BRAZTOA lança campanha pela flexibização do visto Brasil – EUA

Leonardo Marques 22 · setembro · 2011

A BRAZTOA acaba de colocar no ar o site www.visawaivernow.com.br. A idéia é sensibilizar as autoridades dos dois países para que entendam o quanto ambos estão deixando de arrecadar com as exigências que estão em vigor. Com a flexibilização, os nacionais de ambos países poderiam fazer turismo no outro país usando apenas uma autorização eletrônica.

O “VisaWaiver” é um programa do governo dos Estados Unidos que possibilita a flexibilização dos vistos para indivíduos com de 36 nacionalidades.

Essa iniciativa da BRAZTOA – Associação Brasileira das Operadoras de Turismo – já conta com aopio de 15 entidades do setor, são elas: Abav, Abgev, Abeoc, Abacorp, Aviesp, ABIH, Abremar, CBC&VB, Copa Sul Hotels, FBHA, Fecomércio, Ipeturis, Sindetur/SP, SP Turis, Panrotas, Revista Viaje Mais, Revista Viajar pelo Mundo, Expo Editoras, Resorts Brasil,US Travel, FOHB, Revista Viagem e Turismo e Prisma Business.

Ao mesmo tempo que várias instituições brasileiras estão brigando por essa flexibilização, várias instituições americanas fazem o mesmo por lá. Hoje, os Estados Unidos recebem por ano 1.2 milhão de brasileiras e a US Travel, que congrega hotéis, companhias aéreas e destinos dos EUA, calcula que seu país passaria a receber 2,4 milhões de brasileiros por ano com o fim do visto.

E você o que acha dessa iniciativa?

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos
  • Pedro

    Flexibilização de que? É muito fácil conseguir visto. Todos (sem exceção) meus conhecidos conseguiram de primeira. E não são poucos.

  • Guilherme

    Inclusive, há alguns meses a Time publicou uma matéria na qual defende o fim da exigência de visto para brasileiros (e outras nacionalidades): http://www.time.com/time/world/article/0,8599,207

    • RABUGENTO

      Caso eles queiram me ver por lá, vão ter que facilitar, senão NÃO VOU!

      Há alguns anos o Visto era só preencher uns papeis, anexar alguns documentos e o despachante(cargo em extinção) resolvia tudo.

      • Fabio R

        1. eles não vêem a hora de te ver por lá…

        2. há alguns anos não havia guerra contra o terrorismo…

  • Pedro

    Iniciativa perfeita!!! O Brasil no cenário economico atual mostra-se forte o bastante para conseguir firmar acordos como este, sem prejuízos para ambos os países e sim mais lucro para os EUA!

  • Fernando

    Desculpa mas… é muita cara de pau nossa achar que eles vão nos dar o direito de fazer parte deste programa… Já viram quais os países que estão neles. Não tem só que esteja em desenvolvimento. Nem o Chile está! Nem alguns europeus da comunidade estão…

  • Grazielle

    Apesar de ter visto, eu apoio. é humilhante o processo de retirada de visto, e desaponta os sonhos de muita gente. Hoje em dia brasileiro, nao quer ficar, quer ir e comprar e voltar pra casa. =)

  • Dagmar Sueli Rosa

    Pra mim é preconceito puro…já passou o tempo em que o EUA era sinônimo de "arriscar tudo pra ficar rico lá"… hoje está acontecendo justamente o contrário…eles que coloquem as barbas de molho.

  • Nelson

    A minha duvida eh:

    A implementacao desse sistema Visa Waiver, anularia os vistos de quem ja tem? E ai todos teriam que passar pelo novo processo de entrada nos EUA?

    Pq, se for assim, Sou terminantemente contra a abolicao da exigencia do visto.

    Desta forma, todos que ja passaram pelo arduo e complicado processo de aquisicao do visto e que agora tem 10 anos de tranquilidade para entrar nos EUA, sem buricracia, nem entraves ou papelada, voltariam a estaca Zero e teriam que se igualar a quem nunca se submeteu ao processo, ter que preencher papeis toda vez que for viajar, e ainda correr o risco de ser ou nao aceito na imigracao.

    Entao, so sou a favor se forem mantidos os vistos pra quem ja tem!

    • Fabio R

      ou seja:"pra quê facilitar pra todo mundo, se eu já garanti o meu?"

      ora convenhamos…

    • Luciano Stinchi

      Mesmo que o Visa Waiver para o Brasil entre em vigor, quem tem visto válido é OBRIGADO a entrar com o Visto. Ou seja, quem entra com o Visto tem 180 dias de permanência. Quem entra com Visa Waiver tem 90 dias. Então, pra quem tem visto de 10 anos válido, não precisa se preocupar com nada, não precisa fazer nenhum pagamento de ESTA e nem preencher o ESTA online, basta entrar com o visto. Isso tudo supondo que o Brasil entre no VWP.

      • Luciano Stinchi

        Complementando. Supondo que o VISA Waiver entre em vigor, nada impede você de continuar a querer ter visto após o mesmo ter vencido. Como eu disse acima, para viagens acima de 90 dias é necessário visto, pois o VWP não permite. Minha mãe por exemplo, é espanhola e tem visto válido. Visto este tirado mesmo após a Espanha já estar no Visa Waiver program. Como minha irmã morá no EUA, e tem filhos pequenos, minha mãe prefere a comodidade de ter o visto e caso precise ficar no EUA mais de 90 dias, está tranquila.

  • JP

    Só poderia reduzir ou acabar com a tarifa para o Visto.

    De resto não vejo problema em solicitar o visto antes de viajar.

    • Fabio R

      boa, aí só vai faltar eles pagarem a passagem e hospedagem pra quem não mora em cidade de consulado…

  • Joao Lucena

    Parabens pela matéria. É certo que esta iniciativa irá ser aprovada. É só questão de tempo. Bom para os Brasileiros e melhor ainda para os Estados Unidos que estão em uma tremenda recessão e precisa em muito do turista brasileiro. Eles vem praqui e gastam muito. Mas muito mesmo.

  • WAGNER PEREIRA

    OS DOIS PAISES SO TEM A GANHAR, SERIA UMA OTIMA INICIATIVA POR PARTE DOS DELES, VAMOS TORCER PARA ISSO ACONTECER O MAIS RAPIDO POSSIVEL.

  • Felipe

    Bem difícil de liberarem, o que vai ter de neguinho de governador valadares indo e ficando por lá…

  • Ricardo

    Tenho passaporte italiano e utilizo o programa Visa Waiver. É super tranquilo, tudo pelo site do governo americano.

    Não existe essa papelada que você citou.

    "Se igualar" foi uma observação preconceituosa ao meu ver no seu comentário. Decisões visando uma melhoria nas relações internacionais entre países sem duvida sobressai sobre situações individuais, buscam o bem comum.

    Torço para que o VISA WAIVER, o mais breve possível esteja disponível para os cidadãos brasileiros também.

  • Ronaldo

    Pois é Nelson! Você é um daqueles que só pensa em você mesmo! Milhares de brasileiros tem que passar horas na fila para tirar o visto e você manda uma dessas? Esqueceu que depois de 10 anos você terá que passar pelo mesmo processo?

    Pelo que eu percebi você é um daqueles que pensa já garanti o meu dane-se o resto!

    • GRACE

      É INCRIVEL COMO TEM ALGUMAS PESSOAS QUE SÓ PENSAM EN SI.

      EU QUERIA VER SE NÃO TIVESSEM O PODER AQUISITIVO QUE TÊM, SERÁ QUE PENSARIAM ASSIM??

  • Só irei aos EUA a passeio quando encerrarem o embargo comercial a Cuba.

    • Marcos Sobral

      Se lascou então.

    • Fidel

      Viva la revolucion, viva!

    • Heddy Patrick

      Acho que em breve você estará passeando pelos EUA então…

    • Tais

      Vc conhece bem a história desse embargo? Eu conheço, tenho amigos lá… posso te garantir q vou aos usa no fim desse ano sem nenhuma culpa na consciência. Procure saber melhor.

  • Rafael

    Sou terminantemente contra! Todo mundo sabe como brasileiro é…. se liberassem o visto o que ia ter de brasileiro querendo virar imigrante ilegal não ia estar no gibi! Brasileiro queima filme por onde passa. Essa medida ia acabar prejudicando todo mundo, pois a partir do momento que todos estão liberados do visto, os agentes da imigração teriam plenos poderem para negar a entrada a quem eles bem entendessem. E hoje em dia não é difícil tirar visto, apenas a burocracia e o tempo. Essa medida ia acabar lotando os EUA com os beneficiários do Bolsa Família…

    • Marcel

      Fantástico, falou tudo ! Espero que não liberem.

