Belém pode ter voo direto para Miami operado pela TAM em breve

Denis Carvalho 3 · junho · 2013

A TAM deve iniciar em breve um novo voo direto de Belém a Miami, com conexões para outras cidades norte-americanas. A informação é do governo do Pará, que na semana passada teve uma reunião com a presidente da TAM, Cláudia Sender, e com o diretor de operações internacionais, Jorge Vilches, para discutir os últimos detalhes sobre os voos.

A companhia planeja operar dois voos semanais para Miami partindo do aeroporto de Val-de-Cans, que podem aumentar de acordo com o crescimento da demanda. A rota deve ser operada com jatos Boeings 767.  “A TAM está com uma equipe dedicada a diagnosticar todas as possibilidades e impactos do retorno do voo internacional para Belém”, informou a presidente da TAM, que deve ir ao Pará ainda este mês para assinar um memorando de entendimentos e definir mais detalhes para o início dos voos.

Mais informações no site do Governo do Pará.

Dica do leitor Marcus Paulo

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Cristiano Lemos

    E nada de voos no nordeste!

  • Vitor Fleury

    Já vinha falando isso faz tempo…

  • Marcos Sobral

    EU JÁ TINHA DITO ISSO!!! Quando cancelaram o o voo da Tam Frankfurt x Rio e Paris x Rio eu comentei que a Tam não tinha voos para atender o nordeste.

    Até falei "não estranhem quando a Tam começar a abrir voos no nordeste". Podem ver o post que tem meu comentário lá. Claro que Belém não é Nordeste mas atende melhor a região que o Rio de Janeiro.

    Quem quiser ir a Miami do Nordeste pela Tam, precisaria ir via Rio de Janeiro. Desta forma, teria sua viagem alongada em até 5.000 quilômetros! Um absurdo e uma perda de dinheiro para companhia e para os viajantes. Ou seja, teria que descer para o sul para depois ir ao norte.

    Os voos de Guarulhos não tem vagas. Os do Rio tem sim. Tenta emitir uma passagem pela Tam. Ela automaticamente inclui o Galeão. Simplesmente o Rio tem muita oferta e a Tam sustenta aquele voo com suas conexões.

    Como a demanda do Nordeste está muito elevada, faz todo o sentido viajar para Belém, que está no meio do caminho, ao invés de ir para o sul. Aquele monte de partidas internacionais do Galeão só servem para sustentar a conveniência de um pequeno punhado de cariocas, mas na verdade são alimentadas por conexões de outros estados.

  • Antônio Floren

    Recife seria a cidade melhor localizada do nordeste para atender os voos para Miami. Sem falar que é um aeroporto bem novo e estruturado.

  • Oscar Luiz da Silva

    E nós no RS que para ir para Buenos Aires e Santiago tem que ir para SP ou para o RJ?

  • Tito Bosco

    Enquanto isso SSA pena com um 757 sucateado da AA.

    Lembro que em 2011 SSA chegou a ter um voo de alta temporada para MIA da TAM. Bem que poderia voltar pra dar uma porradinha na acomodada AA.

  • Luiz Gabriel Cutrim

    Eu preferia que o voo saisse de Sao Luis. Que tem voo pra Belem, Teresina, Fortaleza, Recife. E poderia tambem ter um voo direto pra Salvador. Seria muito melhor. E a cidade maranhense recebe muitos turistas. A maioria europeu. Mas deve ter alguma demandapara os Estados Unidoa e conexões com a American Airlines.

    • Marco Borja

      Você tem certeza que São Luis seria uma boa escolha? Você acha que cabem 205 passageiros na sala de embarque? Sem sombra de dúvida que FOR ou BEL são as melhores opções, pois tem mais ligações com as demais capitais do nordeste.

  • Luiz Gabriel Cutrim

    Recife nada. Fortaleza sim, com conexões diretas para Belém, São Luís, Natal, Teresina, Recife, Salvador. E ate Manaus. Onde Recife tem voo direto pra Manaus. Nunca. Se for por conexoes, Fortaleza é melhor.

  • Celio S.F.

    Concordo em gênero, número e grau.

  • Felipe

    Acho que o mais correto seria Fortaleza, que além de ser cidade-irmã de Miami, possui o dobro da população, fora que oferece muito mais voos (se conecta com muito mais cidades que Belem) e está no Nordeste, já que o Norte possui voo direto para Miami através de Manaus (Com AA e TAM)…

    • Raphael Magalh&atild

      Se pensar por esse lado, o nordeste também está muito bem servido, com AA em Salvador e Recife com Copa e AA. A Tam divulgou dados e só confirmou o que se via no JJ8076 e JJ 8077 ( MAO-MIA e volta, respectivamente), o voo vem cheio de paraenses. Além disso, Fortaleza também contribuiu muito, e é mais lógico transferir para Belém, reduzindo o tempo de viagem para as duas cidades.

