Como é voar com a TAP saindo de Manaus

Redação 29 · janeiro · 2016

Hoje o Melhores Destinos publica a atualização de uma avaliação de companhia aérea muito conhecida de nós brasileiros, a TAP – principal companhia aérea de Portugal. Essa segunda avaliação é bem interessante, principalmente por se tratar de um voo partindo do norte do Brasil, onde há muitos leitores do Melhores Destinos.

A TAP iniciou suas operações em 1945 e atualmente voa para 81 destinos pelo mundo, divididos em 34 países. Sua frota é composta de 77 aeronaves e o hub é em Lisboa, cidade sede da companhia aérea.

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O leitor Yuri Torres viajou com sua mãe até Roma com a TAP e detalhou como foi voar, com todos os detalhes e fotos, claro. Caso você também já tenha viajado com a companhia portuguesa, deixe seus comentários ao final do post para ajudar outros viajantes.

Vejam todos os detalhes e saiba se vale a pena viajar para a Europa com a TAP.

Boa leitura!

Em julho de 2015 havia programado passar as minhas férias na Austrália. Como algo que começou como uma brincadeira, disse para minha mãe que a levaria a Roma antes de ir para a Oceania. Como marquei as passagens sete meses antes da viagem e com o dólar ainda abaixo de R$ 3, foi possível sair do tom de brincadeira e começamos a planejar a tão desejada viagem até a Europa, assim minha mãe finalmente conheceria Roma e o Vaticano, um dos sonhos da vida dela.

Nosso voo partiria de Manaus e minha preocupação é que minha mãe não fala inglês e estaria sozinha nos voo de volta, visto que eu seguiria viagem até a Austrália. Achei uma passagem R$ 300 mais barata pela Air China via Madri e Guarulhos, porém preferi pagar um pouco a mais e voar “direto” no único voo da TAP na região Norte do Brasil, visto que ela não enfrentaria problemas em se comunicar caso tivesse algum problema, além do trajeto ser mais rápido também. Direto entre aspas porque o voo é triangular vindo de Portugal, ou seja, Lisboa – Manaus – Belém – Lisboa.

Compra dos Tickets

As reservas foram feitas diretamente pelo site da companhia aérea. O site da TAP é bem completo e conta com o recurso de “múltiplos destinos”, bastante útil para os casos como o meu. Antes do embarque, precisei alterar as datas de um dos voos por mais de uma vez, e em todas elas sempre fui muito bem atendido pelo call-center da TAP. Eles também têm a conveniência de poder ligar via Skype, o que é ótimo para quando se esta no exterior sem celular com chip local.

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Check-in

O check-in e imigração ocorreram sem problemas e pudemos ver a nova área internacional do aeroporto de Manaus – Eduardo Gomes, que se resume a meia dúzia de fileiras de cadeiras e um balcão onde você pode achar uma lasanha individual congelada por meros R$ 20.

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Talvez se argumente que a reforma não tenha terminado ou que ainda estão fechando os contratos dos espaços. Fato que a reforma ampliou o acanhado terminal, mas ainda está longe de ser considerada boa.

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O embarque começou respeitando todas as prioridades como padrão, e ao entrar na aeronave, começou a confusão.

Como comentei no início, o voo era triangular, portanto, ainda ia para Belém antes de seguir a Lisboa. Somente quem tem Manaus como destino final desce da aeronave, quem vai até Belém permanece no avião e faz a imigração lá. Isso causa um conflito no mapa de assentos, ou seja, senta-se em qualquer lugar durante este trajeto de 1 hora e 45 minutos até Belém do Pará e lá, onde todos irão desembarcar da aeronave e ela será limpa, você ocupa o assento previamente marcado. A TAP poderia avisar isso aos passageiros durante a reserva, check-in ou embarque, mas não avisa.

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Os passageiros poderiam também ter um pouco mais de empatia com os demais passageiros, já cansados? Sim, mas não tiveram.

Infelizmente, nessa hora todo mundo tem direitos e a decolagem atrasou cerca de 40 minutos. Alguns comissários tentavam explicar e resolver a situação, enquanto uns dois esperavam que um milagre acalmasse os passageiros.

Entretenimento de bordo

A aeronave, um Airbus A330, tinha o interior reformado e entretenimento sob demanda, assentos confortáveis e bons espaço para as pernas, porém estava suja e com lixo do voo anterior, além de mantas jogadas entre as poltronas. No voo até Belém foi servido um sanduíche e uma pequena sobremesa, além de bebidas, ambos muito bons.

