Azul recebe seu primeiro avião grande porte para os voos aos Estados Unidos

Denis Carvalho 25 · junho · 2014

A Azul recebeu hoje seu primeiro avião de fuselagem larga, que será usado nos voos de Campinas aos Estados Unidos, previsto para ser iniciado no início de 2015. O Airbus A330-200 – matriculado PR-AIZ e batizado “América Azul” – pousou no Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte. A aeronave partiu de Lake Charles, nos Estados Unidos. Outras cinco aeronaves deste modelo ainda serão recebidas para inaugurar os serviços internacionais.

Em abril, a Azul anunciou o início de voos para os Estados Unidos a partir de princípios de 2015. Entretanto, a companhia está bastante engajada no objetivo de oferecer o novo serviço já em dezembro deste ano. “A intenção é dar aos nossos clientes a oportunidade de voar nas férias de fim de ano a bordo de nossas novas aeronaves”, afirma Antonoaldo Neves, presidente da Azul. 

azul-airbus2

No pedido que a companhia fez ao governo norte-americano voos de Campinas dezembro já consta como previsão para o início das operações. “Estamos trabalhando intensamente para estruturar e antecipar a operação internacional em tempo recorde. Os próximos meses serão de grandes desafios para tornar esse sonho uma realidade”, complementa Neves.

A companhia prometeu que fará profundas alterações na configuração interna de seus A330-200. “As aeronaves receberão um pacote completo de melhorias, que incluirá total remodelagem interna em todas as cabines”, informou a Azul, que não deu mais detalhes sobre o programa de reconfiguração interna.

Além dos seis A330-200, a companhia incorporará à frota cinco modelos A350-900, os mais modernos jatos comerciais da atualidade, a partir de março de 2017.

Dica dos leitores Rodrigo Aguiar e Thiago Cavalcante

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • hudson

    BouA..Se vier com preços poderia começar JÁ…

  • Em outros blogs de aviação, o interior parece velho. Pode ser que seja a qualidade da imagem. rsrs

    • Diego

      A própria Azul afirmou que irá "reconfigurar totalmente" os interiores…

      • Leonardo Pereira

        Ele só viu as imagens, não leu o texto.

        • Eu li o texto!!! Aviões novos, somente com os A350-900.

          • Guilherme

            Também vi essas fotos. Elas são do atual estado do avião. Ele será reconfigurado para os padrões escolhidos pela Azul. Mesmo os aviões sendo antigos, seus interiores serão novos (A330).

          • Então perdeu a parte em que o presidente fala:
            “A intenção é dar aos nossos clientes a oportunidade de voar nas férias de fim de ano a bordo de nossas novas aeronaves”, afirma Antonoaldo Neves, presidente da Azul.

            😉

          • Novas aeronaves (da Azul) não são necessariamente aeronaves novas, né?

    • Marcos

      Qual blog?

    • efraim

      Qual destino esas aeronaves irao ter ate 2015 ?!

  • viajar pros Estados Unidos assistindo a SKy sera sensasional hahaha

    • João Carlos

      Esquece! O sistema não funciona em voo intercontinental.

      • Eduardo

        Quem te confirmou isto??

        • Rodrigo Dourado

          Acredite que SKY(A sky brasileira, claro) só funciona em território nacional, eles devem implantar sistema de entretenimento On Demand para os voos internacionais!

        • Leonardo Pereira

          Quando você muda de hemisfério, você muda de satélites… e o sistema daqui não funciona lá e vice-versa. Pega a Delta que oferece TV ao vivo dentro dos voos EUA/Canadá, mas não para fora.

      • Fabiano

        Intercontinental ??? Do Brasil para USA ???

        • Sim: América do Sul é um continente; América do Norte é outro.

          • DCS

            Ôpa. O continente é americano, composto de Américas do Norte, Central e Sul.

        • André Felipe

          Não importa isso. A SKY não pode funcionar fora do território nacional. Nem se o vôo fosse para Montevidéu, não poderia. A outorga que a SKY possui é com validade para todo o território nacional. Fora, não pode operar a SKY BRASIL. E outra, a posição do satélite que eles usam não permite receber o sinal nos Estados Unidos. O satélite utilizado tem cobertura na América do Sul e parte da América Central.

