Como comprar passagens aéreas baratas ou em promoção

Denis Carvalho 31 · maio · 2013

O segundo capítulo do Manual dos Melhores Viajantes traz um tema que é especialidade do Melhores Destinos: como comprar passagens aéreas baratas, aproveitar promoções e conseguir fazer um bom negócio. No nosso primeiro post da série tivemos uma participação excepcional dos leitores com dicas, sugestões e opiniões e mais uma vez convidamos a todos a participar, relatando as suas experiências e estratégias para conseguir aquela passagem perfeita para a sua viagem! Vamos lá!

manual-melhores-viajantesA compra das passagens aéreas é o primeiro passo para viajar “desempacotado” – termo consagrado pelo turista profissional Ricardo Freire para definir os viajantes que planejam seus roteiros por conta própria, sem pacotes de viagem. Isso tem uma explicação bem simples: para qualquer lugar do mundo em que você for viajar haverá algumas dezenas de opções de hospedagem (às vezes centenas!) e somente poucas companhias aéreas na rota escolhida. Dessa forma é muito mais fácil obter um bom preço de hospedagem após comprar a passagem do que o contrário.

As passagens, aliás, podem colaborar até na escolha do destino da viagem. Em alguns casos, escolhemos um destino específico e partimos para a busca das passagens aéreas. Em outros, temos uma ideia abrangente do que queremos – algum lugar com praia ou um tour pela Europa – e pesquisamos as passagens com base em uma lista definida de opções. Por fim, existe o caso em que nem pensávamos naquele destino ou mesmo em fazer uma viagem mas nos deparamos com uma promoção imperdível e compramos as passagens antes de tudo – vocês que leem o Melhores Destinos sabem bem do que estamos falando! 😉

Buscando as passagens aéreas

3d illustration: Cap traveler and airline ticketsEm qualquer uma das situações, é essencial se manter atento às oportunidades e fazer suas pesquisas para encontrar as passagens com bons preços. Sem falsa modéstia, quem acompanha o MD, especialmente pelo Twitter, RSS e Facebook está com meio caminho andando, pois é o maior site brasileiro especializado em promoções de passagens e ofertas de viagens. Mas nós só postamos as promoções das companhias aéreas e pode acontecer de não surgir nenhuma oportunidade para o destino que você escolher. Ai há duas saídas: mudar os planos e aproveitar outra promoção ou seguir adiante e buscar as passagens por conta própria.

Para prosseguir com a pesquisa, o primeiro passo é saber quais companhias voam para o destino que você escolheu. Isso é muito simples de descobrir, basta utilizar o sistema de busca de passagens aqui mesmo o Melhores Destinos, ou  o sistema da agência de sua preferência como Decolar, Viajanet e outras. Muitos gostam de usar o Ita  Matrix, que é um ótimo buscador do Google, mas ele tem o inconveniente de mostrar algumas tarifas que não encontramos nem nos sites das agências nem nos das companhias, o que te obriga a procurar uma agência física para tentar a compra. A pesquisa precisa ser feita dia a dia, pois muitas companhias não têm voos diários. Se for verificar ida e volta, selecione várias combinações para ter certeza que nenhuma empresa ficou de fora. Outra alternativa é usar metabuscadores como Kayak e Skyscanner, eles são bem interessantes, porém utilizam dados em cache, isso muitas vezes faz com que eles exibam tarifas que não estão mais disponíveis.

1081655_44418026

A hora certa de comprar

Já sabe quais companhias pesquisar? É hora de por a mão na massa e acompanhar os preços! A tarefa é mais fácil usando um buscador, que mostra os preços de todas as companhias em cada data. Mas se você preferir pode fazer sua busca direto no site de cada companhia aérea. Alguns são ótimos, outros são péssimos!

Vamos ao primeiro grande segredo para encontrar passagens baratas: saiba a hora certa de fazer a compra! As companhias aéreas a todo momento tentam convencer o consumidor de que quanto maior a antecedência da compra melhor e muitos acreditam nisso. Mas não é verdade! Nós acompanhamos o preço das passagens dia após dia e percebemos que comprar com muita antecedência pode ser tão ruim quanto comprar em cima da hora.

