Como é voar com a American Airlines

Marcel Bruzadin 10 · setembro · 2015

Hoje selecionamos uma avaliação de voo extremamente recente para apresentar à vocês, feita pelo leitor José Otávio Martins, que voou com a American Airlines do Rio de Janeiro até Nova York na semana passada. Escolhemos publicar essa avaliação hoje justamente por conta das inúmeras passagens aéreas compradas com a companhia na promoção que o Melhores Destinos divulgou no dia 20/08, com tarifas muito baratas para diversos destinos pelo mundo, incluindo os Estados Unidos, claro.

como-e-voar-american-airlines-report

Por se tratar de uma avaliação recente, com certeza esta será uma boa referência para aqueles que estão de viagem marcada para os Estados Unidos com a companhia americana.

Confira o relato na íntegra e veja como estão os serviços da AA para os voos partindo do Brasil até a América do Norte.

Boa leitura!

Introdução

No meio do ano comecei a programar uma viagem para incrível cidade de Nova York nos Estados Unidos e estava procurando passagens para a data do feriado de 7 de setembro. Depois de consultar o Melhores Destinos e os sites das companhias aéreas, encontrei uma opção num preço bom com a American Airlines. Em um primeiro momento hesitei em comprar. Como leitor do MD, leio diversos relatos pavorosos da AA e a vejo no fundo do ranking das companhias aéreas, no entanto topei o desafio e comprei por conta do baixo preço.

Até então, achei que voaria nas aeronaves sucateadas das quais li na internet, mas logo depois descobri que a American Airlines trocaria o equipamento que faz a rota Rio de Janeiro (GIG) – Nova York (JFK) por um Boeing 777-200. Vi também que na rota de volta, com escala em Miami, também era operada com 777-200, logo pensei: “não pode ser tão ruim assim”.

E assim lá fui eu!

Voos (classe econômica):

  • Rio e Janeiro (GIG) X Nova York (JFK) – AA 974
  • Data: 03/09 – 21h00
  • Nova York LGA X Miami – AA 1103
  • Data: 08/09 – 9h59
  • Miami X Rio de Janeiro – AA 905
  • Data: 08/09 – 23h59

Compra  (Nota: 10)

A compra dos bilhetes foram realizadas pelo site da AA, que é muito fácil e intuitivo, me filiei ao AAdvantage para somar as milhas e emiti o bilhete. No site e pelo app mobile da AA você pode trocar os assentos do voo a qualquer momento, o que foi vantajoso para mim pois não estava viajando sozinho e consegui lugares juntos.

como-e-voar-american-airlines-website

Dica: Fique de olho nos assentos caso não consiga bons lugares logo na compra. 

Check-in e embarque (Nota: 6)

Cheguei ao Aeroporto do Rio de Janeiro (Galeão) na noite da minha viagem, caminhei pelo terminal todo e fui vendo as filas de check-in dos outros voos: todas vazias ou pequenas. Quando finalmente cheguei ao check-in da American Airlines me deparei com uma fila gigantesca.

Não consegui fazer o check-in online por um erro no preenchimento das informações dos passageiros na hora da compra, então não tive opção e enfrentei a fila.

Os bilhetes inicialmente são emitidos em máquinas de auto-atendimento e em seguida você entra na fila para despachar as malas. Depois da espera fomos atendido por um funcionário muito simpático da AA, o que me surpreendeu pois ao ler as avaliações parecia que eu me depararia com ogros.

Bagagens despachadas, seguimos para o portão de embarque.

O embarque foi bem tumultuado, não havia uma fila bem formada e o embarque dos grupos 1, 2 e 3 aconteceu tudo junto, foi uma bagunça! Porém o voo saiu pontualmente às 21 horas, o que também me surpreendeu.

como-e-voar-american-airlines-embarque2

No voo de volta até Miami, o check-in – realizado no Aeroporto La Guardia – também foi em terminais de auto-atendimento, porém, sem nenhuma fila.

O embarque de volta de Miami para o Brasil foi bem mais organizado, um grupo de cada vez e com fila organizada.

Aeronave (Nota: 9)

Adentramos no novo 777-200, e quando digo “novo” é novo mesmo, o avião estava impecável! Havia a classe executiva “espinha de peixe”, e o restante do  avião era dividido em duas partes, na configuração 3-3-3 (na qual fiquei) e outra 3-4-3.

como-e-voar-american-airlines-aeronave-interior

Os assentos são confortáveis, reclinam bem e têm encosto para cabeça articulado. As televisões individuais são touch screen e muito boas. Importante ressaltar que havia tomada individual em todos os assentos.

Um detalhe que me incomodou, mas não sei se foi só comigo: não havia suporte para os pés em baixo do banco a sua frente, então seus pés ficam soltos, sem apoio.

como-e-voar-american-airlines-poltronas

O avião de volta também foi um 777-200, porém, muito mais vazio. Tão vazio que consegui uma fileira de 4 só pra mim e consegui viajar deitado. Quase uma classe executiva né?

Serviço (Nota: 9)

Depois de acomodado, pensei que logo deveriam vir os comissários mal-educados e grossos. Queimei minha língua. A tripulação era toda muito simpática, amigável e atenciosa. Composta por americanos e brasileiros, incluindo falantes de espanhol. Foram distribuídos os fones de ouvido (que depois foram recolhidos) e iniciaram os serviços de jantar.

A gentileza da tripulação me impressionou tanto que gostaria de destacar um ocorrido. Durante o voo eu me senti muito mal, tive enjoo e não conseguia dormir direito depois de comer o jantar. No momento que um dos comissários percebeu meu mal estar, ele e mais outra comissária passaram o voo quase todo me dando algum tipo de assistência, perguntando se eu estava bem, se precisava de algo e até mesmo foram à classe executiva ver se havia assentos livres para que eu pudesse repousar melhor. Sim, isso aconteceu, mas infelizmente não tinha assentos disponíveis. Enfim, fui muito bem atendido, superou muito minhas expectativas.

No voo da volta havia um comissário, mais velho, muito grosso com os passageiros, ainda mais os que não falavam inglês. Ele não me atendeu, mas a grosseria era percebida de longe. O restante da tripulação era excelente.

Refeições (Nota: 8 – mesmo eu passando mal)

Como mencionei acima, eu passei mal no voo de ida depois de comer o jantar. Não vou jogar pedras na AA, até porque acho que fui o único do avião que me senti mal depois de comer, mas acredito que possa ter sido algum molho ou tempero que não me caiu bem.

De qualquer forma foram oferecidas duas opções: frango e massa. Escolhi frango na ida e por precaução escolhi massa na volta.

como-e-voar-american-airlines-almoco

Todas as refeições são servidas com salada, sobremesa, um pão ou biscoito salgado, uma garrafa d’água e bebida entre sucos, refrigerantes, vinhos, cervejas e etc.

No fundo do avião fica disponível mais garrafas d’água, além de biscoitos doces e salgados durante todo o voo.

O café da manhã é composto por frutas, biscoitos doces e salgados, que podem ser consumidos com água, café, chá, chocolate quente, sucos e etc.

Entretenimento (Nota: 10)

Gostei muito do entretenimento da American Airlines. Havia uma diversidade grande de filmes, alguns que mal haviam estreado no Brasil, séries de TV, jogos e até alguns canais americanos ao vivo. Todos com opções de áudio em vários idiomas, incluindo português. 

como-e-voar-american-airlines-monitor

Incidentes

Tirando o meu mal estar, que foi resolvido com o apoio da equipe da AA e dois saches de sal de fruta, tudo ocorreu perfeitamente. Sem atrasos, sem cancelamentos, tudo OK.

