Tudo sobre cancelamentos e remarcações de passagens aéreas

Leonardo Marques 19/05/2011 às 14:54h 246

Hoje vamos abordar um assunto muito importante e polêmico, para o qual as pessoas só costumam dar importância quando já é tarde: as implicações em alterar datas e cancelar passagens aéreas e os direitos dos passageiros. Não deixe de ler, isso é muito importante para quem compra passagens, especialmente pela internet .

Para tratar do tema convidamos alguém que realmente entende do assunto, a advogada e consultora Fernanda Guimarães. Com vasta experiência na área, ampla atuação em veículos de comunicação e responsável pelo blog Diário de Consumo ela preparou este artigo com todas as informações para tirar as dúvidas de nossos leitores. Vamos a ele:

Ofertas de passagens aéreas existem, podem ser excelentes oportunidades de realizar aquele sonho e os leitores do Melhores Destinos sabem bem que fatores como descobrir o quanto antes a promoção e comprar o mais rápido possível o bilhete são decisivos. Mas, como diz o ditado, a pressa algumas vezes pode ser inimiga da perfeição e, nesse caso, você pode ter comprado por impulso ou ainda esquecido que, justamente na data da viagem adquirida, já havia um compromisso de trabalho inadiável. E agora? Como fazer para cancelar a compra sem maiores prejuízos? É preciso mesmo sujeitar-se às regras impostas pelas companhias aéreas? Uma cláusula com multa exorbitante ou que implique na perda de todo o valor investido é legal?

Ler o “regulamento” antes da compra é fundamental, pois é nele que estão previstas as multas em caso de cancelamento ou alteração de data e nome do passageiro. Assim, não conclua o pagamento do bilhete antes de realmente ler as regras da companhia para essa compra. Não é a toa que, para efetivar a compra, o sistema de vendas online das companhias aéreas pede que seja marcado como “lidas” essas disposições. É questão de garantia da empresa para evitar alegações do tipo “não sabia” ou “não falava nada no site” na hora em que a divergência ocorrer.

De regra, o preço da passagem respeita certa proporcionalidade com as facilidades de cancelamento e alterações. É o caso da TAM com as opções de bilhetes que vão do “promo” ao “top”, onde o valor da taxa de reembolso é de 60% e 10% sobre o preço da passagem, respectivamente. Utilizando o mesmo exemplo, para remarcação do bilhete, o consumidor pode ter que desembolsar valores entre a total isenção e até 130 reais. A GOL tem tarifas promocionais que não permitem reembolso e há relatos de companhias aéreas que cobram valor de taxa de cancelamento superior ao valor pago na passagem. Entender as “famílias de tarifas” é muito importante e estar ciente das condições de utilização de cada tipo de bilhete pode evitar desagradáveis surpresas.

Fique atento também ao prazo para as solicitações de reembolso e alteração, pois literalmente alguns poucos minutos podem resultar num grande prejuízo, bastando que haja previsão de valores distintos de taxas para os pedidos feitos até a hora do embarque do vôo.

Não leu direito e vai mesmo assim comprar a briga? Saiba que este não é o caminho mais fácil, pois a prevenção é sempre mais tranqüila (e econômica!). Mas também é verdade que o consumidor tem alguns direitos resguardados que valem independentemente de constarem ou não no contrato. Um deles é o “direito de arrependimento”, que o Código de Defesa do Consumidor concede no artigo 49:

Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, NO PRAZO DE 7 DIAS a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer FORA DO ESTABELECIMENTO COMERCIAL, especialmente por telefone ou a domicílio.
Parágrafo único. Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, DE IMEDIATO, monetariamente atualizados.

As compras pela internet estão abrangidas nesse caso, pois evidentemente ocorrem “fora do estabelecimento físico”. A questão é saber se esta determinação vale especificamente para compra de passagens aéreas, ou seja, se no prazo de até 7 dias após a compra de uma passagem pela internet, pode o consumidor desistir do contrato e receber todo o dinheiro de volta?

Meu entendimento é de que sim. Felizmente, a grande maioria dos órgãos de defesa do consumidor (como muitos dos PROCONs e dos próprios Ministérios Públicos) ratifica a aplicação do art. 49 para compra de passagens aéreas pela internet, assim também muitas decisões judiciais. Isso porque o referido dispositivo visa a proteger o consumidor contra práticas e técnicas de vendas incisivas ou abusivas, que ocorrem fora do estabelecimento comercial por seus diversos meios, onde o consumidor não possui completo discernimento para contratar ou deixar de contratar, estando mais vulnerável também ao desconhecimento do produto ou serviço. A aplicação mais imediata desse direito é na venda por catálogo, por telefone (telemarketing), pelos correios (mala direta), pelos meios eletrônicos (internet) ou anda pela TV. Assim, o pressuposto é de que o consumidor está menos preparado para compra do que quando a decisão o motiva a sair de casa e ir até o estabelecimento. Em outras palavras, mesmo que tenha nome idêntico ao da loja física, o site da empresa ofertante não pode ser considerado dependência do estabelecimento. E o consumidor que está em casa, conectado ao computador, realizando um negócio à distância, pode estar recebendo influências externas para fazer a compra ou, em muitos casos, sem acesso pessoal ao vendedor para resolver suas dúvidas de forma objetiva. O chamado “direito de arrependimento” é, na verdade, um importante mecanismo de proteção para o consumidor que, reavaliando rapidamente a compra (em até 7 dias), decide racionalmente por desistir dela.

É sabido também que o exercício do “direito de arrependimento” não exige qualquer justificativa do porquê da decisão de devolução ou cancelamento. Basta, assim, que o contrato de consumo (leia-se a efetivação da compra da passagem, por exemplo) tenha sido concluído fora do estabelecimento comercial para que incida o direito de o consumidor arrepender-se, sem necessidade de prestar qualquer esclarecimento para a empresa (ou companhia aérea).

Então o que fazer para exercer esse “direito de desistir”? É fundamental que o consumidor consiga comprovar que fez o pedido de cancelamento e manifestou o arrependimento dentro do prazo de 7 dias, que devem ser contados, para evitar ainda mais discussões, da data do pedido de compra do bilhete aéreo (e não da emissão do ticket, do recebimento do voucher ou do e-mail de confirmação da transação). A lei não exige nenhuma forma específica para a manifestação dessa vontade de desistência. Contudo, aconselho que o pedido de desistência seja feito através de algum meio “registrável”, ou seja, por correio (com Aviso de Recebimento), por telefone (com anotação do número de protocolo, nome do atendente, data e hora) ou mesmo pela internet (com confirmação de recebimento d o email ou salvamento do print screen com a informação de “mensagem recebida”).

Dessa forma, adquirida uma passagem aérea via internet, possui o consumidor o prazo de reflexão ou arrependimento de 7 dias para desistir da compra, devendo seu dinheiro ser imediatamente restituído. Não há dúvidas de que, eventualmente, tal direito pode trazer prejuízo às companhias aéreas. Contudo, o fato é que essa possibilidade é mais um risco do nicho de negócio assumido, assim como a responsabilidade objetiva no caso de atraso ou cancelamento do vôo, mesmo que a “culpa” seja do mau tempo.

Inclusive, porque o incentivo à venda de passagens pela internet (assim também quanto à realização do web check in, por exemplo) traz óbvia redução de custo às companhias aéreas, sendo, portanto, necessário assumir os respectivos riscos pela economia pretendida.

E se mesmo após toda essa argumentação a companhia aérea recusar-se a fazer o cancelamento da compra e a devolução do valor integral pago? O consumidor pode abrir reclamação no PROCON de seu município, podendo ainda ingressar judicialmente, inclusive no chamado Juizado Especial Cível, onde não há necessidade de acompanhamento por advogado (para valores até 20 salários mínimos). O tempo que levará para efetivamente receber é incerto e você deve estar preparado não só para essa demora, como também para a hipótese de o julgador, pelas particularidades do caso, entender que não é devida a devolução integral.

Há o que possa ser feito se o “arrependimento” ocorrer depois dos 7 dias? E no caso da compra ter sido feita direto na loja física da companhia aérea? Se conseguir a devolução dentro do prazo e nas condições previstas em lei já é uma verdadeira batalha, imagine discutir essa possibilidade sem o amparo deste art. 49 do CDC? Apesar da dor de cabeça poder ser ainda maior, dependendo do valor da multa para cancelamento da passagem, ela pode ser considerada abusiva, pois exigiria do consumidor vantagem manifestamente excessiva, o que é previsto como prática ilegal no art. 39, inciso V, igualmente do CDC. Nesse caso, somente o “caso a caso” para verificação da possibilidade de cancelamento ou diminuição do valor dessa multa.

Fontes de consultas realizadas em 18/05/2011: Equipe Diário de Consumo, PROCON/RS e núcleo jurídico da Revista ProTeste.

SOBRE A AUTORA:

Advogada, consultora e colunista em diversos veículos de comunicação, Fernanda Guimarães é apresentadora, radialista e comentarista. Atua ainda como Mediadora e Juíza Arbitral e é Sócia-diretora de GUIMARÃES MARTINS & ASSOCIADOS. Nossa convidada é ainda responsável pelo blog Diário de Consumo e além de tudo isso nos honra como leitora do Melhores Destinos. :-)

  • http://viagemepoesia.blogspot.com Zen

    Tenho uma grande duvida, a webjet nao ressarce em alguns casos, ate ai tudo bem, o maior problema que tenho tido, e a taxa de embarque que e paga a ANAC, porem a webjet se recusa a devolver, eu tenho direito a quase 10 taxas de embarques de voos nao realizados(a maioria por problemas de saude nao pude viajar), quando entrei em contato disseram que nao e possivel devolver, isso esta certo? A taxa nao e paga a ANAC?

    Desde ja, muito obrigado

  • Amanda Sousa

    Eu fiz uma compra pelo Submarino Viagens e expressei meu desejo de desistência em tempo hábil (4 dias após a compra).

    Inicialmente, a atendente me disse que o art 49 se r4eferia apenas à compra de produtos. Fui ler o CDC e vi que a informação não procedia.

    Voltei a ligar para o Submarino e então me disseram que reconheciam o meu direito mas que não podiam fazer nada pois a cia aérea não estava disposta a abrir mão da multa.

    Eles então disseram que tentariam barganhar com a cia e me retornariam por e-mail…

    O que me intriga é que o CDC me dá o direito de desistir de um CONTRATO, o qual foi firmado com o Submarino Viagens, logo esse transtorno não me parece justificável.

    Se até amanhã não me retornarem, estarei me informando junto ao PROCON de como devo proceder!

  • Mxa jr

    Eu já entrei com uma ação alegando direito de arrependimento e ganhei! é direito liquido e certo!

  • Eduardo

    A Webjet é a rainha das cláusulas exorbitantes. Comprei algumas passagens e li todas as regras, concordei com elas… O reembolso seria mediante ao perdimento de 60% concordei.

    Fui solicitar o reembolso agora e mudaram tudo. A alegação nos mudamos as regras… e você passageiro se f…

    Conclusão tenho 7 processos de amigos e meus próprios contra esta cláusula abusiva e não válida de acordo com o direito do consumidor estou brigando por valores mínimos, mas que são meus e não vou deixar ser lesado assim.

    O atendimento da empresa mandou eu procurar meus direitos na justiça e eu fui… Agora é aguardar.

  • Amanda Sousa

    Ah, outra coisa:

    o fato de ser uma viagem internacional não influencia em nada, né?

    • Alexandre

      Com certeza não muda nada. A submarino viagens é tão responsável como a empresa aérea. Inclusive, tu podes escolher processar uma ou as duas.

      • Marcos

        Algumas pessoas aqui estão mal informadas, o Submarino ou qualquer outra agência de viagem não pode em momento algum receber um processo na justiça desde que não são elas quem dita as regras para tais situações. Se você comprar uma passagem seja ela qual for, será cobrado em seu cartão de crédito por exemplo o nome da cia aérea, a ag~encia recebe apenas uma comissão pela intermediação entre o passageiro (cliente) e a cia aérea. Já coloquei uma ágência na justiça certa vez e perdi a causa porque foi julgado como improcedente meus argumentos, no fundo eu deveria era ter colocado a cia aérea e nã a agência. Logo, sugiro a vocês, toda vez que for colocar alguma empresa na justiça, veja quem por exemplo tá lhe cobrando algo que você descorde.

        • Lucia CK

          Mas são elas que estão VENDENDO UM PRODUTO! A SUBMARINO VIAGEM TEM TAMBÉM RESPONSABILIDADE , POIS ELA QUE INTERMEDIA A COMPRA!

          POR FAVOR ME AJUDEM!! O QUE EU TENHO QUE FAZER ISSO ESTA CORRETO?
          Hoje dia 07/09/2013. Comprei na "SUBMARINO VIAGEm"
          Comprei uma passagem para Rio/ New york dia 06/09/2013 , na hora da compra eles postam alguns horarios que nao condizem com a realidade, depois que voce fecha a compra ,é que aparece a REALIDADE de seu VOO. Fiz a minha compra em 5 vezes no cartão de credito.
          Bem tentei Adquirir o meu direito Artigo: 49 direito de arrependimento previsto neste artigo. Eles me informaram que eles cancelam de acordo com o Artigo, mas que a taxa de R$ R$ 126,80 , eles que eles teram o pazo de 60 a 90 dias para estar em sua conta do cartão. eles dizeram exatamente isto:

          "Nesse caso podemos cancelar sem multas sob o artigo 49° porém a taxa de serviço de R$ 126,80 não é reembolsada , não cancelamos a cobrança no cartão e o prazo de reembolso é de 60 a 90 dias que volta como crédito no mesmo cartão da compra, Esse é o prazo de reembolso, no caso continuará pagando a compra, e dentro desse prazo será reembolsada o valor da compra menos a taxa de serviço".

          Gente isso é ABSURDO!!! Não tem nem completado 12 horas da compra e eu terei que esperar para receber o dinheiro de volta e pagando uma coisa que CANCELEI!!!!

          • ane

            tambem comprei passagens e estornei logo em seguida, e ate hj nao me reembolsaram o valor 100 %, e pedi um estorno da compra, uma coisas simples e fácil.

  • Daniel

    Olá,

    E quando é o outro lado que cancela ou muda um voo? Isto me aconteceu com a Azul há cerca de um mês quando um voo às 21:30 foi cancelado e me moveram para outro voo mais de 3 horas antes.

    O que pode ser feito?

    • Andre

      Vc poderia ter recusado o vôo e pedido a devolução do dinheiro pago na passagem + perdas e danos.

      MAAASSS… vc pode tbm entrar com uma ação pedindo dano moral caso consiga comprovar que perdeu um evento importante por causa dessa antecipação indesejada no horário do vôo, por exemplo.

      Agora a única saída mesmo é apelar pra o dano (moral ou material) que eventualmente tenha havido em razão da antecipação do vôo.

      • Daniel

        Então, a empresa me forneceu a opção de me devolver o dinheiro ou me transferir para outro voo. Eu tinha compromissos marcados e comprei a passagem por um preço "bom", de forma que foi mais razoável aceitar a mudança de horário.

