Cartão Santander Free não vai mais transferir pontos para programas de fidelidade a partir de maio!

Thayana Alvarenga 31 · março · 2016

Má notícia! O novo regulamento do Santander Esfera traz uma novidade bem desanimadora para os milheiros que são clientes do cartão de crédito Santander Free. Isso porque a partir do dia 1 de maio não será mais permitida a transferência de pontos acumulados para outros programas de fidelidade, incluindo das companhias aéreas! Entre as categorias de resgate permitidas, estarão apenas: Produtos, Serviços e Educação (Para Aprender), Doações (Para Ajudar) e Viagens (Para Viajar), nesse último caso, restrito às opções de resgate direto de passagens aéreas disponíveis no Santander Esfera.

cartao-santander-free-restricao-programa-milhas

Apesar das mudanças, as demais funções do cartão continuam as mesmas. A validade dos bônus ainda é de 24 meses, sendo que a cada R$ 5 gastos, o cliente somará um ponto. Para pagamento de contas, o fator de conversão também permanece o mesmo: R$ 5 são iguais a 0,5 ponto. Na fatura em que não forem acumulados R$ 100 em compras, feitas pelo titular ou pelo adicional, será cobrado o valor proporcional (1/12) da tarifa denominada em R$ 270. Quando o valor de R$ 100 for gasto, a anuidade não é cobrada.

O Santander possui outros 13 cartões para clientes pessoa física e apenas o Free vai ficar fora da transferência de pontos acumulados para os programas de fidelidade.

Ainda não se sabe o motivo da restrição exclusiva do cartão Free, mas possivelmente é pelo alto custo gerado para o banco para aquisição dos pontos e milhas e sua respectiva transferência para os programas de fidelidade. Outra hipótese plausível seria uma tentativa do Santander de para fazer com que os clientes Free passem a utilizar outro cartão que cobre anuidade, com o objetivo de acumular pontos e milhas.

Esperemos que essa essa medida não inspire outras instituições financeiras e administradoras de cartão de crédito a fazer o mesmo! Já está difícil acumular pontos por causa do dólar caro, imagina acumular e não poder transferir para os programas de fidelidade! Se essa moda pega…

Você é cliente do cartão Free? Acha que o resgate direto de passagens pelo Santander Esfera vai compensar manter o cartão? O que pretende fazer após a implantação dessa restrição? Divida sua opinião com a gente e participe!

Agradecemos a dica enviada por Fernanda Lopes, Ederson Donde e Luciane Guzman.

Publicado por

Thayana Alvarenga

Repórter

  • Matheus

    Tenho o Free, mas não é o principal cartão que utilizo. Cancelarei ele hoje mesmo, não apenas devido a essa ridícula restrição, mas também por que querem que você gaste mais de R$ 100 pra ter isenção da anuidade, sendo que antes era qualquer valor.

    • Adilton

      Isso vai valer também pra quem já tem o cartão? É muita arbitrariedade alterar as condições de um contrato em andamento… Se for assim, cancelarei tbm

      • Matheus

        Sim, eles atualizaram o contrato, com vigência a partir de 01/05/16. Adiós, Santander.

        • brunofranca

          Também acho muita arbitrariedade. Por mais que seja contrato de adesão e saia quem quer, mudaram tanto que desvirtuou o cartão. Se alguém puder levar a um curador do consumidor (Ministério Público) para providências, a gente agradece!

    • João Alexandre

      Eu também possuo o Free, não é meu cartão principal. Para não cobrar nada eu assino o Clube Smiles. Agora se for ter que gastar + R$ 70 para inteirar os R$ 100 para não cobrar anuidade, eu também vou correr desse Santander FREE. Vou até pedir pro NUBANK “incorporar” o limite do Santander. Quem sabe eles não atendem. Aí é um cartão a menos para me preocupar. Fizeram um favor.

      E ainda tem o detalhe que, em breve, o Nubank pode ter programa de milhagens, aí o cartão fica perfeito.

      • Matheus

        Eu não entendo o tipo de análise que o Nubank faz. Há 6 meses me cadastrei e ontem recebi e-mail dizendo que até o momento não poderia ser contemplado. O engraçado é que eu trabalho, possuo cartões de crédito ativos, adimplentes, não possuo restrição a crédito, não possuo empréstimos etc etc…e um amigo meu sem emprego/renda, conseguiu….
        Enfim, pelo menos trabalho em banco então tenho isenção de anuidade no Platinum, mas acho a ideia do Nubank muito boa.

        • João Alexandre

          É, vai entender. Eles aprovaram no outro dia o meu. Tortura foi pra chegar o cartão (só chegou quando mandei eles enviarem via Correios). As vezes seu amigo conseguiu porque alguém convidou. É uma possibilidade. Pelo Nubank, mesmo não gastando muito, já apareceu a oportunidade de aumentar o limite. É tudo muito simples.

        • Flaviano

          O mesmo aconteceu comigo.

        • André Felipe

          Possivelmente possa ser que você tenha vários cartões com limite alto, alguns bancos consideram que isso compromete limite e não emitem cartão. Para eu receber um determinado cartão, tive que cancelar outros 2 por causa dos limites.

        • Allison Vieira

          Comigo o Nubank foi mega rápido, nun dia eu recebi o convite, enviei meus dados, no outro Já recebi a resposta avisando que já tinha sido aprovado e 8 dias depois eu recebi o cartão. MUITO BOM! Tem o controle de Tudo pelo celular.

        • Ricardo Ca

          É. Isso é estranho. O meu foi tranquilo e rápido.

      • Daniel Gadelha

        João, existe esta possibilidade do Nubank equiparar o limite de outros cartões?

        • João Alexandre

          Não sei se eles equiparam, mas não sei se eu conversar via e-mail com eles quem sabe eles aumentam o limite para algo perto do que o Santander oferece. Aí fica legal. Santander FREE deixou de ser FREE.

      • Ricardo Ca

        Não creio que o Nubank fará isso. Mas seria bom.

