Comentários no Melhores Destinos não passam mais por moderação prévia

Leonardo Marques 2 · janeiro · 2013

O Melhores Destinos está sempre mudando para atender o que os leitores pedem. Um pedido bastante recorrente era para deixar os comentários serem publicados sem passar por uma moderação prévia. Infelizmente se a gente simplesmente fizesse isso o nível dos comentários cairia demais e ficaria um lixo, como a gente vê em quase todos os sites que têm muito acesso.

O nosso plano era permitir que apenas usuários cadastrados pudessem comentar e com isso acabar com a moderação dos comentários. Desde a última semana de dezembro é assim que está funcionando. Agora os comentários são publicados imediatamente e depois a gente vai lendo e deletando, caso necessário. Se algum usuário exagerar ele vai pra lista negra e seus comentários deixam de ser publicados.

Claro que isso não é definitivo, mas achamos que está funcionando muito bem. Se os leitores acharem que pode melhorar e mandarem sugestões a gente muda novamente. Aqui quem manda são os leitores! Na semana passada vocês pediram para que a gente postasse promoções da Aerolíneas Argentinas, apesar da qualidade da empresa, e daqui pra frente vamos postar. Mandem sugestões coerentes que elas certamente serão adotadas.

Publicado por

Leonardo Marques

Diretor do Melhores Destinos

  • André L

    Curtido!

    • Bruno Albuquerque

      Também curti… Já até pensei nesta opção para o MD: criar um ''botão'' curtir como o do facebook, e o ''joinha'' do youtube. Não sei se a ideia é viável e muito menos se possivelmente seria útil. Porém,a ideia era evidenciar os comentários de modo que os mais ''curtidos'' poderiam representar opiniões comuns entre os usuários, ou simplesmente representar que um leitor gostou do informação compartilhada.

  • Rafael Carvalho

    Costumo participar e achei ótimo dessa forma!!!

  • Renan

    Eu acho isso temeroso, mas vc deve saber o que ta fazendo…heheheheheh

    Bobeiras a parte, parabéns a tudo Léo e Equipe MD.

    Se erraram alguma vez, os seus acerto são muito maiores.

    Grande abraço e um ótimo 2013 (de novo) hehehehehe

  • Ana

    Achei ótimo também! Às vezes queremos trocar informações, pedir dicas para outros leitores mais experientes, e a demora atrapalhava um pouco. Agora ficou perfeito!

  • Diego S. Lima

    Espero não ver "first" por aqui.

    Apesar que o público aqui é mais adulto…

    De qualquer forma, haverá moderação posterior :3

    • Diego

      First!!!!

      Hehe, brincadeira. Esse tipo de comentário não deve aparecer, o que vai ter bastante certamente será "voceis nunca fasem promoção daqui de Banandiaguá do Norte para Argel, que descriminação"

  • Valéria Gazzo

    Também gostei dessa nova forma de comentar. Parabéns MD!

    Aproveitando, rs, estou precisando urgente de uma promoção para Orlando ou Miami na baixa temporada (2a quinzena de março a 2a quinzena de abril), rs…

  • Juliana Brito

    Adorei desta forma e estou esperando ansiosamente promos para bogota que esta muito dificil.

    Espero com sinceridade nao ver posts infantis aqui.. vamos torcer!

  • Rodrigoclt

    Parabéns Leonardo pela mudança. A algum tempo atrás eu tinha dado a ideia de vc liberar automaticamente os comentários de algumas pessoas que participavam mais ativamente no site, pois a demora estava muito grande nas avaliações devido ao grande número de comentários.

    Tbm fui um que sempre pediu moderação dos comentários na época que havia muito abobrinha sendo postada, mas acho que fazendo dessa forma será ótimo, pois poderão bloquear quem não postar de forma construtiva para o site.

    Eu tinha parado de postar aqui porque não tinha entendido o motivo da necessidade do cadastro, então fiquei com preguiça de fazê-lo e passei a ler o site sem mais contribuir. Como vi que é por uma boa causa, cadastro feito.

    Parabéns pelo grande site, o qual acompanho a mais de 3 anos. E continue sempre sendo democrático, pois isso que o mantem no topo.

  • Roberto Souza

    Uma idéia para simplificar é adotar formularios para reposta simples noformato de questionario. Umas perguntas simples sobre o post feito pelo Melhores Destinos e as repostas no formato objetivo. Quem quizer escrever algo mais colocaria alguma sugestão ou pergunta. Alem de agilizar uma análise direta da performance das postagens dos Melhores Destinos permitira uma avaliação desses perfis de acesso e consequentemente o que pode ser melhorado!

  • tcampos

    Postagem sem moderação foi ótchemo.

    Alguns leitores, inclusive eu, postam dicas de promoções diretamente nos comentários do último post.

    Tenho uma preguiça danada de mandar e-mail, além de aqui ser possível, tanto para o MD, como os leitores, terem conhecimento mais rápido da dica.

  • Daniel Vitor

    Acho ótimo isso, afinal, deixa as postagens mais dinâmicas, e como muitos já disseram por aqui, o público do MD é bem mais adulto, acredito que não teremos tanto lixo nos comentários, e também vocês terão o poder de monitorar depois. Vamos acompanhar e ver no que dá, mas de imediato, gostei da mudança. 😉

  • Vinicius Condina

    Legal

    Algumas vezes o MD demora pra publicar um comentário, assim fica mais fácil caso apareca uma duvida, ela possa ser tirada rapidamente

    Site ta cada vez melhor, parabéns.

