Como é andar com o Cabify, o novo concorrente do Uber na cidade de São Paulo

Marcel Bruzadin 28 · junho · 2016

Provavelmente você já ouviu falar dos serviços oferecidos pelo Uber, certo? E do Cabify, já ouviu falar? A empresa, com sede na Espanha, ingressou no mercado brasileiro neste mês e veio ao Brasil com a promessa de ser um grande rival do Uber, hoje um dos mais populares serviços de transporte colaborativo no país.

como-e-andar-com-cabify-logo

Fundada em 2011 e atualmente operando em 6 diferentes países (Espanha, Peru, México, Chile, Colômbia e Brasil), o Cabify vem com a premissa de oferecer alguns importantes diferenciais no mercado, que vamos detalhar em seguida.

Na semana passada o Melhores Destinos experimentou o serviço da empresa e mostramos agora como foi a experiência e se vale a pena ou não utilizar o transporte recém-chegado ao Brasil.

O que é Cabify?

Se você nunca ouviu falar e não sabe nem do que se trata, o Cabify, assim como o Uber, é um serviço que conecta os motoristas de carro e os passageiros através de um aplicativo para celular. Diferentemente do Uber, o Cabify, permite que os seus passageiros solicitem um carro também via browser, ou seja, não exclusivamente pelo celular.

como-e-andar-com-cabify-website

Uma vez que o usuário define o seu local de partida e solicita um carro, o serviço aciona os motoristas disponíveis cadastrados em tempo real e aguarda a confirmação de algum deles para a sua solicitação. Pela própria plataforma é possível inserir o seu destino, com isso o próprio aplicativo já lhe informa o valor exato da corrida, a ser paga via cartão de crédito ao lhe deixar no destino desejado.

Como foi a experiência com o Cabify

Apesar de ter inaugurado sua operação há pouco mais de duas semanas no Brasil (São Paulo) como falamos anteriormente, um dos pontos que mais chamou atenção com o Cabify foi a disponibilidade de motoristas na região, zona sul da capital. Após solicitar um carro, o motorista chegou em menos de 10 minutos, o que achei extremamente positivo, justamente por se tratar de um serviço novo e ainda em divulgação. Sinceramente, esperava que houvesse um tempo maior de espera. Ponto positivo.

Logo ao entrar no carro, um Citroen Picasso (muito limpo por sinal), recebi as boas-vindas ao Cabify pelo motorista, que me questionou sobre a temperatura do ar-condicionado, a estação do rádio e ofereceu-me uma garrafa d´água, não muito diferente de como é feito no serviço com o Uber.

como-e-andar-com-cabify-garrafa

Durante todo o percurso conversamos bastante sobre diversos assuntos, inclusive sobre a chegada desse novo tipo de serviço no país, algo que vem trazer cada vez mais benefícios para os usuários através da livre concorrência e claro, também aos motoristas.

Pagamento da corrida no Cabify

Assim como no Uber, por padrão todo o cálculo do trajeto é feito através do Waze – que define, em tempo real, a rota mais rápida até o destino, considerando trânsitos e/ou possíveis acidentes. No entanto, caso o usuário tenha alguma preferência por rota ou região, os motoristas podem fazê-la, como o cliente achar melhor.

como-e-andar-com-cabify-motorista

Um dos principais diferenciais do Cabify, e que promete trazer dor de cabeça pro Uber, é que o valor da corrida é determinado ponto a ponto, ou seja, a tarifa é calculada independentemente do trânsito, horário ou caminho alternativo que o motorista fizer (e você permitir, claro). Dessa forma, o usuário fica sabendo o valor final da corrida no momento que solicita o veículo, sem surpresas ao final da corrida. Além disso, o Cabify chega ao Brasil oferecendo uma tarifa mais em conta que o Uber, sendo um dos principais atrativos para que os usuários testem os seus serviços.

