Azul e Webjet irão operar em Congonhas, mas não se iluda…

Leonardo Marques 9 · março · 2010

Tem uns dois meses que a mídia toda vem dando destaque à possibilidade da Azul e da Webjet iniciarem vôos em Congonhas, mas o Melhores Destinos estava “calado”, a notícia parece ótima, mas é insignificante, por isso merece apenas um post após o final do processo.

Ontem, a ANAC finalmente concedeu a autorização para a Azul e a Webjet iniciarem seus vôos em Congonhas, ótimo né? Não, péssimo! As duas empresas conseguiram alguns horários apenas sábado e domingo. TAM e GOL continuam com mais de 95% dos vôos lá e tanto Azul quando Webjet dificilmente conseguirão ter lucros lá, já que o custo de permanecer naquele aeroporto é elevadíssimo e o diferencial do aeroporto é exatamente atender os executivos que viajam durante a semana.

Por isso, não se iluda com essas notícias querendo passar a idéia de que agora terá concorrência lá. Quem quer ir para  Congonhas continuará tendo 2 opções: GOL e TAM.

Eu não me surpreenderei se a Azul abrir mão de usar esses horários que ela tem direito.

Além da Azul e da Webjet a OceanAir também conseguiu alguns horários, no caso dela ganhou o direito de mais 1 vôo diário.

A parte boa dessa notícia é que a ANAC está pelo menos tentando aumentar a concorrência, isso é muito válido, mas ainda foi de forma muito tímida.

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos
  • Luís Guilherm

    Fim de noite de domingo, e sábado pela manhã, o movimento da ponte aérea ainda é bem alto. De voos mais próximos a Congonhas também. De repente, não é um mau negócio.

    • Leonardo (Melhores D

      Luís Guilherme, no caso da Webjet ela conseguiu vários horários, mas a Azul tem 3 no sábado e 1 no domingo. Imagina quanto ela vai ter que investir lá pra operar esses vôos e aí a TAM/GOL baixa o preço da passagem no vôo com horário próximo da Azul 🙂 é a certeza do prejuízo, se entrar será por razões estratégicas pensando em ganhar mais slots um dia.

  • Liliana

    Pra mim Congonhas continua tendo ZERO opções: não vôo por Congonhas porque acho inseguro. O Brasil parece ter se esquecido que NADA foi feito depois da tragédia do vôo da TAM. Prefiro Guarulhos ou Viracopos, prefiro sair e chegar viva.

  • flavia

    Oi…
    vc sabe me informar qndo os vôos da Ocean Air vão ser disponíveis novamente para Manaus??

    • Leonardo (Melhores D

      Flávia a resposta da OceanAir é… "até 2014"… algo bem concreto né 🙂 em 2014 é ano de copa, quem não vai voar para todas as cidades da copa?

  • Juliana

    eu em…

  • Luís Guilherm

    Ao contrário da Liliana, eu não troco Congonhas por Guarulhos tão fácil. Por Viracopos, só se for a "ponte aérea" da Azul em determinados horários. Dá pra dar uma relaxada no ônibus e ainda chego na Barra Funda.

    Acabei de ler no twitter da webjet que eles vão operar em Congonhas sim.

  • Gislaine

    Muitos reclamam que não tem a Azul em Congonhas, mas ate agora ela tem disponibilizado onibus para varios pontos da cidade de São Paulo.

  • temilla

    Sim, mas fico feliz ja é um passoo, acredito que breve a concorrência ocorrerá sim e estou torcendo por isso….

    Estou sempre antenada aqui no melhores destinos….

  • Thyago

    Estou com a Liliana… além do mais, pra quem mora em lugares distantes, como as cidades do Norte e Nordeste, nem tem a opção de voar por Congonhas… e quando tem, é sempre mais caro que guarulhos… e menos segura também…

    opto por esperar o onibus da gol que me leva à congonhas mesmo hahaha

  • marcone andrade

    Por um lado é bom se considerar que a AZUL e a Webjet irá oferecer tarifas promocionais para Congonhas aos sabados e domingos acredito que a Demanda podera ser consideravel . É esperar para ver .