Para saber a hora certa de comprar, o primeiro passo é saber a época em que você vai viajar. A alta temporada é a pior época para se encontrar passagens. Ela inclui o mês de dezembro, em especial a segunda quinzena, janeiro, julho e todos os feriados. Também locais de eventos, por exemplo, festa junina em partes do Nordeste, Natal Luz em Gramado ou o mês de agosto para a Europa e Estados Unidos (férias der verão por lá). Se vai viajar na alta temporada, pode esperar preços mais salgados. Nesse caso, o ideal é comprar voos nacionais com antecedência de 60 a 90 dias e internacionais de 60 a 120 dias antes da viagem.

Se vai viajar em qualquer outra época do ano, a baixa temporada permite mais promoções e melhores ofertas de voos, hotéis e restaurantes, já que com menos gente viajando o preço também cai. Neste caso, as passagens nacionais podem sem compradas de 25 a 40 dias e as internacionais de 30 a 60 dias antes da data de embarque.

Esses prazos não são fixos: já divulgamos promoções de passagens com dois anos de antecedência e para voar na semana seguinte, mas nossa experiência mostra que se a pessoa pesquisar nos períodos que citamos aumenta consideravelmente as chances de encontrar uma promoção ou pagar mais barato. Saiba mais sobre a hora certa de comprar passagens. Um dos nossos posts campeões de audiência! 😉

Flexibilidade

441897_79940313O segundo grande segredo para economizar com passagens aéreas é a flexibilidade. Ter datas definidas limita muito a possibilidade de encontrar uma grande pechincha ou aproveitar uma promoção. Esse é um dos motivos pelos quais é importante começar o planejamento da viagem pelas passagens e não pela hospedagem.

Sua viagem é nacional: terças, quartas e quintas-feiras são campeãs de preços baixos. Para voos internacionais a diversidade de companhias dificulta fazermos uma regra, mas em pouco tempo pesquisando um determinado trecho você começa a perceber que a empresa X gosta de colocar os melhores preços aos sábados enquanto a Z mantém a mesma tarifa todos os dias e assim por diante.

Como já dissemos, a flexibilidade diz respeito também ao destino. Você pode estar sonhando com Natal, mas achar um preço arrasador para Fortaleza, por exemplo. Pode ainda alterar sua cidade de entrada na Europa para aproveitar uma promoção de passagens aéreas – mas só faça isso se for para incluir mais uma cidade em seu roteiro.

Regras das passagens aéreas

Uma coisa importantíssima para todos os que planejam uma viagem aérea é conhecer as regras daquela passagem. Os bilhetes aéreos são diferentes entre si, e o que determina essa diferença são as classes ou famílias tarifárias. As companhias oferecem passagens com várias classes e geralmente o que muda é a possibilidade remarcar a data ou cancelar a viagem, o número de milhas que a passagem oferece e outros benefícios, como a possibilidade de marcar a poltrona antes. Quanto mais benefícios, mais cara a tarifa.

Por essa lógica, as passagens promocionais geralmente são as mais restritas. Muitas não oferecem a possibilidade de reembolso nem alterações de datas e itinerários, outras até permitem, mas cobram taxas altas para quem quiser. Estas regras estão disponíveis no site da companhia aérea ou da agência online onde a passagem é oferecida e vale dar uma olhada com cuidado antes de fechar a compra. Só não se assuste com as restrições, pois a grande maioria das pessoas viaja na data para a qual comprou a passagem, mesmo que ela ofereça a possibilidade de alterações.

Saiba mais sobre as classes tarifárias e os preços das passagens aéreas.

Franquia de bagagem

3ä illustration: Travel rest from work. Tickets aboard the planeAinda com relação à regras, se você for voar saindo do Brasil terá sempre direito a uma bagagem com até 23 kg em voos nacionais e para a América do Sul e a duas bagagens de 32 kg para voos intercontinentais, tanto na ida quanto na volta. Isso vale para o voo do Brasil para o país escolhido e voos internos que tenham sido comprado juntos – por exemplo, de São Paulo a Nova York, com conexão em Miami, o voo interno de Miami a NY terá a mesma franquia.

Se você comprar passagens para voos que não saiam do Brasil, fique atento à franquia oferecida pela companhia aérea. Algumas oferecem apenas a possibilidade de levar uma bagagem de mão. Nesse caso, o melhor é contratar o excesso de bagagem pelo site, pois costuma ser bem mais barato.

Saiba tudo sobre bagagem neste post. Não deixe de ler!

Também recomendamos nosso guia sobre companhias aéreas low cost se estiver pensando em voar para a Europa!