    • M A S C A D A

      quer juntar milhas e gastar menos de R$ 100 por mês?

    • Paulo

      Nossa, ainda bem que vc falou disso dos R$100, eu não estava sabendo! Sabe a partir de quando isso vai começar a valer? Vou cancelar sem duvidas!

    • Rodrigo Gomes da Silva

      O outro tb é do santander? Pelo que entendi da foto a restrição não é do free, e sim do programa de pontos do santander que afeta todos cartões do banco

    • Karen Thomazelli

      Pode cancelar com 2 meses de uso? Mal contratei e me vem essa carta ridicula… quero cancelar.Pra começar ja enrolaram o limite miserável de 300 reais…agora essa de100 reais….

    • Allison Vieira

      Também vou cancelar o meu, uma pena, era o cartão que eu tinha um dos maiores limites. Mas quer saber CANSEI de ser escravo e ficar “dando” dinheiro de graça pra essas porcarias, único cartão que vou ter agora é o NuBank mesmo. Não cobra seguro, anuidade e não te abriga a gastar nada no mês.

  • Mateus

    Aposto que vai aparecer alguém dizendo que isso é culpa do PT ou da Dilma…

  • Junior

    Devido há uma parceira entre empresa/banco, mudei para o seguimento Van Gogh e possuo o Style, livre de qualquer anuidade.
    Utilizava o free apenas para o pagamento de contas, porém vou cancelar tbm.

  • Renata

    Tenho tenho cartão Free e fiquei muito decepcionada com essa notícia!
    É uma pena, sempre indicava esse cartão para amigos e familiares, mas não farei mais!
    Obrigada Melhores Destinos por nos manter atualizados 😉

    • Henry

      É mesmo… eles se esqueceram que cobram taxas, altíssimas, dos comerciantes.. na prática, as pessoas simplesmente deixaram de usar o cartão.. será um cartão SEM custo para as pessoas, mas que por outro lado não vai render NADA para o banco…

    • Henry

      Bom dia MD.
      Dá para liberar meu comentário ???

      • Jonatas Elias

        kkkk o Disqus teve ter pego você para Cristo.

  • Karoline

    Tenho o free, e simplesmente vou cancelar…

  • Espécie

    GRAÇAS A DEUS O NUBANK TERÁ UM PROGRAMA DE MILHAS E TENHO CERTEZA QUE SERÁ MELHOR QUE ESSAS MERDINHAS DE CARTÕES.

    • Fabio

      o Nubank vai é logo logo cobrar anuidade….

      • carol machado

        Eu vou cancelar, pq só uso cartão para acumular milhas. Se isso não é mais possível, não vejo razão para mantê-lo. Usarei adicional do meu marido.

    • Gleibi Rabaioli

      Tenho o Santander Free e o Santander Flex… e também estou no grupo só esperando o NUBANK liberar um programa de pontuação pra largar os cartões Santander. Nubank já vale a pena.. se vc pensar numa anuidade cara e os poucos benefícios

      • Camilla

        isso inclui o santander fit? q é pra universitarios

  • Guilherme Henrique

    Tenho um Santander Free mas não é meu cartão principal. Agora vou cancelar, pq não justifica manter um cartão sem milhas. O que lamento é que o banco recentemente aumentou a quantidade mínima para transferência, que agora é de 15 mil pontos. Eu tenho 14mil pontos lá, provavelmente vou perder.

    • Paulo

      O mínimo que eles deveriam fazer em consideração aos clientes seria retirar o valor mínimo de transferencia para que os cleintes não saiam tão prejudicados. Realmente decepcionante!

      • Boa sugestão, minha amiga conseguiu isso com muita choradeira meses atrás.

        • Paulo

          Tentei a choradeira no atendimento mas não consegui. Acabei trocando 3 mil pontos por R$51 de desconto na fatura (desvantajoso mas…). Vou cancelar assim que o desconto vier. Para quem não pensa em cancelar uma boa alternativa pode ser conseguir um cartão adicional do Santander que permita a transferencia para parceiros aéreos.

    • Albino

      Você pode trocar o Free por outro cartão que dê milhas e, se quiser, cancelá-lo após resgatar as milhas

    • Marcos Silva

      Sério que está 15k? Tenho um restinho de pontos lá e vou tentar zerar e cancelar, já não estava usando muito mesmo, priorizando o Amex.

  • Marcelo Nagib

    Bom dia!! Usava para pagamento de contas. Paciência!

    • Marcos Silva

      Desculpe a falta de informação, qual é o benefício do free pra pagamento de conta?

      • Marcelo Nagib

        Dá pouquíssimos pontos 1 para cada 10 reais mas só cobra iof e vc joga o pagto do boleto para o vencimento do cartão.

        • Marcos Silva

          Iof de 6,38%?

          • Marcelo Nagib

            0,38%

          • Rodrigo Gomes da Silva

            E pra ganhar 5000×2 pontos pro minimo de uma viagem promocional por milhas vc gastaria 10.000*10=R$100.000… nesses 100.000 pagou 380 de iof, não tão longe do que vc compraria a mesma viagem em preço promocional, isso pq paga antecipado e tem que controlar pontos para não expirar e tudo mais.

            Tem algo nesse raciocino que não enxergo? Pq visto por cima não parece tão compensador assim usar cartão pra ganhar pontos se tiver custo adicional pelo que esta pagando em relação a pagar por fora dele.

          • Marcelo Nagib

            Amigo, uso meu Santander Mastercard Black Unlimited para estas coisas. Uso o Free para continhas (boletos) de luz, telefone, condomínio. Como na transferência para as Cias Aéreas normalmente pego o dobro, vale a pena.

          • Rodrigo Gomes da Silva

            Se ganhar mais do q esse 1 ponto por R$10 deve compensar.. a essa taxa a vantagem parece pouca. Por sinal, eu tb tenho 2 cartões do santander e nem uso o free. Qual programa de pontos esse outro seu usa, tb é o santander esfera? Apesar da foto do artigo ser em relação a um cartão free, a parte que fala de não ter mais transferencia de pontos para milhas é referente ao santander esfera e imagino que não vai permitir independente do cartão q pontue lá.

          • GB

            Rodrigo, vale a pena se vc considerar que pagaria o boleto na data de vencimento e no caso do pagamento com cartão teria entre 10 e 40 dias para “aplicar” o dinheiro… com isso em uma aplicação conservadora que seja por ex: poupança receberia o valor do iof pelo prazo aplicado. assim as milhas acabam saindo “de graça”. Espero ter feito sentido para vc. Além disso santander teve varias promoções de bonificação para transferência de pontos nos ultimos anos. Eu mesmo aproveitei uma de 100% de bônus para avianca, o que faria os pontos não so sairem de graça como dobrar de quantidade. pena que a partir do mes que vem não teremos mais esse beneficio. cabe a todos nos usuários do cartão o cancelamento em massa e reclamação com a ouvidoria do banco. abs

          • Marcelo Guimarães

            Seu raciocínio está errado.

            Primeiro porque além do IOF da transação (que é fixo em 0,38%), existe também o IOF diário, é que 0,0082% ao dia, e é cobrado de acordo com a data do pagamento da conta e a data de vencimento da fatura. Ele pode representar mais uma taxa de até 0,246% ao mês.

            Segundo que a sua conta está errada, já que só considerou o IOF da transação. O custo dessas 10 mil milhas custaria os R$ 380 do IOF da transação mais algo que vai te custar NO MÍNIMO mais uns R$ 120 do IOF diário (já que o cartão fecha uns 10 a 15 dias antes de vencer).

            Com isso, o custo dessas 10 mil milhas já passou dos R$ 500. Caso vc queira vender essas milhas numa empresa que compra, eles vão te pagar no máximo R$ 250. E caso vc queira comprar, diretamente nas companhias, vc consegue promoções onde compra abaixo dos R$ 350.

            Logo, o custo das milhas sai muito mais caro. Nem estou considerando a trabalheira que dar pra poder pagar as contas, já que pra vc conseguir pagar R$ 100.000,00 em boletos, terá que ter um bom limite além de fazer no mínimo 34 pagamentos do valor máximo diário pra pagamento, já que esse é de R$ 3 mil.

            OBS: Se tiver dúvidas, pague uma conta (caso vc não tenha contas pagas) e verifique depois da fatura fechada quanto foi a cobrança do IOF. Você verá que o valor cobrado é muito acima dos 0,38%.

        • Bianca Paiva

          Adquiri o Free a poucos meses e fiquei decepcionada com novas mudanças. Como é essa parada de pgto de conta? Tento fazer e me cobra uns 21 reais! Não entendo!

          • Marcelo Nagib

            No Free não cobra esta tarifa de 21 reais. Nos outros sim.

          • Bianca Paiva

            Mas no meu caso cobra sim. Até que tentei aqui agora… O que que será? =/

          • Marcelo Nagib

            Não sei. Vou fazer um teste para ver se o meu continua.

  • Rodrigo eugenio

    Se alguém tiver como me mandar cupom de desconto no Airbnb, meu email é o rodrigoeugenio4488@gmail.com . Grato.

    • FABIO S

      ENVIADO

    • Albino

      Enviado

  • Igor

    eu usava o Free e tive uma cobrança indevida, desde que isso aconteceu cancelei o Free

    tinha o Diners, mas com o que fizeram com ele também o cancelei

    hoje me restou o Nubank, que pelo menos (no meu caso) é Mastercard Platinum e tem os benefícios de seguro viagem oferecidos pela bandeira

    • jorge moraes

      O que fizeram do o Diners??

      • Igor

        sala vip no brasil agora só pagando e não tem mais seguro viagem para acompanhante

        • jorge moraes

          Cancelei o meu o ano passado, mas conseguiram piorar ainda mais.

          • Igor

            tá triste… 450 pau de anuidade

    • Renan Gleyson do Nascimento

      Igor, li aqui em cima que este Nubank pode ser por convite, tem como me convidar aí?

      • Igor

        qual teu e-mail? (só lembrando que os novos Nubank não são mais Platinum e sim Gold)

        • Renan Gleyson do Nascimento
          • Igor

            pronto, enviei

          • Renan Gleyson do Nascimento

            Blz, ja recebi, vlw!

            Você solicitou o Platinum ou já veio automático depois da análise?

          • Igor

            pelo que me disseram no Twitter eles só oferecem Gold agora… no começo todo mundo que conseguiu recebeu Platinum

          • Renan Gleyson do Nascimento

            Blz Igor, vou esperar chegar, caso venha o Gold eu dou uma chorada, mas pelo site já diz que não tem o Platinum mesmo,

            “Nosso produto é o Cartão Nubank MasterCard® Gold. Isso significa que ele é aceito em mais de 30 milhões de estabelecimentos no mundo todo que aceitam MasterCard® e te dá acesso a benefícios da bandeira.”

            futuramente em um programa de fidelidade isso possa interferir.

          • Igor

            aqui explica que é MasterCard Gold https://www.nubank.com.br/perguntas/… antigamente eles faziam bastante propaganda por ser Platinum

          • Maria Amelia

            qual a pontuação deles para os programas de milhagem?

          • Igor

            de acordo com esse link http://www.reclameaqui.com.br/16420844/nubank/anunciaram-o-mastercard-platinum-e-enviaram-o-mastercard-gol/ eles alteraram de Platinum para Gold em Novembro do ano passado…

            se eu não me engano eles faziam muita propaganda em ser Platinum antes… agora não tem mais quase nada no site sobre a bandeira, apenas no link do site que diz ser Gold

          • kleber silva

            oi igor envia pra mim tb.

          • Igor

            qual o seu e-mail?

          • Fernanda Padovani

            Oi Igor! Pode me mandar um convite também? Meu email é angelmfer@yahoo.com (é sem o br mesmo). Obrigada!

