Azul pretende lançar voos para outros países da América do Sul em 2012

Denis Carvalho 12 · dezembro · 2011

Enquanto aumenta sua rede de destinos no Brasil, a Azul se prepara para um voo ainda mais alto no próximo ano: rotas internacionais para cidades da América do Sul. De acordo com o fundador da companhia, David Neeleman, o primeiro destino já está definido – o badalado balneário de Punta Del Leste, no Uruguai. A data de início, todavia, ainda não foi definida.

“Por enquanto vamos voar por perto. Ainda não temos equipamento para voos internacionais mais longos, mas vamos receber cinco novos jatos da Embraer até 2015”, disse o executivo em entrevista ao jornal Brasil Econômico.

Segundo a publicação, os jatos Embraer 195 encomendados pela Azul têm autonomia de voo de cerca de 4 mil quilômetros, suficientes para alcançar vários destinos na América do Sul.

Além dos planos de internacionalização da empresa, Neeleman afirmou ao jornal que espera um aumento de 25% no faturamento da companhia em 2012 graças à estratégia de ampliação do transporte regional, em especial após o acréscimo dos turboélices ATR à sua frota. Para isso, a Azul planeja passar de 49 para 63 aviões e de 42 para 60 rotas no próximo ano.

“Há muita gente querendo voar, precisamos chegar até esses locais e resgatar esses passageiros. Essas pessoas são as que usam o sistema rodoviário para se locomover entre estados”, afirmou ao jornal.

De acordo com o empresário, atualmente cerca de 150 milhões de brasileiros têm condições de viajar de avião e 85% dos passageiros da companhia estão voando pela primeira vez. “A fase é muito boa”, disse.

A Azul completa três anos no próximo dia 15 com a marca de 15 milhões de passageiros transportados no país. Neste período, a aérea conseguiu conquistar 10% do mercado brasileiro, ocupando a terceira posição de mercado, atrás de TAM e GOL.

A expansão da Azul é sempre uma ótima notícia em nosso mercado aéreo cada vez mais concentrado nas duas maiores companhias. Vale lembrar que a empresa tem ensaiado o início de suas  operações internacionais por meio de vários voos fretados para Buenos Aires. Esperamos que com este novo mercado a empresa ganhe musculatura para competir também nos preços, por meio de mais promoções em suas linhas.

E você? É a favor das rotas internacionais da Azul? Deixe sua opinião nos comentários!

Você pode ler a matéria completa no site do jornal Brasil Econômico.

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Raphael

    Só falta ter mais voos saindo de cgh e gru

    • Thiago Castro

      A AZUL tem algum vôo saindo e Congonhas? Eu não conheço.

      • Leonardo Marques

        É apenas um por semana. Não tem mais pq a legislação em vigor não permite.

        • Thiago Castro

          A verdade é que Congonhas está saturado!! Mas ainda é o mais prático para todos que moram em Sampa.

          A prefeitura (ou o governo de SP, sei la) tinha era que tomar vergonha e disponibilizar um transporte eficiente entre Guarulhos e SP. R$110 de táxi ou não sei quantas horas no busão (dependendo do dia e hora) ngm merecem!!!!

      • Bruno Willames

        Porto Seguro, aos sabados. GRU não tem nenhum.

        • Leonardo Marques

          Nem comentamos mas esse voo vai mudar, será Congonhas – Campinas. Sério 🙂

          • Igor

            Como assim?

          • Leonardo Marques

            A Azul vai transformar esse voo em Congonhas – Campinas e vai criar um outro Campinas – Porto Seguro.

  • RABUGENTO

    Pelo que sei a AZUL já fez alguns voos fretados até países próximos mas suspendeu esses charters por falta de aeronaves.

  • Igor

    Uma boa iniciativa.Mas a Azul tem que corrigir uns problemas que vem se repetindo cada vez mais na cia. Vou citar coisas que vivenciei e escutei de funcionários da Azul,Atrasos e Cancelamentos por aeronave estar com problemas e ir para manutenção e não haver aeronave extra disponível pois outras também estariam em manutenção.Atrasos por efeito cascata de cancelamento de um vôo que originaria várias conexões.Não oferecer hotel e nem alimentação por ordem dos superiores.Segundo eles batava dar um voucher de guerrilha de R$ 50,00 para cada cliente se conter.Claro que ouvi isso e fiz um auê em Confins.Ouvi isso de um supervisor operacional em Confins.