        Em "troca" eles deram um voucher para compras na própria empresa. A questão é que a cia deixou de decolar um avião, causou incômodo aos clientes e em troca te dá uma vale compra que só é válido para comprar outras passagens dela mesma. Isto para ela é ótimo, lucrativo, rentável. Nota-se que neste caso ela faz isto para cortar gastos com um voo que provavelmente não obteve lotação desejável.

        O dano moral normalmente é bem difícil de se comprovar. O que eu vi que tem repercursão é reclamar em redes sociais, ou seja, manchar um pouco a imagem deles. Mas, no final das contas, quando o fiz, entraram em contato e me deram mais um "vale compra".

        Mas acredito que uma empresa que faz isto deveria ser multada pelos órgãos de fiscalização, pois senão isto vai acabar virando procedimento corrente (se já não o é).

  • Rodolfo Nóbre

    Ótimo post. MUITO útil. Parabéns.

  • Mendonça J&ua

    Zen, a taxa de embarque, como o próprio nome define é uma "TAXA", uma das espécies de tributos previstas na legislação, da mesma forma que o imposto de renda, o ICMS, o ISS, etc. Sendo um tributo, a primeira observação é que não pertence a companhia aérea, mas sim ao Estado. Além disso, não está sujeita ao CDC, mas sim à legislação tributária.

    Todos os tributos, para serem devidos, ou seja, para que surja o dever de pagar, deve ocorrer uma situação definida em lei como FATO GERADOR, que é, ao pé da lei, é a situação definida em lei necessária ao surgimento do dever de pagar tributo. Exemplificando, no caso do imposto de renda, para que surja o dever de pagar o tributo, é necessário que o cidadão aufira renda nos patamares definidos em lei.

    No caso das taxas de embarque aeroportuária, são devidas sempre que ocorre o fato gerador "viagem", ou seja, ainda que paga previamente, antes de viajar, somente ocorre a obrigação de pagá-la após a utilização do serviço de embarque, até mesmo pelo fato de taxa ser um tributo decorrente da utilização de serviços públicos.

    Diga-se de passagem, o que a companhia aérea faz é cobrar o valor e repassar ao Estado, no caso à INFRAERO que é a empresa pública que opera os serviços aeroportuários.

    Sendo assim, é dever da companhia aérea devolver o valor das taxas de embarque.

    A retenção dolosa de valores, pode ser caracterizado, inclusive, crime de apropriação indébita.

    Você deveria procurar o PROCON ou o Juízado Especial do TJ da sua cidade para obter informações de como reaver o dinheiro.

    Então é isso, espero ter ajudado.

    • RABUGENTO

      Ótima resposta.

      Acredito que essa Taxa de Embarque só seja recolhida após o embarque do passageiro.

      Tanto é que para isso existe o funcionário da Infraero conferindo a quantidade de passageiros em cada voo.

      Aquele leitor de barras na mão do funcionário da Infraero onde apresentamos o cartão de embarque é justamente para isso.

  • Fernando

    No começo do ano comprei várias passagens de promoção na TAM, porém fiz uma compra depois e um pouco depois notei que tinha comprado no mes errado das demais. Liguei na TAM e bateram o pé que não tinha jeito e pronto. Citei o CDC e eles falaram que tinham uma resolução da ANAC que dizia que eu não tinha direito… enfim… Fui ligando pra todo mundo até naquele fale com o super comandante. No meio das conversas notei que só podia cancelar se tivesse duplicado. O que fiz….. comprei outra passagem.. na data certa e depois liguei e pedi pra cancelar alegando que tinha comprado duplicado. Resultado: Cancelaram a venda errada do jeito que eu queria.

    • JOAO

      Dica perfeita!

    • Marina

      Bom saber Fernando, depois de várias tentativas para comprar 2 passagens na Tam (o site não finalizava),já cansada, errei no horário de um trecho.Me dei conta na hora e liguei para remarcar. Depois de 15 min esperando atendimento no tel, não teve jeito, foi 80,00 para cada passagem. Fiquei indignada, argumentei que a compania podia dar algumas horas para uma possível remarcação…

      Muito útil o seu comentário, vou passar adiante !

      • Ana

        Neste caso a TAM cancela sua emissão no mesmo dia sem MULTA, até as 23h!!! para esse cancelamento vc tem que perceber o erro no mesmo dia da emissão…as demais cias aéreas vc paga multa…

  • Fernando

    Perdi o voo de ida e a empresa cancelou a volta automaticamente. Isso é permitido?

  • Eduardo

    Acabo de ganhar uma causa contra a American Airlines. Eles cancelaram um voo meu e me colocaram em outro que tinha diferença de duas horas. No site deles, está escrito que no caso de cancelamento de voo, eu poderia cancelar o tíquete e solicitar 100% do valor gasto. Fiz isso e me cobraram uma multa de 25% (quase 700 reais!). Entrei na justiça pedindo reparo de danos morais e materiais. O juizado entendeu que eles deveriam me devolver o valor cobrado como multa, mas não havia dano moral. Eu gostei de comprar a briga… Vale a pena ir atrás dos nossos direitos! Acredito que empresas aéreas ganhem muito enganando seus clientes, como a American Airlines tentou fazer comigo e, felizmente, não conseguiu..!

  • Tiago

    Cara, precisa de uma matéria sobre remarcaçao de horários efetudos pela cia. aérea!

    é possivel "recusar"?

    meu voo para amanha estava marcado para as 8 e meia, eu tinha uma carona nesse horario. remarcaram pras 7 e meia, agora tenho q pegar trem e onibus, pra estar lá as 6 e meia… já viu né..

    eu me programei na hora de comprar, e ai? como ficam meus direitos?

    • Deise

      A GOL) trocou o horário do voo, porém me avisou por e-mail para aceitar o novo horário. Como eu precisava mudar a data do voo e para isso iria pagar multa – já que tinha pego uma tarifa promocional, disse que não aceitava o novo horário que eles estavam sugerindo, a não ser que eles trocassem também a data, e deu tudo certo.

  • Domingos Vita

    Tinha passagem comprada pela TAM para Miami, e me acidentei, fiz uma cirurgia e nao pude viajar, mandei email para o "fale com o presidente" da companhia. Mandei laudo do exame, laudo médico e documentos sobre o acidente e eles nao quiserem abonar o pagamento de taxa de remarcação e de diferença de tarifas. Tenho direito por estar incapacitado a viajar por motivo de saude? Alguma coisa a fazer? algum orgão a recorrer? Já me negaram o pedido. grato.

  • Flávia

    Lembroq ue peguei essa promoção de dez anos da Gol e pedi para cancelarem a passagem, por se tratar de uma promoção, a burocracia aumentou ainda mais (não sei como). Acabei cancelando o pedido de cancelamento e a viagem deu certo, ainda bem.

    Imagina se eu não pudesse viajar de forma alguma, acho que não saberia lidar com o cancelamento e perderia dinheiro.

    Muito bom esse post, eu leio os termos e condições de tudo, mas ainda me resta certa ignorância. (ou impaciência com burocracias)

    • Lucia CK

      Pois e Flávia! mas não podemos agira assim, pois devemos lutar por nossos direitos!
      Eu estou com um Problema precisando CANCELAR uma passagem e me vejo em uma situacão de TREMENDO ABUSO , para reaver o meu dinheiro de volta prazo de 60 a 90 dias para eles retornarem com meu dinheiro e tenho que continuar a pagar uima coisa que não desejo usar!! estranho As leis não nso protegem so ferra gente ainda mais!!

  • kelber

    eu tenho uma dúvida…eu comprei duas passagens aéreas e uma delas saiu com o nome incompleto, somente o sobrenomes. eu tentei ligar pra companhia aérea e eles falaram que eu tenho que pagar a taxa de remarcação ou cancelamento, mas neste caso eu não quero cancelar, só arrumar o nome. O que fazer numa situação dessa, pois não tem como dizer que o erro foi da companhia ou meu!

    • Ana

      Depois de alguns erros como esses, passei a comprar em agencia de viagens, eles se responsabilizam pelos erros, passamos o que precisamos em caso de erro remarcação, cancelamento eles mesmo resolvem e não esquento mais minha cabeça com isso, viajo toda semana e não tenho como ficar aguardando 10, 15 20 minutos para ser atendida nos fones das cias aéreas, mta falta de respeito…

    • http://www.diariodeconsumo.com.br Fernanda Guimar&atil

      Entendo que o erro de grafia apenas (ou de falta de um sobrenome, comum no caso de mulheres que adotam depois o sobrenome do marido) não pode ser considerado "alteração de pessoa" e, por isso, ser tarifado. Ainda mais se o problema foi causado pela própria companhia aérea. Essa retificação simples, que não implica alteração de passageiro, deve ser feita gratuitamente.

      Abraço!

  • Kadu

    Ótimo post. Temos que saber os nossos direitos para não sermos enganados pelas companhias.

  • Ana

    Tenho uma pasagem internacional da Gol, ida e volta que comprei em promoção com a volta gratis, faz 1 mes. Estou fazendo uso dela amanha para a ida, porem gostaria de saber sobre uma possivel mudança na data de volta porque e possivel que precise ficar mais tempo do previsto. E possivel mudar a data de volta?? Tem multas??

    • Marcos

      Passagem grátis e você querendo mudar…. Fala serio!

  • Andre Coelho

    Excelene e NECESSÁRIO post … paerabéns, mais uma vez, Melhores Destinos.

    • Pedro

      Realmente muito útil o post!

  • Rodrigo

    A WEBJET é a pior de todas! Quero cancelar minha passagem e a multa é maior que a tarifa. E a taxa de embarque? Vou perder também? A webjet só perde com isso. Dificilmente comprarei com eles novamente…

  • Tatiana

    No caso, a sua relação como consumidora se restringe à Submarino – é ela que deve resolver o problema e, se for o caso, depois pleitear junto à Cia o ressarcimento.

  • Cristina

    gostaria de saber se compro uma passagem no meu nome (promocional ou nao)e por qualquer motivo nao posso viajar, posso presentear alguem com a passagem?

  • RABUGENTO

    Não muito dentro do tópico mas vale a pena contar.

    Há algum tempo meu filho precisou encontrar-se comigo em Lisboa e, procurando tarifas encontrou uma oferta da Air France por 700 dólares RIO/PARIS/LISBOA/PARIS/RIO com direito a na ida ou na volta ficar duas noites em Paris.

    Lógico que ele tinha que aproveitar, né?

    Pos bem! Tudo correu muito bem na ida. Já no retorno, quando se apresentou para o checkinn em Paris, avisaram-no que estavam com overbooking e que ofereceriam 150 euros + jantar+ telefonemas internacionais + internet livre + hotel e transportes.

    Nessa situação ele nos ligou informando a oferta.

    Mesmo assim ele avisou à atendente que precisaria estar no Rio naquele dia e horário porque iria para o trabalho em uma plataforma de petróleo offshore.

    Minha mulher pegou o telefone e disse que eles tinha que, pelo menos, oferecer outra passagem…

    Pediram para ele aguardar 30 minutos porque estavam tentando ver se algum passageiro topava a mudança.

    Quando retornou, o voo já estava fechado e prestes a partir.

    Deram-lhe então todas as regalias que tinham oferecido e mais 800 euros que na época representavam quase 1.200 dólares.

    Resultado final: Viajou de graça e ainda sobraram os dólares para as compras do freeshopping… Foi uma bela comemoração de aniversário. :)

    • Lucia CK

      Parabens realmente ele deu sorte! pois tenho história similar que a pessoa, se deu mal!!

  • ELIZANGELA DA SILVA

    PERDI O VOO DE SÃO PAULO P/ BRASILIA COMPREI PELA INTERNET SITE RAP 10 PROMOCIONAL, GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO P RECEBER REEMBOLSO, POIS TIVE QUE COMPRAR OUTRA PASSAGEM DE VOLTA PAGUEI MAIS CARO DO QUE AS PASSAGENS DA QUAL EU COMPREI.

  • Bárbara

    E nocaso de resgate de milhas? Muda alguma coisa? Acho que é pior né? Gostaria de mais esclarecimentos sobre isso… Fica a dica para o MD.

    Ótimo post, by the way.

  • ANTONIO SANCHEZ SALE

    Perfeita a matéria "EVITE ABORRECIMENTOS:SAIBA TUDO SOBRE CANCELAMENTOS E REMARCAÇÕES DE PASSAGENS AÉREAS".

    Importantíssimo lembrar o Art. 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) que no entender da consultora FERNANDA GUIMARÃES rege as compras feitas pela Internet e que está sendo DESRESPEITADO pelas companhias aéreas nestes casos. O que está sendo usual é simplesmente aplicar a multa adotada pela companhia para esses casos, e, mais que isso, multas abusivas passíveis de serem contestadas às luz do CDC.

    Parabéns à equipe do MELHORES DESTINOS por ter abordado este assunto tão candente. Sugiro até que o site promova um debate sobre o tema convidando as companhias aéreas e congêneres que operam no território nacional.

    • Lucia CK

      Bem eles cancelam,mas quanto ao parcelamento no cartão que eles estendem o prazo para nos devolver de 60 a 90 dias tendo nos que pagar mesmo assim ate este prazo de devolucão? não entendo esta pratica esta na lei?

      • Lucia CK

        Então ANTONIO SANCHEZ SALE
        Neste caso deveria ter uma parceria maior entre cliente operadora de cartão, porque as operadoras de cartão não cancelam o nosso pedido!

  • Roger

    Ótimo post! Atualmente estou com um problema com uma agência de viagens o qual somente foi tratado com a devida atenção depois de publicá-lo no site http://www.ReclameAqui.com.br.
    Após semanas tentando resolver o fato diretamente com a empresa, depois de colocar minha reclamação na web fui contactado em poucas horas a fim de solucionar o impasse. Fica a dica!

  • Ricardo

    Ótima matéria, gostaria entender qual o tempo do No Show.

    Exemplo: Voo às 17h, eu chegando às 22h é considerado No Show, e se errar o dia e chegar depois de 2 dias é considerado No Show?

  • Samara

    Gostaria de saber o seguinte. Quais seriam as "regras" no caso de compra de passagens em Agência de Turismo? Quem resolve meu problema, a agência ou a compahia de vôo?

    Estou tendo uma ENORME dor de cabeça por conta de um reembolso que ainda não recebi (já fazem 6 meses da solicitação). Acredito que a agência tem que resolver meu problema, mas ele coloca culpa na compahia, que no caso é a TAM!

  • André K

    Comprei um bilhete da TAM na classe PROMO e precisarei cancelá-lo. A taxa por reembolso é de 60%, o que me parece abusivo.

    Alguém saberia me dizer qual a chance de conseguir um acordo para conseguir ao menos um valor menor na taxa de reembolso?

    • Sandra

      Estou c/ problema parecido com seu. Comprei em real e terei de pagar $ 400
      Pelo cancelamento!
      Você conseguiu resolver?

  • Elizeu José

    Olá pessoal!

