Azul vai cancelar ônibus gratuito entre Congonhas e Guarulhos

Denis Carvalho 31 · março · 2015

A partir da próxima segunda-feira, dia 6 de abril, a Azul vai cancelar o serviço de ônibus gratuito entre os aeroportos de Congonhas e Guarulhos. O serviço teve início há menos de um ano, no dia 23 de maio de 2014 e parece não ter feito muito sucesso entre os passageiros da companhia.

No comunicado em seu site, a Azul não informa o motivo do cancelamento, mas esclarece que as demais linhas de ônibus entre os pontos de São Paulo e o Aeroporto de Viracopos permanecem à disposição dos clientes gratuitamente.

GOL e a TAM continuam a oferecer ônibus gratuitos entre os dois principais aeroportos paulistas.

Mais informações no site da Azul.

Dica do leitor Johnny Fox

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Thiago Castro

    Desci em Guarulhos esse mês e procurei o ônibus da Tam e não achei (vi o da Gol e o Bus Service). Alguém usou esse serviço recentemente?

    • Jaime

      Usei dia 17/3. Peguei no final do terminal 2!

      • ric

        Utilizei o serviço inicio de março, mas a experiência não foi boa, conforme relato abaixo. Acho que o intervalo entre os voos deve ser superior a 6 horas, para não haver riscos (isso se for um dia de semana em são Paulo com transito normal, senão pode precisar mais).
        Melhor mesmo seria fazer conexão no mesmo aeroporto.

        1) Desembarquei na parte nova do aeroporto de Guarulhos, e imaginei que o novo terminal fosse trazer benefícios aos passageiros, mas não foi o que aconteceu. O tempo para as
        bagagens chegar na esteira foi de 50 min. 2) O voo internacional da TAM chegava no terminal 3, mas o ônibus da TAM saia do terminal 2. Para o deslocamento entre os terminais existe um ônibus interno, que NÃO TEM BAGAGEIRO, e o local existente para a bagagem é pequeno e inadequado para malas grandes. O passageiro que volta de um voo internacional, com 2 malas de 32 kg, precisa utilizar tal ônibus carregando toda a sua bagagem e segurando a mesma durante o trajeto com curvas, aceleração
        e desaceleração, verdadeiro ABSURDO, se levarmos em conta a existência de mulheres, crianças e passageiros idosos. 3) Antes
        de chegar no terminal 2, o ônibus interno passa em outros terminais, fazendo longas paradas. Com isso, o trajeto
        entre os terminais levou cinquenta minutos.
        4) Chegando no terminal 2, de onde parte o transfer, já havia uma fila de umas 30 pessoas, motivo pelo qual achamos que o ônibus sairia logo, mas estávamos enganados. Foi necessária uma espera de quase uma hora. Importante ressaltar que durante nossa espera, saíram 3 ônibus quase vazios que também iam
        para Congonhas, mas so podiam ser usados por funcionários da TAM. Os passageiros, que são bem mais numerosos e
        deveriam ser o mais importante para a Empresa, tem que viajar separado e precisam esperar muito mais, atitude clara de DESRESPEITO. 5) Após a chegada do ônibus que levaria os passageiros, apesar da fila imensa, o ônibus ficou parado e fechado uns quinze minutos, para so então o embarque iniciar. O tamanho da fila já era sufuciente para encher pelo menos dois ônibus, e grande parte dos que esperavam não puderam
        embarcar, acarretando uma espera ainda maior. 6)Depois do embarque, o trajeto levou 90 minutos, era um dia de semana
        normal (quinta feira) sem chuva. Apesar do transito, o tempo do trajeto entre os aeroportos foi muito menor que aquele gasto dentro do aeroporto de chegada.
        Tempo total gasto superior a 4 horas, mais o tempo necessário para o Checkin em Congonhas

        O fato do translado não ser cobrado separadamente,
        não significa que o mesmo seja gratuito, como consta no site, pois os valores das passagem internacionais já são bem elevados.

    • Rafael Tavares

      Eu usei. Tava uma fila imensa no dia e quase me atrasei pro voo em congonhas por isso. O primeiro ônibus que veio tinha a logo da tam, os outros dois seguintes eram descaracterizados, com o nome de uma empresa que não me lembro o nome, deve ter sido por isso que vc não viu

      • Thiago Castro

        Obrigado. Vacilo da Tam.

      • Kaique

        Em dias de grande movimento as empresas costumam terceirizar o serviço, para que filas não ultrapassem o primeiro saguão.

    • Igari Junqueira Gonçalves

      usei dia 12/03 normal

  • Fabiana

    Não acredito :/ e quem tem conexão? #comofaz?

  • Patrik

    Era de se esperar, as vezes que peguei esse ônibus sempre estava com poucas pessoas. Não é interessante para empresa manter essa rota com poucos passageiros utilizando.

  • Ninoska Ramirez

    simples, paga e vai de airport bus service ou voa pela tam e gol , acho que todas deveriam cobrar pelo menos 10 reais o trecho por cabeça e o serviço estaria garantido , a tam e a gol logo vao cortar tambem, prefiro pagar que ficar sem o serviço e ter que cair nas maos do airport bus service que ira aumentar o preço sabendo que voltara a ser o unico meio de ligaçao

  • Bohemia L Fabia

    O que matou este serviço era a questão de horários e frequências de saída. Por exemplo uma vez meu vôo devido a questões de natureza operacional da Azul (problema de atraso em outra perna do vôo + horário estourado de tripulação) atrasou a partida e com isto a minha chegada em GRU foi retardada em 1h15 minutos – qdo o vôo chegou até restituir bagagem e aquela coisa toda o último ônibus já havia saído e o próximo era apenas as 09h45 – ou seja dado o horário uma espera de 8h30min – acabei sendo obrigado a ir do T4 para o T1 e depois embarcar no AirportService – pagando a tarifa – e seguir até o CGH onde peguei meu carro para ir para casa….por causa da frequência de partidas, deslocamentos etc acabei chegando em casa apenas de 08h30 66

  • Bohemia L Fabia

    E MD bom tb fazer uma matéria sobre o corte de 12 destinos e em breve de acordo com artigo da FSP mais 11 da Azul…

  • Bohemia L Fabia

    O mais interessante não havia 1 FUNCIONÁRIO em terra para prestar uma assistência ao paxs, tive que recorrer ao bom e velho smart e consultar o site da Cia para saber a respeito do serviço…..e descobrir que o ônibus havia saído bem na hora do toque de solo da aeronave em GRU…

  • Matheus Rocha

    Bom, a esperança para a solução deste problema é que as obras da CPTM que liga GRU ao centro da Capital estão em andamento, e as obras do monotrilho que interliga ao aeroporto de CGH também .. sendo o monotrilho de congonhas com entrega prevista para o ano que vem , previsto né, esperemos o governo adiar … mas o caso é pensar que quando estes modais estiverem em operação, será possível conectar os dois aeroportos em um tempo que nenhum ônibus / taxi consegue rsrsrs

  • Janine

    Então me esclareçam: se eu comprar um voo com conexão em diferentes aeroportos, o transporte entre eles é de graça? Como faço?

  • Alan

    Infelizmente na Tam as informações são escassas e há uma “fila de SUS” para pegar o ônibus. Para não perder o voo, preferi desembolsar R$35 para ir de ônibus executivo. Na segunda vez, que a Tam me trocou de voo sem perguntar, me pagaram um táxi.

  • Fernando

    Para mim ainda é a melhor opção, se for uma viagem de no maximo 20 dias, ir com meu carro e estacionar nos estacionamentos ao redor de guarulhos, que compensa custo beneficio.

  • Junior Ibagy

    Amigo, apenas de te lembrando.. os trilhos não param em Cumbica e sim próximo.. e nós, filhos da pátria educadora, teremos que pegar um ônibus ou um taxi para chegar ao aeroporto de Cumbica..

  • Jeane Rosa

    Palhaçada! Tudo isso para ajudar taxistas? Que raiva de ser brasileira…o país dos cartéis!