Como é voar com a Air Europa

Marcel Bruzadin 23 · outubro · 2015

Hoje o Melhores Destinos vai dar uma pequena pausa nas avaliações enviadas pelos leitores, para publicarmos uma avaliação de voo feita pela nossa equipe. Nós sempre damos muito valor às avaliações encaminhadas por vocês, justamente por se tratarem de reviews completos e fiéis à realidade, o que dá uma enorme credibilidade para o nosso trabalho. Dessa vez não será diferente, essa publicação será totalmente fiel à experiência de voo que tive com a companhia espanhola Air Europa nos últimos dias, portanto, é um relato bastante recente sobre os serviços prestados pela empresa aérea.

Fundada em 1986, a Air Europa oferece voos para Madri, com conexão para diversos destinos na Europa e dessa vez embarcamos de São Paulo (Guarulhos) com destino à Milão (Itália). Embora também tenha voado no trecho Madri – Milão com a Air Europa, essa avaliação diz respeito somente ao trecho São Paulo – Madri, que é o voo mais longo dentre a rota que voei.

como-e-voar-aireuropa-report

Confira toda a avaliação desse voo e boa leitura! Não se esqueça, caso também tenha voado com a Air Europa recentemente, deixe sua opinião nos comentários.

Introdução

Estava com a viagem planejada até a Itália há algum tempo, porém, como não tinha a confirmação do período que poderia ir, realmente ficou em cima da hora para comprar as passagens. Diante dessas circunstâncias, já estava ciente que pagaria um preço alto nas tarifas das passagens aéreas para mim e minha esposa, a não ser que uma promoção fantástica surgisse aqui pelo Melhores Destinos, não é?

Assim que tive a confirmação que poderia viajar, comecei a busca pelos melhores preços de passagens para Milão saindo de São Paulo. Estava com apenas um mês de antecedência da data de embarque, então, não havia muito o que fazer. Acabei encontrando a melhor tarifa com a Air Europa, saindo de São Paulo e com conexão em Madri, como mencionei no início do post.

Pagamos pouco mais de R$ 8.300 ida e volta (com taxas incluídas) para mim e minha esposa em classe econômica, sendo que este era o voo mais barato para o período que precisávamos viajar. Como já estão acostumados, este valor está muito acima da média para os voos até a Europa, porém, como realmente não tínhamos outra opção, acabamos testando esse voo.

Check-in e embarque

Como costumo fazer sempre, principalmente em voos internacionais, para o voo de ida cheguei ao aeroporto de Guarulhos com cerca de 4 horas de antecedência. Quem pega voos com frequência no Aeroporto de Guarulhos já sabe que ele fica bem distante do centro da cidade de São Paulo, portanto, fique sempre atento ao horário, seja precavido e principalmente, considere imprevistos como acidentes, chuva, pneu furado, etc..

Para chegar até Guarulhos, saindo da Zona Sul da cidade, fiz uma reserva de carro com o aplicativo Uber. As corridas de táxi comum dessa região até Guarulhos, costumam dar cerca de R$ 120 a R$ 130 reais, porém, com o Uber paguei somente R$ 70.

Ao chegar ao aeroporto, fomos direto até o guichê da Air Europa, no Terminal 2, e já despachamos as nossas malas. A funcionária, bastante receptiva, nos deu todas as informações sobre o voo e solicitei, inclusive, que confirmasse o meu número Flying Blue (inserido durante o check-in online) para o acúmulo das milhas. Por coincidência ou não, ao despachar as nossas bagagens, perguntei a ela – em tom de brincadeira – se nossas malas realmente chegariam ao destino e a resposta foi um singelo: “Costuma chegar”.

O embarque ocorreu normalmente sem maiores problemas, dentro do horário previsto e sem alterações de portões de embarque. A entrada na aeronave foi padrão para a classe econômica, de acordo com a numeração das poltronas, com a tradicional e enorme fila para o embarque.

Os voos que pegamos e que serão avaliados são:

Voo ida
Data: 29/08/2015
Trecho: GRU – MAD
Voo: UX 58
Equipamento: Airbus A330-200

Voo retorno
Data: 14/10/2015
Trecho: MAD – GRU
Voo: UX 57
Equipamento: Airbus A330-200

Para pegar o voo de retorno até São Paulo, chegamos em Madri por um voo partindo de Milão. Aqui vale uma dica valiosa. O aeroporto de Madri-Barajas é imenso e se você estiver em uma conexão curta, fique atento aos portões de embarque, dependendo da sua localização é possível que tenha que andar até 30 minutos pelo aeroporto.

No embarque do voo de volta para o Brasil o nosso voo atrasou em 1 hora e sem nenhum posicionamento oficial da companhia do que estava ocorrendo. Isso gerou muitas reclamações de diversos passageiros no saguão de embarque.

Avião

Após enfrentarmos a demorada fila de embarque no voo de ida, entramos na aeronave e procuramos o nossos assentos. O avião era um Airbus A330-200 nos dois voos, na configuração 2-4-2 e em ambas aeronaves tudo parecia limpo e bastante organizado.

Encontramos a nossa fileira e nos sentamos. Como disse, a princípio não encontramos nenhum problema, mas foram nos minutos seguintes que os problemas começaram a surgir. Tenho 1,89 de altura, portanto, o espaço da poltrona sempre acaba deixando a desejar na maioria das companhias aéreas e com a Air Europa não foi diferente. Apesar disso, vamos tentar aproveitar o voo, certo? Afinal teremos cerca de 10 horas de voo até chegarmos à Espanha.

Poucos minutos após nos acomodarmos em nossas poltronas, pudemos notar que ambas estavam bastante sujas e, de certa forma, nojentas. Ao abrir a bandeja de refeição, muitos farelos e sujeiras do voo anterior permaneciam lá.

Ao verificar as revistas de bordo e outros itens na bolsa inferior (abaixo da bandeja), pudemos notar um chiclete mascado colado no tecido da poltrona. Um desavisado poderia ter colocado a mão ali e encontrar a desagradável “surpresa”.

Durante os voos, ao utilizar o banheiro, reparei que estavam completamente sujos. Com diversos papéis usados ao chão, lixeira cheia e botões de auxilio quebrados (remendados com fita adesiva).

Além disso, achei curioso que os monitores das nossas poltronas estavam parcialmente quebrados. Funcionavam, mas os botões de brilho e contraste simplesmente não existiam. Vou comentar mais sobre isso no item de “entretenimento de bordo”.

Serviço

Chegamos agora na parte em que avaliamos o serviço prestado pela companhia aérea a bordo da aeronave. Mesmo já em minha poltrona, pude notar que os comissários estavam ajudando bastante os passageiros de primeira viagem, porém, era possível notar a pouca paciência e a rispidez nas respostas.

A comunicação foi toda feita em espanhol e inglês, mas percebi que haviam comissários que falavam português fluentemente, o que é um ponto positivo no caso de algum passageiro não falar inglês ou espanhol.

Quanto aos itens disponibilizados aos passageiros, estava a tradicional manta e um travesseiro, itens comuns nas demais companhias aéreas para a classe econômica. No entanto, o que mais me chamou atenção foi o incrível fato de cobrarem 3 euros pelos fones de ouvido para utilizar o entretenimento de bordo, que já estava mal funcionando.



