Banco do Brasil e Smiles prometem ressarcir clientes por cobrança indevida de anuidade do Cartão Smiles após promoção

Denis Carvalho 2 · outubro · 2015

O Smiles e o Banco do Brasil enviaram hoje um comunicado aos clientes que participaram da promoção de anuidade gratuita dos cartões de crédito Smiles. Segundo o programa, alguns clientes estão sendo cobrados de forma indevida pelo BB. O estorno do valor cobrado pela anuidade será realizado na próxima fatura.

O problema foi relatado por vários leitores que participaram da promoção e foram surpreendidos com a cobrança da primeira parcela da anuidade, que deveria ser gratuita, assim que fizeram o desbloqueio. 

Confira a íntegra do comunicado:

“Transparência e confiança sempre foram valores que guiaram nossa conduta com você.

Buscando preservar essa relação, gostaríamos de informar que alguns clientes que aderiram à promoção Anuidade Gratuita + 10 mil milhas bônus do Cartão de Crédito Smiles Banco do Brasil tiveram a primeira parcela da anuidade cobrada equivocadamente em sua fatura. O Banco do Brasil já está efetuando os ajustes necessários e o estorno do valor será feito na próxima fatura. Por favor, efetue o pagamento da fatura, incluindo o valor da anuidade que eventualmente possa ter sido cobrado.

Em caso de dúvida, entre em contato com o Banco do Brasil por meio do telefone que está no verso do seu Cartão de Crédito Smiles.

Aproveitamos para lembrá-lo que ao realizar o pagamento da primeira fatura do seu Cartão de Crédito Smiles até o dia 15/12/2015, você receberá as 10 mil milhas bônus previstas na promoção em até 5 dias úteis.

Agradecemos pela sua confiança e esperamos que você aproveite ao máximo todos os benefícios oferecidos pelo seu Cartão de Crédito Smiles.”

É bom saber que neste caso as empresas estão agindo antes que o problema se torne mais uma bola de neve nos tribunais de pequenas causas pelo Brasil a fora! E você? Teve a cobrança indevida da anuidade? Deixe um comentário e participe!

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Rodrigo Godoy

    Essa prática não é novidade para mim. Inclusive, nesta última promoção, fiz o alerta nos comentários para que quem quisesse aderir tomasse cuidado, pois tive o mesmo problema na promoção do gênero que foi lançada no final de 2014. Após muita reclamação, tive o estorno da cobrança indevida, mas ainda assim, com o recebimento de uma carta do banco na qual diziam, mais ou menos em outras palavras, que estavam me fazendo uma “cortesia” em isentar a anuidade…

    • Isso também aconteceu com o cartão da minha mãe e da minha prima, e de meu amigo….
      Bem, nessa promoção do final do ano realmente foi um furo grande, e muitas pessoas deixaram pra lá, devem ser ricos né, pq eu reclamei e tive meu estorno.

  • Carlos Balbino

    Alguém sabe me dizer se a promoção também vale para os casos de renovação da anuidade do cartão?

    • MICHEL GRANDE

      Com toda certeza não: O nome da promoção era ‘PRIMEIRA ANUIDADE GRATIS’.
      Eu solicitei o Cartão SMILES PLATINUM BB NO DIA 28/12/2014, quando também houve a mesma promoção de agosto, com isenção da primeira anuidade. À época eu tirei um ‘print screen’ da tela da promoção já prevendo possíveis problemas. Felizmente até agora não tive problema com cobrança indevida. Mas certamente irei solicitar o cancelamento do cartão assim que caírem os pontos de novembro no SMILES e antes do dia 27/12/2015.

  • Moisés Felix

    Tinham me cobrado a anuidade indevidamente, mas já tinha visto via Internet Banking do BB que já havia sido feito o estorno no decorrer dessa semana. Hoje recebi esse email postado acima.

  • Mah

    Cobrança em indevida por culpa da empresa, gera direito de devolução EM DOBRO em favor do cliente.
    Art 42 do CDC.
    Vão atrás e façam valer seus direitos.

    • Fernando

      Incrível que eles sugerem você pagar COM o valor da anuidade para futuro estorno. Que absurdo.

