BQB deixará de voar para São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba

Denis Carvalho 11 · agosto · 2014

Durou pouco a aventura da companhia uruguaia BQB nas maiores cidades do Brasil. A companhia solicitou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a exclusão de seus voos para São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Os três destinos já não constam no site da BQB, que seguirá operando apenas em Porto Alegre.

Segundo a solicitação oficial à Anac, os voos deixarão de ser operados nesta sexta-feira (15/08/14). A companhia também deixou de voar para Santiago, no Chile, e cancelou o leasing de um Airbus A320. Como consequência, 55 funcionários foram demitidos na Argentina e outros cortes devem ocorrer. 

A empresa afirmou que os cortes são uma reformulação estratégica e não se devem a questões financeiras nem de rentabilidade das rotas. E é possível que seja verdade. A questão é que a Dinacia (Dirección Nacional de Aviación Civil e Infraestructura Aeronáutica), a Anac do Uruguai, havia disponibilizado à BQB 50 frequências que eram da Pluna de forma provisória.

BQB A320

 

Agora, a Alas-U, sucessora da extinta companhia uruguaia criada por seus ex-funcionários, solicitou de volta as rotas, incluindo os voos ao Brasil e Chile, além de Uruguai e Argentina. A Dinacia está em processo de aprovação das rotas, mas a previsão é que ainda demore alguns meses até que a companhia inicie sua operação, com três jatos Boeing 737 alugados.

Quem precisar pode contatar a BQB pelo site da companhia ou pelos telefones 0800-8918218 ou (51) 3358-2000, do posto no aeroporto de Porto Alegre.

Com informações dos sites Contacto Turistico, iProfesional e  Espectador 

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Fernando M.

    Ontem entrei no site para pesquisar preços de CWB – EZE e não tinha mais a opção. Estava achando estranho…aí está a explicação.

  • Eu comprei uma passagem pra um voo em abril que nunca aconteceu, essa empresa não vai deixar saudade nenhuma!

  • Perdi R$ 2.200,00 com essa empresa. Estou aguardando o reembolso ha 1 mes e meio. Agora vou entrar com ação no juizado especial civel contra essa empresa ruim

  • Thomas H.

    Empresa lixo, típico caso em que o barato sai caro. Por isso que nunca voo com essas empresas pequenas que vem se aventurar por aqui… BQB, Amaszonas, Sky, etc.

    • Daniel_Macedo

      Voei pela SKY de Santiago a Puerto Varas, ida e volta, foi tranquilo, mas também pq comprei esse trecho separado, somente dentro do País. Voei uma vez pela extinta Webjet, e quase perdi o voo de volta, pois anteciparam o mesmo e não avisaram ninguém, minha sorte que madruguei no aeroporto. Outra que evito a todo custo é a Aerolíneas

      • Experimente a Aerolineas, está cada vez melhor, chega a dar pena das brasileiras.

    • Marcio

      A SKY não é tão pequena assim, já está no mercado a muito tempo, mas concordo que é comparavel a extinta webjet, mas empresas low-fare tem esses problemas mesmo, preço baixo e qualidade nunca andaram juntos e nenhum setor.

    • A SKY não tem nada de pequena e nem tem como comparar com BQB ou Amaszonas. Viajo frequentemente pela SKY, é de dar dó da LAN nos voos domésticos no Chile.

  • Uma pena não ter dado certo. Toda a concorrência é saudável e o consumidor sempre sai ganhando…E lá vamos nós com a dupla Gol e Tam novamente….

  • Cristóvão Varnier

    Também estou entando com ação na justiça … Comprei passagem para o Chile, e ao chegar em Montevidéu me disseram que o voo não existia … Furada, pessoal, cuidado! Vão tarde …

  • Uma pena perdermos essas rotas, estou torcendo pela Alas-U!

  • Wagner

    Empresa lixo, vai tarde.

  • Marcos

    A usair também vai deixar de voar pro Brasil, pena menos concorrentes aumentam os preços!

  • estou vendo politicagem no meio de tudo isso aí!! se não é problema financeiro ou gestão,porque está parando?agora resta saber o futuro dela?como será agora a aviação do Uruguai

  • Marcos Andrade

    E os passageiros agradecem !