Refeições

Tanto no voo de ida como no voo de retorno as refeições eram bastante satisfatórias e estavam inclusos uma refeição principal e um pequeno lanche de café da manhã. Na minha opinião, acredito que as refeições oferecidas a bordo pelas companhias aéreas têm melhorado muito nos últimos anos. É claro que não podemos esperar um almoço ou jantar exclusivo durante os voos em classe econômica, mas é possível comer razoavelmente bem a bordo e a refeição da Air Europa seguiu esse padrão, com opções de carne ou massa e pequenas sobremesas acompanhadas de café ou chá.

Logo após a refeição, fomos surpreendidos novamente pelo péssimo serviço da Air Europa quando solicitei ao comissário mais um copo de suco de laranja. Para a minha surpresa, fui informado que o suco seria cobrado à parte, afinal o horário do almoço já estava encerrado.

Essa prática é bastante comum em voos domésticos ou de curta duração quando operados por companhias low-cost, o que não é o caso da Air Europa. Cobrar 3 euros por um copo de suco de laranja, ou qualquer outra bebida, em um voo de 10 horas de duração é no mínimo falta de bom senso e desrespeito com os passageiros.

Entretenimento

Infelizmente não consigo dormir fácil em voos, portanto, o entretenimento de bordo é um dos pontos que fazem realmente bastante diferença pra mim durante as viagens.

Como comentei anteriormente, os monitores das nossas poltronas já estavam quebrados e o controle da programação estava pendurado por um único fio – que se rompeu completamente pouco tempo após a decolagem. Isso sem contar a péssima e antiga programação de filmes e seriados do entretenimento de bordo.

No início acreditava que o problema dos botões era somente com as nossas poltronas, mas fiz questão de observar em outros assentos e fileiras e muitas outras estavam na mesma situação. Sendo assim, no voo da ida nem utilizamos o entretenimento de bordo.

No voo de volta o entretenimento de bordo era bem melhor. Com um software bem mais avançado e responsivo ao toque, a coleção e variedade de filmes era excelente, com diversos blockbusters e filmes recém-lançados. No entanto, ainda cobravam os 3 euros pelo fone de ouvido.

Chegada

Tudo o que um passageiro espera ao embarcar em uma viagem, seja de férias ou a trabalho, é que suas bagagens cheguem ao destino, certo? Infelizmente não foi o que aconteceu no nosso voo de ida. Ao chegarmos a Milão, uma de nossas bagagens havia ficado em Madri, por erro da companhia aérea.

Solicitamos informação no próprio aeroporto e fizemos todo o procedimento no ‘Achados e Perdidos’ do aeroporto de Malpensa. Questionamos onde ficava o guichê da Air Europa para que nos dessem mais informações sobre previsão de chegada da bagagem e até mesmo sobre uma possível indenização até que nossa bagagem fosse entregue. Seria simples se a Air Europa dispusesse de um guichê no Aeroporto de Malpensa em Milão. Dessa forma, ainda tivemos que fazer uma ligação internacional para Mallorca, sede da companhia aérea na Espanha, e saber qual o posicionamento oficial da companhia em relação ao extravio e quais deveriam ser os próximos passos.

Em resumo, somente após 48 horas a nossa bagagem chegou até nós. Como fomos informados que a companhia aérea não dispunha de um guichê no Aeroporto de Malpensa, não tínhamos como solicitar os 100 euros para os gastos de emergência até que a bagagem fosse encontrada. No contato telefônico que fizemos, o funcionário da Air Europa informou que poderíamos comprar os itens emergenciais, guardar as notas fiscais e solicitar o reembolso posteriormente junto à companhia, mas não quisemos correr o risco de negarem/atrasarem o reembolso, sem falar em toda a burocracia e dor de cabeça que teríamos.

Dica: Sempre andamos com roupas reservas em nossas malas de mão, justamente para ocasiões como essa.

Para o voo de volta ao Brasil estávamos bastante apreensivos, afinal, não sabíamos se as bagagens chegariam conosco. A tensão durou pouco, em alguns minutos na esteira de bagagem encontramos nossas 4 malas (32kg cada).

Conclusão

Vale a pena voar com a Air Europa? Bem, tomando como referência o valor de tarifa que pagamos, a resposta é, sem dúvida, não. Em uma mega promoção, talvez seja uma boa pedida, mas tenha em mente os pontos fracos da companhia aérea.

Essa foi a primeira vez que voei com a Air Europa, porém, no nosso voo de retorno ao Brasil ouvi vários relatos de passageiros que tiveram problemas com atrasos e extravios de malas em outros voos com a companhia aérea. Vale a pena ficar atento.

Publicado por

Marcel Bruzadin

Marcel

  • Fernando Agnes

    Realmente, para voar com a Air Europa… só se a tarifa for muuuito boa!
    Utilizar politicas de low cost em viagens internacionais é ridículo.

    Excelente post!!!

    • Gilberto

      Depende. Tem low cost que aplica low fare e se da bem. A Icelandair cobra ate pela comida em voo intercontinental de duracao superior a 5 horas. Por outro lado, eh a unica na Europa que permite franquia de 2 volumes por passageiros na classe economica e ainda oferece o stopover gratuito na Islandia de ate 7 ias ou na ida ou na volta do voo entre Europa – America do Norte e os avioes 757 sao antigos, mas bem conservados e limpos e com maior espaco na poltrona e dependendo da ocasiao, principalmente em alta temporada, ainda oferece o preco menos caro para determinadas rotas. MAs estou de pleno acordo que o caso da Air Europa eh grave e nao pela cobranca de fone de ouvido ou o suco adicional e sim pelo estado do banheiro e a limpeza em geral, que deixou a desejar.

  • Guilherme Salvadori

    Que absurdo cobrar 3 euros por um copo de suco.
    A KLM por exemplo, deixa durante todo o voo na parte traseira do avião água, sucos e snacks a vontade parar os passageiros. Sem contar que passam diversas vezes durante o voo oferecendo bebidas.
    Lamentável o serviço da Air Europa.

    • Larissa Campos Souza

      A Alitalia também. Me surpreendi positivamente com a companhia.

      • Thomas Hisamura

        É outra que melhorou muito nos últimos anos.

        • Larissa Campos Souza

          Os voos curtos ainda tem muito a melhorar, mas GRU-FCO-GRU foi uma boa experiência.

          • Hermes Hs

            Todas as cias para voos intercontinentais deixam, a Air Europa é a exceção, e talvez alguma outra que desconheço. Nenhuma com esse tipo de rota, cobra por fones de ouvido e nem por alimentação extra (salvo algumas que cobram bebídas alcoólicas e só)

            Não sei se já chegou até vocês, mas, chegou até mim um post de um vídeo no Facebook, onde os passageiros ficaram por 5 presos horas dentro do avião da Air Europa, só deixaram-os sair, após início de tumulto (TUDO FILMADO), e somente tiveram procedimento de reembarque após 6 ou 7 horas! Detalhe, nesse tempo no avião não estavam oferecendo nem alimentação. Abaixo o link do vídeo.

            https://youtu.be/kgxMeS0G69M

            Enfim, nunca viajei e nem pretendo. A promoção precisa ser muiiiiiiiito boa, tipo promobug! CAso contrário, para mim, não dá! Tipo 800,00 para Europa (como no último que teve na AA), assim como no que teve da Iberia por R$850,00 e no da KLM por R$540,00. Passou de R$900,00 eu já penso, pq se tiver alguma concorrente por 1400,00 e nela que eu vou! Não tento a sorte!!!!!!

