Cancún ou Punta Cana? Saiba como escolher o destino certo no Caribe!

Camille Panzera 10 · julho · 2013

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Férias chegando, promoções batendo na porta e aí surge aquela dúvida ingrata: Punta Cana ou Cancún? Qual destino escolher para aproveitar o melhor do Caribe? Inicialmente pode parecer uma decisão difícil de tomar, mas se você estiver convencido sobre o objetivo da viagem, não é tão complicado quanto aparenta. A realidade é que os dois locais são completamente distintos e têm em comum, basicamente, a beleza do mar caribenho, que dispensa comentários, não é?

Enquanto Cancún é uma cidade de grande porte e tem atrações de todos os tipos e diferentes idades, Punta Cana é um destino mais bucólico, voltado para quem prefere aproveitar dias relaxando na frente da praia e curtindo todo o conforto de um resort. Qual o melhor? A resposta é pessoal, depende do perfil de cada um, mas nós podemos ajudar na sua escolha.

cancun-punta-cana

Punta Cana chama atenção pelos hotéis mega estruturados, com excelente custo-benefício e a possibilidade de ter dias de muito conforto sem precisar fazer grandes dívidas. O turista que visita o lugar recebe a “difícil tarefa” de curtir o sistema all inclusive da rede hoteleira e aproveitar os passeios da região, quase sempre voltados para a beleza marinha do leste da República Dominicana. O local possui águas claríssimas e mornas, com coqueiros a perder de vista. Fora do hotel não há tantos atrativos, o que não significa que falta diversão aos visitantes. Em Punta Cana não é preciso sair dos resorts para nada –  cada um à sua maneira, eles oferecem atrativos diários que vão desde brincadeiras aquáticas nas piscinas até boates e show de salsa. Para facilitar o seu planejamento, fizemos um post só explicando como escolher o melhor resort em Punta Cana.

Se Punta Cana é um local para descansar, Cancún pode (ou não) ser também um destino de sossego. Há muito o que ver nessa parte do México, que não se limita apenas à cidade de Cancún em si e inclui outros pólos de turismo, como a região da Riviera Maia, Playa del Carmen e as belas ilhas de Cozumel e Isla Mujeres. Juntos, esses locais oferecem um enorme leque de possibilidades – praias, parques temáticos, sítios arqueológicos, passeios diversos, variedade de restaurantes, compras, bares, boates, etc – e a facilidade de encontrar tanto locais tranquilos quanto mais agitados, ideal para quem curte vida noturna.

Ainda está em dúvida e não sabe qual lugar escolher? Confira mais essas dicas práticas:

Voos
Punta Cana tem um pouco de vantagem nesse quesito. Atualmente, há voos diretos (com escala em Caracas) entre São Paulo e Punta Cana com a GOL, e a possibilidade de viajar também com a Copa, Avianca/Taca e LAN/TAM. Para conhecer Cancún, não há voos diretos e por isso há a necessidade de fazer ao menos uma conexão – nesse caso, as empresas com rotas mais viáveis para os brasileiros são a Avianca, Copa, LAN/TAM e Aeroméxico.

Visto
Para visitar os dois locais não há necessidade de visto, porém, é preciso ter passaporte. Em Punta Cana é necessário pagar um cartão de turista no valor de US$10, e em Cancún pode ser requerida a apresentação de alguns documentos que comprovem a situação de sua viagem, tais como passagem aérea, reserva de hotel e condições financeiras para se manter no país. Recentemente, o México deixou de exigir o visto aos brasileiros, tornando ainda mais fácil conhecer o país.

Preços
Punta Cana, normalmente, é um destino menos custoso do que Cancún. Obviamente, os gastos de uma viagem estão atrelados à escolha do hotel e estilo de viagem, porém, como a atração principal de Punta Cana é o hotel, fica mais fácil controlar os gastos. Viajando para Punta Cana e escolhendo um hotel all inclusive, que é a maioria esmagadora do tipo de hospedagem da região, você já garantirá praticamente todos os gastos da viagem, exceto passeios (que são opcionais). Em Cancún é preciso considerar que além do hotel, você deverá fazer refeições em restaurantes, terá que pagar pelos deslocamentos e passeios.

Mar
Tanto Punta Cana como Cancún não decepcionam nesse quesito. Os dois destinos possuem águas cristalinas, com temperaturas agradáveis e que não provocam aquele choque térmico ao fazer um mergulho. Embora muita gente imagine o Caribe como uma região apenas de águas calmas, saiba que não é exatamente assim – ambos os destinos possuem praias com poucas ondas e aquelas com mais ondas – leia nosso guia de Cancún e Punta Cana para tirar mais dúvidas.

A região de Cancún é mais indicada para fazer mergulho, especialmente em Cozumel e Isla Mujeres.

Lua-de-mel
Os dois destinos são muito procurados por recém-casados e frequentemente  a escolha entre eles é motivo de dúvida. É preciso considerar as peculiaridades de cada local e então decidir qual destino se encaixa melhor no estilo do casal. Querem  descansar, ficar em um hotel confortável,  e aproveitar a proximidade com o mar sem fazer esforços? Aposte em Punta Cana. Têm um ritmo mais agitado e gostam de conhecer várias atrações e coisas novas durante uma viagem? Então parece que Cancún tem a ver com vocês…

Viagem com crianças
Aqui está outro tópico que merece atenção. Se a ideia é deixar as crianças se divertindo sozinhas, sob o cuidado de alguém, Punta Cana e os clubinhos de férias dos hotéis têm ponto a favor. Se, por outro lado, você prefere mostrar aos seus filhos diferentes atrativos e passear bastante com eles, a escolha certeira é Cancún. A cidade mexicana é, sim, um local para pessoas de todas as idades e se você viajar com seus filhos, encontrará na região praias de águas calmas e parques aquáticos que vão encantar não apenas os pequenos mas também os adultos!

Viajando sozinho
Quem viaja sozinho e quer conhecer gente nova provavelmente irá preferir uma viagem a Cancún. O bacana da região é realmente permitir diversão para pessoas de todas as idades e quem gosta de viajar sozinho, mas quer fazer novas amizades, encontrará pessoas de diversas partes do mundo no destino mexicano. Outro ponto positivo é que Cancún possui muitos bares e boates, opção bacana para fazer amizades.

Compras
Cancún sai ganhando nesse assunto. Além do artesanato local, a região possui vários shoppings, com lojas de grifes e marcas famosas de todo mundo. Há uma grande variedade de lojas com bons preços, com destaque especial para o mercado de perfumes.
Em Punta Cana, as compras de lembranças podem ser feitas nos próprios resorts ou, para comprar roupas e produtos de marcas renomadas,  a melhor pedida é ir ao Palma Real, shopping que reúne boas lojas. Os preços não são tão atrativos, mas é boa oportunidade para fazer algumas compras.

 

Já esteve nesses locais? Deixe sua opinião pra gente!

Ainda está planejando a viagem? Confira nossos guias de Cancún e Punta Cana.

Autor

Camille Panzera - Camille Editora de destinos