    Acho que isso não chega a direção eles abafam por ali mesmo.Estou com um processo contra eles.Vamos ver no que vai dar.

    E não contesto o serviço deles como aeronave, serviço de bordo isso sim é muito bom!

    • Mendonça J&ua

      Pelo que sei, a Azul se orgulha, ou pelo menos se orgulhava, de ser a única companhia aérea a possuir um avião e piloto para fim exclusivo de reserva. Isso mudou? Alguém sabe?

  • Luis Henrique

    Eu acho importantissimo a Azul expandir suas operações para o America do Sul, assim como expandir para o interior do Brasil principalmente capitais e grandes cidades pouco atendidas pelas principais concorrentes TAM e GOL, haja visto esse crescimento nos ultimos anos, precisamos muito de concorrência para diminuir ainda mais as tarifas, forçar o governo a melhorar os serviços e principalmente atender melhor as rotas ja existentes com mais opções de voos entre cidades e capitais e nos horários.

    Sou a favor de novas companhias, com novos projetos e idéias, não adianta ser a setima economia do mundo com o serviço de transporte aéreo tão obsoleto…

  • julio

    Quando eles comecarao a voar saindo de GRU????

    • Denis Martins

      Ótima pergunta. Por enquanto, sem nenhuma previsão!

  • marcio

    nao muda nada; começou dizendo que ia competir com onibus e agora ja ta mais cara que a tam e a gol; nao existe competicao por estas terras !!

    • RABUGENTO

      Verdade!

      Azul está cara e Viracopos está intransitável por causa dela.

      Ultimamente a GOL tem as melhores tarifas.

    • Thiago Castro

      Pra me fazer ir pra Campinas tinha que ter um RJ/SP por R$ 50!!

    • Deividy

      Depende meu caro, a Azul na minha opinião parece cara pra viagens a lazer ou viagens antecipadas, porque de última hora (quando as passagens são realmente caras) ela sempre está mais barata que GOL e TAM. Toda vez que preciso viajar no dia seguinte e faço uma pesquisa a Azul sempre aparece, de burro meu irmão mórmon David Neeleman não tem nada rs

    • Marco Antonio

      De fato os preços da Azul estão deixando a desejar…só tem preço bom quando lança uma rota novao….logo em seguida aumenta e já fica desproporcional…

      Gol tá ganhando de lavada de todas por enquanto…raros são os trechos em que a Gol não está mais barato que as concorrentes…

  • Ferbrasilia

    Com certeza, a diversificação de cias para determinadas regiões pode melhorar o atendimento e os preços.

    Aproveitando Leo, agradeço pelas notícias de promoções, pois comprei passagens pro Rio super baratas com as dicas do MD.

    • Leonardo Marques

      Fala Fernando, quanto tempo hein! Sumiu.

      • ferbrasilia

        É verdade Leo, tenho trabalho feito maluco, mas não deixo de dar uma passada todos os dias por aqui. Mas, minha paixão pelo site continua. E as novidades?? Sei que vc não para de prepará-las. Quais as da vez?? abraço!

  • Thiago Castro

    Duro é ter que ir pra Campinas pra voar de AZUL!!! Mesmo com onibus legalzinho e com serviço de bordo excelento, acho complicado ir pra Viracopos. Além do mais, a AZUL nem tá com promoções que compensem isso.

    Mas apesar de tudo, concorrência é sempre bom! Vamos ver se melhora nossa vida um pouco.

    • Leonardo

      Infelizmente a legislação atual contribui para a concentração, a prioridade de horários de pouso e decolagens são para as empresas que já operam o aeroporto, então, para uma empresa nova entrar, alguma tem que abandonar um horário ou comprar uma empresa que já tem horário.

      Como a Tam comprou a Pantanal e a Gol a Webjet, o máximo que a Azul pode fazer foi pegar o resto do resto do resto e ficar com UM horário em Congonhas, para uma futura e imprevisível oportunidade, participar da redistribuição dos horários, já que ela opera lá.

      Pois desistir de uma vaga, a Gol e Tam jamais farão isso.

      Então, alguém tem que cutucar a ANAC para que ela faça uma redistribuição (que ache uma maneira de respeitar os contratos e o tal direito adquirido) ou o CADE em forçar a Gol a abrir mão de alguns horários da Webjet se quiser comprá-la, o mesmo com a Tam para que se funda com a Lan.