  • Marcos Sobral

    Pois é, isso é um absurdo. Esta malha aérea brasileira foi feita por meio da politicagem e do lobby e não pela demanda.

    O Rio fez muito lobby para ter voos internacionais para alimentar seu turismo. Em decorrência sacrificou o resto do país que precisam fazer conexões. Engraçado que na cabeça do carioca todo mundo pode (e deve) fazer conexão no Galeão. Mas quer ver eles saírem do sério? Sugere que os cariocas façam conexão em Sampa.

    Ou seja, todo mundo pode esticar a viagem, mas alguém sugerir isso para eles é um crime.

  • Mauricio Lima

    Recife seria sim uma boa opção de conexão.

    O aeroporto é muito bem estruturado e fica ocioso uma boa parte do dia.

    O aeroporto de Fortaleza é pequeno.

    Seja qual for a decisão, é necessário que haja uma melhora na malha aérea do Nordeste.

    Para se ir de Maceió a Recife, por exemplo, é necessário ir para São Paulo. Isso não existe.

    • Everton Souza

      Existem dois voos de Azul que ligam Maceió a Recife.

  • Douglas Cunha de Alm

    Oscar,sou gaúcho como você,e acredito que o amigo deve ter esquecido que ainda temos voo direto pra Buenos Aires pela Gol e pela Austral/Aerolineas Argentinas. Acredito que indo pela Austral/Aerolineas deva ter conexões pro Chile.

    Abraço

  • Luiz

    Concordo tb!!!!

  • Luiz

    Já estava na hora o voo da TAM que faz conexão em Manaus tem uma excelente ocupação dos paraenses!!!!! Sendo que em Manaus já tem AA que voa para Miami!!! E em BEL ficaria só !!!

  • Everton Souza

    Manaus já tem voos frequentes para MIA e com concorrentes, TAM e COPA (para Panamá e conexões), com boas promoções. E os voos de Fortaleza para Manaus, são voos com escalas ou em São Luís ou Belém ou, geralmente, nas duas cidade.

  • Everton Souza

    Esqueci de comentar o voo da AA também para MIA por Manaus

  • Karol Kalil Rodrigue

    Poxa, mas vcs ja tem voos diretos pra europa! Nem isso nós temos….

  • Karol Kalil Rodrigue

    Em Recife tem voo direto pela AA.

  • Karol Kalil Rodrigue

    Concordo!

  • Karol Kalil Rodrigue

    Fiquei mto feliz com a noticia, pois Belém é um excelente pontonde partida para os Estados Unidos, já que Fortaleza tem opções de voos direto para Europa aue fica mais perto que Belém. E pelo menos reduziu o tempo de conexões entre Fortaleza-Miami, pois existe voo direto pra Belem, diferente de quando era por manaus.

  • FH

    Belém é melhor pro Nordeste? Só se vc morar no maranhão ou Piauí. Óbvio que pra quem mora na parte "baixa" da região rio, SP, BSB ou mesmo BH são opções incomparavelmente melhores. Não sei o que a TAM pretende com esse vôo. Talvez derrube o preço pra quem tiver com vontade de se meter numa sucessão de conexões. Enfim, opção de cada um.

    • Moura

      Olhe no mapa e vai ver que
      Belém e melhor sim para o nordeste. Inclusive o voo da AA que vai de Recife a Miami passa por cima de Belém, ou seja, e rota.

  • Antonio Simoes Paiva

    O Ceará de NOVO fica de fora, perdemos o vôo Fortaleza-Roma e nas opções para ir a Miami sempre temos que "PASSEAR" pelo Brasil.

  • Bruno Brum

    Eh mesmo, o aeroporto de SLZ eh um lixo!!

  • Luiz Gabriel Cutrim

    Se vc mora em Recife. Nunca encontrará voos para Belém direto. Em Fortaleza tem. Eu que moro no Rio mas sou de Sao Luis acho que Belem e otimo para mim, no rio ou em Sao Luis. E sim, tanto pela Tam quanto pela Gol há voos diretos para Manaus. O voo da TAM é Manaus – Porto Alegre com escalad em Fortaleza, Salvador e Curitiba, com outro voo nao provavel de Salvador pra Curitiba.

  • Luiz Gabriel Cutrim

    E vc acha que a Tam vai dar seus passageiros pra American Airlines. Pode ter quantos paraenses vc quiser. Mas o destino é Manaus. Manaus é o pólo.

