Como adiar e antecipar o seu voo na mesma data, sem custo adicional, na Latam, Gol, Azul e Avianca

Leonardo Cassol 15 · julho · 2015

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Quem nunca pagou caro para alterar uma passagem? Seja por causa de uma mudança de planos, do horário de um compromisso importante, por não conseguir chegar a tempo ao aeroporto, ou ainda para ir mais cedo para casa? Nesses momentos, é fundamental saber que é possível adiar ou antecipar o seu voo na mesma data da viagem, sem qualquer custo adicional. As regras e os procedimentos variam conforme a companhia aérea, mas o Melhores Destinos testou como funciona o adiamento e a antecipação de voos na Avianca, Azul, GOL e Latam para informar aos leitores as vantagens e limitações em cada caso. Confira! 

Como adiar o seu voo na mesma data

Nota – Abril 2016 – Azul e GOL alteraram sua política em 2016 e não permitem mais adiamento de voo sem custo.
adiar-voo-sem-custo

alterar-passagem-gol

 

 

 

 

 

Nota abril/2016 – A GOL alterou sua política em 2016 e não permite mais adiamento de voo sem custo. O adiamento é válido para todos os clientes de voos domésticos com passagens nas tarifas Flexível e Programada. Incoerentemente, o procedimento precisa ser feito com no mínimo 1 hora de antecedência ao voo original, no aeroporto de origem (isso mesmo, apenas no aeroporto! ☹), o que inviabiliza o adiamento gratuito nos casos em que o passageiro não consegue chegar ao aeroporto no horário do seu voo original. Atendido esse critério, é possível adiar o voo escolhendo outros com decolagem até 6 horas após o horário original. O procedimento deve ser feito nas lojas do aeroporto. Em nossos testes, recebemos informações desencontradas. Alguns funcionários do check-in desconheciam o procedimento. O mais grave é que não é possível encontrar nenhuma regra da antecipação no site da empresa. Apesar disso, a equipe da loja, ao ser solicitada, realizou o procedimento sem resistência.

alterar-passagem-avianca

A Avianca permite que o adiamento do voo seja feito sem custo, para voos na mesma data, com decolagem até 4 horas após do horário original. O adiamento pode ser feito sem restrições de tarifa, mesmo quando o cliente chega atrasado no aeroporto, desde que existam voos com disponibilidade na janela de tempo permitida. O procedimento só pode ser feito no balcão do check-in e não é válido para voos com conexão. Em nosso teste, o adiamento de voo foi feito rapidamente, sem nenhuma dificuldade.

alterar-passagem-tam

A Latam lançou recentemente sua política para casos de no-show. Se o passageiro chegar após o horário da sua viagem ao aeroporto e existir um voo com assentos disponíveis que vá decolar dentro das próximas 3 horas, no mesmo dia da viagem, é possível solicitar a postergação do voo sem custos, nos seguintes casos: clientes com bilhetes na tarifa TOP e clientes Latam Fidelidade Black e Platinum. Infelizmente, não vale para todos os casos, mas clientes cartão Latam Fidelidade Azul e Branco podem adquirir a tarifa TOP, que geralmente custa R$ 120 a mais do que a tarifa FLEX. O procedimento está disponível somente nos balcões de check-in. É necessário que os aeroportos de origem e destino sejam mantidos e que não haja conexões. Em nosso teste, a equipe de check-in estava bem treinada para executar o procedimento.

alterar-passagem-azul

Nota abril/2016 – A Azul alterou sua política em 2016 e não permite mais adiamento de voo sem custo. O adiamento na Azul é válido para todos os clientes de voos domésticos, para voos na mesma data, com decolagem até 6 horas após o horário original. O adiamento deve ser solicitado com antecedência de 90 minutos do voo original, pelo aplicativo para celular da Azul, totem de autoatendimento ou na loja do aeroporto, mediante disponibilidade de assentos no voo desejado. Não é válido para voos com conexão.

Como antecipar o seu voo na mesma data
antecipar-voo-sem-custo

alterar-passagem-avianca A antecipação pode ser feita sem custo, apenas nos balcões de check-in, para voos na mesma data da viagem, com decolagem até 4 horas do horário original e mediante disponibilidade de assentos. Não é permitido em caso de conexões. Em nossos testes, as antecipações de voo foram feitas rapidamente, sem nenhuma dificuldade.

alterar-passagem-tam A antecipação de voos no mesmo dia continua gratuita, sem restrição de horas ou de tarifas, podendo ser feita nos totens de autoatendimento ou balcões de check-in dos aeroportos, mediante a disponibilidade de vagas no voo desejado. Infelizmente a TAM ainda não permite a antecipação do voo no aplicativo de celular, como já fazem duas de suas concorrentes. Em nossos testes, as antecipações de voo foram feitas rapidamente, sem nenhuma dificuldade.

alterar-passagem-azul A antecipação pode ser feita sem custos, através do aplicativo para celular, dos totens de autoatendimento e nos balcões de check-in, para voos na mesma data da viagem, até 6 horas antes do horário original. Em nosso teste, a antecipação de voo foi feita rapidamente, sem nenhuma dificuldade.

alterar-passagem-gol A antecipação sem custo pode ser feita para voos que decolem até 6 horas antes do horário original, desde que no mesmo dia da viagem. Clientes Smiles Cartão Diamante podem fazer a antecipação de voos para a mesma data sem essa restrição. A antecipação na GOL pode ser feita através do aplicativo para celular, dos totens de autoatendimento ou dos balcões de check-in. Em nossos testes, as antecipações de voo foram feitas rapidamente, sem nenhuma dificuldade.

Fique atento

Apesar da comodidade de poder adiar ou antecipar o voo na mesma data, sem custos, o Melhores Destinos alerta que esses procedimentos não devem ser vistos um benefício absolutamente garantido. Afinal, existem exceções e há ainda o risco de não haver voos disponíveis na janela de tempo exigida, ou ainda dos voos existentes estarem lotados.

Portanto, planeje bem sua viagem e use com sabedoria esses procedimentos. Lembre-se que as multas, taxas e diferença de tarifa podem somar, no dia da viagem, até 15 vezes o valor original pago pela passagem.

E você, o que achou? Já aproveitou a antecipação ou adiamento de voo sem custos? Compartilhe a sua experiência.

Veja também nossos posts atualizados em 2016 sobre  como antecipar voo na GOL, ou como antecipar voo na Latam, ou ainda como antecipar voo na Azul, ou como antecipar o voo na Avianca sem pagar nada.

Autor

Leonardo Cassol - Editor Editor e especialista em programas de fidelização do Melhores Destinos.