    Comprei duas passagens, ida e volta, Bsb-MVD Uruguai, da novata Flypluna. Tratava-se de seus primeiros vôos neste trecho. Ao chegar no aeroporto fui informado que o vôo foi cancelado e haveria disponibilidade apenas para 45 dias depois. Não recebi nenhum aviso nem pelo site Submarino e nem pela cia aéra. Há base para uma ação no Juizado de pequenas causas? Alguém vivenciou uma situação similar e poderia compartilhar comigo?

  • Thiago Henrique

    Boa noite !

    Comprei 2 passagens com 30 dias de antecedências, na hora da compra informei meu nome titular e do meu pai o ''dependente'', caso eu quiser alterar o nome da pessoa que iria comigo eu posso ? ou não tem que ser aquele nome (pessoa) e pronto ?

    obrigado a quem ajudar !!

  • F´tima

    Quanto ao preço de passagens flexivel da Gol .Que direitos eu tenho

  • Victor

    No caso de um vôo internacional cancelado? No meu caso, moro do nordeste e terei que viajar de Avianca para pegar o vôo internacional em Brasília, no caso o meu vôo de conexão seja cancelado como devo proceder? a companhia que cancela tem obrigação de embarcarmos por uma outra empresa?

  • Marina

    No meu caso não Ana, liguei para remarcar segundos após a compra. O atendente disse que era essa a multa para a minha categoria de tarifa. Sendo que o trecho que eu queria remarcar não era o promocional, e sim o outro que estava correto. O atendente explicou se um dos trechos é promocional,são estas as regras que são aplicadas. Para mim foi um abuso total !!!

  • Thiago Henrique

    Bom fui la no atendimento tirar minha duvida a cima e atendente disse que não é possivel modificar o nome (pessoa) acompanhante , somente cancelando e comprando uma nova… brincadeira isso !!!!

  • Alexandre

    Se foi segundos depois, você poderia ter ligado diretamente na operadora do seu cartão de crédito e pedido para que não aceitassem esta compra.

  • Wal

    Não pode fazer isso não.

  • Amanda Sousa

    Também tenho essa dúvida…

  • Cassio

    Também tenho interesse nessa respostas, alguém saberia responder?

  • Cassio

    Perdi o voo de ida e a empresa cancelou a volta automaticamente. Isso é permitido?

  • Bruno

    Também gostaria de saber isso…

    vc compra uma passagem por exemplo.. rio x paris … paris x londres… e volta londres x paris.. paris x rio… por acaso não voei parisxlondres (fui de trem por exemplo).. na volta cancelaram minha passagem. isso é possivel?

    • Leonardo Marques

      Oi Bruno. Se você fizer isso a sua volta será cancelada. Esse é o procedimento 'normal' das companhias aéreas. Se você pretende fazer isso o melhor é ligar antes na companhia avisando.Assim você pode até conseguir essa mudança sem custos.

  • Emanuele

    Olá. Eu comprei uma passagem de ida e volta há 6 meses atrás quando vim para Dublin. Retorno na semana que vem. Mudaram o horário de voo do trajeto entre Dublin e Londres, onde devo mudar de aeronave. Só que agora terei apenas 25 minutos entre os voos e não mais 2 horas. Com esse tempo posso até perder o meu voo para o Brasil.Tenho direito a alteração do voo para um mais cedo para não perder a conexão, sem que haja custo? obrigada

    • Leonardo Marques

      Emanuele, eu ligaria lá e tentaria mudar logo, tenho certeza que eles mudam. 25 minutos pra conexão é muito pouco.

  • Enio

    Bom Dia, comprei passagens internacionais para eu e meu filho. Ele tem o mesmo nome que eu mais Junior, que é seu ultimo nome. Preenchi tudo online e não fui informado que deveria ter colocado outro nome antes do junior, do depois de emitido o etkt, entrei em contato com a decolar e eles me disseram que talvez eu tivesse problema no embarque, na empresa Delta, que a solução era eu cancelar o bilhete e emitir outro, nisto eu teria que pagar praticamente outra passagem, um absurdo, pois, o nome não esta errado, não deixei de pagar, bastando apenas ele acrescentarem mais um nome no bilhete, já que trata-se da mesma pessoa, e aí quais meus direitos, o que devo fazer? Minha viagem é dia 14/08?

  • Vanessa

    O seu processo foi baseado em que exatamente? Você pediu o reembolso por causa do atraso em si ou porque no site dizia que era possível? Porque aconteceu algo parecido comigo: Tenho um vôo mês que vem que foi alterado em 2h e vai me fazer perder a conexão… Nao sei o que eu faço!

  • Floriano

    aconteceu o mesmo comigo. absurdo!

  • Alex Gomes de Olivei

    Comprei um bilhete promo da Webjet e precisei cancelá-lo. A taxa é de 100%, o que devo fazer?

    Como usar o exercício do “direito de arrependimento”, se liguei para a Webjet e não me deram nem o direito de mudar de dia e horário?

    O Valor está na fatura do cartão e preciso pagar até o dia 05 de agosto.

  • Samir

    Estou passando exatamente pelo mesmo problema neste momento com a American, eles trocaram meus voos e nao querem devolver o que foi pago. Se puder dar uma juda.

  • Mateus

    Meu caso foi diferente. Comprei (dia 03/08) dois bilhetes para a peça Mamma Mia, para outubro de 2011, em Paris. O problema é que houve um erro na data. Percebi instantes após a compra sendo que após isto, entrei em contato com a empresa solicitando a mudança da data. A empresa se negou a mudar. Pretendo solicitar o cancelamento porém não sei como proceder após isto. Dificilmente eles aceitarão.

    Comprei o bilhete diretamente no site da http://stage-entertainment.com/ Não sei onde está hospedado o mesmo e não sei quais leis se aplicam.

    Será que eu conseguirei cancelar esta compra junto a operadora do Cartão de Crédito caso a empresa não aceite cancelar por bem? Aplicaria-se alguma legislação?

    • Lucia CK

      OLa! Mateus meu nome e Lucia .
      Bem eu costumo viajar muito para USA e faco compras por lá.As leis de USA e Europa na veedade são bem parecidas, caso este site seja conhecido certamente eles poderão CANCELAR o seu bilhete e devolver o seu dinheiro, pois já aconteceu comigo em uma loja https://www.abercrombie.com, loja de roupas eles cancelaram retornando o dinheiro para minha conta de cartão no mesmo dia( tendo eles prazo de 5 dias uteis) O problema fica aqui no Brasil dependendo da sua Operadora de cartão!! eles sim são encrenca!! Esperimente mandar um email de retorno para o mesmo que recebeu o seu bilhete, pedindo para cancelar a compra dos ingressos!
      Abraco

  • miriam

    compramos pacote turistico para patagonia. primeira parada seria buenos aires 1 noite e logo no outro dia translado hotel/aeroporto e seguiriamos para nosso destino. ocorre que qd chegamos no aeroporto o voo tinha sido alterado e ja haviamos perdido o voo. a empresa nada fez, o proximo voo seria muitos dias depois. retornei para minha cidade. o que fazer. obrigado

  • Marcelo

    Adquiri recentemente passagem pela cia Passaredo. Meu filho de um ano ficou doente um dia antes da viagem e me surpreendi ao ligar para a empresa e saber que a multa pela remarcação é superior a 50% do valor pago pela passagem. Entendo que deve haver uma multa, mas considero tal valor exorbitante. Liguei na Anac e, obviamente, a agência reguladora não regula nada sobre o assunto. Há alguma forma de não pagar um valor tão alto a título de multa?

  • andreia medeiros

    Comprei uma passagem aeria e no dia que eu iria viajar vi que a data estava errada fui na empresa mas nada fizeram tive que opitar pelo cancelamento e agora que faço pra não sair no prejuiso?

  • Howard

    Comprei uma passagem promocional na GOL e cancelei. Eles devolvem justamente a taxa de embarque. Menos mal.

  • savana minuzzo

    Ola boa tarde, comprei duas passagens de ida e volta de Ciabá para São PAulo no site da TAM em um promoção….vamos precisar ficar mais um dia , mas o valor pra remarcar fica quase o mesmo das passagens o que devo fazer? Grata

  • Ewellyn

    Comprei duas passagens promocionais pela GOL, mas no momento da compra digitei meu sobrenome no local do sobrenome do meu noivo, ficando a passagem dele com o nome errado. Apesar de concordar que a passagem é intransferível, ao realizar a compra eu forneci documentos do meu noivo como cpf e rg, o que prova que não quero transferir para outra pessoa, mas somente corrigir um erro no momento da compra.

    Entrei em contato com a empresa e fui informada que devo cancelar a passagem, o que me gera uma multa de 80% do valor da mesma e ainda terei que comprar outra passagem para ele em valor de, no minimo, 800% maior que a comprada.

    Como devo proceder? Há possibilidade de conseguir consertar o nome sabendo que ainda temos mais de um semana para a data do voo?

    Grata pela atenção.

    • Leonardo Marques

      Ewellyn, a GOL é a mais flexivel nesse sentido, ela até aceita arrumar quando é um erro de grafia. Mas nesse caso seu, elas não costumam mudar mesmo. A TAM não muda nem se tiver apenas uma letra trocada.

      • Lucas

        Já digitei meu sobre nome errado (apertei umas teclas a mais) em uma passagem da TAM e não deu nada… embarquei normalmente.

  • Amélia Dias

    Eu tb penso assim, empresa que não tem consideração com o cliente, perde o cliente. Tb não compro dela nunca mais!!

  • Leliane Calazans

    Comprei 4 passagens pela Gol, com destino Santarém-PA no valor de 1.138,80 e dois depois cancelei. Resumindo: pagarei pelo cancelamento uma taxa no valor de R$ 60 reais de cada passageiros por trecho, perfazendo um total de 482,00. Se arrependimento matasse……..

  • Rodrigo Costa

    Entrei no site da Tam para efetuar a compra de passagens de ida e volta no trecho Petrolina/Recife. No final da operação na parte de confirmação, nada apareceu e não recebi nenhum e-mail confirmando a compra ou reserva. Com isso, resolvi repetir a operação e no final dessa operação, recebi o e-mail confirmando a compra, mas quando entrei no internet bank do cartão de crédito, percebi que a primeira operação já tinha sido efetuada, ou seja, foi efetuada a compra de duas passagens de ida e duas de volta, sendo que tanto as de ida quanto as de volta são no mesmo vôo. Liguei na central de atendimento e me disseram que não pode ser estornada uma das compras, por isso ficou a dúvida e indignação: Pode uma empresa vender duas passagens no mesmo vôo para um único passageiro?

    Alguém pod eme responder?

    Desde já agradeço.

  • Denis

    Comprei passagem ida e volta rio/salvador.

    Ontem recebi uma msg na qual tinham alterado meu voo, liguei pra lá e a passagem de volta que eles botaram pra mim fica inviavel.

    O que fazer?

    Eles disseram que eu poderia ter o dinheiro 100% recebido de volta, mais e minha programação já esta feita, uma nova passagem hj esta muito mais cara (quase 130 reais de diferença).

    o q fazer?

  • Rian Menezes

    Boa Tarde, Minha mãe mora na Espanha e ela comprou uma passagem pra mim em uma agência de viagens lá na Espanha. Mas infelizmente eu perdi o voo e minha mãe foi na agência e eles disseram que eu teria que remarcar o voo na companhia área("GOL" que estava fazendo apenas a conexão)e a companhia área diz que eu tenho que remarcar o voo na agência. E agora o que eu faço ?

  • marlei

    bom dia ,

    comprei passagem tarifa promocional ida e volta saida o dia 30-09 e volta 03-10 Porto velho a navegantes na TAM efeteuei a compra dia 26-09-2001 por motivo de doença, meu pai que me criou estava doente internado na sua cidade em SC, quando foi dia 28-09-2011 vem a falecer e seu enterro será e Ibiporã PR, falei com operadora disseram que não tem como mudar o destino , terei que comprar outra passagem, e para cancelar a data da viagem terei que pagar 150,00 de multa mais o restante do valor passagem que estiver na data.

  • Mauro Teles

    Comprei passagens promocional pela internet ha uns 10 dias atras, para viajar em 12/01/2012, pela TAM só que meu filho não podera ir, posso substituir a passagens para um sobrinho?

  • Ani

    Parabéns pelo post!

    Tenho passagens aéreas compradas para fevereiro/2012, e hoje soubemos de algo que talvez nos impeça de viajar na data marcada. Além de remarcar as passagens, teríamos que trocar um dos destinos (já que meu marido iria viajar antes para encontrar o filho dele em Los Angeles, e com a possível alteração das datas, ele terá que ir direto comigo para Orlando). Como é a política das empresas para remarcação com alteração de destino? Nossos bilhetes são da TAM e American Airlines. Obrigada!

  • Ana F.

    Preciso saber o endereço do Submarino, de preferência o de uma filial em Brasília, pra reinvidicar meus direitos!

  • Helis

    Eu, sem querer, fiz uma compra duplicada, isto é comprei as passagens duas vezes , isto pq a primeira não chegou nenhum email confirmando a compra e achei q nao tinah dado certo , ai comprei a segunda e agora esta vindo duplicado o valor da conta , o que fazer com esta compra duplicada. Foi na webjet…

  • mikhail

    ola eu precisei do cartao de credito do meu amigo para faser uma compra de passagem aerea so que o nome do passageiro ao invez do meu ele colocou o dele o que posso faser para nao perder a passagem ja que isso é uma coisa que pode acontecer?

  • maria

    oi , eu comprei uma passagem internacional , mas quando fiz a compra na net , la estava escerver primeiro nome e no outro o ultimo sobrinome

    assim fiz, mas na verdade era para colocar nome q estva no passaporte e agra falta o meu segundo nome, o q devo fazer , tem algum problema ou tem como arrumar isso . obrigada pela atençao

  • Adilson

    Comprei passagem com a WEBJET para Porto Alegre para viajar em 28/10/2011. O vôo estava prevista para as 08:45 e cheguei ao aeroporto 08:17 (conforme ticket estacion).Ou seja não me deixaram fazer checkin e ainda foram arbitrários. Vou entrar com pedido de ressarcimento do valor, pois havia overbooking. O avião decolou as 08:55.Quais são os meus direitos, quando uma empresa tem uma norma que diz: olha seu idiota, se você não chegar em até 30 minutos antes do prazo, nós vamos vender a passagem para outra pessoa. Isso é um absurdo! Não indico mais ninguém a viajar com essa companhia golpista.

  • Allison

    Meu problema é o seguinte: comprei uma passagem Rio/Recife e me atrasei, cheguei 1h30 após a hora do embarque. Quando fui falar com o pessoal do webjet, eles me informaram que eu teria que comprar outra passagem, pois aquela eu já tinha perdido… Foi o que fiz, comprei outra passagem aérea!! Essa conduta da empresa está correta?? Eu tinha mesmo que comprar outra passagem???

    Aguardo resposta.

    Desde já, grato.

