Jogos da Copa do Mundo vão cancelar mais de 800 voos e afetar 16 mil passageiros

Denis Carvalho 18 · março · 2014

Os jogos da Copa do Mundo obrigarão as companhias aéreas a cancelar mais de 800 voos e alterar outros 150, afetando mais de 16 mil passageiros. Os cancelamentos ocorrerão por motivo de segurança no horário dos jogos, com o fechamento de aeroportos em oito das 12 cidades-sede do mundial.

As normas foram divulgadas pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e impedem  o voo de qualquer aeronave comercial em um raio de sete quilômetro dos estádios. Apenas aviões militares poderão utilizar o espaço aéreo três horas antes da partida e até quatro horas após o início do jogo. Serão afetados aeroportos nas cidades de Belo Horizonte (Pampulha), Cuiabá, Curitiba (Bacacheri), Fortaleza, Manaus, Recife, Rio de Janeiro (Santos Dumont) e Salvador. 

“Assim como os passageiros, vamos sofrer um grande impacto. As consequências são muito ruins para as companhias aéreas. Aumentam os custos, que vamos diluir ao longo do tempo. Agora quem sou eu para questionar a medida? É um assunto que os responsáveis pelos setores de inteligência das forças de segurança, juntamente com outros países, discutiram com a presidente Dilma Rousseff. Eu não tenho como avaliar se é exagero. Não tenho o grau de informações deles. Vamos cumprir e ponto” afirmou Ronaldo Jenkins, diretor de Segurança e Operações de Voo da Associação Brasileiras das Empresas Aéreas (Abear), em entrevista ao jornal O Globo.

Segundo a entidade, quem comprou ou reservou passagens nesse período começará a ser avisado esta semana pelas empresas aéreas sobre o cancelamento ou alteração de seus voos.

O Decea publicou em seu site um guia de consulta sobre as alterações no tráfego aéreo, onde é possível verificar as alterações em todas as cidades. Serão criadas três aéreas: branca, amarela e vermelha, sendo a última a mais restritiva. O material pode ser consultado no site do Decea.

Segundo o jornal o Estado de S. Paulo, a Anac e o Decea disseram que as companhias foram informadas sobre as restrições em janeiro. A Agência informou ao jornal que não tem poder para bloquear a venda das passagens nos horários, mesmo com a proibição dos voos.

A situação toda foi muito bem resumida pelo Estadão: “O governo sabia que teria de restringir a operação de aeroportos durante as partidas da Copa do Mundo por razões de segurança. Mesmo assim distribuiu os horários para as companhias. As empresas já sabem que não poderão voar para determinados destinos em certos horários, mas seguem vendendo as passagens. Resultado: transtorno para o consumidor”.

Dica da leitores Yramaia Salviano

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • É a "Surubrasil" só começando!…

    • J Macêdo

      Surubrasil e surubamundo, pois nos EUA o que eles fazem em nome da "segurança" gera muita, muita e muita mais bagunça do que esta no Brasil, que, com certeza, teve os EUA como uns dos que indicaram tais medidas. Quem já passou por situações de medidas de segurança nos EUA ou na Europa, sabe o que estou falando. Já passei no Charles de Gaulle, em Paris. Era uma suruba só, total desrespeito com os passageiros que nada tinham a ver. Prenderam, na ocasião, preconceituosamente, alguns árabes. Depois descobriram nada aí a suruba europeia virou Brasil. Temos a quem puxar!

  • Davi

    parabéns pelo planejamento antecipado… não deveriam ter vendido – como o Comitê Organizador da Copa não avisou antes…

    • Jouberth

      Leia de novo. As cias foram informadas, mas venderam as passagens assim mesmo.

      • Silva

        Você acha que esse Governo avisa algo? fala sério né!!!Kkkkk

  • bilhetepremiado

    Mais uma vez o governo dificultando a vida das companhias aéreas e do consumidor…

  • Leonardo

    É menos de 1% dos voos que teremos na Copa. Serão mais de 160 mil. 800 serão cancelados, sendo que os passageiros todos serão remanejados.
    Matéria tendenciosa essa, não?

    • Ah então tá tudo bem, pode cancelar, afinal "só" 16 mil pessoas serão afetadas, tem problema não. No Brasil temos 200 milhões de habitantes, 16 mil afetados não vão fazer a menor diferença.
      Continua aí com o cabresto, o governo agradece!

    • Matheus

      Tendenciosa não, informativa. Vendo essa matéria, uma pessoa que está prestes a comprar uma passagem nesse período vai ficar mais atenta quanto às informações aqui contidas.

      Se você fosse um dos afetados, dentre milhões de passageiros que serão transportados durante a copa, com certeza não falaria o mesmo.

    • Mas é cada um que me aparece aqui, viu! Que não merecia nem resposta…

    • Fabio

      Já lhe ocorreu que não deveria era ter nenhum cancelado?

    • igor

      Tendenciosa é pq não é você que tá com passagens e hotel pagos e confirmados.. Ahh coisa linda, infelizmente quem tem boca fala o que quiser. Se Orienta rapaz, é por isso que estamos onde estamos.

    • Adriana

      Para qualquer viagem é necessario planejamento e organizacao, ainda mais no mês de Junho que muitos acabam antecipando as ferias por melhores $ de passagens e hoteis, acredito que esse remanejamento nao seria necessario se o Brasil tivesse se organizado e informado as cias aereas, assim nem as empresas nem os usuarios teriam problemas.

  • Eu adoro a zona que é este Brasil! E nós é quem pagamos a conta no final, seja no preço da passagem, seja em imposto… e a eleição vem ai!

  • Thiago Andrade

    "Aumentam os custos, que vamos diluir ao longo do tempo". Resumindo: mais uma vez pagamos o pato!

  • Bruno becker

    Eu compraria passagem para esses horarios de jogos se o preco tivesse bom, pois na remarcacao poderia escolher outros horarios (inclusive mais caros) sem custos visto que a suspensão do voo nao foi por iniciativa do passageiro

  • Eduardo Paci Galvão

    Pessoal, a dica preciosa que dou: confiram a sua reserva TODA SEMANA!!!

    Em fevereiro, comprei passagens para minhas férias em Junho (Bonito), pela TAM.

    De lá para cá:
    – Mudaram meus 2 voos.
    – Liguei reclamando, me colocaram em outro, ok.
    – Mudaram de novo, só que antecipando a dia e excluindo (eu disse excluindo) a volta. Este, sequer me avisaram.
    – Liguei reclamando, me colocaram em outro, ok.

    O caos é total, fiquem atentos. E tem gente que ainda endeusa a TAM…

  • Carla

    É fácil falar em porcentagem pq parece que a situação é mais amena do que é de fato. Não importa se é 1% ou 0,1% de pessoas que sofrerão as consequências. O que importa é que são consumidores que se planejaram, pagaram e merecem ser respeitados. Isso é uma falta de respeito com o consumidor. Nessa sua mentalidade um avião que cai com 239 passageiros a bordo não significa nada, pois se formos falar em porcentagem de aviões e pessoas que voam ao redor do mundo, “só” 239 pessoas é uma porcentagem mínima, quase nada. E não é. É extremamente significativo e não deveria acontecer, assim como essa “falha” na comunicação com o consumidor.
    A matéria não é tendenciosa é sim informativa.

  • Mariana Dias

    Essa semana vou comprar 2 passagens NAT-RIO ida dia 19/06 e volta dia 06/07. Apesar de ambas as cidades serem sedes da Copa, escolhi dias que não tem jogo nelas. Mesmo assim vcs acham que a TAM pode remarcar as minhas passagens?

    • mcsj

      O "risco" sempre existe, como disse o colega em cima que teve seus voos alterados para Bonito em junho. Ainda mais em uma época de alta demanda, sempre há remanejamentos

  • Isis Cristina

    Babou meu aniversário… droga

  • Fabio

    Torcendo para que o Brasil seja logo eliminado e a vida volte ao normal o mais rapidamente possível.

    Neymar não paga minhas contas

  • Só fosse só 16 pessoas prejudicadas pela falta de planejamento já seria um desastre, imagine "16 MIL"….

  • Adelaide

    Título alarmista e tendencioso, os grandes jornais publicaram esta notícia, sem criar este pânico, o que fazer se para algumas pessoas tudo se transforma em tragédia!?

    • Leonardo

      Pode não ser tragédia, mas quero saber qual o seu sentimento se mudarem seu voo sem te avisar, e vc com hotel, passeios e tansfers pagos.

  • josival

    Se alterarem o meu voo para Maceió no dia 12/06, eu não vou votar na Dilma.

  • fernando

    Puxa , josival. que absurdo . Se a Dima resolver teu problema vc vota nela? Que mentalidade é essa, por isso que o Pais ta assim, nós mesmo nos vendemos, muito triste isso.

    • Gustavo

      Eu acho que ele foi irônico…
      Só acho. E prefiro achar que foi, viu!!!

  • daniel

    AS CIAS AÉREAS FORAM AVISADAS! Em janeiro! Não vejo culpa do governo nisso.

  • Adelaide Veiga

    TAM modifica malha aérea doméstica para o maior torneio do futebol mundial http://www.tam.com.br/b2c/vgn/v/index.jsp?vgnexto