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Segundo embarque e voo

Em Belém, todos os passageiros saíram da aeronave, e quem embarcou em Manaus recebeu um cartão da TAP para o reembarque. A área internacional de Belém é minúscula e estava lotada, mas tinha algumas opções de alimentação e um pequeno Duty-Free.

Ao iniciar o embarque, primeiro entraram os passageiros provenientes de Manaus, e então os demais. O interior estava limpo e arrumado, pronto para a etapa de 7h até Lisboa. Após uma hora de decolagem foi servido o jantar com as opções de frango ou peixe, bebidas (incluindo vinho do Porto) e uma cesta com alguns lanches foi montada na traseira da aeronave.

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O voo foi tranquilo, pousamos em Lisboa no horário previsto, apesar do atraso na decolagem. Uma longa fila na imigração se formava: voos da TAP de várias partes do Brasil chegam ao início da manhã no aeroporto da Portela, assim como outros provenientes da África. Depois de 45 minutos de espera, passamos pela imigração e corremos para o nosso portão de embarque, onde embarcamos na remota para Roma, em um voo de 2 horas e meia. Vale ressaltar que agentes da TAP chamavam passageiros para furar a fila da imigração em caso de conexão iminente.

O voo até Roma foi tranquilo e ainda nos foi servido um café da manhã, novamente muito gostoso. Ao chegarmos a Fiumicino, me senti em Guarulhos antes da privatização: muita gente, pouco espaço, muito barulho e uma hora de espera pela bagagem. Não sei exatamente se a responsabilidade é da TAP, mas lembro de ter lido sobre o terminal onde ela opera ter sofrido um incêndio à época, então paciência.

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Conclusão

Tive uma experiência positiva com a TAP, apesar do percalço durante o embarque em Manaus. A aeronave era muito confortável e a conexão no aeroporto da Portela é rápida. A comida é servida em quantidades corretas e acompanhadas de talheres de metal, o que é sempre um ponto positivo ao fazer as refeições.

Já tinha ouvido falar que a tripulação da TAP é 8 ou 80 e felizmente eu e minha mãe sempre fomos tratados com educação. Sobre o problema com os assentos, é interessante selecioná-los ao fazer o check-in online, aberto 72 horas antes do voo e conferi-los ao despachar a bagagem no aeroporto.

Uma dica legal é que, se possível, faça um stopover em Lisboa para aqueles viajando a turismo: é gratuito, Portugal em geral é barato em comparação a outros países europeus e mesmo que você nunca tenha tido vontade de visitar Lisboa, te parecerá estranhamente familiar.

Publicado por

Redação

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  • pm

    de qualquer forma esse voo acabou!
    a TAP cancelou Manaus e deixou só Belém

    • José Wanderson

      A Azul vai reforçar o trecho Manaus – Belém para os passageiros poderem fazer a conexão com o vôo da TAP

      • vspara

        Por enquanto esse “reforço” está só no âmbito teórico.

        • José Carlos Ferreira

          Sim vai reforçar muito em Breve. So agora é que a TAP e a AZUL estão a organizar e integrar a malha aérea.

    • Caco Nogueira

      eu acho que nem compensava essa escala, como tem a azul no BRasil pra auxílio ficou melhor, o voo não era direto mesmo!

      • Luzia Barbosa

        O grande inconveniente pra mim foi a franquia d bagagem, sou de Boa Vista, e peguei esse voo Manaus-Lisboa-Manaus, e Boa Vista-Manaus-Boa Vista pela Azul, achei um exagero 22, por kg excesso de bagagem Manaus-Boa Vista..

        • Mateus

          Só comprar pela página da TAP o trecho Boa Vista-Lisboa que a Azul garante a franquia de bagagem em todo o trecho!

    • Alan

      Belém 1 x Manaus 0 =D

      • Roberson Lima

        Até aqui essa rixa idiota!

    • abs

      Pedro, how can I contact you?

      • pm

        do you have whatsapp?
        drop me a message +33618143737

  • Vitor

    pm, pode até não existir o voo, mas da pra ter noção de como seria um voo do Brasil para a Europa. Obrigado pelo relato, Yuri .

  • o problema de sair de manaus é que os funcionários daquele aeroporto têm uma noção completamente diferente de como o mundo funciona. me fizeram no scanner jogar fora um perfume de 30 ml porque disseram que não tinha rótulo. e disseram que mesmo na mala aquele perfume podia explodir o avião.

