Latam vai encerrar check-in doméstico mais cedo a partir de 16 de agosto

Leonardo Cassol 11 · agosto · 2016

Vai voar nos próximos dias com a Latam? Fique atento, pois a companhia anunciou que a partir de 16 de agosto vai encerrar o atendimento do check-in dos seus voos domésticos 40 minutos antes do horário de partida e não mais 30 minutos como ocorre atualmente. A medida vale para os balcões e totens de auto-atendimento nos aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Galeão, Santos Dumont e Brasília.

Check-in Guarulhos
Check-in Guarulhos

Segundo a companhia, a medida é necessária para assegurar a pontualidade dos voos frente aos novos procedimentos de embarque e ao fluxo de passageiros.

Ainda de acordo com a Latam, os passageiros com passagens compradas serão comunicados da mudança e os bilhetes emitidos a partir da mudança já contarão com o aviso sobre o novo horário do encerramento.

Caso os passageiros estejam na fila do check-in quando der o horário de encerramento, será feita uma chamada do voo para atendimento imediato. Quem perder a chamada de encerramento do voo no check-in e não estiver com o cartão de embarque, ou precisar despachar bagagem, vai ter que remarcar o bilhete para outro voo.

Mais um motivo para fazer sempre o check-in pela internet ou pelo celular e checar com maior antecedência ao aeroporto! Perder o voo pode causar muitos transtornos, além de um enorme prejuízo, já que a companhia pode cobrar multa mais a diferença de tarifa, que costuma ser muito alta no dia do voo.

 

Publicado por

Leonardo Cassol

Editor

  • Victor Akl

    A Latão querendo ganhar dinheiro dos passageiros! AFF

    • henriquecaldas

      Na vdd não, quer evitar prejuízo com atrasos por causa de algum passageiro barraqueiro que sai do balcão 30 min antes do voo e pelo rigor do rx perde/atrasa o embarque. Ela está apenas adaptando o procedimento a padrões já usados em outros lugares.

  • Alencar

    Justo.

  • Capitão Kirby

    Ta certo, facilitar o overbooking. Alguma notícia boa? Nunca né?

  • Leo

    Nenhuma companhia se esforça tanto para ser antipática…

  • André Felipe

    acho que está mais do que certo. Se o check-in fechar 30 minutos antes, até a pessoa passar pelo Raio-X e caminhar até o avião, o que é uma maratona em GRU, GIG e BSB, corre o risco de atrasar o voo. Os outros passageiros pontuais não podem ser prejudicados por causa de pessoas que querem o comodismo de chegar em cima da hora, mesmo sabendo de todas as dificuldades e atrasos que há até chegar no avião.

    • Concordo 100% André.
      Sabemos que atrasos sempre acontecem com a gente, mas não dá pra prejudicar 100 por conta de 1.

    • Marcos Almeida

      Mas não adianta. Minha última viagem por Guarulhos cheguei 90 minutos antes
      do voo com o check-in já feito. Não existia fila para despachar bagagem.
      Enfrentei a fila normal com 1 hora de duração!!!

      • Marcos

        Você ia para o Rio? Pelo menos em Congonhas há uma fila só para quem vai ao Rio e é a menor delas.

  • Diogo Zanetti

    Concordo com a companhia.

    Leandro, na terceira linha do último parágrafo, seria “transtornos”, correto?

  • “Mais um motivo para fazer sempre o check-in pela internet ou pelo celular”
    Não entendo ainda porque as pessoas não fazem isso.

    • Lorrene Carolline

      Porque quem viaja com criança é obrigatório o check-in presencial.

      • Claro, tem as exceções, mas ainda vejo muita gente fazendo o check-in presencial sem ter motivo.
        Até mesmo sem bagagem para despachar.

        • Lorrene Carolline

          Por isso mesmo que eu chego 1h e meia a 2h antes do voo nacional, pois sempre tem gente que podia fazer check-in online e totem e tava na fila. E também chegando bem cedo, eu não pegava fila. Já basta a fila do embarque.

          • Marcos

            Nisso a Gol tem a “vantagem” de oferecer checking e embarques prioritários a quem tem Smiles. Tem me valido muito a pena pagar os R$ 35 do Smiles.

          • Carol Almeida

            Quem tem clube smiles tem check in preferencial?

          • Marcos

            Tem sim, Carol e acredite é a menor fila de todas.

          • Não

          • Marcos

            Quem resgata passagens no Smiles tem check in e embarques prioritários. Quem compra Gol é a fila normal, em geral a maior. Acho que agora está melhor colocado.

          • Leonardo

            Não!

          • Marcos, apenas cartões Smiles Ouro e Diamante tem direito ao check-in preferencial. Acredito que você tenha conseguido utilizar dizendo ser cliente do Clube Smiles, mas o risco de você ser barrado é bem grande. Não existe esse benefício.

