Veja como acessar o site do Smiles sem o Internet Explorer

Leonardo Marques 15/06/2011 às 17:08h 76

Todo post que fazemos do Smiles é um show de reclamações nos comentários, não sobre o programa em si, mas sobre o site. O número de leitores indignados com o fato do Smiles só funcionar com Windows + Internet Explorer tem revoltado principalmente usuários de outros sistemas operacionais como Linux que Mac que estão impossibilitados de emitir passagens no Smiles.

Enquanto a GOL não resolve o problema, que aliás é bem simples, vamos buscando algumas gambiarras pra acessar o site do Smiles.

Hoje o leitor Max deu a dica de uma gambiarra bem legal, essa á fácil de usar.

Nós testamos usando o Google Chrome 12 no Mac. Bastou acessar o endereço abaixo e digitar número do Smiles e Senha

https://clientes.smiles.com.br/eloyalty_ptb/start.swe?SWECmd=GotoView&SWEView=Login+View

Agora é torcer para que a GOL não bloquei esse acesso! E de preferência resolva o problema.

O Max deu instruções adiconais, mas não precisamos usá-las.

A pior parte é que o site deles não funciona em qualquer navegador por causa de um erro besta, muito besta.
Estou pensando escrever pra eles ensinando exatamente como corrigir o erro. Mas enquanto não faço isto, eu passo pela bloqueio deles, assim:
- Entre direto na página de login (que contem o defeito) saltando o bloqueio que eles colocaram [1].

https://clientes.smiles.com.br/eloyalty_ptb/start.swe?SWECmd=GotoView&SWEView=Login+View

- Dentro da página de login, clique sobre o campo para digitar o número smiles (aparentemente não acontecerá nada).
- Aperte TAB até que o cursor apareça neste campo, e digite o número.
- Aperte TAB e digite a senha.
- Aperte TAB e tecle ENTER.
Se os dados estiverem corretos estará logado.
- Na tela principal use a mesma técnica, aperte TAB até que o cursor chegue no item que deseja acessar, e tecle ENTER.
Estando na página de emissão da passagem o bug não existe.
[1] Este endereço da página de login pode ser obtido visualizando o código fonte da página que contém o aviso para usar o IE.
se o MelhoresDestinos quiser transformar isto em artigo esteja à vontade.

  • Gabriel

    É triste ter que fazer essas gambiarras para acessar o serviço. As plataformas deveriam ser compatíveis com todos navegadores!

  • Igor – Poa

    Não funciona com Google Chrome!

    • Leonardo Marques

      Como não se acabei de acessar?

      • Igor – Poa

        Qual versão do Chrome? No Fire Fox funcionou!

        • Leonardo Marques

          12

      • Igor – Poa

        Veja vc mesmo http://i54.tinypic.com/14uarr9.jpg

        Deve ser sua versão do Chorme que funciona e a minha não!

        • Leonardo Marques

          Que erro bizarro. Teu chrome é o 12?

    • Marcelo

      No Chrome 11.0.696.71 no Ubuntu 11.04 64 bits também não funcionou, ele mostra um xml na tela. Já no Firefox 4.0.1, na mesma máquina, funcionou.

  • Igor – Poa

    Não abre a página, só diz assim:

    false t -1 LOY eMember Home Screen 2 OK true AppletLogin 0 Login View VRId-0 Login Applet 2 Esqueci o número do meu Cartão Smiles true 0 GOL Forget Smiles Number View GOL Forget Data Applet 2 Esqueci minha senha true GOLForgotPassword 0 Login View GOL Forget Data Applet 2

  • Igor – Poa

    Sei o que estou dizendo deve ser a versão do Chrome a minha está em 6… mas gosto dela!o Chorme atual está em 12… :)

  • Luís Guilherm

    Ainda estou tendo erros bizarros, infelizmente…

    Mensagem de erro

    Voltar

    Detectamos um erro que pode ter ocorrido por um dos seguintes motivos:

    A responsabilidade do usuário '' não permite o acesso de visualização 'Login View'.(SBL-DAT-00329)

  • Henrique Schroder

    Aqui no Chrome (dev – 12.0.742.100) com W7 64-bits não funfou. Primeiro tela em branco, se volto exibe o erro:

    "A responsabilidade do usuário '999999999' (meu número do smiles) não permite o acesso de visualização 'Login View'. (SBL-DAT-00329).