Conclusão

Foi uma surpresa muito positiva voar com a American Airlines. Nunca tinha voado e gostei bastante. Além de oferecer voos non-stop saindo das principais capitais brasileiras para os destinos norte-americanos, é uma companhia que vem mostrando uma boa postura. Percebi funcionários bem treinados e de uma forma geral, sem atraso nos voos e aeronaves muito boas. Já voei com diversas companhias europeias e americanas, portanto, posso dizer que tive uma ótima experiência com a AA.

Ainda há muito que melhorar, pois sei que os voos que não saem do Rio de Janeiro ou São Paulo não são operados em aviões novos, mas acredito que a companhia está no caminho certo.

Publicado por

Marcel Bruzadin

Marcel

  • José Maria

    Veio em ótima hora. Obrigado e parabéns pelo relato!!!

  • Darlei Paulus

    Seria minha Cia aérea preferida para ir aos EUA, pois utilizo o aeroporto de Porto Alegre. Mas como a aeronave que destinaram para esta rota é um verdadeiro LIXO, com diversos incidentes e panes, inclusive em um voo que eu estava presente, não arrisco mais. Uma pena!!!!!

  • Mah

    Alguém tem informações sobre o Voo AA 998, operado com um 767-300, saindo de VCP?

    • Fábio Silva

      Mah, fiz a rota SP – NY com a aeronave desta matéria e foi top!
      Já na volta, fiz MIA – VCP, bem, sem entretenimento individual, velho.
      Mas chegamos bem rss
      Quem puder, ir por GRU e ir de avião novo é mais negócio.

      • Mah

        Eu estava simulando GRU no bug, mas não gerava aquele valor bacana no final rsrs
        Pra mim é só desvantagem sair de Campinas, principalmente porque tem menos opção de ida/volta da minha cidade e também sai mais caro.
        Mas foi o único que deu o valor do bug.

        Olha, não sendo pior do que o avião que faz cwb-poa-mia, eu sobrevivo rsrsrs
        Dormindo, de preferência (e medicada)

        • Rilton Brum

          É o mesmo avião… ou pelo menos era.

          • Mah

            É o mesmo avião que faz cwb-poa-mia? (o que faz vcp-mia)
            tv de 14 polegadas no corredor a cada 10 assentos? haha
            xessus.

          • Eyjafjallajökull

            rsrs
            Me lembrou aqueles ônibus velhos
            :'(

          • FabioPalmeiras

            Mesmo modelo… não mesmo avião.

        • Elvis

          Tambem comprei VCP-MIA-JFK no bug. Entao e ruim esse voo? Minha vollta e MIA-GRU

        • FabioPalmeiras

          Fique tranquila. Conforto é uma coisa, segurança é outra. Tenho passagem comprada para MIA, no 763 de CPS. Dois amigos nossos foram recentemente. Tudo perfeito. Costumo sempre sair de GRU e voar de Delta. Desta vez peguei um preço imbatível (600 reais) e não deu pra perder. Cheguei a ligar na AA e mandar e-mail para os EUA, pois descobri que nao tinha LCD individual. O problema é todo estético, pois a idade dos aviões não varia muito. Por exemplo, ao entrar na aeronave, vc verá uma classe executiva toda reformada. Se o avião estivesse todo repaginado, vc nem acharia velho… é tudo uma questão de padrão interno de poltronas/TV, LCD, etc… Vc escuta falar sobre acidentes com AA ou com Delta (ou mesmo United)? Eu também NÃO. Já incidentes acontecem com todas. Bom vôo.

          • Mah

            Pois é, pesquisei muito (como é uma rota nova, é difícil achar referências), e vi que se trata de um 767-300 Retrofit.
            Mas só a executiva parece ter sido reformada.
            Não encontrei nenhuma informação sobre a econômica, então deve ser a antiga. (o de cwb-poa-mia me deixou traumatizada pela sujeira).

            Eu até não ligo tanto pra conforto, eu durmo bem.
            Mas meu marido…
            E se o marido não está feliz, a esposa não dorme feliz rsrs

            Quanto a segurança, nem piro.
            Sou bem tranquila em relação a isso, e até gosto de uma turbulênciazinha pra animar o vôo rsrs

          • Elvis

            Oi Mah. Pra minha sorte vi que o voo de Viracopos nao opera mais e eles trocarom pra mim no de Gru en 77w 🙂 eu tambem tinha escolhido no bug pelo preço e agora tenho essa otima noticia 🙂 ja trocou o seu?

          • Julio Dambrowski

            Acidentes acontecem sim com a American, mais que com as outras, além de incidentes. Dá um google…

          • FabioPalmeiras

            Então vamos dar um Google. O indice de acidentes das grandes americanas é baixíssimo. O da American é de 0,59 (por milhão de decolagens). O da Delta é metade disso (0,30 – muito menor…e portanto melhor). Ambas estão muito abaixo de grandes Cias europeias (Air France 1,19, KLM 1,25, TAP 1,18). A JAL (japonesa) tem indice de 2,25, a Air Canadá 0,63. Nos EUA segurança é coisa séria, pois eles tem uma coisa que quem viaja bastante pra lá já deve ter percebido, em todo lugar: procedimento. Lá não tem jeitinho… ou é ou não é… ou pode ou não pode.

          • Nina Machado

            Fábio , desculpe te contestar: A TAP teve um único acidente na sua longa história ( Ilha da Madeira 1977, quando um 727 varou a pista e caiu no mar)
            A TAP tem um excelente histórico de segurança em seus 75 anos de existência
            Então , como foi encontrado esse índice ? Veja airsafe.com

  • Rafael Gomes

    Com o Brasil sendo rebaixado, nossas comprinhas no eua vai se afundando :/

  • Daniel Hing

    Em 2015 viajei duas vezes pela AA, e só tive um avião novo como esse na ida, trecho Rio-Miami. Na volta, saindo do JFK, peguei um dos aviões mais velhos que deveriam existir, desconfortável, com apenas uma opção de entretenimento (era um canal que passava na TV coletiva, pois não havia monitor individual) e o banco praticamente não reclinava. Um terror. Pretendo voltar, mas dificilmente será de AA.

  • Laili Flórez

    Quando diz no bilhete 777 é essa 777-200 ou outra?

    • Rafael Gomes

      Existe 777-200 e 777-300

    • Cleiton dos Santos

      777 = 777-200
      77w = 777-300ER

    • Ivan

      Eu vou de 777 e volto de 772…qual a diferença?

  • Henry

    Em 1/agosto viemos de JFK num voo pela AA, em classe executiva…
    O kit de amenities, foi um dos piores que eu já vi numa executiva… era composto pelo protetor de olhos e uma meia…apenas isto…
    A comida servida foi abaixo da crítica…éramos 5 pessoas, e tivemos a oportunidade de experimentar as 3 opções de prato principal e nenhuma delas estava, ao menos aceitável… até a pasta estava ruim…
    Já voei outras vezes pela AA em econômica e comida bem razoável, mas desta vez muito ruim mesmo..
    O entretenimento era bem razoável.. nos forneceram um tablet… tinha boas opções de filmes em português, jogos, etc.. o fone era excelente… se não me engano da marca Bose…
    O atendimento da comissária era muito bom… educada… sempre com um sorriso.. e com a maior boa vontade de atender…
    O assento era muito, mas muito bom mesmo.. totalmente reclinado…. tenho 1.82 metros, dormir confortavelmente…
    Enfim… apesar da refeição estar péssima neste dia e do kit de amenities ser ridículo, vou pensar que isto foi algo circunstancial… e que não deve ocorrer novamente…
    Voaria tranquilamente na executiva com eles…

  • Cleiton dos Santos

    Ano que vem farei GRU-LAX num 787 Dreamliner, e volto DFW-GRU num 777-300ER. Espero que a AA não mude as aeronaves na data.