          • Fernanda Padovani

            Obrigada, Igor! Agora é torcer! rs

          • SILVIO

            Oi Igor
            Pode me mandar um convite também
            Vou cancelar esse free
            Meu email e silviopintorresidencial@gmail.com

          • Igor

            enviei

          • Zapapower jr

            Envia um convite pra mim Igor, zaparoli.fabio@gmail.com.
            Valeu…

          • Leonardo

            pode me convidar também Igor? rsrs

            meu email: leobenone@gmail.com

          • Igor

            enviei tb

          • claudia

            eu tb, please
            chpg_ni@hotmail.com

        • Allan Virissimo

          Estou há tempos procurando alguém que tenha convites.
          Poderia, por favor, me fazer também essa gentileza?
          Louco para dar um pé nesse Santander ridículo.
          Caso possível: allandossantos@gmail.com.

        • Jonatas Elias

          Será que quando vencer o Platinum ele será substituído pelo Gold? Só me deram três anos de validade.

        • maria

          Igor, gostaria também de ser convidada!
          0brigada!
          Mariia

        • Denise Lutito

          Igor você me convida também? delutito@hotmail.com
          Obrigada

          • Igor

            enviei a ti, denise

        • Fernanda Rodrigues

          Convida eu tbm! fernandarsm@gmail.com

          • Igor

            enviei fernanda

          • Tathiane Oliveira

            O cartão do nubank não cobra anuidade? Quais as vantagens já que não tem programa de fidelidade?

          • Igor

            não tem anuidade, o pós venda/SAC e o sistema são incomparáveis

          • Tathiane Oliveira

            Obrigada. Vou pesquisar a respeito, pois não o conhecia.

          • Fernanda Rodrigues

            O convite fica sobre análise deles? Eu n recebi nada…

          • Igor

            veja se não está no SPAM ou promoções…

            dos 8 convites que enviei consta que 4 pessoas se cadastraram (você ainda só aparece o e-mail e não o nome completo como no caso desses 4 que se cadastraram)

          • Fernanda Rodrigues

            Procurei no meu email e não consegui achar. Fui no site e cadastrei o meu cpf…

          • Fábio

            Olá Igor, se não for te pedir muito, poderia me enviar um convite no zaparoli.fabio@gmail.com.
            Obrigado por sua atenção amigo.

        • Francisco

          Bom dia Igor!
          Tem como mandar um convite pra mim tb, por favor?
          frankpoa@yahoo.com.br

          • Igor

            enviei aqui, foi o último contive que tinha

          • Francisco

            Valeu Igor!

          • Dan

            Se puder me convidar tb igor, daniel.defilippo@kclalumni.net.

            muito obrigado!

          • Francisco

            O meu pedido ainda está sendo analisado mas já me liberaram para indicar….
            Enviei convite para ti Dan.

        • Maria Amelia

          Igor. me manda um convite para o nubank. ma.amelia.santos@gmail.com

      • jorge moraes

        Não precisa de convite. Entre no site do cartão e lá vc se inscreve pra ter o cartão.

  • Igor

    BTW, o Brasil deve ser o único lugar do mundo que tem algo vendido como “FREE” que tem anuidade

    • Ótima observação.

    • uidx

      Verdade. Até o nome é uma mentira. Engrosso a fila dos que cancelarão.

  • Luiz A. Soutes

    Algum sugestão de cartão free que acumule milhas? Tenho que transferir meus pontos antes de maio ou esse acumulado pode ser feito com mais prazo?

    • M A S C A D A

      Nubank anunciou recentemente que vai lançar logo seu parceiro de programa de milhagens, mas por enquanto está só na promessa. Santander era uma boa alternativa, mas agora ficou ruim. Outros cartões ou tu precisa de anuidade ou então teus gastos tem um volume muito bom para ter esse benefício. Taxas de conversão de pontos estão cada vez piores e o valor das milhas cada vez mais baixo.

  • Alan

    Fiquei muito decepcionado quando vi a correspondência do Santander Brasil com essa informação. Estou reclamando e acho que todos aqueles que estão insatisfeitos poderiam fazer o mesmo.

    Quanto ao que farei a partir de agora: passarei a utilizar outro cartão como principal e utilizarei os pontos que consegui acumular até agora. Uma outra alternativa é trocar de cartão até que eu atinja o mínimo de 15 mil pontos. Após isso, voltarei ao Free.

    • Marcelo Guimarães

      Sua decisão só valerá a pena se vc estiver prestes a completar o mínimo de 15 mil pontos, já que vc só tem até o final de abril pra transferir esses pontos. Ah não ser que vc seja correntista e tenha outro cartão do Santander, aí, como os pontos são unificados, vc consegue transferi-los pelo outro cartão.

      No meu caso que não sou correntista nem tenho outro cartão e tenho mais que o mínimo de R$ 15 mil, não vale a pena gastar mais 1 centavo sequer nesse cartão. Fiz hoje o cadastro (que termina na data de hoje) na Multiplus que dá 20% de bônus nas transferências e devo transferir no início da próxima semana os pontos que tenho lá.

      A proporção de 1 ponto por cada R$ 5 em compras ou R$ 10 em pagamento de contas é ABSURDAMENTE ALTA!

      Existe uma infinidade de cartões, sem custo de anuidade, que pontuam em proporção muito maior que esse.

      CUIDADO pra não fazer esse cartão virar o principal, gastar bastante nele e perder tudo o que tem e o que vai conquistar, caso não consiga chegar aos 15 mil pontos até o final de abril (data limite pra transferência dos pontos).

      • Vinicius De Moraes Rocha

        Será que, no caso de quem tem outro cartão, dá pra transferir depois?!?
        Eu acho que não, hein… Eles não seriam burros a este ponto…

        • Marcelo Guimarães

          Pelo que postaram, quem é correntista e tem outro cartão, poderá transferir. Quem, como eu, só tem o cartão e nem correntista é, só terá até o fim do mês que vem pra poder transferir.