    • Yury

      Pro pessoal que tá dizendo que não irá funcionar:

      A Jetblue utiliza a mesma tecnologia da Azul, porém com a DirecTV (que é dona da SKY Brasil), então se eles quiserem podem oferecer a DirecTV americana quando entrar no alcance dos satélites da DirecTV, mas acredito que não farão isso, até pq a programação seria interrompida no meio do voo e entraria programação somente em inglês! =/

  • marcel

    Essa aeronave pertencia anteriormente a Cia Gulf-Air

    • Carlos

      Gulf Air é a companhia aérea nacional do Reino de Bahrain e opera uma rede, incluindo 38 destinos em países da África, Ásia, Europa e na região do Golfo. essa avião tem 11 anos de idade.

      • André Pessoa

        Faço a mesma pergunta a você que eu fiz ao Marcel. Como é que você conseguiu essas informações?

    • André Pessoa

      Marcel, como é que você sabe disso? Existe algum banco de dados público onde esse tipo de informação possa ser consultada?

  • Concorrências são sempre bem vindas

  • Se a AZUL conseguir aliar o bom preço que ela costuma praticar, a atenção e carinho dos comissários, o bom serviço de bordo e entretenimento, e a pontualidade que (ao menos comigo) sempre tiveram, será sucesso em minhas escolhas para os EUA. Torço muito pra que comecem logo estas rotas. E viva a concorrência!

    • Mari

      Bom, eu não sei que preço é esse que vc fala, pq eu nunca consegui comprar uma passagem da Azul barata '-'

      • Mari, eu sempre encontro ótimos preços com a Azul, principalmente partindo de Campinas para o Sul.

      • Olá,
        Neste momento tem por 49,00 por aí. Fui daqui de POA a Fernando de Noronha por 160,00 em maio….

        • João Augusto

          Qual a mágica para ir POA X FN por 160,00? Comprou com que antecedência?

      • Alessandro

        eu tb não!

      • JA FOI O TEMPO

    • fernanda

      Eu nao sei o que acham de bom na Azul, lanchinho artificial empacotado, altos preços, e se voce emitir com pontos, nos aeroportos nao alteram nada, só call center ( ja passei por isso )….pessimo atendimento em aeroporto ( recife ), para mim é a pior cia do Brasil.

      • fernanda

        conformei postei, para MIM é a pior cia do Brasil, ja voei diversas vezes em outras e nunca tive problema algum!

      • Eu poderia citar várias outras coisas, mas basta observar que a Azul atende o dobro dos destinos que a TAM e que a GOL para ver a importância da companhia.
        Se a Azul parasse de voar hoje, o número de aeroportos com voos regulares no Brasil cairia pela metade!

        • Rodrigo Dourado

          Para mim não tem viagem melhor do que com a Azul ou nos Airbus da Avianca e não tem dia que tenho mais dor de cabeça do que quando viajo de Tam ou Gol, toda vez q viajo com essas 2, eu sei que vou perder o dia com dor de cabeça no destino, embarque demorado, assentos estreitos, espaço para as pernas bom pra crianças, entretenimento zero e fila, muita fila pro check-in!

        • Bom dia Leo , mas os preços ja foram muito melhores

          • Já sim, mas era inevitável que subisse, já que todas as cias estavam no vermelho. Agora elas estão caminhando pra voltar a dar lucro. Falta concorrência nos aeroportos menores, mas isso não acontecerá nas condições atuais.

        • Vitor

          Não tenho problema nenhum com a Azul, já viajei várias vezes com eles, inclusive pagando bons preços, e acho que é mesmo a melhor companhia do do país (só voei de Avianca uma vez). Mas é impressionante o pedestal que o pessoal aqui coloca a empresa, se aparece alguem falando que teve algum problema com a empresa vem um enxame de gente defendendo ela como se fosse imune a falhas. Parece discussão de time de futebol.

      • Gilberto P Filho

        Nunca consegui bons preços saindo de Recife para nenhum lugar do pais!

      • fred k. chagas

        sabe nada, inocente… E ainda perde tempo escrevendo em blog de viagem. Pior do brasil ? só admito essa sua opinião se vc for acionista de gol e tam. Fora isso, SABE NAAAAAAAADA.

        • fernanda

          È minha opiniao pessoal! e nao é vc que vai mudar!

          • José

            Ui nervosa!

      • antonio

        Vai voar de gol minha querida, só não esqueça de levar a carteira, senão você vai beber apenas água no vôo

        • fernanda

          Eu nao voo para comer!

          • Alisson

            Vai só pra beber então. eu e meu filho gostamos dos avioes de gelatina kkk

    • Daniele

      Azul praticar bons preços, só em sonho. Viagem final de ano para 2 pessoas, mais de 8 mil reais. Belo preço!

  • Finalmente a região de Campinas colocada na sua devida necessidade, descentralizar as viagens saidas de Guarulhos vai alavancar a nossa região. Espero que o nosso super governo não ferre como sempre…

    • Eduardo

      Campinas, a Nova York do interior…..kkkkkk

  • Leonardo Pereira

    Torço muito pela Azul, e espero que ela não coloque preço caro como a maioria dos voos dela, aqui em Campinas eu só acho preço barato dela em voos concorridos ou quando tem promoção, no dia-a-dia, Tam e Gol quase sempre tem voos mais em conta, mas a parte triste são as conexões em BH, RJ ou DF para outros destinos pela ridícula opção de voos dessas duas aqui em VCP.

  • Daniel Aguiar

    Se os preços forem salgados como fazem em vôos domésticos será um fracasso total!

  • Só faltou uma foto mostrando a lateral completa.

    • Procure ''Aviação sem Noção'' no Facebook. Tem outras fotos deste aparelho da Azul e um vídeo.

    • É, nós pedimso, mas a Azul só tinha essas

      • Lvcivs

        Nunca deixem de colocar os créditos das fotos, mesmo que sejam de divulgação, fornecidas pela própria empresa. Até ver este comentário, estava desconfiado que tinham usado fotos de um colega fotógrafo de aviação.

        • André Pessoa

          Exatamente. Eu já falei isso uma vez para o Denis, e ele fez pouco caso. Toda foto, absolutamente toda, tem que ter o crédito do fotógrafo. Quando a foto for fornecida pela companhia, e esta não tiver dado o nome do fotógrafo junto, o veículo de comunicação deve colocar no crédito o nome da companhia ou "divulgação".

  • gustavo

    Putz, pareço criança, feliz que a azul adquiriu esse avião, espero que a qualidade de serviço prestado não mude!

  • Fernando

    Alguém sabe quando começarão a vender passagens? ?

  • Rodrigo Dourado

    Eles deviam fazer trechos de longa distância como MAO-GRU enquanto são iniciam voos internacionais com esse aeronave!

    • Victor

      A aeronave passará por uma reconfiguração interna, então não estará disponível para voar por um bom período.

  • Enfim as cidades menores serão ligadas com voo internacional. (passando por Campinas, claro)

  • Fabio Xavier

    O serviço deixa a desejar. Na chegada em Confins, foi verificado que a minha bagagem havia sido danificada. Feitos os procedimentos, o gerente da Azul no aeroporto informou que eu seria ressarcido com um voucher que esperei por mais de um ano e até hoje não recebi.

    • André Pessoa

      Por que você esperou por mais de um ano por isso? Por que não questionou seguidamente a companhia sobre o seu problema? Por que não foi no Procon? Se isso realmente tiver acontecido, e a companhia tenha agido com descaso, é caso até de processo.

  • Marcos

    Eu gosto muito da Azul. Tenho viagem programada para Miami, em dezembro, mas ainda não comprei passagem. Tomara que ela lance uma boa promoção…

  • Carlos

    Essa aeronave está há 11 anos em operação. A TAM foi a primeira empresa a receber esse avião em 2003, depois passou pelas empresas MEA-MIDDLE EAST e GULF AIR. Portanto, a AZUL tem seu novo A330 com 11 anos de muita turbulência, pousos e decolagens. Fonte: http://www.aeromuseu.com.br/AIU527.htm

    • Melhor aviao "velho" com manutenção do que avião novo sem manutenção (vide: aerolíneas) :- )

    • Clodorencio Pilotto

      Esta aeronave em especial não passou pela TAM. Ela tem motores RR, coisa que a TAM nunca usou.
      E outra: 11 anos para um avião não é nem a meia vida do mesmo.
      Avião não é como carro que se troca a cada 5 anos. Uma aeronave como esta pode voar tranquilamente por mais de 25 anos. Basta ser bem cuidada e ter a manutenção em dia.

      • Carlos

        Realmente. A TAM usa motores GE e PW nos 330 e no aeromuseu não tem identificação do prefixo dela. Provavel encomenda não concretizada.