    • Luís Guilherm

      Consegui resolver isso. Clique em "PÁGINA INCIAL", na página em que aparece esse erro, e entra :)

  • Igor – Poa

    Então é isso mesmo!A versão! Valeu :)

  • Luís Guilherm

    Outro erro que recebo:

    Você já tem um navegador da Web acessando a sua sessão da Web atual. Não é possível que vários navegadores compartilhem a mesma sessão na Web. Para iniciar uma nova sessão na Web, abra um novo navegador da Web acessando seu prompt de comando ou seu ambiente de trabalho.

    • Henrique Schroder

      Também recebo esse alert antes

  • JOwEL

    Tanto no Firefox como no Chrome ele funcionou comigo. Entretanto o mouse fica sempre em modo de espera. Impossível usar o mouse. Só dá para fazer procedimentos com o teclado, utilizando o TAB. Ou seja, melhor usar o IE enquanto eles não corrigem. Já está demorando demais.

  • Luciana

    Obrigada Max!

    Sabendo que é um erro besta fica mais indignada com a GOL, pq deixar tanto consumidor insatisfeito por tão pouco!?

    • JOwEL

      O site da GOL parece que é todo feito por amadores. Eles estão com uma promoção que anuncia: "Viage com apenas 4.000 milhas"

      Isso está escrito na ABA 1 do banner principal do site deles. Lamentável.

      • Igor – Poa

        Outro dia no mapa de rotas PUNTA CANA estava na GUIANA e o correto é REPUBLICA DOMINICANA! Comentei no FACE e arruamaram dai vieram me avisar!

      • Leonardo Marques

        Heheh.. essa foi legal.

        • Igor – Poa

          Pra vc ver… hehehe

        • Igor – Poa

          E tem outra a pessoa que cuida do FACE disse que PUNTA CANA ficava no CARIBE!Eu respondi CARIBE não é um Pais nem um CONTINENTE!

  • Auston

    Linux+Chrome não funcionou Linux+Firefox funciona através do teclado como o Max falou.

  • Eduardo Ribeiro

    Não adiantou muito não. Nem o link abre no Chrome. Na verdade, a Gol/Smiles desrespeita totalmente o cliente. O site vive fora do ar. É uma droga. Milhas de cartão eu nunca transfiro pro Smiles. Só pra Tam Fidelidade. Milhas na Gol só quando eu preciso viajar de Gol e tolerar os atrasos e aquele pacotinho tosco com duas, DUAS bolachas.

    • Leonardo Marques

      Eu não tenho nada contra o Smiles, acho o programa muito bom. Só queria que arrumassem o site.

      • Igor – Poa

        O site melhorou bastante nos ultimos meses,imagino como seria odas demais cias, se este foi considerado o melhor!

  • http://www.twitter.com/davidsonfellipe Davidson Fellipe

    Já reclamei umas 3 vezes com a Gol pelo twitter e eles ignoraram todas.

    O problema é que provavelmente eles tem que mudar muita coisa no sistema deles para darem esse suporte.

    Isso leva tempo, mas é uma vergonha deixarem do jeito que está.

  • Luís Guilherm

    Consegui fazer funcionar!

    O processo é o seguinte. Depois que aparecer o popup "Você já tem um navegador da web…", a tela vai ficar em branco. Clique em voltar.

    Depois de clicar em voltar, Vai aparecer o outro erro que eu mencionei aqui: "A responsabilidade do usuário…". Sem problemas.

    Clique, na parte de cima, em "PÁGINA INICIAL" e voilà! Está na página.

    Agora é só apertar TAB até chegar no emitir, e liberar a janela popup! :D

    Obrigadão!

  • http://nettinhos.blogspot.com Joao Geraldo Netto

    Bem… infelizmente continua não funcionando no Firefox 3.6.17 com Windows 7… Trabalho numa empresa de internet e acho simplesmente um absurdo a empresa não ter visto isso até agora.

    • osni ramos silvestre

      usei safari e funcionou corretamente com mause etudo parabens pela dica

  • Salsa

    Que tal começar uma campanha no twitter pra gol corrigir isso? #smiles_pra_todos

  • Carol Vieira

    Excelente gambiarra!!!!!

    Já salvei o endereço!

    Obrigada.