    • José

      Ok, agora volte para a sua vidinha mediocre de classe mérdia paulistana. Continue votando no PSDB, comendo sardinha e arrotando caviar.

    • Hiroko hime

      Por gentileza Rafael, não fale tamanha besteira. Você sabe quanto é o valor do bolsa-família? Você tem a menor noção de quanto tempo levaria para uma pessoa beneficiada com essa ajuda conseguir bancar sequer uma passagem? Seu comment foi extremamente preconceituoso e grosseiro…Eu concordo que muitos brasileiros viajam e deixam uma péssima impressão, por outro lado, temos os brasileiros que tentam passar uma imagem positiva, justamente se preocupando com os que virão depois. Então faça sua parte ao viajar e deixe de falar bobagem sobre os que não podem.

    • Shandô

      Concordo com o Rafael, é triste, mas é verdade!

    • Lud

      Caro Rafael,

      Caso vc não tenha lido os jornais nos últimos… 3 anos… há uma grande crise nos EUA e os EUA estão cheios de beneficiários do Bolsa Família… DELES! Aliás inspirado no Bolsa Fam;ilia do gov brasileiro, pq nem essa idéia conseguiram ter.

      Por outro lado, venha a BH, que recentemente experiemnta o que Rio, SP, Buenos Aires já conhecem há algum tempo: um monte de Zé Ninguém dos EUA, Austrália, Inglaterra e adjacências, posando de super desenvolvido nas terra dos ninguéns, quando na verdade eles são ninguém na terra deles e vieram aqui ver "no que dá"…

      Pergunto: têm visto? Alguns se casaram pa ficar? Ah, desculpe, era só brasileiro né… (e tipo, as minas que se casaram com eles nem cobraram a grana que cobram de brazucas no exterior… A gente lê, viaja, vê… a gente sabe… não fica opinando na cadeira…)

    • Ronaldo

      Eita mais um! O cara vem aqui pesquisas passagens mais baratas para viajar, acessa, como todos nós, diariamente os Melhores Destinos e vem querer falar que os EUA vai lotar de bolsa família? Só posso dizer uma coisa para você: Sinceramente espero que os EUA lotem de bolsa família! E que as famílias hoje marginalizadas possam ter uma vida digna como nós!

      Por fim cuidado com o que se fala pois a gente não sabe o dia de amanhã. Quem sabe Rafael, amanhã você não seja um bolsa família!

    • Rafael

      Francamente Rafael……encher os EUA de bolsa família………sem comentários.

      Quem quer trabalhar ilegal vai, pega o visto e vai, chega lá e trabalha…..isso não é impedimento……

      Minha esposa é professora e moramos no interior do RS, ou seja, nosso período de férias e restrito (jan/fev) e temos que "perder tempo/gastar" para ir e voltar de POA->SP além de isso "comer" alguns dias das férias e custear passagens na nossa alta temporada.

      Olhe com os olhos no rosto, não no umbigo!

  • leandro

    esse Nelson, é o exemplo de individualismo heimm, e BRAZIL, vc nao merecia o visto para a terra do tio san nao filho….

  • Feliciano Martins

    Alguém arriscaria dizer qual a porcentagem de chance de isso acontecer?

  • @ Felipe, Qnto preconceito cara, puxa tem gente de todo o Brasil por la, não e so Gov. Valadares, alias, GV hoje, graças a melhor situação financeira q MG goza em ambito nacional, ate ja esta tendo uma grande quantidade de pessoas capazes de bancar uma viagem internacional, talvez ate melhor q o seu estado, de onde mesmo vc disse q e?

    Ademais, em caso de liberação do Visa Waiver p/ paises de renda media como o Brasil, geralmente viria atrelada a endurecimento das leis imigratorias por la…

  • Rodrigo

    Ia pra Califórnia, mas como não consegui agendar uma entrevista para o visto a tempo, decidi ir para Costa Rica com minha esposa.

  • Ethiene

    Acho difícil isso acontecer… mas seria perfeito…

  • Jobson

    Agora com o dólar do jeito que está, jogaram água fria no turismo sacoleiro nos EUA e nesta "iniciativa desinteressada" da BRAZTOA.

  • Henrique Pantarotto

    Sim, a porcentagem de chance de isso acontecer é de 89,7%.

  • Maria Cris

    Wille,

    Acabar c embargo comercial a Cuba so depente de Cuba e dos Castros. Francamente.

    Coitados dos cubanos…

    Ir p EUA ou qualquer outro pais so fugindo… Vc sabia disso?

    Os EUA e o mundo estao em crise. Hj brasileiro vai gastar la em razao dos nossos altos impostos.

    E so fazer aconta: se precisa notebook, roupas ou eletronicos, c a diferenca dos precos no Brasil vc vai p la, compra, paga a viagem e sobra troco.

    Tenho visto mas sei da dificuldade, ate porq moro longe de consulado. E 1 viagem( p ter o visto) antes da viagem( eua).

    Torcer p dar certo!

  • Igor – Poa

    1. eles não vêem a hora de te ver por lá…² rsrsrsrsrs

  • Alexandre

    por isso e por outras que eu só viajo para a Europa, desde a década de 90… rs

  • Alexandre

    foi no cerne da questão! Eles perderam a banca porém mantêm a pose… As pessoas só viajam para os EUA para fazer compras e as crianças, adolescente e crianças adultas para conhecer a Disney e afins. Esse discurso de 'evitar imigração' está em baixa, afinal quem quer trabalhar mais, ser tratado como subhumano e ganhar menos do que ganharia aqui?

  • Alexandre

    Está aí uma pessoa que merece ser (des)tratada na fila para retirada do visto. Toma a chicotada e continua fiel e motivado.

  • Pamella

    Seria ótimo se isso acontecesse logo… estou com minha entrevista de visto agendada apenas para dezembro, e facilitaria muito se não fosse mais preciso. até pq aumentaria a chance das pessoas viajarem, só retirando uma liberação de acesso online, pouco antes de viajar…

  • marcia

    Sou muito contra! Se não impor limites a brasileirada vai e toma conta! E os americanos (pelo menos na florida, onde morei 3 meses) odeiam brasileiros que tentam morar lá! SONHO AMERICANO É DONUT!

  • Valdinho Pellin

    Liberar o visto eu acho muito complicado, mas poderiam facilitar né….. flexibilizar de alguma maneira afinal o turismo é bom e movimenta a economia tanto do Brasil quanto dos EUA.

  • Welliton

    Portugal faz parte desse programa, e é um pais quebrado a muito tempo.

  • Pedro

    Eu calculei 53,48%.

    O que significa?

    Que eu não tinha a mínima ideia.. Só que é mais pra sim do que pra não.

  • Mauro Rezende

    Esse Rabugento é uma comédia. Quem iria querer você lá, homem??? kkkk Melhor ir conhecer o Egito!

  • Caroline

    Do jeito que brasileiro é folgado, o tanto de imigrante ilegal que vai ter se o visto for liberado vai é queimar ainda mais nosso filme! Não concordo, pois acho que nao dá pra facilitar com brasileiro… é muita malandragem… infelizmente esse é a realidade… Se liberarem o visto muita gente vai pros EUA e nao vai voltar…

  • Caroline

    Concordo plenamente! Ainda vamos correr o risco de sermos barrados na imigração! Simplesmente por nao irem com nossa cara!

  • Caroline

    Acho que deveriam facilitar a questão da espera para agendamento… Podia ser bem mais rapidoooo e ter visto de urgencia! ainda mais com tanta promoção da CVC hahaha!

  • Marcelo

    Rafael, hj, mesmo com visto válido, não é garantida a sua entrada nos EUA. Visto só te dá o direito de ir até o oficial de imigração no aeroporto. Este oficial é quem irá decidir ou não a sua entrada nos EUA.

  • Matheus

    Acredito que o propósito é conseguir antes da copa…

  • Pedro

    Humilhante não… No máximo um transtorno bem grande…

  • Dann

    Hheaheaheahae, engraçado teu ponto de vista haehaeheahaeh

  • Bianca

    engraçado..a pouco tempo deu nos jornais que os maiores investidores atualmente dos EUA no setor imobiliario são os brasileiros…um apartamento em miami ou em NY é tão igual ou menor valor que um na zona sul do Rio ou alguns bairros da zona norte…será que ainda são burros em não liberar o visto para o pais que mais cresce no mundo?? o tal "sonho Americano" agora é pesadelo..é mais fácil eles agora pensarem "sonho Brasileiro"…a classe média brasileira hoje tem mto mais poder aquisitivo do que eles…acho que o Brasil devi tb restringir o visto para eles..daqui a pouco tá cheio de americano querendo lavar pratos no Brasil..

