GOL volta a enviar cartões a associados do Smiles

Denis Carvalho 29 · janeiro · 2013

Após um longo período, a GOL voltou a emitir cartões para seus associados o programa Smiles. Ao que tudo indica, o benefício será exclusivo para os clientes das categorias mais altas – Ouro e Diamante – que já estão recebendo os cartões pelo correio. Os associados das demais categorias continuarão a imprimir o cartão pelo site, se desejarem.

“Após mais de um ano sem emitir os cartões Smiles, a GOL volta a emiti-los, mas dessa vez apenas para clientes ouro e diamante. Os clientes Smiles e prata devem continuar imprimindo seus cartões pelo site Smiles”, informou o leitor Felipe Rossi, que enviou uma imagem do cartão diamante que acaba de receber.

Entramos em contato com a GOL e ela confirmou, por meio de sua assessoria de Imprensa, o envio dos cartões apenas aos clientes Smiles Ouro e Diamante. A companhia, contudo, não forneceu novos detalhes. Seria um pedido da Delta, para possibilitar a integração de benefícios entre o Smiles e o SkyMiles?

E você? Já recebeu o cartão do Smiles? O que achou dele? Deixe sua opinião nos comentários!

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Hudson Guidoth

    Que sacanagem…Ta de Brincadeira

    fecha as salas VIP e emite os Cartões…

  • Thiago Ambrós

    Cá entre nós, só emitiram por conta da Delta que passou a "aceitar" a categoria Diamante como Elite no SkyMiles.

  • fabio passos vilela

    Vai aqui um desabafo! Sou cliente smiles desde os tempos da Varig, sou passageiro frequente da GOL não por causa do serviço péssimos deles, mas por causa das milhas. A Gol sempre teve excelentes promoções com milhas reduzidas. Já perdi as contas de quantas viagens fiz com milhas reduzidas, fui a fortaleza, Santiago, Montevideo, Porto Alegre, enfim. A dois anos junto milhas para fazer uma viagem com minha esposa, conseguimos o que precisávamos, mas não vejo vôos nas consultas com as companhias parceiras. Pesquiso semanalmente, quase o ano inteiro e nunca acho!

    Sempre foi simples pontuar no smiles, entrava no site, digitava os dados e na hora pontuava. Agora eu coloco os dados, diz que já foi pontuado o vôo, abro o extrato, pontuam somente um trecho (a ida). Estou com uma reclamação aberta a mais de 20 dias e até hoje não tive uma resposta. Liga para o telefone deles, só dá ocupado.

    Sou cliente ouro e não recebi nenhum cartão na minha casa!

    Vou esperar por mais um tempo, pois acredito que seja uma fase que a GOL esta vivendo e que vão voltar a ser excelentes, mas caso isso não mude, sem dúvidas vou procurar ser frequente na concorrente!

    • Cristiano Alencastro

      Estou com o mesmo problema para o crédito de milhas. Tenho 2 voos esse ano que cadastrei o smiles no check-in, não apareceu e quando vou cadastrar pelo sistema diz que já foi cadastrado.

      Meu chamado é um pouco mais novo. 8 dias =)

      • THIAGO DE SOUZA DUAR

        Como faço pra abrir um cjamado? estou com este mesmo problema, sou novo nesse negócio de milhas e tal..

        Desde já agradeço!

  • Herminio Marcos Teix

    Sou Smiles Ouro já a faz um ano será que somente quem atingir a categoria agora receberá os cartões? A GOL não é fácil de aguentar!

  • Roberto Padilha

    Desde o início do mês, há relatos (inclusive com fotos) de recebimento do cartão diamante (vi em outro blog que acompanho).

    Entrei em contato com a central de atendimento Smiles e eles negaram a informação de entrega dos cartões. Pelo visto eles estão desinformados demais!

    Concluindo, sou cliente diamante, mas ainda não recebi nada. Vamos aguardar…quem sabe…

  • Fabio Peixoto

    Ótima notícia!

