Black Friday! Dicas para aproveitar as melhores promoções do ano nos Estados Unidos

Monique Renne 7 · novembro · 2014

Pra Black Friday tem que ter disposição! Pra Black Friday tem que ter agilidade! Se você está pensando em aproveitar as melhores promoções do ano nos Estados Unidos, é hora de começar a treinar. A disputa é acirrada e vence quem estiver mais preparado. A Black Friday acontece todo ano, sempre na sexta-feira depois do Thanksgiving. Este ano a maratona de descontos – que chegam a 90% – acontecerá no dia 28 de novembro. Ainda dá tempo de comprar uma passagem e correr para aproveitar. Se você gosta de pechinchas, foi esperto e já está com os tickets aéreos garantidos, seja bem-vindo às olimpíadas das compras! 

blackfriday

A competição é para profissionais e acontece principalmente nos Estados Unidos. É preciso paciência, foco no objetivo e, claro, dinheiro disponível. Para quem está disposto a enfrentar os riscos dessa batalha, o Melhores Destinos preparou um guia de sobrevivência que vai ajudar no treinamento. Afinal, será ótimo levar para casa o tão sonhado prêmio a um custo bem mais baixo que o normal, ou, para ser mais clara, com um incrível desconto! 

BLACK FRIDAY - COMPRAS EUA-20

Fase de treinamento e preparação

Participar da Black Friday, com chances de vencer, não é fácil. É preciso preparação e empenho do consumidor, ops!, competidor. Alguns passos te ajudarão a alcançar o pódio com mais facilidade.O primeiro deles é ter em mente quais são os seus reais objetivos. Um smartphone recém lançado? A tão sonhada bolsa que era caríssima na última visita à loja? Aquele computador espetáculo que parecia impossível de pagar?

Conhecer os produtos que você quer comprar é fundamental para o sucesso. Nesta hora vale fazer lista, anotar todas as especificações do produto e, o mais importante, saber o preço real da mercadoria. Como ter certeza que a promoção é realmente boa se você não sabe qual era o preço do produto antes da Black Friday? Conhecer os valores ajuda também a calcular os custos das compras. Saiba exatamente quanto poderá gastar e procure não ultrapassar os limites.

Procure tudo sobre o produto que pretende comprar, especialmente opções de tamanho (se der, experimente antes), cores, compatibilidades com os sistemas do Brasil, voltagem e outras características que podem transformar a sonhada compra em uma roubada. Conhecendo os seus objetivos será mais fácil e rápido alcançá-los.

BLACK FRIDAY - COMPRAS EUA-10

Depois de decidir quais produtos pretende comprar, é hora de identificar em quais lojas você poderá encontrá-los. Persiga suas marcas favoritas. Assine o mailing para receber as promoções antecipadamente, baixe os aplicativos para celular e descubra qual o horário de funcionamento de cada uma delas no dia da Black Friday. Algumas abrem na noite anterior, outras durante a madrugada. Este ano, por exemplo, a Macy’s abrirá no dia 27 (um dia antes da Black Friday), às 18h, o mesmo horário vale para o Walmart.

Fique atento! Os maravilhosos cupons de desconto também valem para a Black Friday. Você poderá conseguir preços ainda melhores se imprimir algumas promoções extras. Muitas delas chegam exclusivamente para os clientes cadastrados no site da marca. Outra opção é juntar os encartes que são distribuídos na véspera, especialmente dentro dos jornais e revistas.BLACK FRIDAY - COMPRAS EUA-13

Conhecer profundamente a loja onde você pretende comprar também é uma estratégia chave no dia da competição. Se a intenção é ir pessoalmente encher as sacolas, vá com antecedência identificar onde estão os seus produtos prediletos. Em lojas como a Macy’s, que tem muitos andares, essa tarefa é obrigatória para ir direto ao ponto.

