Vulcão chileno entra em atividade novamente e ameaça aeroportos do Brasil

Denis Carvalho 13 · junho · 2011

O vulcão Puyehue voltou a atividade e não há previsão para que o espaço aéreo no sul do continente volte à normalidade. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a nuvem de cinzas já ameaça os aeroportos da região Sul do Brasil e os passageiros com decolagem ou pouso na área devem entrar em contato com suas empresas antes de seguir para o aeroporto. A mesma orientação deve ser seguida pelos passageiros com destino a aeroportos do Chile, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Hoje, as autoridades argentinas determinaram o fechamento dos aeroportos de Ezeiza e o Aeroparque Jorge Newbery, em Buenos Aires, por mais 30 horas. O Aeroporto de Montevidéu também está fechado.

Segundo a Infraero, até as 15 horas 35 voos internacionais (33% do total) haviam sido cancelados pela nuvem de cinzas no Brasil. O aeroporto mais afetado é o de Guarulhos, com 19 partidas (36,5%) suspensas. No aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, oito voos (30,8%) foram cancelados.

Após passar parcialmente pelo Rio Grande Sul, a previsão é que a nuvem se desloque para o oceano na noite de hoje. Amanhã (14/06), a nuvem deve se deslocar apenas sobre a Argentina e o Uruguai.

Austrália
A nuvem de cinzas não vem causando problemas apenas na América do Sul. Após percorrerem quase 10 mil quilômetros e atravessarem o Oceano Pacífico, elas chegaram à Nova Zelândia e ao sul da Austrália.

A companhia aérea Qantas cancelou nesta segunda-feira todos os pousos e decolagens da ilha australiana da Tasmânia e da Nova Zelândia. No aeroporto da cidade australiana de Melbourne, todos os voos foram suspensos pelo menos até meio-dia.

Com informações da Infraero, Anac e dos portais UOL, G1, IG e Folha de São Paulo

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Thaty

    Não acreditooo! Tenho Vôo para o Chile 16/06 …:(

    • Ademar

      tenho voo para Buenos Aires no dia 21/06, espero que esse vulcão fique quieto e não estrague os meus planos.

      • Mirela

        Ademar, imagina eu que tenho voo marcado para dia 14/06 e segundo informações nos sites só temos previsão até amanhã sobre o cancelamento dos voos. Não sei se é melhor desistir ou continuar tendo esperanças. Mas, se conseguir embarcar tenho outro problema – o retorno para Fortaleza que está marcado para dia 20/06. Como a passagem de volta foi comprada em uma promoção da TAM, com data de uso até 21/06, corro o risco de ficar por lá alguns dias além do previsto e provavelmente ter que pagar a passagem de volta porque venceria a data limite (21/06). São muitas as dúvidas, e por enquanto estou achando melhor ficar em casa sem ter dor de cabeça. não arrumei nem a mala…

  • Duarte

    Só pra despreocupar os que vão pra Santiago ou estão aguardando alguém que foi. Lá ninguém nem fala disso, acabei de voltar de lá hoje no voo das 7:00am e foi tudo bem tranquilo.

    • Paula

      Oi Duarte… foi com que empresa??

  • Vanderlei

    Parabéns pelo site, e pelas informações..eu tenho uma viagem para o Chlie no dia 23/06, com a Tam, será quie ate la volte ao normal. Deus abençoe a todos.

  • Fabrício

    Será que tudo voltará ao normal até inicio de julho? Se isso continuar até metade desse mês cancelarei minha passagens… ir para Bariloche e só ver cinzas ou a paisagem/neve prejudicada pelas cinzas não dá =(

  • Paula

    Droga!

    Tenho um vôo pra Santiago dia 18/06.. só q essa p&¨# tem escala em Montevidéo…ser´q que eles me arranjam um vôo direto??

    Ligo na PLUNA mas ninguém me atende … ódiooo

  • Deividy

    Quem for com a Pluna já vou avisar, se prepare, é ser tratado como um animal, sem alimentação, sem nada nada nadaaaa… Fiquei 12 horas no Aeroporto de Carrasco sem nada, sabem oq é nada ? largaram agente do Vôo 632 anteontem no aeroporto no portão de embarque durante toda madrugada sem 1 informação, só no visor, nada mais… Tipo assim o povo do check in foi embora e largou agente lá

    só quando chegou o outro turno é q deram informação, isso já era bem tarde! Fiquei hiper decepcionado. Pessoal pense 60X antes de voar plunaaaa… O povo da Gol e Tam tudo em hotel e tendo voucher pra restaurante e agente da pluna pagando 30 dolares por uma comida horrível…

  • Eduardo Galvã

    Eu vou para PORTO ALEGRE na 2a quinzena de julho e já estou preocupado…. do jeito que as coisas andam, qualquer coisa é motivo para fechar os aeroportos por aqui tb.

  • André

    Em se tratando de Gol e Tam, nem é preciso cinzas de vulcão para termos um caos aéreo.

  • FERNANDO

    Boa tarde a todos!

    Estou com a viagem marcada para dia 22 de junho e estou muito preocupado. Será que mesmo tendo sido liberados os voos, não vou me prejudicar com esses voos que foram cancelados anteriormente?

    obrigado!

    • Leonardo Marques

      Oi Fernando, por enquanto a situação está muito imprevisível.

  • Ivonete

    Duarte, sabe dizer se as cinzas estão afetando a estação de ski, Vale Nevado?

  • Ivonete

    Caramba, ninguém tem previsão dessa atividade do vulcão? Estou com viagem marcada para 5 de julho? Será que mesmo sem cinzas a paisagem de Bariloche e Vila de La Angustira fica prejudica?

  • Ralison

    Oi Léo, tudo bem?

    Parabéns pelo site! Gostaria de aproveitar que o MD é muito bem frequentado, e que vc possui muitos contatos; para sugerir um post sobre os direitos do consumidores nesse caso… acabei de ler um artigo tratando do assunto, e se possível, queria saber a posição das companhias aéreas brasileiras em relação à devolução ou remarcação sem ônus para o cliente em caso de desistência da viagem por não querer arriscar a saúde! O link do artigo é http://noticias.br.msn.com/artigo.aspx?cp-documen
    Espero que todos nós possamos ter todo o tipo de esclarecimento e já peço desculpas a vc Léo, mas é que o vc e o MD são representantes expressivos de nós leitores e tb clientes.

    Muito obrigado por tudo!

  • Kathleen

    Ivonete, olha esse video postado pelo jornal folha de sao paulo: http://www1.folha.uol.com.br/multimidia/videocast

    esse lago fica em Bariloche… se o lago está assim, os passeios que envolvem passar pelo lago estao cancelados né! O vulcão ainda esta em atividade. Em 1960 a erupção durou 2 semanas, em 1921 parece que durou 2 meses (dados de noticias), mas alguns dizem que a atividade desse de agora já esta mais estavel… não sei mesmo, seria legal se pessoas que voltarem de lá nesse periodo dessem seu feedback, pq tá dificil encontrar informações e nao temos a menor ideia de quanto tempo demora para limpar isso tudo ne?

  • Kathleen

    Encontrei o site de noticias de Bariloche:
    http://www.anbariloche.com.ar/index.php