Últimas dicas

MD15 Procure comprar passagens de ida e volta – geralmente o valor é muito mais barato e a maioria das promoções são restritas às passagens de ida e volta

MD15 Vá e volte pelo mesmo aeroporto – A passagem em que você chega ao país ou continente por um aeroporto e volta por outro é chamada “open jaw”  e costuma ser mais cara. Mas é bom colocar na ponta do lápis se vale a pena economizar na passagem e fazer o caminho de volta ou é melhor pagar um pouco mais

MD15 Busque aeroportos próximos – Existem aeroportos próximos às grandes cidades que muitas vezes oferecem bons preços. É o caso de Fort Lauderdale (perto de Miami), Tampa (ao lado de Orlando) e Philadélphia (próxima a Nova York)

MD15 Cuidado com as conexões! – Se comprar separado o trecho doméstico do trecho internacional o ideal é deixar um prazo bem longo para evitar contratempos e por em risco a viagem! Menos de 2h de intervalo para conexão é sinônimo de emoção.

653293_61730922

 

Hora de participar!

A proposta do Manual dos Melhores Viajantes é construir um guia de viagens interativo e democrático, com a participação dos leitores do Melhores Destinos. Participe deixando nos comentários suas dicas, opiniões e estratégias que usa para planejar a sua viagem.

Você pode ver os posts anteriores nos links abaixo:

Manual dos Melhores Viajantes – um guia do Melhores Destinos para planejar sua viagem passo a passo

Manual dos Melhores Viajantes #1 – Pacotes de viagem valem a pena?

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Fernanda Meireles

    Durante seis meses morei em Recife e no Rio de Janeiro ao mesmo tempo. Era translado semanal. E as dicas do Melhores Destinos me ajudaram a economizar nas facadas semanais. Seguindo as dicas de planejamento, sabendo a hora certa de comprar e, o que pra mim foi o mais importante, acompanhando o site e as cotações de passagens diariamente deu pra economizar uma boa grana. Como Melhor Viajante aprendiz, vou fazer minha primeira viagem internacional esse ano e bati o martelo na passagem após ver que as cotações estão aumentando progressivamente e o intervalo até a viagem está batendo com a dica dada pelo site. Obrigada galera!!

  • Diógenes

    Sou seguidor do MD no Twitter e já comprei algumas passagens em promoção. O lance é ficar atento e não pensar muito. Viu? Gostou? Compre.

    • Cinha Flor

      É vdd Diógenes, sempre penso demais e acabo deixando pra o dia seguinte e perco a promoção!!

      • Heleno

        Concordo plenamente Diogenes, eu estava de viagem marcada para Montevideu, visto que para Santiago onde eu queria ir, as passagens estavam caras, na hora de emitir os bilhetes para Montevideu, vi a promoção para Santiago por U$ 50! deixei a mocinha da GOL na linha enquanto tentava desesperadamente comprar os bilhetes para Santiago, que por coincidência eram para o mesmo período que eu estava disponível para viajar e deu tudo certo…

  • Bragoni

    Denis, primeiramente agradeço ao MD e parabéns pela iniciativa do site.

    Aproveitei a promoção da Delta GRU->MIA pagando a bagatela de R$ 900 ida/volta com taxas, e a viagem foi muito boa.

    Estava querendo voltar para Miami na época do Black Friday, e infelizmente vacilei na promoção da Tam, que havia passagens a aproximadamente R$ 1600 já com taxas. Porém, fazendo a procura nos sites das companhias, vi que ainda tem passagem voando pela Aeroméxico, e que estão com preços até que bons (R$ 1600 + taxas) para a semana do Black Friday.

    Estou na dúvida, mas comparando os últimos anos, teve boas promoções para Miami na época do Black Friday? Quando que geralmente rola estas promoções? Sei que é algo difícil de se dar certeza, mas este preço da Aeroméxico está bem atraente.

    Tenho flexibilidade nas datas, mas meu período máximo em Miami seria de 1 semana.

    Obrigado desde já!!

    • Ranerio Vieira

      Bragoni,

      Vc vai ficar quantos dias? Se forem poucos dias (3,4) acho que não compensa pagar os 1600 + txs, mas se for tipo 1 semana acho que é um valor razoável, considerando que o dólar teve uma subida esses dias. Eu já voei de Aeroméxico e gostei muito, bons aviões, bom entretenimento e boa comida.

