Azul e Webjet irão operar em Congonhas, mas não se iluda…

Por Leonardo Marques

Tem uns dois meses que a mídia toda vem dando destaque à possibilidade da Azul e da Webjet iniciarem vôos em Congonhas, mas o Melhores Destinos estava “calado”, a notícia parece ótima, mas é insignificante, por isso merece apenas um post após o final do processo.

Ontem, a ANAC finalmente concedeu a autorização para a Azul e a Webjet iniciarem seus vôos em Congonhas, ótimo né? Não, péssimo! As duas empresas conseguiram alguns horários apenas sábado e domingo. TAM e GOL continuam com mais de 95% dos vôos lá e tanto Azul quando Webjet dificilmente conseguirão ter lucros lá, já que o custo de permanecer naquele aeroporto é elevadíssimo e o diferencial do aeroporto é exatamente atender os executivos que viajam durante a semana.

Por isso, não se iluda com essas notícias querendo passar a idéia de que agora terá concorrência lá. Quem quer ir para  Congonhas continuará tendo 2 opções: GOL e TAM.

Eu não me surpreenderei se a Azul abrir mão de usar esses horários que ela tem direito.

Além da Azul e da Webjet a OceanAir também conseguiu alguns horários, no caso dela ganhou o direito de mais 1 vôo diário.

A parte boa dessa notícia é que a ANAC está pelo menos tentando aumentar a concorrência, isso é muito válido, mas ainda foi de forma muito tímida.