Caso a preferência seja por compras online, faça o seu cadastro em todas as lojas para não perder tempo no dia da promoção. Verifique detalhes como prazo de entrega (para não chegar depois da sua volta ao Brasil), se o seu cartão de crédito é aceito e a disponibilidade da mercadoria. Para não passar aperto, veja mais dicas sobre compras online. Se quiser acelerar o processo de compra, e não correr o risco de ficar sem o seu produto, deixe todos os links já salvos no seu computador.

Ah! Por falar em computador, caso você esteja no exterior e pretenda realizar compras online, certifique-se de levar o seu próprio aparelho, seja notebook, tablet ou celular. Assim você não ficará refém do computador do hotel e correrá menos risco ao digitar os números do seu cartão de crédito. Uma boa internet disponível também ajudará muito.

No dia da competição

Depois de tanto treino chegou o dia da competição. O friozinho na barriga é justificado pela grande economia que você fará nas compras. Produtos escolhidos, lojas selecionadas e o mais importante de tudo: despertador ligado! É, pessoal, não tem moleza pra quem quer aproveitar de verdade a Black Friday. Muitas lojas abrem ainda na madrugada e algumas nem fecham as portas da quinta para a sexta-feira. As marcas mais disputadas ostentam filas imensas com competidores ávidos pela melhor e mais barata mercadoria.

Fila para a loja da Apple em Nova York durante a Black Friday (Wikimedia Commons)
Fila para a loja da Apple em Nova York durante a Black Friday (Wikimedia Commons)

O horário do despertar vai depender da sua pesquisa prévia. Como alertamos anteriormente, é preciso saber a hora que a sua loja favorita irá abrir. Os primeiros na fila da largada serão os ganhadores dos produtos conhecidos como “doorbusters”. Com preços de espantar, eles fazem muito comprador enlouquecer. Por isso é importante estar na pole position! Se preferir evitar a confusão, mas ainda quiser pegar bons preços, vá algumas horas depois que a loja abrir. Isso quer dizer cedo, ou seja, por volta de 7h. O horário da madrugada vale também para os consumidores que pretendem fazer compras online. Os dedos precisam ser rápidos no teclado para garantir os melhores descontos.

Fila na Target para o início das vendas. Richard W. Rodriguez/ AP Images/ Target.
Fila na Target para o início das vendas. Richard W. Rodriguez/ AP Images/ Target.

Quem optou por comprar pessoalmente talvez enfrente multidões enfurecidas e muito empurra-empurra. Mantenha-se firme no seu objetivo e foque na vitória! Descontos são sempre bem-vindos! Experimentar roupas e testar produtos pode estar fora de cogitação, já que os provadores ficam lotados. Exatamente por isso é preciso manter os olhos abertos, verificar atentamente as especificações da mercadoria escolhida e possíveis defeitos. Não tenha vergonha de vestir uma blusa no meio dos corredores. Todos estarão comprando como você e nem vão reparar.

Black Friday na Target. Richard W. Rodriguez/ AP Images/Target.
Black Friday na Target. Richard W. Rodriguez/ AP Images/Target.

Tenha cuidado para não perder o controle e gastar além da conta. Cartões de crédito têm limite e a cota de compras no exterior também. Não se deixe levar pela emoção e tente comprar apenas o que estava programado, mesmo que isso seja praticamente impossível na Black Friday. Caso a sua compra não se realize na primeira tentativa, não desista! O dia é longo e você ainda poderá vencer a maratona em outra loja. Corra contra o tempo e não perca a chance de visitar várias marcas. Ao longo dia as coisas se acalmam e você poderá encher as sacolas com mais tranquilidade.

Encontrou o produto que você buscava e ele está com 50% de desconto? É hora de comemorar a vitória! Se o fôlego permitir, parta para a próxima compra. Esta olimpíada dura 24h.