      • Bragoni

        Ranerio!

        Na verdade, ainda não decidi. Quando comecei com a idéia, pensei em ficar 3/4 dias mesmo, porém agora já estou pensando em ficar uma semana. Estes preços que falei, são para saída dia 27/11 e volta dia 4/12, porém é possível a volta antes, ou ainda 2 dias depois.

        O problema de ser final de semana, é que caso compre algo pela internet pra aproveitar o Black Friday, creio que chega em 2/3 dias úteis, ai voltar antes 'mataria' esta possibilidade.

  • Ranerio Vieira

    Um item que eu citaria aqui é que pelo Vayama http://www.vayama.com quase sempre eu consigo achar as tarifas que o matrix apresenta. Já fiz uns voos complicados, com multi city e open jaw (isso, tudo junto) e comprei a passagem pelo Vayama. Foi bom pq a viagem durou mais de 1 mes e eu tive a franquia honrada em todos os voos internos na europa.

  • Ranerio Vieira

    Outra dica são os sistemas de alerta de preço, que tem no http://www.kayak.com e também no http://www.tripadvisor.com que avisam o valor do trecho na data ou de forma mais genérica. Aí você pode ,com alguns dias do aviso rodando, ter idéia do custo médio das passagens para o destino e aparecendo um valor bem inferior ao médio, comprar. O Kayak tem até uma previsão de preços comparando com preços anteriores para voar na data que vc tá querendo e indicando se tá acima ou abaixo da média histórica.

  • Mariana

    É muito bacana ver que mesmo já tendo lido vários posts do site, sempre aprendo uma coisa nova! Mais um post de utilidade pública! Aliás, falando nisso, será que existe alguma chance de termos promoções para os us como na semana passada?

    • Viu que já saiu uma da Delta?

      • Eu comprei na da Delta ontem! Resolvi esticar a lua-de-mel e passar uns dias em NY, pq a tarifa tava ótima, mesmo em época de alta temporada, e olha que nem vamos sair do Brasil, só voltar pra cá. O problema é que hotel em NY nessa época é mais caro ainda, mas a diferença na passagem compensou.

  • Fabiola

    Por gentileza, pela sua experiência pode me dizer se viajando para Europa, mais precisamente Itália, final de agosto, ultimo dia e retornando em setembro, ainda há possibilidades de promoção? Tenho encontrado o melhor preço pela TAP que até agora nao fez nenhuma ação promocional. Acredita nesta possibilidade? Tenho acompanhado e pelo contraio, mesmo sendo final de alta temporada o valor ainda esta alto e numa crescente, quase 3500. VC saberia me dizer? Agradeço sua atenção. AH! O site é sensacional!! Muito esclarecedor e fácil de encontrar as informações. Sucesso!!

  • Ernesto Lippmann

    Dica atual do Pato Economico. Atualmente, se voce vai viajar para a Europa, e sai de São Paulo, confira as tarifas do Rio de Janeiro,e as com ida de Brasilia, Recife e Salvador, e volta em SP. Da para fazer isto fácilmente no Decolar, e no kayak, selecionando a opção multiplos destinos. A economia pode ser de 500 dolares, e dá para obter passagem para estas cidadades por 5 a 8 mil milhas. Fiz isto recentemente e a passagem via Rio custou 1000 obamas com taxas, contra 1400 saindo de SP, com ida em Berlim e volta em Amsterdam.

  • Laís Rocha

    O melhores destinos me ajudo a economizar muito numa viagem que fiz a Londres ano passado. O negocio é ir planejando a viagem e pesquisando a passagem. Realmente ter uma data fixa dificulta um pouco. Na época q procurava minha passagem quase fechei uma por 2.500 mas eu esperei e no final de semana seguinte apareceu uma promoção que paguei 1.800. Levei sorte ou se fui paciente? acho q um pouco dos dois….mas uma coisa é certa…tem q ficar ligado no MD e procurar bastante.

  • Rafaela Pascoalini

    AMEI ESSA PARTE …Menos de 2h de intervalo para conexão é sinônimo de emoção !

    Fiz isso em abril é PURA EMOÇÃO , HAUHAUHAU

  • Rafaela Pascoalini

    Preciso de uma ajuda …tenho milhas no AADVANTAGE e quero usar as milhas para ir ao Chile pela LAN , mas não consegui encontrar como faço pra emitir pela LAN…achei que fosse simples igual no SMILES (companhias parceiras), mas não achei 🙁

    Alguém sabe como faço?