    • EIion Tallet

      Na Air France tbm é assim… Tudo disponível aos passageiros sem limites e sendo reposto sempre!

    • Marcel Bruzadin

      Pois é @disqus_v0LgGmcrta:disqus . Encontramos tantos defeitos com a companhia que achamos importante compartilhar tudo com vocês.

    • Diógenes

      A KLM é show.

    • Gilberto

      NAo se pode comparar a KLM, Air France, British, Swiss e Lufthansa com a Air Europa. O justo seria compara-la com a WOW, a Icelandair que sao low cost que fazem voos intercontinentais, ai a comparacao seria mais justa. Em tempo, nao estou defendendo a Air Europa, apenas utilizando um criterio mais justo.

      • E.Monteiro

        Correto amigo, vou concordar contigo, apesar dos serviços da Air Europa serem de fato um horror, concordo no sentido em dar a injusta comparação com a KLM, que em meu ponto de vista, é A MELHOR ao lado da LUFTHANSA cia aérea para a Europa…KLM é muito melhor que a Air France, apesar de serem a mesma coisa. Risos!

    • Rafael Veloso

      Até a azul faz isso para os eomesticos acima de 1h30h, para um vôo internacional isso é uma vergonha.

  • rodrigo Resende

    Essa AirEuropa é abaixo da crítica. Uma péssima companhia, que para mim só se compara a antiga BRA em seus vôos para Espanha e Portugal.
    Em suma: um lixo que deve ser evitado a todo e qualquer custo, notadamente cobrando os elevados preços que cobrou neste caso. Não vale nem a metade.

  • Leandro SSA

    Voei com a Air Europa de Salvador para Amsterdã com conexão em Madri e na volta de Londres para Salvador também com conexão em Madri. Achei o serviço bom e a alimentação também. Não tentei pedir nada além do que foi servido. As malas chegaram tanto na ida quanto na volta, sem problemas. Como normalmente os preços da Air Europa são baixos, eu acho que vale à pena.

  • Guilherme

    Eu tenho uma teoria: tem coisa que nem de graça vale, ainda mais pagando uma fortuna. Onde ainda existe esse logo da villa gru? Ela nao tinha fechado e virado a sala da amex?

  • Thomas Hisamura

    Um lixo! Tá parecendo a Iberia de uns anos atrás (que melhorou muito).

  • Thomas Hisamura

    Air Europa é um lixo, essas reclamações do texto são recorrentes. Parece a Iberia de uns anos atrás (que melhorou muito).

  • Roberto Gueh

    que porcaria de compania

  • Pieter

    O valor pago está longe de ser uma promoção!
    Promoção GRU – europa é 2.000 p/p.
    Pra começo de dezembro, alta temporada, a passagem pela KLM está por menos de 4 mil.
    Ou seja, pagar caro, pra voar mal e ainda ter que pagar por bebidas no voo, nunca!

  • Jarbas

    Eu não tive os mesmos problemas citados, mas no voo de ida a Madrid o sistema de entretenimento não era individual e o brilho das telas incomodou bastante durante a noite. Outra coisa que estranhei foi a cobrança dos fones. Todas minhas viagens anteriores tinham sido de TAM e não estava acostumado à simplicidade do kit de amenidades.
    Na volta, um dos banheiros entupiu e ficou um Deus nos acuda no avião. Para piorar, o avião estava lotado pois era véspera de carnaval.

  • Rodrigo Aguiar

    Complicado heim !!… Nem com tarifa baixa viajo por ela nao…..

  • Emerson

    Voei duas vezes com a AirEuropa, ambas passagens com preços excelentes! Da primeira vez correu tudo bem, apesar de realmente ter em mente que conforto não é o negócio deles, mas considerando o curto tempo de voo entre Salvador e Madrid, se a tarifa for boa vale a pena. Já na segunda vez ocorreu algo muito grave: no check in (bastante atrapalhado) em Salvador a atendente (brasileira) jogou todo seu mau humor e seu racismo em mim e meus dois acompanhantes, gritava e fazia caras e bocas pra gente, mudou nossos assentos para que fossemos separados e nos piores lugares possíveis e disse que não tinha o que fazer (era claro na tela que havia vários assentos livres), nesse instante fiquei muito nervoso e fui rude com ela como ela estava sendo comigo, ela então disse que não iria mais me atender, e atendeu o próximo (um europeu) com muuuuuita simpatia e bom humor. Então procurei o guichê administrativo da companhia e relatei tudo à gerente, que parecia já conhecer bem sua funcionária… A gerente foi muito simpática, pediu muitas desculpas e foi comigo até o guichê de check in, interrompeu a tal funcionária, tomou seu terminal e fez nosso check in, nos reservando inclusive fileiras inteiras para cada um de nós (nunca tinha visto isso). Repito que conforto não é a marca da companhia, mas com bom preço voltaria a voar com AirEuropa. Sei que uma empresa é muito mais que uma funcionária, e se for para mediar essa companhia por seus funcionários, fico com a simpática e prestativa gerente que tanto nos ajudou.

  • Rodrigo Teixeira

    Procurem pelos vídeos da Air Europa e tirem suas conclusões sobre como é essa empresa!

    Exemplo: https://www.youtube.com/watch?v=kgxMeS0G69M

  • Gustavo Pavelski

    Na mesma faixa de preço normalmente tem a Air China que é BEM melhor que a AIR EUROPA.

    • Cristina

      Air China tem padrão da Iberia,jamais comparar com a AirEuropa.

  • Ellem Mozer

    olá, bom dia! Como faço para adquirir um protetor de mala da MELHORES DESTINOS? Abraço

    • Gabriel Almeida

      Também quero!

    • Larissa Campos Souza

      Eu tbm!!!

    • Álvaro

      Também quero!!!!

    • Jonatas Elias

      Também quero kkkk.

    • Albino

      Também quero !!!

    • Rafael Oliveira

      Tá bom de ter uma lojinha virtual, hein?

    • Álvaro

      E aí MD? Silêncio ensurdecedor com relação ao protetor de mala (rsss)!

  • Hermes Hs

    Todas as cias para voos intercontinentais deixam, a Air Europa é a exceção, e talvez alguma outra que desconheço. Nenhuma com esse tipo de rota, cobra por fones de ouvido e nem por alimentação extra (salvo algumas que cobram bebídas alcoólicas e só)

    Não sei se já chegou até vocês, mas, chegou até mim um post de um vídeo no Facebook, onde os passageiros ficaram por 5 presos horas dentro do avião da Air Europa, só deixaram-os sair, após início de tumulto (TUDO FILMADO), e somente tiveram procedimento de reembarque após 6 ou 7 horas! Detalhe, nesse tempo no avião não estavam oferecendo nem alimentação. Abaixo o link do vídeo.

    https://youtu.be/kgxMeS0G69M

    Enfim, nunca viajei e nem pretendo. A promoção precisa ser muiiiiiiiito boa, tipo promobug! Caso contrário, para mim, não dá! Tipo 800,00 para Europa (como no último que teve na AA), assim como no que teve da Iberia por R$850,00 e no da KLM por R$540,00. Passou de R$900,00 eu já penso, pq se tiver alguma concorrente por 1400,00 e nela que eu vou! Não tento a sorte!

