Azul chega a Congonhas com 26 voos. Avianca passará de 24 para 40 a partir desse mês

Denis Carvalho 9 · outubro · 2014

A Azul finalmente terá voos para o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, considerado o terminal doméstico mais importante do Brasil. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) divulgou hoje o resultado da primeira distribuição de slots (horários de pousos e decolagens) no aeroporto após a vigência da nova resolução que regulamenta a utilização de Congonhas.

Ao todo, foram disponibilizados 43 slots por dia para a Azul e a Avianca Brasil, que são empresas consideradas entrantes, ou seja, aquelas que possuíam igual ou menos de 12% de participação dos slots do aeroporto. A utilização desses slots ocorrerá na temporada de 27/10/2014 a 29/03/2015. 

A Azul e a Avianca Brasil foram as únicas empresas habilitadas que apresentaram pedidos e receberam a oferta de 26 e 17 slots, respectivamente. Para a alocação a empresa Avianca poderá utilizar efetivamente 16 slots, pois cada horário representa o pouso mais a decolagem.

Com a alteração, a participação nos horários de pousos e decolagens em Congonhas será:

slots em cgh
Fonte: Anac

Os slots diários são provenientes do rearranjo da capacidade de pista para a aviação comercial somados a dois horários remanescentes de empresas que deixaram de operar no aeroporto. As empresas contempladas poderão pedir alterações dos seus horários de pousos e decolagens a qualquer tempo, desde que dentro da capacidade operacional do aeroporto.

Segundo a Anac, o objetivo das novas regras para utilização do Aeroporto de Congonhas é incentivar uma maior concorrência e, em consequência, menores preços ao consumidor, sem representar um aumento da capacidade do aeroporto, que permanece operando dentro das regras de segurança da aviação civil.

Os critérios para distribuição levou em conta a eficiência operacional nacional das companhias interessadas (por meio da checagem da pontualidade e regularidade nacional do mesmo período do ano passado), além da participação de mercado nacional e da participação de mercado regional de cada uma delas.

Mais informações no site da Anac.

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Soares

    Correção 27/10/2014 a 29/03/2015

  • Denis Colli

    Parabéns a Azul por mais esta conquista.
    Agora vamos torcer para que ela entre para a Star Alliance, e tenha mais promoções.

  • Marcio Correa

    Até que enfim…mas ainda esta longe do ideal para termos preços competitivos. Acho um absurdo a Gol e Tam serem, literalmente, donas de Congonhas. A Azul ressuscitou VCP e quando as outras cias. perceberam, foram com sede a Anac pedindo slots e frequências naquele aeroporto. Então, “dois pesos e duas medidas”. Mas jé é um começo pra acabar ou diminuir o duopólio Gol/Tam.

  • pedro

    A um errinho no 2 parágrafo parte final , nas datas! Mas fico feliz que a azul começará voos em CGH

    • Obrigado por avisar! E olha que o erro foi da Anac, já nos mandaram assim e não percebemos

      • Gi

        Ja sabem os destinos?

  • Jandir

    Acho que está errado —> “na temporada de inverno, de 27/10/2014 a 29/03/2014”

  • Em uma entrevista nessa semana o presidente da Star Alliance falou abertamente que estão negociando já com a Azul e que ela deve mesmo ser membro da aliança, mas ainda sem prazo.

    • Fernando

      Poxa..aguardo ansioso por essa definição. Tenho pontos do TAP Victória e queria usar no Brasil.

  • Obrigado!

  • MOACYR LOPES DOS SANTOS

    A Azul ressuscitou não só Congonhas, bem como deu um plus enorme em Confins.

    • Rafael

      Acho que voce quis dizer Viracopos.

      • MOACYR LOPES DOS SANTOS

        Ai que Burro, dá zero para mim. É Viracopos mesmo. Obrigado.

  • MOACYR LOPES DOS SANTOS

    O presidente da Azul disse que vai priorizar os Hub´s da companhia: Porto Alegre, Confins e Curitiba, para ligar o interior a CGH, além do Santos Dumont. Inclusive, a Azul está trocando 5 voos diários para Macaé e Campos do SD para o Galeão, para liberar estes 5 slots de Sd para a ponte aérea.

    • André Felipe

      O presidente da Azul tinha dito isso mas não considerava que fosse 26 slots, acho. Com 26, dará para eles voarem para mais destinos. Acho que haverá vôos para as citadas, além de Brasília e possivelmente Salvador.

  • Cersei Depiladora de opiniões

    Que acabe o cartel!

  • rafael

    Perigo!

  • Rafael Lima

    Quando começará ser vendido?

  • Rafael Lima

    “A utilização desses slots ocorrerá na temporada de inverno, de 27/10/2014 a 29/03/2015.”

    Não seria temporada de VERÃO?

  • Dalcione Rossato

    Temporada de Inverno?

    • Tem mais lógica, não é? Vamos questionar a Anac, a informação é dela. Vai saber… =D

    • Pois é, perguntamos à Anac e disseram que eles consideram a temporada de acordo com o Hemisfério Norte. Não nos pergunte porque! =)

  • Tito Bosco

    Como será que vao se comportar os EMB na pista de CGH?