      • Alan

        No meu caso, a solução foi aderir a um outro cartão. Com o novo, acumulo 1,5 ponto a cada US$ 1 gasto, sem contar que é Master (que possui parceria com o Santander). A diferença é absurda!

        Acabei usando partes dos meus bônus em passagens aéreas (ficou mais barato usá-las dentro do programa Santander do que transferí-las para a Multiplus) e agora vou acumular mais pontos, sem pagar anuidade de cartão. Acho que agora vai!

  • M A S C A D A

    Acumular milhas cada vez mais difícil e o valor dessas milhas é cada vez menor. Parece-me que passou a época boa de fazer isto.

    • Marcelo Guimarães

      Realmente! Lembro que em 2008, eu lucrava muito com milhas. Tinha cartões da Unicard, que não cobravam nada (nem IOF) pra poder pagar contas, e esses pagamentos pontuavam como se fossem compras. Durante um tempo, quando do lançamento, o BB Platinum bandeira AMEX também não cobrava taxas. Além do Santander Free, que até algum tempo atrás nem IOF cobrava. Então, já ganhei muitas milhas, só fazendo pagamento de contas, sem ter custo algum!

      Só que os bancos perceberam que os clientes descobriram uma forma de lucrar, e daí, o custo que eles pagam pelas milhas começou a ficar muito alto, daí ou foram cortando ou fazendo com que financeiramente seja inviável.

      Hoje, só vale a pena as milhas acumuladas em compras (que caso pagasse em cartão vc pagaria o mesmo valor e não as teria) e se possível, em cartões onde não se paga anuidade.

      Eu pago anuidade de 1 único cartão pelo fato dele oferecer Priority Pass, mas tenho repensado se vale a pena manter esse custo, já que tenho viajado pouco. Tenho pensado em ficar somente com o Black/Infinite que tenho sem custo, e só os mantenho enquanto continuarem sem custo.

  • Paulo Oliveira

    Satã-der só serviu para acabar com o Banco Real que prestava.

    • Rosiany

      Verdade, nunca tive problema quando era Real. Desde que virou Santander tive VÁRIOS problemas.

  • Henry

    Cada vez mais o banco perde o seu atrativo: o programa de fidelidade e cartões, piorando cada vez mais.
    A imagem do banco ainda é ruim. mesmo quando tinha o melhor programa de fidelidade do mercado, outros fatores manchavam a imagem.
    Agora, é daí pra pior.

  • Hugo Pereira

    Com o Nubank adentrando ao sistema de milhagens, é um tiro no pé essa proposta do Santander. Uma pena.

    • Marcos Silva

      Vc sabe quando o Nubank vai ter programa de milhagem??

  • Jessica Virgens

    Eu tenho 2 cartões Free. Um vinculado minha conta, que era universitária do Banco Real (saudades) e como quase não gasto nele, com certeza cancelarei. Ser obrigada a gastar R$100 por mês pra não cobrarem anuidade?! faz todo sentido!
    O outro cartão sou dependente da minha mãe, como já temos um gasto relativo nele, não preciso me preocupar com isso. Mas vou aproveitar e transferir todos os pontos logo, só preciso decidir pra onde.
    E agora, vou procurar uma opção melhor de cartão porque sei que o resgate direto não vai valer a pena. Você usa 10 mil pontos e ainda tem que pagar R$200 numa passagem que custa R$300.
    Bye bye, Santander!

  • Gabriela

    E as milhas já conseguidas com esse cartao? Nao poderao ser transferidas?

    • Fernanda

      A informação que tive do atendimento é que pode fazer uma ultima transferência para programas de milhas ainda, após esta última transferência, não será mais possível.

      • Gabriela

        Menos mal pq falta pouco pra eu completar 15 mil milhas mas nao consigo até maio

        • Fabiano Vasconcelos

          Estou na mesmíssima situação que você, Gabriela. Falta pouco pra chegar nos 15.000, mas não vai tempo! Vai pro Banco Central, DECON, PROCON, etc,

  • Charles

    Pelo andar da carroagem, daqui a pouco só quem possuir o cartão Infinity vai poder acumular milhas. Desta forma menosprezando nós da classe mais inferior.

    • Jonatas Elias

      E por ironia do destino, quem tem cartão Infinity não está nem aí para milhas.

      • Alex

        nem todos hein ! tenho um Black e um grande atrativo é a conversão 2.2

        • Renan Gleyson do Nascimento

          Dai eh outro nivel né meu amigo! 2,2 quem me dera… rs

      • Marcelo Guimarães

        Penso que vc está muito enganado. Eu participo de vários fóruns, como por exemplo o FDV, e lá, a grande maioria que tem cartões da linha TOP, o tem somente por conta das milhas e dos benefícios oferecidos, que vão desde pontuação elevada (o Santander Unlimited e os da Porto Seguro dão 2.2 pontos por dólar, os da CEF dão 2.1 e os demais dão 2 pontos por dólar), acesso à sala VIP (Priority Pass ou Lounge Key), seguros de viagem, seguro compra (te indeniza em até R$ 5 mil caso as compras feitas com o cartão sejam roubadas), seguro preço (garante a diferença do valor, caso vc ache um produto igual por menor valor), dentre vários outros benefícios.

        Eu tenho o Black e infinite da CEF (gratuitos) e o Black do HSBC (que pago R$ 800 de anuidade) e só mantenho esse último devido aos benefícios que ele me propicia. Se não fosse as milhas e os demais benefícios, não pagaria pra ter esse cartão.

  • O Santander Free já foi um bom cartão, agora se confirma que não compensa.
    A sua pontuação já ficou bem baixa (R$ 5 para 1 ponto).

    Já era um sacrifício pra juntar 15 mil pontos no cartão, agora uma sacanagem não ter prazo para completar o mínimo e “perder” os pontos.

  • Gleicy

    Sacanagem. Santander poderia pelo menos abrir um exceção na quantidade mínima de transferência para salvarmos o sofridos pontos acumulados até agora.

  • Guilherme

    quem danado usava esse cartão pra acumular milhas? Eu so uso pra comprar pipoca pela metade do preço na rede cinepolis, mas agora tendo que gastar 100 reais vou cancelar

    • brunofranca

      eu lendo os comentários e pensando nisso kkk

  • Marcelo Curado

    Também usava para pagar contar e acumular mais um pouco de milhas. Irei cancelar….

  • Jonatas Elias

    Já caí fora desse barco dos programas de (in)fidelidade. Com o dólar pela hora da morte, valores nada amigáveis de anuidade, prazo de validade curto, quantidade mínima para transferir, tabelas de resgate inflacionadas, tantas promoções de passagens e vários cartões que oferecem isenção, mil vezes ser fiel ao próprio bolso, e de quebra ainda ter a liberdade de escolher data, cia, horário e voos decentes, na maioria das vezes pagando um valor justo.

    • jorge moraes

      “tantas promoções de passagens e vários cartões que oferecem isenção”

      Quais cartões oferecem isenção?

      • Jonatas Elias

        Quis dizer isenção de anuidade.

        • jorge moraes

          Sim entendi. Mas quais cartões oferecem isenção de anuidade?

      • Marcelo Guimarães

        Existem VÁRIOS cartões que dão isenção de anuidade, inclusive cartões TOP.

        Os TOP é mais difícil conseguir. Vc precisa ter altos valores investidos pra conseguir isenção. No caso da CEF, quem é servidor público (meu caso) eles dão isenção no Black ou Infinite (eu tenho os 2, consegui isenção nos 2). Lá na própria CEF, eles podem dar isenção a depender do que vc tenha de investimentos no banco, se tem conta salário lá, se tem financiamentos, etc. Noutros bancos também se consegue, mas tem que ter valores absurdos investidos pra conseguir a isenção (e quem tem valores na casa de milhões, não precisam se preocupar com custo de anuidade, por isso nem vale a pena citá-los).

        Os da linha Platinum, consegue-se vários gratuitos. Eu sou servidor público e recebo pelo ITAU, e lá, pra todo mundo que é servidor de onde eu trabalho tem isenção total de conta corrente e de cartões da linha Platinum. Sei que o BB oferece o mesmo, além de outros bancos também ofertarem. Até o Citi já me fez essa proposta (de gratuidade de conta e cartões, se eu levasse meu salário pra ser recebido lá). Outro cartão bom, sem custo e que a pontuação nunca vence é o Santander Dufry Platinum. Eles dão a 1ª anuidade gratuita, mas se vc ameaçar cancelar, eles dão isenção na anuidade.

        Já cartões mais simples, da linha GOLD, Internacional e etc, encontra-se às dezenas ou centenas (os que são isentos).

        • juliano

          Você consegue isenção nos cartões da Caixa sendo servidor mesmo não recebendo salário lá? Sou servidor federal e eles não me deram desconto algum (só tenho conta e não recebo salário lá).

          • Fernandes

            Eu sou servidor, recebo pela Caixa e tenho isenção no Infinite.

      • Tec News

        Saraiva não tem anuidade e tem Milhas. http://www.saraiva.com.br/cartaosaraivax/

  • Osório Júnior

    Buscando outra solução pra cancelar tb

  • Jair Batista

    Bom empurrão pra cancelar cartão + conta.

    • Paulo

      Sem dúvidas, vou cancelar os dois também!

  • Anderson

    É os bônus da promoção em triplo para cartões másterCard que iria ser creditada hoje e até agora nada?

  • Fabiano

    Cartão cancelado… o engraçado de tudo isso é que recebi o cartão há duas semanas por ter sido oferecido pelo próprio Santander e com um bom limite…

  • Fabiano

    Acabei de ligar no Santander e a informação é a seguinte: a situação mencionada no comunicado só se aplica para quem não tem conta e/ou outro cartão no Santander. No caso de quem possui outro cartão sem ser o free, a pontuação deste será somada aos demais cartões continuando a permitir a transferência para programas de milhagens.
    De qualquer forma vou verificar certinho no site do super bônus como essa situação está sendo gerenciada.

  • Igor

    só uma coisa, o ponto antes não era para cada R$ 3,00 gasto? agora é a cada R$ 5,00???

    • brunofranca

      Foi, quando o dólar aumentou muito, eles alteraram, senão ia ficar melhor que cartão caro. Até então fora uma mudança aceitável. Já agora…

      • Igor

        é, com o dólar a 4 reais ficava 1,33

  • Thiago SA

    Eu estou com 13,000 pontos. Será que consigo transferir?

    • JOAO HENRIQUE

      precisa de 15.000 pontos no minimo, isso para primeiro resgate

  • Guilherme Villares Sant’ Anna

    Sou mais um que vai cancelar… Era meu cartão principal, depois disso não vejo mais vantagem nenhuma em tê-lo.

  • Ana Clara Lima Gaspar

    Eu acho um absurdo e estou revoltada. Sem dúvida trocarei de cartão, mesmo que tenha de pagar anuidade. Os benefícios de se usar o Santander Free agora são praticamente nulos. 5 por um é uma taxa de conversão ridícula.

  • brunofranca

    Outro ponto negativo do Free: eles não devolvem IOF de compra em dólar cancelada. Tirando a discussão jurídica sobre fato gerador, é FATO que outros bancos devolvem. No google, as reclamações são em sua maioria de clientes Santander. Mês passado a Amazon me cobrou $99 de prime e devolveu 2 dias depois… Nesses 2 dias, o dólar baixou muito.. Moral da história, entre variação do dólar e IOF me cobraram mais de cinquentinha (cinquenta reais).

  • Henrique Mendes

    Tchau Santander. O Free era a única coisa que me mantinha como cliente do banco.