    • Moura

      Com todo o respeito, se fosse o polo indiscutivel nao teria perdido a posição de aeroporto mais movimentado do Norte em 2012, que e Belém. Manaus tem importância, mas, em se tratando de voos para os Estados Unidos, a posição de Belém e estratégica para conexões mais rápidas e logicas com Fortaleza, Sao Luís, Palmas, Macapá e Teresina considerando a demanda dos respectivos estados, o que nao e pouco se somado aos quase 8 milhões de habitantes do próprio Pará.
      Manaus e melhor para os demais estados do Norte e Centro oeste, no caso dos vôos diretos entre Cuiabá, Campo Grande e Goiânia.
      E so ver no mapa.
      Já para a Europa, indiscutivelmente Belém fica mais bem localizada para os passageiros da Regiao Norte pois fica a 1hora e 20min a menos para Lisboa ou Paris que Manaus.
      Acredito que Mão seja Hub indiscutível para a América Central e Costa Oeste dos Estados Unidos.
      Enfim, no momento em que foi autorizado o voo para Miami de Belém, ate a american e copa já estão sondando o mercado paraense via Belém.
      E no campo da carga, há a possibilidade da Vale construir aquele que promete ser o maior aeroporto de cargas da América do Sul, perto de Canaa dos Carajás, centro Sul do Pará , para poder desembarcar os materiais necessários ao Projeto de Mineração S11D que a ate maior do que o proprio Carajás, aeroporto esse que lógicamente vai atrair interesse além do projeto de mineração.
      Incluindo a reforma do Aeroporto de Manaus, esse novo aeroporto da Vale e a agora premente valorizacao do aeroporto de Belem, há perspectivas grandes para a aviação internacional na Amazônia.

  • Luiz Gabriel Cutrim

    Mas ele quer voar pela Tam. A Azul é pra pobre ou nacionalista. Nem sequer pra Argentina quer voar.

    • Everton Souza

      Jura que Azul é para pobres? Com as tarifas bem salgadinhas?

      E a AZUL é sinônimo de nacionalismo para você? Eu a trato com uma subsidiária da JetBlue.

      Okay okay.

  • Luiz Gabriel Cutrim

    Se nao quiser fazer conexão, se muda pra Guarulhos, ou pro Rio.

    • Marcos Sobral

      Olha ai o que eu falei. O carioca pensa que o Rio tem demanda e se não tiver todo mundo tem que ir fazer conexão lá. Mas como as empresas não querem perder dinheiro vão acabar abrindo rotas onde realmente tem demanda e fechando no no Galeão. O Rio não é melhor do que qualquer outra região. Por isso, quem vai acabar fazendo conexão é você, em Guarulhos. Deixe de devaneios de grandeza…

      • Luiz Gabriel Cutrim

        Querido, se não tivesse demanda. Não teria vôos. E mais, é um simples vôo para Miami que milhares de companhias aqui no Rio realizam. Em Belém só tem vôo para Paramaibo – Suriname. Nós não precisamos de mais vôos. E se odeia tanto conexão, procure outro destino. Particularmente, adoro conexões, principalmente internacionais para países que não vou visitar. Tipo Estados Unidos via Panamá ou Bogotá. Belém tá precisando. Continuem mendigando vôos. Eu apoio a TAM lançar vôos para Miami porque o Brasil é um país digno. Só acho um absurdo o Aeroporto do Galeão só ter 7 vôos pela TAM INTERNACIONAIS. Um para Miami, Um para Nova Iorque, Um para Santiago, Um para Montevídeo, Dois para Buenos Aires e um para Londres. Isso é um absurdo pra uma cidade grande.

        • Marcos Sobral

          Por enquanto. Acompanhe o MD que até o fim do ano metade desta rotas serão fechadas. Só este ano evaporaram duas. Espere o tempo passar.

  • Luiz Gabriel Cutrim

    So se for pra voo da Gol pra África.

    • Bruno Brum

      KKKKKKKKKKKKKKK

  • Cristiano Lemos

    Karol, mas nao temos voos operados por companhias brasileiras. A Tam já opera voos diretos com saídas de Manaus. Mas ir de fortaleza pra Manaus é uma viagem muito cansativa, uma vez que é preciso fazer ainda uma escala em Belém. E descer pra sao paulo, então nem se fala. Dá um mínimo de 15 horas de voo.

    Mas acredo que esse voo de Belém irá nos favorecer, uma vez que não mais precisaria fazer nenhuma escala!

  • Raphael Magalh&atild

    A Alitalia já tinha dito desde o ínicio que o voo FOR-FCO seria temporário, e obtiveram ocupação excelente! No final do ano estão de volta….