  • Mariana

    Denis, vi sim, mas só encontrei promoção da usairways para as datas em que posso viajar. Talvez não seja o lugar certo para perguntar, mas no tópico "empresas aéreas" muitos falam de como são velhos os 767 dessa empresa. Bom, pelo preço, abdico do conforto, mas o que me preocupa é a manutenção mecânica. Procurei muito mas não encontrei nada a respeito. Você (ou algum leitor) saberia me informar algo sobre isso? Pergunto porque um amigo me disse que se a manutenção for bem feita não há problemas em ser velho…

    • Ana Lídia F&e

      Mariana, tenho a mesma impressão que você, o MD "SEMPRE" me surpreende e me ensina algo novo, e o mais bacana é que todas as vezes que utilizo as dicas… É BATATA!!! Deixo aqui meu muito obrigada ao MD e a todos os seus colaboradores!!!

    • Fábio Corr&ec

      Mariana, viajei pela USAIRWAYS em Dez/2011 para NY e não identifiquei nada de estranho/errado com a aeronave. Foi um vôo tranquilo pra mim.

  • Karla Merlo

    Olá! Alguém tem ideia de como está entrar na Europa pela Espanha? Eles ainda estão barrando muito a nossa entrada lá? Obrigada

  • Mari Coke Motta

    Fato! Conferindo as promoções sempre dá para um bom negócio…. aliás, prefiro comprar o aéreo primeiro, com a promoção e depois fechar hotel. Tbm é legal não ficar naquela obsessão de tenho q viajar para tal lugar. Vá até onde a promoção te deixa rs.

    • Benicéia

      Acho legal assim,sou mas atrevida fecho o hotel por 2 dias chegando lá dou uma olhada em outras cinco opções em região de praia na rua de trás ,não de frente para o mar e muito mais em conta.da pra economizar muito e gastar na feirinha ou numa comiddinha típica Num restaurante xik kkkk

  • Dênis Colli

    Como sempre excelente post!

    Concordo com cada linha…

  • adriano

    O site tem me ajudado bastante, mas vou dar uma dica importante:

    Nem sempre se dê por satisfeito com o desconto mostrado aqui. Procure também direto na companhia aérea.

    Semana passada, 4 passagens para Milão, pelo Submarino, davam um total de r$7300, preço bom.

    Procurei no site da TAM e comprei por R$6200, preço ótimo!

  • Fabio

    A dicas do MD são inquestionáveis… Tornou-se fundamental nas minhas férias.

    Quanto a este post senti falta das dicas para compras de passagem com milhas: melhor época, destinos e tal. Principalmente agora que as cias estão mudando as regras.

    • Obrigado Fabio! É que planejamos fazer um post separado apenas sobre programas de milhagem no MMV

  • Giani Cioccari

    O Vayama e skyscanner te direcionam para agência de viagens, certo? E alguém já comprou pela netviagens? É seguro?

  • FERNANDA BIER FONSEC

    Oi Rafaela! O meu programa de milhagem também é o AADVANTAGE. A parceria com a LATAM é bem recente, se eu não me engano ainda não permite a emissão de passagens. Com a TAM pelo menos, tenho certeza que li que apenas lá por meados de 2014 vamos poder emitir as passagens com os pontos do AADVANTAGE.

  • andre trindade

    E o priceline ? Alguém já utilizou para passagens aéreas?

  • Laís

    Pessoal,

    Sou de Salvador e estou querendo comprar 09 passangens para o Rio de Janeiro, período de 05 a 08/09. O melhor preço que encontrei até agora foi 300 ida+volta. Será que é possível encontrar um preço melhor até lá?

  • patricia coelho

    Bom demaisssssss esse MD! Pena que ainda estou limitada à datas com feriados, férias escolares, julho, janeiro…ou seja: só posso viajar na alta temporada, pois tenho dois adolescentes estudantes e o que me resta é pagar caro ou não viajar.

  • Fabio

    Denis, muito obrigado pela agilidade na resposta.