Pelo serviço ter acabado de chegar ao Brasil, por enquanto só é possível solicitar uma categoria de veículos, chamada Cabify Lite, no entanto, a promessa da empresa espanhola é que em alguns meses as demais categorias entrem no mercado brasileiro para competir com as diversas categorias já existentes no Uber, como os carros luxo, com a intenção de atingir o mercado de executivos.

Diferenças entre Cabify e Uber

Durante a conversa que tive com os motoristas, tanto no trecho de ida como no trecho da volta, uns dos principais diferenciais para eles é o fato de poder ter acesso ao telefone do cliente que solicitou o carro: “Com o Cabify nós, motoristas, temos acesso direto ao telefone do usuário, assim conseguimos entrar em contato com o cliente em locais com um grande número de pessoas, como aeroportos, shoppings, etc”.

Sou usuário de Uber há muito tempo e confesso nunca ter tido problemas em ser recebido com algum veículo mal-conservado, no entanto, um outro diferencial relevante para os usuários do Cabify é em relação à sua frota, que só permite cadastramento de motoristas que possuam carros de até 5 anos de “idade”, ou seja, a probabilidade de você ser recebido com um carro novo e bem cuidado é bastante alta.

 

Acumulando milhas com Cabify

Outro ponto que é muito interessante, principalmente para quem gosta de viajar (como é nosso caso), é poder vincular a sua conta Cabify com um programa de fidelidade de sua escolha. No aplicativo está disponível somente o Latam Pass para Peru e Chile. A empresa, contudo, ainda não anunciou nada a respeito de acúmulo de kms ou milhas no Brasil.

Além disso, é possível configurar alguns detalhes sobre a sua preferência no carro como passageiro. Através do aplicativo mobile é possível ter acesso às suas preferências, como ar-condicionado ligado ou desligado, música, frequência de rádio favorita e até mesmo se deseja que o motorista abra sua porta no embarque ou desembarque, o que pode ser muito útil em determinadas situações.

como-e-andar-com-cabify-preferencias

Problemas com Cabify

Mas não são apenas elogios ao serviço. No trajeto de retorno até minha casa, solicitei um veículo que aceitou a corrida mas ficou cerca de 10 minutos parado no mesmo local. Ao perceber que o carro não vinha em minha direção, cancelei a corrida para poder solicitar outro carro e fui cobrado em R$ 7, sendo que só cancelei pois o motorista não se aproximava.

Assim que pude, encaminhei um e-mail ao suporte do Cabify, via website, com todos os detalhes do ocorrido e até o momento não obtive resposta. Casos semelhantes com o Uber já ocorreram comigo e amigos próximos e a resposta foi imediata, assim como o estorno da cobrança.

Pontos negativos

Além do fato de ter sido cobrado por uma corrida cancelada, ainda são evidentes alguns detalhes e pontos a melhorar do serviço da Cabify aqui no Brasil, o que é completamente aceitável para uma empresa que está chegando em um novo mercado.

Ao utilizar o aplicativo, disponível para download em todas as plataformas mobile, é possível visualizar alguns erros de tradução em algumas palavras, como: “seleccionar”, mas certamente nada que impeça de utilizar o aplicativo, são pequenos detalhes.

Por se tratar de uma empresa nova no mercado, o cadastramento de novos motoristas tem sido feito de forma gradual, portanto, é possível que em determinadas regiões da cidade não haja tantos motoristas disponíveis.

Códigos promocionais Cabify

Para quem vai se cadastrar no serviço é possível receber bônus usando códigos promocionais no Cabify:

cabifychegou – Oferece R$ 20 até 15 de julho

CABIFYEMSP – código da garrafinha de água, também oferece R$ 20

VAIDEVISA – R$ 30 de crédito para pagamento com cartões Visa

Conclusão: vale a pena usar o Cabify?

Em linhas gerais o serviço é realmente bem semelhante ao prestado pelo Uber em diversas cidades do Brasil. No entanto, os diferenciais oferecidos pela empresa, especialmente o preço, podem ser um atrativo para que mais pessoas passem a utilizar o serviço.

