Veja como acessar o site do Smiles sem o Internet Explorer

Leonardo Marques 15 · junho · 2011

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Todo post que fazemos do Smiles é um show de reclamações nos comentários, não sobre o programa em si, mas sobre o site. O número de leitores indignados com o fato do Smiles só funcionar com Windows + Internet Explorer tem revoltado principalmente usuários de outros sistemas operacionais como Linux que Mac que estão impossibilitados de emitir passagens no Smiles.

Enquanto a GOL não resolve o problema, que aliás é bem simples, vamos buscando algumas gambiarras pra acessar o site do Smiles.

Hoje o leitor Max deu a dica de uma gambiarra bem legal, essa á fácil de usar.

Nós testamos usando o Google Chrome 12 no Mac. Bastou acessar o endereço abaixo e digitar número do Smiles e Senha

https://clientes.smiles.com.br/eloyalty_ptb/start.swe?SWECmd=GotoView&SWEView=Login+View

Agora é torcer para que a GOL não bloquei esse acesso! E de preferência resolva o problema.

O Max deu instruções adiconais, mas não precisamos usá-las.

A pior parte é que o site deles não funciona em qualquer navegador por causa de um erro besta, muito besta.
Estou pensando escrever pra eles ensinando exatamente como corrigir o erro. Mas enquanto não faço isto, eu passo pela bloqueio deles, assim:
– Entre direto na página de login (que contem o defeito) saltando o bloqueio que eles colocaram [1].
https://clientes.smiles.com.br/eloyalty_ptb/start.swe?SWECmd=GotoView&SWEView=Login+View
– Dentro da página de login, clique sobre o campo para digitar o número smiles (aparentemente não acontecerá nada).
– Aperte TAB até que o cursor apareça neste campo, e digite o número.
– Aperte TAB e digite a senha.
– Aperte TAB e tecle ENTER.
Se os dados estiverem corretos estará logado.
– Na tela principal use a mesma técnica, aperte TAB até que o cursor chegue no item que deseja acessar, e tecle ENTER.
Estando na página de emissão da passagem o bug não existe.
[1] Este endereço da página de login pode ser obtido visualizando o código fonte da página que contém o aviso para usar o IE.
se o MelhoresDestinos quiser transformar isto em artigo esteja à vontade.

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos
  • Gabriel

    É triste ter que fazer essas gambiarras para acessar o serviço. As plataformas deveriam ser compatíveis com todos navegadores!

  • Igor – Poa

    Não funciona com Google Chrome!

    • Leonardo Marques

      Como não se acabei de acessar?

      • Igor – Poa

        Qual versão do Chrome? No Fire Fox funcionou!

        • Leonardo Marques

          12

      • Igor – Poa

        Veja vc mesmo http://i54.tinypic.com/14uarr9.jpg

        Deve ser sua versão do Chorme que funciona e a minha não!

        • Leonardo Marques

          Que erro bizarro. Teu chrome é o 12?

    • Marcelo

      No Chrome 11.0.696.71 no Ubuntu 11.04 64 bits também não funcionou, ele mostra um xml na tela. Já no Firefox 4.0.1, na mesma máquina, funcionou.

  • Igor – Poa

    Não abre a página, só diz assim:

    false t -1 LOY eMember Home Screen 2 OK true AppletLogin 0 Login View VRId-0 Login Applet 2 Esqueci o número do meu Cartão Smiles true 0 GOL Forget Smiles Number View GOL Forget Data Applet 2 Esqueci minha senha true GOLForgotPassword 0 Login View GOL Forget Data Applet 2

  • Igor – Poa

    Sei o que estou dizendo deve ser a versão do Chrome a minha está em 6… mas gosto dela!o Chorme atual está em 12… 🙂

  • Luís Guilherm

    Ainda estou tendo erros bizarros, infelizmente…

    Mensagem de erro

    Voltar

    Detectamos um erro que pode ter ocorrido por um dos seguintes motivos:

    A responsabilidade do usuário '' não permite o acesso de visualização 'Login View'.(SBL-DAT-00329)

  • Henrique Schroder

    Aqui no Chrome (dev – 12.0.742.100) com W7 64-bits não funfou. Primeiro tela em branco, se volto exibe o erro:

    "A responsabilidade do usuário '999999999' (meu número do smiles) não permite o acesso de visualização 'Login View'. (SBL-DAT-00329).

    • Luís Guilherm

      Consegui resolver isso. Clique em "PÁGINA INCIAL", na página em que aparece esse erro, e entra 🙂

  • Igor – Poa

    Então é isso mesmo!A versão! Valeu 🙂

  • Luís Guilherm

    Outro erro que recebo:

    Você já tem um navegador da Web acessando a sua sessão da Web atual. Não é possível que vários navegadores compartilhem a mesma sessão na Web. Para iniciar uma nova sessão na Web, abra um novo navegador da Web acessando seu prompt de comando ou seu ambiente de trabalho.

    • Henrique Schroder

      Também recebo esse alert antes

  • JOwEL

    Tanto no Firefox como no Chrome ele funcionou comigo. Entretanto o mouse fica sempre em modo de espera. Impossível usar o mouse. Só dá para fazer procedimentos com o teclado, utilizando o TAB. Ou seja, melhor usar o IE enquanto eles não corrigem. Já está demorando demais.

  • Luciana

    Obrigada Max!

    Sabendo que é um erro besta fica mais indignada com a GOL, pq deixar tanto consumidor insatisfeito por tão pouco!?

    • JOwEL

      O site da GOL parece que é todo feito por amadores. Eles estão com uma promoção que anuncia: "Viage com apenas 4.000 milhas"

      Isso está escrito na ABA 1 do banner principal do site deles. Lamentável.

      • Igor – Poa

        Outro dia no mapa de rotas PUNTA CANA estava na GUIANA e o correto é REPUBLICA DOMINICANA! Comentei no FACE e arruamaram dai vieram me avisar!

      • Leonardo Marques

        Heheh.. essa foi legal.

        • Igor – Poa

          Pra vc ver… hehehe

        • Igor – Poa

          E tem outra a pessoa que cuida do FACE disse que PUNTA CANA ficava no CARIBE!Eu respondi CARIBE não é um Pais nem um CONTINENTE!

  • Auston

    Linux+Chrome não funcionou Linux+Firefox funciona através do teclado como o Max falou.

  • Eduardo Ribeiro

    Não adiantou muito não. Nem o link abre no Chrome. Na verdade, a Gol/Smiles desrespeita totalmente o cliente. O site vive fora do ar. É uma droga. Milhas de cartão eu nunca transfiro pro Smiles. Só pra Tam Fidelidade. Milhas na Gol só quando eu preciso viajar de Gol e tolerar os atrasos e aquele pacotinho tosco com duas, DUAS bolachas.

    • Leonardo Marques

      Eu não tenho nada contra o Smiles, acho o programa muito bom. Só queria que arrumassem o site.

      • Igor – Poa

        O site melhorou bastante nos ultimos meses,imagino como seria odas demais cias, se este foi considerado o melhor!

  • Já reclamei umas 3 vezes com a Gol pelo twitter e eles ignoraram todas.

    O problema é que provavelmente eles tem que mudar muita coisa no sistema deles para darem esse suporte.

    Isso leva tempo, mas é uma vergonha deixarem do jeito que está.

  • Luís Guilherm

    Consegui fazer funcionar!

    O processo é o seguinte. Depois que aparecer o popup "Você já tem um navegador da web…", a tela vai ficar em branco. Clique em voltar.

    Depois de clicar em voltar, Vai aparecer o outro erro que eu mencionei aqui: "A responsabilidade do usuário…". Sem problemas.

    Clique, na parte de cima, em "PÁGINA INICIAL" e voilà! Está na página.

    Agora é só apertar TAB até chegar no emitir, e liberar a janela popup! 😀

    Obrigadão!

  • Bem… infelizmente continua não funcionando no Firefox 3.6.17 com Windows 7… Trabalho numa empresa de internet e acho simplesmente um absurdo a empresa não ter visto isso até agora.

    • osni ramos silvestre

      usei safari e funcionou corretamente com mause etudo parabens pela dica

  • Salsa

    Que tal começar uma campanha no twitter pra gol corrigir isso? #smiles_pra_todos

  • Carol Vieira

    Excelente gambiarra!!!!!

    Já salvei o endereço!

    Obrigada.

