TAM anuncia novos Boeing 777 na rota entre São Paulo e Miami

Denis Carvalho 26 · março · 2012

A partir de 12 de novembro deste ano, a TAM passará a operar os voos na rota de São Paulo a Miami com novas aeronaves Boeing 777-300, que serão entregues no segundo semestre pela fabricante norte-americana.  As aeronaves vão proporcionar um aumento de 62% na oferta de assentos nos voos.

Os voos JJ8090 e JJ8094, partindo do Aeroporto de Guarulhos às 23h55 e às 10h30, e os voos JJ8091 e JJ8095, partido do Aeroporto de Miami (EUA) às 18h05 e às 8h20, respectivamente, passarão a ser operados com os Boeing 777. Segundo a companhia, além de oferecer aos clientes maior capacidade para o transporte de passageiros e de cargas, as novas aeronaves contribuirão para manter a baixa idade média da frota da TAM.

Atualmente a TAM opera os dois voos com jatos Airbus A330, com capacidade para 223 passageiros. Esse número vai aumentar para 362 com a chegada dos “triple seven”, que é o maior avião de dois motores do mundo. Essa mudança aumenta as chances de a companhia realizar mais promoções e melhorar os preços.

Em contrapartida, com a configuração adotada pela TAM, o B777 oferece menos espaço ao passageiro que o A330.  O espaço entre as poltronas é o mesmo – 32 polegadas (81,28 centímetros) -, no entanto a largura da poltrona cai de 18” (45,72 cm) para 17” (43,18 cm).

Isso ocorre porque a maioria das grandes companhias aéreas utiliza a configuração de nove poltronas  na classe econômica do 777, seja 3+3+3 (Singapore, Air France, British e KLM) ou 2+5+2 (American Airlines). Na TAM, a configuração é 3+4+3 com dez assentos por fileira, o que deixa a largura do assento mais apertada – até mais estreita que a do A320.

Fotos envias pelo leitor Samuel Paiva.

Por outro lado, muitos passageiros preferem os jatos da Boeing por supostamente terem mais estabilidade – uma discussão sem fim –  e é sempre bacana voar em aviões novinhos em folha. Ainda assim, esperamos que a mudança se reverta em boas promoções e queda de preços para compensar o desconforto dos passageiros.

Com informações da TAM

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Rodrigoclt

    KKKKK, e a Gol orgulhosa de iniciar a rota com seus 737, rs!!! Agora a Gol vai ter que cobrar no máximo 400 dólares (ida e volta) para compensar o desconforto do 737 contra os 777 da Tam!

  • Guilherme Ortale

    Legal, já andei nos 777 da american e realmente é estável, mas não notei diferença quanto aos Airbus. De qualquer forma o 777 é um excelente avião. Quanto a ser apertado, todas as Cias são. Pessoas grande como eu, raramente viajam confortáveis em classe econômica.

  • marcelo

    Porque a TAM não faz seu avião com 9 poltronas, porque só pensam em dinheiro, TAM é minha ultima opção de cia aérea, esta esfolando os brasileiros a anos. Agora ta tendo que baixar os preços por causa das concorrentes européias.

  • Alex Freitas

    Realmente voar de 777 não tem comparação aos A330, nesse trecho a American Airlines leva a melhor graças a oferta e ao equipamento superior em tudo

  • Sergio

    Espero que a maior oferta de acentos e a diminuição da largura das poltronas se reflita em menores preços.

  • Klebson

    "esperamos que a mudança se reverta em boas promoções e queda de preços para compensar o desconforto dos passageiros."

    Amém!

  • Vinicius

    Recentemente fui para o Canadá no triple seven da Air Canada, simplesmente fantástico. Esperarei por promoções ótimas da Tam. 😉

    • Thiago Castro

      Pena que não é a mesma configuração né??

    • Pedro

      Também voei no da AirCanada GRU-YYZ em fevereiro e o avião é fantástico mas ele tem mais espaço porque é na configuraçao 3-3-3 e não 3-4-3.

  • Thiago Castro

    "Em contrapartida, com a configuração adotada pela TAM, o B777 oferece menos espaço ao passageiro que o A330. O espaço entre as poltronas é o mesmo – 32 polegadas (81,28 centímetros) -, no entanto a largura da poltrona cai de 18” (45,72 cm) para 17” (43,18 cm).

    Isso ocorre porque a maioria das grandes companhias aéreas utiliza a configuração de nove poltronas na classe econômica do 777, seja 3+3+3 (Singapore, Air France, British e KLM) ou 2+5+2 (American Airlines). Na TAM, a configuração é 3+4+3 com dez assentos por fileira, o que deixa a largura do assento mais apertada – até mais estreita que a do A320."

    Essa é a parte lamentável. Ao invés de gerar mais conforto, a TAM vai DIMINUIR o espaço. Fala sério hein TAM!!!!

    Mas se o preço for bom, nóis aguenta. E coitado dos mais gordinhos.

    • Gilberto Souza

      Se o cara nao conseguir emagrecer pra caber um lugar DOIS CENTIMETROS menos, é sacanagem. Eita povo que reclama de tudo.

  • Pedro H

    O 777 é muito ruim de se voar!

    Avião desconfortavel, nao tem banheiro suficiente, demora uma vida pra desembarcar td mundo(sobretudo nos aeroportos do Brasil)

    Além do q avião com configuraçaõ 3 eh mtooo ruim!

    • Lucas

      Vai de 737 então, amigo!

    • Paulo

      Isso depende da configuração amigo, fiz GRU x Doha x GRU em um B 777 c/ a Qatar e a viagem fui super confortável. O problema é q já sabemos q a configuração da Tam não será nem de longe igual a da Qatar!

  • Paulo

    Putz a TANTAN cada vez pior !!! pelo menos espero que a tarifa seja BOA !!!

    pq será um aperto só !!!!

    sem tarifa BOA ; prefiro AA !!!

    eu e minha esposa sempre pegamos as laterais para irmos só os 2 !!! agora não tem jeito !! os melhores assentos serão no centro!!!

  • Márcio

    Imagina o A380 com 800 pax p/ Miami… aí seria promoção ilimitada… rsrsrs

    Enquanto isso na Gol, 737 e com escala em Caracas. Acho que esta troca de aeronave pela TAM foi um clara resposta a este novo vôo da Gol, pois a diferença de capacidade entre o 777 e o A330, tanto em pax como em carga, chega a 70% de um 737-800. Assim, oferecendo mais lugares e maior capacidade de carga (o que barateia a passagem), se oferecer boas promoções, quem viajaria pela Gol, a não ser com troca de milhas?

  • titobosco

    Minhas colegas baianas nao poderao ir nesses 777. Tudo tem um cadeirão danado de tanto subir e descer ladeira de SSA…

    Bem que poderiam pensar em colocar os a330 saindo do Nordeste direto pra Miami. So assim iamos nos livrar os 757 sucateados da AA. Maledito voo A980. Só entende quem sobrevive.

  • Jr. Alencar

    Apenas uma observação, voei KLM mês passado na rota GRU/AMS/GRU e a configuração foi 3-4-3. Na volta, uma senhora bem "pesadinha" sentou ao meu lado, confesso que seria um péssimo retorno, até a comissária me oferecer outro assento. A configuração 3-4-3 com um vizinho Plus Size é dificil de encarar.

  • YuriBF

    Acho que os B777 são os melhores aviões para se voar, mas nessa configuração fica mais apertado mesmo. Já peguei um da AA, BSBxJFK, na configuração 2x5x2. Para quem vai no meio, é um inferno, mas conseguindo pegar as poltronas laterais, é só alegria.

  • Flavio Y

    Também já tive oportunidade de voar em B777 da Turkish. Aeronave muito boa, serviço de bordo excelente. Graças às promoções do MD.

  • Rodrigoclt

    Além do bar que tinha na parte de trás do avião, servindo vinho, pro-seco e sorvete!! Ôh viagem boa!!!!

  • Lucas

    Voei no 777 da AeroMexico e gostei muito do espaço lateral e das pernas.

  • Adriano Andrade

    Peguei quase 13h no Frankfurt-GRU da TAM. Viagem terrível, e olha que eu paguei os 70 euros do assento conforto. Odiei. Os 777 da AA são muito melhor configurados, dá até pra aguentar as aerovelhas.

  • Thiago SSA

    Quem pensa em dar prazer é pu**. TOda CIA gosta é de dinheiro mesmo. rsrsrsrs.

  • Thiago SSA

    Em breve os A380 da TAM com configuração de cinema 5+20+5. Quero saber como vai ser o serviço de bordo: "-Águas cairam sobre os seus assentos… blá blá blá."

    • Thiago Castro

      Hahahahahahahaha

    • Reydson

      AUSHAIUSHuiahsiuAHISUahuisa essa foi boa rsrsrsr

  • Thiago Castro

    Primeiro q eu reclamo doq eu quiser.