    Significa que finalmente não precisarei mais mandar emails/abrir chamados no site Smiles, como o que transcrevo abaixo:

    "Prezados, boa noite.

    Ao longo deste ano de 2012, já atingi as categorias Ouro e Diamante, na qual me encontro agora. Por sinal, já voei outras milhas suficientes até para uma renovação na categoria mais elevada. Até o presente momento, não recebi os cartões físicos a que teria direito.

    Como o próprio texto do site, logo abaixo desta caixa de descrição diz, "Os cartões físicos serão entregues aos clientes das categorias Diamante e Ouro, no endereço cadastrado na conta Smiles, desde que a conta Smiles esteja com os dados cadastrais atualizados." Minha conta está devidamente atualizada, mas cartão que é bom, nada. Peço que regularizem a questão.

    Cartão de papel para um status Diamante é de uma "pobreza" ímpar e depõe contra o próprio programa e mais ainda contra o cliente que o obteve. Nenhum concorrente de vocês comete esta gafe, por assim dizer. É o que eu chamaria de "economia burra" ou "economia porca".

    Obrigado pela atenção, Fabio Peixoto"

    PS: Ainda não recebi o meu…

  • Bruno Campello

    Finalmente algum respeito com os clientes SMILES.

    Ate a cia aérea mais furreca da América Latina envia cartões pra sua casa.

  • Thiago Souza

    Nossa, que pobreza esse Smiles, eu acho bastante constrangedor ter que mostrar um cartão impresso em papel na hora do check-in, é uma forma da empresa dizer "você não é bom o bastante para ganhar um cartão", pelo menos é assim que eu me sentiria.

    Fiz o cadastro no programa de milhagem da All Nipon Airlines – ANA e três semanas depois o cartão chegou na minha casa, sem ter feito nenhum voo com a empresa. Essa é a forma correta de tratar o cliente.

  • Thiago Castro

    Não q eu faça questão de cartão, mas enquanto o Smiles e a Tam ficam nessa pobreza, o Lifemiles e o Iberia Plus já me mandaram cartões sem eu ter uma única milha com eles. Apenas fiz o cadastro e recebi (em menos de 2 semanas, aliás). Nossas empresas ainda tem muito q evoluir em relacionamento com o cliente.

  • David

    Ja tentei saber quantos pontos faltam para receber um upgrade do smiles e nao consegui. A única forma eh contar os pontos dos últimos 12 meses. Alguem conhece uma solução que a própria Smiles fornece esta informação? Talvez até ajudaria a vender mais, pois vc daria preferencia para comprar Gol, sabendo que poderia receber um upgrade em breve.

    • Ranerio Vieira

      David,

      Antigamente eu lembro que tinha uma barrinha indicando quantos trechos ou milhas faltava para o upgrade de categoria. Agora sumiu do site Smiles. Eu tive que ir no extrato e ir pegando as transações que eram de acúmulo da Gol e ir somando. Trabalho de condenado, realmente. E a sua proposicão é verdadeira, pelo menos comigo. Vi que falta fazer 1 ou 2 voos na tarifa "programada" para ser renovado o meu status, então já estou planejando para adquirir uma próxima passagem pela Gol.

      Mas acho que querem é se livrar dos clientes Smiles, é uma atrás da outra que a Gol está fazendo. Eu já desisti de focar gastos no meu cartão BB Smiles Platinum, devido a fatores como a última promoção de milhas, que não foi possível emitir as passagens, e ao aumento monstruoso de preço de trecho em milhas realizado no início do ano.

  • Ranerio Vieira

    Isso realmente cheira a ser a questão da Delta ofecerer o benefícios. Um cartão de papel é muitoo mais fácil de falsificar que um com tarja magnética e alto relevo, e possivelmente a delta não tenha hoje condições de verificar na hora se o cartão realmente é válido por ser da Gol.

    É uma economia para lá de porca. Tenho o cartão de plástico (bonito, alto relevo, duro) da Varig e mesmo sendo prata não recebi nada da Gol.