Já sabemos que existem outras empresas similares vindo ao Brasil para ganhar participação nesse mercado, que promete trazer muitas mudanças ainda.

Mais informações sobre o Cabify pelo site .

E você, já experimentou o Cabify no Brasil? Deixe sua opinião nos comentários abaixo, diferentes pontos de vista são importantes para uma boa discussão.

Autor

Marcel Bruzadin - Marcel
  • EIion Tallet

    Uma dúvida: o valor débito no cartão é pago no Brasil ou será que não é uma transação internacional (com direito a IOF e tudo mais)?

    • Marcel Bruzadin

      Olá Elion,
      A cobrança é feita em reais, sem acréscimo do IOF

  • Eu fiz algumas corridas usando o Cabify, e foram todas muito boas. Carros novos e limpos e motoristas muito solícitos.

    Acho que vale a comparação de valor, pois em alguns casos o UberX é mais barato. Por exemplo, do ponto aonde eu estou (Jardim Europa) o Cabify cobra R$82,00 até o aeroporto de Guarulhos.

    O UberX cobra R$69,00 na categoria Pool e estima em R$77,00 na individual.

  • Flaviano

    Agora falta testar a Televo, que se não me engano, também já está operando em São Paulo.

  • mimimiblablabla

    Será que sua inteligência, já chama todos os motoristas são tontos, ultrapassa a capacidade de uma ervilha e alguma vez lhe ocorreu que devia ligar pro motorista, pois é um problema recorrente??
    O waze que a uber usa é o mesmo que o cabify. Logo, vai acontecer a mesma coisa, pois TODOS os motoristas cabify também são motoristas uber, burro.

    • Alry Altair

      Kkkkkkkkkkkk

  • Karine Figueiredo

    Eu já usei umas três vezes em BH e gostei muito! Serviço impecável e o preço é bem parecido com o do Uber!

  • marcio ramos

    gostaria de saber quando a cabify chegara em brasilia

  • Marize Amorim

    Carbify vai usar dinheiro na cobrança, assim como o uber vem fazendo? Acho arriscado. Vai ter serviço poll? Acho um absurdo você chamar um carro e ter que compartilhar com outras pessoas que não sabemos o que pode acontecer e ainda ficar transitando por mais tempo que o normal pra ter uma economia pequena. Carros compactos 4 portas poderão se cadastrar?

  • mimimiblablabla

    vc é rápido nas resposta, talvez seja mesmo o motivo do seu cérebro disprevilegiado, é difícil pensar.
    Tá explicado pela boçalidade dá sua resposta que deve morar num cubículo que não tá nem no mapa já fala como um taxista facista.

    • Alry Altair

      Grrrrrrrrrrrrrrr kkkkkkkkkkkkkk

  • Alry Altair

    Muito bem, William.

  • Apenas em Curitiba

    • José Lima

      Boa noite Dênis
      Curitiba e região metropolitana ?

      • Oi José, no site diz apenas Curitiba, mas baixe o aplicativo e veja se consegue solicitar nas cidades próximas

  • Walter

    Pão duro é fogo, vai para a Europa e reclama de migalhas…..zé povinho…

    • Bruno Caporalini

      Reclamo o que me é de direito pois meu dinheiro é fruto de trabalho honesto, como da maioria das pessoas que você chama “zé povinho”.
      Resta saber de onde vêm os recursos dos mão abertas que não se importam de serem cobrados em mais que o dobro do informado.

      • Marcio Reis

        Faço minhas as suas palavras, parabéns!

  • Ibraim Sued

    Pois é, eu passo por um problema semelhante então chamo para um número próximo na rua que é reconhecido pelo waze.

  • Ibraim Sued

    Tão desorientado que se dirigiu à pessoa errada.

  • DOUGLAS RODRIGUES ROCHA

    Isso é para Rico