  • Hugo Leonardo

    Eles estão emitindo certificado de burrice? Porque estão pedindo para as pessoas pagarem algo que eles mesmos afirmaram e reconheceram ser um erro, e em vez de cancelar a cobrança, dar um novo prazo, estão pedindo para as pessoas pagarem para receberem um mes depois? Gente, que país é esse?

    • RABUGENTO SFQNS

      A pergunta não seria: “que país é esse?” . O correto seria: “Como está a falta de atenção, dedicação e comprometimento dos funcionários?”. Tenho visto isso em todas as empresas. Seria muito “whatsapp”?

  • Hugo Leonardo

    Eles estão emitindo certificado de burrice? Porque estão pedindo para as pessoas pagarem algo que eles mesmos afirmaram e reconheceram ser um erro, e em vez de cancelar a cobrança, dar um novo prazo, estão pedindo para as pessoas pagarem para receberem um mes depois? Gente, que país é esse?

  • Pietro Queiroz

    Eu não tenho essa sorte! Fosse comigo eu iria no juizado especial e mandava ver! O único jeito de coibir esses abusos é quando penaliza financeiramente a empresa que agiu de má fé.

  • Coelho

    Depois que cancelei não adianta, fiquei 1 dia com cartão desbloqueado quando vi a cobrança da anuidade mesmo estando escrito que não compraria, se tiver uma boa proposta eu volto.

  • Marcelino

    O vencimento de minha anuidade coincidiu com a promoção. Liguei hoje para o BB e não teve conversa. Não me deram nem desconto na renovação. Tenho o platinum e não vale a pena. A anuidade é cara e as milhas não compensam mais porque o smiles está cada dia pior para emitir bilhetes. Vou cancelar meu cartão e procurar de outro banco. Sou cliente do BB desde 2001 e eles não estão nem aí. Não recomendo nem o smiles e nem o BB. Fujam.

  • Michael

    Nem fiquei sabendo dessa promoção. Qual o critério para participar da mesma?

  • Emerson Angeli

    Quando liguei para saber porque estava sendo cobrado, os atendentes do BB disseram que a promoção não existia. Que eu era um mentiroso. E se eu quisesse cancelar seria feito na hora, então cancelei. Então, não existe boa-fé. É o famoso e antigo SPP (se pegar pegou). Se os trouxas pagassem sem reclamar, a cobrança continuaria. Não há como admitir que empresas do tamanho do BB e Smiles não soubessem o que estava acontecendo. Perdi totalmente a confiança no Smiles. Estou pensando em transferir meus pontos a partir de agora para outras empresas. E só usar Gol quando não houver outra alternativa.

    • RABUGENTO SFQNS

      Terceirização e falta de comprometimento de funcionários causa isso mesmo. O ex-presidente do BB que agora está na Petrobras fez isso com a empresa. Vendeu bons ativos como cartões e seguros e agora deve “aprontar” na petroleira também.

    • Lincoln Andrade

      No mínimo eu abriria um processo na justiça rápida, ganharia um dano moral, o cartão sem anuidade e as milhas bonus gratuitas.

  • Marcelino

    Não publicaram meu comentário que fiz ontem. Qual o problema? Só porque falei que não recomendo nem o BB nem o Smiles? E porque vou cancelar os dois?

  • Acto

    Pensando seriamente em sair do club smiles! Sentimento que estou gastando meu dinheiro e juntando milhas smiles em vão, melhor comprar em dinheiro a passagem em uma promoção das companhias, TAM, Azul, Avianca, Gol…Livre concorrência!

  • carlos augusto mayer

    Não consegui participar da promoção, pois o Banco do Brasil disse que não poderia me dar o cartão porque eu já tive um e o cancelei há uns dois anos. Reclamei, aí vieram com uma história de que eu deveria procurar a minha agencia para atualizar o meu cadastro. O engraçado é que eu não sou cliente do BB há mais de 10 anos. Achei melhor deixar pra lá. Fiz um cadastro na promoção do Tudo Azul divulgado aqui e deu tudo certo, sem problema, pelo Banco Itaú. Obs.: não sou correntista do Itau.

  • Acto

    Pensando seriamente em sair do club smiles! Sentimento que estou gastando meu dinheiro e juntando milhas smiles em vão, melhor comprar em dinheiro a passagem em uma promoção das companhias, TAM, Azul, Avianca, Gol…Livre concorrência!