  • Daniel Vitor

    Muito bom, funcionou perfeitamente aqui tanto no Chrome 12 e no Firefox 4.1

  • http://www.vitorgga.com VitorGGA

    Como programador acho que não é nada bom fazer isso.

    Bom mesmo era nem precisar fazer isso, e funcioanr em todos navegadores.

    Mas quem faz isso corre o risco de fazer alguma operação e ela não ser completada, ou ser completada com erros e ai complicar mais depois…

  • Ana Carla

    Tentei pelo Safari e nao deu certo…. Alguém conseguiu?

  • José

    Aqui a dica funcionou perfeitamente. Uso o Google Chrome 12 num Macbook.

  • William

    No Chrome há uma forma muito mais simples do que fazer esse monte de "gambiarra".

    Acesse o link abaixo que tem o google chrome extensios IE TAB e faça a sua instalação.

    Depois de instalado e reiniciar browser vai aparecer um ícone do IE na parte direita/superior.

    Clicar nesse ícone e usar a barra de endereços que irá aparecer.

    Pronto. Espero ter ajudado.
    https://chrome.google.com/webstore/detail/hehijbf

    • Leonardo Marques

      William, essa forma é simples mas só funciona no Windows, ou seja, só funciona para quem não tem esse problema.

  • William

    No Firefox é um pouco diferente.

    Vá no menu->Ferramentas->Complementos.

    Pesquise por "IE TAB +", se as aspas.

    Clicar em instalar.

    Reinicie o Browser.

    Volte ao mesmo Menu de Ferramentas.

    Desta vez clique em Opções do IE TAB +.

    Clique na Aba Filtro de sites.

    Adicione o link http://www.smiles.com.br/smiles/index_html
    Clicar em Ok e ser feliz.

    Espero ter sido claro nas explicações.

    • William

      *Pesquisar sem aspas.

      Testei isso no Windows. Não sei se funciona no Linux.

    • Leonardo Marques

      Nesse caso você estará usando o Internet Explorer da mesma forma… só funciona com quem pode ter o Internet Explorer o que não é o caso.

  • http://www.claudius.com.br Claudio Miranda

    Fiz uma dica que remove o problema do cursor ocupado e pode clicar naturalmente e interagir com o site.

    Não precisa usar a tecla TAB

    http://www.claudius.com.br/blog/claudio/2011/05/0

  • http://twitter.com/Luiz_H_santana Luiz Henrique Santan

    Leo… Eu mandei uma outra dica no twitter do MD. Vc chegou a testar?? Já tem alguns dias.

    Abs!!

    • Leonardo Marques

      Não lembro dessa Luiz Henrique. Qual é?

  • Lucas

    Firefox e vimperator também roda

  • walber ximenes

    O meu ta do mesmo jeito!!A Gol da vantagens com uma mao e tira com as duas!

  • walber ximenes

    Eles nao atendem um,vamos se reunir e no twitter bombar so quero ver marca ai!!!UNIAO FAZ A FORÇA

    • Diego

      Há várias semanas mandei email, responderam que iriam repassar para área técnica e nada…

  • http://www.fernandohrosa.com.br Fernando H Rosa

    Aqui deu certo também dessa maneira! Muito obrigado pela dica.

  • vanessa

    ola..nao consigo comprar no site da aeromexico…alguem pode me ajudar a mexer nesse site???

    att

    vanessa

  • Leonardo

    Vergonhoso. Isso que dá fazer site com essas tecnologias somente Microsoft. Tem setor de TI na GOL?

  • http://www.re-comendo.com Karolina Ribeiro

    Funcionou no Safari e foi uma ótima dica! Valeu! Nem olhava meu extrato mais. Gol, arruma isso logo!

  • João Paulo

    Eu uso o app do crhome http://www.baixaki.com.br/download/chrome-ie.htm Chorme IE funciona normal o único problema q na hora de emitir as passagens ele abr uma janela do IE o bom dele q ele serve pra qualquer site incompatível com o chrome.

    • Leonardo Marques

      Mas isso só funciona no Windows, então só serve para quem não tem o problema.

  • carlos

    AMOOO VOCÊSSSS

    JÁ IA INSTALANDO A M**** DO WINDOWS SÓ POR CAUSA DO SMILES NO MEU MAC. VENDO MILHAS, HEHE.

