Brasil e Estados Unidos terão acordo de “céus abertos”

Leonardo Marques 9 · dezembro · 2010

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

O Brasil e os Estados Unidos estão formalizando um acordo de “céus abertos”. Na prática, esse tipo de acordo permite aumentar o número de voos entre os dois países.

Normalmente, o números de voos entre dois países é definido em acordos feito entre os mesmos. A regra é assim: as empresas americanas podem ter X voos semanais para o Brasil e as empresas brasileiras podem ter essa mesma quantidade de voos para os Estados Unidos.

O Brasil usa esse mesmo mecanismo com vários outros países. Esse tipo de acordo visa proteger as empresas aéreas dos países. Mas em alguns casos, dois países chegam a conclusão que podem remover esse tipo de barreira, isso é chamado de acordo de céus abertos.

A acordo entre o Brasil e os Estados Unidos prevê uma aumento gradual dos voos entre 2011 e 2014. Em outubro de 2015 entraria em vigor a liberação.

Além do acordo com os Estados Unidos o Brasil tenta fazer esse mesmo acordo com os países da América do Sul.

Para o passageiro, esse tipo de liberação normalmente significa redução de preços. Mas, ele também pode ter um impacto negativo para as companhias aéreas.

No curto prazo o que muda?
Já em 2011 as empresas devem lançar vários voos entre o Galeão e os Estados Unidos e também entre outras capitais brasileiras e os Estados Unidos. Guarulhos só terá novos voos para os Estados Unidos a partir de 2013.

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos