Como é voar com a Aerocon

Denis Carvalho 28 · março · 2014

A mais nova integrante da galeria de companhias aéreas avaliadas pelo Melhores Destinos vem lá da Bolívia. A pequena Aerocon tem somente nove aeronaves e uma malha com dez destinos domésticos bolivianos, mas pode ser uma boa opção para quem estiver viajando pelo país e quiser evitar longos percursos de ônibus. Foi o que fez nosso leitor Felipe Ernesto, que hoje relata para nós como é voar na Aerocon. Confira:

No dia 31/08/2013 terminei um mochilão de 27 dias que passou por Peru, Chile e Bolívia. A última parada da viagem foi em La Paz e meu voo de volta para o Brasil, pela GOL, sairia de Santa Cruz de La Sierra. Para evitar uma viagem de ônibus de 17 horas entre La Paz e Santa Cruz, que seria bastante cansativa, resolvi pesquisar voos entre as cidades. 

Avaliacao-Aerocon

A opção mais em conta foi da companhia boliviana Aerocon. O único problema era que o avião pousaria no aeroporto El Trompillo, no centro de Santa Cruz, e o voo da GOL sairia do Viru-Viru, um pouco mais distante da cidade. Eu teria pouco mais de uma hora para me deslocar entre um aeroporto e outro, isso se não houvesse nenhum atraso.

Mesmo assim, resolvi arriscar e fiz a compra pelo site da Aerocon. Alguns links do site contam com tradução para português, mas o processo de compra é todo em espanhol. Mesmo assim é bastante intuitivo e não tive nenhum problema. Fiz o pagamento por cartão de crédito e logo recebi a confirmação da compra por e-mail.

Check-ín e embarque

O voo 177, entre La Paz e Santa Cruz, sairia às 10 horas. Cheguei ao aeroporto de La Paz por volta das 8h30 e fui direto ao balcão da Aerocon. Mesmo com apenas um funcionário trabalhando não havia fila. Fiz o check-in e despachei minha mala em menos de 5 minutos.

Em seguida fui para a sala de embarque, que estava relativamente vazia. Depois de algum tempo, estranhei que passageiros de vários voos que sairiam depois do meu estavam embarcando. Perguntei a um funcionário da Aerocon e ele disse pra não me preocupar que o avião decolaria realmente às 10 horas.

Às 9h55, quando eu já estava imaginando que perderia o voo de volta para o Brasil, chamaram os passageiros da Aerocon. Com a fila formada percebi o porquê da calma, mesmo faltando cinco minutos pro avião decolar. Havia apenas cinco passageiros! Logo que passamos pelo portão de embarque um funcionário deu uma garrafa de água e este foi o único “presente” da companhia.

aero1

Embarcamos os cinco corajosos num avião modelo Fairchild Swearingen, com capacidade para 19 passageiros. A aeronave me pareceu antiga, mas estava bem limpa no interior. A disposição de poltronas é de uma de cada lado. Apenas na última fileira há três poltronas lado a lado. O espaço entre as poltronas é bom, nada muito apertado.

aero3

Logo que entramos o comandante iniciou o processo de decolagem, sem dar os avisos de praxe de onde eram as saídas de emergência, de onde caem as máscaras de oxigênio, etc. Milagrosamente, o avião decolou às 10 horas em ponto. Não houve serviço de bordo, mesmo porque nem comissários havia. Também não há nenhum sistema de entretenimento, nem revistas ou jornais à disposição.

aero2

Após 1h20 de voo pousamos em Santa Cruz de la Sierra. A decolagem e a maior parte do voo foram tranquilas, apesar do barulho grande dos motores da aeronave. Já o pouso foi bastante turbulento, segundo o piloto por conta das correntes de vento.

O desembarque foi realizado na pista do aeroporto El Trompillo e assim que cheguei no saguão a bagagem já estava lá. Um funcionário da Aerocon conferia os comprovantes das bagagens antes de entregar a cada passageiro. Minha mala estava intacta, sem nenhum indício de tentativa de violação.

Avaliacao-aerocon-3

Graças à pontualidade da Aerocon, consegui chegar ao aeroporto Viru-Viru a tempo de pegar o voo para o Brasil.

Conclusão

No geral, apesar da simplicidade dos serviços, voltaria a voar com a Aerocon sem dúvidas. Recomendo para quem quer evitar longas viagens de ônibus dentro da Bolívia.

Agradecemos ao Felipe por este ótimo relato sobre sua viagem com a Aerocon, que com certeza ajudará muitos leitores a optar ou não pela companhia em suas viagens pela Bolívia. E você? Já voou com a companhia? Conte como foi a experiência nos comentários e participe! Veja todas as companhias avaliadas pelo Melhores Destinos neste post.

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Muito bom o relato e melhor ainda ver pelo segundo dia um post cedinho . Valeu MD.

  • Ailton Freire

    Estou na mesma situação, primeira atividade da manhã – verificar as novidades do MD. Muito legal o poster, não conhecia esta companhia aérea.

  • igor

    Quanto custou esse voo?

    • Custou 520 bolivianos (já com as taxas), na época cerca de R$ 170.