  • Leonardo Nogueira

    Este ano estive em lisboa e madri pela Air Europa e tambem enfrentei varios problemas tanto no voo de ida como de volta, o que compensou um pouco foi o que paguei pelas passagens, algo em torno de 1500 ida e volta. Se fosse por esse custo descrito na materia com certeza escolheria outra cia aérea.

  • Erick Moraes

    Ai caramba… Vou voar com a Air Europa pra Paris daqui a 3 semanas e agora fiquei preocupado. O desconforto durante o voo dá pra suportar com força de vontade. Mas mala perdida é o fim do mundo, não dá pra ser pior… =/

    • Ayrton Vasconcelos

      Leve bagagem de mão. Fiquei sem bagagem também pra Paris.

      • Jonatas Elias

        Ficou quanto tempo? Não despachar bagagem é uma maravilha só!!!

    • Albino

      Com toda companhia se corre esse risco. Mas leve uma muda de roupa na mala de mão pra uma emergência. Além de que lá você iria comprar roupa de todo jeito hehehe

    • Anelise Leopolski Camargo

      Fiz esse trajeto ano passado e deu td certo. Dedos cruzados!!

    • Rubens Ferreira

      Quando fui de Copa BSB-PUJ, o carrinho de bebê da minha filha de 1 ano não chegou… Pense a “delícia” de ficar em um resort enorme sem carrinho de bebê! Pelo menos eles entregaram no hotel em 24h.

  • Numismata Jaime

    8300 por isso? kkk

  • Ayrton Vasconcelos

    Também tive bagagens extraviadas com a Air Europa. Destino final era Madrid, mas as bagagens ficaram em São Paulo. Pior de tudo que no outro dia de manhã da chegada já tínhamos um vôo pra Roma. Ou seja, 72 sem horas sem bagagens. Pra piorar, a atendente da gol no primeiro check in cometeu um erro e registrou as bagagens no nome de apenas 3 passageiros (éramos 5), ou seja, só recebemos os 300 euros da empresa. Depois desse dia, nunca mais viajo sem bagagem de mão cheia de roupas…

  • Claudia Valeria Gomes

    Viajei em março deste ano Salvado/Madri e gostei bastante. Não tenho o que reclamar do atendimento, serviço de bordo, aeronave etc. Saiu e chegou no horário previsto e os voos foram super tranquilos. Farei esta mesma viajem ano que vem e voltarei a usar a Air Europa.

    • Albino

      Também viajei uma vez e não tive nenhum problema. Lógico que não é uma companhia top, afinal, é uma subsidiária low-cost internacional da Air France. Nunca pagaria esse preço pra viajar nela, mas pelo preço que paguei na época (cerca de R$ 1.800,00) valeu totalmente a pena. Perder mala não é privilégio de nenhuma companhia aérea. E balcão da companhia nos aeroportos aonde ela não tem base ? Os balcões são gerais, atendem todas as companhias. Quando tive problema com malas, fui lá e reclamei, depois chegou. Aconteceu, inclusive, mês passado comigo no Canadá.

      • Rafael

        peguei uma promo de madrid para lisboa 7 euros mas nao sei como eh a franquia de bagagem. alguem sabe? nos voos intra europa

      • jorge moraes

        No desembarque, cada cia aérea deve ter seu funcionário pra atender pax com mala extraviada/avariada. Isso de balcões gerais no desembarque não existe. Se fosse assim, em Milão o pax iria no balcão da Alitalia reclamar da mala que não veio pela Air Europa.Nada a ver.

  • Mikael Kenan

    Vi muitas pessoas que conheço viajando pela Air Europa e estava curioso pra saber como era o serviço deles para uma possível viagem a Europa. Resultado: Ficaria como última opção!!! Valeu MD!

  • Henry

    Com tantos “atributos positivos” elencados pelo MD, é séria candidata a constar como parceira do Smiles…rsrsrsrs….

  • Luis

    Air Europa já tem fama pessima na Europa,pior que Iberia.Um copo de suco cobra 3 Euros,o fone de ouvido cobra mesmo valor,não vou voar com essa cia e nunca.

  • Jonatas Elias

    Boa, soube separar galhos de bugalhos.

  • Victor Araujo

    Fiz dois trajetos de viagens com a AE… uma delas GRU-MAD-LIS em econômica e o retorno BCN-MAD-GRU em executiva…

    Gostei de voar com eles, embora a volta tenha atrasado por volta de 5h na primeira escala, que criou um efeito cascata na escala seguinte… por minha sorte desci em GRU… em MAD foram mais 1h30 de atraso e tinha muita gente reclamando de ter perdido conexões em outras cias ao chegar no Brasil… Por ora não reclamei, pois minha executiva da volta dava direito as salas VIP, espetacular em BCN e mto boa em MAD… como usei os serviços dessas salas em ambos atrasos, não tenho o que reclamar… porém me deu muita insatisfação com o descaso para a turma da econômica esparramada pelo chão do portão de embarque em MAD… outra falha foi que o cardápio de comidas me pareceu bem similar em ambas as classes… a diferença foi que o whisky e os doces vendidos na econômica eram gratuitos na executiva…

    De qq modo, da AE não tenho o q reclamar pois o atendimento foi mto bom na econômica e perfeito na executiva. Mereceu cada centavo investido…

    O q mais incomodou foram os atrasos no retorno e o descaso da cia com os passageiros da economica. Um ponto final é a total desorganização, truculência e arrogância dos funcionários de Barajas e da polícia aeroportuária madrilenha… sinceramente, se querem ganhar dinheiro com turismo, Barajas deve se adequar urgentemente ao padrão eficiente e cortez do El Prat de BCN.

  • Everton Alves

    Concordo completamento com o seu relato. Super fiel. Já viajei por esta companhia duas vezes entre São Paulo e Madri.

  • Paulo Brito

    Com certeza, pensarei 3 vezes antes de compra um bilhete da Air Europa.

    • Jonatas Elias

      Se for promo decente pensarei 2. Se for promo imperdível pensarei 1. Se for bug não pensarei!

  • José Alexandre

    Eu quero uma capa de mala igual a sua kkkkk

  • Mara Bm Basilio

    Atraso de 1h? Que maravilha! Fiquei 4h preso dentro do avião sem o ar condicionado. O povo passando mal e nenhuma explicação. Qfo começou a revolta dos passageiros simplesmente o comandante avisou a guarda nacional espanholla q havia um motim dentro do avião. Resultado: Soldados armados dentro do avião, tomando o celular de quem estava filmando e o funcionário da companhia q veio a bordo disse q quem quisesse sair não teria reembolso já que o avião estava em perfeitas condições e iria decolar. Ai da ameaçou dizendo que já estávamos com o passaporte carimbado com a saída e que ao descer teria q ser acompanhado pela policia. A viagem de ida foi excelente, mas a volta foi traumática.