    • É um avião relativamente pequeno, imagino que se adaptarão melhor que os A320 e 737 de TAM e GOL

      • Dalton

        O problema é que a frota já comporta EMB, ATR e A3xx. Seria natural optarem pelos A320 para reduzir os custos de O&M e treinamento

    • MOACYR LOPES DOS SANTOS

      Depois que um A330 pousou na pista da TAM em São Carlos (http://www.avioesemusicas.com/quando-a-pista-e-curta.html), nada mais me assusta.

      • Paluzoid

        A TAM já pousou com A330 em Congonhas e a finada Transbrasil, snme já voou com 767 de lá também
        https://www.youtube.com/watch?v=lKsXmKPGmLA

        • jorge moraes

          O A330 que pousou em Congonhas estava sem passageiros. Era apenas para demonstração da aeronave que a Tam começaria a usar em voos internacionais a partir de GRU..

    • Walter

      A Azul já opera em Congonhas com os modelos Embraer. A Azul possui 1 vôo na
      ponte área Santos Dumont – Congonhas operado aos sábados.

      • Josimar

        Verdade! Eu não sabia.. voo 5101 sai do SDU as 13:25 aos sábados! Valeu a dica Walter!

  • Pois é, perguntamos agora à Anac e disseram que é a temporada de inverno mesmo: eles consideram a temporada de acordo com o Hemisfério Norte. Não nos pergunte o porque disso!

  • Fernando Espósito

    show!! a Azul tem surpreendido e crescido cada vez mais.. de certo a melhor companhia nacional hoje…

    • Denis Colli

      A única coisa que não preços tão competitivos como TAM e GOL.
      Vamos torcer que a abertura desses slots abra espaço em outras rotas e que ofereçam mais preços promocionais.

    • jorge moraes

      Segundo a Anac, Vão aumentar o numero de voos, sem representar aumento de capacidade. Piada. Congonhas deveria é ter slots reduzidos, tirando espaço de Gol/Tam e repassando os mesmos para Azul e Avianca. E não ter o número de voos aumentado. Agora só nos resta esperar o próximo acidente. Anac: fada madrinha das cias aéreas.

  • Alex Freitas

    Essas permissões serão temporárias apenas ao período concedido ?
    Há possibilidade de extender por prazo maior ?

  • São definitivas, é que agora a cada “temporada” a Anac vai avaliar as quatro companhias aéreas e quem tiver muitos atrasos ou voos cancelados pode perder o slot

    • jorge moraes

      Eu duvido se alguma cia aérea vai perder um slot sequer, após ter muitos atrasos e cancelamentos. É conversa pra boi dormir. A AnaRc só deu um jeitinho pra acomodar a Azul em Congonhas, após ser pressionada.

  • Rafael

    Na verdade claramente é isso o que emperrou o crescimento da Azul nos últimos anos. Simplesmente não é possível ser uma companhia relevante no Brasil ignorando SP-capital e região metropolitana. Gostem ou não, isso é um fato. O acesso à Viracopos ainda é difícil. Congonhas é o principal aeroporto executivo do Brasil, logo contribui muito pro faturamento das companhias (já que ao contrário do que as pessoas imaginam o turismo de negócios é muito mais importante que o de lazer) e também o aeroporto que viabiliza a Infraero e os investimentos feitos em outros aeroportos em regiões remotas. Tenho observado a Azul pouco competitiva em preços nos últimos anos (principalmente em datas e horários de mais movimento) e Congonhas é um lugar que ela vai ter de brigar com preço. A ver.

    • jorge moraes

      Os voos que saem de Congonhas são os mais caros do país. Justamente por ser um aeroporto muito usado por executivos em viagens de negócios. A Azul vai cobrar os mesmos preços que Tam/Gol. Acreditar que será diferente é muita ingenuidade.

  • Glaucia

    Eles já divulgaram alguma lista de possíveis destinos para esses novos vôos saindo de CGH?! A maioria das cidades do interior paulista têm sofrido com a falta de vôos diretos pra SP. Muitas cidades contam apenas com vôos para VCP.

  • Glaucia, para a Azul Campinas é São Paulo, inclusive eles oferecem ônibus gratuitos para lá. Não deve sair nenhum voo para cidades do interior nem cidades médias, apenas ponte aérea poara o Rio e no máximo alguma outra capital.

  • Marcos Reis

    Para perder slots as empresas precisam atrasar ou cancelar voos… No entanto quem fiscaliza isso? Será que não seria interessante também ouvir as reclamações dos passageiros que pagam caro pra utilizar o aeroAPERTO de Congonhas? Mudanças de portões, falta de segurança, falta de lugares restaurantes com maiores apelos ao público (puseram o Mac Donald´s no estacionamento praticamente), etc… Viajar por Congonhas é ótimo, comodo e tudo mais, no entanto precisa deixar de ser tratado como se a TAM e a GOL fossem as donas dele…

    • jorge moraes

      Quem fiscaliza os atrasos/cancelamentos em Congonhas? Papai Noel, é claro.

  • André Felipe

    Como eles estudam a compra de aviões maiores, como 737 e Airbus família A320, possivelmente eles irão direcionar essas aeronaves para Congonhas, para aumentar a rentabilidade.

  • André Felipe

    Acho que vc estaria errado em sua análise, não haverá aumento do número de vôos total, pois foram retirados os vôos da aviação executiva que lá operava.

  • Josimar

    Já tem data para começarem a vender?

  • Diego

    Saíram os HOTRANs: 05 CNF, 04 POA e 04 CWB.