  • Ana Luisa Salazar

    Aderi à promoçāo e houve cobrança da anuidade na minha fatura. Liguei para a central de atendimento reclamando e me disseram que meu contrato era de data posterior à promoçāo, mesmo eu alegando que aderi no último dia. Revoltada e me sentindo enganada pela tal promoção, solicitei o cancelamento imediato do cartão. Como fiz uma compra parcelada, ainda recebo e pago faturas. Pergunta: com o reconhecimento publico do erro pelo BB, é possivel reverter este cancelamento do cartão?

  • Rodrigo Dellatorre

    Eu tive problemas e até mandei email para o MD relatando.

    1º Ninguém sabia da promoção. Como sabia que ia dar dor de cabeça eu fui ao Banco para solicitar. A funcionária me atendeu muita bem e informou que minha linha de crédito permitia requerer o Platinum (eu ja tive o GOLD). Quando ela foi solicitar, de acordo com o sistema, não era possível zerar o valor da anuidade. Ela teve que perder um tempo ligando para central interna deles. Avisaram que seria zerada quando batesse no sistema. Ela até me informou o número do protocolo (eu sabia que ia dar merda).
    Ja na 1a fatura bateu a anuidade com 50% de desconto. Liguei para reclamar e atendente só faltou me chamar de burro. Falando que eu tive 50% de desconto e que ja era para comemorar por isso. Que iria abrir o chamado para era para eu pagar a anuidade e depois se o banco achasse alguem erro iria me ressarcir. Eu perguntei se eles tinham $$ para emprestar sem juros também. Ela ficou bem nervosa. E eu falei que era o que estava me propondo. Me pediu 5 dias úteis de prazo para resposta. Ninguem entrou em contato.

    2º Como não entraram em contato, nova ligação. Me informaram que eu teria que pagar e não teria direito à anuidade grátis. Nessa hora eu já nem queria discutir mais. Resolvi que iria pagar todas as parcelas e pedir em dobro + danos morais. Ja até tinha começado redigir a inicial.

    3º Para evitar maiores problemas resolvi ligar para ouvidoria do BB. Atendimento top de linha. Padrão internacional. Registrou tudo e em 24h resolveram meu problema e já lançaram crédito na próxima fatura.

    4º Smiles – fiz o cadastro no clube dia 27 (salvo engano), quando foi lançada a mensalidade de R$35 na minha fatura. Já no dia 5 lançaram novamente a mensalidade. Fiz a reclamação e novamente falaram que eu estava errado. Ok, nos encontramos na justiça daqui um tempo.

  • Anyway, já acabou.

  • Somos dois cara.

  • Danilo Fernandes

    Já saí do Club Smiles faz tempo.

  • DANNIEL MONTEIRO

    É bom esclarecer que cobrança indevida paga deve ser devolvida em dobro ao consumidor. Está no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

    Art. 42. Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.

    Parágrafo único. O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável.

  • Ray

    Também saí já tem um bom tempo. Esse Clube Smiles é uma falha sem tamanho.

  • trombadinha

    estou aguardando ate hoje meu bonus de 35% da transferencia pro smiles do dia 09 a 11 de setembro.

  • carlos augusto mayer

    Nova promoção da Smiles Cartão de Crédito. Será que agora vai dar tudo certo? Agora estão prometendo milhas dobradas, com pagamento de anuidade. Novamente o Banco do Brasil negou o meu cadastro. Disseram que eu já tenho o cartão. O certo era dizer que eu já tive e o cancelei há mais de dois anos. Pena perpétua? Não posso mais ter o cartão, pois já o tive e o cancelei. Anuncia aí essa promoção MD que vai dar o que falar.

  • Marco Antoniio Lopes

    Também fui vítima do golpe do João Sem Braço do BB e do Smiles. Aderi a uma promoção que era válida entre 15/06 e 04/07, no smiles.com.br/bbmilhas, e não recebi NADA. Ligo para a Central do Cartão Ourocard e eles não sabem de nada.
    Mandam ligar pro Smiles. Acho que eles lançam essas promioções e contam com o esquecimento do cliente e com o posterior desaparecimento dos dados da internet.

  • Cesar Santos

    Fechou a segunda fatura, ao invés de devolverem o valor cobraram outra parcela da anuidade !