Black Friday! Dicas para aproveitar as melhores promoções do ano nos Estados Unidos

Monique Renne 7 · novembro · 2014

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Pra Black Friday tem que ter disposição! Pra Black Friday tem que ter agilidade! Se você está pensando em aproveitar as melhores promoções do ano nos Estados Unidos, é hora de começar a treinar. A disputa é acirrada e vence quem estiver mais preparado. A Black Friday acontece todo ano, sempre na sexta-feira depois do Thanksgiving. Este ano a maratona de descontos – que chegam a 90% – acontecerá no dia 28 de novembro. Ainda dá tempo de comprar uma passagem e correr para aproveitar. Se você gosta de pechinchas, foi esperto e já está com os tickets aéreos garantidos, seja bem-vindo às olimpíadas das compras! 

blackfriday

A competição é para profissionais e acontece principalmente nos Estados Unidos. É preciso paciência, foco no objetivo e, claro, dinheiro disponível. Para quem está disposto a enfrentar os riscos dessa batalha, o Melhores Destinos preparou um guia de sobrevivência que vai ajudar no treinamento. Afinal, será ótimo levar para casa o tão sonhado prêmio a um custo bem mais baixo que o normal, ou, para ser mais clara, com um incrível desconto! 

BLACK FRIDAY - COMPRAS EUA-20

Fase de treinamento e preparação

Participar da Black Friday, com chances de vencer, não é fácil. É preciso preparação e empenho do consumidor, ops!, competidor. Alguns passos te ajudarão a alcançar o pódio com mais facilidade.O primeiro deles é ter em mente quais são os seus reais objetivos. Um smartphone recém lançado? A tão sonhada bolsa que era caríssima na última visita à loja? Aquele computador espetáculo que parecia impossível de pagar?

Conhecer os produtos que você quer comprar é fundamental para o sucesso. Nesta hora vale fazer lista, anotar todas as especificações do produto e, o mais importante, saber o preço real da mercadoria. Como ter certeza que a promoção é realmente boa se você não sabe qual era o preço do produto antes da Black Friday? Conhecer os valores ajuda também a calcular os custos das compras. Saiba exatamente quanto poderá gastar e procure não ultrapassar os limites.

Procure tudo sobre o produto que pretende comprar, especialmente opções de tamanho (se der, experimente antes), cores, compatibilidades com os sistemas do Brasil, voltagem e outras características que podem transformar a sonhada compra em uma roubada. Conhecendo os seus objetivos será mais fácil e rápido alcançá-los.

BLACK FRIDAY - COMPRAS EUA-10

Depois de decidir quais produtos pretende comprar, é hora de identificar em quais lojas você poderá encontrá-los. Persiga suas marcas favoritas. Assine o mailing para receber as promoções antecipadamente, baixe os aplicativos para celular e descubra qual o horário de funcionamento de cada uma delas no dia da Black Friday. Algumas abrem na noite anterior, outras durante a madrugada. Este ano, por exemplo, a Macy’s abrirá no dia 27 (um dia antes da Black Friday), às 18h, o mesmo horário vale para o Walmart.

Fique atento! Os maravilhosos cupons de desconto também valem para a Black Friday. Você poderá conseguir preços ainda melhores se imprimir algumas promoções extras. Muitas delas chegam exclusivamente para os clientes cadastrados no site da marca. Outra opção é juntar os encartes que são distribuídos na véspera, especialmente dentro dos jornais e revistas.BLACK FRIDAY - COMPRAS EUA-13

Conhecer profundamente a loja onde você pretende comprar também é uma estratégia chave no dia da competição. Se a intenção é ir pessoalmente encher as sacolas, vá com antecedência identificar onde estão os seus produtos prediletos. Em lojas como a Macy’s, que tem muitos andares, essa tarefa é obrigatória para ir direto ao ponto.

Caso a preferência seja por compras online, faça o seu cadastro em todas as lojas para não perder tempo no dia da promoção. Verifique detalhes como prazo de entrega (para não chegar depois da sua volta ao Brasil), se o seu cartão de crédito é aceito e a disponibilidade da mercadoria. Para não passar aperto, veja mais dicas sobre compras online. Se quiser acelerar o processo de compra, e não correr o risco de ficar sem o seu produto, deixe todos os links já salvos no seu computador.

Ah! Por falar em computador, caso você esteja no exterior e pretenda realizar compras online, certifique-se de levar o seu próprio aparelho, seja notebook, tablet ou celular. Assim você não ficará refém do computador do hotel e correrá menos risco ao digitar os números do seu cartão de crédito. Uma boa internet disponível também ajudará muito.

