Azul Trip planeja novos voos para Macapá e Boa Vista

Denis Carvalho 20 · fevereiro · 2013

A Azul Trip deve desembarcar em breve em Boa Vista e Macapá. As companhias, que são parte do mesmo grupo desde o ano passado quando a Azul comprou a Trip, solicitaram autorização à Anac para voos de Manaus a Boa Vista e de Belém a Macapá. Com as novas ligações, a malha da Azul Trip, que já é maior do Brasil com mais de 100 destinos, passará a ter voos para todas as capitais do País.

Se forem aprovados, os voos de Boa Vista devem ter início no dia 4 de abril com duas ligações diárias em cada sentido durante a semana e um horário aos sábados e domingos. Já na rota entre Belém e Macapá, a Azul planeja fazer três voos em cada sentido durante a semana, um aos sábados e dois aos domingos. A solicitação é que a ligação tenha início no dia 20 de março, mas a Anac informou que há restrições no pedido da empresa, o que pode atrasar esta data.

Todos os voos serão operados em aviões turboélices ATR-72, com opção de ATR-43 nos voos de Boa Vista. Os valores das passagens ainda não foram informados pela companhia

Confira os novos voos:

5210 Manaus – Boa Vista partida 09h15 chegada 11h05
5211 Boa Vista – Manaus  partida 11h30 chegada 13h17
5292 Manaus – Boa Vista partida 20h05 chegada 21h55
5293 Boa Vista – Manaus partida 22h20 chegada 00h10

5336 Belém – Macapá partida 08h15 chegada 09h25
5337 Macapá – Belém partida 09h50 chegada 11h00
5424 Belém – Macapá partida 13h40 chegada 14h50
5425 Macapá – Belém partida 15h20 chegada 16h30
5432 Belém – Macapá partida 18h30 chegada 19h40
5433 Macapá – Belém partida 20h05 chegada 21h15

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Márcio Sampai

    Curiosidade… Por que toda companhia só faz vôo de Boa Vista para Manaus e de Macapá para Belém?

    Temos algumas coisas esquisitas neste país… por exemplo, tenho um conhecido que reside em Teresina, e precisava ir ao Recife. Existe 1 vôo com escala em Fortaleza, com horário incompatível. As opções? Vôos com conexão em Brasília e até Guarulhos!!! O destino estava a 1 mil km, mas ele tinha que voar mais de 3 mil (com direito a conexão de 3 horas)…

    Assim como esse exemplo, acredito que existam diversas rotas que não possuem tráfego para um 737 ou A320, mas que comportariam muito bem um ATR-42 ou até mesmo um ERJ-135/145, no máximo com 50 passageiros. E o problema não se apresenta apenas nas rotas domésticas: como é possível a capital federal, com mais de 2 milhões de habitantes e com elevada renda per capita (para os padrões brasileiros) possuir rota direta para apenas 1 capital da América do Sul (Bogotá)? Como é possível um passageiro de POA ou FLN se deslocar a SP para voar p/ Santiago?

    Isso é falta de visão, redução de custos ou simplesmente desrespeito ao passageiro?

    • Ricardo Braga

      Márcio, é tudo isso junto. Isso pode ser também classificado como cartel, oligopólio, monopólio ou qualquer outro sistema em que poucos ou um dominam tudo. Simplesmente criam a escassez para poder cobrar mais. A Azul depois que comprou a Trip simplesmente disparou todos os preços, principalmente nos vôos com conexão/escala. Junte a isso o desinteresse de investimentos num país em que até o passado é instável (imagina o futuro…). Além disso a cultura empresarial brasileira das altas margens para ganho a curto prazo. Como diria o Guns n' Roses: Welcome to the jungle!

    • Régis

      Falta de visão e falta de aeronaves. E as companhias estrangeiras conseguem captar essa demanda melhor que as nacionais. A TAP sai daqui de Porto Alegre com vôos diretos a Lisboa sempre com ótima lotação. Eu preferiria fazer o trajeto com a Tam, mas essa companhia sem visão pensa que trabalhar com mais de um hub é ineficiente…

  • Vinicius Dos Santos

    Alguém pode passar algum status sobre o pedido que a Azul fez para voar Pelotas – Porto Alegre ? Pois eles até já contrataram pessoal em Pelotas, e tinham dito que queria iniciar os vôos a partir de hoje, dia 20/02, porém nada até agora e nenhuma notícia sobre isso. Vlw 😉

  • Da Silva Prado Dany

    Ola!!boa tarde quando terá promoções de macapá á Brasilía? Preciso viajar em março e estou esperando uma dessas promoções pra Brasilía.