    • Denis Martins

      Allison, nem todas as passagens são iguais. Você tem que consultar as regras de sua passagem para ver se havia direito a reembolso ou não.

  • maria nunes

    bom dia eu estou com problema pra viajar nesta data que e dia 1°de dezembro, gostaria de muda a data ?o que fazer eu nao quero cancelar minhas pagssagens preciso muito desta viagem voces da submarino viagem poderiam por favor muda a data da minhas 3 passagens para janeiro de 2012 qualquer data do mes de janeiro aguardo respostas urgente. obrigada .MARIA JOSÉ R. NUNES

  • Rafael

    Comprei uma passagem na Decolar por um reço, precisaei cancelar e com as taxas o preço ficou maior que o total que paguei.Posso simplesmente não comparecer ao voo?!Meu prejuízo será menor…

  • LARISSA

    Olá, passei pela mesma situação que voce. Como conseguiu resolve-la?

  • Christiane Brito

    Olá. Comprei passagens para mim e minha familia, num total de 4 pessoas pelo Submarino (Ibéria) para o trajeto São Paulo x Berlim com conexão em Madri. Meu vôo chega em Madri Às 7:05hs e voaria para Berlim as 9:45hs. Ao tentar marcar os assentos, descobri que o Vôo Madri x Berlim foi cancelado e me colocaram na fila de espera para o mesmo dia às 19:45. Mas outro atendente da Ibéria me afirmou que estamos marcados para o dia seguinte às 19:45hs. Ou seja, nossa conexão se dará após 36 horas. Quais os nossos direitos nesse caso? Tentei remitir a passagem por uma Cia parceira da Ibéria, mas os valores de multa e diferença tarifária são exorbitantes. Algo em torno de U$ 600,00 por passageiro. Como devemos proceder? Nosso vôo será em 30/12/2011.

  • vera quaranta

    Posso cancelar as passagens que comprei BSBXMIA pela American Airlines pelo fato de eles terem pedido concordata?

  • thairine

    Boa noite,

    eu tenho uma duvida a respeito,

    comprei uma passagem aerea eu e meu namorado, e trocamos os sobrenomes na hora da compra na internet.

    Agora eles me passam que nao tenho como alterar o meu proprio nome ali.

    Como fazer?

  • sara

    se voce comprou na agencia de viagens voce tem que entrar em contato com a mesma e pedir para que seja solicitado o reembolso, so que a agencia nao pode fazer mais nada pois é a companhia que envia atraves de fatura para a agencia o reembolso quando pago em dinheiro e quando pago em cartao de credito cai em sua fatura do cartao, o que a agencia pode fazer é cobrar a companhia do porque da demora

  • sara

    pois é passageiros é assim mesmo compra um produto depois que compra quer saber seus direitos, porque nao procuram saber antes da compra

  • raquel

    Boa noite!

    Vamos viajar no dia 11 de Jan 2012(las vegas) retornando dia 30 de Jan 2012 por San Francisco.

    Chegando em Las Vegas vamos alugar um carro para devolver em San francisco;porém fiquei sabendo que existe uma multa para devolver o veículo em local diferente.

    Enfim a melhor opção seria alterar a minha saída de San Francisco ,pora Las Vegas mesmo.

    Alguém sabe me dizer ,eu fazendo essa mudança de aeroporto, se preciso pagar multa???

    Obrigada.

  • http://tam joseane

    comprei uma passagem ida e volta pela tam,precisei cancelar,e me cobraram uma multa de 60%,achei abusiva,tenho como recorrer?

  • aragão Fonten

    comprei duas passagens pela net, sendo uma ida e uma volta, e no mesmo instante em que estava realizando a minha net caiu; E por não haver finalizado, comprei novamente logo que voltou a net normal. E qdo veio a cobrança do cartão de crédito, veio cobrando dua ida e duas volta no mesmo horário. entrei em contato c/ um foncionário da empresa e consegui canselar e o reembolço do dinheiro pago normalmente.

  • Nay

    Perdi o voo de ida e a empresa cancelou a volta automaticamente. Isso é permitido? Se a volta já estava paga, como podem cancelar sem comunicar? E na hora da ida no aeroporto, quando perdi o horário, eles não informaram nada. O que fazer?

  • Sirley

    eu tinha uma passagem marcada com na companhia da Trip para as 04hrs da manha dia 27/12/2011 e cheguei para fazer o chequim umas 03:35 e pra minha surpresa ja tinham encerrado o embarque pois encerraram as 03:30hrs e ainda tinha mais tres pessoas para embarcar e mesmo assim disseram que nao podiamos embarcar,uma falta de respeito com o cliente. Nos encaminharam para o guiche deles e o rapaz bem mal educado disse que remarcaria a passagem e que a gente teria que pagar mais ou menos 190 reais, uma das pessoas disse que o chequim dela estava pronto mesmo assim o rapaz nao queria deixar ela embarcar…ao ver que tinha que pagar para embarcar ela resolveu ir sem a mala de viagem..ridiculo por parte da Trip… o pior é que aeronave ainda estava aberta e havia tempo de embarcar. Mais como para remarcar a passagem é cobrado entao é mais interessante para eles fazerem isto do que pensar no cliente..e como eu fiquei revoltada com a situação e reclamei o rapaz nao quiz nem remarcar a passagem pra mim, mesmo eu pagando ele disse que eu tinha que conversar com a empresa onde comprei..e nem sequer daria uma confirmaçao de que eu estava no aeroporto e que nao tinha perdido o horario ( o que pode ser confirmado pelo video do aeroporto) resultado… tive que comprar outra passagem porque para remarcar com a empresa onde comprei ficaria mais caro do comprar outra passagem e cancelaram minha volta tb automaticamente..agora terei que pagar por duas passagens aereas por causa de imcompetencia e falta de consideraçaõ da Trip.. será que tem alguma forma de recorrer a isto??O que posso fazer??é justo tratarem os clientes assim?

    • jovanka

      Oi Shirlei,
      Tive o mesmo problema q vc, ontem, só em Buenos Aires…
      Vc conseguiu receber seu dinheiro d volta?
      Pode m responder?

  • elisabeth de angelis

    Boa noite .É meio urgente, comprei uma passagem da Webjet para minha filha de 16 anos para Salvador (ida e volta) pela decolar embarque dia 12/01/2012 e retorno dia 28/01.Agora ela desistiu ,não sei o que fazer.Alguém sabe me dizer quais medidas devo tomar ,as multas e o restante das parcelas como ficam? Obrigado

  • Dayse Magna Santos M

    Realizei uma compra de passagem aérea pela Gol e antes dos 7 dias desisti da passagem, pois tinha um compromisso de trabalho, entrei em contato com a empresa e queria me cobrar 30% do valor das passagens como taxa de desistência, não aceitei, acionei o PROCON e me foi devolvido o valor integral, mas a empresa me enviou uma carta dizendo que não devolveu por ser um direito meu e sim por uma boa ação da empresa (não foi esse o termo mas queria dizer isso).

    De qualquer forma fui ressarcida de forma integral por ter procurado meus direitos, é assim que deve ser.

  • Elizabete

    Comprei 4 passagens aéreas através de uma empresa de turismo, porém a mesma encaminhou para a CIA AREA a compra de 8 passagens, ou seja, em duplicidade. Quando meu cartão de ccredito chegou haviam cobrado 8 passagens, totalizando quase 30.000,00. Liguei para o cartão diversas vezes, tive que encaminhar varios e-mails e ainda assim recebi 3 faturas com esse erro, de tanto tempo perdido e sem solução, solicitei o cancelamento das passagens. Acontece que a empresa de turismo está querendo cobrar-me as multas pertinentes a passagem. No meu entendimento, tenho direito ao cancelamento, pois o acordo comercial que fiz, compra de 3 passagens, não foi cumprido, por isso meu direito de desistÊncia. Tive que cancelar hotel, perdi o dinheiro de alguns passeios, perdi horas no telefone com o cartao (q ainda esta a maior confusao) e ainda querem me multar? Eles tem esse direito, mesmo o erro inicial tendo sido deles?

  • elaine

    como eu sei q eles têm que me transferir para outro voo comodo pra mim ? qual a lei que rege isso?

  • Alexandra Araujo

    Gostaria de sabe o que eu faço, comprei a passagem para ir a Lisboa pela agencia de viagem Submarino e não posso viajar por motivo de doença, queria saber se é possível o cancelamento da penalidade.

  • LEONARDO

    CHEGUEI NO AEROPORTO E MEU VOO COM DESTINO A SAO PAULO JA TINHA PARTIDO. O PIOR E QUE EU ESTAVA INDO PARA SYDNEY E ACABEI PERDENDO O SEGUNDO VOO EM SAO PAULO COM DESTINO A ARGENTINA. POR CAUSA DO PRIMEIRO VOO. ENTREI EM CONTATO COM A QANTAS E A ATENDENTE CONSEGUIU CANCELAR O MEU VOO ARGENTINA P SYDNEY DIZENDO QUE EU TERIA UMA MULTA DE $60 DOLARES MAS QUE EU TERIA QUE ENTRAR EM CONTATO COM A MINHA AGENCIA PRA REMARCANDO O VOO QUE ELA JA TINHA ATE VISTO PARA MIM. ENTREI EM CONTATO COM A AGENCIA E A AGENCIA QUIZ FOI ME VENDER OUTRA PASSAGEM DIZENDO QUE SERIA MAIS BARATO DO QUE O QUE EU TERIA QUE PAGAR PARA REMARCAR O VOO! QUANDO EU ENTREI EM CONTATO COM A QANTAS A ATENDENTE TINHA ME PASSADO A INFORMACAO ERRADA!DIZENDO QUE A AGENCIA ESTAVA CERTA DE COBRAR ESSE VALOR MAIS ALTO QUE O VALOR DE OUTRA PASSAGEM!ISSO ME CUSTOU $3.150. E A MULTA E A REMARCACAO DA PASSAGEM ME CUSTARIA $4.500.COMPREI OUTRA!MAS GOSTARIA DE SABER SE TENHO ALGUM DIREITO DE REEBOLSO POR NAO TER COMPARECIDO NA HORA DO VOO E TER CANCELADO O VOO MAIS CARO QUE ERA ARG PARA SYDNEY.

  • Ana paula

    Olá, como fica a questão do arrependimento de compra de passagem por milhas na gol, que foi comprada com menos de 7 dias??? No caso comprei ,as 23:30 hrs do sábado, uma passagem para o sabado proximo uma passagem de ida. caso eu desista na sexta posso cancelar a compra da passagem com milhas??

  • Gabrieelly

    Comprei uma passagem para minha tia e o nome veio errado quequi tenho que fazer?

  • Gi

    Olá comprei 2 passagens ida e volta promocionais da gol.Destino porto velho a porto alegre

    Gostaria de saber se tem como eu trocar o destino das passagens ida e volta.

    Porto velho a Boa Vista.

    Sei que o destino que quero trocar os bilhetes são de trechos mais curtos,isso ajuda posso ter algum reembolso.

    Por favor preciso de resposta urgente

    Obrigado

  • http://webjete Claudia

    Perdi o vôô por causa deles não deixarão eu embarcar não tinha a sertidão original do meu filho,mas tinha ido na CIVIL e não deixarão,peguei outro vÕÕE VIM;QUANDO CHEGUEI LIGUEI PARA ELES que não tinha usado as passagens e me falarão que tinha perdido por não ter comunicado eles 3hs antes,como eu poderia saber que eles ião fazer isto comigo,tò pg as passagens e não usei oque fazer

  • Victor Gasparini

    Comprei passagem de ida e volta! Não utilizei a ida, fui fazer meu check in na volta e me informaram que foi cancelado meu localizador da volta… Tive de comprar outra passagem! Isso é permitido? Obrigado

  • Elias

    ola Marcos, olha, fiz uma compra pela viaja net e no meu cartão veio a cobrança da viaja net e não da Gol empresa que viajei. Abraços.

  • denise

    Vera,

    A american airlines continua operando normalmente, se a sua passagem nao for reembolsavel nao podera solicitar o reembolso.

  • denise

    Quando voce nao utiliza um percuso de uma passagem o restante e cancelado, em todas as companias aereas.

    Muitas passagens permite remarcar pagando penalidades, muitas sao completamente perdidas.

    Quando vc compra uma passagem voce esta entrando em um contrato com a compania aerea, por isso e importante saber as regras de cada passagem, que diferem muito de uma para outra.

  • Carlos Alberto

    Victor, com o meu irmão aconteceu a mesma coisa. Ele comprou uma passagem ida/volta não utilizou a ida e na data da volta o funcionário da TAM alegou "no show". Teve que comprar outra passagem no outro dia. Ele abriu uma ação contra a TAM. Vamos ver o que vai dar!

  • Fernando

    Parabéns pela orientação prestada. Comprei no site da Americanas Viagens um ticket aéreo internacional em data errônea (por meu equívoco, semelhante ao acontecido com outra leitora acima). Ao ser contatada, a empresa informou da multa, que não aceitei argumentando o CDC. Após algumas espera e "transferência de setor", foi prometido o reembolso (em 60 dias, mas ok, transtorno resolvido). Muito obrigado!!!!

    • Lucia CK

      FERNANDO!
      No meu caso eles disseram que devolve em 60 a 90 dias e a minha passagem foi parcelada em 5 vezes, Então teri queir pagando a passagem mesmo assim para depois eles me reembolsarem, isso é ABSURDO!

  • Alexandre

    A TAM define um limite de assentos por aeronave para venda de passagens pelo seu programa de fidelidade, ao passo que não existe regra semelhante para um passageiro que compre uma passagem por pagamento em dinheiro. Aparentemente, a TAM presume que passagens obtidas pelo seu programa de fidelidade são gratuitas, o que não é verdade. Quaisquer passagens são pagas e deveriam receber o mesmo tratamento.

  • Naty

    Comprei uma passagem de ida e volta pela Tam para o feriado de Páscoa. Porém, não poderei viajar na quinta-feira e gostaria de alterar apenas a ida para sábado (para um horário com o mesmo preço que paguei). A princípio achei que teria que pagar apenas a taxa de remarcação para a ida (R$80,00). Entrei em contato com a Tam que informou que quando o voo de ida é remarcado o voo de volta tem que ser obrigatoriamente remarcado, ou seja, tenho que pagar mais uma taxa de remarcação e a diferença de preço da passagem de volta, o que dá mais de R$500,00. Isso está correto? A empresa aérea pode cobrar alteração de uma passagem que não está sendo alterada? Já passei por situações iguais com outras cias aéreas e não tive problemas.

  • renata gomes

    Olá,comprei uma passagem de ida e volta em uma agencia na italia,duração de 28 dias quando iria fazer o vôo de retorno a companhia tinha mudado o rota e horário do vôo para 3 horas antes.Quando cheguei no aeroporto o avião tinha acabado de decolar. Não tinha nenhum responsável da agencia para me da assistencia e ao liga para o mesmo me disse que eu havia perdido o retorno.A única pessoa responsável pela companhia aérea que estava presente me assediou chamando-me para sair com ele,que ele a noite e assim me “encaixaria” em outro vôo .O que fazer nessa situação?