  • Graças a DEUS nunca precisei faze ponte aérea em Congonhas (e tbem tenho medo por causa das tragédias que já ocorreram por lá)… mas é necessário q seja feito algo para aumentar a concorrência e apesar de ser um começo, acredito q a ANAC poderia ser mais rígida nesse ponto…

  • Vamos esperar para ver o que acontece, se irá ou não implacar !

  • Quem sabe não dê certo… mas eu também continuo preferindo Guarulhos. Melho e mais perto.

  • Fernando

    Quem voa sempre sabe que Congonhas é lotadíssimo aos domingos, no fim da tarde e à noite. Muito paulistano que mora e trabalha fora de SP retorna para casa nesse horário. Junta-se, ainda, o movimento de turistas de fim de semana que visitaram a cidade ou estão em conexão. No sábado pela manhã, o movimento é um pouco menor, mas não é desprezível.

    Permita-me discordar da avaliação feita no post. A abertura de um aeroporto grande e complexo como CGH não acontece da noite para o dia. Além disso, as autoridades precisam se fiar de que as empresas que recebem a concessão terão capacidade técnica e financeira para operar. De que adianta entregar slots para empresas como a BRA, que andava mal das pernas há anos? O processo de liberação desses slots em caso de quebra das cias demora muito tempo, até alguns anos.

    Acho que o que acontece é um passo para a desconcentração. Não sei se teremos concorrência efetiva com, por exemplo, empresas líderes com 30% do mercado, mas o movimento é importante. A Gol, há apenas 9 anos, começou com poucas aeronaves e alguns slots no mesmo aeroporto de Congonhas.

    Abraço e parabéns pelo blog,

  • Luís Guilherm

    A Azul tem 1 slot no domingo só? Vai ter que deixar aeronave parada, terrível. De fato, não vale a pena. Mas vamos ver, a Azul pode ter alguma ideia esperta, como operar para algum destino que não tenha voo direto de Congonhas.

    • Leonardo (Melhores D

      Luís Guilherme, 1 par na verdade.. 1 direito de descer e 1 direito de decolar.

  • Priscila

    Isso é um absurdo,quem sofre com isso é o povo brasileiro

  • kelly

    olha não me animei muito, mesmo porque detesto congonhas. sou muito mais guarulhos. mas espero que pelo menos a longo prazo isso possa favorecer a nósa, meros consumidores ávidos por preço acessiveis. Mas de boa, não tenho muita espectativa por enquanto.

  • Rafael

    É sempre bom ter, ao menos, mais opção de horários, mas é uma pena não abrirem possibilidades de mais horários entre pampulha e congonhas.

  • Lucas

    Congonhas na minha opniao eh um dos melhores aeroportos do Brasil, primeiro porque é no meio da cidade oque gera uma facilidade imensa..
    só o trabalho e tempo gasto em ir para viracopos ou guarulhos já aumenta o tempo da sua viajem !
    e depois que eu moro do lado de congonhas !
    tem q aumentar a concorrencia lá.. tam e gol tem preços abusivos qdo o destino ou a chegada é lá ….
    vira copos acho que eh o pior aeroporto do BR .. uma m$#@@ n tem nada e é na pqp !!

  • Fernando

    Tô com o Luís Guilherme e não troco Congonhas.

    Guarulhos é mais "trabalhoso": o táxi ou o ônibus ficam muitíssimo mais caros e os procedimentos costumam ser mais demorados, tipo gigantescas filas no check in, portões de embarque mais distantes, proporcionamente menos raios x, muitas posições remotas que precisam do ônibus… Fora que é feio pra dedéu! Hehehehe. Isso é brincadeira… 🙂

    Sobre a segurança, é mais fácil ser assaltado no caminho até Guarulhos (como os roubos no Airport Express que têm rolado ou a gangue do notebook que rouba táxis) do que acontecer alguma coisa com a aeronave. Sei lá. Eu me sinto seguro em Congonhas.