      Possível é .. basta querer =D

  • Raphael Fanezze

    Quando a Azul começar a voar para America do Sul, os preços serão excelentes. Mas em pouco tempo já aumenta as tarifas e fica mais caro que Gol e Tam, como eles já fazem em outros trechos!!

  • knaak

    A Azul precisa ser internacional. Até agora é a melhor em viagens nacionais.

  • Alex

    Internacionalizar será ótimo !! Contudo, espero que não subestimem a inteligencia dos consumidores, se aumentar os preços, o tiro sairá pela culatra !!

  • Bruno Caporalini

    Pro Uruguai ta difícil concorrer com os preços da Pluna

  • Faz muito tempo que a Azul só faz promoções nas cidades que estréia. Eu voei com eles 2 vezes VCP-SDU e voaria novamente para outros lugares, mas a tarifa deles é sempre muito maior que as outras companhias.

  • jose moraes

    Tem sim é para Porto Seguro – BA somente aos sábados.

  • jose moraes

    Ela está entrando na concorrencia com a Pluna que tem dois vôos diários de VCP para Montevideo no Uruguay, não sei se dará certo esta rota.

  • paola

    ou 35 reais no onibus executivo

  • paola

    será que valeria a pena, ja que o HUB eh em vcp?

  • paola

    concordo!

  • Letícia

    Sou de Campinas e não estou conseguindo mais comprar passagens da Azul, que estão o dobro dos valores da Gol.

    Quando comparo com os valores dos vôos saindo de Congonhas, a diferença fica mais gritante.

    Com o preço do onibus Campinas – Congonhas custando 35 reais, mesmo gastando 1 hora até lá, acaba compensando…

  • Vinícius

    Pra quem é de Campinas (como eu), onde a Azul concentra a maior parte dos seus vôos, é uma notícia bárbara.

    Na minha opinião a Azul dá show em todos os quesitos em comparação às outras cias aéreas. Falta só ter mega promoções como a Gol faz.

  • Daniel

    Sempre é bom ter companhias brasileira voando pra fora. Já viajei de azul e gostei muito do serviço deles, porém concordo com alguns amigos acima, a Gol esta com preços melhores.

  • Glaucio

    Azul, bem-vinda à América do Sul.

    Finalmente se tocaram que a Pluna está comendo o bolo sozinha. Com um serviço meia boca, cobrando por tudo, ela tem os seus voos quase sempre lotados.

    Gol e Tam não se interessam por esses destinos.

  • alex

    A Azul está longe de ser o que ela afirmou que seria, uma empresa de baixo custo. Hj é a mais de todas empresas brasileiras. Quem vai viajar geralmente se programa e não viaja em cima da hora como foi citado anteriormente…Essa fatia de pessoas que necessitam de passagens de última hr não representa a maior fatia do bolo…

    Espero que a Azul cresça internamente e volte a ser a empresa boa que era e que após retomar sua ideologia aí sim vá buscar novos horizontes….

  • André Kraemer

    Também tenho essa impressão, Deividy. Sempre que preciso voar de última hora, os preços da Azul estão bem competitivos. Às vezes, são metade do preço das outras…

  • heinz

    verdade, nunca vi passagem em conta da Azul saindo de CTBA.

  • Feliciano Martins

    Muito boa a iniciativa. Só espero que não esqueçam do mercado interno! E que com o crescimento venha a melhoria em todos os sentidos.

  • Thales

    Para Viracopos, tem o ônibus gratuito da Azul saindo do Shop. Eldorado ou do Terminal Barra Funda, que leva pouco mais de uma hora. Acho bem melhor que Guarulhos.

  • Thales

    Considerando que os voos internacionais em SP saem de Guarulhos ou Viracopos, Viracopos é a melhor opção.

    • Thiago Castro

      Mas aí vc deve estar comparando uma ida engarrafada para Guarulhos e uma ida tranquila para Campinas.

      Pq se comparar na mesma situação (os dois com ou sem trânsito) fica difícil essa comparação. Guarulhos fica a 30km e Viracopos fica a 100 km de SP.

  • Thales

    Acho ótimo a Azul expandir para mercados internacionais. E com esse voo para Punta del Este os preços da Pluna devem baixar ainda mais!

