Boeing está negociando a compra da Embraer, diz jornal

João Goldmeier 21 · dezembro · 2017

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

O jornal The Wall Street Journal publicou hoje que a norte-americana Boeing está em conversações avançadas para a compra da brasileira Embraer. Segundo a publicação, a operação precisa de aprovação do Governo brasileiro que é acionista com poder de veto.

Atualizado em 21/12/2018 às 19:20

Segundo O Globo o presidente Michel Temer não irá permitir que a Embraer  passe totalmente para o controle da americana Boeing: “Em meu governo, a Embraer jamais será vendida”, mas não descarta parcerias pontuais em projetos conjuntos, na forma de associações e joint ventures.

O negócio traria à Boeing a expertise na fabricação de aviões menores, como os jatos da linha E2 que a Embraer pretende lançar o ano que vem, fazendo frente ao movimento feito pela Airbus ao adquirir participação majoritária na produção do modelo C-Series da canadense Bombardier (uma das principais concorrentes da Embraer).

A companhia brasileira é a terceira maior fabricante de aeronaves do mundo, com valor avaliado em US$ 3,7 bilhões de dólares.

Vale lembrar que Boeing e Embraer já possuem parcerias pontuais em alguns projetos como no modelo cargueiro KC-390 da Embraer.

Autor

João Goldmeier - Editor
  • Márcio Sampaio

    E as ações da Embraer decolaram…

  • Marcio Correa

    Depois da investida da Airbus na Bombardier, da qual comprou fatia majoritária do programa de aeronaves C Series, isto já era esperado. A Boeing não ia ficar quieta.

  • Marcus

    Acabou a brincadeira, então, bem vindos a realidade, embora as principais partes dos aviões, aquelas que demandam mais tecnologia já sejam importadas.

  • Fabio

    Otima noticia.

  • Thiago Trevisan

    Fusão e não venda!!!

    • Se for fusão ok. Mas e se fosse a Embraer querer comprar a Boeing, eles venderiam.

      • Thiago Trevisan

        Livre comércio, claro que tem interesses, más acredito que é uma questão de sobrevivência, na verdade já são parceiros em outros projetos… faz todo sentido a fusão.

    • Fabio

      Tipo a fusao da TAM com a Lan? Onde agora so da Chile no comando?

  • José Luiz da Costa

    Para Embraer complicou, ou fica e o bicho come ou corre e o bicho pega. É negócio $$$$, poder.

  • Paulo Afonso

    Acredito que não haverá muita saída prá Embraer. Talvez uma saída é separar a área militar de interesse da Aeronautica e a aviação civil de passageiros. A de passageiros é o que interessa prá Boeing. A Embraer sozinha prá enfrentar a Airbus/Bombardier não terá vida longa.

  • Paulo Afonso

    Se duvidar, a Embraer já não é nossa…rs Composição do Capital Social da Embraer.
    Posição Acionária*Nome%ON%PN%TotalBlackrock Inc.5,020,005,02Brandes Investments Partners. L.p.15,050,0015,05Bndes Participações – Bndespar5,370,005,37Mondrian Investments Partners Limited10,120,0010,12Outros63,420,0063,42Ações Tesouraria1,030,001,03Total100,000,00100,00