No ar o Guia de Búzios, o badalado destino da Região dos Lagos no Rio de Janeiro

Monique Renne 5 · abril · 2016

Está no ar o Guia de Búzios, um dos melhores destinos da Região dos Lagos. A apenas 170km do Rio de Janeiro você poderá aproveitar dias de muito sol e mar, regado a diversão, bons restaurantes, pousadas deliciosas e baladas animadíssimas! Não é à toa a paixão que Brigite Bardot sentiu ao visitar Búzios nos anos 60. São mais de vinte praias capazes de arrebatar o coração dos viajantes. É desses destinos difíceis de desapegar.

buzios-praia-brava-001
Praia Brava

A Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, sempre atraiu multidões em busca de belas praias. Porém uma cidade em especial arranca suspiros entre os visitantes. Búzios é repleta de charme, tem fácil acesso, lindas pousadas, restaurantes com cardápios bem elaborados, excelentes opções de compras e, o melhor de tudo, lindas praias para dias de intenso descanso. É destino para quem deseja relaxar, mas não necessariamente desplugar. Búzios alia muito bem o mar à cidade. É um bom destino para uma viagem rápida de final de semana ou mesmo para alguns dias de pé na areia.

buxios-pousada
Pousada à beira-mar na Praia de Geribá.

A tarefa mais difícil entre os viajantes que chegam a Búzios pela primeira vez é definir onde se hospedar. São tantas praias com oferta de pousadas que será complicado escolher. Mas a dúvida é das melhores, afinal, as opções são maravilhosas. Um dos motivos que leva tanta gente a Búzios são as pousadas de excelente qualidade, que aliam conforto e requinte ao ar descolado da cidade. Tudo cercado por um certo glamour, remanescente dos tempos que Brigite Bardot propagou as belezas de Búzios pelo mundo e a tornou balneário dos ricos, chiques e famosos.

Você não precisa ser uma estrela do cinema para se hospedar em uma pousada com pé na areia ou mesmo ter uma linda vista para o mar. Basta se organizar com um pouquinho de antecedência para curtir um bom lugar ao sol. Mesmo que as praias sejam excepcionais, uma bela vista e uma piscina com borda infinita não farão mal a ninguém. Ainda que o seu orçamento não comporte este deleite, Búzios oferece hostels descolados e pousadas charmosas com custos bem acessíveis. É um destino excelente para todos os bolsos!

buzios-pousada-004
Rocka Beach Lounge na Praia Brava.

Uma prova disso é que para ir às principais atrações de Búzios você não gastará quase nada! Diferente de outras cidades, onde passeios de barco e lancha são essenciais para conhecer as praias da região, em Búzios as atrações estão localizadas no continente e são tranquilamente acessíveis de carro, a pé, com uma bike ou, caso, prefira, em um rápido táxi boat. Exatamente por isso Búzios cabe em qualquer orçamento. E a oferta de praias na cidade é realmente bem grande. São mais de vinte opções capazes de agradar a todos os turistas. Difícil será escolher entre uma delas.

buzios-praia-joao-fernandinho-001
Descida para a Praia de João Fernandinho.

Búzios tem praias de todo tipo. E nós estivemos por lá para conhecer cada pedacinho de areia e contar tudo para vocês! Impossível dizer qual a mais bonita. Elas são tão diferentes umas das outras que chega a ser complicado acreditar que estamos falando de uma cidade tão pequenina. Que tal começar pelas agitadas Geribá e Ferradura? De lá você poderá experimentar os encantos de João Fernandes e João Fernandinho ou a Praia da Azeda e Azedinha. Se você for adepto da prática de SUP, a Praia da Ferradurinha é uma ótima ideia. Vale também um dia de calmaria na areia tranquila da Praia Brava, onde você poderá tomar um bom drink nos elegantes bares com vista para o mar.

O pôr do sol na Praia da Tartaruga e na Praia da Armação são imperdíveis, assim como um final de tarde nos bares do Porto da Barra, na Praia de Manguinhos. Para fugir do agito, explore a pequenina Praia da Foca, o tranquilo mar da Praia do Forno, a escondida Praia dos Amores ou a Praia do Canto. Mas se você quiser mesmo um pouco de ousadia, faça a trilha até a Praia Olho de Boi, onde reina o naturismo. Se o tempo permitir, percorra praias mais afastadas, como Tucuns (vale até um voo de parapente), Caravelas e José Gonçalves. Cada uma delas é especial e única. Sendo assim, visite o máximo de praias que puder. Caso deseje curtir em alto mar, vale experimentar o passeio de escuna ou mesmo alugar uma lancha particular. Por terra, se não estiver de carro, escolhe um dia para se divertir nas ladeiras de Búzios pilotando um buggy.

buzios-praia-do-forno-003
Pôr do sol na Praia do Forno.

À noite, Búzios se mostra tão encantadora quanto em dias de sol. Neste momento quem atrai os turistas não é a areia, mas sim a Rua das Pedras. O pequeno trecho à beira da Praia da Armação forma um belo calçadão que se une à Orla Bardot e reúne visitantes ávidos por boa comida e algumas comprinhas. Será difícil resistir às belas vitrines de Búzios, onde grandes marcas nacionais e internacionais entram no clima da cidade e convidam não só às compras, mas também a um delicioso e tranquilo passeio. Tudo é regado a muito charme, lindas vitrines e aquele delicioso clima de praia. E se a chuva pegar, vale correr para ver um filme do elegante Gran Cine Bardot.

Os restaurantes da Rua das Pedras seguem a mesma linha e oferecem um maravilhosos mix de requinte e descontração, onde os cardápios sempre incluem frutos do mar fresquinhos em receitas bem elaboradas. Quem não estiver com o bolso preparado para enfrentar os menus mais requintados, não precisa se preocupar. Na Rua das Pedras tem opções para todos os bolsos, de crepes a lagostas. Outro lugar imperdível para quem busca um bom jantar é o Porto da Barra, onde os restaurantes à beira-mar oferecem linda vista para o pôr do sol. Mas, preciso confessar, os mosquitos atacam por lá! Durante o dia, não se preocupe. Grande parte das praias têm opções de quiosques e algumas até oferecem bons restaurantes. Você não passará fome em frente ao mar. 

buzios-rua-das-pedras-006
Rua das Pedras, onde as compras são uma tentação.

O agito de Búzios não termina no jantar, muito pelo contrário! A cidade tem uma noite bastante ativa, especialmente nos meses de alta temporada de verão. É hora de se preparar para dançar até o amanhecer, coisa normal para os baladeiros de Búzios. Mas se você preferir um esqueminha mais tranquilo, os bares com música ao vivo ou mesmo as maravilhosas festas que acontecem ao pôr do sol serão capazes de tornar Búzios um destino ainda mais espetacular. É lugar para curtir 24h, seja com os pés na areia ou na pista de dança. 

buzios-noite-007
Privilège, uma das mais disputadas casas noturnas de Búzios que oferece festas até o amanhecer.

Quer conhecer mais sobre este lindo destino da Região dos Lagos? Acesse o Guia de Búzios e veja tudo sobre as mais belas praias de Búzios, boas pousadas para hospedagem, como chegar e quando ir à cidaderestaurantes imperdíveis, dicas de compras, as baladas mais disputadas e muito mais! Separe alguns dias na agenda e viaje para este destino delicioso no Rio de Janeiro. Em Búzios, sol, praia e diversão estão garantidos!

Publicado por

Monique Renne

Editora de Destinos