Como é voar com a Aeroflot no Sukhoi SuperJet 100!

Denis Carvalho 25 · março · 2014

A Aeroflot, a maior e mais tradicional companhia aérea da Rússia, já é conhecida dos leitores do Melhores Destinos graças à avaliação que publicamos da companhia. Hoje, porém, trazemos uma experiência bem diferente: como é voar em um jato Sukhoi Superjet 100 da Aeroflot! O pequeno avião, que comporta até 108 passageiros, fez seu primeiro voo comercial há apenas três anos e é uma da principais apostas da indústria russa de aviação. Será que ele tem força para competir com nossos Embraer ou com os canadenses da Bombardier? Nosso leitor Thiago Diniz Tomé de Lima foi conferir de perto e fez essa avaliação exclusiva para os leitores do MD. Confira! 

avaliacao-aeroflot-capa

Na verdade a escolha dessa empresa se deu por acaso. Compramos um pacote com uma operadora aqui no Brasil e esse voo de Moscou pra Cracóvia era pela Aeroflot. Imediatamente pesquisei no Google, achei ótimas referencias sobre a companhia e fiquei mais tranquilo.

Compra

Como disse acima, comprei um pacote direto com a operadora aqui no Brasil, mas ao entrar no site verifiquei que o site originalmente é em Russo, mas com a opção de mudar pra Inglês. Creio que não seja complicado comprar a passagem.

Check-in e embarque

Antes de entrar nos aeroportos da Rússia, seja passageiro ou não, você tem que passar por um detector de metais e sua bagagem tem que se passar por um raio-x na entrada. Com o aeroporto movimentado criam-se filas, mas que rapidamente são dispersadas devido à agilidade do pessoal da segurança do aeroporto.

Raio-x da bagagem
Raio-x da bagagem

Assim como nos aeroportos brasileiros, a fila do check-in estava um pouco grande e logo depois foram abertos mais guichês pra facilitar o atendimento. Como eu não sabia falar russo, na hora do check-in eu apenas falei meu nome e “hall”, pra dizer que eu queria ir no corredor e deu tudo certo.

Fila do check-in em Moscou
Fila do check-in em Moscou

Após isso, passamos por mais um raio-x, agora o do embarque, e depois veio a imigração. sem problema. Logo nos dirigimos ao portão de embarque pra aguardar o voo.

Avião

O voo foi feito em um Sukhoi SuperJet 100 RRJ 95B de prefixo RA-89010.

avaliacao-aeroflot4

Ao entrar e ver o avião juro que fiquei com receio, uma vez que sou da teoria quanto maior o avião, mas seguro ele vai ser, impressão essa que foi mudada após o voo nessa belíssima e confortabilíssima aeronave.

319

Como curioso de aviação, conheço muitas aeronaves e nunca tinha ouvido falar nessa, por um momento pensei estar voando em algo da época do comunismo russo ainda, mas o voo foi perfeito.

avaliacao-aeroflot-poltronasA aeronave era novíssima, limpíssima e o espaço entre as poltronas era perfeito. Tenho 1,86 e não tenho o que reclamar desse espaço e do conforto do assento. A configuração das poltronas era 3-2, com uma classe executiva com poucas poltronas no formato 2-2.

Não havia sistema de entretenimento, mas o voo como era rápido, 1h55 nem deu pra cans

5. Serviço

Comissários simpáticos ao extremo, atenderam todos os meus pedidos e os comunicados dentro da aeronave em Russo e Inglês, eu arranho no inglês mas entendia perfeitamente os avisos de duração do voo e etc… Tanto do comandante como dos comissários. Como era um voo rápido não tinha nada de fone, mantas e etc.

322
6. Refeições

Essa foi a parte que mais me surpreendeu, vamos ao histórico completo.

Primeiramente os comissários passaram oferecendo refrigerante em lata, café ou chá e junto veio um lencinho úmido e um guardanapo.

avaliacao-aeroflot-bebidas

Depois disso não vi mais movimentação alguma dos comissários e logo pensei: “vou beber só essa coca-cola de café da manhã e minha gastrite vai me atacar”, pois o voo saiu às 08h50.

Mas após algum tempo, eis que me surpreendo e lá vem os comissários novamente oferecendo um lanche delicioso e muito bem preparado.

324

As fotos falam por si: alimento bem embalado e dentro de box, acho que de acrílico. Nota 10 pra refeição a bordo, colocando qualquer empresa do Brasil no bolso.

325

Entretenimento

Como disse, não havia sistema de entretenimento no Sukhoi. Os avisos de segurança do avião naqueles encartes a frente do banco eram em russo e tinha uma revista de vendas e notícias, também totalmente em russo. Como não sei nada do idioma, liguei o ipod e fui curtindo uma música. O voo foi super tranquilo e sem turbulência alguma, diferente do voo GRU-FRA no B777-200 na TAM, mas isso não vem ao caso agora.

Chegada

Chegamos ao aeroporto da Cracóvia na Polônia e o desembarque foi feito com escadas, tanto pela porta dianteira como traseira.

341

pegamos um ônibus e fomos pra parte da imigração e depois pegar as bagagens, e tudo no conforme. O aeroporto é pequeno e aconchegante, mas sem nenhum problema pra desembarque.