  • Genesio

    Boa noite Enio! Estou com o mesmo problema. Exatamente igual. Você conseguiu resolver?

    Obrigado.

  • Maria clara de paula

    MUITO OBRIGADA ! fiz a compra da passagem no domingo achando que hoje era o voo , fazendo check-in descobri que o voo era pra daqui um mês , lá eles nao reconheceram meu direito de cancelar a passagem mesmo eu alegando q sabia que o consumidor podia cancelar em um prazo .O prazo que me informaram ser de 24 horas ( querendo claro, enganar o consumidor)> Cheguei a comprar outra passagem por mais 220 reais mais acabei desistindo pois tinha muitas conexões e cancelei .Voltei para casa acessei o melhores destinos .Lendo sobre os 7 dias e o direito de arrependimento liguei para lá e solicitei o reembolso. Não exitaram frente a minha argumentação. Obrigada mesmo !

  • Rose Marie

    Comprei uma passagem pela WEBJET pela opção econômica e precisei remarcá-la. O problema é que mesmo pagando a multa eles não querem remarcar. A taxa de remarcação é de 80,00 e a passagem saiu por 63,00 , além disso teria qeu pagar a diferença do valor da passagem no dia que eu queria. NÃO ME PERMITEM FAZER ISSO, alegam que o valor da minha passagem é inferior ao da multa. Contudo estou disposta a pagar a multa e a diferença e mesmo assim não consigo. Liguei no SAC da WEBJET e me disseram que eu só tinha duas opções: ou voava no dia ou perdia o voo! Que faço neste caso? Ajudem-me!!!

    • Leonardo Marques

      Faça as contas… se você jogar a passagem no lixo e comprar uma uma nova, irá gastar R$17 a menos do que fazendo dessa forma que você quer.

  • Viviane

    Olá Naty,

    Eu faço vários alterações de trechos via site da TAM – e você pode sim alterar somente um trecho (ida ou volta). Por telefone, já alterei somente um trecho de viagem internacional.

    As companhias aéreas não realizam cancelamento de somente um trecho – nesse caso a única saída é cancelar o bilhete inteiro, mesmo que você quisesse manter uma ida, por exemplo. Mas alterações, sim, alteram somente a ida, ou somente a volta. Sugiro ligar novamente e pegar um atendente mais preparado. Se não der certo, peça pra falar com o supervisor e insista – eles tem supervisor no local, sim.

  • Viviane

    Victor e Carlos,

    Sim, todas as cias. aéreas cancelam o bilhete todo se você não voou o trecho de ida. Se você quiser utilizar somente o trecho de retorno, tem que ligar para a cia. aérea antes do vôo de ida e ver o que dá pra ser feito.

    Uma vez briguei por horas com a TAM por causa de um bilhete emitido com milhas. O vôo de Curitiba para São Paulo, onde o passageiro embarcaria em vôo internacional, saía muito cedo e a semana inteira todos os vôos estavam atrasando por causa de neblina. Para evitar perder o vôo internacional, quis combinar com a TAM que o passageiro estaria comprando outro bilhete e voando pra São Paulo no dia anterior, e embarcaria no vôo internacional já comprado. Foi uma briga feia, porque eles iriam dar No-Show se não embarcasse cedo em Curitiba. Briguei, briguei, falei com 3 atendentes, e acabei insistindo pra falar com o supervisor, que conseguiu alterar o bilhete (sem taxa) para excluir o primeiro vôo. Poxa, já estávamos pagando uma passagem a mais pra ir um dia antes! Mas no final deu certo.

  • Viviane

    Bilhete da Webjet promocional só jogando no lixo, mesmo. Compensa muito mais pagar por outro bilhete, e esquecer aquele.

  • Wagner

    Boa Tarde!!!

    Preciso tirar uma duvida. Em janeiro comprei um pacote para casal com destino ao nordeste. A viagem está programada para 07/04/2012. Acontece que minha namorada terminou comigo. Enfim, não vamos juntos. O contrato está em meu nome. Eu consigo alterar? Ou seja, tirar ela como minha acompanhante e colocar outra pessoa? Liguei na CVC e cada um fala uma coisa. A ultima resposta que tive era que se os bilhetes tivesses emitidos nao teria como. Outra resposta foi que mesmo com os bilhetes não emitidos, eu poderia não conseguir porque está muito em cima e a companhia aerea poderia já ter emitido a listagem. Estou perdido. Alguem já teve esse tipo de problema? Como resolver? Obrigado

  • Bruna

    Ola eu comprei uma passagem pela azul e tive que cancelar a data agora irei viaja tem como passa minha passagem no nome de outra pessoa.

  • analu

    Bom dia!!

    Bom minha irmã estava gravida e comprou 2 passagens para ela e o marido,para fazer o chá de bebe em outro Pais sendo que em um prazo de um mes depois ela teve complicaçoes na gravidez e o medico pediu para ela repousar 60 dias e o voo era daqui a um mes ,ou seja, passou um mes da compra,a compra foi efetuada dia 20 de agosto,o repouso foi requerido 17 de setembro e a viagem seria no dia 17 de outubro,como ela faz para ter o dinheiro de volta..isso tudo foi em 2011..agradeço desde ja..

  • Nira Sena

    Olá, gostaria de alguns toques pois vou ao forum de pequenas causas contra a webjet na semana que vem meu caso foi o seguinte:

    Tenho HORROR em viajar de avião e toda vez que tenho que viajar vou ao medico para tomar tranquilizantes antes do embarque, pois bem, comprei a passagem na promoção para foz do iguassu com reserva de hotel, tur para comprar e tudo o mais, cheguei ao aeroporto com 3 horas de antecedencia, fiz cheque in com a mesma antecedencia e entrei na sala de embarque, porem proximo ao embarque fui dar uma volta pelo corredor e vi no letreiro que ainda não estava aberto para embarque, sem nenhum aviso sonoro e depois de 5 minutos retornei e um Gorila muito mal educado disse que já estava fechado para embarque e que teriamos que sair da sala, detalhe minha bagagem já estava no voo. Falamos que era impossivel já ter fechado o embarque pois nossa ausencia foi de no maximo 5 minutos e que eu não estava bem e tinha ido somente caminhar, não houve jeito tivemos que sair da sala de embarque. Fomos para a sala de atendimento da webjet, lá não preciso relatar o distrato com que fui tratada, pedi para comprar outra passagem, no que não fui atendida, passei a tarde inteira tentando resolver pois tinha tudo programado erá somente 4 dias de viagem, mais o atendente disse que não poderia fazer nada e que procurasse meus direitos, bem eu já estava entrando em colapso de tão nervosa mais fui na Anac e fiz a reclamação, ainda tive que comprar outra passagem pela Tam onde pague exatos 500% a mais e embarcamos no mesmo dia a noite, não tinha teto em Foz e retornamos ao hotel em São paulo e no dia seguinte embarcamos enfim para nosso destino. Não preciso dizer também no que isso resultou…numa viajem corrida,estressante que acabou por me trazer danos financeiros e psicologicos até hoje. Alguem pode me dar uma luz para toda essa confusão??????

  • SELMA

    boa tarde meu esposo comprou uma passagem; e não pode ir mais viajar ela pode ser tranferivel para outra pessoa? obrigada

  • CÁSSIO EDUARD

    um abraço à todos antes de mais nada…comprei passagens de ida e volta de Viracopos-SP para Salvador-BA,pelos dias 08/06/2012 e 26/06/2012, se por um acaso,peço para a companhia aérea que mude o dia da volta para o dia 30/06/2012,devo ou tenho que pagar por esse adiamento?muito obrigado pela atenção desde já.

    • Denis Martins

      Cássio, você tem que ver as regras de sua passagem. Algumas permitem alterações sem pagar nada, outras com a cobrança de taxas e há ainda bilhetes que não podem ser mudados. Veja na sua reserva!

  • rodrigo bolina

    boa noite..acho que essa é uma duvida curiosa…eu posso comprar uma passagem e desistir e vender para outra que tenha o mesmo nome que eu…

    meu irmão comprou uma passagem numa agencia duvidosa e está com medo de chegar no check-in ser barrado por duplicidade…ajudem pode acontecer isso!!!!!

    • Denis Martins

      Rodrigo, cheque a reserva no site da companhia deve aparecer o número do documento para você conferir. Ah, e evite comprar em agências duvidosas, que podem render muitas dor de cabeça!

  • Bianca Fitmartszin

    Gente,

    Eu queria saber como proceder, eu preciso alterar (remarcar)a data da volta de uma viagem pela TAM, mas fui informada que eu tenho q fazer a ida para que a volta seja remarcada, além de pagar uma multa de 80,00 reais e uma taxa de 40,00 reais de serviços mais diferença na passagem!

    E caso eu queira o cancelamento tbm só é feito depois de feita a ida, além de pagarem apenas 40% do valor…

    O que eu faço, é assim mesmo???

  • Waldenei

    Tenho duas relações para relatar, 1º Comprei duas passagens de BSB para FORT no valor de R$ 371,00, e paquei em dinheiro no balcão da GOL, mas acabei desistindo pois tinha pressa em chegar no local, tive que pagar um taxa de de desisitencia no valor R$ 160,00, alegaram que era referente a duas pessoas e ainda me cobraram 30% de reembolso, como percebi que o prejuizo seria maior que a compra obetei por credidos, tenho com reaver esse dinheiro que me foi comprado duas vezes por um pagamento?; 2º comprei outra passagem na AZUL em um sabado, mas quando foi no domingo preferi cancelar o voo, mas mesmo assim a AZUL me cobrou R$ 80,00 de desistencia? quero reaver o dinheiro, mas para ter o reembolso tenho que pagar mais 30% para obter o dinheiro de volta, não chegou 24 horas para pedir cancelamento, isso é correto, o que tevo fazer para receber meu dinheiro sem qualquer perda?

  • Simone

    PRECISO DE AJUDA!

    Comprei um trecho da AIR CHINA bangkok-pequim-los angeles e na hora do checkin descobri q o trecho pequim-los angeles foi alterado e tive q passar 15hs no aeroporto (meu visto nao permitia a saída do aeroporto), sem a menor ajuda da companhia. Eu posso entrar no juízado de pequenas causas no Brasil? Eu comprei a passagem online no Brasil.

    É muito descaso o q as companhias fazem conosco.

    Por favor, se alguém puder me ajudar, meu email é simone79@ig.com.br

  • luiz

    Ola, tenho uma grande duvida, comprei uma passagem de ida e volta, so usei ah ida, e pelo que ouvi dizer que posso embarcar no prazo de 1 ano, contando cm a data da emisao. falta 2 meses para dar 1 ano, posso recorer e pedi reembolso no valor da volta?

    naum cancelei ainda pois nao tenho certeza se irei embarcar, ms gostaria muito de sabe se naum reembarcar posso pedi o reembolso antes de dar 1 ano??

    obrigado

    • Leonardo Marques

      Luiz, não entendi vi se a data da volta já passou ou não. Mas isso varia de uma companhia aérea para outra. O melhor é ligar lá mesmo.

  • Thiago

    Boa noite,

    Em novembro do ano passado, comprei passagens promocionais da GOL, no valor de R$240,00 com taxas de embarque (ida e volta) para os trechos SDU x CWB e retorno CWB x SDU. Em função de compromissos de trabalho, tive que cancelar a passagem hoje, 2 dias antes do voo e acabei me deparando com uma taxa de R$160,00. Observando que R$160,00 significa 4/5 do valor real da passagem (R$200,00), gostaria de saber se isso pode ser considerado abusivo e consequentemente, acionar a empresa no juizado de pequenas causas. Obrigado, Thiago

    • Denis Martins

      Thiago, leia a regra da passagem. Se a taxa era essa, não vejo como poderá questionar.

  • jaqueline

    olha canselei minha passagens de onibus da expresso adamantina a um ano atras,mas nao consegui receber meu dinheiro de volta por que nao tinha conta corrente…mas agora tenho sera que consigo receber meu dinheiro de volta?me ajudem

    • Denis Martins

      Jaqueline, consulte a empresa e se for preciso vá ao Procon. Você tem direito de receber

  • rodrigo

    Bom pessoal dois dias antes de viajar fui internado com urgencia e fiz uma cirurgia gostaria de saber se tenho direito ao reembolso de 100% do valor e também a volta foi alterado o horario mas a tam informou que eu posso remarcar em até um ano pagando as tarifas.

  • Paulo Santana

    Uma dúvida rápida, que pra mim ainda não se esclareceu. As empresas aéreas podem cobrar a tal porcentagem cobrada quando há cancelamento mesmo quando o cancelamento ocorreu por atraso da confirmação de pagamento pela instituição bancária?

  • viviana

    uma pergunta comprei um pacote de viagem para 8 dias porem por questoes climaticas a tam decidiu nao pousar e desembarcou na cidade visinha e ficou nessa enrrolação por dois dias , a tam deu o auxilio necessario, hotel e alimentação. ficou de tentar pousar mais uma vez para o nosso destino de viagem e se não conseguice iria voltar para a nossa cidade a Cvc propos que nos ficassemos na cidade visinha e que depois reembolsaria o valor dos dois dias perrdidos, mas agora a cvc alega que não vai me reembolsar pq o valor do hotel que nos ficamos era mais caro que o hotel que nós pagamos… e isto não foi informado… e todas vez que perguntavamos a cvc falavam que iria ver que eu poderia ficar tranquila o que eu faço? a cvc não quer devolver o valor do resarcimento.

  • Rita

    Qual é o limite que uma cia pode alterar o horário em caso de antecipação? No meu caso, o que ocorreu foi que tinha um voo comprado de Caracas p/Curação pela Insel Air às 21:50h do dia 12/05/12. No dia 11/05/12 à noite, recebi um e-mail deles dizendo que o horário havia sido alterado p/as 17:30h!!! Meu voo de SP/Caracas estava previsto p/chegar às 18:30h! Imediatamente respondi o e-mail dando essas informações, mas a cia só respondeu que eles eram responsáveis pelo trecho que comprei, pedi então a devolução, mas até agora eles se recusam a devolver. Como comprei no cartão, ainda não paguei a fatura c/esse vlr, mas não sei se posso pedir o cancelamento do pgto por quebra de contrato. Alguém já passou por isso?

  • joelma da costa silv

    gostaria de saber como faço para mudar a data de uma viagem,pois comprei uma passagem para o dia27/06/2012 e gostaria de antecipar para o dia20/06/2012.obrigada.

    • Denis Martins

      Você tem que entrar em contato com a companhia aérea ou com a agência onde comprou e solicitar a alteração. Pode haver taxas.

  • Wandem

    Alguém sabe dizer se há cobrança de NO SHOW, na perda intencional de conexão, em voo de retorno ao Brasil.

    Exemplo: Destino final Rio, mas a chegada é em GRU. Dá problema se perder a conexão GRU – RIO?

  • annanda

    quero fazer um reembolso da minha passagem cancelada!

    o que faço para receber de volta meu dinheiro?