Depois da vitória

Quem acredita que os descontos terminam nas primeiras horas de sábado está muito enganado. Nos Estados Unidos o consumo é levado ao extremo e as promoções só param quando as prateleiras esvaziam. Exatamente por isso os comerciantes criaram a Cyber Monday.

O evento acontece na segunda-feira, principalmente nas lojas online, com a venda do rescaldo das promoções da Black Friday. Depois de colocar a loja em ordem é hora de ver o que sobrou para mais uma vez liquidar o estoque. O dia é mais tranquilo para compras, porém não oferece tantas opções quanto na sexta-feira. É ideal para quem perdeu posições na maratona anterior, mas não desistiu da disputa. No final das contas todo mundo sai ganhando!

BLACK FRIDAY - COMPRAS EUA-5

O Melhores Destinos preparou uma lista com as principais lojas para comprar na Black Friday e alguns sites que te ajudarão a buscar promoções. Não deixe também de baixar o aplicativo do Melhores Destinos para IOS e Android, assim você saberá em primeira mão todas as promoções de passagens aéreas da Black Friday.

Principais sites da Black Friday e Cyber Monday, com descontos e informações sobre as lojas:

Veja algumas das principais lojas para comprar na Black Friday

E você? Já comprou na Black Friday? Compartilhe a sua experiência com a gente!

Publicado por

Monique Renne

Editora de Destinos

  • Marcio

    não muito diferente do que acontece num super saldão das casas bahia…

    • Fernando

      Black Friday nos EUA não é nada em relação ao dia de abertura do Aniversário do Supermercado Guanabara no Rio! Quem não conhece, só procurar no youtube. Só sobrevivem os fortes! Kkkkk

      • Marcia

        Perfeito, Fernando ! Kkkkkk

    • Frederico Leite

      Em vista do preço, COMPLETAMENTE DIFERENTE…

    • Marcos Reis

      A Black Friday dos EUA é respeitosa com os clientes, enquanto à loja citada coloca apenas uma panela de pressão de marca duvidosa por um preço quase que simbólico na terra do Tio San quase tudo é oferta e com descontos reais. Não se compara a nenhuma mega oferta aqui no Brasil.

  • Cleiton

    Valeu pelo post, Monique. Alguém já esteve fazendo compras na semana que antecede o Black Friday? No caso este ano será o fds dos dias 22/23, já é possível encontrar alguma promoção? Abraços.

    • Emerson Leite

      Se alguém souber favor comentar aqui.. ^^
      Também estou querendo saber.
      Obrigado

    • Paulo

      Não vale a pena, porque os preços caem mesmo no bf

    • Leonardo Ribeiro

      Estive ano passado exatamente uma semana antes do Black Friday em Orlando-FL …. estava com preços normais …. acho que seguram mesmo as promoções pra desovar na data “festiva” . … Mas esse ano chego na quinta feira cedo lá….. quero ver de perto o PAMPEIRO que é !

    • Luana Santos

      Esse ano será 27/28 de novembro

    • Caio

      Ja estive lá sim. Os preços não são ruins, mas me lembro de um óculos da Oakley que ia comprando 2 dias antes da bf. Custava 220 dólares. Na bf o vendedor disse que iria para 70 dólares.

      • Cleiton

        Legal, muito obrigado pelo retorno Caio.

  • Alessandra

    Eu já fiz compras no Black Friday em Orlando, valeu bastante a pena, descontos maiores que o normal, que já costumam ser muito bons.
    Esse ano vamos aproveitar também o feriado, mas dessa vez estaremos em Las Vegas, uhuh acho que vamos aproveitar!

    • Adolfo

      Tb estarei com minhas esposa lá. Se quiser podemos trocar contatos/dicas

  • Leonardo Miranda

    Vou chegar em MIA dia 26, primeiro blackfriday, estou pensando em ir no Sawgrass que vai abrir as 6pm do Thanksgiving, alguém tem alguma dica ou lugar melhor pra pegar as marcas preferidas pelos BR’s ?