    Desculpe a ignorância… Não sei o que siginifica MMV. (rs)

  • Erica

    Olá! Alguém poderia me orientar qual o melhor modo de se comprar passagens aéreas para um grupo de 9 pessoas? Estamos planejando a viagem de férias da família toda para Orlando, para o mês de outubro e gostaríamos de ir todos no mesmo vôo. Eu gostaria de escapar da taxa de emissão de passagens que as agências cobram quando compramos na loja física ou pelo telefone… Alguém já organizou uma viagem em grupo e poderia me dar umas dicas?

  • Creio que sim, mas não é garantido

  • cedrick

    Denis boa noite.

    Uma sugestão: que tal um aplicativo do MD pra smartphone(android e iphone) com todas as dicas e anuncios de promoções ?

  • jorge felipe santos

    Manual dos Melhores Viajantes.

  • Emerson Dias Gon&cce

    A MD é top!!!! Sou antigo seguidor e divulgador de vcs.

    Falando em "ser sinônimo de emoção", estou querendo fazer Paris no final de ano (ida entre natal e ano novo, ficando duas semanas, podendo ter outra cidade no roteiro). O preço de ida e volta subiu. Vamos esperar agosto para entrarmos no prazo sugerido por vcs (120 dias)… Volto a informar sobre as novas emoções. Abs.

  • Eduardo H. R. Tarcia

    Li as duas postagens do manual do viajante, e em nenhum dos dois eu vi uma dica a qual costumo usar sempre que tenho disponibilidade de dias livres para viajar. Uma boa dica para comprar passagens baratas, é no meio do feriado prolongado. Por exemplo, se o feriado caiu em uma quinta-feira, vc pode procurar passagens na sexta, sabado ou domingo, ou as vezes ate na propria quinta-feira a noite, voltando no meio da semana seguinte, tipo terça ou quarta-feira. Na maioria das vezes, quando se procura com antecedencia no meio do feriado, sempre aparecem super promoções, com preços bem baixos. Vale a pena conferir.

  • Luana

    Excelente post!

    Aproveitando, se alguém puder me ajudar: estou procurando uma passagem (saindo de BSB) para passar o reveillon em Londres. Eu vi que a recomendação do MD é comprar com uns 120 dias de antecedência, mas queria pelo menos uma base de qual seria um bom preço para essa data. Vocês poderiam me dizer qual a experiência de vocês? A propósito, achei uma passagem por 2800 reais, já com taxas.

  • Elsa

    Informações muito boas.
    Alguém sabe me informar um modo econômico de comprar o seguro para viagens ao exterior?

  • Pam

    Meu grande problema para aproveitar as promoções é assimilar férias minhas e do marido (e em breve escola da filha) pois onde trabalho preciso agendar férias no minimo 6 meses antes.

  • Muito bom resumo.
    Não sou nenhum MelhoresDestinos, mas dou minhas cacetadas.
    Tenho um post parecido no meu blog.
    Dá uma olhada lá: http://www.meulugarmundo.blogspot.com

  • Natalia

    MD, pelo feeling de vcs, ainda acham que vai ter promoção pra vôos nacionais em setembro??

    Estou esperando há tempos e nada, tenho medo de esperar mais e ficar cada vez mais caro, tbm tenho medo de comprar e depois ter promoção. O que vcs acham?? me ajudem!!

  • Mayara

    Boa tarde, ótima matéria! concordo que nem sempre sinônimo de antencedência é preço bom, pesquisei Redding California para Junho do ano que vem saindo de SP GRU e quase cai pra tráz, apenas USD 4.000, absurdo!!! Alguém pode me dar uma dica de qual o melhor período e cia aerea para comprar para esse destino, a data da viagem será essa mesma, final de junho 2014 e retorno na segunda semana de julho 2014. Obrigada

  • Paulo Alves

    Estou procurando passagens para Miami ou Orlando em Janeiro/2014. Venho olhando os preços desde o começo do ano e até agora não achei nada com preço razóavel. Qual a dica? Esperar até Setembro ou Outubro não é arriscado?

    • Ricardo

      vc perdeu de pegar ida e volta com taxas por R$560,00

  • Larisss

    Nathalia estou n seu mesmo dilema queria promos p novembro e tenho medo de ficarem mais caras

    O q fazer?!

  • Benicéia

    Dicas maravilhosas,como sempre to viajando muito barato primeiro eu compro a passagem depois eu faço o roteiro e por fim escolho o hotel parabéns Md .

  • Fernanda

    Estamos querendo ir para Orlando e NY, porém, nao estamos conseguindo incluir conexão nas simulações da Submarino, somente diretamente no site da TAM, alguem sabe me informar como consigo fazer?