  • Angela

    Amanda, você deve entrar com uma ação no Juizado Especial Cível.

    Não é preciso contratar advogado, desde que o valor da causa nao exceda a 20 salários mínimos.

    E mais, essas taxas de cancelamento que as empresas cobram, mesmo quando previstas no contrato -no momento de aquisição da passagem- são visivelmente abusivas, não respeitando a condição do consumidor.

    Portanto, sempre que cancelarem uma passagem e tiverem retido seu dinheiro, ou boa parte dele, ajuizem uma ação. Além da restituição, é possível que obtenham uma indenização por danos morais.

    Mas tudo depende do caso concreto e do entendimento do juiz, porém, a jurisprudência dominante é nesse sentido, de que é devido parte do valor pago e de que nao pode ser cobrada taxa de cancelamento.

  • Cesar

    Comprei uma passagem aérea e efetuei uma alteracao de trechos. Ainda não paguei o valor dessa alteracao. Porém, dois dias depois, liguei para a GOL e eles disseram que não tinha como cancelar a alteracao e voltar para a passagem original.

    Pergunto: posso aplicar o art. 49 para esse caso? Arrependimento da alteracao feita e retorno para a passagem original? Lembro que ainda nem paguei por essa alteracao.

    Obrigado.

  • Luiz

    Ola,

    somente para registrar, entrei com pedido no procon-sp por conta da absurda tx de cancelamento (R$160,00), e obtive o estorno do valor na minha fatur ado cartão.

    O mais curioso é que as passagens me custaram menos que o valor cobrado pelo cancelamento (paguei com milhas + reais).

    Fiz a compra numa sexta-feira, me arrependi e na terça seguinte já tava no procon registrando a reclamação pois o atendimento da operadora Gol não acatou o pedido de cancelamento sem a cobrança da referida taxa.

    Vale uma observação comprei tudo pelo site, se tivesse sido em alguma loja de turismo e eu me arrependesse , creio que seria impossivel ter conseguido esse reembolso.

  • claudio

    Bom dia. Tenho um voo para Miami com conexao em Atlanta (Delta airlines). Chegando em Miami pego outro voo (a parte) para Nova Iorque. Eu posso nao pegar essa conexao para Miami e ir para NY a partir de Atlanta? Ou terei multa por NO SHOW? Se não me engano a imigração é feita em Miami onde após isso se pega a bagagem e faz outro check in e seria nesse momento que não faria o check in para Miami e sim para NY.

    Facilitaria bastante esse trajeto ate mesmo pq estarei com minha filha de 10 meses.

    Oque vcs me dizem dessa duvida?

    Obrigado

  • claudio

    Faltou um comentário.

    Foi um voo Rio x Miami promonocional. Comprado atraves de indicação de voces. Muito boa por sinal, parabens pelo site.

    Só que nao pretendo ficar 15 dias somente em Miami, por isso esse voo para NY.

    Obrigado mais uma vez

  • Leo

    Pessoal meu problema é o seguinte comprei uma passagem de ida e volta. Já cheguei no meu destino realizei a viajem dia 25 de junho com volta dia 25 de julho, eu gostaria de trocar a data da volta para dia 15. Existe essa possibilidade ?

    e possui alguma multa para esse caso ?

    desde já agradeço !

    • https://plus.google.com/105304332275723822225 Leonardo Marques

      existe mas irá pagar um taxa que provavelmente não valerá a pena.

  • Tatiana

    Comprei uma passagem ida e volta e a data de volta está errada, o certo seria 31.07 e não 31.12, comprei ontem e hoje já reclamei, fiz uma simulação de alteração e o site cobrou 794,00, a passagem foi 852,00 e só pra alterar tenho que pagar mais 794,00, como pode? E como sei o que é legal ser cobrado? 60% como diz no contrato? Já verifiquei que se eu comprar a passagem de volta hoje pra data que preciso é mais barato do que esse absurdo que estão cobrando pra alterar. Comprei passagem da TAM, o que é justo que eu pague nese caso?

    Boa noite, desde já agradeço

    Tatiana

  • oriana rodriguez

    Estou passando quase que pelo mesmo. Fiz checking VOLTA p/STGO. 5 horas antes do embarque sofrí cólica renal¨alguem sabe o que é essa dor?¨ Já tinha feito exames que vislumbravam o problema, mas ainda não tinha se manifestado e para fazer algo é so depois. É obvio que não deu para ir. Imediatamente liguei TAM e conforme intrução call center fiz deschequeo. Agora melhor, tento voltar e… não consigo pois a TAM so altera o bilhete se reemitir considerando só como IDA e não como VOLTA que era, pois já tinha usado a IDA P/SÃO em março e a diferença é enoooooorme, absuuurda… Ainda mais agora com o da PLUNA.

    Tenho documentos medicos mais parece que para a TAM nada importam. Noutra Cia. Aérea tinha passagem marcada de IDA p/SÃO PAULO dia 12/7 claro que não usei já que tó aqui, e VOLTA p/ STGO. 04/09, que ainda com sorte posso conseguir usar… A outra empresa

    baseada no meu relato e nos meus documentos que acreditam na boa fe da solicitação e esta predisposta a mudar a minha passagem de IDA desde que eu informe a data que preciso o que estou impossibilitada de fazer graças a TAM.

    Já viajei varias vezes pela TAM, mas nunca precisei deles.

  • Mariana

    Fiz uma reserva pela Air France GRU-CDG-LIN, depois de um tempo me arrependi pois a conexão no CDG é muito apertada, só 1h10 e fiquei com receio de perder a conexão ou ter a mala extraviada. Gostaria de trocar o horário do voo de conexão, sem trocar a data, mesmo assim irão me cobrar uma taxa? Será que vale a pena trocar o voo e pagar a multa ou melhor arriscar com essa conexão apertada?

    Obrigada!

    • http://www.melhoresdestinos.com.br/denis-martins Denis Martins

      Os dois voos são da Air France? Se for não tem problema algum, pois se você perder eles te realocam

      • Mariana

        Um é Air France, o outro Alitalia, mas as passagens foram compradas juntas pelo site da Air France.. meu receio nem é chegar atrasada e perder a conexão, e sim ficar sem minha mala, muito risco de isso acontecer numa conexão com tão pouco tempo?

        • http://www.melhoresdestinos.com.br/denis-martins Denis Martins

          Acredito que o tempo de conexão seja mais do que suficiente

          • Mariana

            Acho que é a 1ª pessoa que me da alguma esperança.. rs

            Obrigada!!

  • oriana rodriguez

    Adendo ao texto enviado em 11/07.

    Nesse periodo de 2 semanas tentando resolver a minha situação já contatei por

    minha conta Central de Vendas TAM e Fale

    com Presidente (via fone e mensagem site)

    até agora nenhuma resposta. Por orientação deles fui até Loja Tam Bourbon (segundo eles não era lá) e Loja Tam Aeroporto, onde alem de tudo agora me

    foi dito: Não tenho direito a alteração

    nem reembolso porque o meu vôo se originou em Santiago de Chile e de lá para cá não é permitido, alem do que essa informação consta nas regras emitidas no final da compra da passagem??? Sou estrangeira

    e resido no Brasil e a minha passagem foi

    comprada no site da TAM BRASIL. Mostrei

    as regras/restrições enviadas no meu bilhete emitido no site, onde não consta essa informação, o meu perfil de tarifa é ACCESS e a base tarifaria na ida foi ¨L¨ e na volta¨G¨. O atendente, com o intuito de tentar me demonstrar que o que ele me informava era o correto, virou o monitor e me fez leer o texto em INGLES, lingua que não domino, onde segundo ele dizia que não posso remarcar nem cancelar porque minha viagem começou no Chile???

    Tenho a ¨impressão¨ que essa regra pode ser a utilizada na venda de passagem presencial, quando o cliente pergunta o

    que pode ou não pode. No meu caso no site a quem perguntar antes??? mesmo querendo saber, tem as regras impressas que sao emitidas somente após compra e que eles bem lembram que aceitei e sao

    impressas ao finalizar a compra. Tudo bem, peguei a minha e li e re-li e nada consta. Será que a que procede é a dele e não a minha/cliente?

    Por favor, se alguem puder me orientar sobre o que fazer pois preciso resolver urgente, lhe serei muito grata,

    utilizada

    volta G.

  • http://graziela-2011colorada@hotmail.com graziela

    eu queria q vc me ajuda-se com urgencia é que eu fui compra uma passagem e amoça q me atendeu errou a data do meu nacimento isso pode dar algum problema na hora do embarque?

    • http://www.melhoresdestinos.com.br/denis-martins Denis Martins

      Nunca vi ninguém conferir data de nascimento!

  • mcon

    Eu gostaria muito de saber o resultado desta ação pois aconteceu a mesma coisa com o meu filho. O pior é que ele viajou longe de ônibus para pegar o vôo de volta e não se ateve a este detalhe antes, o de que ele acabou adiantando a ida e não se valeu daquela promocional comprada.

    Como a passagem estava paga a ida e volta, embora de costume o cancelamento, eu não acho justo isto, vez que ele pagou as duas. Penso que quem pode mais, pode menos.

  • Elisabete

    Ola boa noite

    tenho uma duvida

    eu comprei uma passagem aerea para outubro 2012 , comprei pelo cartao, em loja fisica ainda nao caiu a primeira parcela, vai cair daqui a 25 dias , e tb nao recebi a passagem da agencia, me falou que ia me entregar a passagem mais para o mes de outubro, eu hoje queria ver se eu podia pedir que o voo da volta fosse alterada para 2 dias ao que foi solicitado, minha duvida e se eles mudarem a volta eu vou ter de pagar alguma taxa para essa alteração? Aguardo

    Elisabete

    • http://www.melhoresdestinos.com.br/denis-martins Denis Martins

      Elisabete, existem vários tipos de passagens (tarifas). Algumas permitem alteração de datas sem taxas, outra apenas com taxas e há aquelas que não permitem mudanças, mesmo pagando. Você tem que ver com a agência qual passagem você adquiriu. Peça também o código da sua reserva para você poder consultar no site da companhia aérea.

  • http://- Guilherme Gers

    Oi Denis, me surgiu uma dúvida agora:

    Comprei 2 passagens aéreas separadas, sendo a primeira de POA – GIG com a GOL e a segunda de GIG – JFK com a United.

    Caso haja cancelamento do trecho POA-GIG pela GOL no dia do voo, vou perder meu voo internacional… o que fazer em situações assim?

    • http://www.melhoresdestinos.com.br/denis-martins Denis Martins

      Rezar?
      rsrsrs Brincadeiras a parte, tem que ver se seu bilhete da AA é flexível para alterar o voo, caso contrário tentar junto à GOL um embarque em um voo da TAM ou Avianca. Se não der certo, infelizmente não há muito o que fazer.

  • Diego

    Boa tarde. Estou com esse problema com a TAM. Eles não querem devolver o meu dinheiro integral. Liguei no procon agora e uma pessoa (não muito informada) disse que o artigo 49 não se aplicava a passagens aéreas. Gostaria de saber se isso realmente é verdade e como devo proceder.

    Muito obrigado.

  • Wanderlei

    Muito boa sua colocação.

    Comprei uma passagem às 18 horas, via uma Agência de Turismo, acreditando que ela havia conseguido a menor tarifa, já que somos clientes dela de outras compras. Ocorre que ao chegar em casa, em rápida pesquisa encontrei a mesma passagem pela metade do preço.

    Resumo da ópera: comprei essa nova passagem e pedi à Agência o cancelamento da compra. Agora eles estão transferindo o problema para a TAM e dizem que eloa só irá ressarcir a metade do valor que pagamos. Devo focar meu pedido de ressarcimento com a operadora de turismo ou devo acionar a empresa aérea também; apesar de não ter entrado em contato com eola diretamente?

  • Lisa

    Boa tarde… Estou com um bello problema com a companhai TAM,com passagem internacional e gostaria de informaçoes se estou errada ou nao, porque quero entrar com processo com a TAM. Em abril estavo indo para Italia, como tinha bilhete somente de ida, ero obrigada a comprar o bilhete de volta. Dentro foi na TAM, para comprar o bilheti e pedi para o vendedor me vender bilhete com validade de 1 ano,( pq eu estava vindo para me casar, entre os 3 meses de visto, tivemos um problema e acabamos adianto o camento para o prossimo ano e com isso eu teria que voltar para o Brasil antes do visto vencer).. Solecitei uma passagem, que tiver que pagar 2700 reais, com validade de 1 ano ou pedir reembolso ou viajar durante esse periodo. Conversando com o funcionario da TAM me passou todas as informativa como proceder com o reembolso, um numero de telefone para ligar no Brasil para pedir o reembolso da passagem aerea. Quando cheguei na Italia, depos de 1 semana liguei diversas vezes para o numero fornecido, como percebi que o reembolso eu nao consiguia atraves do telefone pq ninguem atendia, resolvi deixar para o mes adiante, afinal 'eles' tinha me informado que minha passagem tinha validade de 1 ano. No segundo mes a mesma coisa ninguem atendia, quando deu problema no preparativos do meu casamento, eu teria que voltar para o Brasil no prazo de 3 mese, foi ligar para a TAM, para reemarca minha passagem aera, me disseram que minha passagem eu tinha perdido que a validade era de 3 mese, discutir com a telefonista tentaram me embarcar em um voo, (mas dizendo que era quase impossivel pq nao tinha vaga) , e dizendo que nao poderia fazer nada por min. Eu fico p.. da vida pq, eu nao daria de graça 2700 reais para uma empresa que ja è rica, tentei de varias formas pedir o reembolso, ate email eu mandei para empresa me reembolsara no prazo de 3 meses, mas ne meno o emal eles responderam. Resultado: nao consigui embarcar, perdi a passagem aerea, nao me deram o reembolso, e me trataram como se nada fosse.e para piorar estou na europa com o visto vencido, correndo o risco de do meu noivo ter uma grande problema com a policia por eu estar em sua casa com o visto vencido. Gostaria de saber se isso que aconteceu comigo è motivo para entrar com o processo com a companhia TAM? O que eu posso fazer? E onde posso ir para abrir um processo com a companhia?

    OBS: tenho uma testemunha que estava comigo no ato da comprar da passagem e ela tambèm presencio o funcionarioa dizer que a validade era de 1 ano.

    • Lisa

      Desculpa pelo meu portugues, falando outras lingua começou tropeçar nas palavras.

      Estou voltando para o Brasil em setembro, poderia me informa como posso para a informaçao acima.

      Agradeço a todos.

  • Eliane

    Comprei uma promoção ida e volta da Gol mas só utilizei a ida. Não consegui ressarcimento do vôo perdido porque a tarifa a pagar (multa) era maior que o preço da passagem. Mas é correto negarem a devolução da taxa de embarque?