  • Fefê

    A coisa que já estava ruim coneguiu piorar! A transferêncoa mínima que antes era de 1.000 pontos passou para 15.000 pontos. Agora mais esssa? É para cancelar mesmo !!! Que pena Santander, outra bola fora total!!

  • Haaaaaaaaaaaaaaa, agora faz sentindo, pois sou correntista do banco e não recebi esse comunicado, tenho além do Free que só uso para pagar contas nele, o Santander Ferrari.

    • Bianca Paiva

      Me ajuda ai, como pagar as contas no Free? Me cobram 21 reais por cada conta! ><

      • Eu pago minhas contas pelo app do celular, realmente aparece esse valor de tarifa na tela de confirmação de pagamento, mas não é lançado de fato.
        Se pagar pelo Internet Banking não aparece valor algum, e você só paga o IOF

        • Bianca Paiva

          Ah, valeu!!! Vou testar neste instante já!

      • JOAO HENRIQUE

        sou correntista santander, uso o free para pagamento de contas sem tarifa e o style platinum para compras, ja se eu pagar contas pelo style existe cobrança de tarifa

  • vc teria que ligar e pedir a liberação dos bonus, eles não caem sozinhos não.

  • Roger Bersch

    Em janeiro me cobraram esses R$ 22,50. Utilizo o cartão mais para compras de valores altos por ter o maior limite nele. Então uso pouco. Sacanagem é tu ter faturas altas e ter que ficar comprando todo mês algo para não ter anuidade. Vou cancelar.

  • Ana

    Cartão Santander Select elite continua a mesma coisa? Minha dúvida é pq meu CC não está escrito free , mas eu não pago anuidade. Alguém me ajuda?

  • Gabriel

    Júnior, eu também só usava o FREE para o pagamento de contas. Sabe me dizer alguma alternativa agora que o FREE “morreu”?

    • Alencar

      Bha, creio que nenhum vale a pena.

  • Continua normal.

  • Carlos Silva

    Alguém já recebeu os Bònus em dobro?? Hoje era o dia, correto?

    • tatiana fortes

      Era ontem. Olhei o meu extrato hoje e não entrou ainda

    • Kadu

      Recebi hoje os bônus. No site da promoção, diz que o prazo é até o dia 04 de abril.

  • Igor

    enviado

  • Igor

    manda o e0mail

  • Igor

    te enviei, allan

  • Marcos Silva

    Idem comigo, aprovação super rápida, e chegou o cartão em poucos dias. Alguém sabe quando eles terão esse programa de milhagem? Só estou esperando isso pra realmente usar o Nubank.

  • Wagner Cavalare de Souza

    Os gastos pra se ter uma conta normal pra conta Van Gogh mudaram muito? Tenho conta normal mas hoje já penso ter renda pra Van Gogh…e tenho o cartão FREE…me interessou essa mudança que voc~e fez também…por isso pergunto! Obrigado!

    • Ana Clara Lima Gaspar

      Falei com a minha gerente mês passado e ela falou que o Van Gogh tinha mensalidade de R$ 47. Achei super caro.

      • Alencar

        Eu tenho a conta e cartões livre de qualquer tarifa e anuidade, devido ao convenio que o banco possui com a empresa onde trabalho.

    • Alencar

      Creio que é a partir de R$ 4.000

  • Marcelo Guimarães

    Eu consegui o Infinite sem ser sequer correntista. Aí a gerente me prometeu mundos e fundos, e me convenceu a abrir uma conta lá. Depois cheguei a “levar” meu salário pra lá. Fiquei uns 3 meses com conta salário, mas estava tendo vários problemas pra poder pagar conta pelo IB, daí voltei com a conta pro Itaú.

    Nesses 3 meses, a gerente me concedeu o Black e aumentou bem o limite do Infinite. O Black, inicialmente foi dada isenção no 1º ano. Ia vencer em março, daí em fevereiro desse ano eu liguei pedindo o cancelamento, aí no mesmo dia me ligaram oferecendo desconto de 40%, depois 70% e por fim me deram isenção total. Detalhe que não uso esse cartão há 7 meses.

    Já o Infinite, desde que eu fiz upgrade de um Visa Platinum pra ele (em outubro de 2014) eles nunca haviam me cobrado nada, e a gerente disse que conseguiria isenção nele por eu ser servidor público. Quando eu peguei esse cartão, ele ainda era administrado pela Orbitall. Hoje a própria CEF administra os cartões e depois que ela mesma passou a administrar, muita coisa mudou (pra pior). Minha fatura vence todo dia 14 e geralmente fecha no último dia útil do mês. Verificando a fatura de abril, vi que lançaram a cobrança 1/6 de anuidade no valor de R$ 120,00.

    Liguei no atendimento, abri um protocolo pedindo isenção dizendo que caso não seja concedida, vou cancelar o cartão. Vou aguardar pela resposta. Esse cartão eu ainda uso um pouco (as faturas vêm entre 5 a 6 mil por mês). Já o Black, como disse, não uso nem 1 centavo há 7 meses e ainda assim me deram isenção nele. Caso não deem isenção, vou cancelar o Infinite e ficar só com o Black enquanto durar a isenção dele.

  • Marcelo Guimarães

    Como expliquei noutra mensagem, financeiramente falando não é mais viável.

    Aliás, o ÚNICO cartão que paga contas e que sai elas por elas, é o HSBC Black, desde que vc pague uma única conta no valor máximo diário de R$ 4 mil.

  • Lázaro Oliveira

    É o cartão que utilizo com mais frequência pelas promoções que incentivam o acúmulo de bônus. Com essa medida, farei o resgate de meus bônus e cancelarei o cartão. Foi me oferecido cartão do CityBank com anuidade gratuita. O jeito é migrar para o cartão oferecido, ou ficar apenas com outros dois que já possuo (American e Petrobrás).

    • JOAO HENRIQUE

      tbm gosto do american por não expirar os pontos

  • Bruno Correia

    Bom amigos qual tipo de cartão free vocês recomendariam agora?

