Cinzas vulcânicas chegam a Buenos Aires e companhias cancelam voos

Denis Carvalho 7 · junho · 2011

Nos último sábado o vulcão Puyehue no sul do Chile, próximo à fronteira com a Argentina entrou em erupção. O fenômeno liberou uma gigantesca nuvem de cinzas, que atingiu estâncias na região de Bariloche e obrigou as empresas a cancelarem vôos.

Hoje, as cinzas chegaram a Buenos Aires e as companhias aéreas com voos previstos para chegar ou sair dos aeroportos de Ezeiza e Aeroparque decidiram cancelar seus serviços por causa da passagem da nuvem. Pelo menos 30 voos internacionais foram afetados.

Segundo dados da Infraero, divulgados pelo Último Segundo, um voo da Aerolineas que partiria às 10h45 de Cumbica, em São Paulo, foi cancelado. Dois voos – um da Gol e outro da Aerolineas – para São Paulo, com chegadas previstas às 14h35 e 14h45, também foram cancelados. No Galeão, do Rio, até o meio-dia desta terça-feira há o cancelamento de quatro chegadas – três de Buenos Aires e uma de Córdoba – e de cinco partidas.

A Aerolíneas Argentinas e sua subsidiária Austral cancelaram todos seus voos domésticos e internacionais por causa das nuvens de cinzas. Além disso, estão suspensos até a próxima quinta-feira os voos noturnos de ambas as companhias para a cidade de Mendoza, capital da província de mesmo nome, e para Santiago do Chile, segundo um comunicado das companhias.

Já na segunda, a LAN decidiu cancelar 35 voos, dois quais 25 previstos para hoje, para destinos como Bariloche, Neuquén e Río Gallegos, enquanto também foram cancelados serviços das americanas Delta e United Airlines entre Buenos Aires e Santiago do Chile.

Já a Pluna divulgou comunicado informando que os clientes com voos agendados para esta semana ou a próxima poderão fazer a remarcação sem taxas para datas futuras ou mesmo pedir o reembolso integral do valor pago pelas passagens. Para remarcações, os clientes devem entrar em contato pelo e-mail loja.sao@flypluna.com, enquanto o reembolso deve ser solicitado prlo e-mail financeiro.sao@flypluna.com.

Para não prejudicar os passageiros, a Aerolíneas e a Austral informaram que as passagens poderão ser suspensas por até um ano sem nenhuma penalidade. “A nuvem de cinzas expulsa pelo vulcão Peyehue alcança os 12 mil metros de altura e se desloca em sentido sudoeste-noroeste”, segundo o comunicado.

“As cinzas foram registradas na segunda-feira nas províncias de Mendoza e La Pampa e avançaram entrando também na cidade de Bahia Blanca, na província de Buenos Aires. Elas vão continuar seu curso e esperamos que a nuvem passe sobre a capital federal”, disse o gerente do SMN, Luis Rosso, à BBC.

Segundo ele, a tendência é que as cinzas vulcânicas percam a força e cheguem “quase imperceptíveis” na cidade de Buenos Aires. No entanto, o Conselho Provincial de Emergências (CPE) solicitou aos moradores de cidades afetadas que tomem precauções, como o uso de máscaras para evitar problemas respiratórios.

As cinzas também provocaram cancelamentos de voos internacionais no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. As companhias que fazem as rotas pelo Peru, Argentina e Paraguai estão realocando os clientes para aeronaves de outras empresas com trajetos ainda não afetados pela nuvem vulcânica e que passam pelo Rio de Janeiro e por São Paulo.

Com informações do Último Segundo, portal G1, Folha de São Paulo e agências internacionais.

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Natalia

    Meus pais vão ou iriam pra Buenos Aires (Ezeiza), nesta quinta feira, as 15hrs e retornariam no domingo, pela GOL, este voo esta cancelado? Como faço pra saber, devo ligar pra GOl?

    • Ricky

      Acorda FILHA …. Voce ja sabe a resposta… LIGUE NA CIA AEREA..!

    • Jr

      Que Pergunta idiota!!

      Quer saber sobre um vôo da Gol, vai ligar pra onde?

      Claro que é para a Gol!!

  • Kathleen

    Caso interese, nessa noticia aqui há varias fotos sobre o evento: http://especiais.ig.com.br/zoom/a-erupcao-do-vulc

    Alguem sabe se a cidade de Puerto Varas foi afetada? Procurei e nao encontrei informações.

  • Igor – POA

    A Aerolíneas Argentinas cancelou pelo menos três voos que viriam para Porto Alegre.

    O setor de informações da Infraero, no Aeroporto Internacional Salgado Filho, de Porto Alegre, já contabiliza o cancelamento de quatro voos programados para o início da manhã desta terça: a chegada de uma aeronave da empresa peruana Taca e a posterior partida do mesmo avião, um voo da Gol, que chegaria de Córdoba, na Argentina, às 7h30min, e outro voo da Gol que chegaria de Buenos Aires e iria até o aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis.