345 (1)

Dicas

A dica boa que eu tenho é que no embarque tem wifi grátis! 😀

Conclusão

Vale a pena demais voar pela Aeroflot! Eu fiz dois voos por ela, um foi São Petersburgo – Moscou num A321 e esse que estou compartilhando com vocês. O ponto forte para mim é a limpeza dos aviões e a qualidade do serviço, não tenho nada a reclamar! Penso em voar novamente com a companhia, desde que eu pense em ir à Rússia novamente! Hehehe.. Abraços pessoal do Melhores Destinos e obrigado pela espaço!

avaliacao-aeroflot1

Agradecemos ao Thiago pela brilhante avaliação, tanto da companhia quanto do Superjet 100. E você, já voou com o Sukhoi? O que achou desse pequeno jato russo? Deixe sua opinião nos comentários e participe! Confira as mais de 150 avaliações de companhias aéreas que já publicamos aqui no Melhores Destinos neste post

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Fred K. Chagas

    maneiro o avião dos russos. Claro que poderia fazer frente aos nossos (ótimos) embraer e aos dos canadenses. "Poderia", porque – quanto mais agora – boa parte do mundo não quer saber de produtos russos, daí , ainda que sejam bons, ficam restritos à união soviética (ops!!), quer dizer rússia, seus satélites, china e outros comunas style Michael Jackson (comedores de criançinhas). hahaha, foi mal galera do mensalão.

    • Eu já ouvi comentários que os aviões da Embraer deviam ser montados por macacos no meio da floresta. Infelizmente comentários preconceituosos e ignorantes como o acima são regra.

    • LXXX

      Pq o editor não apaga o comentário como o cima?Mas"RIDICULOUS"sumiu?

  • só corrigindo , os 777s da tam são 777-300er.

  • P.S.: a TAM so opera o b777-300er não o b777-200

  • Giovanni

    Realmente um avião interessante. A Sukhoi é famosa por sua tradição na aviação de caça, esse é o primeiro comercial deles. Parece que foram bem, rs.

  • Pedro

    coragem voar nessas coisas russas!!
    esse caiu num voo de demonstração. imagina o que pode fazer em voo comercial!

    • Giovanni

      Aquele acidente tem que ser desconsiderado, pois foi causado por falha da tripulação.

    • Otavio

      Pesquisa um pouquinho que você vai ver que os Airbus também cairam em voos de demonstração.. E em Paris !

  • LXXX

    JJ,já viu?G3,pode ignorar.

  • Desculpem ato falho ao descrever o 777 da TAM, mas qualquer duvida sobre o voo estou a disposição. Abraço!

    • patoeconomico

      Thiago, parabens pelo relato, muito interessante. Estou indo para Cracóvia, o que voce pode me dar de dicas sobre a Cidade, algum restaurante interessante. A hopsedagem eu já reservei.

  • massa também que o Sukhoi contava com um símbolo do CSKA, na foto que mostrou o avião em Cracóvia.

  • Eliézer

    Legal. Só quanto a refeição, até poucos anos atrás se via aqui acolá algo parecido em vôos domésticos no Brasil. Antes da incorporação com a Azul as refeições da TRIP eram parecidas com essa. Entre 2009/2010 embarquei umas cinco vezes no vôo CWB – CGB via LDB, e sempre serviam uma bandeja idêntica a esta da foto. Lembro-me também, por volta de 2010, GRU-CWB pela Tam, vôo ao meio dia, serviram um almocinho mesmo (uma espécie de carreteiro), com direito a uma tacinha plástica de vinho.

  • Douglas Almeida

    Já tem algumas unidades desse modelo da Suhkoi voando no México pela Interjet,o duro é conseguir clientes pra esse modelo,mas seria demais ver um desse por aqui.

  • Carlos Alberto

    Sobre o serviço da Aeroflot é importante salientar q a companhia opera em um nível "Premium" no mercado Russo, e por isto ela deve atender esta demanda mais exigente.
    Além disso, devido à legislação civil na Russia, as cias são obrigadas a servir comida e bebidas em relação à distância e tempo de vôo, e por isto até mesmo em vôos curtos de 1 hora são servidos inclusive opções de bebidas frias e quentes e sanduíches. Esta legislação dificulta inclusive o mercado de "low-cost/low fare" em um país verdadeiramente continental. Podem saber um pouco mais sobre isto neste artigo: http://goo.gl/EujGBq

    • Orem B. Hartuing

      Eu acho o máximo quando vem gente dizer que o mercado de aviação low cost é inviabilizado porque servem um lanchinho barato para os passageiros

  • Coragem mesmo viajar em engenhocas russas, sem qualquer tradição na indústria aeronáutica, exceto pelos enormes Tupolev e Antonov, que só eles usam…
    Quanto à turbulência, um 777 é muito mais robusto que esse Sukoi. Sem comparação. O que tornou o seu vôo tranquilo foram as condições climáticas favoráveis. Abraço.

    • Vitor

      A industria aeronáutica deles era mais desenvolvida que a ocidental até os anos 60. Depois estagnaram, mas dizer "sem qualquer tradição na indústria aeronáutica" é uma ignorância sem tamanho.

    • Russos sem tradição aeronáutica!!? Vai estudar!
      Nunca lí tanta bobagem em um só post.

  • Paulão

    Voce gostou do espaço porque é baixinho mas fica se achando grande!

  • joniocosta

    Muito boa avaliação. Com relação ao serviço de bordo, atualmente parece que qualquer companhia aérea tem serviço de bordo melhor que as brasileiras… A pior delas é a GOL, até os amendoins são cobrados à parte.

  • Nelson

    Estamos organizando uma viagem para o México para conhecer o Sukhoi Superjet 100 operado pela Interjet. Todos que voam com a aeronave ficam impressionados, em parte pelo design do interior feito por ninguém menos que a famosa Pininfarina. Se tiver interesse entre em contato com ndantas@yandex.com

  • Pedro Barbosa

    a Tam nao tem 777-200,ela tem 77W (300-er),mas texto bem bacana