          • Marcos

            Xii, então misturei legal! Eu tive o cartão Smiles Platinum do BB, a renovação ficou cara e eu cancelei. Dava inclusive 20kg a mais de bagagem extra, é isso! Ultimamente tenho voado Azul e Latam. Preciso me reciclar, hehehe! Fiz a coisa certa mas me equivoquei na explicação. Obrigado e um abraço.

        • Renata

          Pq brasileiro eh preguiçoso e prefere que alguem faça por ele. Tem preguiça de mexer nos meios digitais…de ler….preguiça de td. Por isso ainda existem agências de turismo….para preguiçosos pagarem mais e ter menos esforço para programar uma trip

  • Rodrigo Rodrigo

    Realmente os atrasos são por causa das pessoas que chegam faltando 30 minutos, e não da latam que abre o portão pra embarque faltando 10 minutos pro vôo Oo

    • Hermes Hs

      Isso é verdade!!!!! E não é uma vez ou outra não

    • Jonatas Elias

      Também não entendo por que tanta demora em liberar o embarque.

    • Tiago Torresani

      Não querendo comparar, mas estive recentemente em Londres (LHR) e por lá os portões de embarques só são mostrados no painel no painel 50min antes do horário de partida do voo. Você chega no portão, e ele demora uns 20min ainda pra abrir, e nem por isso existem atrasos. Então penso que não chega a ser algo que é culpa somente da cia, nem somente do aeroporto, mas sim um conjunto de fatores que contribuem para o problema.

  • Wagner Alves

    Cara, isso tá certo! Não entendo o motivo de tantas pessoas falarem mal disto. Quem viaja com frequência sabe que tem muita gente que chega em cima da hora, e todos pagam o preço. Tem muita gente enrolada que deixa para sair de casa no último minuto.

  • Paulo Oliveira

    Acho que o problema de atraso também está muito no portão de embarque. Não vai adianta nada encerrar o check-in mais cedo se mantiverem o irritante hábito de chamar nominalmente pelo sistema de som os passageiros distraídos que chegaram cedo à sala de embarque mas não prestam atenção à hora de saída do voo. Mata de raiva ver 150 pessoas dentro do avião esperando alguém que ficou olhando vitrine e esqueceu da hora. Quando acabarem com isso, esse povo lerdo vai passar a prestar atenção às coisas.

    • Marcos

      Até o dia que o avião levantar voo sem ele. Há vezes que mudam o portão de embarque e a pessoa não percebe, tem disso também.

    • Régis

      Isso me irrita demais mesmo. Poluição sonora. E é só no Brasil que fazem isso.

  • Lucas Ribeiro

    Essa regra deveria ser por aeroporto especifico e não geral. A maioria dos aeroportos do Brasil são pequenos, veja THE e FLN. Acredito que chegando 5 minutos (obviamente “não a ruma toda” e sem bagagens), dá para embarcar tranquilamente.

    • Mas a regra é específica para Guarulhos, Congonhas, Galeão, Santos Dumont e Brasília, como está no post.

      • Lucas Ribeiro

        Opa, não vi! Peço perdão pelo vacilo a policia civil ao MD.

  • Andresa Venancio

    Se fizer o check-in pelo celular, quanto tempo posso chegar para despachar bagagem?

    • 40 minutos antes do horário da decolagem encerra o despacho

  • Paulo Oliveira

    É para isso que existe monitor, para atualizar a informação. Se a pessoa não olha o monitor continua sendo distração da pessoa. A grande maioria das pessoas não perde o voo mesmo quando muda o portão e essas mudanças sempre são anunciadas pelo sistema do som.

    • Jonatas Elias

      Não quando o próprio staff da cia diz que a informação do cartão de embarque está correta. No meu caso, valeu o portão do cartão de embarque e não do monitor.

      • Paulo Oliveira

        Mas esse foi um caso específico. De modo geral, como eu estava falando, a grande maioria das pessoas que são chamadas nominalmente são desatentas mesmo, a prova disso é que os outros 99% dos passageiros já estão no avião quando o distraído chega.

  • Thiago Rodrigues

    Sinceramente só transtornos para os passageiros… Quero ver sair na hora com essa pontualidade toda.
    E outra, agora mais do que nunca vai ter aquela gritaria no aeroporto dos atendentes igual van da Av. Brasil anunciando seus trajetos.

  • Fernanda Maximino

    Perdi meu voo pois fecharam a sala de embarque 40 minutos antes do horario do voo. Ate onde eu sei os voos domesticos so podem ser fechados com 10 minutos de antecedencia, cheguei faltando os exatos 40 minutos para o aviao decolar, com o checkin feito e nao me deixaram embarcar no voo. Quais sao meus direitos legais?