    A TAM manda para o cliente mesmo nível básico o cartão depois da primeira acumulação de milhas, seria difícil ou extremamente caro o Smiles fazer isso? Não precisa ser que nem o Lifemiles, a Lufthansa, o Hilton HHonors, o Club Carlson, a American Airlines, a SAS, o Best Western, o Starwood SPG, o Tudo Azul da Azul, o Iberia Plus, o Priority Club do Holiday Inn e o Le Club Accor, que de TODOS esses programas recebi um bonito cartão, duro, de bom plástico, só de me inscrever.

    Ah, mas eu sou apenas um passageiro prata da Gol, que viaja mais de 10.000 milhas com eles por ano, o que é isso, vai ser uma despesa tão grande e grave enviar um cartão. Imagine! A Gol pode ir à falência com a confecção e o envio de cartões plásticos, é claro! Quantas empresas já não faliram e pediram concordata exatamente por essa razão? Eles tem muitos precedentes… hmm, annn. bem, algum que eu não me lembro agora….

    • Nira Vasconcelos

      Sou cliente TAM ha mais de 10 anos e não recebi nenhum cartão, a não ser o cartão de crédito com anuidadse paga. O cartão de milhagem informam que não existe.

      • Nira Vasconcelos

        Sou cliente da A.Airlines e tb não recebi cartão… ??

      • Ranerio Vieira

        Da TAM eu tenho o plástico de várias cores, de quando era branco e de quando fui para Azul, mandaram das duas vezes. Só se pararam há algum tempo, meu pai que se cadastrou em 2011 também recebeu o cartão branco em plástico.

        O American Airlines recebi via correio, um cartão simples, plástico mais fino, com meu "número" (tem letras) do AAdvantage.

  • fabio passos vilela

    Cara, faz o login, ai qnd entrar na sua conta, vc vai na barra que esta sua esquerda e procura esta opção de chamados ou solicitação. Se eu não me engano esta embaixo de histórico de categorias

  • Thiago Fernando

    Tenho um problema parecido, fiz uma viajem em dezembro pela Delta, fiz o trecho GRU/JFK JFK/AMS AMS/JFK JFK/MCO MCO/ATL/GRU com stopover em todos os trechos (graças a promoção que saiu no MD) informei o numero do Smiles no check-in como de costume, porem quando fui consultar meu extrato não pontuaram o trecho JFK/AMS abri um chamado e recebi um email que fizeram pontuação, fui verificar aparece no extrato "CREDITO RETROATIVO DL – JFK/AMS 0 Milhas" não me deram qualquer explicação por não pontuar esse trecho, simplesmente não pontou nesse techo. Já abri um protocolo de reclamação porem fazem 7 dias e não obtive nenhum retorno.

    • Diego Lopes

      Talvez seja pelo valor da tarifa que você pagou na Delta. Eu vou a Istambul agora em fevereiro pela Airfrance, parceira da Gol, e pela tarifa que comprei tenho direto a apenas 25% do valor das milhas acumuladas nos trechos GRU-CDG / CDG-GRU, já no trecho CDG-IST / IST-CDG terei direito a 50% das milhas.. (depende da classe do seu bilhete "R", "S", "K", "A", entre outros)

    • Thiago Ambrós

      Posta no ReclameAqui que eles respondem em 24h. Experiência própria!

      • fabio passos vilela

        Já postei cara, até agora nada!

        • Felipe Rossi

          Utilize msg inbox no facebook da gol (Gol linhas aereas) lá eles respondem. Se depender do site vc terá que esperar, se der sorte um mês, ou eles fecharão seu chamado sem nenhuma resposta. Experiência própria repetida 8 vezes.

        • fabio passos vilela

          Fiz o que vc falou …. agora aguardar!

    • André L

      Thiago, se aparece o nome do trecho e indicando 0 ponto, então pode crer que esse trecho não pontua nada. Isso deve estar nas regras do seu e-Ticket, dá uma olhada lá que muito provavelmente vc vai achar essa informação.

      É muito comum comprar passagem promocional que pontua 50% do normal, 25%, ou até mesmo passagens que não pontuam nada.