  • Henrique

    Pra mim Congonhas é o melhor, perto de casa, varios tipos de transporte perto, em fim…. do jeito que tá a concorrência não é boa ainda, porém se a ANAC conseguir distribuir melhor os slots vai ser bem bacana….. e claro, na minha opiniao esse aeroporto deveria crescer mais um pouco, aumentando o tamanho das 2 pistas e aumentando a quantidade de salas de embarque…. seria otimo

  • Diego Paiva

    Congonhas pra mim é o melhor de SP pra quem vai para a capital mesmo. Perto de tudo e de fácil acesso…

    Apesar de já terem acontecido acidentes e tudo mais eu não tenho medo de voar pra lá não. Além do mais, quando chegar a minha hora eu posso estar onde estiver, vai acontecer, independente de estar dentro de um avião ou não.

    O Santos Dumont mesmo no RJ tem a pista mais curta e nem por isso as pessoas deixam de voar para lá… por quê? Muito mais cômodo e bem localizado do que o Galeão. (Sem contar aquela vista ESPETACULAR).

    Enfim, sobre a Azul em CGH… se ela não abrir mão dos "slots" ela vai ficar apagadíssima lá… o que são 8 (oito), repito OITO "slots" em vista de mais de MIL da GOL e da TAM (CADA UMA!!)…

    Também acho excelente a atitude da ANAC, mas 8 "slots" é sacanagem… até a NHT que opera de "teco-teco" ganhou mais espaço! rsrs

  • Erika Leite

    Bom, adorei voar pela azul e achei o transporte de ônibus super prático e rápido, tanto na chegada quanto na saída do Shopping Eldorado, espero que essa empresa que tem se destacado tanto no atendimento e nas promoções consiga fazer desses horários opções vantajosas para eles, em relação a Webjet, voei com eles no fim do ano passado e não gostei nada do transporte de guarulhos para congonhas, demorou bem mais que os transportes oferecidos pelas outras empresas, enfim acima de tudo, espero que essas novos horários concedidos consigam beneficiar, principalmente, aos clientes habituais e aos que o frequentam uma vez ou outra do aeroporto de congonhas, dando-os mais opções de preços e qualidade em atendimento!

  • Fabiola

    Bom…sempre vou por Guarulho mesmo!
    Td bem que a mão de obra de ter que pegar ônibus pra congonhas e depois tx pra hotel torna a viagem mais cansativa! Mas a diferença de preço me faz escolher guarulhos, já estou até acostumada com todo o processo!

    Mas, fico feliz com essa "pontinha" de concorrência, a tendência é que melhore!

    =**

  • Delleon

    Apesar da iniciativa da Anac, acho no minimo uma injustiça essa redistribuição de Slots em Congonhas onde a TAM tem 1.404 e GOL 1504 slots. Essa seria a hora de ter dado oportunidades as novas Cias aéreas do país mostrando assim que o Brasil é um "justo".

    Enfim, com essa injustiça mais uma vez quem sai perdendo somos nós usuários da Aviação Civil.

  • Renan – Cascavel/PR

    Paralela a essa discussão, algo que entendo que é muito benvindo aqui MD é a liberdade de expressão.

    Quem dera que no Brasil, em todas as instãncias, públicas e privadas, fosse assim.

    Parabéns Léo, não apenas pelo blog mas pelo respeito ao oposto.

    Abraços a todos

    • Leonardo (Melhores D

      Renan, eu é que agradeço um elogio desses!

  • Daniel Serafim

    A NHT não fazia parte desta autorização?
    pelo menos foi o que eu ouvi ontem no jornal

    Abraços e parabéns pelas ótimas notícias sobre promoções na aviação.

    Daniel Serafim

    • Leonardo (Melhores D

      Daniel, sim, você tem razão, ela também teve autorização, mas temos optados por não divulgar 'coisas' regionais, já que o foco do site é Brasil.

  • Ariane Graciele Sant

    Nossa, como agente se surpreende tendo novas opiniões….
    Eu pensei que seria uma "ótima" ter azul e webjet operando em congonhas, mas pelo visto não é tão bom negócio assim…

  • Fernando

    Me senti na obrigação de responder ao Lucas. Em primeiro lugar, opinião se escreve com "i" no meio, não é "p" mudo. Em segundo, seus comentários são típicos de pessoas totalmente individualistas que não estão nenhum pouco preocupadas com o bem comum. Você diz que o aeroporto de Congonhas é o melhor porque mora do lado dele…. Viracopos é o pior porque está longe na "pqp". Se você morasse em Campinas, certamente Viracopos seria o melhor aeroporto. Que bom que nem todos os paulistanos ou Campineiros pensam assim.

    Lucas
    9/03/2010 12:18
    Congonhas na minha opniao eh um dos melhores aeroportos do Brasil, primeiro porque é no meio da cidade oque gera uma facilidade imensa..
    só o trabalho e tempo gasto em ir para viracopos ou guarulhos já aumenta o tempo da sua viajem !
    e depois que eu moro do lado de congonhas !
    tem q aumentar a concorrencia lá.. tam e gol tem preços abusivos qdo o destino ou a chegada é lá ….
    vira copos acho que eh o pior aeroporto do BR .. uma m$##@ .. n tem nada e é na pqp !!

  • Acho excelente a abertura para essas empresas.Sendo aposentado,com certeza terei mais chance de viajar mais barato .

  • Eu nunca fui pra CGH, só Guarulhos e Viracopos. Só kero ir pra CGH pra ser uma aventura radical! HauHAHAuHAuHAUA!!!

  • Hamilton Vaz Santos

    Eu também concordo coma Liliana. Depois daquele acidente coma TAM, eu fiquei traumatizado com Congonhas, embora eu ache que o que tiver que acontecer conosco, vai acontecer em Congonhas, Viracopos ou Guarulhos.

    E também concordo com o Renan. Independente do que os donos do MD acham, é norma eles postarem a informação.

    Parabéns.

  • Camille Panzera

    É claro que ninguém nunca tá satisfeito. E eu, como uma boa parte das pessoas, ainda espero alguma coisa que me atenda na medida. Mas só de estar se abrindo um pedacinho, ainda que pequeno, pra outras companhias, já é um começo, né?
    Melhor do que há 3 anos atrás com certeza está.

    Eu adoraria colaborar com o MD um dia, mas você sempre consegue saber tudo antes de todo mundo… haha.

  • Neilson Cassimiro da

    Tenho minha noiva morando temporariamente em Manaus e amo quando conseguimos o melhor preço pela Azul, que opera em Campinas. Explico: quando ela desce em Guarulhos, são R$ 76,00 de pedágio de Botucatu (onde moro) até lá, trânsito horrível na Marginal Tietê e, conseqüentemente, não sei a que horas vou chegar. Quando ela desce em Campinas, são apenas R$ 11,80, pego apenas rodovias e sei exatamente a que horas vou chegar a Viracopos.

  • Olha, ja voei por CGH diversas vezes pq na epoca nao me foi dada outra opcao, vindo do exterior e indo p/ GYN, agora, aquilo la me deixou um pouco assustado, o lugar e desconfortavel, apinhado de gente e me pareceu mais com uma dessas Estacoes Rodoviarias desse Brasil afora do que com um aeroporto propriamente dito. Vc caminha porta afora e ja e uma rua comum, c/ transito de carros, motos, (isto mesmo, motociclistas q bem podem tb ser assaltantes) ai ja viu… Seguranca q e bom, nada! Guarulhos, (GRU) ao contrario e mais afastado, portanto acho-o mais seguro. Nao conheco Viracopos mas pretendo voar p/ Vitoria-ES no final do ano pela Azul e passarei por la…

  • Clayton Moreira

    Gostaria de saber se há alguma notícia ou ao menos boato de que a Ocean Air e a Webjet possam operar em Viracopos.
    Agradeço a atenção!

    • Leonardo (Melhores D

      Clayton, que eu saiba esse ano não ha qualquer possibilidade de isso acontecer.

  • Letícia

    se operar na sexta também, já está valendo!!

