Conheça o Boeing 787 Dreamliner da Avianca, que agora voa de São Paulo a Bogotá!

Denis Carvalho 11 · fevereiro · 2015

A Avianca deu início hoje aos voos de São Paulo a Bogotá com seus novíssimos Boeing 787-8 Dreamliner. A partir de agora serão dois voos diários com o jato mais avançado da Boeing a partir de Guarulhos – o mesmo modelo já é usado pela Ethiopian e LAN a partir do aeroporto paulista, o único do Brasil que tem rotas com o 787.

Para marcar a data, a companhia colombiana promoveu hoje uma apresentação de uma das aeronaves para Imprensa e convidados e o Melhores Destinos foi lá para conferir a configuração do 787 da Avianca. Confira o que espera os passageiros que optarem pela companhia!

Boeing-787-avianca-dreamliner1

O 787 vai operar os voos AV 86, com saída às 9h30, e AV 249, com saída às 15h20 de Guarulhos e os voos AV 85 e AV 248 no sentido inverso, de Bogotá a São Paulo. O jato foi configurado em duas classes: executiva com 28 poltronas e econômica com 222 lugares.

A primeira inovação do Dreamliner se refere aos materiais com o qual é fabricado: 50% de material compósito, 20% de alumínio, 15% de titânio, 10% de aço e 5% de outros materiais. Isso o torna mais leve e resistente que os modelos anteriores e o permite voar até 5% mais rápido e gastar 20% menos querosene de aviação.

Boeing-787-avianca-dreamliner35

“Para os passageiros a sensação de conforto é maior, especialmente pelo controle do ar, que é menos seco que em outras aeronaves. Isso reduz os efeitos do jetlag e o cansaço com voos longos”, explicou Tarcisio Gargioni, vice-presidente da Avianca Brasil, que apresentou o novo avião representando a parceira colombiana.

Ao entrar na aeronave, a sensação é de sobriedade. A Avianca inovou pouco nos tecidos, optando pelo grafite tanto nos estofados da classe econômica quanto da executiva. A business class é composta por duas alas, com assentos full flat com 180 graus de reclinação

Boeing-787-avianca-dreamliner12

As poltronas são confortáveis, apesar de não serem tão largas, e são equipadas com telas de 16 polegadas e sistema de entretenimento on demand com controle remoto, porta objetos, tomadas e luzes auxiliares.

Na classe econômica, o espaço das poltronas é de 32 polegadas e os assentos também contam com telas individuais de 9 polegadas. A disposição de poltronas 3-3-3 com 55 centímetros de largura (6 cm a mais que os modelos similares) o que parece proporcionar uma viagem um pouco mais tranquila aos passageiros.

Boeing-787-avianca-dreamliner28

Boeing-787-avianca-dreamliner31

Para quem não conhece o Dreamliner, uma das principais inovações são suas janelas, com tamanho 40% maior que a dos demais aviões comerciais e um exclusivo sistema de escurecimento que dispensa o uso de persiana: basta ativar um botão abaixo da janela para que ela escureça ou fique mais clara conforme a vontade do passageiro. Compare as duas na imagem abaixo:

Uma janela escurecida e outra transpatente
Uma janela escurecida e outra transparente

Também há novidades no bagageiro mais amplo na iluminação em led da cabine e no isolamento acústico superior.

Boeing-787-avianca-dreamliner21

O que mais chama a atenção, no entanto, é o belo design da aeronave, que também é responsável, ao lado dos materiais de fabricação, pelo aumento de velocidade e eficiência, além de oferecer maior estabilidade durante o voo.

Boeing-787-avianca-dreamliner40

Segundo a Avianca, o Dreamliner tem alcance de 14.500 quilômetros e passará a ser usado também nas rotas para a Europa assim que novas aeronaves forem entregues. No total, a companhia colombiana encomendou 15 Boeing 787, dos quais quatro já estão em operação e outros três devem ser entregues neste ano. Os jatos também estão sendo usados nas rotas de Bogotá a Buenos Aires, Santiago e Nova York, mas infelizmente não há previsão que outros aeroportos brasileiros, como Rio de Janeiro e Porto Alegre, recebam o avião.

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Daniel

    Belíssimo!

  • R.F.

    Mas parece que o voo de SP para Bogota com essa aeronave vai até o dia 31/07 depois voltam os A330! 🙁

    • Eduardo

      O AV85 e AV86 depois dessa data que você informou volta a ser A330 e o AV249 e AV248 voltam a ser A319 / A320 ou A330 (depende da malha dia).

  • Mauricio Martins

    Voei neste belíssimo avião esta semana no trecho BOG-JFK-BOG. Avião surpreendente, não ouve-se quase o barulho de suas turbinas. Muito bom mesmo.

  • Emerson

    Belo avião! Sempre torcendo para cada vez mais as cia aéreas invistam no conforto!
    Obs.: Acho que a foto 36 tá fora do escopo da materia… mostra um avião da COPA. #ficadica

  • Bronson

    O AV-248 é São Paulo – Bogotá na realidade e o horário de saída é 01:33AM

  • Gustavo Saddi

    A avianca podia muito voltar a fazer a rota BSB-BOG…

    • adrianogarcia

      Verdade. Faz muita falta, principalmente pelas conexões… 🙁

  • Eduardo

    Sensacional, essas aeronaves B787 agregam muito a imagem da cia perante ao consumidor, em especial a AVIANCA e LAN operando no Brasil.

  • Ricardo

    Isso sim é aeronave para voos internacionais, e não as sucatas que a AZUL colocou nos seus voos internacionais para os EUA. No meu voo da AZUL, a tela de entretenimento simplesmente despencou no meu colo… estava solta….. Uma vergonha. Parabens à AVIANCA.

  • DBZ

    Olá galera.
    Vou em março pra FLL e minha passagem está indicando essa aeronave. Porém, meu
    voo GRU-BOG sai às 01:33, e não nos horários informados na matéria…..

  • Cidadão

    A Gol podia tomar vergonha e comprar uns desses para suas rotas internacionais. Com a versatilidade desses aviões e seu tamanho não exagerado, dá pra utilizá-los até em rotas nacionais longas

  • Marcos

    Infelizmente, passaram a utilização do 787 Dreamliner que saia de Bogotá para JFK , um voo mais longo (7 horas de voo) e o passaram para o trecho entre SAO e Bogotá que é só de 5 horas. Melhor se permanecessem como era.

  • Magalhães

    Só faltam agora as promoções.

  • Dealins

    Realmente é muito agradável voar nessa aeronave. De início achei as poltronas da classe econômica um pouco “magrinhas”, mas não são desconfortáveis. O sistema de entretenimento da Avianca (ao menos nessa aeronave) foi o melhor que vi até agora, com várias opções de filmes recém lançados. Voltei em outro avião que perto desse pareceu uma lata velha…