TAM encerra seu acordo de codeshare com a Trip

Denis Carvalho 2 · abril · 2013

A TAM acaba de informar que seu acordo de codeshare com a Trip foi finalizado no dia 28 de março. A medida atende a uma das restrições impostas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) para a aprovação da compra da Trip pela Azul. Por determinação do órgão, o fim do codeshare poderia ser feito gradualmente até o final de 2014. No entanto, em decisão conjunta, as empresas resolveram antecipar a ação.

“O contrato entre as companhias estava com seus efeitos suspensos desde dezembro de 2012, devido a restrições técnicas que impediam sua aplicação, além de não haver previsão de um acordo entre TAM e Azul. Desde então, TAM e Trip já não oferecem em seus canais de venda os destinos operados pela outra companhia”, explicou a TAM.

A companhia garantiu ainda que todos os clientes que haviam adquirido bilhetes em codeshare com a Trip terão suas passagens honradas. Os casos de reemissões ou troca de passagens serão avaliados individualmente. Os clientes podem esclarecer eventuais dúvidas pelo site www.tam.com.br ou nos telefones 4002-5700 (capitais) e 0800 570 5700 (demais localidades).

 

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Emilio M.

    Agora, estabelece a Azul na hegemonia do transporte regional. Por exemplo, passagem do interior de SP a BSB, no fim de semana fica cerca de R$ 1.500 o trecho… Um absurdo.

  • Christiano Timotijus

    Olha como saiu a noticia na Reuters

    http://br.reuters.com/article/businessNews/idBRSP

    Interpretação de texto – Nota zero

    • Meu Deus! Uma notícia inteira em uma única frase. Estão em falta os pontos finais por lá? 🙂

  • Amaury

    Também encerraram uma das melhores e mais justas promoções que havia na Trip, a Melhor Idade onde passageiros com mais de 60 anos podiam viajar com descontos.

    • Thales Agricola

      Eu perguntei isso uma vez na página do Facebook e disseram que os programas (este e o dos jovens) seriam mantidos. Mas acho que teremos que esperar até a fusão se completar…

  • DiegoBasso

    Realmente, o fim do codshare entre a TAM e a Trip só trouxe prejuízos a nós consumidores…A TRIP tinha a promoção galera trip com preços execelentes para jouens até 21 anos. Uma pena a compra da Trip pela azul… uma pena

  • Marcos Pereira

    Louvável o esforço da TAM, ao tomar mais uma medida para ajudar sua principal concorrente a roubar o posto de primeiro lugar. E olha que tem que ser muita ajuda, pois os concorrentes são sofríveis.

    • Daniel Matos

      Sofríveis pq? A Azul não deixa nada a desejar em relação à TAM não. Só precisa aumentar sua malha internacional mesmo.

      • Oscar Luiz da Silva

        Já pensou a Azul na Star-Alliance? Já está fazendo code-share com a TAP…

      • Marcos Pereira

        Oi, Daniel. No caso da Azul, sofrível é o preço – raramente mais barato que os demais concorrentes, tanto é que nunca tive oportunidade de voar por ela. E isso vindo de uma companhia que surgiu no mercado com proposta de low cost …

        Acabou de sair uma "promo" aqui no MD envolvendo nossas 4 conhecidas do mercado de aviação. Note que no único trecho em que elas concorrem de verdade – Rio/SP – o preço é "por coincidência" o mesmo …

        Na minha modesta opinião, ou uma cia é verdadeiramente low cost, como Easyjet e Ryanair, e delas você não pode esperar nada além de pagar barato para chegar ao destino com segurança, ou se dá o direito de cobrar caro e oferece serviços realmente diferenciados, visando a uma outra audiência. No Brasil acho que não temos nem um, nem outro.

        Last but not least, antes que mencionem, digo que não acredito na lorota de que isso acontece devido aos impostos. Imposto não faz companhia perder malas, fazer overbooking, cobrar o dobro ou o triplo do que cobrava há poucos meses, funcionários darem informações erradas, que fazem clientes perderem vôos, atrasos enormes, cancelamentos sem nenhuma explicação, mudanças unilaterais de regras de benefícios, enfim, todo tipo de absurdo que estamos acostumados a ver por aqui e somos obrigados a aceitar porque em vez de concorrerem, optam pelo cartel e a ANAC não faz nada.

        Abraços.

  • Thiago Santos Ara&ua

    Desculpa Marcos,

    Não acho que a Azul raramente tenha preços mais baixos que as suas concorrentes. Ao menos tem exatamente 2 anos que viajo direto com esta cia. Moro no interior de MG e sempre estou viajando a Recife para visitar os meus pais. Nestes últimos 24 meses só viajei 2 vezes pela concorrência, o restante fiz pela azul. Não estou aqui informando que a AZUL é a melhor e blá blá blá. Ao menos para mim, qnd viajei a Azul sempre esteve mais barata… Se foi sorte eu não sei, mas mesmo qnd paguei caro para ir ao carnaval este ano, ainda assim este caro na azul estava "mais barato" que nas concorrentes…

    Qnt à compra da Trip e cancelamento do acordo com a TAM, eu sou doa turma do prefiro aguardar e vê o que vai dar… Prefiro não ficar especulando….