  • RABUGENTO

    Alguém da categoria Ouro já recebeu?

    Será que não estão enviando somente os da Diamante?

    O meu cartão físico é dos tempos da Varig e está perfeito. 😉

    • Pedro Mendes

      Ainda não recebi meu Ouro tb…mandei e-mail perguntando, vamos ver…

      • RABUGENTO

        Não transferi milhas pra ser Diamante porque gosto de ter sempre uma reserva para mandar para qualquer lugar.

        Mesmo assim demoraram para creditar as 100mil que enviei e tinham esquecido que era para passar para Ouro.

        Resolvi essa parte no chat online.

  • Victor Mota E Noguei

    Hehehe nem fico chorando miséria mais. Estou dando um jeito de gastar todas milhas na TAM pq nem quero ser mais TAM Fidelidade. Agentes de viagens horrorosos, que não sabem usar o Amadeus e dificuldade para fazer reservas. Quase perdi uma viagem para Istambul, pq a infeliz da Central de Atendimento não soube fazer direito. Nunca me mandaram cartão. Agora pontuo milhas só no EuroBonus da SAS e estou curtindoo muito. Além disso a TAM vai sair da SA e a GOL nem quer entrar em nenhuma. Não curto muito as parcerias do Smiles tb. Curto muito o FF da SAS pq eles consideram vôos dentro da Am. Central , Caribe e Am. do Sul como sendo domésticos. Perdi meu cartão esses dias e me mandaram um novo em menos de 2 semanas. E todos cartões vem da Suécia.

    • fabio passos vilela

      Boa dica =)

    • fabio passos vilela

      Boa dica =)

      Vc já fez viagens usando milhas da SAS?

      Fala ai da sua experiência!

    • Thiago Ambrós

      Quantas milhas eles pedem neste trecho "doméstico"? Muito interessante mesmo!

      • Victor Mota E Noguei

        Eles pedem 25.000 milhas para ida e volta para qualquer lugar da América Central, América do Sul e Caribe. Se vc comprar uma OW que é desvantagem de qualquer maneira, fica quase o preço da TAM. Só que na SAS tem o diferencial que vc pode emitir com todas as companhias da StarAlliance. Então você pode ir pro Caribe com a TACA, Avianca ou Copa Airlines por 25.000 milhas. Peguei uma promoção e consegui por menos do que isso. Na SAS tb vc consegue acumular mais classes tarifárias que na TAM e ela também aceita milhas da TACA e Copa. Para mim foi bem melhor. Ultimamente na TAM está bem difícil achar passagens com milhar para esses lugares com um preço bom. Indo para o Caribe ou América Central com a TAM, somente passando pela América do Norte ou indo para o México, aí os pontos vão lá no alto. Está muito ruim. E não acho que vale a pena trocar milhas para ir para Buenos Aires, Santiago e Montevideo. Você pode fácil achar promoções por preços de vôos domésticos com outras companhias. Turkish e Qatar mesmo, indo a Buenos Aires por menos de 300 reais. No EuroBonus tudo é mais fácil e rápido. Também ganho muito ponto com hotéis que fico. Até hoje não posso reclamar de nada. Quando vou para a Europa tb, sempre tento voar com eles. Os destinos são lindos e preços ótimos. Vc sempre consegue achar vôos de 40euros para qualquer país da Escandinávia, com antecedência é claro. Pra quem gosta de fazer umas aventuras pela Europa, ter o cartão da SAS é muito bom. Se vc compra sua passagem em cima da hora, faltando poucos minutos para o avião decolar (sempre muito barato) ou não tem tempo de fazer o check-in, vc não precisa de boarding pass pra entrar no avião. É só vc passar o cartão fidelidade e entrar. É excelente! Ela está começando com essa tecnologia e em breve todas as companhias da SA vão ter isso tb.

        • Thiago Ambrós

          Nossa que 'saraivada' de vantagens! Vou me cadastrar no programa deles portanto! Atualmente estava concentrando minhas milhas no Victoria TAP e LifeMiles.

