Azul agora cobra R$ 50 pela antecipação de voos no mesmo dia da viagem, dependendo da tarifa

Leonardo Cassol 4 · maio · 2018

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A Azul Linhas Aéreas passou a cobrar R$ 50 pela antecipação de voos no mesmo dia da viagem, para os clientes que adquirirem passagens com a tarifa Azul. Antes, essa comodidade era gratuita para todos os passageiros, independentemente da tarifa adquirida. Segundo a companhia, clientes com status Diamante e Safira no TudoAzul serão isentos da taxa, mas tivemos relatos de leitores com esses status que foram cobrados. Segundo a companhia isso teria sido um erro inicial de parametrização.

Já a tarifa “Mais Azul”, que é um mais cara e inclui a franquia de bagagem, vai continuar permitindo a antecipação gratuita de voo. Então, para quem costuma antecipar com frequência o seu voo, fica essa opção, onde o custo pode ser menor que os R$ 50 da nova taxa.

Até janeiro de 2018, a antecipação de voos na mesma data da viagem era uma cortesia oferecida por todas as companhias aéreas brasileiras. A GOL foi a primeira empresa a implantar restrições na antecipação gratuita de voo, passando a cobrar R$ 50 para os clientes que adquirirem a tarifa Light e a proibir quem tiver passagem na tarifa Promo. A GOL também poupou os clientes com status na Smiles, já que passageiros Smiles Diamante podem antecipar voos no mesmo dia sem restrição, em qualquer tarifa, e clientes Smiles Ouro e Prata continuam podendo antecipar o voo em até 6 horas, também com qualquer tarifa.

Fora do Brasil, infelizmente, essa comodidade costuma ser cobrada na maior parte das companhias aéreas, exceto para passageiros frequentes com status nos programas de fidelidade. Será que a Latam e a Avianca também vão começar a cobrar pela antecipação de voo? E a cobrança pela reserva de assentos antes do check-in, vai virar moda também? Veja no print que a Azul inclui o campo “reserva de assentos” na descrição das suas tarifas, mas que, pelo menos por enquanto, continua “ticado” indicando sua validade.

Agradecemos a colaboração e alerta dos leitores João Caetano Camargo, Samuel Silva Pina, Fábio Kosaka

Autor

Leonardo Cassol - Editor Editor e especialista em programas de fidelização do Melhores Destinos.
  • Anderson Montenegro

    Daqui a pouco vão cobrar até pelo uso do banheiro😠

  • Maria Isabel

    Continua a restrição de 6 horas ou pelo menos isso retiraram?

  • Eduardo

    Só sabem cobrar mas nem colocar TV nos AirBus conseguem.

  • Eduardo Dos Santos Ribeiro

    Essas cobranças seriam até aceitáveis se as tarifas fossem razoáveis. O bizarro é que as cias brasileiras oferecem serviços de low cost a preços de Emirates. E quando começam a fazer cobranças dessa natureza ainda o fazem com a desfaçatez de dizer que com isso há barateamento de tarifas. A experiência com a cobrança de bagagens só demonstra o mal que faz a falta de concorrÊncia no mercado brasileiro e ausÊncia de uma low cost verdadeira por aqui.

    • F. Junior

      Exatamente..serviços e cobranças de low cost com preços absurdamente altos. Cada vez pior o serviço aéreo nacional..triste país esse nosso!

    • RABUGENTO SFQNS

      Alguns passageiros demostraram alegria quando anunciaram as mudanças na tarifação das bagagens e tal.
      Bateram panelas de alegria.
      Não perceberam que era um simples engodo.
      Agora…. Bem… agora que cada um faça aquilo que lhe aprouver…

  • Moreira

    Sou só eu ou mais alguém está com essa sensação de que só chega notícia ruim das nossas companhias aéreas nacionais?

  • Marcelino

    Quem tem condições financeiras com status diamantes etc… não paga ou paga menos. No Brasil quanto mais rico mais benefício. E as companhias aéreas contribuem para reproduzir essa desigualdade. Triste.

    • Eduardo

      Esse tipo decisão sempre é absurda, mas querer igualdade das cias aéreas entre clientes que tem perfis de viagem diferentes também não deixa de ser.

      • Marcelino

        No meu comentário não diz que quero igualdade entre clientes. Eu disse que os clientes que podem pagar viram diamantes e alguns não pagam. Meu pode até incomodar, entendo, mas não é absurdo.

    • Marcelo Farinha

      Vc esta enganado jovem…
      Sou diamante pagando apenas 30 reais por mês…
      Ser diamante não é privilégio dos magnatas…kkk

      • Marcelino

        Parabéns, mas você é uma exceção.

  • Silvio

    Ainda não consegui viajar de Azul… Sempre que pesquiso e compro passagens, a Azul sempre está com os maiores preços.

  • Samantha Zarth

    Pééééssima notícia 🙁

  • Fabianne Bonnet

    A Gol também está cobrando. Descobri ontem quando quis antecipar uma ponte aérea. 🙄😒 Detalhe que a minha tarifa nem era a mais barata (promo), sim a segunda mais barata (light).

  • RUBENS

    Engraçado…..o governo autorizou a cobrança do despacho de bagagens e não vi melhora significativa no preço das passagens depois de tanto tempo.
    Serviços de cortesia passam a serem cobrados…..
    E o que o governo faz? NADA.