    • Mara Bm Basilio

      Mas o preço foi excelente para a época kkk. E reconheço que boa parte do transtorno foi devido a antipatia dos espanhois

  • Fabricio Reis

    Há 4 anos atrás eu voei com a Air Europa. Fiz Salvador x Madri, ida e volta. E 4 anos depois, os problemas são os mesmos. Pra mim ainda foi um pouco pior, porque tenho 1,95m de altura, então fiquei ainda mais apertado que você. Meu voo não tinha sistema de entretenimento individual. Os filmes só tinham áudio em espanhol e inglês. Todos os comissários falavam apenas espanhol e inglês e também eram bem ríspidos nas respostas. O fone de ouvido também custava 3 euros. Eu também tentei repetir o copo de vinho durante a refeição e ouvi a mesma história da cobrança à parte. Só não lembro o valor. Felizmente, não tive problemas com atrasos e nem com extravio de bagagens.

  • Larissa Campos Souza

    Que horror!!

  • Ernesto Lippmann

    MD, também gostei da capa de mala! Como faço para vocês me mandarem uma? Já escrevi várias matérias para vocês!
    Quanto a cobrar por um suco 3 euros, é um absurdo e uma questão de sáude , pois é necessário se hidratar para evitar a trombose venosa, problema de sáude que deve ser combatido nos voos longos com meias de compressão, muito liquido e exercícios.

  • Ludmila Fajardo Fassy

    Tenho trauma dessa companhia, a pior que já viajei!!! Fui para Paris com conexao em Madri e perderam a minha mala! Era mês de dezembro, invernão, e passei um mês na Europa sem minhas roupas, itens de higiene etc, só tinha a roupa do corpo! Não me deram suporte algum, eu ia nos guichês da Aireuropa nos aeroportos e me falavam que so a questão só podia ser resolvida por telefone. Liguei várias vezes, gastei uma nota (e tempo) com ligações e nunca tinham informação para dar, era revoltante! O pior foi ser atendida em uma dessas ligações por um atendente brasileiro que disse o seguinte: “também, pq foi comprar passagem em
    Companhia barata?!” Tinha que rir para não chirer, né?! No final minha mala só foi encontrada depois do meu retorno ao Brasil, e a mala foi encontrada pela Aerolineas Argentina em Buenos Aires!!!!!! Tenho pavor da Air Europa, não recomendo nem de graça!!!

  • Amauri

    Para mim, essa foi a pior companhia aerea que já voei. Péssimo atendimento, falta de limpeza, serviço de bordo ruim, entretenimento de baixissima qualidade e funcionamento precário. Nos voos que fiz, não existiam monitores individuais e somente os centrais onde voce não tem opção de escolha. Cheguei a Madri com torcicolo. A janta servida, macarrão, parecia uma cola grudenta. Um dos banheiros da classe economica já saiu do Rio de Janeiro com uma fita indicando estar interditado. O voo de Bruxelas para Madri teve atraso de quase duas horas e a unica informação recebida era de que o avião tinha pane eletrica nos avionicos. Chegamos a Madri praticamente no horario de partida do avião para o RJ e uma funcionária nos esperava para levar até o portão de embarque. Foi algo desumano e sobrenatural. A funcionária tratava a todos como se fossem “gados” fazendo-nos correr pelo aeroporto e chagando ao ponto de ela propria sair correndo deixando muitos passageiros pelo caminhjo. Lembro de uma criança com sua avó gritando para não deixarem eles para tras. Uma garota americana obesa, correu e chegou ao avião aos prantos descalça. Foi uma cena desntesca e uma falta total de profissionalismo dessa empresa. Aconselho a qualquer um a pensar duas vezes antes de viajar com essa empresa mesmo que a passagem esteja em baixissimo custo. Não vale a pena. Air Europa nunca mais. Primeira e ultima vez.

  • louisebatera

    Voei com eles em abril deste ano. Guarulhos-Barajas-Gatwick e acho que não valeu o $ que economizei não tendo voado pela KLM.
    O lance dos headphones, agora que li a resenha do MD ficou mais claro pra mim! Eles (comissários) passaram oferecendo os fones, e perguntei se o fone que eu tinha funcionaria, eles responderam que sim. Mas, para a minha surpresa não funcionaram. Cheguei a pedir 2x pra que me trouxessem o fone deles e nada. Agora entendi.
    Sou vegetariana e o vizinho da poltrona ao lado também era. No voo de volta a SP, fomos surpreendidos pelo comissário, que disse que havia acabado a massa, e só tinha frango. E como contornaram a situação? “Vcs deveriam ter ligado pra companhia e solicitado a opção sem carnes.” Conclusão: nosso jantar foi uma unidade de pãozinho com manteiga. Lamentável!

  • André Felipe

    A minha pergunta nem é sobre o vôo. A pergunta é quando vocês vão fazer sorteio dessas capas de mala com o logotipo de vocês. Que tamanhos tem? rsrs…

  • simon clayton

    Otimo post e todos os comentarios validos. Mas vamos refletir um segundo sobre aqueles passageiros que deixem chiclete na porta-revista e que nao fazem um minimo esforço para seguir o ditado: por favor deixe o banheiro, como você gostaria de encontrá-lo .

    • Gilberto

      perfeito!

  • Bruno Bastos

    Uma coisa que o pessoal não entende é que saindo de GRU existem muito mais opções que nós do nordeste, então o fator preço reduz a importância por causa da concorrência. Aqui em Recife mesmo, a TAP tripudia dos clientes com os valores que cobra.

  • Bruno Bastos

    Essa informação deve ter aparecido enquanto você comprava a passagem. Procura se não tem no email do bilhete.

  • Anelise Leopolski Camargo

    Viajei com a air europa ano passado. Destino era cwb-são paulo-madrid-Paris. Felizmente, não tive esses problemas, nem de grosseria nem de sujeira e mala extraviada. No retorno, o voo em Madri atrasou cerca de duas horas. Como na TV estava a final da copa do mundo, todos acabaram se distraindo com o jogo. Malas chegaram tranquilamente tanto na ida qto na volta.
    Na época que voei dava uma boa diferença e assim sendo, voaria novamente por ela.

  • Luiz Carlos Proença

    Fiz viaigem semelhante mais ou menos no mesmo período, e minha experiencia foi totalmente distinta. Talves porque tenha viajado em classe executiva, mas apenas isso não explicaria tamanha diferença. Nosso avião, tanto de ida quanto de volta,eram aereonaves novas. Mas se imagina que a tripulação não teria que ser tambem tão diferente. No nosso caso eram muito gentis, e na ida tinha um comissario que falava muito bem o portugues. Tinhamos informações de viajantes anteriores a nos tambem tinham tido experiencias ruins, e confesso que estava receoso por isso. Felizmente tudo ocorreu dentro das nossas demandas, e penso que dependendo do valor das tarifas poderia viajar novamente com essa companhia.

  • Marcel Lopes

    Infelizmente a United não dá bebidas/comidas gratuitas (com exceção de água) fora dos horários de refeição.
    Fiz o voo GRUNWRFCO em Junho/2015 e em todos os trechos, se eu desejasse algo de bebida/comida fora do horário das refeições, eu teria que pagar.

    • Gilberto

      Dependendo da rota intercontinental, nem mesmo nas refeicoes a United serve bebida alcoolica gratuitamente. Fui pedir uma cerveja no jantar de Newark a Hamburg e a comissaria iria me cobrar 5 dolares pelo “purgante” e eu desisti na hora, ate porque nao valia nem 0,10 cents.