  • Jefferson Reisinger

    Vai ser difícil achar pechinchas com o dólar turismo na casa dos R$2,70/2,80.

  • Rafael

    hehehehe
    muito bom
    faltou dizer que além do limite do cartão de crédito e da cota de compras no exterior tem também a franquia de bagagem para os mais empolgadinhos rsrsrs

  • Alexandra

    Pessoal, nesta data os cupons podem ser usados ou não?

  • jan

    Estava esperando por esse post !!! Monique, havia entendido que a cyber monday oferecia desconto somente para compras on line, não é isso não ? As lojas físicas continuam com descontos até essa data?

  • Marcos Reis

    Ótimo post… Realmente é tudo isso mesmo… Gente dorme nas portas das lojas e confesso, vale a pena e muito.

  • Cersei depiladora de opiniões

    Ano passado eu e o CF fomos caxquear na Black Friday, em Miami. Na fila da Bestbuy.
    Só que muitas iniciaram a abertura na própria quinta, foi DELICIOSO.
    Parecia aquele quadro do supermercado do Faustão. Mas BEEEEEM mais tranquilo do que ir no Walmart ou Target (onde as pessoas brigam pelos produtos). Vale a experiência.

  • Cleiton

    Sim, concordo que não compensa se comparado com o próprio fds do Black Friday. Porém a minha curiosidade é se existe alguma pré promoção, algo assim?! Obrigado.

    • Monique Renne

      Cleiton, oficialmente não. Claro que os outlets estão sempre em promoção 🙂

  • Monique Renne

    Podem sim, Alexandra! Mas veja as especificações do cupom que você pegar.

  • Monique Renne

    Oi Jan! Na teoria a Cyber Moday é para vendas online, porém você certamente encontrará o rescaldo das vendas em promoção. Tudo o que eles não querem é permanecer com estoque do ano passado. O problema é que o produto que você quer pode não estar mais disponível.

    • jan

      Outra dúvida, Monique: os USA tem diferentes fusos, entao para vendas online qual horário é utilizado para dar início às promoçoes?

  • zica

    Já vi voarem televisores por cima da cabeça de clientes , mas é super divertido !!! E vale a pena , com certeza !!!

  • marjana

    Bom dia!
    Chegarei nos EUA no sábado dia 29.. Alguém sabe se as promoções continuam no sábado?

    Obrigada!

    • Jefferson

      Pra você talvez seja interessante comprar nas lojas on line no próprio black friday e mandar os produtos comprados pro seu hotel.

  • Virginia

    Estive no Black Friday em 2012, queria muito um notebook em promoção na Best Buy, mas não quis encarar a confusão. Passei na loja depois das 03h00 e, tive agrária surpresa em saber que após às 04h00 liberariam do estoque os notebooks reservados que não foram buscar e, assim, pude levar 2 notebooks por um preço excelente e sem enfrentar filas.

  • Juliana

    Oi Leonardo, eu fui no Sawgrass nos ultimos 4 anos e o que percebo eh que de 6pm ate meia noite fica lotado com fila para entrar em todas as lojas. Quando eu saio de la as 2am esta vazio. Vou mudar minha tatica, esse ano vou dormir um pouco e chegar na madrugada. Meu tempo vai render mais.

    • Leonardo Miranda

      Juliana, obrigado pela dica!

  • Juliana

    Sim, voce ainda encontra precos muito bons no final de semana depois do BF. Com menos opcoes de mercadorias, claro.

  • Chris Prates

    Gostaria de comprar um ps4. Alguém sabe indicar lojas, onde consigo com desconto bom na black Friday em Orlando??

    • Allan

      Fica de olha nesse site blackfriday.com já tem algumas lojas que o ps4 já está em promoção, é só ver a loja mais perto de onde vc vai estar.