    Vôos Cancelados:

    Aeroporto Salgado Filho:

    Partidas:

    — Lima — Taca — voo 00089

    Chegadas:

    — Lima — Taca — voo 00088

    — Córdoba — Gol — voo 07465

    — Buenos Aires — Gol — 07651 (escala em Florianópolis)

  • Minha mulher e sogra iriam hoje a noite de Florianopolis e Buenos Aires, e voltariam sexta de manha cedo.

    Liguei no Call Center da Gol e todos os voos foram cancelados. Atendente disse que poderia remarcar sem custos ou devolver valor integral da tarifa.

    Optamos por remarcar. A saida agora será dia 4/07 a noite e volta dia 08/07 as 23h de Buenos Aires. No final das contas, conseguimos quase 2 dias a mais em Buenos Aires sem taxa de remarcação.

    O hotel reservado pela CVC também conseguimos deixar em credito, e usaremos para um hotel melhor e mais dias na viagem de julho.

  • Thiago

    Tenho um voo da Qatar airlines de Sp guarulhos para Buenos Aires EZE nesta quinta as 17:30 saida.

    Sera que cancelarão o voo?

  • nelson

    Droga, mais uma estação de ski que vai dançar…las leñas. Já foi valle nevado e nevados de chillan.

  • Angelica

    Entrei em contato com a Gol através do atendimento on line, perguntando sobre o voo G37652, 10/06/11, 07:56, Rio-Galeão/Buenos Aires-Ezeiza e fui informada que o voo nao foi cancelado até o momento.

  • Schalke

    Uma informação que ninguém dá…

    Será que o vulcão continua em erupção??? Caso afirmativo, deve comprometer cada vez mais vôos, caso negativo, é só esperar essa nuvem passar e creio que lá pra quinta ou sexta feira esteja tudo normalizado…

    Tenho vôo para Santiago pela PLUNA, faço escala em Montevideo, cujo aeroporto tb está operando com restrições… Viajo (ou viajaria, sei lá) nessa sexta dia 10 à tarde. Estou quase pedindo pra remarcarem meu vôo mais pro final do mês, pra não ficar nesse estresse de "viajo ou não viajo" até sexta. Sem contar o hotel né, se eles deixam pra cancelar o vôo em cima da hora tomo um "no show" do hotel e eles me cobram a 1a diária no cartão…

  • Bruno

    Estou em Montevidèu agora. Todos os voos foram cancelados hoje!!! O meu sai amanha para Guarulhos, no momento consta como PREVISTO mas nao è certo pois irao fazer uma nova analise as 6h da manha. Estou muito preocupado. Alguem sabe me dizer se a cia tem a obrigacao de fornecer local para descanso e alimentacao? Minha grana estava toda calculada pros dias de viagem, que encerraria amanha com o retorno pro Brasil.

  • evelyn

    ei montevideo tb tudo cancelado, hj recebi uma ligacao bem xata da Gol…. 🙁

  • Marco Antonio

    Boa noite !!!

    Com relação ao problema, qual o praso para regularisação?

  • Amanda

    A aerolineas argentinas coloca um telefone no site e não atende nunca! Pra que? Falta de informação absurda durante muito tempo. Horas depois eles colocam um aviso ou outro no site.

  • nelson

    Se a poeira esta chegando a Mendonça, isto que dizer que a nuvem de poeira vai afetar todas as estações de ski tanto do Chile como as da Argentina. Quem tiver equipamento proprio, recomendo cancelar a ida neste ano para a neve na america do sul.

  • adelcio

    tenho viagem marcada para dia 15 a 20 de junho na gol compradas com milhas, vou poder remarcar para julho.

  • acabei de voltar de guarulhos voo da gol gyn/foz cancelado pelo motivo das cinzas do vulcao gol me mandou de volta pra goiania com tudo pago,comida,taxi e taxi de volta de anapolis goiania,se liberar pouso em foz volto de novo amanha pra guarulhos/foz

  • Deividy

    Oi, tb estou em montevideo, cheguei ontem. Entrei em contato com a pluna pra tentar adiar minha passagem de volta, na cara de pau me pediram 75 dolares, mais 315 de diferença tarifária. Não fizeram esse esquema aí de remarcar gratuito. Não estão remarcando gratuito.

  • Deividy

    A pluna não está remarcando gratuitamente! Mandei o email e me pediram taxa e diferença tarifária, ou seja ? vou ter q ir e ficar acampando em aeroporto se até sábado tudo não se resolver.

    • lilian

      hoje pela manha recebi informacao da cvc de um embarque normal que ocorreu hoje para buenos aires pque as coisas estao mais tranquilas..estou com viagem marcada para daqui alguns dias

  • carlos augusto gomes

    Claro que não filha. Liga pra padaria

  • angela

    Apesar do vulcão ser no sul do Chile, as cinzas vulcânicas tomaram a direção da Argentina e, ao que parece, do Uruguai. Pucón, que também é uma estação de ski, não foi afetada. Nem Puerto Varas. A menos que as cias que fazem vôos diretos até Santiago considerem que não é seguro viajar, acho que os esquemas de viagem ao Chile não precisam ser cancelados.