    • Sara

      Tenho certeza de que quem compra esses imóveis não tem o menor problema na hora de tirar o visto…

      Eu sou classe média e estou muitíssimo longe de ter o padrão de vida deles, infelizmente.

  • Rute

    Vim p/o Canada ,via Mexico (visto USA vencido

    No GRU AeroMexico,da um minuscolo papelc/site

    p/solicitar Essa Tal Autorizacao,com ela tive

    o bilhete. Qdo regressar devo ter Essa Tal!!!!!

    Veja =estou em transito=Passei imigracao,duana,

    apos RX 3passos entrego a bagagem p/conecsao.

    Embarque=no corredor revista geral, CREIO que

    o MEXICO americanizou ,SE tens o Visto USA nao

    precisa essa TAL!!!??. EUROPA do Leste= SOFIA,

    Moscou etc nao necesita visto, nem essa TAL!!??

    AO Canada, Brasil nao necessitava de Visto mas

    apos muitos Brasileiros aprontarem poraqui,o

    Visto surge, no inicio o > era de 6 meses,hoje

    e por 5 anos. Os Canadences podiam entrar ao

    USA c/ sua carta de Saude (e a ID d`aqui hoje

    o visto USA e obrigatorio. Na proxima direi

    mais.

    c/site

  • Fernanda

    Guilherme, é muito interessante o artigo. Os brasileiros gastam verdadeiras fortunas nos EUA e na atual situação dos EUA eles são os maiores interessados em nos ter por lá. Ano passado fui tirar um visto para meu filho ir à Disney e a moça da agência me disse: vá tranquila, eles querem o seu dinheiro lá. E foi moleza mesmo. Em horas de fila no consulado não vi ninguém ter o visto negado. Por isso é possível retirarem o visto.

  • Martinha

    Os americanos são muito complicados. Eles sabem que precisam dos nossos turistas, mais fazem doce.

    Aliás, como são arrogantes os consulares da Embaixada do RJ!

    Acho que com essas campanhas de ambos lados um dia acontece,falava-se muito desse acordo e que teria uma reunião bilateral em 29 e 30/08 em Washington para dar andamento já que o Brasil era o que mais estava em atraso, até Argentina estava na frente com os negociaões.

    Com o furacão Irene no fim de semana do encontro provalmente não teve a reunião e desde então não se falou mais de como anda as negociações para o fim do visto entre Brasil e USA.

  • Julio

    Sou a favor da liberação do visto para brasileiros. Existir apenas 4 embaixadas em um país de proporções continentais como o Brasil é um exemplo de pouco caso e desinteresse da parte deles com a gente. É muito humilhante sim ter que viajar, ficar horas em uma fila e ainda dar satisfações de nossa vida financeira para entrar naquele pais de merda. NY é um lixo, Europa sim vale a pena!

  • Julio

    heim?

  • Martinha

    Eu também sou a favor da liberação.

    Será que vai demorar muito?

    Só em pensar em ir a embaixada já me dá náuseas.

    • Geraldo Neto

      Sou totalmente a favor da liberação do visto.

      Nunca fiz muita questão de ir aos EUA. Prefiro o velho mundo Europeu ou a America Latina.

      O turismo que os EUA propoem, nao me agrada nem um pouco. Nao sou daqueles imbecis que viaja pra fazer compras, mas ainda acho q em NY e Washington devem ter uns museus bem interessantes.

      Se liberar, quem sabe nao dou as caras na terra do tio sam.

  • Martinha

    Alguém sabe alguma coisa sobre a reunião bilateral entre Brasil e USA em 29 e 30/08 em relação ao fim do visto?

    Ela realmente teve? É que nestas datas teve o problema do furacão Irene.

  • Alonso

    Nem todo mundo mora no Rio, Recife, São Paulo ou Brasília amigão. Imagina o cara que mora no interior, e que não tem aeroporto. É sempre um transtorno, neste caso ainda maior. Fora o tempo que se gasta para preencher aquele formulário (uma hora e meia é pouco). Uma autorização online seria beeeeem mais flexível e rápido, não acha?