    • Caco Nogueira

      kkkkk

  • Cleusa Rabelo

    A equipe de comissários da TAP são otimos. Pessoal com muita educação. Fiz o trecho cnf-lis-opo. O problema são as cadeiras 3×3 que ficam no meio. Extremamente apertadas. O suporte das pernas é um ferro. Que dependendo quando tira o pé dele pode te furar ou machucar. melhor escolher as cadeiras do lado direito na config.2×2.

  • Mah

    Até hoje só voei com AA.
    Na opção de comida, sempre tem uma carne/frango e uma opção sem carne (massa).
    Reparei que esse era frango ou peixe.

    Alguém sabe me dizer a maioria das companhias oferece a opção sem carne sempre?
    É exceção oferecer somente carne?

    Seria bastante decisivo p mim na hora de comprar a passagem, já que sou vegetariana, e num voo longo eu seria obrigada a comer somente o que o avião oferece.(não dá p ficar mais de 7 horas na base da bolacha salgada e do amendoim né).

    • Hermes Hs

      VC tem a opção em qualquer cia ou na maioria de solicitar refeição especial. Em geral todas possuem cardápios vegetarianos, judaicos, muçulmanos etc… Sempre deve ser realizado com antecedência de no máximo 24 a 48 horas dependendo da cia (pode ser mais ou menos… cada cia tem seu prazo). No caso da AA a solicitação deve ser realizada na central de relacionamento, muitas aceitam a alteração via internet acessando sua reserva.

      • Mah

        É que na AA nem precisa pedir rsrs
        Mas entendi. Num voo com outra companhia, não vou deixar a sorte me surpreender e vou solicitar a refeição especial.

        Obrigada!

        • Jonatas Elias

          A única desvantagem da especial é que você recebe primeiro que todo mundo, por conseguinte acaba primeiro, daí tem que esperar o pessoal acabar para jogar o lixo e “reclinar” a poltrona.

    • Fabio

      Na grande maioria das cias existe a opção de pedir refeições especiais no momento da compra da passagem.

  • Luis

    O serviço da TAP é totalmente no padrão normal,nada pode te surpreender ou agradar.

  • Alejandro Murillo

    Eu acabei de cor o trecho Rec Lis Vie e realmente me surpreendeu Positivamente a TAP
    Os comissários de bordo muito educados y prestativos.
    Minha conexão em Lisboa foi de 5 horas e me deu tempo de ir no Rossio comer uns bolinhos de Bacalhau e uns pasteis de Belem

  • RABUGENTO SFQNS

    Cheguei no voo TP73, LIS/GIG nesta quarta feira (27/01/2016)pela manhã. Nunca passei tão mal em um voo com a comida estragada. Se eu não tivesse percebido muito provavelmente estaria internado até agora. O voo em si não foi ruim mas as “meninas” não dão a mínima para as condições dos passageiros que são tratados como carga… A AZUL precisa assumir de imediato. Saudade da VARIG. TAP superou IBERIA na má qualidade dos serviços. É isso que acontece quando não há concorrência. As características do avião não são aquelas que aparecem no Seatguru. Parece que tem ódio dos brasileiros. Afinal eles se acham “primeiro mundo” apesar de estarem bem lá no fundo do poço. Nada, nada mesmo funciona sem uma “propininha”. Dizem que não querem mas vão levando sem discrição e embolsando.
    Sei que fui burro em comprar TAP mas era o voo que tinha direto. Em 2009 tive problemas semelhantes mas pioraram demais. Estão naquela > Dane-se o passageiro. Como 80% era de portugueses. todos se calaram. Parece-me que ainda estão no período Salazar. Quem falasse algo reclamando era “sumido” rapidamente.

  • Rafaela Nogueira

    Relato muito legal e informativo!!!
    Só ressaltando que o voo agora é Lisboa/Belem/Lisboa! =)

  • Jacqueline

    Sempre vou de Tap a partir de Porto Alegre. Só uma vez fiz Lisboa-Natal e foi horrível. Nos colocaram no fundo do avião com um barulhão às nossas costas. Faltou o prato escolhido e tive que comer um negócio que não queria. O sol varava o avião. Impossível descansar ou dormir. E Natal é um aeroporto ruim para entrar. Nem o papel higiênico dos banheiros era tirado, fazendo montanhas. Todos em fila para revistarem as malas. Quando quiseram empurrar esses voos de volta pingadinhos,de outra vez que o voo de Paris atrasou e perdemos a conexão, recusei. Fiquei em Lisboa até surgir vaga para Porto Alegre.