    • Juliana

      Compre o jornal na quinta, ele vem com todas as promocoes. Vc vai poder comparar o preco do ps4 em varias lojas tipo target, walmart e best buy. Compre o jornal cedo porque esgota cedo, ele vem enorme com as promocoes de todas as maiores lojas.

  • Allan Riso

    Ano passado fui no Black Friday em NY e claro, em busca de eletrônicos
    rsrs. Fiquei uns dias antes pesquisando preço pela internet no site
    blackfriday.com onde eles colocam os panfletos das lojas em promoção e descobri
    que DOORBUSTER é a pessoa que fica na fila esperando a loja abrir para pegar o
    produto desejado, então comecei a procurar as lojas que eu iria e decidi ir no
    Brooklyn na Atlantic Ave onde fica o Barclays Center, lá tem um shopping o Atlantic
    Mall com algumas lojas, Target, Best Buy, Game Stop, Marshaalls entre outras e
    é bem perto da Fulton Mall uma rua no Brooklyn, só com lojas ponto de estoque,
    vai de H&M até Armani depois falo mais sobre essa rua, enfim, fui pegar o
    metro umas 22h para ir pra fila da Bes Buy, chegando lá já havia uma certa fila
    dando volta na calçada e um frio que eu estava tremendo e alguns funcionários
    já do lado de fora e então eles começaram a distribuir alguns panfletos cada um
    com a foto e o preço respectivo que era justamente os produtos que estavam em
    promoção, não sei eram todos os produtos pois estava empolgado e só peguei o
    que me interessava e ainda bem porque esse panfleto serve como um voucher,
    quando as portas abriram, meia noite, a fila foi andando e finalmente lá estava
    eu dentro da best buy pronto pra começar a correr estilo promoção do Guanabara!!!
    Que nada, era tão organizado que eu fiquei com tédio rsrs tinha uma fila pra
    tudo! Pra cada voucher tinha uma fila, muito organizado eu não levei 20 minutos
    pra sair da loja(tb só tinha dinheiro pra comprar 1 produto). Qualquer dúvida
    só perguntar.

    • Priscila Rodrigues

      Olá Allan, quero ir esse ano.
      Comprar equipamentos fotográficos, o que você me diz?

  • Alexandre

    Pessoal …. algumas lojas abrirão na noite anterior, ou de madrugada …. mas aí, eu pergunto: tem transporte público de madrugada em Manhattan ????
    Abraços a todos

  • Monique Renne

    Alexandre, muitas linhas em NY funcionam 24h. As lojas que abrem no dia anterior começam a vender por volta de 20h. Táxi também é barato na ilha.

  • Ivã Simões de Miranda

    Já estive várias vezes nestas Black Friday, têm que procurar bem, em muitas lojas antes de fechar um dia antes sempre na parte da noite eles colocam os preços promocionais, assim você pega o estoque de ponta, que na verdade são as mercadorias que não venderam durante o ano, mas têm muita coisa boa e de qualidade.Comparando com o Brasil e as marcas oferecidas, vale muito apena.

  • Gustavo

    olá
    Vou chegar em Orlando no dia 29/11, ou seja um dia após a black friday não vou ter tempo de comprar on-line pois 3 dias depois vou para nova york, será que ainda encontro boas opções de roupas para comprar para comprar nas lijas?

  • Fabrício

    Olá,
    Vou estar em Orlando na BF e gostaria de saber se para comprar roupas no dia da BF o indicado são os outlets ou os shoppings? Os outlets fazem promoções também neste dia?
    Obrigado!

    • Monique Renne

      Fabrício, todos fazem promoção e todos estarão lotados. Os outlets, apesar de ótimos, não vendem produtos recém lançados e muitas vezes têm pouca variedade. Depende do que você procura.

    • Monique Renne

      Fabrício, todos fazem promoção e todos estarão lotados. Os outlets, apesar de ótimos, não vendem produtos recém lançados e muitas vezes têm pouca variedade. Depende do que você procura.