  • Marcos Sobral

    Leonardo, só fico na dúvida na hora de mandar as dicas. Normalmente eu mandava por meio de comentários e quando eles passavam pela moderação eram colocados (ou não…) no site. Agora acho que ficará mais difícil…

    • Oi Marcos, viu que esse seu comentário não foi publicado imediatamente? 🙂 em alguns casos ele fica retido e nesse caso como era uma dica ele ficou. A gente continua lendo os comentários o tempo todo.

  • Marcos Sobral

    Mas é legal

  • Ivan Brasil

    É isso MD, gostei de ver, quem não gostar q não encha o saco ou então faça um blog pra si. Posta mesmo, promoção de tudo! Que a gente curte demais! Desde a Aerolixos até a Qatar, a gente fica na expectativa.

  • RayBandeira

    Ótimo! Pedi isso naquela pesquisa ano passado. Existe uma galera muito gente fina que sempre visita o blog e às vezes dá o ar da graça aqui nos comentários. "Sem moderação" o comentário fica mais ágil, o que pode fazer toda diferença no caso de uma promoção aérea. Parabéns!

    Ah, um sugestão de melhoria técnica: quando entro num post e quero fazer um comentário como este, faço o login em baixo mas sou redirecionado para a HOME do meu perfil. Ou seja, não fica na tela do post que gostaria de comentar, assim preciso procurar a página o tal post. O ideal é que não saia do post que estava lendo depois do login. Capiche?

    • Vitor J. Nunes

      Bem lembrado! Acabei de passar por isso.

      E tem outra solicitação, mas, pode ser ignorância minha: quando escolho nas notificações "Apenas respostas aos meus comentários", acabo recebendo notificação de todos os comentários daquele post. Até hoje recebo notificação do post sobre os pontos de cartão do Itau lotando meu e-mail…

      • Vou ver isso Vitor.

        • André L

          Por aqui também acontece o mesmo, tanto o que o Ray quanto o que o Vitor relataram!

  • Pedro Henrique Marto

    Excelente iniciativa!! Agora apesar de nao ver nos comentários, seria interessante também um auto filtro de palavras bloqueadas(palavrões, etc.). Caso no comentario tivesse alguma dessas palavras ele não seria postado…

  • Guilherme

    Olá, recentemente descobri o site MD e passei a concentrar as minha pesquisas sobre promoções no site, estão de parabéns.

    O que acho que poderia ter mais, são dicas e promoções sobre hotéis, a ultima que me recordo foi do dia 12/12 e quem sabe até de locadoras de carros nos destinos mais procurados. Digo isso porque existem lugares, como por exemplo os EUA em que as vezes vale a pena reservar o hotel e carro juntos.

    No mais um bom ano novo para vocês e sucesso.

    Abs

  • João Neto

    Muito bom! Uma outra idéia que poderia ser pensada é criar algum sistema de busca por cidades de origem. Eu sou de João Pessoa, frequentemente busco por Vôos de Recife ou Natal também. São poucos os vôos que tem origem destes destinos e sempre tenho que abrir todos as promoções para só então descobrir que só teria para São Paulo e RJ. Seria interessante ao menos ter um campo de busca no site para que eu buscasse as palavras chave recife, joão pessoa, natal, etc.

    abraço!

  • Leonardo Couto

    Eu não me importava de ter os comentários previamente lidos, acho que isso limitava o uso indiscriminado e somente postava quem tinha informações relevantes ao tópico, acho que agora teremos uma inflação de comentários desnecessários. Mas é só minha opinião.

  • Luiz Fonseca

    Crowdsourcing: com possibilidade de positivar um comentário. Daí por padrão pode deixar em ordem de positivação e um outra aba com "cronológicos". A comunidade do MD se autoregula, let it be.

  • Gerin

    Olá Léo. Muito boa a iniciativa. Segue uma sugestão (a qual nem sei se alguém já mencionou), se possível for, coloque algo como "denunciar", pois caso algum leitor julgue um post ofensivo pode alertar ao MD e esse post teria uma prioridade de leitura por vocês.

    Abrçs e um ótimo 2013.

    • Carlos Augusto Morai

      Concordo com Gerin

    • Leonardo Couto

      Seria ótimo

  • Danilo Fernando

    Curti tb!

  • Danilo Fernando

    Nossa, comentários desse tipo são os que mais aparecem!

  • Diego Nascimento

    curtido también!

  • Marcos Sobral

    Legal, eu tinha escrito tudo de novo pensando que tinha perdido o comentário kkkk. Parabéns pela Tecnologia!!! Abraço.

  • Newton Claudio Silva

    Tomara que todos tenham a sensatez de escrever coisas que valorizem o site e os leitores e nao seja porta de entrada de falta de educacao, baixarias e outras indelicadezas com o MD e seus leitores. Acho este site uma maravilha, mesmo quando nao posso viajar eu acabo por viajar pela imaginacao. Parabens

    • Pode ficar tranquilo pois vamos continuar monitorando os comentários! =)

  • Marcos Sobral

    Leonardo, só tinha uma sugestão: que nós fôssemos informados por email ou tivesse um painel para acompanharmos os comentários. As vezes as pessoas respondem meus comentários e só venho saber porque entrei novamente no post. Acho que os debates seriam mais intensos se agente pudesse acompanhar o posts em uma única página.

    • Marcos já tem essa opção de ser informado por e-mail quando seu comentário é respondido ou mesmo se há novos comentários no post