    • Hermes Hs

      Estranho pq sempre que viajo de United, na parte de trás da aeronave sempre ficam águas, sucos, alguns doces e salgados. e já viajei 5 vezes com eles. Somente nos vôos domésticos que realmente não tem serviço de bordo. Em maio fui com a American, então acredito que ou foi algo pontual ou mudaram algo (nesse caso para pior), pois, baseando em minhas experiências na United, eu sempre gostei, achava a melhor cia aérea para viajar para os EUA, porém, depois das alterações no programa de milhas, eu dou preferência a American, que antigamente tinha um dos piores serviços e hoje melhorou muito. Então eu só viajo por outra, se o preço realmente for algo com uma diferença de preço, considerável!

      Agora se a United mudou o atendimento, além de ter piorado o Mileage Plus, então fica bem complicado!

      MD, fica a dica para possibilidade de atualização de uma avaliação da United!

  • Vicente Cassepp-Borges

    Casa de ferreiro, espeto de pau. O povo do Melhores Destinos sempre divulga promoções boas e paga essa fortuna nos seus próprios voos… (PS: foi só brincadeira, ficou claro de que não tinha para inde correr…)

    • Marcel Bruzadin

      Infelizmente não tinha mesmo Vicente. Mas sempre aproveitamos as promoções que rolam, sim! =)

  • Claudia Pinho

    Acho que sou uma das pessoas mais indicadas para comentar sobre o assunto porque já voei 11 vezes com a AE. Em uma das viagens vi um homem enfartar ( Janeiro de 2008 ) e descemos emergencialmente nas Ilhas de Palmas. Em uma outra viagem ( Janeiro 2009 ) o avião da companhia que tinha quebrado não apareceu na minha cidade e enviaram um outro para o dia seguinte, o que ocasionou o extravio de diversas malas inclusive à minha. Terrível!
    Nunca me ocorreu ver sujeira na poltrona, nunca encontrei quebrados o monitor ou controle remoto. Realmente os comissários de bordo principalmente as Espanholas, são frias e ásperas. Quanto à toilette, quase nunca a usei; mas também com apenas 8 horas de voo até Madrid ( que aeroporto comprido! ) da para segurar o xixi. ). Enfim, estou acostumada com a AE e já tenho passagem comprada para Dezembro.

  • Marcel Bruzadin

    Guilherme, esse Villa GRU fica do lado de fora, no Terminal 2 de Guarulhos, mas nem chegamos a entrar.

  • Bruna Bessa

    Gostaria de parabenizar, primeiramente ao redator da matéria, que foi muito bem elaborada e explicativa. Tive uma experiencia parecida com relação ao descuido da companhia, e é bom que as pessoas fiquem atentas ao viajarem por ela. Aproveitarei então para fazer meu relato: Viajei pela Air Europa em Fevereiro, saindo de Salvador com destino a Paris, fazendo conexão em Madri, nesse mesmo aeroporto citado acima. Minha primeira viagem internacional sem meus pais, apenas com uma amiga, estando a caminho de encontrar outra que ja estava la em Paris. Minhas passagens foram compradas por uma agencia, que emitiu o voucher que me foi entregue. Logo no meu check-in aqui em Salvador, a agente de despacho me comunicou que a minha passagem não estava no sistema, mandando eu ir no balcão da companhia. Chegando lá, a atendente me informou que minha passagem estava sim no sistema e que eu voltasse ao check-in. Enfim, continuou dando o mesmo erro até que eles encontraram minha passagem. Embarquei, entrei no avião, fui bem recepcionada pelos comissários de bordo. Entretanto, dei logo de cara com uma situação que poderia ter “problema”: em todos os voos, é costumeiros serem apresentados as medidas de segurança. Como eu viajo com frequencia, já as conheço mas mesmo assim sempre presto atenção. As informações foram passadas em ingles, espanhol e portugues. Porem, no momento que estava sendo explicado em portugues, as informações eram passado MUITO RAPIDO (embolando as palavras como se “soubesse” falar em português) de modo que minha amiga, que estava realizando a primeira viagem de avião dela, não conseguiu entender nada do que foi passado. Por sorte, ela é fluente em inglês e pode compreender, em ingles, o que foi falado. Na hora do serviço de bordo, mesmo problema: pediamos alguma coisa em portugues, o comissário não entendia e tinhamos então que repassar em ingles. Bom, isso tudo poderia ter sido esquecido pela viagem maravilhosa que nós fizemos e por uma volta que tinha tudo pra ser tranquila: e, infelizmente, não foi. Nosso voo de volta era do Aeroporto de Londres, Gatwick, conexão em Madri. Após a longa demora pra chegar no aeroporto que é distante de Londres e a longa fila para realizar o check-in (passamos quase 2 horas na fila, com apenas dois agentes de despacho atendendo mais de 50 pessoas), adivinhem qual a minha surpresa ao descobrir que a minha passagem de volta, assim como a de ida, também não constava no sistema da companhia aérea. Fui encaminhada, faltando 40 minutos para o check in se encerrar, ao balcão de informações do aeroporto, (que atende TODAS as companhias aéreas que operam no local) e foi atendida por uma pessoa que, simplesmente, fez descaso da minha situação e me disse as seguintes palavras em ingles: “senhora, o voucher que a sua agencia emite, não te dá garantia da passagem, que nem no nosso sistema consta. Sugiro que entre em contato com seu agente de viagem para resolver isso”. É nessa hora, pelo péssimo atendimento em um momento tão delicado, que a gente entra no desespero. Entrei em contato diretamente e imediatamente com o dono da minha agencia que me informou que é COSTUMEIRO a Air Europa fazer isso com os passageiros, muitas vezes porque o voo é vendido com lugares a mais. Ou seja, eu tinha caido nessa situação. Ele pediu que eu voltasse lá, esbravejasse, fizesse um barraco, ja que eu tinha sim a passagem e estava com razão. Voltando nesse mesmo balcão de atendimento, com 20 minutos para o encerramento do check-in do meu voo, tinha umas 5 pessoas na minha frente e eu ja pensando que nao ia dar tempo de ser atendida. Fui então, atendida por outro atendente que, MUITISSIMO SIMPATICO E SOLICITO, me informou que SIM, minha passagem estava no sistema e que eu voltasse lá na companhia. Caso continuasse com o problema, mandasse a agente de despacho ligar para ele para juntos resolverem. Voltei e continuava com o erro. Aqui, eu deixou o agradecimento a moça do aeroporto de Londres, que fez de TUDO pra que eu embarcasse, mesmo com minha “falta” de passagem. Enquanto resolvia meu ticket, falando ao telefone com quem fosse para resolver minha situação, pediu que eu me acalmasse, preparasse a mala para ser etiquetada e aguardasse. Enquanto isso, chegou uma familia para realizar o check-in e essa mesma moça informou-lhes: “essa menina aqui, é a ultima pessoa a realizar o check-in desse voo, sinto muito”. Quando eu ouvi isso, foi alivio instantâneo. Mas, ainda tinha uma questão: como chegar ao avião, em um aeroporto que voce não conhece, em menos de 5 minutos. A moça então, me disse: “está aqui seu ticket, agora VOE por que o avião já vai sair e voce tem 5 minutos para passar pelo raio x e encontrar esse portão de embarque aqui”. E foi isso que eu fiz, passei pelo raio x (onde tive mais uma parada que poderia ter me atrasado, mas, graças a deus, o agente também foi solicito e me informou exatamente qual caminho eu tinha que percorrer até meu portão de embarque), corri, corri e corri (o meu portão era um dos ultimos), até chegar bastante ofegante no avião e enfim, embarcar de volta pra casa. Peço desculpas pelo texto grande, mas a minha situação serve de alerta a todos que viajarem pela Air Europa. Espero que não aconteça com voces o que aconteceu comigo, por que foi realmente desesperador a incerteza de não saber se eu ia voltar pra casa no momento previsto. Foi graças a Deus e aos anjos que ele colocou no meu caminho que tudo acabou dando certo. Parabéns ao Melhores Destinos por estar sempre trazendo-nos informações importantissimas como as da matéria. Obrigada!

