Blog da Semana: E-Dublin

Por Leonardo Marques

Você está pensando em fazer Intercâmbio na Europa? O blog que indicamos essa semana é o E-Dublin, um blog criado por dois brasileiros que foram morar na Irlanda.

Eleito melhor Blog de Intercâmbio do mundo no ano de 2010 através de votações no site alemão Lexiophiles, e eleito um dos 5 melhores blogs de PopCulture da Irlanda (pelo Awards.ie) – o E-Dublin foi criado em janeiro de 2008 pelos paulistanos Eduardo Giansante e Homero Carmona, formados em Design Digital e Administração respectivamente.

O intuito inicial do site era dar dicas rápidas para quem estava na mesma situação que eles: mudando para Dublin, Irlanda. Mas, em pouco tempo, usando uma linguagem simples e um tom de humor o E-Dublin passou a ser referência absoluta para brasileiros ainda em fase de decisão sobre a Irlanda.

O E-Dublin é mais que um blog de intercâmbio. Além de ajudar passo a passo no planejamento do seu intercambio, o site tem outros canais que complementam as dicas:

E-Dublincast –  podcast de diferentes assuntos, com convidados, contando sobre experiencias e curiosidades de intercâmbio.

E-Dublin TV –  Video-entrevistas, coberturas de eventos no melhor estilo (influenciado pelo CQC) – videos legendados para a gringaiada não se perder! 🙂 (vai sair a versão melhorada/estruturada no final desse mes!)

E-Dublincontro – encontros com leitores, acontece tanto no Brasil como na Irlanda. A idéia é juntar quem vai pra Irlanda ou acabou de chegar pra se encontrarem, trocarem experiências e se conhecerem nesse período de transição.

E-Dublin Groups – Grupo com mais de 950 membros, onde todos os dias mensagens são trocadas com dúvidas, dicas, idéias e desabafos nessa nossa experiencia única de intercâmbio. É um grupo super ativo e muito otimista! Vale a pena participar.

E-Dublin Servicos – Essa área é pra Brasileiros que prestam serviços na Irlanda. O cadastro é gratuito e você pode colocar uma descricao do tipo de serviço que faz (cabeleireiro, translado, comida, etc)

Sobre seus objetivos com o intercâmbio – Você coloca seu nome, data que chega e seus principais objetivos com o intercâmbio, por ordem de prioridade. Após 6 meses o site entra em contato com você, e cobra aquilo que você disse que era seu objetivo. Assim você faz um comparativo com o que realmente aconteceu, o que não aconteceu (e porque não deu certo). É super legal pra compartilhar diferentes experiências e mostrar até onde as pessoas perdem o foco no intercâmbio

O E-Dublin também está no twitter e no facebook.