  • Moacyr Lopes

    Então são três.

  • Andre

    Não, são quatro…….

  • cristina

    Para quem se interessar , a TAM está com voos para fevereiro/15 (incluindo carnaval) para Bolívia saindo de MCZ por 254,00 + taxa; comprei trecho ida e volta por 750,00 para o carnaval.

  • Régis

    Esse Felipe gosta de viver perigosamente… apenas uma hora para o traslado entre aeroportos na Bolívia para pegar um vôo internacional?? Não tenho estômago para isso….

    • Marcos

      Cara, também não teria essa coragem, pois a chance de algo dar errado é grande.

    • Daniel Mansur

      Também não teria coragem. Chego com 3 horas de antecedência em voos internacionais, no mínimo!

    • Realmente foi bem arriscado. Mas acabei chegando no Viru-Viru 12h e o vôo pro Brasil era às 13h50, então ainda tinha um tempo bom.

  • Paula

    São cinco…….

  • Everton Basilio

    São seis… (vamos ver até onde vai parar, acho que muitos.. asuhasuhas )

  • Andre K

    7

  • marcio

    Legal, parabéns a todos voces! Fecharam uma mao cheia ja!!!!!!

  • marcio

    Puxa, parabéns, campeões!!!! Ja fecharam uma mão cheia, então. Show de bola amiguinhos!

  • Olho vivo com essas empresas tabajaras… A Aerocon teve um sério acidente em 03/11/2013 (dois meses após a vigem do autor do post), que resultou em 8 mortos na cidade de Riberalta

      • Fora que em 06/11/2011, outro acidente com um Fairchild Swearingen Metroliner já havia matado outras 8 pessoas em Trinidad, Bolivia…
        http://avherald.com/h?article=4428a4cb&opt=0

        • Fred. k. chagas

          eu ia JUSTAMENTE falar sobre isso. O cara foi CORAJOSO (melhor seria MALUCO ???) de andar numa companhai vagaba dessa. E boliviana !!! só tem uma coisa feita na bolivia com qualidade internacional (pros malucos que curtem. Eu tô foraço!!), mas mesmo assim costuma ser batizada. E essa coisa que nego curte não é companhia aérea. Portanto… me incluam fora dessas roubadas.

  • kkkkk depois dessa ninguém mais postou nada!

  • Josué Lana

    ano passado em outubro ia fazer uma viagem na Bolívia, e pesquisando passagens entre Santa cruz de la Sierra e La Paz vi essa empresa, era a mais barata, não quis.
    Já tem um histórico de acidentes, e não confio na manutenção deles, Aerocon e uma empresa que evito assim como a Cubana

  • Irla Lopes

    Eu tive uma péssima experiência com a aerocon na quarta-feira passada. Também comprei uma passagem para as 10h15 de La Paz a Sta Cruz de la Sierra e o voo atrasou uma hora e meia. Resultado: perdi o meu voo para o Brasil que sairia as 13h50. A empresa aerocon é desorganizada e não ofereceu qualquer apoio. Expliquei que tinha um voo internacional e não se dispuseram a contatar outras companhias bolivianas para viabilizar o meu deslocamento. Os aviões são antigos e o serviço é bastante precário. Em resumo: se puder evite se deslocar em voos desta companhia aérea, pois não ha qualquer garantia de que vc chegará ao seu destino como previsto.

  • Lauro santos

    Evitem voar nesta empresa. moro no Acre. Fronteira com a Bolívia. E sempre costumamos aproveitar feriados para passear em la paz, Santa Cruz , cochabamba. Aerocon, tem históricos de acidentes. Inclusive conhecia uma pessoa de Santa Cruz, que faleceu em um destes acidentes.. Já voei com aerocon no passado, são desorganizados, antecipam o ovo sem avisar com atecedencia e atrasam também, recomendo utilizar na Bolívia as companhia aérea, BOA e TAM ( Transporte Aéreo Militar). Aeronaves novas , arbus e embrear 190.

  • Aerocon é uma das maiores porcarias da América do Sul. Em janeiro do ano passado tive a infeliz ideia de comprar uma passagem entre El Trompillo e Sucre, um voo ridículo de pouco mais de 35 minutos. Acontece que a bagunça desta cia aérea é tamanha que estes 35 minutos se tornaram quase 2 dias de espera. E não explicam nada, não falam nada. O voo era pra ter saído 12h25. Mudaram para 13h30, que mudou para 15h30, ai deram um almoço no nojento restaurante do El Trompillo, ai mudou para as 16h… 16h30… 17h00. Ai perdi a paciência e fui bater boca com o funcionário. Ai ele falou que o aeroporto de Sucre não opera noturno (não tem balizamento) mas era para aguardar enquanto era dia. Resultado? Só cancelaram o voo as 19h00. Mandaram todo mundo pra um hotel e dia seguinte as 04h30 buscariam todos para decolar as 05h30. Acreditam que saiu as 05h30? Obviamente que não! Até pq o El Trompillo também não opera noturno!!!! Saiu umas 09h30 e finalmente, as 10h05 o surrado Metroliner 23 tocou o solo de Sucre. Não voem Aerocon!!!