    • Rodrigo Guedes Pereira

      Não sabia que já tinha 787 operando no RJ. Coloquei em um dos meu objetivos de vida voar em um 787 e em um A380. rsrs

  • Daniel

    Eu voei algumas vezes com a AA para NY e MIA em 2013 e 2014 e odiei. Odiei mesmo. Aquela porcaria de tela de TFT de sei lá … 4 polegadas com videos que não eram plenamente “On demand” porque os filmes começavam a cada 15 ou 20 minutos era simplesmente nojento. Os assentos eram péssimos e a única coisa que eu verdadeiramente gostava era a configuração 2-5-2, porque eu sempre viajo sozinho ou com no máximo 1 acompanhante, então isso dava mais privacidade. Sempre que eu podia evitar a AA eu o fazia. Porém em Junho deste ano precisei ir para NY e eu não consegui uma passagem a preço razoável com a TAM ou qualquer outra cia então tive de engolir a AA.
    Para a minha surpresa peguei uma dessas aeronaves novas com tudo isso que foi relatado neste review, e posso dizer por experiência própria que a experiência de vôo mudou muito, e para melhor. O serviço continua mais ou menos, porém não deixa de ser igual a qualquer outra cia americana, porém a melhoria no layout da aeronave e o novo sistema de entretenimento me fizeram rever meus conceitos sobre a AA. Eu continuo achando que poderia ser melhor, porém entre TAM e AA para ir para os EUA, eu fico com a AA – só viajo em empresas associadas à One World.
    Em Outubro precisarei ir à Toquio e vou com a AA, e terei a oportunidade de testar essa executiva no 777 e também no 787 (volto por ORD só por isso), e se eu tiver a oportunidade, divido com vocês o review dessa viagem.

  • Lidiane Valente

    Que bacana que sua experiência foi boa…
    Fui de BSB a MCO em abril/2015 e o avião era um “pau de arara”!!!
    Comprei novamente no bug de agosto hihihi!!!

  • Diego

    Poderia ter pontuado no TAM Fidelidade.
    A maioria das tarifas de econômica – mesmo as promocionais – pontuam 5.000 pontos por trecho, ou seja, 10.000 pela ida-e-volta.

  • sigma7777777

    Achei bem parecido com a Delta, mas acho que esse sistema de entretenimento é mais atual, pois não lembro dessa tomada.

  • lais

    bsb x mia com a AA é igualzinho…. #soquenunca!

  • Hugo Leonardo

    bom ler isso, pra me deixar mais tranquilo, nunca voei pela AA (e até hoje só voei de gol, as poucas vezes que voei), e em fevereiro vou viajar por 28h pela AA (bsb – lax – mia – bsb) e espero que seja uma boa experiencia.

    • Mikael Kenan

      Meus pêsames pra você, pois os piores voos da AA são os saídos de BSB porque são operados pelos velhos e arcaicos 757.

    • Wanderson P

      Hugo, como foi esse voo pela AA 757 saindo de BSB – MIA?

  • Numismata Jaime

    “Promoção”? Desse jeito, a página perde credibilidade, distorcendo a verdade…

    • gilberto

      Sendo assim vc não deveria mais ler a mesma , e muito menos fazer esse teus comentariozinhos dor de cotovelo a nível de jardim de infância !

      • Numismata Jaime

        Gilbertão, não esquece de levar bastante mortadela na sua viagem comprada pelo bug, o USD já está mais de 4 reais! kkk

        • Ou vocês param de brigar, ou vou contar tudo pra Professora Helena.
          A Maria Joaquina não esta nem preocupada com a alta do dólar, mas o Cirilo sim, coitado, corre o risco de perder o emprego na empresa multinacional que resolveu investir no Brasil.

          • Numismata Jaime

            Verdade, o pai da Maria Joaquina é comissionado do pt! kkk

          • gilberto

            Esse numismata deve estar me bancando, pois está preocupado com o dólar no meu lugar he he, e sanduíche de mortadela num pão francês bem quentinho é muito bom, mas pelo estilo do homem já da para notar que o inocente não sabe de nada , até o PT já colocou no meio !

        • gilberto

          Meu caro, não se preocupe comigo, pois tenho o PP e dai vou poder comer bastante até lá , he he, e quanto ao valor do dólar não tem problema ficarei numa barraca na areia em waikiki, he he !

  • Danilo Fernando

    Muito bom o relato, muita gente aproveitou a promoção!

    Uma dica, quem quiser ver as configurações da aeronave, basta acessar o http://www.seatguru.com, informar cia, nr vôo e data para enxergar os assentos e outras recomendações retiradas do tripadvisor.

  • Lulu Martins

    A minha ida é 777 e a volta 772, alguem conhece essa ultima? É inferior/superior ao 777?

    • DIEGO

      772 = 777-200ER

    • Marcelo

      A American Airlines possuem duas versões do 777-200. 772 se refere a um 777-200 assim como o 777 (que é o 777-200). A primeira versão é antiga e possui configuração de assentos 2-5-2. A segunda é a versão desse relato. Pelo visto você irá voar com as duas versões. O melhor e mais moderno 777 da American Airlines é o 777-300ER (77W).

      • Lulu Martins

        Entendido.. obrigadinha!

  • Silvio Carneiro

    O aparelho é bem melhor que 767-300 ER. Verdadeiro ônibus aéreo. Fui na econômica e voltei na executiva. A sala VIP do JFK foi uma das piores que usei até hoje. A econômica não tinha entretenimento individual e era apertada. A executiva não era tão confortável em relação às que já usei em uma viagem longa. Pelo menos o serviço de bordo foi impecável, o que me surpreendeu pela fama deles. Ainda bem que eles fizeram upgrade no aparelho. Vou considerar viajar de novo com eles, apesar dos percalços.

  • Roger

    Muito bom o seu relato. Eu voei com a família pela AA em julho/2015, saindo de Guarulhos até Miami, com um avião semelhante ao relato. Muito bom. De lá (Miami) fui para Los Angeles com um 767 da AA (tb muito bom, apenas com a ressalva de que não tinha tela individual, mas de resto tudo ótimo). Na volta, vim de São Francisco para Miami com um 737 da AA (aí sim tinha telinha individual e tudo muito novo). E, por fim de Miami até Curitiba com outro 767 (este um pouco mais velho), mas não posso reclamar, pois o atendimento foi nota 10. Parabéns à American Airlines, pois está melhorando a cada dia e deixando a má fama para trás.

  • R.F.

    Terça que vem viajo com eles de Guarulhos para Nova York, que é operado por um 777-300ER, mas na volta venho pelo Rio, e achava que ainda eram aqueles aviões velhos. Mas com esse relato, já vou viajar tranquilo.

  • André Luis

    Uma pergunta aos experientes: (bagagens em trânsito com a American Airlines). 1- Farei um voo para europa com escala em Miami (como funciona a questão com as bagagens?); 2- O retorno será de Paris com escala no JFK, porém essa perna será feita pela parceira British e de JFK para o Brasil com a AA. A escala da volta será de 2h30, será que dará tempo? Como funciona o tratamento de bagagens neste caso?

    • R.F.