  • Daniel Vitor

    Muito bom, funcionou perfeitamente aqui tanto no Chrome 12 e no Firefox 4.1

  • Como programador acho que não é nada bom fazer isso.

    Bom mesmo era nem precisar fazer isso, e funcioanr em todos navegadores.

    Mas quem faz isso corre o risco de fazer alguma operação e ela não ser completada, ou ser completada com erros e ai complicar mais depois…

  • Ana Carla

    Tentei pelo Safari e nao deu certo…. Alguém conseguiu?

  • José

    Aqui a dica funcionou perfeitamente. Uso o Google Chrome 12 num Macbook.

  • William

    No Chrome há uma forma muito mais simples do que fazer esse monte de "gambiarra".

    Acesse o link abaixo que tem o google chrome extensios IE TAB e faça a sua instalação.

    Depois de instalado e reiniciar browser vai aparecer um ícone do IE na parte direita/superior.

    Clicar nesse ícone e usar a barra de endereços que irá aparecer.

    Pronto. Espero ter ajudado.
    https://chrome.google.com/webstore/detail/hehijbf

    • Leonardo Marques

      William, essa forma é simples mas só funciona no Windows, ou seja, só funciona para quem não tem esse problema.

  • William

    No Firefox é um pouco diferente.

    Vá no menu->Ferramentas->Complementos.

    Pesquise por "IE TAB +", se as aspas.

    Clicar em instalar.

    Reinicie o Browser.

    Volte ao mesmo Menu de Ferramentas.

    Desta vez clique em Opções do IE TAB +.

    Clique na Aba Filtro de sites.

    Adicione o link http://www.smiles.com.br/smiles/index_html
    Clicar em Ok e ser feliz.

    Espero ter sido claro nas explicações.

    • William

      *Pesquisar sem aspas.

      Testei isso no Windows. Não sei se funciona no Linux.

    • Leonardo Marques

      Nesse caso você estará usando o Internet Explorer da mesma forma… só funciona com quem pode ter o Internet Explorer o que não é o caso.

  • Fiz uma dica que remove o problema do cursor ocupado e pode clicar naturalmente e interagir com o site.

    Não precisa usar a tecla TAB

    http://www.claudius.com.br/blog/claudio/2011/05/0

  • Leo… Eu mandei uma outra dica no twitter do MD. Vc chegou a testar?? Já tem alguns dias.

    Abs!!

    • Leonardo Marques

      Não lembro dessa Luiz Henrique. Qual é?

  • Lucas

    Firefox e vimperator também roda

  • walber ximenes

    O meu ta do mesmo jeito!!A Gol da vantagens com uma mao e tira com as duas!

  • walber ximenes

    Eles nao atendem um,vamos se reunir e no twitter bombar so quero ver marca ai!!!UNIAO FAZ A FORÇA

    • Diego

      Há várias semanas mandei email, responderam que iriam repassar para área técnica e nada…

  • Aqui deu certo também dessa maneira! Muito obrigado pela dica.

  • vanessa

    ola..nao consigo comprar no site da aeromexico…alguem pode me ajudar a mexer nesse site???

    att

    vanessa

  • Leonardo

    Vergonhoso. Isso que dá fazer site com essas tecnologias somente Microsoft. Tem setor de TI na GOL?

  • Funcionou no Safari e foi uma ótima dica! Valeu! Nem olhava meu extrato mais. Gol, arruma isso logo!

  • João Paulo

    Eu uso o app do crhome http://www.baixaki.com.br/download/chrome-ie.htm Chorme IE funciona normal o único problema q na hora de emitir as passagens ele abr uma janela do IE o bom dele q ele serve pra qualquer site incompatível com o chrome.

    • Leonardo Marques

      Mas isso só funciona no Windows, então só serve para quem não tem o problema.

  • carlos

    AMOOO VOCÊSSSS

    JÁ IA INSTALANDO A M**** DO WINDOWS SÓ POR CAUSA DO SMILES NO MEU MAC. VENDO MILHAS, HEHE.

  • gustavo

    Funcionou no MAC + Safari!!!!!

    OBRIGADO!!!!

  • Rubens di Barca

    Exatamente isso … Eu uso o DEBIAN e somente com o Iceweasel (Firefox) funcionou, mas apenas com o TAB para acessar os links da página. Isso já ajuda bastante, pois não preciso mudar para o Ruindows só para isso!