  • Luiz Gabriel Cutrim

    A Azul só pensa em reduzir custos para sua empresa. Sem pensar no passageiros. O vôo da AZUL TRIP S/A de São Luís para Manaus tem o menor preço. Só que a GOL voa as 10 da manhã com 2 escalas, e a TAM também voa, só que as 11 da noite também com duas escalas. Ambas em Belém e Santarém. Para voar na AZUL tenho que ir para Fortaleza fazendo escala em Teresina. Fazer uma conexão de mais de 3 horas e meia, e ainda pegar outro avião com destino à Manaus fazendo escala em Belém. 3 paradas, que loucura é essa. De São Luís, só posso ir pra Teresina ou Belo Horizonte. Pô, AZUL. Põe um vôo de São Luís para Manaus com apenas uma escala em Belém. Se você é uma empresa regional. Belém e São Luís é só 40 minutos. Põe mais vôos para São Luís, deixe a política Viracopista e Confiniense. Em São Luís a AZUL só tem 3 vôos, ambos para Belo Horizonte (Confins), dois diretos, e um com 4 escalas(Teresina, Fortaleza, Recife e Salvador). Vamos pensar nos passageiros AZUL.

  • Thianne Karine Lima

    Boa Vista e todo o Estado de Roraima agradece.

    Isso significa mais concorência que é igual a: preço baixo e mais promo.

    Que venha a Azul Trip e seja muito Bem Vinda.

  • Wagner

    A aviação brasileira só funciona melhorzinha no Rio e São Paulo. E olhe que lá já são um caos. Vocês estão reclamando de escalas e tal. E o que falar de um vôo de Salvador e Aracaju que você tem que voar para Recife para voltar para Aracaju hahahahaha. Agora imagine que é um trecho de 30 minutos.

    • Rodrigo Alves Braga

      Wagner, acredite… já fiz pela GOL um voo de São Luís pra Belém com conexão de mais de 1 hora em Fortaleza…

  • Sergio

    É interessante o crescimento da Azul/Trip pra mais lugares do país. Mas eu esperava mais da Azul. Esperava que por utilizar aeronaves diferentes eles iriam fazer mais rotas ponto a ponto e não iriam cobrar tanto nas passagens.

    • Wagner

      Pq ela não iria cobrar se ela pratica monopólio, onde não tem concorrência.

      Milhares de trajetos a Azul/TRIP opera unicamente, o que ela fez foi aumentar os valores das passagens. Antigamente uma passagem de Maringá era acessível (entre 200 e 300), agora para qualquer lugar não é menos de 450 reais.

  • Rodrigo Alves Braga

    Coisas da nossa aviação… BEL/REC é beeem mais caro que SLZ/REC… cuja opção mais em conta faz conexão em BEL… vai entender…

  • George Bacelar

    Sendo que aqui só temos a TAM, GOL e SETE agradecemos muito a chegada da Azul aqui no Amapá, vai ajudar a mover a cidade, gerar mais promoções e incentivar o mercado no Norte. Tomara que um dia venha Avianca e Passaredo também para o Norte.

    Obrigado

  • Moacyr Lopes

    Aqui em Uberaba tivemos sorte, pois, depois da fusão, os preços abaixaram. UBA -BSB custava R$ 329,00 antes e comprei esta semana por R$ 131,90. Este preço está disponível até maio. Os preços para BH são os mesmos da época da TRIP.

    Quanto às conexões, sair de Uberaba, ir até VCP e chegar em Goiania, por exemplo, é até normal, visto que é uma cidade de 300 mil habitantes. Porém, no caso do nordeste, como foi citado, as empresas deveriam repensar as rotas. Ninguém gosta de chá de cadeira em aeroporto.

  • Régis Murilo

    Preços baixos com a Azul? rsrsrs Não se iluda. Depois que unificaram as vendas, os antes preços bons da Trip DESAPARECERAM!

  • Emilio M.

    Concordo. Depois que a Azul comprou a Trip, os preços estão "sem noção". Por exemplo, BSB-MII-BSB, nos fins de semana sai por mais de R$ 1.000,00, mesmo comprando com antecedência. Como são sempre 4 pax, viajo de carro ou pego a "TÃ" até Rio Preto ou a GOL até Bauru.

  • Luiz Gabriel Cutrim

    Eu queria voar de São para Teresina e tenho que fazer conexão em Brasília por 40 minutos. O preço é bom, R$ 129 reais, mais, o vôo de São Luís para Brasília custa R$ 208 reais. Quase o dobro, com isso pode? A aviação brasileira é uma desgraça. Um empresário com visão deveria criar uma companhia aérea de baixo custo que voasse principalmente no norte e nordeste. Eu adoro andar de avião. Mas pegar o carro e sair pela estrada está virando uma opção menos estressante. A Azul é a pior companhia do Brasil. Eu vi uma entrevista na VEJA, que o Neeleman economiza tanto que ela é a empresa e a empresa ganha muito lucro. Pô, abaixa as tarifas. Eu adora voar na GOL. Apesar dos razoáveis serviços.

  • Mayara

    Bom Gente, sei que nem tudo são flores! mais só pelo fato a Azul começar a operar voos em Macapá, significa muito para nós, que viviamos refém de um sistema "duópolio"! com horário de voos horríveis! estamos ganhando um pouco de dignidade, e ficamos satisfeitos com isso!