Blog da Semana: Jeguiando

Leonardo Marques 8 · outubro · 2010

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

O Blog que escolhemos essa semana foi o Jeguiando. Nós convidamos a Janaína Calaça, autora do blog, para nos contar um pouco sobre esse excelente site.

Não, o Jeguiando não é um blog dedicado à milenar arte de domar jegues e fazê-los andar sem reclamar e empacar. Sei que a curiosidade sempre aparece. Mas, por que Jeguiando? Sou nordestina e me mudei para São Paulo. A saudade da terra, o imaginário cheio de referências fizeram o nome brotar por uma necessidade de buscar algo que de certa forma fizesse parte da identidade do Nordeste. Então fica jegue… É… Um jegue-guia. Um jegue em movimento e que guia o leitor. Ah! Jeguiando! E por que amarrando jegues com estilo? Porque o blog traz dicas para que o leitor nunca mais diga… Puxa, mas onde fui amarrar meu burrinho, hein? É um guia para te tirar de esparros (consulte em qualquer dicionário baianês para maiores informações!).

O blog nasceu sem pretensões e logo completa três anos de trajetória. Nasceu sem pretensões, porque a nossa vontade era simplesmente reproduzir em textos o que vivenciamos nas viagens. Como estava achando muito old school manter um diário e, em tempos de sacolas ecológicas, resolvi também economizar papel! A memória dos lugares, que visitamos, viravam posts. Nossas fotos, que antes só figuravam nos álbuns de família, foram sendo usadas para complementar os textos, ilustrar aquilo que a palavra não dava conta, então foi assim que fomos ganhando leitores. Pessoas, que como nós, estavam interessadas em ler histórias e depoimentos de quem vivenciou um lugar e tentar utilizar estas experiências em suas próximas viagens.

O Jeguiando é um blog de viagens e viajar não envolve só fotografar e falar sobre pontos turísticos. Trazemos dicas importantes de como se virar em uma cidade como Bariloche, por exemplo, ou de como como tirar passaporte e dicas de como otimizar sua viagem. Dicas de livros que envolvem a temática, voltados para o público infantil, como no caso de Vaporzinho, do Enéas Guerra, ou livros para adultos, como As aventuras de uma pseudovirgem, da Iris Bahr, que resolve por o pé na estrada e se descobrir neste processo. Tudo envolve o prazer de viajar e aprender com o processo, também são tópicos que geram posts.

Além de dicas de viagem, de literatura, contamos as histórias do que vivenciamos na nossas andanças, como a emoção que sentimos, eu (Janaína Calaça), Erik Pzado e Jegueton (nosso mascote mais do que conhecido), quando vimos de perto a Garganta do Diabo, em uma viagem para Foz do Iguaçu ou de como é gostoso passar uma tarde no Solar do Unhão, em Salvador, quando todo mundo está se amontoando em Itapuã por causa de uma canção conhecida.

Lá, falamos de tudo. De destinos, festas populares, literatura, cinema, companhias aéreas, etc. Já gravamos um podcast, o Podjegue; já fizemos piada com o amor dos argentinos pelas arabacas (carros velhos) e o humor acabou se tornando parte do tom do Jeguiando. Pode ter começado sério, tímido, engessado, mas hoje, acima de tudo, escrevemos não só para informar ou compartilhar experiências, mas principalmente para divertir o leitor desde antes de sua viagem acontecer. Que o diga Jegueton, nosso mascote e xodó, que anima qualquer post com seu sorrisão cheio de dentes.

É isso. O Jeguiando é um blog de viagens, que tem como guia um jegue e nós… Ah, nós vamos de carona em seu lombo. Uma família que viaja junto: eu, Erik e Jegueton e que resolveu dividir com quem passa por lá as nossas histórias. Puxe seu banquinho ou se espalhe numa rede. Não precisa bater. É só entrar e visitar o http://jeguiando.com

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos