Cinzas vulcânicas chegam a Buenos Aires e companhias cancelam voos

Denis Carvalho 7 · junho · 2011

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Nos último sábado o vulcão Puyehue no sul do Chile, próximo à fronteira com a Argentina entrou em erupção. O fenômeno liberou uma gigantesca nuvem de cinzas, que atingiu estâncias na região de Bariloche e obrigou as empresas a cancelarem vôos.

Hoje, as cinzas chegaram a Buenos Aires e as companhias aéreas com voos previstos para chegar ou sair dos aeroportos de Ezeiza e Aeroparque decidiram cancelar seus serviços por causa da passagem da nuvem. Pelo menos 30 voos internacionais foram afetados.

Segundo dados da Infraero, divulgados pelo Último Segundo, um voo da Aerolineas que partiria às 10h45 de Cumbica, em São Paulo, foi cancelado. Dois voos – um da Gol e outro da Aerolineas – para São Paulo, com chegadas previstas às 14h35 e 14h45, também foram cancelados. No Galeão, do Rio, até o meio-dia desta terça-feira há o cancelamento de quatro chegadas – três de Buenos Aires e uma de Córdoba – e de cinco partidas.

A Aerolíneas Argentinas e sua subsidiária Austral cancelaram todos seus voos domésticos e internacionais por causa das nuvens de cinzas. Além disso, estão suspensos até a próxima quinta-feira os voos noturnos de ambas as companhias para a cidade de Mendoza, capital da província de mesmo nome, e para Santiago do Chile, segundo um comunicado das companhias.

Já na segunda, a LAN decidiu cancelar 35 voos, dois quais 25 previstos para hoje, para destinos como Bariloche, Neuquén e Río Gallegos, enquanto também foram cancelados serviços das americanas Delta e United Airlines entre Buenos Aires e Santiago do Chile.

Já a Pluna divulgou comunicado informando que os clientes com voos agendados para esta semana ou a próxima poderão fazer a remarcação sem taxas para datas futuras ou mesmo pedir o reembolso integral do valor pago pelas passagens. Para remarcações, os clientes devem entrar em contato pelo e-mail loja.sao@flypluna.com, enquanto o reembolso deve ser solicitado prlo e-mail financeiro.sao@flypluna.com.

Para não prejudicar os passageiros, a Aerolíneas e a Austral informaram que as passagens poderão ser suspensas por até um ano sem nenhuma penalidade. “A nuvem de cinzas expulsa pelo vulcão Peyehue alcança os 12 mil metros de altura e se desloca em sentido sudoeste-noroeste”, segundo o comunicado.

“As cinzas foram registradas na segunda-feira nas províncias de Mendoza e La Pampa e avançaram entrando também na cidade de Bahia Blanca, na província de Buenos Aires. Elas vão continuar seu curso e esperamos que a nuvem passe sobre a capital federal”, disse o gerente do SMN, Luis Rosso, à BBC.

Segundo ele, a tendência é que as cinzas vulcânicas percam a força e cheguem “quase imperceptíveis” na cidade de Buenos Aires. No entanto, o Conselho Provincial de Emergências (CPE) solicitou aos moradores de cidades afetadas que tomem precauções, como o uso de máscaras para evitar problemas respiratórios.

As cinzas também provocaram cancelamentos de voos internacionais no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. As companhias que fazem as rotas pelo Peru, Argentina e Paraguai estão realocando os clientes para aeronaves de outras empresas com trajetos ainda não afetados pela nuvem vulcânica e que passam pelo Rio de Janeiro e por São Paulo.

Com informações do Último Segundo, portal G1, Folha de São Paulo e agências internacionais.

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe