Cartões de crédito poderão cobrar compras no exterior pelo câmbio do dia a partir de hoje!

Por Leonardo Cassol

Novidade importante para quem tem cartão de crédito e faz ou pretende realizar compras no exterior. O Banco Central do Brasil divulgou hoje uma resolução na Circular nº 3.813 que altera a regulamentação cambial quanto à conversão em reais dos gastos realizados em moeda estrangeira por meio de cartões de crédito.

Com a mudança, os emissores de cartão de crédito internacional poderão oferecer ao cliente a opção de pagamento da fatura pelo valor equivalente em reais da data de cada gasto em moeda estrangeira.

A opção de pagamento pelo valor equivalente em reais na data do pagamento da fatura será mantida e a adoção dessa sistemática está condicionada à oferta pelo emissor do cartão e à aceitação do cliente.

Além disso, foram ampliadas as formas de pagamento para aquisição de bens e serviços no exterior por meio de empresas que prestam serviço de pagamento internacional de comércio eletrônico. Anteriormente, o único meio permitido para tais pagamentos era o cartão de uso internacional. Agora, a transferência bancária e o cartão de uso doméstico ou internacional podem ser usados para esse fim.

dolar

A Circular 3.813 aprovada pela Diretoria Colegiada do Banco Central entra em vigor hoje.

Os bancos e as principais administradoras de cartão de crédito deverão se manifestar nos próximos dias sobre a nova modalidade, oferecendo possivelmente a nova opção aos clientes, que pode ser extremamente útil nos períodos de maior oscilação da moeda. Afinal, hoje é muito ruim comprar no risco sem saber quanto vai se pagar na cotação do dólar no momento do fechamento da fatura.

E você, o que achou da medida? Comente e participe!