Como antecipar voos na Latam sem pagar nada

Leonardo Cassol 29 · agosto · 2016

É possível antecipar voos da Latam gratuitamente, no mesmo dia da viagem, através do site da companhia ou no aeroporto, no totem de auto-atendimento ou no balcão de check-in. Havendo vaga você poderá embarcar num voo anterior ao da sua reserva sem nenhum custo adicional.

O serviço é uma cortesia válida para voos nacionais e internacionais operados pela Latam Airlines Brasil para qualquer tarifa, mesmo passagens emitidas com pontos ou milhas. É necessário manter a mesma origem, destino e conexão, sem alteração de aeroportos.

Não há um prazo limite para antecipação, desde que seja feita no mesmo dia da viagem, a partir da meia-noite, até 40 minutos antes do horário de decolagem do voo desejado.

como-antecipar-voo-latam

Por exemplo: minha passagem está marcada para 18h e eu decidi viajar 8h. Basta, a partir de 0h do mesmo dia da viagem solicitar a antecipação pelo site, ou no totem e balcão até 7h20 (40 minutos antes do voo desejado).

Como antecipar voos pelo site da Latam

Para antecipar seu voo pelo site da Latam é preciso primeiro fazer o check-in para o voo original. Em seguida, acesse novamente o site da Latam, selecione “administre sua reserva”, depois aparecerá o menu de check-in com o campo “antecipe seu voo”. Aí é só inserir o código da reserva ou número do bilhete e o sobrenome idêntico ao utilizado na compra da passagem.

como-antecipar-voo-pelo-site-latam

Lembrando que a antecipação gratuita só pode ser feita para voos no mesmo dia da viagem original até 40 minutos antes voo desejado e desde que existam vagas disponíveis.

Como antecipar voos da Latam pelo celular

Para antecipar seu voo da Latam pelo celular é preciso primeiro fazer o check-in para o voo original. Em seguida, acesse o site da Latam com o código da reserva ou número do bilhete e o sobrenome idêntico ao utilizado na compra da passagem. Infelizmente ainda não é possível antecipar utilizando o app.

como-antecipar-voo-latam-celular

Como antecipar voos Latam no aeroporto

Há duas maneiras de antecipar seu voo da Latam no aeroporto. A primeira é através dos totens de auto-atendimento. Nesse caso, selecione a opção de check-in, insira seu código da reserva e depois escolha a opção “alterar meu voo” ou “antecipar voo”.  Outra opção é solicitar no balcão do check-in.

como-antecipar-voo-latam-aeroprto

Os totens de autoatendimento geralmente estão instalados próximos aos guichês de Check-in, nos seguintes aeroportos:

Brasil – Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Foz do Iguaçu, Goiânia, Londrina, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São José do Rio Preto, São Luís, São Paulo, Vitória

Exterior – Assunção, Buenos Aires, Córdoba, Frankfurt, Londres, Madrid, Miami, Montevidéu, Orlando, Paris, Santiago

Lembrando que a antecipação gratuita só pode ser feita para voos no mesmo dia da viagem original até 40 minutos antes voo desejado e desde que existam vagas disponíveis.

Dicas para antecipar voos Latam no aeroporto

Fique atento nos dias de maior movimento, como vésperas de feriados, fins de semana ou em períodos de férias escolares em julho, dezembro e janeiro, onde os voos ficam mais cheios e a chance de não ter vaga é maior. Em todo o caso, nunca tenha o benefício de antecipação como algo garantido, pois vai depender sempre da disponibilidade de assentos no voo desejado.

Caso o site indique que não é possível antecipar o voo, tente novamente algum tempo depois ou no aeroporto. É comum aparecerem vagas próximo do horário da viagem.

dicas-antecipar-voo-latam

Nunca tente fazer antecipação gratuita na loja do aeroporto, agência ou pela central de atendimento. Nesses casos as equipes trabalham com alteração da reserva confirmada, e não a antecipação gratuita. Ou seja, na loja haverá cobrança de multa e diferença de tarifa.