  • E.Monteiro

    A verdade é que a Air Europe é como se fosse a GOL aqui no Brasil, todo mundo reclama, mas entre 10 cias, ela é a escolhida em 7x rs. É mais barato, com isso seus serviços são equivalentes!!!!

  • Bruno Santos

    A Air Europa eh uma LowCost, bem parecida com a Gol, porém dentro da Europa pratica preços muito melhores.
    Tenho uma passagem Lisboa -Madri em dezembro, pela qual paguei 156,08 Reais.
    Agora, desvio de bagagem eh inaceitável!

  • Rodrigo

    Viajei com a Air Europa em Setembro de 2015 para a Itália, com conexões em Madri, e concordo com a avaliação do Melhores Destinos e a da maioria dos comentários aqui: a companhia é muito ruim, com certeza a pior em que já viajei longas distâncias. E não é nem tanto essa questão de que “é barata e pode valer a pena”; é uma questão de respeito mínimo com os passageiros e seus direitos. Nosso voo da volta (Madri-GRU) atrasou incríveis 10h – isso mesmo, DEZ HORAS. Por causa disso perdemos um dia de trabalho e os voos de conexões, sem falar na noite inteira no aeroporto. E não quiseram nos ressarcir em nada, nem hotel, nem comida, absolutamente nada! Uma vergonha. Dezenas de pessoas dormindo em frente ao portão de embarque e os funcionários agindo de maneira extremamente grossa com todos, dizendo que “Isso aqui não é o Brasil” e coisas desse nível. Outro detalhe é que no voo da ida o avião nem tinha sistema de entretenimento individual – era só aquelas telinhas a cada tantas fileiras. Como já vi vários relatos como esses por aí – a exemplo deste vídeo recente: https://www.facebook.com/177922092284703/videos/897800460296859/?pnref=story -, acredito que este seja o padrão da empresa mesmo. Meu conselho: evite ao máximo voar com eles.

  • Rodrigo

    Viajei com a Air Europa em Setembro de 2015 para a Itália, com conexões em Madri, e concordo com a avaliação do Melhores Destinos e a da maioria dos
    comentários aqui: a companhia é muito ruim. E não é nem tanto
    essa questão de que “é barata e pode valer a pena”; é
    uma questão de respeito mínimo com os passageiros e seus direitos.
    Nosso voo da volta (Madri-GRU) atrasou incríveis 10h – isso mesmo,
    DEZ HORAS. Por causa disso perdemos um dia de trabalho e os voos de
    conexões, sem falar na noite inteira no aeroporto. E não quiseram
    nos ressarcir em nada, nem hotel, nem comida, absolutamente nada! Uma
    vergonha. Dezenas de pessoas dormindo em frente ao portão de
    embarque e os funcionários agindo de maneira extremamente grossa com
    todos, dizendo que “Isso aqui não é o Brasil” e coisas
    desse nível. Outro detalhe é que no voo da ida o nosso avião nem
    tinha sistema de entretenimento individual – era só aquelas telinhas
    a cada tantas fileiras. Como já vi vários relatos como esses por aí
    – a exemplo deste vídeo recente: http://www.youtube.com/watch?v=kgxMeS0G69M
    -, acredito que este seja o padrão da empresa mesmo. Meu conselho:
    evite ao máximo voar com eles.

  • jorge moraes

    Pela sua narrativa, a gerente ao interromper o atendimento da funcionária grossa,e pegar seu balcão, deixou o tal europeu que ele atendia de escanteio.

  • Paulo

    Caramba Marcel.. não tinha disponibilidade por milhas não? Pagar isso num voo desses.

  • Eduardo

    Passei por overbooking com a air Europa e eu e minha esposa tivemos o voo adiado para 2 dias após. Recebemos hotel e alimentação e Transfer in e out aeroporto. Eu recebi como recompensa uma passagem de ida e volta com acompanhante para ser usada em qualquer trecho da cia (no caso usei de buenos Aires para Madrid) e minha esposa recebeu 600 euros em espécie. Tudo isso sem muita demora e com pouca briga. Nessa mesma viagem minha bagagem estraviou e recebi minha mala na minha casa no Brasil uns 20 dias após .

  • Kaue Pontes

    Marcel, compartilho com você o mesmo sentimento. Eu e minha esposa fizemos, recentemente, o mesmo vôo, São Paulo – Madri. Passamos por isso tanto na ida, como na volta. A sorte é que só não tivemos as malas extraviadas, mas você esqueceu de mencionar os diversos fios de cabelos presos nos travesseiros e cobertores, ainda que estivessem aparentemente ensacados e vedados. Never more!

  • William

    Viajei pela air europa em ago passado, na rota gru/mad/bcn, pela primeira e ultima vez! As aeronaves disponibilizadas para o brasil sao as piores possiveis. As comissarias antipaticas, os banheiros imundos, as refeiçoes sem graça, o entretenimento (?) dá raiva, enfim…air europa NUNCA MAIS!!!!!!!!

  • Niege Neves

    Air Europa deixa mto a desejar. O atendimento é péssimo, desde os comissários de bordo ao atendimento do balção. Minha mala foi danificada e foi um horror para resolver a questão. Passei quase 2 mês ligando para eles. Eles não se importam com a imagem da empresa….desgaste total. Não recomendo.

  • Risete C. Malheiros

    Sinceramente, não consigo entender como essa Air Europa continua operando….Meu marido(72 anos) e eu(64 anos) costumamos fazer uma viagem à Europa por ano, na maioria das vezes, sozinhos. Mas nunca viajamos com uma companhia tão ruim como a Air Europa . Vou tentar resumir o horror que passamos.