  • Debora Gislaynne

    Gente!!!!!!!!!!!! Socorro, não sabia dos problemas com essa empresa, estou com um voo compro de SP para montevideo no ano novo. O que eu faço????? Minha viagem vai furar? HELP!!!!!!!!!!

    • ANTONIO

      Já furou.Ela só voa a partir de POA.

    • Sérgio

      Estou na mesma situação.

    • Debora entre em contato com eles, talvez te realoquem em outra companhia aérea

      • Debora Gislaynne

        Obrigada, farei isso. Eu e dois amigos compramos essas passagens para Montevideo no ano novo. Estou muito preocupada. Já estamos com as reservas prontas.

        • Sérgio

          Débora, to igual…que você vai fazer?

          • Letícia

            Debora, a solução que achei melhor para mim foi comprar outras passagens aéreas, mesmo pagando mais caro. Melhor isso do que perder a viagem. Agora é rezar para receber o estorno deles, que não tenho muita fé que será feito!

    • Ricardo

      Estou na mesma situação, galera!
      Comprei ida e volta para montevideu saindo de SP. Agora vou entrar em contato com eles e ver. Se alguém tiver alguma noticia, postem aqui por favor.

      • Sérgio

        Eles pedem para enviar um email para eles mas nunca respondem.

  • Ricardo

    fiz um voo montevideu buenos aires e adorei a bqb. Excelente atendimenteo.

  • Alexandre

    otima noticia! essa cia nao presta! processem e peguem seu dinheiro de volta!!!

  • Sérgio

    Eu avisei o MD um mês atrás… mas preferiram ignorar.

    • Sérgio, não é que decidimos ignorar, mas ainda não era oficial. Obrigado pela sua dica, mas não podemos publicar uma informação tão grave até que tenhamos 100% de certeza, ou seja, até que haja o pedido oficial à Anac

  • Alex

    Olás. Teria um voo de POA a MVD em setembro. E recebi este email da BQB… cancelaram POA também !

    Estimado:
    Lamentablemente los vuelos desde y hacia Porto Alegre estan suspendidos hasta fin de año.
    Le podemos ofrecer la devolución integral o una protección con Aerolíneas Argentinas sujeta a disponibilidad a la hora del embarque.

    Disculpe los inconvenientes ocasionados.
    Saludos cordiales.

  • Letícia

    Comprei 2 passagens áreas dessa companhia com destino a Buenos Aires através do Submarinoviagens, e há poucos dias recebi um e-mail dizendo que meu voo havia sofrido uma alteração no horário da volta, sendo este saindo mais cedo. Entrei no atendimento via chat do Submarino, e para minha surpresa, disseram que meu voo havia sido cancelado, pois a empresa está irregular para operar no Brasil e com processo pela Anac. Total falta de respeito com o consumidor! A minha sorte – não que não tenha sido lesada – é que minha viagem era somente para dezembro e pude comprar outras passagens, porém, paguei muito mais caro e terei que arcar com um custo que não esperava. Aliás, estou com muito medo de não ter meu dinheiro estornado, e se for estornado, o prazo é de 60 a 90 dias. Um absurdo! O que mais me indigna é ver diversos comentários, em outros meios, dizendo que essa empresa nem sequer responde as pessoas, deixando o cliente em situação de total desrespeito. Não comprem com essa empresa!

  • Ricardo

    Não tive experiência e não conheço ninguém que tenha tido experiência PIOR do que a BQB. Tive problemas com passagens compradas em fevereiro para viajar em julho para Santiago. Até a véspera a informação da BQB era pra eu esperar a realocação em outro voo e a Decolar dizia que o voo estava confirmado. Para vocês que como eu infelizmente compraram passagem dessa empresa golpista, lamento informar, mas não esperem resposta nenhuma por email ou por telefone, eles simplesmente ABANDONAM o cliente depois de ter recebido o pagamento por uma passagem que não existem. Sugiro que como eu e outros passageiros aqui fizeram, comprem outras passagens para o mesmo destino com uma companhia de verdade (e não essa enganação chamada BQB) o quanto antes possível, e depois briguem para receber o que já pagaram. É o que estou fazendo. Não é o certo, não é o ideal, mas foi o único jeito que encontrei de não perder a viagem.