  • Josimar

    Pergunta de um ignorante: Posso estar errado, mas não creio que eles levem 6 meses para reconfigurar o interior da aeronave… o que eles fazem com o avião até os voos começarem? Fica parado no pátio ou eles podem colocar esse A330 nas rotas domésticas mais longas??

    • Muito provavelmente voos nacionais

      • Josimar

        Bacana! Brigado pela resposta, fazer um vôo nacional numa aeronave dessas seria fenomenal! 😀

        • Jean

          Coisa comum no exterior, infelizmente aqui só GRU-manaus e acho que tem uma rota GRU-POA (1x na semana) com wide body por motivos de carga…

          • Bom dia Jean,existe sim esse voo Poa-Gru,ele é feito aos sábados no A330.
            É o voo 3508.

          • André Pessoa

            Douglas, o vôo 3508 é de Porto Alegre para São Paulo. Você sabe se existe algum outro vôo no mesmo avião fazendo o caminho inverso? (de São Paulo para Porto Alegre)

          • Danielle Grant

            Faz pouco fiz esse vôo POA-GRU e resolvi investigar de onde vem. A única informação que encontrei é de que se tratava de um vôo que vinha de Madrid (se não me engano), passava por GRU e pra lá voltava. Duvido que ainda seja o caso, ate pq no próprio vôo disseram ser "vôo em parceria com a LAN", por isso pensei que talvez fosse um vôo Santiago a GRU com escala em POA. Ainda assim, me pareceu que todos os passageiros estavam embarcando em POA, então… Não sei! Mas faça o teste: se esse vôo realmente vem de GRU, vc deve poder encontrá-lo nas buscas de passagem para o sábado de manhã.
            Mas aproveito para dar um toque: só pegue esse vôo nessa época se não estiver preocupado com atrasos, pq inverno em POA=manhãs de aeroporto fechado

          • André Pessoa

            Danielle, muito obrigado pela informação. O que eu pretendo é passar de 4 a 6 dias em Porto Alegre (cidade que eu ainda não conheço) para visitar meus amigos que moram lá e também conhecer a própria cidade, que dizem que é muito bonita. Se houver um vôo em avião de fuselagem larga no percurso GRU-POA, e ele for no mesmo dia da volta, eu até posso estender minha estadia para 1 semana, para ir e voltar nele. Quanto a atraso, não atrapalha em nada pra mim, já que os vôos seriam no sábado.

          • André Pessoa

            Já achei. O vôo GRU-POA em um Airbus A330 é o JJ3509, que sai às 8:00 h de São Paulo e chega a Porto Alegre às 9:43 h. Se eu fizer mesmo esse vôo, eu pergunto para a TAM qual é o percurso completo dele.

          • André Pessoa

            Jean, você sabe quais são os vôos entre São Paulo e Manaus que usam aviões de fuselagem larga?

  • Sônia

    Viajo DIRETO com a SUPER AZUL e não troco essa por NENHUMA OUTRA, pois a " tal" da vermelhinha só causa problemas, acidentes e atrasos, e a laranjinha então??? Essa nem merece comentários, pois não há NADA DE PIOR do que a. "tal" empresa LARANJA! Até mesmo os Tripulantes destas duas empresas, estão ENTUPINDO o RH da AZUL na esperança e enorme torcida por serem chamados para ir voar na SUPER AZUL!!! Boa Viagem amigos!!!

    • Marco

      Sonia, só pra fins de informação a Azul é quem menos paga, tanto para tripulação quanto para terra. Abraços.

    • Antonio

      Não troco a Laranjinha por nada.Único problema é a questão de ser pago o serviço de bordo.

    • Bruno Bastos

      Faça me o favor, Sônia, deixe de ser infantil, estou me lixando pra Azul, Vermelha ou Laranja, o que me importa é o bom uso do verdinho, também conhecido como meu dinheiro…

    • Rodrigo Oliveira

      Pra mim a Azul não se destaca positivamente em nada. Ela só cumpre o que qualquer companhia deve cumprir. Se há problemas nas outras, não estão fazendo o mínimo que deveriam fazer.

  • Antonio G V Filho

    O que o avião vai fazer até 2015 ? Faz sentido mantê-lo parado até lá ? E a GECAS vai deixar barato assim ?