      Na ida você terá que pegar as malas em Miami e na volta no JFK, para passar pela alfândega, e depois despachá-las de novo. Quanto ao tempo de 2h30, isso vai depender do movimento de passageiros na hora que seu voo chegar lá, se tiver muito movimento, acho que o tempo vai ser curto, mas creio que você consiga, e lembrando que você terá que despachar novamente as malas lá.

    • Leandro Ferreira

      Amigo, 2:30 dá q sobra. Vim de Paris a Guarulhos via Zurique pela Swiss e a conexão era de apenas 45 minutos. Ocorreu tudo tranqüilo. Tudo no tempo, sem pressa. Padrão suíço.

      • jorge moraes

        Não é voei pra Guarulhos O certo é São Paulo (GRU).

    • Leandro Ferreira

      Amigo, 2:30 dá q sobra. Vim de Paris a Guarulhos via Zurique pela Swiss e a conexão era de apenas 45 minutos. Ocorreu tudo tranqüilo. Tudo no tempo, sem pressa. Padrão suíço.

    • Lidiane Valente

      Em Mia vc terá que pegar sua bagagem, logo após ter passado pela imigração, que é obrigatória. na volta o processo é o mesmo.

      • FabioPalmeiras

        sei nao… só se o destino final for em outra cidade nos eua.

    • Amanda Toiansk

      Existem controvérsias sobre isso de pegar as malas. Como você tem uma conexão internacional não precisa pegar as malas, somente passar pela imigração. Teria que pegar malas se o vôo continuasse para outro destino dentro dos EUA.

    • Amanda Toiansk

      Como você tem uma conexão internacional não precisa pegar as malas, somente passar pela imigração. Teria que pegar malas se o vôo continuasse para outro destino dentro dos EUA.

    • Ricardo

      Oi André. Acabei de fazer uma viagem parecida, com a Delta. Ao contrário do comentado por aqui, as suas malas vão direto do Brasil para a Europa, não precisa despachar nada de novo, nem em Miami, nem em NY, mesmo que seu vôo seja parte operado pela British.
      Você só teria que passar pela alfândega e despachar as malas novamente se o seu destino for outra cidade americana, ou se seu vôo tiver mais de uma escala nos EUA.

    • Thiago Monteiro

      Gente, isso não é bem assim e depende de como foi comprado o bilhete. Se ele comprou separado ou o destino final não era europa e passou por Miami por escolha. Quando a companhia sugere a parada via Miami, você não precisa fazer nada e a própria companhia tem que se responsabilizar em caso de perda de bagagens ou do vôo e te realocar.

      Se quem montou a conexão foi você, ou quem escolheu cada vôo foi você, vai ter sim que pegar a babagem e a necessidade de fazer um novo check in pode acontecer. Em ambos os casos o tempo de 2:30h deve ser suficiente!!

  • Renan Barbosa

    Sobre o voo REC-MIA, alguém sabe informar se a aeronave é boa?

    • Paulo

      Oi Renan, infelizmente não, é um B757 bem antigo, aeronave de corredor único!

    • Nina Machado

      Renan, a aeronave eh péssima e muitas vezes atrasa…. Se ainda não comprou, procure outra companhia. O voo eh mais longo mas vale a pena.

  • Leandro Ferreira

    Ótimo relato, será de grande valia. Obrigado.

  • Gustavo

    Alguém sabe do avião que faz BSB/MIA? Se é dos novos ou antigos?

    • Lidiane Valente

      é péssimo! Antigo…

    • Marcelo

      757 antigo. Configuração 3-3

  • Rodrigo Guedes Pereira

    Essa matéria me deixou aliviado. Já voei em um 767 deles para NY e foi muito ruim. Em outubro vou de 777 e estava esperando ter a mesma experiência.

  • Rodrigo Guedes Pereira

    772 = 777-200

  • Ronaldo Roxo

    E eu, que comprei as passagens na correria com medo de fechar o site, e
    olhando os horarios descobri que são todos voos de primeira classe hahah

  • Guilherme Ricca

    Ótima notícia, irei fazer esse trecho em poucos dias e estava preocupado pois já viajei nos “sucatões” da AA.

  • Lucas Martinazzo

    Boa tarde.
    Voei recentemente a rota POA-MIAMI-CHICAGO e na volta ORLANDO-MIAMI-CWB-POA. A rota de ida foi feita em um avião 767-300. Velho. Muito Velho. Sem entretenimento de bordo, com monitores de tubo, assentos muito desconfortáveis. Porém, apesar dos pesares, a rota POA-MIAMI foi bem tranquila, tirando a grosseria dos comissários de bordo. Quando fomos decolar de Miami, os flaps deram problema, e o vôo atrasou em mais de uma hora. O pouso em Chicago foi terrível. Na volta, por sorte,chegamos no aeroporto de Orlando com bastante antecêdencia. Com uma fila pequena, nosso check-in demorou mais de 45 minutos para ser realizado. Os funcionários que nos atenderam, não usavam nem uniforme, dando impressão de desorganização. O embarque foi dividido por grupos, sem maiores problemas. Embarcamos em um A321 novíssimo. Porém, para a nossa tristeza, o embarque em Miami para POA foi novamente em um 767 antiquado. Sem entrenimento individual, porém este avião apresentava bancos mais confortaveis e aparentemente mais novos. Em resumo, a expêriencia a bordo da aeronave da AA não foi das melhores. Pra quem quiser conforto e agilidade em terra, não recomendo a AA. Porém, para quem quiser apenas preço bom, só digo uma coisa: Boa sorte e paciência na sua viagem. 🙂

    • Cleiton dos Santos

      te indico procurar a matrícula da aeronave que operou nessas datas, jogar no google e ver a idade da aeronave. Já vi uma dos anos 80 que aterrissou e decolou de POA. Uma vergonha.

      • Jonatas Elias

        A idade da aeronave não é importante. O que vale é a manutenção.

        • Lucas Martinazzo

          Isso eu sei Jonatas. Mas e se for velho e ainda por cima a manutenção não estar em dia? Na hora de decolar de Miami a Chicago, os flaps demoraram mais de uma hora para serem consertados, e devido ainda a problemas nos mesmos, o pouso em Chicago foi o pior que já tive.

          • Jonatas Elias

            Aí é tenso. O problema é que infelizmente ainda não temos acesso ao registro de manutenção, então o jeito é rezar mesmo.

      • Lucas Martinazzo

        Boa tarde Cleiton. Pesquisei na net, e a idade dp avião que decolou de POA era de 28 anos. Jovem ainda AIUHSEIUHASEUI

  • Patrick Ferreira

    ainda e o 763? aquele avião percorre toda a pista pra poder decolar, tenho coragem não.

    • Don Kalima

      Se a economia permitir, final de 2016 vem 787 pro AA203

    • FabioPalmeiras

      O 763 e o 764 são excelentes aeronaves. Já fiz mais de 10 viagens para os EUA em 763 e 764, todos da Delta. Praticamente não se houve falar em acidentes envolvendo esses aviões, atualmente. Testado e aprovado há décadas. Já o 777 (também um excelente avião) foi protagonista de diversas ocorrências recentes, inclusive com a American. O avião/equipamento não tem nada com isso. Os 763 e 764 da Delta, nas rotas GRU/JFK ou GRU/ATL são impecáveis e com interior moderníssimo. As cias americanas são algumas das mais seguras (veja a quantidade de voos sobre os EUA por segundo). A American realmente tem muitas reclamações, relacionadas à pontualidade, atendimento e conforto. Já a Delta, bem menos. Mas, repito, isso não tem nada a ver com o equipamento, mas sim com o cuidado, manutenção do equipamento, tratamento dos clientes e conforto das aeronaves.