    • Fernanda, como assim “incluir conexão”? Múltiplos destinos?

      • Fernanda

        Isso, estamos querendo ir para NY, de NY para Orlando e de Orlando voltar pro Brasil…

  • Nem sempre ir e voltar pela mesma cidade é o mais barato. Uma dica que dou é pesquisar roteiros "multicity" se for o desejo do viajante ir a mais de uma cidade.

    Exemplo: Salvador – Lisboa – Salvador estava a uns dias saindo por R$ 2300 na TAP,
    Salvador – Paris – Lisboa – Salvador na mesma TAP saindo por R$ 2100.

    Salvador – Luanda: R$ 4900
    Salvador – Lisboa – Luanda – Lisboa – Salvador: R$ 3900
    Detalhe deste exemplo: o percurso é o mesmo, só que no primeiro somente conexão, no segundo tem o stop over.

  • Arnaldo

    O MD j

  • Gleidson

    Estou começando a planejar a minha lua de mel e como ficou muito caro por agencia de viagem, vou preparar por conta propria mesmo. O destino inicial será Buenos Aires, mas poderá ser mudado!!

  • Fabiana

    Denis, tenho uma agência de viagens, mas pode acreditar, aproveito mais ofertas pelo MD! rsrsrsrs
    Só uma dúvida, promoções de vôos internacionais, tipo New York para Las Vegas e Miami, tem promoção tb?
    Abraços

    • Oi Fabiana, nossa que bacana! Tem muitos donos de agências e agentes de viagem que acompanham o MD e nos enviam muitas dicas também. Quanto à sua pergunta, há sim muitas ofertas de voos por lá, mas não costumamos postar, já que esse não é nosso foco. Não conheço nenhum site igual o MD nos Estados Unidos, mas tem o http://www.airfarewatchdog.com/ quie é um sistema de alerta de preços interessante.

  • As vezes ir e voltar de aeroportos diferentes sai mais em conta. Esse ano fui para Londres e a voltei por Paris. Saiu 500 reais mais barato. Vale a pena verificar as duas possibilidades, as vezes compensa, em outras não.

  • Léia

    Estou pensando em viajar nas ferias de julho mas ainda nao decidi para onde ir, estou em duvida entre Aracaju e Maceio. Tambem pode me dar dica sobre fazer ou nao pacote.

  • Nelson Roberto

    Boa noite.
    Gostaria de saber se a informação que recebi procede, a pessoa ao procurar uma empresa aérea próximo do horário da partida exemplo com destino a Miami, caso haja lugares vazios pode pechinchar no preço que consegue um bom desconto.
    Grato

  • Edson

    Possuo 200.000 pontos multiplos e não consigo comprar passagem para Europa. Alguma dica?

  • ernani

    como faço para comprar uma passagem para alguém que queria vir ao brasil

  • Compra direto no site da companhia aérea.

  • Ana Paula

    Olá Sou a Ana Paula.
    Preciso ir de Barcelona a Roma e Roma á Paris em Maio/2015. Qual a melhor forma de fazer esse trajeto? Quais são as companhias que apresentam melhor preço e quando comprar? Pois a 1 mês atrás essas tarifas estavam em promoção e agora já não estão mais. Existe a possibilidade destas tarifas ainda entrarem em promoção considerando 60 p/ a viagem?
    Obrigada

  • Janaina Schlickmann Klettember

    Olá! Tenho uma dúvida! Comprei uma passagem de ida e volta MCO_GRU para dezembro em promoção. Mas ela tem uma conexão horrível e sou gestante. No final das contas, estava bem apreensiva com meu voo e meu enxoval 🙂 Hoje encontrei um preço super bacana em outra companhia aerea, para um voo direto p VCP (cidade que moro). Acabei comprando! Agora a dúvida: tem algum problema em usar a ida e não usar a volta?

  • Susi Barros

    Alguém sabe como faz para comprar passagens aéreas de empresas diferentes numa mesma compra, sem ter de recorrer a uma agência? No meu caso, pretendo comprar múltiplos destinos. Por um determinado buscador, verifiquei que o valor sai por quase quinhentos reais de diferença, se eu adquirir por intermédio da agência. Sendo que estou muito a fim de economizar essa grana. Se for possível alguém me dar uma ajudinha agradeço muito!