  • gustavo

    Funcionou no MAC + Safari!!!!!

    OBRIGADO!!!!

  • Rubens di Barca

    Exatamente isso … Eu uso o DEBIAN e somente com o Iceweasel (Firefox) funcionou, mas apenas com o TAB para acessar os links da página. Isso já ajuda bastante, pois não preciso mudar para o Ruindows só para isso!

  • Leo

    Daria tanto trabalho voltar o site para o que tinham em outubro de 2010?

  • Alan Tamer

    Excelente a dica! Funcionou perfeitamente no Safari 5.0.5 e sem precisar utilizar Tab nem nada.

    E o pior é que ontem mesmo eu precisei usar uma VM com Windows pra resgatar uma passagem pelo Smiles.

    Valeu!

  • vanessa

    alguem pode me ajudar a mexer no site da aeromexico???

    obigada

  • Emanuela

    Nossa, pessimo parece q fazem de propósito.

  • http://twitter.com/luiz_h_santana Luiz Henrique Santan
    • Leonardo Marques

      A sim… esse eu conhecia.. testei e funciona, mas achei complicado para o público do Melhores Destinos.

  • Ze Binsk

    Esse erro dá no iOS (iPhone, iPad e iPod Touch), creio porque ele não suporta Java Applet que é o caso da página do Smiles.

  • Leo

    Muito bom!

    Funciona perfeito!

    E com o link divulgado neste post não precisa do "User Agent Switcher".

  • Juliana Costa

    Gente, não é que deu certo? Primeiro deu essa msg de usuário etc…Aí, entrei com o link repassado, cliquei na página inicial e a página abriu no meu login…

    Vcs são demais…

    B.Ju

  • http://twitter.com/luiz_H_santana Luiz Henrique Santan

    Eh… talvez, hehehe.

  • Natasha

    Viva Max!! Parabéns! =D

  • mila

    a promoção parece ser muito boa, mas quando coloco para emissão de bilhete online,a promoção não aparece, existe passagens onde o preço minimo é 10.000,por favor me ajudem.. nunca comprei passagens com milhas estou fazendo do jeito certo?

  • http://topologia-geral.ourproject.org/ André Caldas

    Pra facilitar a questão do TAB no Firefox, dá pra usar a opção "find as you type", ou "Localizar texto ao começar a digitar", do firefox. Está nas opções avançadas.

    Com o "find as you type" habilitado, é só digitar um texto do menu, e depois apertar "enter". Se tiver dois links com o mesmo texto, use "ctrl-g" para buscar o próximo link.

    Experimente também digitar o nome de um campo em um formulário, e depois pressionar TAB! :-)

    Ah… eu sugiro que todos façam uma reclamação à GOL: smiles.portugues@golnaweb.com.br

  • Marcelo Almeida

    Obrigado pessoal.

    Aqui funcionou perfeitamente no meu Macbook, usando o SAFARI, nao precisa digitar "tab"

  • Luciana

    Bloquearam! Agora voltar ao martírio de pedir computador emprestado. PQP

  • Fillipe Souza

    Amigos, em pleno 2013, dois anos atrás, o site do smiles está com o mesmo erro..rsrs

    Vocês tem alguma dica pra mim quanto ao erro:

    Ocorreu um erro interno no subsistema de autenticação do aplicativo Siebel. Entre em contato com o administrador do sistema para obter assistência.(SBL-DAT-00565)

  • Tamirys Barcellos Re

    Prezados, estou com o mesmo problema citado acima.

    Não consigo acessar minha conta, aparece a seguinte mensagem:

    "Ocorreu um erro interno no subsistema de autenticação do aplicativo Siebel. Entre em contato com o administrador do sistema para obter assistência.(SBL-DAT-00565")

    Já tentei com IE e todos os navegadores possíveis e nada.

    Espero que alguém saiba como ajudar.

    Obrigada!

  • https://www.facebook.com/pietra.luz.9 Laila Luz

    Comigo só dá erro, já tentei em todos os navegadores, já até zerei o histórico de tudo, cookies, disco, RAM e NADA!

    Só aparece essa bendita mesnagem O contexto do usuário não pôde ser estabelecido. Existe algo de errado com a posição principal designada ou com os objetos do repositório relacionados ao logon. Consulte as mensagens de erro adicionais para obter mais informações.(SBL-DAT-00546)