    • RABUGENTO SFQNS

      Ué!
      Vi muitos comentaristas aqui felizes com o anúncio daquelas alterações…
      O governo não tem as ver com a LIVRE INICIATIVA.

      • RUBENS

        Rabugento SFQNS, tenha certeza que eu fui um dos que NÃO fiquei nada feliz com os anúncios das alterações, por isso continuo indignado com tudo que está mudando. Aliás……Eu já previa que as mudanças seriam sempre melhores para as CIAS aéreas do que pra nós, passageiros.
        Não importa se no resto do mundo é diferente, cada lugar tem suas particularidades e não podemos agir como os demais países ricos/desenvolvidos.

  • Renato Silva

    Já acabei com meus pontos no multiplus, o proximo é o tudo azul, 80 mil pontos que espero gastar em breve isso se achar algo que preste lá o que é dificil. Meta de 2018 é gastar o máximo de pontos em programa de fidelidade e fugir dessa piramide.

    • Natalia

      Voos pra FLL ida e volta meu caro, e ainda sobra!

      • Renato Silva

        Já olhei falta é data que tenho disponibilidade.

  • Paulo Bezerra

    A Gol é a mais carniceira que abre caminho para as outras, e ainda tem o “baba ovo” que quer dar um de viajado e fala que lá fora é assim mas esquece de analisar que lá os preços são bem menores !!!

  • Eduardo

    O que você entende por passageiro frequente? Pensa um pouco antes de escrever… ainda acho mais razoável juntar pontos viajando do que pelo cartão.

    • J Duarte

      Aprenda a interpretar. Juntar pontos é uma coisa. Atingir os niveis dos programas de fidelidade que tem beneficios de verdade é outra coisa. Passageiro frequente viaja toda semana. Eu me enquadro nessa situação e só consigo chegar nas categorias mais altas por causa do cartão de crédito e promoções. Quem consegue atingir os níveis mais altos dos programas de fidelidade apenas viajando é porque compra passagens mais caras. Ser diamante na azul precisa de 20.000 pontos qualificáveis. Ou seja, R$ 20.000,00 em passagens. É o equivalente 40 trechos de R$ 500.

      • Eduardo

        Realmente não pensa mesmo. Conseguir categorias via pontuação de cartão é quase inviável. Tomando como exemplo a Azul, sendo safira você vai precisar de 12 mil pontos para se tornar diamante. Só que via pontuação de cartão, considerando a conversão de pontos qualificáveis 15:1, você precisaria ter 180 mil pontos no cartão ou ter gasto 90 mil dólares. Como falei, mais fácil viajando. Como passageiro frequente, é possível ser diamante em 9 meses, em média.

        • J Duarte

          Não precisa acumular pontos, é só assinar o cartão e ter os benefícios. Programa de fidelidade dá mais lucro para a Cia aérea que os voos em si. Smiles e Multiplus estao entre os maiores pagadoras de dividendos da bolsa brasileira. Se quiser se associar a elas, melhor comprar ações.

  • Fábio Lds

    Azul tá cada dia pior… clubeazul, então, é piada.

  • Marcelo Farinha

    Para mim não mudou nada…
    Continuo sendo Diamante pagando 30 reais por mês…kkk

    • Edgar Junqueira Bueno

      Oi Marcelo! Como você consegue ser diamante pagando 30 reais por mês? Fez o desafio tudoazul de status match?

      • Marcelo Farinha

        Uai… Todas as milhas transferidas e os parceiros da azul são quantificáveis… Alem dos vôos…
        É a melhor cia aérea brasileira… Viajo o ano todo mais barato por ela…
        Ano passado ganhei o upgrade para Safira e este ano já comecei como diamante e vou me manter pq descobri que é fácil me manter…kkk

        • Edgar Junqueira Bueno

          Ah sim… Hahaha
          Achei que só de pagar o clube você já tinha virado diamante…
          Até que eu gosto da Azul.. sou safira…
          Mas ainda prefiro a Gol, pela facilidade em adquirir status… cada trecho conta, inclusive os pagos com milhas..
          Sem contar que as salas vips domésticas e internacionais estão cada vez melhores.. comida boa, banho quente, boas revistas!!
          Tomara que a Azul faça em breve um lounge doméstico!!

  • Lucas Cunha de Mattos

    Eu compreendo que a empresa precisa de lucro, mas algumas políticas só servem para deixar o consumidor insatisfeito.
    Cobrança altíssima de malas (e depois ainda veio um aumento muito maior que a inflação).
    Não vai demorar para pensarem em transportar as pessoas como bichos…

  • Luis

    A GOL lidera de tudo pior, não tenho duvida que a Azul vai começar a cobrar em marcação assento.

  • Igor

    Como fica pra passagens que foram compradas antes disso? Tem que pagar os 50? E passagens compradas com pontos como funciona?

    • Acredito que sim, Igor, pois isso não era vinculado à tarifa antes, era uma liberalidade da companhia.

  • Rafael Barizon

    Alguém sabe se haverá essa cobrança para passagens emitidas por pontos tudoazul?

    • Haverá sim.

      • Rafael Barizon

        Cassol, mesmo com passagens emitidas ano passado? Vou tentar antecipar um voo meu e já tava contando com isso, agora essa cobrança aí doeu =/

  • Lucas Cunha de Mattos

    Além de deixar o consumidor satisfeito. Mas pelo visto, satisfação é pouco relevante para elas.