  • Tarcísio Medeiros

    A questão da AA é ao comprar a passagem é ver qual é a aeronave.
    No dia do erro, comprei 2 passagens, uma de São Paulo pra Toronto e outra do Recife pra Vancouver. A de SP (e pelo visto, do Rio tb) são de 777, que são mais novos. Mas de outras cidades são aviões mais antigos. Daqui do Recife é de 757. Por isso acho que vou sofrer um pouco na viagem, mas pelo menos não terei de descer até SP, e com isso economizar umas 5h de vôo…

  • João

    Amigos, alguém sabe sobre a substituição dos sucatões 737 saindo e voltando de Recife? Dá até medo, pois é realmente uma sucata com configuração de assentos 3×3 e um corredor central.

  • Noé Santos

    Meus Deus, o que sai de Salvador para MIAME é um verdadeiro pau de arara. Prefiro ir a Saõ Paulo, perder algumas horas, mas ir no avião mais confortável.

    • Antonio Silva

      Sim, é um B757 !!!

    • Nina Machado

      Mesmo modelo que saí de Recife… A companhia menospreza os passageiros de fora do eixo Rio São Paulo.

  • Franciosi

    A AA é a TAM dos Estados Unidos, o vôo é nota 6/7 e se precisar de qualquer apoio via site/telefone se prepare e reserve alguma dezenas de horas, pois não vai ser fácil. Dica simples, fuja da TAM e da AA e seja feliz.

  • Marcelo

    Lembrando que a AA passou recentemente por uma grande mudança, tanto no visual quanto nas aeronaves. Quem experimentou os novos equipamentos percebeu que a experiência foi muito boa! Eles estão adquirindo aeronaves novas e renovando o interior de muitas. Algumas (como é o caso do 767-300) eu acredito que com o tempo eles se desfaçam delas. Já voei com eles na época que era aquele avião prata meio feio e foi muito ruim no geral.. Mas recentemente fiz GRU-DFW num 777-300er e me surpreendeu! E lembrando que logo logo eles estarão utilizando o novíssimo 787 na rota GRU-LAX!

    Inclusive foi após ter voado na rota GIG-MIA com o antigo 767 que eu passei a ver o modelo do avião operado em cada rota antes de comprar a passagem!

    • Antonio Silva

      O B767 é bem antigo mesmo, nem é mais fabricado pela Boeing, assim como o B757 !!!

  • Fabiola

    Alguém sabe se os voos da AA Curitiba – Miami tem entretenimento individual?

    • Mah

      Se for o mesmo que vai para Porto Alegre antes de ir à MIA, não.
      Pelo menos não no vôo AA203, que eu fiz ano passado…
      Era tv de 14 polegadas, tubo, no corredor, a cada 10 assentos +/-.

      É um vôo com péssimas taxas de cancelamento, atraso…
      Mas quando fui não tive esses problemas.

      Só era sujo.
      Na ida e volta sentei no mesmo assento de janela, na mesma aeronave, e tinha um salgadinho no chão entre o assento do banco da frente e a lateral.
      NA IDA E NA VOLTA.
      Com um intervalo de 14 dias rsrsrs

      • Isack Passos

        :0
        Jesus!

      • Fabiola

        Esse mesmo, CWB – POA – MIA. Nossa que absurdo esse seu relato sobre o salgadinho! Que descaso da AA! =(

  • Fabiola

    Gente, outra dúvida, como posso saber se a configuração da aeronave é de 2-4-2 ou 2-5-2? Não gosto dos que tem 3 potronas nos cantos, pois sempre viajo em casal…Obrigada!

    • Jonatas Elias

      Acessa o SeatGuru.

    • Marcelo

      Nesse caso torça pra ser 2-4-2 pois eles reformara os interiores dessa versão do 777-200. A versão 2-5-2 ainda tem sistema de entretenimento individual antigo.

  • Alexandre Marcante

    Gostaria que avaliassem também o POA/MIAMI da AA.
    Com certeza a conclusão seria outra.

  • Marcelle

    Você deu sorte de ter voado em uma aeronave nova, porque a maioria utilizada nos voos Rio-NY são tão antigas que nem sistema de entretenimento tem. Viajei com a AA em maio e fiquei muito decepcionada com os aviões, serviço (aeromoças americanas são muito grosseiras) e atraso de 3 horas do voo sem muita informação. As refeições são muito ruins também. Não voo mais de AA.

  • Jonatas Elias

    Vi que todo mundo reclama dos 767 e 757 da AA. Os da Delta são iguais ou melhorzinhos??
    By the way, acho que vale aqui uma atualização das avaliações, pois algumas empresas da lista não existem mais, outras avaliaçõe não estão na lista etc.
    Parece que a Iberia também mudou recentemente, a Royal Air Maroc todos estão curiosos…

    • Marcelo

      A Delta opera muitos 767-400 no Brasil que possuem ótimos sistemas de entretenimento individual, porém na rota GRU-DTW eles usam o velho 767-300 sem tela individual. Até onde eu saiba os 757 da delta possuem tela individual.

      • FabioPalmeiras

        Incorreto. GRU-DTW e vice-versa eu fiz em 2013 e tem sim entretenimento individual. E o avião parecia muito mais novo do que o 764. Achei o vôo mais tranquilo.

    • FabioPalmeiras

      Os 757 da Delta, em voos internos nos EUA são um pouco mais velhos. peguei um voo bem lotado uma vez e o avião balançou muito. Porém, os 767 (300 ou 400) são excelentes. Todos muito limpos e novos. Todos com entretenimento individual (no caso de GRU – qualquer rota). Voos muito tranquilos e pontuais. Aliás, característica da Delta, mesmo em voos domésticos.

    • Mikael Kenan

      Os 767 da Delta são infinitamente melhores que os da AA, ja os 757 são pouca coisa melhores que os da AA porque pelo menos os da Delta tem entretenimento individual.

  • Andrea Magri

    ATENÇÃO: não reservem as poltronas da fileira 40 (exceto central) pois o encosto de braço não é retrátil! Vim de Miami a Guarulhos sem poder ajeitar minha filha de 7 anos no colo por causa disso! Pedi ajuda aos comissários que nada fizeram. Reclamei com eles quando cheguei e recebi como resposta que se eu quisesse espaço deveria ter optado pelos assentos preferenciais. Nota ZERO!

  • Bárbara Nascimento

    Alguem sabe como é o avião Salvador – Miami?

    • Thiago Rodrigues

      É um Boeing 757-200, configuração 3-3 (corredor único) na econômica. A não ser que eles tenham renovado a aeronave desse trecho muito recentemente, ela é uma dessas mais antigas e desconfortáveis mesmo…

      • Nina Machado

        Barbara, são os velhos 757, não foram renovados,não
        São super desconfortáveis e a tripulação eh muito, muito grosseira…

  • Vinícius Bueno

    Desculpem fazer esta pergunta neste tópico mas como o assunto é relacionado, talvez a turma poderia me dar uma luz:
    Comprei duas passagens para NY em Janeiro através desta “Promobug”, porém existe a possibilidade da pessoa que irá comigo não ir mais!
    1) Seria possível eu mudar a passagem (nome do passageiro) para que uma terceira pessoa viaje no lugar desta??
    2) Caso não seja possível e eu simplesmente perder a passagem, o que vocês me dizem sobre a taxa de embarque que eu paguei?? eu já li uma vez que essa taxa fica retida na empresa aérea e só é repassada como taxa ao aeroporto no momento do voo. Então eles não deveriam me devolver este valor já que não seria usado?? Lembro que as passagens foram compradas para a classe econômica. Obrigado a quem puder ajudar!