  • Leo

    Daria tanto trabalho voltar o site para o que tinham em outubro de 2010?

  • Alan Tamer

    Excelente a dica! Funcionou perfeitamente no Safari 5.0.5 e sem precisar utilizar Tab nem nada.

    E o pior é que ontem mesmo eu precisei usar uma VM com Windows pra resgatar uma passagem pelo Smiles.

    Valeu!

  • vanessa

    alguem pode me ajudar a mexer no site da aeromexico???

    obigada

  • Emanuela

    Nossa, pessimo parece q fazem de propósito.

    • Leonardo Marques

      A sim… esse eu conhecia.. testei e funciona, mas achei complicado para o público do Melhores Destinos.

  • Ze Binsk

    Esse erro dá no iOS (iPhone, iPad e iPod Touch), creio porque ele não suporta Java Applet que é o caso da página do Smiles.

  • Leo

    Muito bom!

    Funciona perfeito!

    E com o link divulgado neste post não precisa do "User Agent Switcher".

  • Juliana Costa

    Gente, não é que deu certo? Primeiro deu essa msg de usuário etc…Aí, entrei com o link repassado, cliquei na página inicial e a página abriu no meu login…

    Vcs são demais…

    B.Ju

  • Eh… talvez, hehehe.

  • Natasha

    Viva Max!! Parabéns! =D

  • mila

    a promoção parece ser muito boa, mas quando coloco para emissão de bilhete online,a promoção não aparece, existe passagens onde o preço minimo é 10.000,por favor me ajudem.. nunca comprei passagens com milhas estou fazendo do jeito certo?

  • Pra facilitar a questão do TAB no Firefox, dá pra usar a opção "find as you type", ou "Localizar texto ao começar a digitar", do firefox. Está nas opções avançadas.

    Com o "find as you type" habilitado, é só digitar um texto do menu, e depois apertar "enter". Se tiver dois links com o mesmo texto, use "ctrl-g" para buscar o próximo link.

    Experimente também digitar o nome de um campo em um formulário, e depois pressionar TAB! 🙂

    Ah… eu sugiro que todos façam uma reclamação à GOL: smiles.portugues@golnaweb.com.br

  • Marcelo Almeida

    Obrigado pessoal.

    Aqui funcionou perfeitamente no meu Macbook, usando o SAFARI, nao precisa digitar "tab"

  • Luciana

    Bloquearam! Agora voltar ao martírio de pedir computador emprestado. PQP

  • Fillipe Souza

    Amigos, em pleno 2013, dois anos atrás, o site do smiles está com o mesmo erro..rsrs

    Vocês tem alguma dica pra mim quanto ao erro:

    Ocorreu um erro interno no subsistema de autenticação do aplicativo Siebel. Entre em contato com o administrador do sistema para obter assistência.(SBL-DAT-00565)

  • Tamirys Barcellos Re

    Prezados, estou com o mesmo problema citado acima.

    Não consigo acessar minha conta, aparece a seguinte mensagem:

    "Ocorreu um erro interno no subsistema de autenticação do aplicativo Siebel. Entre em contato com o administrador do sistema para obter assistência.(SBL-DAT-00565")

    Já tentei com IE e todos os navegadores possíveis e nada.

    Espero que alguém saiba como ajudar.

    Obrigada!

  • Comigo só dá erro, já tentei em todos os navegadores, já até zerei o histórico de tudo, cookies, disco, RAM e NADA!

    Só aparece essa bendita mesnagem O contexto do usuário não pôde ser estabelecido. Existe algo de errado com a posição principal designada ou com os objetos do repositório relacionados ao logon. Consulte as mensagens de erro adicionais para obter mais informações.(SBL-DAT-00546)

  • Fábio Cerqueira Brandão

    Não funciona com nenhum navegador! Olha só a mensagem que aparece:
    The server you are trying to access is either busy or experiencing difficulties. Please close the Web browser, open a new browser window, and try logging in again.[13:11:36]

    Ao que tudo indica, tiraram do ar.
    Pelo 0300 também não funciona; te deixam ouvindo musiquinha, e o pior; pagando para ouvir.

  • Rosemberg

    Coloquei um VPN e funcionou… acho que eles não querem brasileiros acessando o sistema