  • Natalia

    Pessoas educadas,

    Não sei se é do conhecimento de vocês caro Rick e caro Jr, mas o site melhores destinos, em relação a passagens aéreas ele é sempre mais rápido e eficaz quando se diz respeito a notícias, seja de promoção ou cancelamentos de vôos. O avanço tecnológico esta fazendo com que troquemos os telefones, por site deste tipo, evitando assim o congestionamento nas linhas telefônicas e o desperdício de tempo. Seria muito bom que site como esse pudesse selecionar pessoas educadas para a troca de informações.

    Mesmo assim agradeço educadamente suas ríspidas respostas.

  • Fabio de Rezende

    Saiu no jornal O Globo de hoje que o aeroporto de Bariloche estaria fechado, pelo menos, até o dia 21 de junho. Viajo no dia 22. Estou tenso. Alguém viu esta notícia em algum lugar?

    • Angelica

      Vi no site da ig sobre o assunto. Mas até la, pode ser que já tenha sido normalizado.

  • mansur j. abr&atilde

    A pluna foi injusta comigo ,hontem dia7 entrei em cotato cedo com cia,garantiram que não haveria canselamento.Resido em bertioga fui de taxi pelo qual paguei 300,00 ida e volta apos saber do canselamento, hotel 1 diaria de $155,00 perdida,fui remarcar nova data hoje e não entendi o dia do retorno puseram a data horiginal dia 15 eu quero dia 18 para mudar querem uma taxa de 240;00 obs saida horiginal 07 retorno 15

  • Angelica

    Quem estava esperando até o último minuto para trocar a data, informo que já está tudo normalizado. Os voos voltaram a operar, meu voo está confirmado para o dia 10/06/11, às 07:56 pela Gol, tentei até trocar hoje a data mesmo assim, mas informaram que teria pagar taxas e eventual diferenças do valor das passagens, como comprei as minhas com desconto, vou assim mesmo (ida/volta – Rio-Galeão/BsA-Ezeiza – R$ 448,00) teria que desembolsar R$ 508,00 para trocar a data, pra mim não estaria valendo a pena. E pra quem vai viajar, boa viagem!

    • George Gomes

      O meu vôo que estava previsto para sair hoje dia 08/06 as 01:30 foi cancelado!

      Preferi realizar o reembolso para posteriormente viajarmos ate esse vulcão se acalmar!

      Nossa viagem seria para Argentina!

  • Lucia

    Quem está pretendendo ir hoje, dia 09/05, pela Gol, do Rio de Janeiro pra Buenos Aires é melhor nem sair de casa. Todos os vôos foram cancelados.

  • odair

    diario de uma viagem furstada

    prosseguindo o relado vo voo cancelado pra foz

    foi confirmado embarque hoje dia 09/06/2011 para foz do iguacu,apos ligar no aeroporto recebi confirmacao do voo,chamei o taxi(pago pela gol) chegando no aeroporto,feito chek-in e feito embarque..eis q de repente nos chama pra desembarcar voo cancelado novamente,estou postando do aeroporto,aguardando liberacao em possivel proximo voo

  • Schalke

    A PLUNA continua dando um PÉSSIMO atendimento aos clientes. No site pedem para você ligar para o call center a fim de ser informado sobre os vôos de amanhã e no call center solenemente desligam o telefone na sua cara. Só falta eu ter que ir e voltar ao aeroporto amanhã e gastar meu tempo e + 100 reais de táxi à toa… Se tiverem que cancelar, cancelem logo! Ou vão esperar todo mundo chegar no aeroporto para cancelar?

    Pensem bem antes de economizar uns trocados viajando de PLUNA… Acho que os clientes da GOL e TAM estão sendo melhor atendidos…

  • Deividy

    E hj tudo parado em montevideú, embarco amanhã pro rio, tomará q até lá solucionem tudo. A pluna não teria que garantir em caso de cancelamento alimentação e hospedagem?

  • Danielle

    Kathleen, vi que vc postou em junho sobre Puerto Varas. Estou para ir no fim de julho para lá, e gostaria de informações sobre o local, se foi ou não atingido pelo vulcão. Se vc estiver atualizada, favor mandar uma resposta.

  • Kathleen

    Oi Danielle, só vi sua pergunta agora! Pelo que vi Puerto Varas não foi afetada pelo vulcão. A unica questao é que a fronteira entre o chile e a argentina (paso cardenal samore) está fechada, entao se estiver pretendendo dar uma voltinha puerto varas -> bariloche, no momento, só pelo cruce andino, a estrada esta fechada sabe?

    aqui tem um link para acompanhar relatos de lá: http://www.mochileiros.com/puerto-varas-perguntas
    boa viagem!

  • Kathleen

    Outra coisa, as nevascas que atingiram a regiao de la araucania não atingiram puerto varas! la esta tudo bem, vi hoje um relato de uma pessoa que acabou de sair de lá. Conseguiu fazer o passeio do osorno, tudo certo, só esta chovendo muito, o que parece ser comum nessa epoca do ano.