No dia da competição

Depois de tanto treino chegou o dia da competição. O friozinho na barriga é justificado pela grande economia que você fará nas compras. Produtos escolhidos, lojas selecionadas e o mais importante de tudo: despertador ligado! É, pessoal, não tem moleza pra quem quer aproveitar de verdade a Black Friday. Muitas lojas abrem ainda na madrugada e algumas nem fecham as portas da quinta para a sexta-feira. As marcas mais disputadas ostentam filas imensas com competidores ávidos pela melhor e mais barata mercadoria.

Fila para a loja da Apple em Nova York durante a Black Friday (Wikimedia Commons)
Fila para a loja da Apple em Nova York durante a Black Friday (Wikimedia Commons)

O horário do despertar vai depender da sua pesquisa prévia. Como alertamos anteriormente, é preciso saber a hora que a sua loja favorita irá abrir. Os primeiros na fila da largada serão os ganhadores dos produtos conhecidos como “doorbusters”. Com preços de espantar, eles fazem muito comprador enlouquecer. Por isso é importante estar na pole position! Se preferir evitar a confusão, mas ainda quiser pegar bons preços, vá algumas horas depois que a loja abrir. Isso quer dizer cedo, ou seja, por volta de 7h. O horário da madrugada vale também para os consumidores que pretendem fazer compras online. Os dedos precisam ser rápidos no teclado para garantir os melhores descontos.

Fila na Target para o início das vendas. Richard W. Rodriguez/ AP Images/ Target.
Fila na Target para o início das vendas. Richard W. Rodriguez/ AP Images/ Target.

Quem optou por comprar pessoalmente talvez enfrente multidões enfurecidas e muito empurra-empurra. Mantenha-se firme no seu objetivo e foque na vitória! Descontos são sempre bem-vindos! Experimentar roupas e testar produtos pode estar fora de cogitação, já que os provadores ficam lotados. Exatamente por isso é preciso manter os olhos abertos, verificar atentamente as especificações da mercadoria escolhida e possíveis defeitos. Não tenha vergonha de vestir uma blusa no meio dos corredores. Todos estarão comprando como você e nem vão reparar.

Black Friday na Target. Richard W. Rodriguez/ AP Images/Target.
Black Friday na Target. Richard W. Rodriguez/ AP Images/Target.

Tenha cuidado para não perder o controle e gastar além da conta. Cartões de crédito têm limite e a cota de compras no exterior também. Não se deixe levar pela emoção e tente comprar apenas o que estava programado, mesmo que isso seja praticamente impossível na Black Friday. Caso a sua compra não se realize na primeira tentativa, não desista! O dia é longo e você ainda poderá vencer a maratona em outra loja. Corra contra o tempo e não perca a chance de visitar várias marcas. Ao longo dia as coisas se acalmam e você poderá encher as sacolas com mais tranquilidade.

Encontrou o produto que você buscava e ele está com 50% de desconto? É hora de comemorar a vitória! Se o fôlego permitir, parta para a próxima compra. Esta olimpíada dura 24h.

Depois da vitória

Quem acredita que os descontos terminam nas primeiras horas de sábado está muito enganado. Nos Estados Unidos o consumo é levado ao extremo e as promoções só param quando as prateleiras esvaziam. Exatamente por isso os comerciantes criaram a Cyber Monday.

O evento acontece na segunda-feira, principalmente nas lojas online, com a venda do rescaldo das promoções da Black Friday. Depois de colocar a loja em ordem é hora de ver o que sobrou para mais uma vez liquidar o estoque. O dia é mais tranquilo para compras, porém não oferece tantas opções quanto na sexta-feira. É ideal para quem perdeu posições na maratona anterior, mas não desistiu da disputa. No final das contas todo mundo sai ganhando!

BLACK FRIDAY - COMPRAS EUA-5

O Melhores Destinos preparou uma lista com as principais lojas para comprar na Black Friday e alguns sites que te ajudarão a buscar promoções. Não deixe também de baixar o aplicativo do Melhores Destinos para IOS e Android, assim você saberá em primeira mão todas as promoções de passagens aéreas da Black Friday.

Principais sites da Black Friday e Cyber Monday, com descontos e informações sobre as lojas:

Veja algumas das principais lojas para comprar na Black Friday

E você? Já comprou na Black Friday? Compartilhe a sua experiência com a gente!

Autor

Monique Renne - Editora de Destinos Jornalista e repórter fotográfica viciada em passagens aéreas. Com um mundo inteiro a ser descoberto.