    Progamamos uma viagem à Espanha durante 18 dias, começando por Madri ( 4 noites) seguindo por Zaragoza, Pamplona, San Sebastian, Bilbau e Burgos
    .Deveríamos embarcar em Salvador, no dia 01/09/15, no voo UX 84, programado para às 22:30h. Após um check-in extremamente descortes, ficamos várias horas na sala de embarque, sem nenhuma justificativa por parte dos funcionários.Depois de muitas manifestações de desagrado dos passageiros, os funcionários deram justificativas variadas e, mais ou menos ás 02:00h, autorizaram o embarque na aeronave, onde ficamos por mais 2 hs em solo, sem comer nada.Nessa ocasião a Comandante avisou que o voo havia sido cancelado por problemas técnicos, e nós deveriamos desembarcar, pegar bagagens e aguardar orientação da equipe em terra.Só conseguimos chegar ao hotel às 07:00h do dia 2. Até esse momento não nos foi ofertado nenhuma alimentação.
    Fomos avisados que nos pegariam no hotel as 14:30h, desse mesmo dia, para embarcarmos às 16:30h. Ao chegarmos ao aeroporto não encontramos ninguem da Air Europa. Eles só apareceram no guichê às 20:00h. Fizemos novamente o check-in, mas o embarque não foi autorizado. Ficamos no aeroporto, sentados no chão e nas cadeiras disponíveis, sem oferta de alimentação ou água, até depois das 22:00h,quando avisaram que o avião continuava com problemas ( era o mesmo), e o voo seria adiado para o outro dia , ás 16:30h. Fomos levados para outro hotel, onde chegamos depos de 01:00h .
    Finalmente, embarcamos no dia 03/09/15, no voo das 23:38h, após mais uma mudança de horário.
    Perdemos 2 dias da nossa viagem, e começamos as férias extremamente cansados e estressados. Só não perdemos nossa reserva no hotel em Madri graças a ajuda gentil e eficiente da equipe do Booking.
    O voo de volta saiu como programado, e tivemos um excelente atendimento no aeroporto de Bararas. Porém fomos muito maltratados por uma comissária de bordo.
    É óbvio que entramos com uma ação contra essa péssima companhia..

    Air Europa, nunca mais!!! Foi a nossa primeira e única viagem com ela.
    Nem de graça vale à pena!!

  • Bruno Santos

    Em uma situação dessas, como acionar a companhia aérea de outro país na justiça?
    Algum jurista poderia explicar???

  • Bruno

    Olha, com a Air Europa, nunca viajei.
    Já viajei de TAP(ótima!), British(ótima!), Iberia(Regular), KLM(ótima!), Lufthansa(EXCELENTE!) e SWISS Air(EXCELENTE!).
    Minhas favoritas sempre serão a TAP e a Lufthansa. Sempre as escolho.

    Agora, esse relato da Air Europa, me deixou com mais certeza ainda de não querer viajar por eles.
    De todas as que viajei, a Iberia foi a que mais me incomodou, mas melhorou muito desde que foi comprada pela British, o que foi, na minha opinião, a salvação da empresa. Ela era péssima.

    Ano que vem, vou passar as férias viajando pelo Leste Europeu e já escolhi a Cia. pela qual viajar: LUFTHANSA. Apresentou um excelente preço (vou começar a viagem pela Polônia) e é uma voadora na qual eu confio plenamente.

    Enfim, excelente relato.
    Obrigado por compartilhar conosco!

    PS: também quero um protetor de malas do MD!

  • LuigiPaolo

    Na executiva, apesar do bom atendimento, os assentos tinham a pintura gasta, descascada. Péssima impressão. Na ida, GRU-MAD-MXP, 28/5/15, nossos assentos não reclinavam. Sorte havia outros vagos. Mas os nossos originais tiveram que ser utilizados por outro casal no final da viagem, pois os deles não voltaram à vertical. Apreensão na volta,15/6, houve defeito com outros 6 (de 24) assentos. Por sorte não nos nossos. Paga-se barato, mas é uma roleta-russa!

  • Maria Alves

    Na minha opinião, a tarifa é boa e o serviço é justo. Várias situações como essa ocorrem em qualquer outra empresa aérea. Já voei Air Europa e a experiência foi boa, nada que desabone a empresa.

  • Bruna

    Fiquei com uma duvida… fui marcar os assentos e no site da Air Europa mostra que este vôo Madrid/SP tem 55 fileiras. é isso mesmo? Achei muito… e no seatguru mostra apenas 42

    • joao

      é isso mesmo, o mapa do seat guru nao está atualizado, vai ate 55 mesmo

  • joao

    Bom, voei com eles no ano novo e é isso mesmo que foi relatado. Na ida, sem atrasos, na volta os dois voos (europeu e transatlântico) atrasaram mais ou menos 1 hora. Malas chegaram após todos os voos (gracas a Deus rs). comida é bem ruim e vem em pouca quantidade, leve lanches! entretenimento ruim, apenas uns 6 ou 7 filmes pra escolher e, na minha opiniao, todos bem sem graça, só vi um, na ida. apesar de tudo, se a passagem estiver custando a metade do que as concorrentes, vale a pena!

  • cassia vieira

    Odiei a Air Europa! O entretenimento das poltronas que ficam no meio do avião não estavam funcionando e os comissários não faziam nada pra resolver. Depois de muita reclamação, de chamar os comissários cerca de 05 vezes, reiniciaram o sistema, mas de nada adiantou: sem entretenimento num voo de 10 horas!
    Os comissários eram barulhentos, poucos falavam inglês, falávamos em inglês e nos respondiam em espanhol, tinham má vontade. Na hora de servir as refeições, era uma galhofa! Uma bagunça, gritavam uns com os outros, passavam bandejas de comida por cima da cabeça dos passageiros entre um corredor e outro… Um desrespeito! As refeições tinham uma péssima aparência, não experimentei, mas os passageiros ao meu lado disseram que estava horrível. O assento é desconfortável, apertado nas pernas. E o pior de tudo: os comissários exigem que vc deixe a poltrona reta na hora de servir a refeição, mesmo se vc não comer e estiver dormindo.

  • Beatriz Barbosa

    A aeronave da Air Europa dispõe de tomada?

  • Janete Ormand

    Fujam da Air Europa!!!! Pior experiencia que ja tive, voando de
    Paris-Madrid-Salvador ida e volta. O avião parecia que ia se desintegrar
    quando decolou, com varios ruidos estranhos; pessimo atendimento,
    tripulação grosseira e mal educada… Para completar, quando voltei para
    Paris, tive uma mala extraviada. Preenchi o boletim de reclamação no
    Aeroporto de Orly e depois de 6 meses de muita burocracia e varias
    ligações para Espanha (pois não existe nenhuma representação da Air
    Europa na França) fui idenizada.

  • PAULO S T DOREA

    Não conhecia a air europa e lendo os comentários fiquei super preocupado. Mas graças a Deus foi tudo tranquilo. Fui dia 24/12/16 e voltei dia 31/12/2016 partindo de Salvador para Paris. 1 hora de atraso na ida mas com avião limpo e novo. Não tem entretenimento gratuito. 20 euros pra alugar um iPad e planos a partir de 7 euros para Wi-Fi.Levem seus fones. Já sabendo, baixei meus filmes na Netflix tendo como carregar a bateria no avião. Avião novo e espaçoso. Meço 1,99 m. Vôo super tranquilo. Refeição razoável. Tripulação super simpática. Champanhe para comemorar o Natal.Em Madrid peguei a conexão para Paris. Avião velho, apertado mas tripulação 10. Neste até a água é paga. Na volta de Paris Madrid avião novo. Em Madrid meu vôo para Salvador atrasou 2 horas. Festejaram ano novo com champanhe e uvas. Mesma aeronave dá vinda. Valeu muito o preço. Viajo fácil de novo pela Air Europa se o preço for bom.Escrevo para ajudar novos passageiros. Foram muitos comentários negativos que li que me aterrorizavam. Infelizmente acontecem atrasos, extravio de bagagem e mau atendimento mas em todas as cias aéreas.

  • Douglas from Brazil

    Nossa, vou viajar amanhã para Madrid pela Air Europa e agora fiquei preocupado com que vou encontrar amanhã.