  • Marta

    ola, fiz uma viagem (estou fazendo, ainda) pra Inglaterra por que estou fazendo um curso de 6 meses aqui e a passagem era por minha conta. pois bem… eu comprei a passagem de acordo com a data mais conveniente pra mim na ida e uma data qualquer na volta, com o intuito de remarcar a passagem pra somente no final do meu curso sabendo que pagaria a taxa de cancelamento + diferenca de preco se houver no voo de retorno ao Brasil so que eu nao consegui de jeito NENHUM cancelar/remarcar meu voo e simplesmente dei no show (nao apareci na data marcada) sabendo que ainda assim pagarei uma multa maior do que uma simples remarcacao. porem me foi dito que eu teria que pagar tudo denovo pra voltar pro Brasil!

    a minha pergunta e:

    dei no show e quero remarcar uma data de retorno ao Brasil, tenho que pagar tudo denovo ou posso simplesmente pagar a taxa de cancelamento + diferenca de preco de volta?

    gostaria que me respondessem o mais rapido possivel! obrigada desde ja

    • http://www.melhoresdestinos.com.br/denis-martins Denis Martins

      Marta, isso depende da classe de tarifa que você comprou, pois a regra muda. Em alguns casos, a taxa de No Show é 100% do valor da passagem, ou seja, você paga tudo de novo mesmo. Em outros ela é bem mais barata. Consulte seu e-ticket ou a reserva no site da companhia onde deve ter essa informação.

  • Juliano

    Queria uma opiniao sobre algo que me ocorreu. Comprei uma passagem ida e volta Cuiaba-Recife, pus a data 26/08 e volta 27/08. Recebi um e mail de confirmação de compra com outra data : 20/09 e 26/09. Liguei pra decolar e eles me informaram que poderia nudar o voo se eu pagasse todas aquelas taxas e tal. Disse que queria cancelar, dai tb disseram que pagaria multa e só receberia 405 do valor. o que faço?

  • rosana matos

    quero trocar minha passagem do dia 08 de agosto para o dia 10 de agosto

    como procedo?

  • Camila Paiva

    Olá, preciso de uma orientação. Comprei esse mês uma passagem na GOL, no valor de 230 reais. Precisei mudar a data e fiz isso com mais de 7 dias de antecedência. Para remarcar, paguei 94,50 de taxa por trecho. Ou seja, pra remarcar, o prejuizo foi de 189 reais ida e volta. Fiz isso e a passagem que antes era 230, se transformou em 420. Paguei a diferença. Então, descobri que não ia mais poder viajar. Pedi o reembolso, e dos 420 recebi apenas 87 reais. Isso mesmo, 333 reais a menos. A explicação na gol foi: Foram cobradas as taxas de cancelamento de R$ 99,00 para o trecho de ida e R$ 80,00 referente ao trecho de volta. E, para reembolso, a taxa foi de 50% sobre o saldo residual. Ou seja, perdi 80% do que gastei, pra NADA! O que posso fazer? Posso exercer meu direito de arrependimento e ir ao Procon fazer essa reclamação. O que preciso pra fazer isso?a

  • Fábio Cunha

    Boa noite,

    Tenho uma passagem marcada para o período noturno e gostaria de antecipar meu embarque para o período diurno do mesmo dia. Se eu chegar no balcão da empresa, no tempo limite para check-in (normalmente 1h antes do embarque), e houve assento disponível no avião, eu consigo embarcar sem custos adicionais?

  • http://www.melhoresdestinos.com.br/denis-martins Denis Martins

    Muitas pessoas fazem isso e conseguem. Não custa tentar!

  • sandro

    Elias, vc está certo. Veja que, quando compra uma passagem por site de viagem, o contrato com o qual vc concorda é com o site, não com a empresa aérea. O pagamento tbm é feito ao site, portanto é quem deve reembolsar ou ser acionado judicialmente, se for o caso.

  • Thiago Lamenha

    Primeiramente parabéns pelo post!

    Bom, gostaria de saber se existe algum prazo para o ressarcimento/estorno ser creditado para clientes que desistiram da viagem após os 7 dias.

    No aguardo.

    Obrigado!

  • Fernanda

    Comprei uma passagem pela TRIP e precisei cancelar. Fiz o cancelamento certinho pelo telefone e me informaram que o valor de 60% da passagem seria devolvido ao meu cartão de crédito no prazo de um mês (como consta no contrato de compra e venda da passagem em caso de cancelamento). Isso foi em janeiro. Liguei novamente e tiveram a cara de pau de ma dizer que tinha uma fila de espera e seria dada prioridade ao meu pedido novamente. Entretanto, nada do ressarcimento. Em agosto, resolvi entrar no PROCON. Estamos em setembro, e a TRIP não respondeu ao PROCON. Foi marcada uma audiência de conciliação para outubro ainda. Passado todo esse tempo, creio que devo receber tudo com juros e correção monetária, além de uma indenização por danos. Gostaria de saber melhor meus direitos para cobrar o que é devido da companhia aérea no momento da conciliação. Alguém já passou pelo mesmo processo?

  • José Guilherm

    Bom dia.

    Li vários comentários e não encontrei uma dúvida semelhante a minha, então se alguém puder me esclarecer ficarei muito agradecido:

    Comprei duas passagens, ida e volta, por aproximadamente 140 reais (100 das passagens e 40 das taxas). O valor da taxa de cancelamento é de 60% da passagem.

    Gostaria de saber se esse valor é sobre o valor das passagens apenas ou sobre o valor total? Por exemplo, receberei de volta 40 reais das passagens (40%) acrescido dos 40 reais das taxas, totalizando 80 reais? Ou então a multa será sobre o valor total de 140, cabendo à cia aérea me devolver apenas 56 reais (40% do total de passagens+taxas).

  • Vinicius

    o mais engraçado é a questão da taxa de embarque. na hora de cobrar o valor de um possível reembolso, remarcação ou no-show, o correto é que as empresas se baseiem em cima do valor pago pela PASSAGEM e não no valor PASSAGEM+TAXA. se eu não voei, pq a taxa não pode me ser devolvida? vai entender.

    a campeã em estresse por causa de remarcação/reembolso/no-show é a webjet. já perdi bem umas 3 passagens por causa dos valores abusivos dessas taxas. ok, entendo que o fato do mercado ser auto-regulado melhora e muito o preço da passagem, mas acredito que a vida é cheia de imprevistos e nós consumidores termos que pagar uma fortuna (ou não receber nada por causa de um cancelamento devido à multas elevadas) é um abuso.

    agora em outubro perdi uma passagem REC-SSA pq minha pós-graduação mudou de data. cancelei a passagem e, como comprei promocional, perdi todo o meu dinheiro. a questão é: fui lerdo pois não devia ter cancelado. a partir do momento que eu cancelo, o meu lugar reservado pode ser automaticamente vendido pra outra pessoa e a cia. aérea ganha duas vezes: em cima de mim, passageiro otário que não recebe nada em reembolso/crédito e em cima de outro passageiro que porventura venha a viajar.

  • Vinicius

    também gostaria de saber sobre isso!

  • Daniel Matos

    Talvez eu precise cancelar uma passagem que emiti com milhas pela Gol. Fiquei preocupado em ter que cancelar e só me devolverem as milhas (estava previsto no regulamento q as milhas seriam reembolsadas em caso de cancelamento). Achei que fosse tomar preju de mais de 400 reais das taxas de embarque que paguei. Espero que nao tenha problemas com isso então.

  • Cris

    A ANAC publicou uma norma que as empresas aereas não podiam cobrar mais do que 10% de multa, essa porcentagem variava de acordo com quantos dias a pessoa vazia esse pedido, gostaria de saber por que não está sendo comprido isso.

  • Nádia

    Olha, na boa… Não acho que vc tenha sido lesado. Se transferiram seu voo para algum horário anterior, significa que foi cancelado com antecedência. Além disso, você teve opção, poderia pegar este voo de 3 hrs antes ou pegar algum outro horário mais conveniente. Além disso tudo, você ainda ganhou um "agrado" da companhia, porque ela entendeu que você poderia ter sido lesado e já tentou compensar seu dano de alguma maneira. Você, ainda se sentindo lesado, reclamou nas redes sociais, e a empresa te deu mais um "agrado". Sinceramente, quer mais o que? É bem provável que o voo tenha sido cancelado por conta de obras no aeroporto, isso já aconteceu várias vezes comigo na Gol. E na Gol, filho, eu não ganhei nem "desculpe pelo inconveniente". Eu fui obrigada a passar uma noite a mais no meu destino porque não podia voltar na madrugada anterior (tinha aula, enfim), e eles se recusaram a custear mais uma noite de hotel, e não deram voucherzinho, bônus, nem nada disso não. Acho que reclamação tem limite.

  • Nádia

    Depende do motivo do cancelamento. Em alguns casos (a maioria) é por conta de reforma no aeroporto de origem, destino ou na conexão. Tive problemas sérios com a Gol por causa da reforma do aeroporto de Curitiba. Até o papa sabia que o aeroporto ia estar em reforma e eles vendiam a passagem, depois mandavam vc remarcar. Depois de me lascar umas 2 vezes, eu comecei a comprar só no horário que eu sabia que ia dar certo, pelo menos já estava programada para voltar depois.

  • Nádia

    Se o trecho todo foi comprado pela mesma companhia, eles tem que te acomodar em outro voo, nem que seja de outra companhia.

  • Nádia

    Post excelente! Mas não se aplica a maioria dos casos de cancelamento/remarcação, eu acho…

    O direito de arrependimento fica restrito aos 7 dias após a compra. E se eu comprei uma passagem com, por exemplo, 2 meses de antecedência, mas apareceu um novo compromisso e eu preciso remarcar?

    Lembrei de um outro post de vcs então. Não há uma lei (desculpe, não lembro qual é agora e não estou com tempo de verificar) que determina que a empresa pode cobrar no máximo 10% por remarcação ou cancelamento? E pode ser 5% se for remarcada com até 15 dias de antecedência?

    Porque eu penso assim… Eu não consigo comprar uma passagem sem concordar com as regras tarifárias. Mas algumas cláusulas são abusivas, mesmo se tratando de passagem promocional. É como o colega falou: a companhia não perde um centavo quando você cancela e ainda coloca outro passageiro no seu lugar, ganhando duas vezes. É justo (e legal) isso?

  • Paulo

    Outra dica é ver se o NO SHOW fica mais em conta do que cancelar a passagem. No meu caso que tinha comprado passagens na GOL tarifa programada, para o cancelamento/alteração era cobrado R$ 70 por trecho, já o NO SHOW era cobrado R$ 100 pela ida e volta.

  • http://www.melhoresdestinos.com.br/denis-martins Denis Martins
  • Primo Luchini

    Estou nos Eua, com a minha passagem de volta prevista para dezembro. Preciso retornar agora em outubro, so que para remarcar a cia aerea esta cobrando 3000 usd, mais multa, mai tx adm. Estou pensando comprar uma passagem so de volta para o Brasil, pois sai por menos de 1000 usd. Terei algum problema com isso, com a outra volta que nao usarei?

    • http://www.melhoresdestinos.com.br/denis-martins Denis Martins

      Problema algum. Se for reembolsável poderá pedir em créditos ou simplesmente deixa para lá

  • Lima

    A multa por "no-show" procede quando não foi feito o chek-in? Ou é certo que, no caso de não comparecimento, a multa será cobrada? A Azul cobra multa de 130,00 por no-show, sendo que paguei 80,00 pela passagem. Curiosidade: como é feita essa cobrança?

    • http://www.melhoresdestinos.com.br/denis-martins Denis Martins

      Essa multa é cobrada caso você perca a viagem e queira receber uma nova passagem ou mesmo um novo valor. No seu caso, como a multa é maior que o preço da passagem, se você perder o voo não terá como agendar um novo, pois não vai compensar!

  • valéria katia

    Eu comprei duas passagens, acredit que Agosto ou setembro não me recordo, gostaria de saber cmo faço necessito ultiliza-las agora na data 06/10/2012 a 08/10/2012 como é uma data complicada pela Eleiçao quero ver como faço, e quero comprar ida e volta p meu marido na mesma data.compreipela Decolar, mas pela Trip Belo horizonte a Montes Claros.sainda de confins.meu cpf 95940154620 foi pago no cartao de credito.aguardo urgente resposta.gtt Valéria

  • Yu Yang

    Fiz uma reserva com United no site da empresa, em setembro (2012), a ida ocorreu tudo bem mas tempo ficou curto, decidi adiuar a volta após simular mudança (adiamento) novamente no mesmo site da própria united.com

    Para algumas datas de volta posterior anunciavam valores adicionais variados de passagem, escolhi data que não havia qualquer valor.

    Como não havia menção de qualquer valor no decorrer da simulação, eu confirmei a mudança. Porém na hora de embarque fui informado que haveria uma taxa de USD 250, sem o pagamento eu não poderia embarcar.

    Perguntei onde que previa tal taxa, me responderam para procurar com quem eu comprei, no caso site da united.com

    Quero saber se posso e se sim como reclamo isso?

    Obrigado

  • Julio Cezar

    MD, recentemente comprei no submarinoviagens.com.br duas passagens aéreas DELTA incuindo voos GOL no mesmo localizador. Com meu nome como um dos passageiros, td ok, mas o nome de minha esposa, que é extenso, o sistema do site submarinoviagens não permitia que eu colocasse o nome completo de minha esposa, como está no passaporte dela. Então abreviei o nome do meio ela e deu certo. Como era 6:30 da manhã, eu não poderia ligar para que os atendentes do submarino corrigissem o problema logo de cara…..então depois que entraram em horário comercial eu liguei e a atendente me disse q a passagem tinha sido emitida e que não poderia alterar o nome do meio dela. Eu deveria cancelar a passagem(pagando as devidas multas) e comprar uma nova passagem. Eu disse à atendente que iria ocorrer o mesmo erro, caso eu fizesse a compra no site. Ela disse que não podia fazer nada. Salvei a conversa e pedi o numero de protocolo de atendimento. O nome de minha esposa nao está errado. Apenas o nome do meio dela está abreviado. Mas não quero correr o risco de chegar na hora do check-in e dar problemas pq a DELTA ou a GOL podem não autorizar o check-in de minha esposa. O que devo fazer nesse caso? Estou apavorado!!!!!!

  • Newton Ferreira

    Caros colegas,

    Fiz uma compra de passagem aerea internacional Rio de Janeiro X Ottawa através do site da ONE TRAVEL.

    O voo seria pela United Airlines com conexao no aeroporto de Washington ( EUA ).

    No momento da compra, eu e a pessoa que comprou a passagem, não tinhamos o conhecimento que eu também deveria de o visto de transito americano para poder realizar a minha conexao.

    Enfim, na data do embarque, fui barrado no aeroporto do Rio de Janeiro porque só possuia o visto canadense e não pude embarcar. Para não perder tempo e as minhas férias, compramos outra passagem, com uma outra cia, com voo direto Brasil X Canada.

    Agora ambas empresas, tanto quanto a ONE TRAVEL e a UNITED não querem me reembolsar o valor da passagem perdida. Alguém pode me ajudar? tem alguma lei que favorece o consumidor neste caso?