    Segundo, a questão nao êh de dois centímetros e sim da Tam fazer questão de por mais um assento (sem "c") para ganhar mais, enquanto todas as outras mantém a configuração com nove poltronas. Alem do mais, qualquer espaço faz diferença num vôo de 10 horas!!

  • Abner

    3-4-3 e essa é a melhor companhia aérea verde e amarela!? De 777, bom mesmo é voar Qatar – outro padrão!

    • Márcio

      Os da Varig que vieram direto da Boeing tinham padrão 3-3-3. Eram excelentes! Mas os outros arrendados posteriormente eram 2-5-2, perfeito para um casal nas laterais e péssimo para quem ia no meio.

  • Fabio

    Voei em Nov/2010 com o B777 da TAM para Frankfurt, tenho 1,83m e sou "gordinho", realmente foi um pouco desconfortável mas os voos tanto de ida quanto de volta foram impecáveis. Já em Nov/2011 voltei de MIA com A330 tbém da TAM e não sei se pelo fato de eu estar gripado mas a viagem foi muuuito mais cansativa apesar de ter menor duração…

    OBS: Na ida desse voo p/ MIA fui com escala em Manaus, com isso fui de A320 até lá e de lá até MIA de B767-300, uma aeronave apenas razoável, aparentando bem a idade. Como muitos já disseram tomara que essa notícia traga ótimas promos…aguardaremos ansiosos!!!

  • ANDERSON SANTOS

    Francamente, eu nunca vou voar com a TAM para nenhum destino ao EXTERIOR, o serviço da IBERIA é superior cia. estou acostumado a voar a anos, a TAM é horrível eu fui uma única vez GRU MAD terrível, eu detestei o serviço, o atendimento tudooo, a IBEIRA é melhor além é claro de ser mais barato voar com eles.

  • Pedro H

    Categorias diferentes. To falando de wide-body. Prefiro 767(novos), A330, A340

    Detesto voar em 777, 747, e tenho vontade de voa no A380, mas quero uma vez só!

    De Narrow-body prefiro os Embraer do que os 737 ou A320s

  • Alex Freitas

    Tomara que vc esteja certo, pois brasileiro paga o preço por qualquer coisa e porcaria !!

  • manoela

    Gostaria de saber como é classe executiva da Avianca para os EUA… Alguém já foi? É simples como a da Copa ou mais arrumadinha?

  • RABUGENTO

    A"executiva" do 777 é parecida com a dos A330?

  • Calvin Couto

    Então pague a mais pra viajar no Triple Seven da TAM meu amigo, porque o preço dela é muitoooooo mais cara que a GOL, e em conforto e atendimento pra mim e a mesma coisa se não pior! E o povo ainda fica enaltecendo a TAM…. Coitados…. Boa mesmo meus amigos era a VARIG!!

  • Guilherme Gers

    Galera…

    Alguém já voou Continental Rio – Houston?

    O que acharam do voo e do atendimento?

  • Lucy

    Pra viajar de TAM, só se for de graça! Senão eu vou de Delta, pagando mais em conta mesmo com uma parada em Atlanta.

  • Pedro

    Voei em 2010 no 767-400 GIG-IAH-LAX e achei o serviço muito bom com TV's individuais e bom atendimento dos comissários. Uma dica: A partir de outubro se não me engano eles farão essa rota no 777-200.

  • JP

    acento circunflexo

    assento confortável

    viu so as diferenças?

  • Armando

    Fizemos voos Guarulhos-Orlando e Orlando-Guarulho pela TAM com as aeronaves atuais. Na volta, dava a impressão que o avião ia se desmontar. Meus colegas que retornaram na manhã seguinte tiveram a mesma impressão.

    Acredito que a substituição pelos Boeing, em termos de aeronaves, aumentará a qualidade. Porém, além do espaço reduzido das poltronas, precisamos saber em quanto será a sobrecarga em peso com realação a passageiros e bagagens como afetatrá o desempenho da aeronave e os servços e facilidades de bordo.

    Sds.

  • Fabio

    O duro da Aeroméxico são as comissárias sexagenárias mal humoradas e arrogantes. Mas o avião é bom, apesar de serem velhos (ex-VARIGs.

  • Norma

    Vc tem razão, já notou que após a falência da Varig nunca mais tivemos ótimos aviões, saindo no horário ????