          Quais as formas de acumular milhas com eles? Você sabe me dizer se eles também vendem milhas?

        • fabio passos vilela

          Dá para comprar milhas!

          Link:

          http://www.flysas.com/en/EuroBonus/Earn-points/Bu

    • fabio passos vilela

      Fala mais da sua experiência com a EuroBonus da SAS? Já fez alguma viagem por eles usando as milhas!

    • fabio passos vilela

      Cara, vlw pela dica! Fiz o meu, o cartão chega em 2 semanas! Dá pra passar os pontos do AMEX! Vlw demais pela dica! Abraços

  • tcampos

    Sou OURO e não recebi nada.

  • fabio passos vilela

    Pessoal do MD, pq vcs não fazem um post, como o que vcs fizeram das low-cost, sobre os programas de milhagem?!?

  • ROBERTO VASCONCELLOS

    TAMBEM SOU CLIENTE DIAMENTE E NADA ATÉ AGORA DE CARTÃO. ENTREI EM CONTATO COM O ATENDIMENTO ONLINE, ATENDIMENTO DA SRA MISNEIA SOUZA ALMEIDA, A MESMA INFORMOU QUE O CARTÃO NÃO ESTAVA SENDO ENVIADO PARA NINGUEM, SOMENTE IMPRIMINDO PELO SITE. É MUITA DESINFORMAÇÃO DESSE POVO….

  • Victor Mota E Noguei

    Não é muito vantajoso comprar milhas, mas as vezes naquele desespero rola. Mas eles sempre fazem promoções de milhas. Geralmente no ano novo, natal e etc

  • Thiago Fernando

    Todas as classes dos bilhetes eram "L" e mesmo assim só um trecho não foi pontuado

  • Joao Goldmeier

    Voando TAM na tarifa W (promo) pontua na SAS?

  • Joao Goldmeier

    Respondendo à minha própria pergunta: tarifa W da TAM não pontua na SAS. E dependendo da classe tarifária a pontuação é inferior do que seria recebido no Fidelidade. Mas, claro, tem a questão da dificuldade de encontrar vôos nas pontuações mais baixas.

  • Luis

    Você falou tudo. È apenas um prata..se fosse um Diamante eu nao iria dizer nada..TEM MUITO PRATA SE ACHANDO OURO E OURO SE ACHANDO DIAMANTE

  • Luis

    E nem vai receber!!

  • Guilherme Cés

    Diamante…ainda não recebi nada…esperar

  • Tito Bosco

    Cartao? Nao tenho nenhum 🙁 AZUL, GOL, TAM, SAS, somente o do SUS.

  • Claudio Pereira

    E pra que serve o cartão? Eu sempre boto meu número Smiles na hora de comprar as passagens, daí já era. Só preciso do cartão/número Smiles pra fazer check-in quando a empresa compra as passagens.

  • Pedro Mendes

    Resposta que acabei de receber do Smiles…

    "Em atenção ao seu e-mail informamos que no momento está temporariamente suspenso o envio dos cartões físicos, devido reformulação da logística de confecção e envio, estamos nos adequando e brevemente voltaremos a enviá-los; caso deseje o cartão virtual poderá efetuar a impressão via Site Smiles na opção ”My Smiles”, com número e senha da conta. "

    Ou seja, nada de cartão por enquanto!

  • Frederico Pereira

    Cara acho que o melhor pra problema de milhas não creditadas é entrar no chat online. Quando precisei a atendente localizou o problema e creditou as milhas na hora. Com minha colega foi a mesma coisa.

  • Guilherme Wendt

    Excelente resposta!

  • Fabio Peixoto

    E que fique registrado, mais 2 meses se passaram, até Cartão Ouro já começou a ser enviado pela Gol e o meu Diamante, nada ainda.

  • Mario Iorio Lopes

    Gostaria de saber se posso usar milhagem smile para pagar hoteis na europa.

  • paulo

    paulo fiz meu cadastro e o meu numero de cartão não foi para meu email como faço para conseguir.?