Segundo a Latam não é possível também antecipar gratuitamente o dia do embarque, a origem ou o destino, embarcar em voos posteriores ao original, fazer reservas de antecipação, ou antecipar o voo apenas até o ponto de conexão (exemplo: se o voo parte de Guarulhos com conexão no Rio de Janeiro prosseguindo para Miami, não é permitido antecipar apenas o trecho entre Guarulhos e Rio de Janeiro).


Veja também como antecipar voo na GOLcomo antecipar voo da Azul ou como antecipar voo na Avianca sem pagar nada.

Publicado por

Leonardo Cassol

Editor

  • Andre S

    A azul já permite antecipar, e o melhor é que não precisa manter a conexão. Semana passada eu tinha um voo SDU X VCP X NVT e consegui mudar para voo direto SDU x NVT.

    • Lucas Ribeiro

      Mas só seis horas antes do voo, a TAM é no mesmo dia.

    • Henrique Ofugi Ono

      Na LATAM também permite mudar a conexão…precisei fazer uma viagem emergencial para do RJ para SP, emiti com milhas a passagem no caminho do aeroporto…e a passagem mais barata era um vôo GIG-CWB-GRU.

      Ao chegar no aeroporto, antecipei para um vôo GIG-GRU direto

  • Vitor

    Excelente matéria. Parabéns Leonardo.

  • César Novaes

    Uma vez em Londrina, começava a chover, e eu com receio de fecharem o aeroporto, consegui antecipar meu voo que tinha como destino o aeroporto de Guarulho, para o aeroporto de Congonhas, expliquei que tinha um voo de outra cia saindo de GRU a noite, e que se o aeroporto de Londrina fechasse eu o perderia. Fiquei muito grato com a atenção e atendimento da Latam, ainda mais sabendo que essa alteração não é comum!

    • Bom senso e um pouco de cortesia fazem muito bem ao cliente e a qualquer negócio!

  • Rodrigo

    merchan da tam?!

    Isso é mais antigo que minha avô hauahauah gol, tam e etc tudo pode antecipar normalmente

    • Daniel

      O fato da Latam poder antecipar sem limite de horas é novo, não? Para Azul e Gol o limite são 6 hrs antes do voo.
      Não sabia que pra Latam era diferente, obrigado pela matéria.

    • Rodrigo, as regras são diferentes. Estamos apenas atualizando os posts antigos. Caso não tenha notado, postamos de todas as cias.

    • Bruno Cezar

      Eu não sabia, Rodrigo, para mim a informação veio a calhar 🙂

    • Diogo Zanetti

      Rodrigo, verifica as demais postagens. Há posts explicando os procedimentos para as 3 principais companhias “nacionais”.

  • Felipe Santos

    Fiquei com uma dúvida.

    Caso meu voo seja GIG x GRU x SCL eu posso antecipar apenas GRU para SCL? Ou eu posso antecipar GIG para GRU e depois GRU para SCL?

    Obrigado!

    • Felipe, pelo site não, mas no check-in geralmente você consegue.

  • Caio

    E ” Atrasar ” o vôo?? É possivel? Vou viajar para miami, emiti pelo multiplus, e a data que achei a promocao é de apenas 5 dias de permanência, consigo remarcar meu voo tranquilamente? Alguem ja passou por isso?

    • Leandro Alves

      Pagando uns 500 dolares 🙂 Acabei de chegar de la, ta muito caro qualquer remarcacao, postergar nao tem como, alem do mais sendo em dias.

