boas (com Kit Kat ou Toblerone disponível na galley da econômica o tempo todo), as poltronas são extremamente apertadas (tanto na largura como no espaçamento entre fileiras), o encosto se reclina muito pouco e, em nenhum dos dois vôos foi dado algum kit aos passageiros da econômica (nem mesmo plugs de ouvido). Não curti nem um pouco!

  • kerinde

    Voei com a LH em junho do Rio, inclusive farei um FR em breve para o MD! Achei o voo parecido quase em tudo. Apenas esse kit da Business, não recebemos ( eles deram para todos ou você conhecia alguém?) A LH é realmente uma cia muito organizada e os comissários sempre muito solícitos. No meu voo tinham sempre pelo menos dois falando português , 1 espanhol , inglês e alemão claro. Abraços e a parabéns pelo FR.

  • Luis

    Além passagens super caras,nunca acho que a LH ou Swiss é sensacional,a Swiss está no mesmo grupo.A Swiss só oferece pão e iogurte,frutas na cafá da manhã,não há prato quente,me surpreendeu total!Os assentos são muito desconfortáveis,quase não reclinam.Se não for um preço muito baixo,nunca vou voar mais com LX,nem LH.

  • Denise

    O espaço das poltronas na Lufthansa são horríveis. Eu tenho 1,70m e sofri no voo GRU-FRA de tão apertado que era. Do meu lado havia um senhor com, no mínimo, 1,90m e ele se levantava a cada hora por causa do desconforto. Os aviões da companhia que fazem trechos dentro da europa são mais confortáveis que esses que fazem 14h. Não recomendo a ninguém.

  • LucasGaspar

    Eu voei no novo 748i neste mesmo trajeto, confesso que foi o voo mais confortável que já tive. O atendimento a bordo é muito satisfatório, o voo sem grandes turbulências, e o tamanho da aeronave impressiona e passa confiança durante todo voo. Também daria uma nota baixa ao assento, talvez 7, também me senti desconfortável pelo curto espaço, apesar das poltronas serem novas. Ah e eu fiz uma foto igualzinha a essa sobre os Alpes. Lindo!

  • jorge moraes

    Achei a nota baixa para Lufthansa.

  • jorge moraes

    Deram uma necessaire da classe executiva pra quem viajava na econômica?

  • Andre Luiz Gomes Dantas

    Pegou a necessarie alheia e fotografou em cima da cama no hotel, hehehe

  • Márcio

    Concordo contigo Denise. Voei neste avião em setembro nos vôos LH501 e LH500 e achei os assentos muito apertados tanto em largura quanto em distância frontal e reclinavam pouco. A manta fornecida também deixa a desejar em tato e aspecto. Nas decolagens tanto do Rio quanto de Frankfurt o avião vibra muito parecendo que vai se desintegrar. Não gostei deste B747-8. Quanto aos demais serviços da Lufthansa nada a reclamar.

  • Ricardo Chaves

    Viajei mês passado nesse avião.
    Discordo do comentário sobre o assento, pois em comparação com outras linhas ou até mesmo com o Airbus 340 que faz o vôo para Munique o assento do 747-8 é muito bom, considerando o padrão de classe econômica

    • Márcio

      Até hoje só voei em classe econômica: (KLM B777-200, TAM B777-300, Ibéria Airbus 340-600). Esse B747-8 foi o pior de todos.

  • Lorena Leone

    A nota final dá 8,33 (75/9)

  • Vander Ferreira

    NOS ULTIMOS ANOS SEMPRE QUE POSSIVEL VIAJEI PELA LUFTHANSA, SERVE O QUE VENDE COM QUALIDADE E PRESTEZA. É UMA EMPRESA SERIA ONDE SEUS FUNCIONARIOS SEGUEM A RISCA UM RITUAL DA BOA VIAJEM MESMO NA CLASSE ECONOMICA. COMPARA-LA COM NOSSA TAM DOS DIAS DE HOJE CERTAMENTE ATE O COMANDANTE ROLIN RESSUCITARIA.

  • Margarete Trindade Hahn

    Em julho último fui para Roma via Frankfurt neste avião 747 embora ,ainda não tinha voado com ele para a Europa, mas já voei pela Lufthansa , indo de Munich para Atenas num menor, mas um ótimo voo também.Adoro viajar , e gosto muito desta empresa.O conforto quanto aos assentos é o mesmo em todas as companhias na classe econômica .Foi um excelente voo de ida e volta. A comida estava boa , dentro dos padrões. Um detalhe que achei interessante foi que os sanitários se mantiveram limpos toda a viagem, Nunca tinha visto e viajo bastante.O atendimento era cortês , embora a diferença de idioma, mas um Inglês resolve o problema.Mas no voo de volta, havia uma comissária que falava português, inclusive a elogiei , sendo que ela, dava todas as informações. Não houve quase turbulência.O entretenimento abordo tinha opções de filmes , músicas , revistas . E pode-se acompanhar no monitor a trajetória do voo.Na volta de Roma para Frankfurt , houve um atraso de de quase meia hora na decolagem e tivemos que correr muito, já que o aeroporto é enorme, para a conexão para o Brasil .O piloto se desculpou pelo incidente,.Foi um voo tranquilo e quase não deu para sentir o tempo.É uma empresa que gosto muito e recomendo.