    • Isack Passos

      Vinicius, acredito que poderá ser feito a transferência. Mas, via duvida, seria bom entrar em contato com a empresa.

    • gilberto

      Jamais se pode mudar o nome do passageiro,quanto ao reembolso vai depender de vários fatores, tipo a categoria do seu bilhete , e obviamente vc tem que ligar para a AA para eles verem o teu caso !

  • Fatima

    Olha, já viajei pela AA e nunca tive problemas. MAS JÁ VIAJEI COM A tam E O SERVIÇO PÉSSIMO, COMIDA HORRÍVEL ! Sou fã da AA!!!

  • Daniella Pelati

    Eu fiz a rota SP/Miami/NY em Agosto/15 com a essa mesma Aeronave 777 (ida/volta) e no geral fui bem atendida. O único incidente foi o atraso de 2 horas no vôo da ida e de 1 hora no vôo de volta.

  • Sara Nádia

    Em julho desse ano, fui de AA SP – MIA, de MIA para New Orleans…na ida foi tudo ótimo, perfeito…apesar de ter pego comissários mais velhos e mau humorados…rs Agora na volta…tive um problema pra voltar, a AA cancelou nosso voo de Nola para MIA, nos deixou mais de 5hs esperando no aeroporto e pra depois justificar que foi devido ao tempo ruim em Miami. Com muito custo nos colocaram no hotel similiar ao hospedado e um credito de 7 dólares para tomar café, e conseguimos voar no outro dia. Chegando em Miami, o mesmo caos, alias até pior…fim de férias, em um aeroporto onde recebe diversas conexões…nada de conseguir voar no mesmo dia, graças a nossa agencia de viajem já fomos para o Hilton do lado do aeroporto, e só conseguimos voar no dia seguinte. Em um avião lotação máxima, mas com todos serviços de bordo ok. Mas se não fosse nosso seguro viajem, teríamos sofrido altas horas dormindo no chão do aeroporto, assim como muitos tiveram que fazer.

  • Fernando Ribeiro

    Bom ler esta avaliação. Quando fui a primeira vez aos EUA em 2004 fui de AA e foi o pior voo que já fiz até hoje em tudo. Em uma turbulência batia tanta lata que cheguei a ficar realmente com muito medo. A porta do bagageiro interno acima de minha poltrona quebrou e não fechava mais, daí tivemos que colocar as bagagens debaixo do banco porque o voo estava lotado. Pode ser que agora volte a voar com eles, quando o dólar abaixar, se é que vai.

  • Don Kalima

    Tirando a Korean, todas as demais que fazem as rotas para os EUA são no máximo razoáveis, principalmente as americanas, que precisam muito se reinventar para chegar a 1% do que são as asiáticas. Exceção a regra, em algumas situações, United e Delta, o resto, pífio, no qual inclui TAM e Azul.

  • Roberto

    Já, saindo de Curitiba/P.Alegre, a AA é de chorar. Aeronave VELHA, muito velha, comida horrível e seguidamente cancelam vôos por motivos “técnicos”

  • Thalita

    Mudando de Cia, mas sem mudar tanto de assunto… Alguém sabe me dizer como são os 767 da Delta? O meu sai de Brasília pra Atlanta..

  • Mari

    Viajei no ano passado de GRU para NY pela AA. Toda a minha bagagem e da minha filha só chegou dois dias depois. No aeroporto, me disseram que poderia gastar até 150 dólares por pessoa, juntar as notas e enviar para a cia. reembolsar. NUNCA fizeram isso, apesar de vários contatos que fiz. Pelo desrespeito com o cliente, AA nunca mais.

  • sheila Lopes

    infelizmente,o meu voo foi cancelado(02/09),de Nova York para o RJ,avisaram somente em cima da hora,e como já havia despachado as malas,nada poderia ser feito,pois eles se recusaram a tirar todas as malas do avião,tivemos que dormmir em um hotel que fica a 1/2 hora de transfer do aeroporto(Holliday Inn),não havia janta para todo muito e nos deram a sugestão de aceitar um cardápio terceirizado,onde comi um hamburguer muito mole),tivemos todos que acordar às 5 da manhã,pegar um tiket para tomar o café somente no aeroporto.Achei um absurdo não nos realocarem em outro voo ,junto de nossas malas,uma mulher muito grossa,ainda sugeriu irmos para São Paulo,deixando nossas malas para atras,que chegariam no Galeão dia seguinte a noite.
    Não pretendo voar mais por essa companhia,nessa mesma aeronave estava um casal que perdeu a noite de natal junto a neta,por cancelamento do voo tambem,onde entraram com um processo ,Estou pensando seriamente em entrar com um processo tambem. Minha aeronave era 777-200

  • Laura moraes

    Que bom que pra alguém, foi uma boa experiência. Para minha família, foi um pesadelo. Nunca mais viajo por essa companhia. Voo saindo de Curitiba pra Miami, depois de horas de atraso, porque o voo que saia de Miami a porta não fechava e quando estavam pousando,o piloto, teve que testar o trem de pouso e o cheiro de óleo queimado dentro da aeronave. Esse foram os relatos de quem vinha nesse voo. E quem esperava pelo embarque que era o nosso caso, teve o voo cancelado e tivemos que passar a noite no aeroporto, com duas crianças pequenas. Meu marido ficou 3 horas na fila pra remarcar nosso voo, o tanto que enrolavam,cada remarcação, provavelmente pra não pagar hospedagem. A equipe de terra, terceirizada, totalmente despreparada. E no voo de volta, os comissários foram os mais grosseiros que eu já vi.

  • Da Silva

    Marcelo, tá indo qd? Já arrumou hospedagem em Tokyo? Estou na busca e aceitando sugestões. Vou em março. abçs

    • Gi*.*

      Eu vou em Dezembro e depois de muito procurar, escolhi ficar em Shibuya. Bem proximo a estação de metro.

      • gilberto

        Comprei maquina fotográfica muito barata lá em Shibuya em 2.006 !

      • Eu também vou em Dezembro!!! Será que vamos nos encontrar lá?
        Estou perdido sem ter noção de onde ficar e o que visitar. Me ajuda @Giselee:disqus ? Vamos marcar algo.
        Me manda email ou me add no facebook.
        marcelohenrique@oi.com.br

    • Vou em Dezembro, de 26 a 08 de Janeiro.

  • Simone de S L Krasa

    Ate semana passada era minha Cia aerea preferida por 4 anos seguidos, porém dia 26/08 embarquei com meus filhos para Orlando fazendo CWB_POA_MIA_MCO vôo saiu com 1:30 de atraso de POA porque resolveram arrumar o banheiro quando todos os passageiros já haviam embarcado. Resultado perdemos a conexao em Miami e esperamos mais 3 horas para o proximo voo em Orlando.
    Na volta fui achando que era apenas um problema pontual porém infelizmente não. Embarcamos em Orlando para fazer conexao no dia seguinte cedo mas a infeliz da atendente no aeroporto me diz ” pegue as malas em Miami e apresente se com 1 hora apenas de antecedencia pois seu check in ja esta feito aqui.” Ai começou meu tormento: cheguei no dia seguinte nos terminais tive que trocar duas vezes pois nao consegui finalizar perdi quase 20 minutos entre fila e preencher tudo e a maquina me informa que perdi o vôo. Lá vou eu com duas crianças para fila do balcao para ser muitissimo mal atendida e me colocarem num voo para o dia seguinte com a condiçao de pagamento de multa de 1300 dolares isso mesmo 1300 dolares de multa por ter recebido orientação errada. Falei com o supervisor da AA que simplesmente não deixou a mim e seu funcionario falar e virou as costas nos deixando falando sozinhos. Resultado uma diaria a mais de hotel e 1300 dolares de prejuizo. American Airlines agora nem de graça!

  • Flávio Mendonça De

    Me chamo Flavio Farias, acabei de chegar de NY , hoje para ser mais preciso e tive uma péssima viajem pela AA, inclusive estou relatando no site da mesma, moro em Natal-RN e peguei o voo em Recife , um 757, velho tanto na ida como na volta , banheiro sem agua e os fones de todas as poltronas não funcionavam , tivemos que fazer leitura labial do filme , além disso o voo de volta atrasou 1:30 h , voo 273 e 09.09.15 , não aconselho essa empresa .

  • Renato

    Falando da tripulação da qualquer cia,depende de sorte,se encontrar comissário mal educado,não tem nada pra fazer.Se encontrar bem,será o dia de sorte!Mas AA não pode ser pior do que a GOL!

  • Ishac

    Viajo bastante a partir do RJ com a AA e devo dizer q deu sorte com as aeronaves.Em fevereiro tinham 2 voos indo a Miami, um no 777 q foi o q pegou e o outro no 767.Eu nao me atentei a isso e comprei um voo no 767.E em julho fui a NY.Quando comprei era no 777 mas nao sei pq trocaram tanto na ida quanto na volta pelo 767.Como sempre viajo de executiva nao é o fim do mundo mas claro q gostaria de viajar sempre no 777.Ano passado em 2 viagens consegui ir em 777 mas eram antigos
    Enfim, é sempre uma loteria e q bom q conseguir viajar em aeronaves novas
    Quanto ao atendimento e qualidade geral tb nao tenho o q reclamar, é longe de algumas europeias mas é bem satisfatorio

  • JR

    Eu ja havia viajado outras vezes com a AA e nunca achei nada de mais ou de menos na companhia. Nao sou um connoisseur de aeronaves, haha, so sei se o aviao eh grande, pequeno, confortavel ou desconfortavel etc. Porem, pela segunda vez, a AA me surpreendeu positivamente em relacao a alteracao de datas. No ano passado, no dia de retorno ao Brasil, precisei alterar a data do voo quando ja estava no aeroporto de Newark. A funcionaria foi rapida, precisa, prestativa, alem de linda, nao paguei um cent sequer e voltei quando quis.
    Hoje, aqui em NY ainda, a mesma situacao se repetiu. So que, dessa vez, eu liguei para a central da AA e fiz a solicitacao de alteracao de data de viagem. Sinceramente, a AA me conquistou nesse aspecto. A ligacao demorou um pouco, on hold, mas valeu muitissimo a pena. Eu, outra vez, preciso ficar aqui por mais uma semana. Nao paguei um cent, nada, tive a data redefinida, os atendentes foram simpaticos, prestativos e eficientes. Wow.

    American Airlines – voaremos sempre.

    JR – Brasilia

  • Ramos F

    Já voei pela AA diversas vezes e não tenho reclamção.

  • FabioPalmeiras

    Bem que a AA podia trocar os aviões de Campinas. Nada contra o 763 ou 764. O problema (só depois da compra eu descobri) é a falta de entretenimento individual, em uma viagem de quase 9 horas (meu filho que o diga… isso sempre foi um alívio pra nós).

  • FabioPalmeiras

    Isso…

  • Regina

    Voltei de Miami para Guarulhos segunda-feira nesse mesmo avião: top!!! Recomendo muuuuuuito. O vôo foi perfeito, o entretenimento perfeito, comissários gentis… O ano passado tinha tido problema com a mala, mas este ano foi perfeito.

  • Adriana

    Henry que pena. Eu voei uma vez de executiva pela AA de GRU a LAS e foi a melhor classe executiva que já voei. O kit amenidade tinha produtos L’Occitanne e a comida estava maravilhosa. Inclusive com sorvete Haagen daz a viagem toda rsrs…. E pagamos uma tarifa tão boa que até desconfiei rsrs. Demos sorte….

  • Leila Machado

    Deu sorte, hein!!! Minha última viagem foi mês passado com a AA p Las Vegas, achei a comida ruim, assentos ruins, comissário grosso e perguntou vcs querem comer? (no café da manhã) Não acenderam as luzes p nos acordar e passaram o café sem nos chamar, várias pessoas também ficaram sem o café! então reclamamos e eles nos trouxeram um bolinho safado e um iogurte, e disseram que não tinham mais pão, como acabou se tinham várias sem ter comido? Eles comeram os pães durante a noite e não sobrou p os passageiros? Será? Viajarei com eles outra vez se não tiver jeito mesmoooo!!!

  • Antonio Silva

    A aeronave é B757 e não B737. É um avião bem antigo pelo que sei, tanto é que nem é mais fabricado pela Boeing (kkkkkkk). Mas não se preocupe com a segurança, acho que não cai (kkkkkk), mas no conforto deverá sofrer bastante amigo. Boa sorte !!!

  • Isack Passos

    Posso esta errado, mas não existe planos para troca dos “sucatões” no trecho REC/MIA por parte da AA.
    Se eu estiver errado, por favor me corrijam!

  • Alberto

    Olha viajei com a AA no final de 2013/2014 para Vegas com escala em
    Miami e ainda mais 3 voos domésticos com eles Para Los Angeles, San
    Francisco, Dallas mais a volta para SP, achei o atendimento nota 10
    desde o check-in, não tive problema algum, pontualidade nos horários, e também não vi nenhum
    comissário de bordo ser grosseiro com algum passageiro. Quanto a
    aeronave foi um modelo 777 ER nos vôos intercontinentais e 737, se não me engano, nos domésticos, todas aeronaves novas, modernas e com ótimo atendimento de bordo. Às vezes
    leio reclamações de viajantes que utilizaram a AA, mas não tive esse
    desprazer por isso indico aos amigos. Um detalhe: viajei com meu filho
    de 11 anos e demonstraram total atenção.

  • Jônatas

    Lendo o post acima tive a impressão que a AA enviou uma aeronave apenas para este passageiro ou este voo com todo este requinte só sai do Rio de Janeiro, pois viajei no dia 04/08/2015 e voltei dia 26/08/2015 pela AA saindo de Salvador a NY com escala em Miami, uma aeronave velha e funcionários mau educados, entretenimento??? Umas tvs no teto e mais nada… Há o serviço de bordo muuuito ruim, voltando de NY para Miami, tinha um vôo que foi cancelado e me deram como opção ir para o outro aeroporto La Guardia e embarcar no mesmo dia, o que aceitei, porém sem direito ao táxi.

  • Leandro Pires

    AA depende muito da aeronave que você pega.
    Praticamente todos os vôos saindo de Guarulhos para Miami, NY e Dallas são no 777-300ER (77W), aviões modernos, confortáveis, todos com TV individuais e grande variedade de canais, Wi-FI, tomadas em todos os assentos, a classe intermediária “Main Cabin Extra”, enfim, muito bom sempre. Os vôos para Los Angeles de SP acho que estão sendo feitos no 787, um pouco menor mas muito bom também.
    O problema é quando você pega um 767-300 (763) ou um 757, que acho que ainda voam para destinos menores aqui (Campinas, Recife, Brasília, BH, Porto Alegre)… aviões mais velhos, sem TV individual, esses eram ruins. Até algum tempo atrás os diurnos de SP a Miami eram feitos no 763, eu evitava a todo o custo.
    Não sei se houve modernização dessas frotas de qualquer forma.. Os do RJ acho que são feitos no 777 normal, também bons aviões.
    Enfim, sempre que for escolher seu vôo da AA, tente optar pelo “77W” se tiver essa opção.