      • Caio

        Que isso kkkkkkkkkkk quinhetao????? Sera que é melhor perderbo voo e comprar a passagem saindo de la??? Agora tu me preocupou kkkkkkkk

        • Leandro Alves

          Esqueca, ta muito caro, nao sei o que aconteceu, olha ai. 55 a 75 mil milhas a perna ou 4k reais ida e volta saindo la

          • Caio

            Realmente ta bastante salgado, me impressionei aqui

          • Caio

            Consegui achar o trecho de volta por 20 mil pontos multiplus ( para o inicio de fevereiro ), acho que vou transferir do meu km de vantagem para o multiplus e emitir logo kkkkk nao devo achar nada melhor ne?

          • Pouco provável. Parece uma boa opção.

        • Vai sair ainda mais caro.

          • Caio

            Comprar lá? Voce acha mais jogo remarcar?

            Eita kkkkk valeu pela resposta

          • Caio

            Consegui achar o trecho de volta por 20 mil pontos multiplus ( para fevereiro ) , acho que vou transferir do meu km de vantagem para o multiplus e emitir logo kkkkk nao devo achar nada melhor ne?

    • Bruno Cezar

      eu passei (ainda vou passar) Caio. tinha um show que eu queria muuuuito ver em NY mas comprar para ficar lá este dia me sairia 1200 reais mais caro e a remarcação quase isso… optei por voltar antes mesmo e fazer essa economia :

      • Caio

        Nossa, caro mesmo viu? Foi pela Latam? Vou chegar no início de dezembro e queria estender minha visita ate o fim de janeiro, ir na casa de uns amigos em New York e conhecer mais cidades durante esse tempo, vamos ver ne?? Quero muito fazer essa viagem loooonga, espero que consiga remarcar com um preço condizente

        • Bruno Cezar

          Foi sim Caio (até pego numa promoção anunciada aqui pelo MD). tava tipo 600 a perna para voltar no dia que eu comprei (saiu uns 1500 total com taxas totais) e pra voltar 1 dia depois a perna ja pulava pra 1400… essa diferença mais a remarcação me quebrava o orçamento. ah Caio! Se vc quer viajar pelas cidades, se liga q tem varias promos de onibus absurdas; por exemplo vou de NY pra DC por apenas 2 dolares. (SIM DOIS DOLARES) kkk

          • Caio

            Consegui achar o trecho de volta por 20 mil pontos multiplus, acho que vou transferir do meu km de vantagem para o multiplus e emitir logo kkkkk nao devo achar nada melhor ne?

          • Bruno Cezar

            cara eu nunca comprei por pontos (eu gasto em outras coisas pq sempre que eu chegava perto de juntar os pontos começavam a perder validade) mas pelo que eu leio/ouço, 20k me parece absurdamente barato pra trecho br-ny

          • Caio

            Sim, o trecho é Miami-Belo Horizonte, transferindo e pagando as taxas a volta para 2 pessoas sairá por 1,4k reais

  • Adriana , a AA geralmente libera. Dependendo da tarifa adquirida pode ser cobrada uma taxa. Na hora do check-in vai aparecer as “travel options” e você pode escolher outro voo disponível. É possível fazer pelo app ou pelo totem do aeroporto.

    • Trs Rocha

      Leonardo, sabe se voo regional da Latam na Argentina é a mesma coisa? Abs

    • Edmundo Dantez

      Uma vez eu consegui antecipar a passagem de Miami para Recife pelo telefone e sem custos adicional.

  • Já consegui mas o site é muito ruim mesmo. Lembrando que pelo site só funciona com o check-in feito. Muita gente não consegue por conta disso. Mas mesmo não conseguindo no site geralmente no aeroporto funciona, o que indica que o site é ruim mesmo.

  • Eu mesmo já antecipei voos internacionais mais de 10 vezes

  • Se tiver vaga, acho que consegue sim. Um dos voos que antecipei foi pra SCL. Boa sorte!

  • Nesse caso, eles remarcam seu voo sem custo até mudando a data para 15 dias antes ou depois, pois houve cancelamento do voo original.

  • Gustavo

    Leonardo, sabe se voos LAN “puros” (Como Lima – Cuzco) também permitem a antecipação?