  • Tiago da Costa

    Leonardo… alguma previsão da Azul aqui pra Belém??? Eu fiquei o ano todo esperando pra ela chegar em Floripa (morava lá ano passado) e agora que os os vôos começaram me mudei pra Belém… kkkkkkkk.
    Espero que venham logo pra cá…

    • Leonardo (Melhores D

      Tiago, em breve teremos boas novidades pra você.

  • Dirriba

    O aeroporto de congonhas qdo analisado em relação ao número de operações anuais ele tem um índice de probabilidade de ocorrências baixos.
    Exige claro uma maior atenção por parte da tripulação nos procedimentos de decolagem/pouso e tem restrições ao tipo de aeronaves pelas suas dimensões.
    Devido a localização do aeroporto ele tem um problema relacionado a capacidade de expansão. Lembrando que muitos que ali residem próximo e hj reclamam, vieram depois e deveriam saber que ali existia um aeroporto (mas isto é uma outra história).
    Devido ao tipo de público a operação em CGH é interessante, mas no caso da Azul ele deverá ser apenas um aeroporto importante e de apoio. Seus hubs de conexão serão aeroportos secundários, além das opções pelos vôos diretos qdo possível.
    Como bem colado pelo Leonardo não temos ainda como saber pela cia o que ela irá fazer com seu slot. Precisamos tb aguardar para saber quais serão os movimentos da NHT, pois seus equipamentos tem uma capacidade limitada (19 pax) e tem foco mais regional.

  • Edilson Jose Alves d

    Essa briga de promoçoes só ganha os clientes, pena que só acontece fora de temporada!

  • Alexandre Souza

    Putz, vou descer lá amanha em Congonhas, e vcs ficam me assustando relembrando tragedias da TAM. Mas eu vou de GOL, Boeing 737-800, melhor que Airbus 320 com reverso pinado e com excesso de peso, kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

  • Imagino que a Azul consiga tirar proveito desses slots com fretamentos. Mas longe de estabelecer uma concorrência de verdade.

  • LEONARDO, PORQUE QUANDO É ANUNCIADO UM VALOR DE PASSAGEM,NO FINAL TEM UMA TAXA ?

    • Leonardo (Melhores D

      Teresa, essa é a taxa que você paga por usar o aeroporto.

  • Carla Margareth

    Eu não troco Congonhas por Guarulhos tão fácil e muito mais perto do centro.

  • Érica

    É… infelizmente o mundo é dos grandões mesmo… Fico triste, porque gostei muito da Azul… e torço muito para ela crescer, para acabar com o quase monopólio que a Gol e a Tam instalaram no mercado de passagens área.

  • gustavo medeiros

    Um absurdo! Definitivamente não da pra entender. Entre Guarulhos e Viracopos, prefiro Viracopos.

  • Camila

    Gente eu não conheço São paulo capital, vou viajar para lá e meus destinos são Vila Guilherme e numa outra ocasião Barra Funda, em qual aeroporto desço nas duas ocasiões, para facilitar deslocamento e distancia??

    valeww

  • Dirriba

    Camila,

    Olha no caso das duas localidades em questão distância seria o de guarulhos. Pois as vias de acesso nas duas são boas em relação ao aeroporto.
    Agora o de congonhas tb não fica tão mais distante, apenas enfrenta mais trânsito. O que recomendo é que consulte os 2 e escolha aquele com a tarifa mais baixa (geralmente o de guarulhos)

  • Dirriba

    Camila,

    E no caso da Barra Funda, especialmente, vc ainda pode tentar algum vôo da Azul. Pois, eles tem ônibus interligando a rodoviária da Barra Funda com o Aeroporto de Campinas.

  • Dirriba

    Edilson,

    Promoções ocorrem a todo o momento, mesmo em alta temporada. Só acompanhar e conferir.
    boa sorte 🙂

  • Laíse

    E Brasília, que é a capital, mas a Azul nunca chega?

  • Camila

    Hum…. valew pelas dicas Dirriba!!! ajudou!

  • Lucas

    Viracopos recebe até o Antonov, devido a sua pista imensa e segura. Congonhas??? HUAHUAHAUA!!! A cidade de São Paulo é uma vergonha, por não ter um aeroporto internacional (sim, guarulhos não é são paulo).