  • Marcus Bomfim

    Voei Rio-Lisboa e Lisboa-Rio semana passada e não tinha opção de refeição. Ambas foram carne.

  • Luciano

    Voei Brasília -Lisboa- Lyon nesta segunda feira e achei o voo muito bom. Aeronave com aparência de nova, bom espaço entre os assentos e a tripulação bem educada, o que me surpreendeu já que ouvi vários relatos negativos sobre o comportamento dos comissários. Agora o pessoal de terra é péssimo! Em Lisboa então nem se fala, um verdadeiro caos! Uma fila descomunal na imigração e os funcionários da companhia todos perdidos. Uma desorganização total e quando veem que são brasileiros o tratamento é pior! Fiz a escolha porque queria sair direto de Brasília, mas depois dessa experiência ou voarei de Air France ou vou passar por São Paulo mesmo.

  • Ramon Torres

    Viajei com a TAP,em Setembro passado, devo dizer que NÃO foi uma boa experiência! Meu trecho foi do Rio a Paris // Amsterdãn/ Lisboa /Rio. Logo de cara me surpreendeu o atendimento no balcão de check-in no Rio, pois a demora foi incrivelmente grande, no avião a falta de cordialidade da tripulação chamava atenção de todos, apesar de falarmos o mesmo idioma, a grosseria foi muito grande durante toda a noite! Em Lisboa, por nossa conta tinha que fazer a migração e procurar o portão para conexão, uma vez descoberto, mudaram o portão duas vezes, apesar de serem próximos os portões, já estava muito cansado, rodando e procurando sem que alguém dissesse efetivamente qual seria o portão. A chegada em Orly, foi tranquila e as malas não demoraram para sair!
    Segui de trem para Amsterdã e recomendo o uso de trens na Europa, não foi a primeira vez que usei tal serviço, e como antes foi perfeito, pontualidade, serviço de bordo, internet, revistas, etc, muito diferente do serviço oferecido pela TAP!
    Nos trechos internos, dentro da Europa, apesar de ser A330, as poltronas eram apertadas e o joelho bate na poltrona da frente.
    Depois de alguns dias em Lisboa, deu-se a volta ao Brasil, o problema começa no check-in, aliás que check-in??? Os totens espalhados pelo saguão são uma verdadeira LOUCURA…imaginem pessoas de todas as idades, perdidíssimas, sem ter a menor ideia de como usar aquela máquina, mas atenção você só toma conhecimento que o check-in é feito nos terminais, quando você já está em uma fila QUILOMÉTRICA, que a TAP, tem voos saindo para TODAS as partes do mundo ao mesmo tempo, pois bem, tem voos para Brasilia, Rio, São Paulo, NAtal, Belem, além de Funchal, Paris, Amsterdãn, Roma, Londres, e o resto do mundo, imaginem o que é correr literalmente de um lado à outro para encontrar o portão…o sentimento ao despachar malas é “Boa Sorte”, talvez nos encontremos novamente no destino, à bordo o que mais me chamou atenção foi o total descaso da tripulação com arrumação da cabine, os banheiros estavam assustadoramente sujos, não tinha papel toalha, sabonete, papel higiênico, ao questionar um comissário o mesmo me disse que se eu estava incomodado, eram os próprios passageiros que tinham desarrumado e não seria ele que ia arrumar, deu-me um pacote de papel para eu deixar no banheiro…grosseiro nãããããããão não é…já no Brasil…horas esperando as malas…depois de muuuuuito esperar (isso não é problema da TAP), recebi três das cinco malas com defeito…duas estavam literalmente quebradas…ao contactar o setor prontamente abriram uma ocorrência e passados alguns dias retiraram as malas para consertar, e pasmem, não me deram malas novas, foram consertadas, dizendo que como a mala é de fibra de vidro, poderiam, e foram, consertadas.
    Minha experiência com a TAP foi ruim, serviço de bordo: fraco, cordialidade:zero, limpeza: zero, zero, organização em aeroportos: check-in zero, informações:zero
    Definitivamente, não recomendo! Pode ser o barato que sai caro!
    Boa Sorte!!!
    Ramon Torres

  • Mateus

    Pelo relato do rapaz deu pra ter uma rápida noção do porquê a escala em Manaus ter sido cancelada: muitos contratempos e problemas que não valiam a pena.
    Todavia, será que alguém tem uma informação mais precisa sobre isso?
    Porém, fiquei com uma dúvida:
    Uma imagem mostra um bom espaço entre as pernas e a poltrona à frente, no entanto, o Yuri podia nos dizer se era ele naquela imagem e qual sua altura para termos a noção melhor desse espaço.
    No resto, um bom relato. Penso em fazer esse voo ano que vem, se o euro amansar um pouco mais…

    • Yuri Torres

      Olá, tenho 1,70 de altura 🙂

      Acredito que o trecho em Manaus foi cancelado devido ao fato de ser triangular, ocupando muito mais tempo da aeronave e sem vender assentos no trecho Manaus-Belém devido nossa legislação, além do fato de a empresa ter uma frota limitada e querer se desfazer de aeronaves mais antigas. Existem alguns rumores sobre a TAP alternar a rota para Manaus no segundo semestre, mas particularmente não acredito nisso.

      • Mateus

        Obrigado Yuri!
        Mais ou menos na média de altura da população brasileira…
        Minha mãe fez esse voo ano passado e ela falou que o avião veio com bastante gente (não lotado) e desceu pouca gente em Manaus. O resto, estimo 90% dos passageiros que estavam na aeronave, desceram em Belém!
        Nesse caso, a escala em Manaus não estava compensando!!!

    • Alan

      Também andei sondando e vi que quem alimenta mesmo esse voo são os paraenses que buscam Portugal em si. Não é para menos: Belém tem um número incrível de milionários (que também sustentam voos diretos para Miami e Caribe), a cultura e até mesmo o sotaque são os mais lusitanos do Brasil. O Norte é a região brasileira mais próxima dos EUA e da China (via Canal do Panamá). Essa proximidade é um verdadeiro tesouro a explorarmos.

  • Valdir Campos

    A tap é uma experiência,pode ser que apartar de agora com azul no comando ela vá ficar ruim, é uma empresa muito honesta com a clareza de suas tarifas e multas .bem diferente da pilantra azul

  • José Carlos Ferreira

    Já usei varias companhias entre a Europa e o Brasil (Iberia, KLM, Air France, Lh, TAM..) e realmente a TAP é a que apresenta GLOBALMENTE o melhor serviço. Aeronaves confortáveis, excelente serviço de manutenção (segurança é essencial) refeições aceitáveis, as melhores ligações e horários entre várias cidades Brasileira e a Europa …via Lisboa. o HUB TAP em Lisboa ou Porto são muito bons, organizados e caso o destino não seja Portugal o transfer é muito rápido e organizado. É verdade que o pessoal de bordo é 8 ou 80….mas em geral são educados. A relação qualidade preço é muito superior a todas as concorrentes que vão para a Europa. Agora associada á Azul, espera-se que os padrões de qualidade subam e o serviço no Brasil seja ainda mais competitivo. TAP Portugal é uma excelente opção. 🙂

    • R.F.

      Você teve sorte, porque eu já voei na TAP e em todas as outras que você citou, e pra mim, a TAP só ganha da Iberia. Tirando as refeições a bordo, o resto pra mim foi ruim ou péssimo. Para mim, Lufthansa, Air France, KLM e a Tam (se for para voar no A350) são bem melhores do que a TAP.

  • Caco Nogueira

    o mesmo avião que usam para rotas no Brasil, usam para África e EUA.

  • Pedro Arthur Monteiro

    Olá, muito bom seu relato, fiumicino tem essa característica, viajei na semana do incêndio, fiz galeao-Frankfurt-Roma e tive o vôo cancelado devido ao incêndio, após nove horas de espera e mais o vôo essa eternidade pela bagagem!

  • Eu peguei em 2015 um vôo internacional da copa desde Manaus. Francamente o aeroporto está muito bacana é bem estruturado. O único contra, como você falou é o setor de alimentação. Não tem comida.

  • E precisa ser milionário para ir a Portugal?

  • RABUGENTO SFQNS

    Saí da UT! !!! Foram 8 dias que passei internado por conta, inicialmente, da alimentação a bordo do Voo TP73 do dia 26 de janeiro LIS/GIG que me causou uma bronco pneumonia.

    Se alguém do MD quiser mais detalhes do que aconteceu, poderei, daqui alguns dias, entrar em contato via um Oi Fixo ou Móvel.

    Podem, se quiserem, enviar um SMS para o meu 19 988 015 435, informando melhor horário do dia para contato.

    Acredito que até o final da semana terei condições de relatar melhor os acontecimento