    • Fabiano Vasconcelos

      Engrosso o coro da pergunta!

      • Bruno Correia

        Cara após pesquisar não vai ter jeito vou ter que voltar a pagar anuidade. Vou cancelar o Santander free assim que os parcelamentos acabar e voltar para o itaucard tam fidelidade. E o com menor cobrança de anuidade e internacional.

  • YURI FAMINI

    Que noticia péssima! Agora terei o trabalho de convencer meu pai a trocar o Free por outro cartão. Ainda bem que não mexeram no Flex, mas o consumo maior era no Free.

  • Reselient Bear

    Estou desde o dia 02/04 quando recebi a carta, estou tentando cancelar o Santander Free, demora pra ser atendido, ligação cai, transfere pra um transfere pra outro e nada de cancelar essa merda……já cheguei ficar 1h30 esperando na linha e nada….

  • Reselient Bear

    Depois de 4 dias e algumas horas e muita insatisfação consegui cancelar o Cartão Free……froid….que treta pra cancelar um simples cartão….e a merda do cartão é junto com minha conta de débito…..ai vai chegar o cartão de débito só daqui 20 dias…….kkkkkkk

  • Mas Marcelo, é cobrado somente 0,38 mesmo (no caso do Free) Nunca entendi o por que (já que o IOF diário é obrigatório). Pago mensalmente contas nesse cartão e realmente só cobram 0,38%.

    • Marcelo Guimarães

      Desculpe-me a sinceridade, mas eu DUVIDO que isso aconteça! E se acontecer, vc é CASO ÚNICO!

      Existe um site, que não sei se vc conhece. Chama Falando de Viagem. Nesse site dá pra postar foto, figura, printscreen de tela e etc. E lá tem discussão separada por cada 1 dos cartões.

      Procure no Google por “falando de viagem santander free” que você vai achar o tópico referente a esse cartão, onde essa dúvida (acerca do que é cobrado em cada pagamento) já foi exaustivamente abordada lá, inclusive, com printscreens das cobranças. Eu mesmo já postei printscreen da tela de quando usava esse cartão pra pagar conta.

      Pelo fato de os 2 IOF’s (diário e da transação) serem OBRIGATÓRIOS, e de o banco cobrar DE TODOS OS CLIENTES, é que eu duvido que vc só pague os 0,38% de IOF.

  • Marcos

    O Santander mais uma vez mostra que não está nem aí para seus clientes, não pelo gasto de R$100,00 mensais, mas por mudar as regras sem se preocupar com a outra parte envolvida, não é a toa que o NUBANK ganha mais clientes clientes a cada dia, pois até agora foi o único cartão de crédito sério neste País de corruptos e banqueiros que querem cada vez mais tirar o seu dinheiro.

  • Ricardo Ca

    Alguém já ligou para cancelar?

  • JOAO HENRIQUE

    no meu caso eu sempre usei o free para pagamento de contas acumulando pontos, já o santander platinum para compras, a duvida é será que a pontuação será desmembrada ? se sim vou fazer resgate ainda esse mês.

  • JOAO HENRIQUE

    somente a primera troca passou a ser 15.000 pontos as demais não tem limite minimo

    • Agora tem, a regra mudou para 15 mil no mínimo!

      • JOAO HENRIQUE

        só para free platinum continua né ?

        • Fabiano Vasconcelos

          Todos, sem exceção!

  • Igor

    que consigo me lembrar de cabeça que são muito importantes são os seguros para viagem… depois o concierge… depois, as promoções (como a do Mastercard outro dia na vista do One World Trade Center, exclusiva para Platinum e Black)

  • Ermeson Mesquita

    triste tenho o santander FREE pois o próprio santander me ligou 2 vezes me oferecendo a proposta do cartão free sem anuidades, recusei na primeira pois não tinha interesse em mais um cartão , quando me ligaram pela segunda vez fiz e estava gostando até agora que acabei de receber uma carta informando da obrigatoriedade de usar acima de R$:100,00 em todas as faturas para ficar isento da anuidade , estou pensando pois já tenho outros cartões que até uso mais o nubank é sensacional ,

    o santander poderia oferecer gratuidade para clientes que cancelassem o FATURA impressa o cliente tendo apenas que utilizar o cartão uma vez no mês

  • Davi Teixeira

    Mas é isso mesmo. A crise econômica provocada pelo desgoverno petista pressionou o lucro dos bancos e eles passaram a restringir vantagens oferecida aos clientes para que não afetem o balanço da empresa.

  • Davi Teixeira

    como é essa questão de pagar contas no free?

  • Leonir Costa

    Além de passar a pedir que o consumo seja de pelo menos R$100,00 agora o serviço de pague contas também será tarifado, um absurdo, mudaram todo o perfil do cartão, será que os órgãos de defesa do consumidor não podem barras essas alterações de contrato pra quem já tem o cartão ?

  • JOAO HENRIQUE

    faço exatamente da mesma forma que você,agora terei que deixar de pagar contas pelo cartão e aproveitei e pedi a transferencia dos meus bonus para multiplus hoje

  • Daniel

    Prazo de validade dos pontos: 01 ano.

  • Marciel Santos Moreira

    Vou cancelar o meu cartão Santander free e fazer outro cartão com outra operadora, o Banco Santander vai perder muitos cliente, eles soh quiz conquistar o cliente depois ele cria essa regras cavando a pró pia cova. ele pensa que soh existe ele com cartão de crédito.

  • Maria Amelia

    qual cartão indicam sem anuidiade ou com anuidade baixa com otima conversão em programas de milhagem?

  • Diógenes Fidel Marçal

    Após saber disso, vou cancelar meu cartão Santander Free o mais breve possível.

  • Erika Oliveira

    Essa seria a primeira vez que utilizaria o método de acúmulo de pontos, mas ainda estou muito confusa em como utilizar. E com mais essa agora… Alguém poderia “desenhar” pra mim , por favor?