  • Alan Rodrigo de Alme

    Discordo Marcos. Não é por que alguns cariocas babacas fazem comentários sem sentido que se deve generalizar. Eu sou carioca e o que mais me influencia na compra de determinada passagem é o preço. Lógico que não vou comprar um vôo com 5 conexões só pelo preço. Mas não vejo problema nenhum em fazer conexões. Quando fiz minha primeira viagem internacional a 12 anos atrás lembro que praticamente não haviam vôos diretos partindo do Rio para os Estados Unidos (acho que apenas a Varig e talvez a american fazia Miami direto). Hoje a situação é diferente. Temos American com dois vôos, Delta, United, US airways, além de TAM e Gol voando para a América do Norte (sendo a Gol com escala) e você pode ver que estes vôos saem lotados todos os dias e pode ter certeza que a maioria dos passageiros não faz conexão do Brasil. Na verdade quase todos fazem suas conexões nos Estados Unidos pois os vôos diretos quase sempre são bem mais caros que os com conexões. Por exemplo, eu vim de Miami esta semana, mas fiz conexão em Atlanta pois as passagens da Delta estavam MUITO mais baratas que as da American ou Tam que voam direto para o Rio. Igualmente é mais barato comprar uma passagem para Atlanta pela American fazendo escala em Miami que pegando o Vôo direto da Delta. Não sei de onde tiraram esta ideia de lobby. O capital estrangeiro não é sensível a argumento político, se não der retorno a rota é encerrada e eu não lembro qual foi a última rota encerrada no Rio por uma empresa estrangeira importante. A AirFrance, Lufthansa, Iberia, TAP, KLM, Alitalia e British estão presentes a muito tempo por aqui e não parecem ter planos de deixar este mercado. Me parece que a decisão da Tam tem mais a ver com a dificuldade de operar dois HUBs internacionais que por problemas de demanda. Portanto se trata de uma decisão estratégica para otimização de uma malha internacional. A TAM é muito importante para o Rio de Janeiro e tem vôos diretos para quase todo o Brasil e isso também me parece que não vai mudar.

  • Gabriel Dantas

    Pra Fortaleza seria melhor, pois tem demanda para os EUA e ainda não tem voos pra lá. Além de que FOR é mais próxima dos EUA do que Recife.

  • Gabriel Dantas

    Fortaleza tem voo direto pra Manaus com a TAM.

  • Gabriel Dantas

    O Aeroporto de Fortaleza é pequeno AINDA, ele está passando por uma grande reforma e ampliação, mas mesmo assim um voo a mais não faria o aeroporto passar por um caos.

  • Gabriel Dantas

    Exatamente Raphael Magalhães, a Alitalia volta no final do ano e de acordo com a companhia será definitivo.

  • Luigi

    Eles estão mudado para cidade de Belém por que eles vão tira o voo de Manaus que vai para Miami para coloca para Belém por que quase todos os passageiros que vai para Miami sair de Belém para Manaus e depois Miami, é eles não vão coloca para o nordeste por que esse voo tem que sair do norte do Brasil por isso, E tam bem a america alirnes fais voo de Manaus para Miami sedo que a America Alirnes fique em Manaus é a Tam em Belém.

  • A TAM solicitou na sexta dia dois de agosto autorização para fazer Belém-Miami-Belém a partir do dia 15 de dezembro. Serão duas frequencias, as quartas e aos domingos. JJ 8060 BEL 1515 MIA 2130 e retornando no
    JJ 8061 MIA 0720 BEL 1320. Deve fazer a rota no B767-300.

  • sandra

    Tempos bons da Varig que nao voltam mais lembram?minha tia foi comissaria chefe de equipe da varig voos diarios de belem direto para o rio de janeiro todos os dias saindo as sete da manha e chegando no rio de janeiro as 11 fora o voo internacional miami belem com escala em manaus e os varios destinos no brasil direto e muitas opcoes de escalas de belem para todo o nordeste a gente era feliz e nao sabia 🙁 depois que a varig se foi o caos aereo se instalou no brasil absurdos de voos com conexoes longas para chegar em destinos que poderia ser direto ou com menas conexoes.
    A tam agora vai salvar a patria para muitos dos meus conterraneos Paraenses que moram estudam e fazem business nos STATES a demanda de paraenses e altissima belive me estou muito feliz com essa noticia espero que se concretize porque infelizmente a ma vontade e descaso dos nossos politicos nos deixou por muito tempo no atrazo ,Belem e uma cidade linda cheia de cultura propria e de um povo hospitaleiro que merece muito respeito a entrada da AMAZONIA conhecida internacionalmente em todos os continentes do MUNDO olha que eu ja viajei por 24 paises e quando falo com muito ORGULHO de onde eu nasci AMAZONIA o impacto e curiosidade nos outros e grande.
    Agora so falta um voo direto para a EUROPA para incurtar a distancia para nos Paraenses que vivem na EUROPA como eu que jamais voo para SP ou RJ para chegar ate minha amada BELEM eu uso trajeto via alemnha amsterdam lisboa fotaleza belem ou via paris caienne e belem.TAP bem que poderia dar uma forca para nos paraenses ja que temos uma grande luso brasileira comunidade em Belem.
    Te vejo em dezembro BELEM do PARA AMAZONIA 🙂 see you soo xxx