  • Gustavo Póvoa

    Tomara que a azul vôe para a Patagônia no inverno!

  • Celso Aro

    Passei por uma experiência bastante ruim com a empresa. Deixaram eu e minha família (inclusive criança) meia hora embaixo do avião, no pátio, porque tinham mandado nossa conexão embora e não tinha ninguém disponível para nos comunicar isso. Gostei muito da aeronave e do serviço, mas depois dessa, todas vez que a alguma empresa vai me mandar passagem peço para não ser da Azul.

  • Alan

    Alguém pode me tirar uma dúvida? Tava querendo usar milhas pra comprar a ida pela Tam e na volta ia pagar em dinheiro pela própria Tam, só que desse jeito parece q vou pagar o dobro de taxas. Isso é verdade ou estou fazendo algo errado?

    • Alan

      Xará, as taxas vc paga de qualquer jeito… Na ida e na volta. Mesmo tirando as passagens com milhas. Abc

  • Bruno

    Concordo. Na verdade, o governo de SP teria que construir mais um aeroporto na capital o quanto antes por que o aeroporto de Guarulhos em pouco tempo estará nas mesmas condições atuais de Congonhas.

    Me corrijam se eu estiver errado, mas acho que li uma vez sobre essa possibilidade. Existe essa promessa do governo de construir esse segundo aeroporto na capital? Bom, se sim, sabendo já como funcionam as promessas vindas de políticos brasileiros, da burocracia e a falta de notícias sobre eu não tenho muita fé nessa possibilidade. Exemplo: metrô de Guarulhos. Uma necessidade absurda e nada até hoje após anos.

    Abs

  • Victor

    O problema é que a história do preço competitivo fica só na conversa, pois na hora H são sempre iguais ou até mesmo mais caros, não adianta as duas maiores não ganharam ainda um concorrente nesse pais e por isso mesmo colocam os preços nas alturas, literalmente.

  • titobosco

    Concordo contigo caro Igor. O serviço de bordo deles e aeronave sao impecaveis. Mas este problema de atrasos em virtude de aeronaves com problemas é um caso serio. Logo na primeira vez que voei pela AZUL, além de um atraso de 40 minutos, assim que entramos no avião o ar condicionado nao estava funcionando. Como estava em VCP tinha uma aeronave de reserva lá. Mas imagina se estivesse em Teresina? Ta na hora de reverem estes probleminhas…

  • Jaime E. F. Petersen

    Parabéns para azul começar a viajar para Paises vizinhos e ainda começando por Punta del Este onde no verão vou todos os finais de semana a este balneario charmoso. Mais uma opção de voos e preços que vou ter ida e volta de Poa ao Uruguai.David Neeleman Presidente da Azul vai comendo o mingau pelas beiradas,é isso aí, com muito orgulho com nossos Embraer,avião feito no Brasil.

  • titobosco

    A TRIP vem crescendo tambem…

    Estes dias vi:

    SSA x VCP

    TAM 412

    AZUL 289

    GOL 275

    TRIP 170.

    Claro com escala e conexao que bate em Belém. Mas vale a pena um passeio 🙂 Pena que nao ví a tempo, ja tinha comprado AZUL pq era direto e o horario tava bom 😉

    • Mateus

      Niguem da valor a Trip, e até hoje foi a empresa que mais gostei de viajar. Atrás apenas da Azul em relação a aeronave e serviço de bordo.

  • Livinha

    A Azul é otima. Assino em baixo para a criação desse voo. Já tive a oportunidade de participar de um workshop da Azul, e uma das estratégicas é sair um pouco dos aeroportos que já estão saturados. Ah as aeronaves são todas novas e as batatinhas podem pegar qntas eu quizer hihih.

  • Flavio Azevedo

    Tá saturado por causa da politicagem que há para vetar qualquer redistribuicao de slots!

  • Juan

    Sería bueno que opere con vuelos a Sao Paulo desde Asunción, ya que los concorrentes TAM y Gol aquí son extremadamente caros. Los vuelos a Sao Paulo tienen diariamente altos niveles de ocupación, y se opera con apenas 4 vuelos diarios.

  • André Jimenes

    Se a AZUL pretende aumentar o investimento nos Regionais, Sorocaba cresce vertiginosamente, e sem dúvida seria uma grande "jogada" da AZUL, disponibilizar vôos Sorocaba / Sao Paulo e de SP para suas rotas nacionais e internacionais.

    • Paulo

      é tudo que Sorocaba precisa, o mais rápido que puder…

  • Paulo

    A Azul Parabéns pela conquista e estratégia, já voei com vcs tanto sul como nordeste, nota 10 em todos os voos, equipe muito bem treinada, em todos os pontos, aeronaves modernas, era isso que nós precisavamos, e que esses preços; sempre, continuem assim, para que possamos cada vez, viajar mais.

  • Thiago Castro

    Gente, quem voa de última hora paga mais caro. Normalmente são vôos corporativos. A AZUL não tem q ser competitiva nesse segmento (pode até ser), mas sim nos que se programam. Tem q ter promoção para quem compra com antecedência que é a maioria dos viajantes. ou então não se intitule empresa low cost, pq disso a AZUL não tem nada hoje em dia!!

  • CLAUDIO HENRIQUE

    A AZUL SO FALTA TER PREÇO BOM…

  • A AZUL só faz promoção nas grandes capitais? E o interior…………….

  • E.B

    eu acho que a Azul Não deve esquecer da região norte também.

  • Alberto

    Perfeitamente, é nescessario dividir o mercado, para que se tenha melhores preço.

    E nesse quesito, a Cia Azul tem demonstrado que consegue ter bons preços.

  • Elcymerson

    Bruno, há um interesse da iniciativa privada mas a Aeronáutica vetou.

    Vejam em:
    http://blogs.estadao.com.br/jt-cidades/aeroporto-

  • Arthur Mendon&ccedil

    Eu acho q a Azul, deve sim colocar voos para outros paises, por ser uma das melhores empresas, porém n pode esquecer dos destinos nacionais e aumentar a malha aérea no brasil, e eu pretendo quando sair esse voo, comprar uma passagem nesse empresa maravilhosa.

  • Sandro

    Existe a opção de se pegar um ônibus que sai do Metrô Tatuapé e geralmente chega em 20 minutos ao aeroporto de Guarulhos, custa R$ 4,05 se não me engano e é uma opção para aqueles que necessitam utilizar esse aeroporto. No mais é uma vergonha uma cidade como São Paulo não ter um sistema de integração rápida entre seus aeroportos. Vergonha.

    Sou total a favor da azul voando pela América do Sul. 🙂

  • JOSE

    Se o Brasil chegar ao primeiro mundo, teremos trem para CGH, GRU e VCP (ou quaisquer outros aeroportos mais distantes)= rapido, eficiente e preco bom. Para pensar GRU: o taxi esta + caro do que muita passagem aerea e demora mais GRU SAMPA do que a maioria dos voos de 400Km (se estiver chovendo, hora do rush ou acidente na marginal…)

  • shirley Krebs

    Será otimo que Azul tenha voos por toda América Latina.E cujos voos saiam de Porto Alegre. Torço que seja bem sucedida em todos seus empreendimentos para o engrandecimento deste imenso Brasil e os Paises Latino Americanos.

  • Ricardo

    Concordo. Congonhas é muito mais prático. Na última viagem de Guarulhos para Brasília, saí da zona sul de São Paulo com mais de três horas de antecedência e ainda perdi o voo. Se tivesse ido por Congonhas em 30 minutos estaria lá, até porque há muitas opções de rotas. Guarulhos mesmo, só para voos internacionais e saindo de casa com 6 horas de antecedência ou mais!

  • alex

    concordo amigo…foi por causa disse que hj não viajo mais de azul…pois seus preços estão fora da realiadade hj em dia.

  • Thales

    É uma afirmação estatística. Já fiz dezenas de viagens pela Azul, sempre pegando os ônibus deles, e nunca peguei trânsito para ir para Viracopos. É sempre em torno de uma hora de duração. Para Guarulhos, a opção mais barata (metrô + EMTU), além de bem mais cansativa, frequentemente envolve engarrafamentos, principalmente no sentido GRU –> São Paulo de manhã.

    E, quando eu digo que acho VCP melhor que GRU, não é simplesmente uma questão de tempo/conforto/preço para se chegar ao aeroporto, mas também o aeroporto em si. Gosto da simplicidade de VCP, que favorece, dentro outras coisas, a pontualidade dos voos.

    Bom, esta é a minha opinião, evidentemente.