    • Até reconfigurar o interior, homologar tripulação, etc etc etc vai mto tempo

  • Lucy

    espero que não seja 3-3-3

    Pago mais caro para não ter que sentar em 3-3-3 de novo.

    • Marck

      A330-200 é padrão 2-3-2

    • Marck

      Ops… 2-4-2

    • Kew

      4-4-2, com os volantes cobrindo os laterais.

  • joao carlos

    bom pra min ,sa melhores sao azul e avianca
    agora em preços promocionais a gol ta na frente
    a azul bem q podia usar esse modelo em voos nacionais.

  • joao carlos

    unica vez q voei em um a 330
    foi na tam do rio para sao paulo o voo ia para os eua a faria escala em guarulhos ,foi a maior aeronave em que voei

  • Geralmente A330 é 2-4-2.

  • Já se sabe para qual cidade dos Estados Unidos deve ser o voo?
    Espero que seja algum grande centro que já não tenha voos, como Boston.

    • Orlando, Miami e New York

      • RenatoMaldonado

        Na verdade vai para Fort Lauderdale

  • Gustavo

    Que legal! Parabens à Azul!
    E esse fundo azul, lindo!!! Me lembra a "boa época" da Varig…

  • Julio

    Tomara q faça a gol
    Baixar os preços, já q além de aviões pequenos, ainda param em santo domingo, tornando a viagem mais demorada e cansativa. Vai perder mercado! Viva a concorrência!

  • George

    Sou fã da Azul, sempre Safira e concordo com o Gustavo (saudade da Varig). Mesmo que tenha esse ou aquele problema, vai sacudir o mercado, derrubando "laranjas" e "maças"…..

  • unico

    Torço para que incluam uma executiva competitiva nesses a330

  • Esperamos ansiosos por esses voos!
    Andem vendo fotos e espero q reconfigurem o interior mesmo pq a coisa ta feia e velha…
    E apesar de serem destinos proximos não será Miami e sim Fort Lauderdale, otima opção para sair direto na Turnipike e ir para Orlando

  • Espero mesmo que venha com preços competitivos. E o melhor: poder embarcar no Santos Dumont, fazer conexão em Campinas e de lá ir direto pra Orlando.

  • monica

    voo sempre na azul e gosto muito, quanto ao preço concordo com algumas opinioes, pois sao caras.mais as outras empresas aereas tmb, Meu marido tinha que traba;har em cuiaba e nao consegui nenhuma passagem em conta, ate mesmo a avianca que a um mes atras estava com preços bons,este mes nem pensar, continuo com a Azul,pois os voos sao diretod para onde preciso e os comissarios sao bem educados. Parabens Azul por sua dedicação, espero que melhore a cada dia e que os preços tbm, com carinho para todos que trabalham nesta empresa.

  • Emilio

    Sobre preços da AZUL: quem sabe assim, no final de ano, as passagens BSB-MII não sejam superiores a BSB-MIA.

  • Cristiano Oliveira

    Vai ser ótimo a AZUL operar VCP-FLL (com conexões imediatas para qualquer lugar nos EUA, via JETBlue), e o magnífico voo non-stop VCP-JFK! Quero ver a GOL rebolar e penar com aquele voo para MIA via São Domingo, que além de tudo é caríssimo.

  • Paulo Silva

    Bom, quem reclama do preço deve pensar na concorrência né! São rota que são operadas por muitas companhias (nacionais e internacionais), a competição é sempre interessante para o cliente!! É aguardar para ver a política que a Azul vai usar e o quanto vai incomodar as outras Cia.

  • MTorres

    Ótimo, Campinas dando passos para ser o melhor aeroporto do BR. Eu que sou de Vix não me importo em pegar o voo em BSB, BH, GRU, GIG ou Campinas. Quero só preço bom, conexões rapidas e espaço legal nos aeroportos.

  • efram

    O que vao fazer com esses avioes ate que comesem os voos a usa?!

  • Wagner Brito

    Uaaaaal… Na minha opinião pessoal, uma das pinturas mais lindas estampadas em um A330-200. Vi na net que há uma bandeira brasileira pintada na barriga do avião. Muito lindo mesmo… Parabéns Azul e, como comemoração, forneçam-nos promoções rsrs!

  • Christiano

    Delta muda equipamento e vai operar linha BSB/ATL/BSB com 76W a partir de 01/11/2014.