    • Marcelo

      É isso aí, e vale lembrar que a AA está adquirindo novas aeronaves mais modernas como é o caso do 77W e 787. Pra quem já voou com eles 5 anos atrás e voa hoje percebe que houve uma grande melhora na cia aérea.

    • Gilberto

      Concordo totalmente contigo. Tive a sorte de pegar aeronaves novissimas em folha nas rotas London Heathrow – New York JFK – Guarulhos em ambos os sentidos e eram os novos 777-300ER descritos acima em Agosto/Setembro de 2013. Muito melhor que a minha expectativa que era muito baixa. Em compensacao, a frota domestica deles eh bem antiga. Voei num 757 de San Francisco a Miami e de 737 de Seattle – Miami. Ambos avioes estavam ate que conservados, embora bem antigos e nao havia como nao montar. E toda a tripulacao que peguei nestes voos foi cortes. Nada a reclamar! Por outro lado, falam bem da Delta, mas peguei um 767 mal conservado de Amsterdam a Portland, OR e a comida nao poderia ser pior. Questao de sorte. Em algumas rotas, como a partir de Guarulhos acredito que os avioes sejam melhores.

  • Karina

    Como são os assentos para os reles mortais? Muito apertados? Alguém já comprou preferred seat? tem diferença?

  • Leandro Pires

    Preferred seats são na verdade assentos melhores localizados na aeronave… corredores, lugares mais a frente, fileiras de dois (e não três), etc. Em termos de conforto do assento, nada de diferente para os demais lugares. Main cabin extra aí sím tem mais espaço para as pernas… o assento é exatamente como os demais, mas a distância para a poltrona da frente é bem maior.

  • Antonio Silva

    Os voos dela que saem do Nordeste são operados com o Boeing 757, uma aeronave bem antiga mesmo !!!

  • gilberto

    Quem for sair ou chegar por BSB sempre tente voar na exec. da TAM ao invés de AA ,ela é muito superior, eu consegui comprar para a ida escolhendo o voo numa quinta , dia esse que a AA não opera aqui em BSB, mas a minha volta sera com a exec. da AA , pois como sempre tenho tenho sorte vai que nesse dia eles coloquem um avião novo he he

  • Nina Machado

    Os passageiros de Recife e Salvador são servidos( e muito mal…) pelos velhos, muito velhos 757, e por isso muitos passageiros daqui voam até o Rio ou São Paulo para conseguir um voo decente. Esses aviões vivem dando problemas,tipo panes e atrasos. A American e grande parte da sua tripulação não dão valor nenhum a essa rota nordestina( Afinal temos nosso pau de arara voador, né ?)
    Eu gosto de viajar para os Estados Unidos e o faço com relativa freqüência. Então ,me desloco até São Paulo e viajo com a minha companhia brasileira favorita, que sempre me trata muito bem e sobre a qual nada tenho a reclamar….Sobre a AA só reclamo deles terem estabelecido uma rota Recife Miami e não cumprirem com a parte deles…. Gostaria muito que eles abrissem espaço para outras companhias.

    • Marcelo Vieira

      Olá. Estou programando viajar pra Miami em fevereiro. Já li muito sobre os prós e contras de fazer Rec-Mia ao invés de Rec-Gru-Mia. O tempo e dinheiro gasto indo via Gru realmente eh compensado? E o main cabin extra, vale a pena? Obg.

      • Nina Machado

        Marcelo, desculpe o atraso em te responder… Eu continuo firme na minha opinião , que é melhor deslocar me para São Paulo ou Rio( Veja o relato de um voo da AA num 777 novinho) que voar non stop Recife Miami, nos velhos 757 e com tripulantes, geralmente grosseiros com os passageiros daqui.
        Seria maravilhoso de essa companhia fizesse um up grade do avião que nos serve e nos tratasse com o mesmo carinho que recebem cariocas e paulistas.
        Uma boa viagem para vc, independentemente da companhia escolhida!

        • Marcelo Vieira

          Muito obrigado pelo feed-back Nina ?. Vou por GRU mesmo.

  • Nina Machado

    João , não há previsão de troca dessas aeronaves…. Eu, que não tenho medo de voar, não entraria nessa lata velha voadora

  • Lilian Dobler Bonfim

    Eu voei Gru-Mia, Mia-Msp em 23/08 e voltei dia 31/08 Msp-Dfw, Dfw-Gru, os voos de/para Brasil foram feitos no 777-200, fiquei muito satisfeita com a pontualidade, check-in, entretenimento, tripulação, conforto do avião. Foi minha primeira viagem na AA e voltaria a voar com certeza.

  • Rodrigo Guedes

    Pior companhia que ja viajei. Tive a infelicidade de voar no voo 203, de Curitiba a Miami. A aeronave estava suja e com cheiro desagradável, sem contar que um dos banheiros estava estragado. Atraso de mais de 13h. O atendimento da tripulação ficou muito aquém das outras companhias aéreas. É comum encontrar noticiários de atrasos e descasos desta companhia com seus clientes, recentemente centenas de pessoas ficaram “abandonadas” pela AA no aeroporto de Miami quando tentavam retornar ao Brasil.

  • Larissa Arruda

    Que bom que teve uma boa experiência!! A minha foi péssima, ainda no aeroporto de Orlando uma velha muuuito mal humorada nos atendeu, vez caso com detalhes que nunca vi nenhuma companhia fazer! O entretenimento pago e sem áudio ou legenda em português! Eu e minha família havíamos marcado os assentos porém na hora do check in, os assentos não apareceram, fomos remanejados para as últimas poltronas, elas reclinam muito pouco!! As refeições, ao menos isso, foram ótimas! A comissária brasileira era a mais mal humorada, a americana tinha um quadril enorme, toda vez que passava na minha poltrona esbarrava! Muito estranho, foi uma viagem bem difícil! Voei em Maio, Orlando – Miami, Miami – Manaus. Enfim, prefiro pagar um pouco mais e continuar com a TAM!

  • Tuane Linhares

    Gostaria de saber se houve overbooking nesse voo, pois dissem que a American Airlines é campeã em fazer isso.

  • Jéssica Vieira

    boa noite! vou para Miami em Dezembro e em meu bilhete fala que o tipo de aeronave é a 319; gostaria de saber se vocês já voaram nessa aeronave e como foi a experiência. obrigada!

  • Caio Miro

    Olá, Alguém saberia me dizer como estão as aeronaves da rota Brasília – MIAMI?

  • Danilo Santos

    Meus voos de ida e volta de Brasília-Miami serão em 757. Já estou me preparando psicologicamente para isso.

  • Wanderson P

    Obrigado, Hugo. Vou nesse voo em setembro/2016.

  • Walmir Freitas

    Meus caros. O importante é ter voo direto e chegar o quanto antes no seu destino. Quer comer bem? Coma antes de embarcar. Quer dormir bem? Chegue 1 dia antes. Agora, quer resolver seu problema, viaje de executiva. A executiva de qq cia aérea vai ser melhor do que a economica da melhor cia aérea. Se não tem dinheiro, conforme-se.