  • Thales

    Se tivesse ido pra Viracopos, não teria perdido o voo!

  • Deividy

    Bom, pro serviço que ela se propõe acho que e uma low cost. A tam e gol praticam preços iguais sem as regalias da azul. Para os viajantes freqüentes tudo conta, aeronaves pequenas de fácil embarque e desembarque, serviço de bordo legal, bom espaço entre as poltronas, sem poltrona do meio, isso pode parecer ínfimo, mas quando se viaja varias vezes por semana se torna muito valido. Vida longa a azul, pede pra tam aumentar o espaço das poltronas e melhorar o serviço de bordo (tirar aquele enjoativo pão com queijo e presunto) e ter telas individuais em suas poltronas e espere os preços praticados na mesma que virão. Em um vôo curto como viracopos ao santos dumont durante a madrugada ate uma manta me ofereceram para não sentir frio, por essas e outras que acho ainda existir conforto na aviação.

  • Deividy

    Ela não será concorrente da pluna, já que a pluna não voa regularmente para punta del leste todo o ano, e só no verão, fora que punta del leste nunca foi e não e um destino low budget, entrtando o mercado da azul com essa rota não será de baixas tarifas, afinal, quem vai a punta não procura isso, vai torrar 300 dólares na diária do conrad e gastar uns milhares de dólares em lojas e cassinos, punta não e buenos Aires, fica a dica.

  • Deividy

    Tantos comentários de que a azul vai perder mercado se aumentar o preço coisa e tal. Mas esqueceram que mesmo a azul não tendo passagens maratinhas continua crescendo muito, 85 por cento dos seus clientes usam o avião de transporte pela primeira vez, e enquanto tam e gol brigam por um mercado a azul tem um mercado a parte. Afinal se ela com ela continua assim e porque continua lotando aviões e se você meu caro leitor não acha ao contrário significa que você não esta inserido no perfil de consumidor da azul, pode ter viajado nela, mas não e o publico alvo da empresa. O estranho e ver as outras baixando preços e brigando entre sim por um mesmo mercado e a azul ter criado um próprio mercado, que foi o objetivo desde sua criação.

  • Paulo

    Quando parar de rolar coisa por baixo do pano. Tem muita gente querendo a Azul bem longe de CGH e GRU.

  • Nyvia Pereira

    O ideal seria operar para todo o Brasil primeiro né!

  • Reinaldo

    A Azul precisa criar rotas sem escalas de CTBA para Salvador, Recife, Natal, Fortaleza e Maceió/Aracaju.

  • Lucia

    Tem um onibus que sai de cubica e passa na Estação Metrõ e Trem do Tatu apé que bem barato chegando nessas Estações ganha o Mundo,o preço não chega 5 reais.

  • Bruno

    Conforme link enviado pelo leitor Elcymerson, é um absurdo ter vetado a construção desse terceiro aeroporto. Tudo bem que pode atrapalhar o tráfego aéreo, mas por que o governo não faz um estudo junto com a aeronáutica e as construtoras para definirem isso de uma vez. Seja em qualquer lugar de SP, se construído o terceiro aeroporto, consequentemente haverá necessidade de alterar algumas rotas no tráfego aéreo da cidade o mínimo que seja.

    Muita politicagem e pouca atitude. Os caras não querem tomar iniciativa e evitam o assunto para não desvalorizarem os aeroportos de cumbica e viracopos no leilão. Negócios… sempre os malditos negócios.

    E os cidadãos ficam a mercê dessa falta de respeito causando desconforto em massa e tornando a cidade mais desorganizada e caótica.

  • zacarias

    sou afavor sim primeiro porque a tam nao tem concorrente direto segundo acabaria com aquela poca vergonha do aeroporto de guarulhos tudo quando e voo cai ali outra coisa esta observando a tap foi a primeira cia aerea a colocar voos da europa pra campinas depois veio a tam querendo aparece e colocou um direto a lisboa ou seja pra ingles ver outro ex disso as cia americas tem voos pra manaus e porque agora a tam tambem resolvou colocar aliais a galinha dos ovos de ouro da tam sempre foi o rio e sptinha que ter um cia a altura para acabar com o monopolio da tam outro ex eles(tam ) comprarao a pantanal que fizerao acabarao com os voos regionais

  • Larissa

    A unica rota saindo de Congonhas da Azul, tem como destino Viracopos.