Latam vai encerrar check-in doméstico mais cedo a partir de 16 de agosto

Leonardo Cassol 11 · agosto · 2016

Vai voar nos próximos dias com a Latam? Fique atento, pois a companhia anunciou que a partir de 16 de agosto vai encerrar o atendimento do check-in dos seus voos domésticos 40 minutos antes do horário de partida e não mais 30 minutos como ocorre atualmente. A medida vale para os balcões e totens de auto-atendimento nos aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Galeão, Santos Dumont e Brasília.

Check-in Guarulhos
Check-in Guarulhos

Segundo a companhia, a medida é necessária para assegurar a pontualidade dos voos frente aos novos procedimentos de embarque e ao fluxo de passageiros.

Ainda de acordo com a Latam, os passageiros com passagens compradas serão comunicados da mudança e os bilhetes emitidos a partir da mudança já contarão com o aviso sobre o novo horário do encerramento.

Caso os passageiros estejam na fila do check-in quando der o horário de encerramento, será feita uma chamada do voo para atendimento imediato. Quem perder a chamada de encerramento do voo no check-in e não estiver com o cartão de embarque, ou precisar despachar bagagem, vai ter que remarcar o bilhete para outro voo.

Mais um motivo para fazer sempre o check-in pela internet ou pelo celular e checar com maior antecedência ao aeroporto! Perder o voo pode causar muitos transtornos, além de um enorme prejuízo, já que a companhia pode cobrar multa mais a diferença de tarifa, que costuma ser muito alta no dia do voo.

 

Publicado por

Leonardo Cassol

Editor

  • Victor Akl

    A Latão querendo ganhar dinheiro dos passageiros! AFF

    • henriquecaldas

      Na vdd não, quer evitar prejuízo com atrasos por causa de algum passageiro barraqueiro que sai do balcão 30 min antes do voo e pelo rigor do rx perde/atrasa o embarque. Ela está apenas adaptando o procedimento a padrões já usados em outros lugares.

  • Alencar

    Justo.

  • Capitão Kirby

    Ta certo, facilitar o overbooking. Alguma notícia boa? Nunca né?

  • Leo

    Nenhuma companhia se esforça tanto para ser antipática…

  • André Felipe

    acho que está mais do que certo. Se o check-in fechar 30 minutos antes, até a pessoa passar pelo Raio-X e caminhar até o avião, o que é uma maratona em GRU, GIG e BSB, corre o risco de atrasar o voo. Os outros passageiros pontuais não podem ser prejudicados por causa de pessoas que querem o comodismo de chegar em cima da hora, mesmo sabendo de todas as dificuldades e atrasos que há até chegar no avião.

    • Concordo 100% André.
      Sabemos que atrasos sempre acontecem com a gente, mas não dá pra prejudicar 100 por conta de 1.

    • Marcos Almeida

      Mas não adianta. Minha última viagem por Guarulhos cheguei 90 minutos antes
      do voo com o check-in já feito. Não existia fila para despachar bagagem.
      Enfrentei a fila normal com 1 hora de duração!!!

      • Marcos

        Você ia para o Rio? Pelo menos em Congonhas há uma fila só para quem vai ao Rio e é a menor delas.

  • Diogo Zanetti

    Concordo com a companhia.

    Leandro, na terceira linha do último parágrafo, seria “transtornos”, correto?

  • “Mais um motivo para fazer sempre o check-in pela internet ou pelo celular”
    Não entendo ainda porque as pessoas não fazem isso.

    • Lorrene Carolline

      Porque quem viaja com criança é obrigatório o check-in presencial.

      • Claro, tem as exceções, mas ainda vejo muita gente fazendo o check-in presencial sem ter motivo.
        Até mesmo sem bagagem para despachar.

        • Lorrene Carolline

          Por isso mesmo que eu chego 1h e meia a 2h antes do voo nacional, pois sempre tem gente que podia fazer check-in online e totem e tava na fila. E também chegando bem cedo, eu não pegava fila. Já basta a fila do embarque.

          • Marcos

            Nisso a Gol tem a “vantagem” de oferecer checking e embarques prioritários a quem tem Smiles. Tem me valido muito a pena pagar os R$ 35 do Smiles.

          • Carol Almeida

            Quem tem clube smiles tem check in preferencial?

          • Marcos

            Tem sim, Carol e acredite é a menor fila de todas.

          • Não

          • Marcos

            Quem resgata passagens no Smiles tem check in e embarques prioritários. Quem compra Gol é a fila normal, em geral a maior. Acho que agora está melhor colocado.

          • Leonardo

            Não!