  • Suely Dal Cortivo

    Boa tarde,

    Uma amiga está com passagem comprada para Pernambuco pela Gol desde Março, mas há um mês descobriu que está grávida. Com isso, estará de 7 meses no mês da viagem e não quer se arriscar a viajar e passar mal no avião. Gostaria de saber se, neste caso, a empresa pode cobrar taxa de cancelamento da passagem, visto que a própria compahia só permite o vôo neste período de gestação com autorizações médicas.

    Desde já agradeço!

  • Daniel Lacunza Jr

    Comprei 2 passagens pelo site e paguei com cartão de crédito. Recebi via e-mail a confirmação de minha compra .Alguns dias depois consultei a fatura do cartão e não haviam debito o valor, então liguei para a operadora e fui informado que a compra havia sido cancelada, por falha no sistema. Liguei então para a empresa aérea que afirmou que a compra esta tudo certo pois eu tinha até recebi a confirmação. Com receio de perder a passagem, solicitei a empresa aérea que verificasse junto a operadora do cartão se realmente a transação estava concluída. Solicitei isso no dia 04/07/13 e até hoje 22/07/2013, não obtive nenhuma resposta.Alguém já passou por situação parecida? A quem posso recorrer?

  • Ivan Umann

    Comprei 03 passagens da GOL em 13/04/12 pelo cartão de credito, sendo pago R$1.041,00, sendo que tive que fazer o cancelamento e me foi descontado R$424,00 , sendo que optei pelo credito ficar pendente para uma próxima compra. Resolvi fazer uma compra na data de hj com a utilização do crédito e fui informado que este crédito expirou em 04/2013. Informaram que ele esteve disponível por 1 ano cfe contrato feito por min. Pode a empresa simplimento sem avisar que estava para vencer ficar com o valor do credito.

  • Lucas

    É possível trocar uma passagem promocional da Gol para outro passageiro? Quais os valores?

    • http://www.melhoresdestinos.com.br/denis-carvalho Denis Carvalho

      Acredito que não, mas ligue na GOL e pergunte

  • Rodrigo

    Uma empresa aérea internacional pode mudar o valor da tarifa de uma mesma base tarifária, da noite para o dia? Mesmo se o passageiro tiver uma reserva (LOC) dentro do prazo de emissão?
    Por exemplo: ontem eu fiz uma reserva em um vôo de ida para Itália volta por Paris (surface) e não pude emitir na hora. A reserva iria expirar somente em 24/8 e dava um valor de R$9,4mil (multiplos paxs). Hoje quando fui emitir o valor foi para R$11,2mil se eu mantivesse as mesmas classes tarifárias (independente da variação cambial que foi de 0,015). Optei por fazer uma nova reserva com outro trecho de volta que deu no total R$10,2mil. Uma reserva não garante a tarifa?

  • Lucia CK,

    Comprei uma passagem hoje dia 06/09/2013 pela Submarinos ,mas vi que eles nao postam tudo devidamente , quando fui ver os horarios , de espera não procedia com os que estavam escrito.Irei tentar cancelar o voo pois irei usar o meu direito de arrependimento Art: 49 e dpois Darei mais noticias do que aconteceu!

  • Lucia CK

    Comprei uma passagem hoje dia 06/09/2013 pela Submarinos a noite depois da 21:00hrs , mas os horarios postados nao coincidem com os que aparecem para mim agora, Desejo CANCELAR a compra , que foi parcelado no cartão! O que eu tenho que fazer! Desejo exercer o meu direito Art: 49 direito de arrependimento oq eu eu devo fazer? Obrigada!

  • Lucia CK

    POR FAVOR ME AJUDEM!! O QUE EU TENHO QUE FAZER ISSO ESTA CORRETO?
    Hoje dia 07/09/2013. Comprei na "SUBMARINO VIAGEm"
    Comprei uma passagem para Rio/ New york dia 06/09/2013 , na hora da compra eles postam alguns horarios que nao condizem com a realidade, depois que voce fecha a compra ,é que aparece a REALIDADE de seu VOO. Fiz a minha compra em 5 vezes no cartão de credito.
    Bem tentei Adquirir o meu direito Artigo: 49 direito de arrependimento previsto neste artigo. Eles me informaram que eles cancelam de acordo com o Artigo, mas que a taxa de R$ R$ 126,80 , eles que eles teram o pazo de 60 a 90 dias para estar em sua conta do cartão. eles dizeram exatamente isto:

    "Nesse caso podemos cancelar sem multas sob o artigo 49° porém a taxa de serviço de R$ 126,80 não é reembolsada , não cancelamos a cobrança no cartão e o prazo de reembolso é de 60 a 90 dias que volta como crédito no mesmo cartão da compra, Esse é o prazo de reembolso, no caso continuará pagando a compra, e dentro desse prazo será reembolsada o valor da compra menos a taxa de serviço".

    Gente isso é ABSURDO!!! Não tem nem completado 12 horas da compra e eu terei que esperar para receber o dinheiro de volta e pagando uma coisa que CANCELEI!!!!

  • klebson

    Boa tarde.
    Tenho a seguinte duvida meu pai fez uma compra de passagem em abril de 2011 e não pode viajar a Holanda. Sendo remarcada para um ano depois em 2012..Sendo que por motivos de doença não pode viajar..Neste caso pode ele pedir o ressarcimento desta passagem?

    • http://www.melhoresdestinos.com.br/denis-carvalho Denis Carvalho

      Você tem que checar nas regras tarifárias da passagem

  • Paulo

    Comprei um bilhete ALITALIA trecho sao paulo – Viena – Veneza e retorno por Roma – sao paulo. Faremos o trecho Veneza – Roma de carro. Decidimos abrir mão do trecho Viena-Veneza e ir de trem pois ganhariamos mais tempo. Nao estou preocupado com reembolso mas o inacreditavel é que a ALITALIA diz que se abrirmos mão do trecho Viena-Veneza perdemos todo retorno. Pode? Há alguma saida?

  • Ana

    Olá, comprei 4 passagens para Orlando em abril em uma ótima promoção do melhores destinos, paguei cerca de 1000 REAIS ida e volta com as taxas pra cada um, em 5x no cartão através do submarino viagens – a melhor promoção de todos os tempos!!!!
    Porém, na pressa de comprar escolhi a semana da páscoa sem querer, ou seja vai estar lotado!
    Uma das conexões dura apenas 1h 04min e como vou levar meus pais comigo (com dificuldade de locomoção) tenho medo de não ter tempo pra pegar o próximo voo, isso sem contar se houver atraso de voo anterior.
    Recebi uma mensagem sobre pequena alteração de horário de cerca de 1 minuto e gostaria de pedir alteração da data pra semana seguinte. Me disseram que se a companhia -UNITED – alterar (alteração involuntária) teria direito a alterar a data sem custos. Gostaria de ir na semana seguinte (bem menos concorrida!).
    O que faço?

  • vaneska mirelle

    ola! comprei uma passagem e nao recebi e-mail de compra e so nodia seguinte eu entrei em contato pelo chat e me mandaram um e-mail com o numero do bilhete de compra e quando vi as datas estavam erradas e eu quiz fazer o arrependimento de compra no msm minuto da aprovaçao da compra , so que eles so queriam cancelar com as taxas , tds os dias venham mantendo contato e nada deles resolver nada , entao reclamei no reclame aqui e logo entraram em contato comigo me prometendo resolver ,mais estou comedo de acabar o prazo dos sete dias e eles nao resolver pois a atendente me pediu o prazo de algum parecer em uma semana e estou comedo de acabar o prazo do arrependimento e nao da tempo e eles mim enrolarem novamente e ter que pagar quase 500,00 reais e taxas .

  • maria vilma

    Eu comprei um pacote pela CVC para abril de 2014 para 03 pessoas para 11 dias.
    Só que a vendedora preencheu o sobrenome de um dos passageiros errado. Eu não tive acesso ao voucher enquanto não venceu o prazo de cancelamento, porque ela não enviou por email.
    Agora além de não consertar, ela quer me induzir a comprar mais um pacote como me induziu
    a comprar o primeiro, assim ela ganha 02 comissões em uma venda só. Isso depois que já venceu o prazo. Ou seja eu estou nas mãos dela. Sem poder agir. Dependendo dela pra consertar. Não responde aos emails para não ter como provar as propostas que eu recebi por telefone.
    Como eu comprei com 03 meses de antecedência, estou correndo atrás do prejuízo.
    Mas como está vinculado a CVC, a GOL alega que só a CVC pode consertar, a CVC se recusa.
    A GOl alega que a vendedora me vendeu uma passagem pra um passageiro que não existe na receita federal. Agora tenho que provar que ele existe. Mudando o sobrenome dele.
    O PROCON se prontificou a estudar a lei que pode resolver.
    Mas agora vejo tanta reclamação da CVC que estou pensado se não seria melhor cancelar e perder tudo evitando mais dor de cabeça. Só não fiz isso ainda porque estaria assinando o meu atestado de burrice. Não quero perder 600 reais e nem dar esse gostinho pra esses vendedores pilantras. Agora já é questão de honra.

  • andrea aires

    th uma duvida tinha uma viagem para dia 23 de janeiro 2014 mas alterei para o dia 04 02 2014 no dia da viagem nao fui pois minha mae esta bem doente tentei entrar em contato no mesmo dia da viagem para conseguir uma remagejamento .para alteraçao precisei pagar mais 296 reias .teito poia a decloar me mandou um e-mail no qual diz q o concelamento ou alteraçoes deve ser feita com antecdencia de 48 horas de antecedencia nao serem aceita e eu vou ficar no prejuizo total pois a conta esta no meu cartao de creditos.e ja nao posso comprar uma nova passagem .minha passagem é so de ida .

  • rosemeri

    comprei uma passagem aerea com o sobre nome errado, mas os RG está certinho sera que vai dar problema?

  • cosme santos

    bom dia

    uma amiga de salvador comprou por engano 4 passagens de ida par sp ao invés de duas utilizaram as duas e compraram mais duas pra voltar so depois viram isso um mês depois de voltar e nao sabe o que fazer teria alguma dica pra resolver isso

    att.cosme

  • alexandre

    Ola, bem completa a matéria, mas teve um ponto que não ficou esclarecido pra mim. Comprei uma passagem internacional numa mega promoção e não vou poder utilizar. A passagem foi tao barata que não quero nem reembolso. Tenho que pagar alguma multa?

  • https://www.facebook.com/rilton.brum Rilton Brum

    Boa tarde.
    Vou deixar a minha experiencia que passei HOJE com a Azul. Meu voo de Porto Alegre para Campinas teve uma alteração de horário (antecipação) de 30 minutos. Não conseguiria chegar a tempo no aeroporto (faltam 20 dias para voo), e, ao tentar cancelar, a Azul me informou que existia uma multa de R$120,00 reais por passageiro. Entrei em contato com a Anac que me CONFIRMOU que QUALQUER alteração de horário pela companhia dá ao usuário direito de reembolso integral, sem cobrança de taxas. Ao entrar novamente em contato com a AZUL, foi EXPRESSAMENTE dito por três atendentes diferentes: "A ANAC e TODOS OS ÓRGÃOS REGULADORES somente autorizam o reembolso integral com alteração ACIMA de 2 HORAS no horário". É um POUCA VERGONHA, isso é ESTELIONATO. Ao solicitar o contato com o supervisor, e informar do meu contato prévio com a ANAC, o Sr. Supervisor, em (mal) carácter de exceção, autorizou o reembolso integral. Ou seja, uma empresa gigante como a Azul, precisa ROUBAR R$240,00 de um cliente Safira. Grande abraço

  • michele

    ola tenho uma duvida o passageiro precisa remarcar a passagem pois a mae dele morreu apresentando o atestado de obito pode remarcar a passagem tem multa ?

  • Agnaldo

    Olá, estava fazendo uma compra de passagem aerea pela internet, efetuei a compra, mas após pagar descobri que sem intenção errei o sobrenome da pessoa que iria viajar comigo.
    Existe algum meio de alterar este sobrenome? efetuei a compra há cerca de 24 horas

  • Dayane

    Olá! Tenho uma dúvida, fui em uma agencia de passagem aérea no ano passado com um casal de amigos porem eles compraram no meu nome pelo boleto duas passagens, no entanto acabou a amizade e eles nao pagaram não viajaram e meu nome esta ferrado. Existe alguma possibilidade do cancelamento desta divida por eles não terem viajado ?

    Dayane

  • Pedro

    Ola!
    Fiz uma compra no site Hotel Urbano já faz algum tempo, e vi que pelo código de defesa do consumidor teria o prazo de 7 dias para desistir da compra e ter meu dinheiro ressarcido… mas como disse , ja se passou alguns meses e meu dinheiro virou uma espécie de credito no site para eu poder usar dentro de um ano.
    É possivel ter meu dinheiro ressarcido? mesmo que tenha algum desconto sobre o mesmo?

    Obrigado!!!

  • Anna

    Acho que tenho muita sorte com a TAM, nunca tive qualquer problema. nen em viagens nacionais ou internacionais….sempre creditam meus pontos rapidamente, quando compro bilhete, seja por cartão de credito, pontos fidelidade ou a vista via boleto bancario, tudo sai perfeito…moro no exterior e vou ao Brasil a cada 6 meses…nunca tive qualquer contrarariedade….até quando minha mae e irma vieram me visitar, em uma viagem que era para ficar aqui por 26 dias..e minha irmã precisou voltar uma semana antes…meu irmão no Brasil foi tentar fazer a remarcação…inacreditavelmente eles n cobraram nenhuma taxa….diseram que por conta do trecho nacional na volta, q seria Milão São Paulo conexão no Rio até nossa cidade…dai teve uma mudança ao invez de Rio foi mudado para Brasilia…diseram q por conta desse contra tempo…n iriam cobrar as taxas e multas…sem ninguém pedir nada…..acredite se quiser…isso fazem dois anos

  • josi

    gostaria de comprar uma passagem para meu filho no mesmo voo que ja comprei a minha .. e possivel?

  • Andrea

    Comprei passagens pela Delta Airlines para Cancun para Janeiro/2015.Compramos eu e minha irma com duas reservas separadas.Recebi um e-mail da companhia aerea alterando um trecho da minha viagem e 3 trechos da viagem da minha irma.Tenho direito a questionar e solicitar nova alteracao sem custos?

  • jdfp

    Tenho uma dúvida:

    Comprei uma passagem com validade de um ano, pois ficarei um ano no destino, porém, a companhia ainda não abriu datas de volta para daqui um ano. Tive de comprar para o último dia disponível e terei de remarcar assim que abrirem datas mais adiante, porém, para fazer a remarcação preciso pagar uma multa.

    Para quem posso pedir isenção dessa multa, pois não se trata de comprar errado ou se arrepender, pois só não comprei a data certa porque ela não está disponível pela companhia, apesar de ter adquirido um bilhete com validade de 365 dias!

  • Rejane Brito

    Ola,boa tarde á todos.
    E por exemplo,compro uma passagem ida e volta – destino internacional,viajo ao meu destino,porem cancelo o retorno.Neste caso,tenho que pagar multa á companhia?