Azul agora cobra R$ 50 pela antecipação de voos no mesmo dia da viagem, dependendo da tarifa

Leonardo Cassol 4 · maio · 2018

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

A Azul Linhas Aéreas passou a cobrar R$ 50 pela antecipação de voos no mesmo dia da viagem, para os clientes que adquirirem passagens com a tarifa Azul. Antes, essa comodidade era gratuita para todos os passageiros, independentemente da tarifa adquirida. Segundo a companhia, clientes com status Diamante e Safira no TudoAzul serão isentos da taxa, mas tivemos relatos de leitores com esses status que foram cobrados. Segundo a companhia isso teria sido um erro inicial de parametrização.

Já a tarifa “Mais Azul”, que é um mais cara e inclui a franquia de bagagem, vai continuar permitindo a antecipação gratuita de voo. Então, para quem costuma antecipar com frequência o seu voo, fica essa opção, onde o custo pode ser menor que os R$ 50 da nova taxa.

Até janeiro de 2018, a antecipação de voos na mesma data da viagem era uma cortesia oferecida por todas as companhias aéreas brasileiras. A GOL foi a primeira empresa a implantar restrições na antecipação gratuita de voo, passando a cobrar R$ 50 para os clientes que adquirirem a tarifa Light e a proibir quem tiver passagem na tarifa Promo. A GOL também poupou os clientes com status na Smiles, já que passageiros Smiles Diamante podem antecipar voos no mesmo dia sem restrição, em qualquer tarifa, e clientes Smiles Ouro e Prata continuam podendo antecipar o voo em até 6 horas, também com qualquer tarifa.

Fora do Brasil, infelizmente, essa comodidade costuma ser cobrada na maior parte das companhias aéreas, exceto para passageiros frequentes com status nos programas de fidelidade. Será que a Latam e a Avianca também vão começar a cobrar pela antecipação de voo? E a cobrança pela reserva de assentos antes do check-in, vai virar moda também? Veja no print que a Azul inclui o campo “reserva de assentos” na descrição das suas tarifas, mas que, pelo menos por enquanto, continua “ticado” indicando sua validade.

Agradecemos a colaboração e alerta dos leitores João Caetano Camargo, Samuel Silva Pina, Fábio Kosaka

Autor

Leonardo Cassol - Editor Editor e especialista em programas de fidelização do Melhores Destinos.