Azul e United divulgam tabela de pontuação de tarifas em seus programas de fidelidade

Leonardo Cassol 16 · julho · 2015

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

A Azul e a United divulgaram a tabela de pontuação de tarifas de voos no TudoAzul e MileagePlus, no acordo que envolve seus respectivos programas de fidelidade. E temos boas notícias. Confira!

Conforme prometido no dia do anúncio da compra de 5% da Azul pela United Arlines, as companhias começaram a divulgar mais informações sobre parceria entre os programas de fidelidade TudoAzul e Mileage Plus. Já é possível saber como vai funcionar a pontuação de clientes que vão viajar pela United e que desejam pontuar no TudoAzul, bem como clientes que vão voar pela Azul e que desejam pontuar no Mileage Plus. 

tabela-united-azul

Meu voo é operado pela United, mas eu pretendo pontuar no TudoAzul

A boa notícia é que todas as tarifas da United pontuam 100% das milhas voadas no TudoAzul (algo raro nos parcerias atuais, mesmo dentro das alianças). Mesmo os bilhetes nem promocionais vão ter pontuação integral. Já passagens compradas em classe executiva ou primeira classe recebem, respectivamente, acréscimo de 25% e 50% na pontuação. A Azul oferece ainda um bônus adicional, dependendo da categoria TudoAzul, onde é possível somar mais 15% (Cartão TudoAzul Topázio) ou 30% da pontuação total (Cartões TudoAzul Safira e Diamante). A única má notícia é que pontos de voos United não vão contar para progressão de nível no TudoAzul. Uma pena!

azul-mileage

Para se ter uma ideia mais clara da diferença de se pontuar voos United no TudoAzul, através do critério de milhas efetivamente voadas, ou no Mileage Plus, através do critério que considera a tarifa paga em dólar, vamos supor, por exemplo:

  1. Voo de ida e volta entre São Paulo e Newark (Nova York), com tarifa de US$ 500:
  • Pontuação básica no TudoAzul (calculado pelas milhas voadas): 9.514 pontos
  • Pontuação básica do Mileage Plus (5x o valor pago em dólares): 2.500 pontos
  1. Voo de ida e volta entre Washington e Chicago, com tarifa de US$ 150:
  • Pontuação básica no TudoAzul (calculado pelas milhas voadas): 1.178 pontos
  • Pontuação básica do Mileage Plus (5x o valor pago em dólares): 750 pontos

A diferença é considerável, sendo maior quando a distância é grande (voos internacionais) ou quando a tarifa é mais promocional.

Onde é melhor pontuar?
Vai depender de cada caso. Apesar do Mileage Plus ser um programa bem mais completo do que o TudoAzul, e dos status Premier terem multiplicadores onde a pontuação chega a 11x o valor pago em dólar, fica difícil competir com a pontuação por milhas voadas. Provavelmente, quem tiver status no TudoAzul ou no Mileage Plus vai considerar a vantagem do bônus. Quem for fazer apenas uma única viagem pela United pode não conseguir atingir a pontuação mínima para resgate na parceria (12.500 pontos), deve preferir pontuar na Azul, onde em períodos promocionais é possível achar passagens em voos pelo Brasil a partir de 4 mil pontos.

Enfim, a boa notícia é que os passageiros da Azul e da United agora tem mais uma nova opção de acúmulo. Como a emissão de passagens entre os dois programas seguirá uma tabela fixa, é importante levar em consideração o perfil de cada passageiro e o uso que se pretende fazer da pontuação.

Meu voo é operado pela Azul, mas eu pretendo pontuar no MileagePlus/United

Quem quiser pontuar voos da Azul no Mileage Plus receberá o crédito de acordo com a distância voada, caso o bilhete tenha sido comprado na Azul. É importante ficar atento à tarifa comprada. Isso porque as tarifas promocionais pontuam apenas 50% ou 75%, sendo que apenas algumas tarifas da família flexível pontuam 100%. A má notícia é que os bônus para membros Premier não se aplicam ainda em voos da Azul. Possivelmente as empresas devem mudar isso no futuro, mas é a regra que está valendo agora.

tabela-azul-united

Outras informações sobre a parceria

  • Não é possível transferir pontos entre contas TudoAzul e Mileage Plus;
  • É esperado que em breve sejam oferecidos benefícios mútuos para clientes com status nos programas de fidelidade, como maior franquia de bagagem, embarque e check-in prioritário e acesso à sala vip. Porém, tais benefícios não estão vigentes até o presente momento;
  • A utilização de pontos do MileagePlus para emissão de bilhetes em voos da Azul continua valendo, podendo ser feita pelo site da United, seguindo a tabela fixa de 12.500 pontos para voos domésticos.

O que acharam da novidade? Quem vai viajar de United ou Azul nas próximas semanas pretende pontuar em qual programa de fidelidade? Compartilhe sua experiência ou expectativa.

Autor

Leonardo Cassol - Editor Economista, apaixonado por viagens, aviação e milhas! Especialista em programas de fidelidade do Melhores Destinos