          • Marcos, apenas cartões Smiles Ouro e Diamante tem direito ao check-in preferencial. Acredito que você tenha conseguido utilizar dizendo ser cliente do Clube Smiles, mas o risco de você ser barrado é bem grande. Não existe esse benefício.

          • Marcos

            Xii, então misturei legal! Eu tive o cartão Smiles Platinum do BB, a renovação ficou cara e eu cancelei. Dava inclusive 20kg a mais de bagagem extra, é isso! Ultimamente tenho voado Azul e Latam. Preciso me reciclar, hehehe! Fiz a coisa certa mas me equivoquei na explicação. Obrigado e um abraço.

        • Renata

          Pq brasileiro eh preguiçoso e prefere que alguem faça por ele. Tem preguiça de mexer nos meios digitais…de ler….preguiça de td. Por isso ainda existem agências de turismo….para preguiçosos pagarem mais e ter menos esforço para programar uma trip

  • Rodrigo Rodrigo

    Realmente os atrasos são por causa das pessoas que chegam faltando 30 minutos, e não da latam que abre o portão pra embarque faltando 10 minutos pro vôo Oo

    • Hermes Hs

      Isso é verdade!!!!! E não é uma vez ou outra não

    • Jonatas Elias

      Também não entendo por que tanta demora em liberar o embarque.

    • Tiago Torresani

      Não querendo comparar, mas estive recentemente em Londres (LHR) e por lá os portões de embarques só são mostrados no painel no painel 50min antes do horário de partida do voo. Você chega no portão, e ele demora uns 20min ainda pra abrir, e nem por isso existem atrasos. Então penso que não chega a ser algo que é culpa somente da cia, nem somente do aeroporto, mas sim um conjunto de fatores que contribuem para o problema.

  • Wagner Alves

    Cara, isso tá certo! Não entendo o motivo de tantas pessoas falarem mal disto. Quem viaja com frequência sabe que tem muita gente que chega em cima da hora, e todos pagam o preço. Tem muita gente enrolada que deixa para sair de casa no último minuto.

  • Paulo Oliveira

    Acho que o problema de atraso também está muito no portão de embarque. Não vai adianta nada encerrar o check-in mais cedo se mantiverem o irritante hábito de chamar nominalmente pelo sistema de som os passageiros distraídos que chegaram cedo à sala de embarque mas não prestam atenção à hora de saída do voo. Mata de raiva ver 150 pessoas dentro do avião esperando alguém que ficou olhando vitrine e esqueceu da hora. Quando acabarem com isso, esse povo lerdo vai passar a prestar atenção às coisas.

    • Marcos

      Até o dia que o avião levantar voo sem ele. Há vezes que mudam o portão de embarque e a pessoa não percebe, tem disso também.

    • Régis

      Isso me irrita demais mesmo. Poluição sonora. E é só no Brasil que fazem isso.

  • Lucas Ribeiro

    Essa regra deveria ser por aeroporto especifico e não geral. A maioria dos aeroportos do Brasil são pequenos, veja THE e FLN. Acredito que chegando 5 minutos (obviamente “não a ruma toda” e sem bagagens), dá para embarcar tranquilamente.

    • Mas a regra é específica para Guarulhos, Congonhas, Galeão, Santos Dumont e Brasília, como está no post.

      • Lucas Ribeiro

        Opa, não vi! Peço perdão pelo vacilo a policia civil ao MD.

  • Andresa Venancio

    Se fizer o check-in pelo celular, quanto tempo posso chegar para despachar bagagem?

    • 40 minutos antes do horário da decolagem encerra o despacho

  • Paulo Oliveira

    É para isso que existe monitor, para atualizar a informação. Se a pessoa não olha o monitor continua sendo distração da pessoa. A grande maioria das pessoas não perde o voo mesmo quando muda o portão e essas mudanças sempre são anunciadas pelo sistema do som.

    • Jonatas Elias

      Não quando o próprio staff da cia diz que a informação do cartão de embarque está correta. No meu caso, valeu o portão do cartão de embarque e não do monitor.

      • Paulo Oliveira

        Mas esse foi um caso específico. De modo geral, como eu estava falando, a grande maioria das pessoas que são chamadas nominalmente são desatentas mesmo, a prova disso é que os outros 99% dos passageiros já estão no avião quando o distraído chega.

  • Thiago Rodrigues

    Sinceramente só transtornos para os passageiros… Quero ver sair na hora com essa pontualidade toda.
    E outra, agora mais do que nunca vai ter aquela gritaria no aeroporto dos atendentes igual van da Av. Brasil anunciando seus trajetos.