  • Guilherme Gers

    Valeu Pedro…

    Obrigado pela informação!

    Agora viajo mais tranquilo… hehehe

  • Alexandre

    Não é questão de reclamar de tudo, amigo. Acontece que estamos em busca de bons preços e qualidade, não é isso? Além do que, não pense apenas nos 2 cm de diferença pense que no mesmo espaço foi colocada uma poltrona extra, ou seja, reduziu em mais de 40 cm. O corredor, que já é pequeno, ficou também menor.

    Dá licença… Olha o bumbum na cara… Ops, foi sem querer…

    Se for mais barato, justifica-se. Você não reclamaria se o litro de leite de uma empresa viesse com 950ml?

  • Thelma, Brazil

    Pergunto a quem souber/quiser responder: supondo que vc possa ir a BUE em alto estilo, qual companhia vc prefere: British, Emirates ou Qatar? qual a melhor messssmo e qual a melhor no custo/benefício? agradeço muito a quem puder responder

  • Carlos

    Falar que IBÉRIA é melhor que a TAM é o cúmulo, pelo amor de Deus

  • D. Almeida

    Ainda bem que há CONCORRÊNCIA: temos AMERICAN AIRLINES E OUTRAS que não espremeram mais a Classe Econômica como a TAM está fazendo.

    Infelizmente, é a informação que temos:

    “Aeronave nova não significa mais conforto. Com a configuração adotada pela TAM, o Boeing 777 oferece menos espaço ao passageiro que o A330. O espaço entre as poltronas é o mesmo – 32 polegadas (81,28 centímetros) -, no entanto a largura da poltrona cai de 18” (45,72 cm) para 17” (43,18 cm).

    Isso ocorre porque a maioria das grandes companhias aéreas utiliza a configuração de NOVE poltronas na classe econômica do B777, seja 3+3+3 (Singapore, Air France, British e KLM) ou 2+5+2 (American Airlines). Na TAM, a configuração é 3+4+3 com DEZ assentos por fileira, o que deixa a largura do assento MAIS APERTADA – até mais estreita que a do A320.”

    Já reclamei no site da TAM. Sou uma gota d'água, mas as gotas reunidas formam o oceano.

  • D. Almeida

    Ainda bem que há CONCORRÊNCIA: temos AMERICAN AIRLINES E OUTRAS que NÃO ESPREMERAM ainda mais a Classe Econômica como a TAM ESTÁ FAZENDO. A Cia.Brasileira precisa aprender com as CIAS. AMERICANAS E EUROPÉIAS a respeitar os seus passageiros. Isso é típico em país como o nosso, onde em geral os consumidores são muito explorados em todas as áreas comerciais, não só nas cias. aéreas. Vejam os juros exorbitantes cobrados pelos cartões de crédito, pelos bancos, pelas revendedoras de automóveis, pelas lojas etc. Veja o mesmo produto vendido aqui e nos Estados Unidos e a brutal diferença de preço que pagamos no Brasil. E o nosso Governo corrupto, que ARRECADA igual a país de primeiro mundo, mas… e a SAÚDE, a EDUCAÇÃO, as RODOVIAS, os AEROPORTOS e o SANEAMENTO BÁSICO? Tudo periclitante… MAS estamos EMPRESTANDO DINHEIRO PARA O FMI. Oh, meu Deus, quanta enganação, VAIDADE e desleixo pelos cidadãos!

  • Paulo

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK a Ibéria é sem duvidas a pior das Cias Aérea do Mundo.

  • claudio

    Viajando nos A33O eh excelente a executiva , agora se for A32O ou A318 , Caia fora . A executiva destas aeronaves eh classe conforto ( igual a azul)

    Fui para miami pela AVIANCA e fui obrigado a entrar com uma acao judicial , porque paguei executiva e te colocam na classe conforto

    uma porcaria , nao caia neste golpe . Isso eh estelionato e levam seu dinheiro

  • DANIEL

    Vamos para MIAMI/EUA de TAM nesses novos BOEING 777-300. Estou muito feliz…!!!! Vamos na poltrona da janelinha do avião…!!!! Hi Hi Hi Hi

  • giulianna

    MD, quero fazer essa rota no 1o semestre de 2013. Se possível, depois publiquem um relato sobre essas novas aeronaves da tam!

    obrigada!

  • henryck

    Estarei no dia 12/11 fazendo essa rota, quero ver se esse voo estara em rota e certeza comentarei se realmente ocorreu alguma diferença.